LEGIÃO URBANA
SÃO PAULO (e nunca mais) – Depois de longo e tenebroso inverno de quase dois anos, minha Caiçara saiu às ruas hoje. Para encarar um trânsito insuportável, intragável, selvagem, o que só me fez ter certeza de que SP não é mais cidade para andar de carro antigo. Sofrem demais, os brinquedinhos. Vai voltar para a garagem a peruinha, talvez rodar só de madrugada, sei lá. Esta cidade está um pé no saco, inclusive nos finais de semana. Preciso construir logo minha casa-galpão. Vão todos para o mesmo lugar, para andar só no interior, sem trânsito e em dias de sol. Aqui já deu. Ultimamente, só meus Ladas aguentam o tranco do dia a dia. Mesmo assim, correndo riscos. Até quando estão parados em garagens e estacionamentos.
É uma pena. Uma de minhas maiores curtições sempre foi andar só de carro antigo. Não dá mais.
Sempre tive vontade de andar só de antigos !! Ainda hei de conseguir, em Santos essa façanha ainda é possível, só não sei por quanto tempo !!
Abraços,
Igor
FAVOR CORRIGIR AI NA MINHA ULTIMA MENSAGEM EM CIMA , MEU “SOBRENOME “,,,,ÁGUIA..
Flavinho..Parabens que linda caiçara// Meu Pai teve uma,,,nos anos 60..- essa sua tem motor 900 cc ou 1000 cc
qqr dia desses gostaria de dar uma volta nela..para relembrar minha adolescência..abraço do amigo Águia.
Que rabecão simpático… mto fera os detalhes do porta-malas!!!
Olhem está hot DKW,,,
http://antigomobilismoclassico.blogspot.com/2008/10/carretera-dkw-miltinho-rj-2007.html
Verdade, carro antigo sofre demais em Sao Paulo. Mesmo aqui em São Bernardo do Campo, que sempre teve menos trânsito, já está difícil e inseguro para andar com qq antigo como “daily driver”. Um dia desses fui com o Opala daqui até o Aeroporto de Congonhas e voltei, num trânsito infernal e ainda sob um pé d’água absurdo, que embaçou o carro todo. Foi beeeeem desagradável…
Acabou mesmo a SAAB, que pena…
http://www2.uol.com.br/bestcars/un13/318-fim-saab.htm
Pois é Flávio, mas interior que ser interior mesmo, aqui na miinha querida Sorocaba o trânsito está caótico, faltam: educação e planejamento/engenharia. tem avenidas de tres faixas que repentinamente se transforma em faixa única, tem ruas com duas faixas que desembocam num pontilhão onde cabe um carro, enfim vamos pintar as faixas e os motoristas que decidam o que fazer.
Então se vier para o interior procure um interior mesmo, já estou pensando em me embrenhar nos sertões do estado, se é que existem ainda.
Um abraço e ótimo 2010.
Contra tudo e contra todos, os carros antigos teimam em existir.
Pode ficar tranquilo Gomes, sempre haverá um carro “velhinho” teimoso para você fotografar em nossas ferradas ruas de São Paulo. Eles e seus donos não se entregam tão fácil assim…
Abraços,
Andar no trânsito de SP, com buracos, inundações, “cachorros loucos”, a velocidades abaixo de 10 km/h ?
Nem para carros antigos, nem para carros novos, apenas para tanques M-1 ou aqueles robôs Transformers…
Carro antigo em SP? Só domingo de manhã ou feriado…e ainda tem que escolher bem o trajeto!
Deixar, uma coisinha dessa, sair em São Paulo durante a semana? Nem em pesadelo…
Voce poderia um dia mostrar as fotos de seus carros?
Quais são? desde quando os tem?
Obrigado;
poxa vida, FG, essa é uma boa idéia: um artigo mensal, contando detalhes (não todos, mas os essenciais) sobre sua coleção. ano do carro, como o obteve, em que estado ele estava, se foi fácil ou difícil deixá-lo novinho, detalhes pitorescos sobre a história do carro ou sobre a restauração, detalhes sobre o funcionamento do carro (como, por exemplo, as janelas do Saab), lugares curiosos ou distantes a onde já foi com eles, algumas fotos…
É o seguinte o meu papo de hoje: Você sempre tem razão nas suas opiniões e eu respeito o que escreve, realmente
dá medo de andar com uma preciosidade dessa nas ruas
e principalmente pela má educação e má formação que os
condutores tem hoje em dia. Mas o mais legal é que não precisa sentir remorso ao ligar e dar umas aceleradas no seu DKW por causa da salvação do planeta, o quê realmente polui e aumenta o aquecimento global é os PUMs das vacas e arrotos das ovelhas, portanto nada mais justo que vamos colocar uns bancos de couro de vacas e encher os encostos de cabeça com lãs das ovelhas em nossos carros e para comemorar, fazer churrasco com picanhas e vitelas.
Linda!!!!
SP e carro não combinam, ou pela chuva ou pelo trânsito (motoboys, ônibus, caminhões), todo mundo estressado…é de deixar qualquer um maluco. Tem gente do interior que tem medo de vir para a “selva”.
Sempre que vou a São Paulo, penso que jamais poderia morar aí justamente por isso.
Deus me livre enfrentar engarrafamento todo dia com meus velhinhos. E como só tenho coisa antiga na garagem…
Plaquinha preta! Flávio, todos os seus carros mais antigos tem placa preta?
Tem que ter coragem p/ colocar um carro desses nas ruas de SP. Nessas horas é que realmente se vê as vantagens de morar em cidades menores.
DKW com sensor de estacionamento?? Interessante! ehehehehhehehe
Estive aí em SP com meu Escort SW, preferi colocar a pobrezinha perua nessa caos ao invés do xodó verde metálico (VW Sedan 1600). Essas marginais são canibais e selvagens para os pobres senhores e senhoras! Em tempo: sou do interiooorrr, e o caos não deixa de ser mto diferente. A diferença é que aqui a coisa é à seco.
Gomes e Bebis,
Que carro medonho! Ainda bem que você só sai com essa joça poluidadora horrorosa de 2 em 2 anos.
Eu venho a cada 15 dias trabalhar com o 64…o Fusca é melhor usar do que deixar parado.
Os Lada aguentam pois são tão feios que ninguém chega perto, além do risco de sair uma peça voando ou combustão espontânea.
Agora falando sério meu Puma GTB 83 só anda na Raposo Tavares, de manhã, Sábado ou Domingo de sol. Na cidade não dá mais. Não ando na chuva pq além de ser perigoso entra muita água (e não é conversível não)
Ando com meu Fusca 66 todos os dias.
Vou pro trabalho, depois faculdade e retorno pra casa.
São no total 70 km diários com o carrinho que nunca me deixou na mão em 3 anos.
São Paulo não é mais uma cidade para carros antigos, mas o bom e velho Fusca não é qualquer antigo, é o mais robusto e mais guerreiro de todos.
Mesmo quem tem carro mais novo, mas, “customizado”, sofre. Tenho um Marea Weekend Turbo, que vai se desmanchar em breve com tanto buraco na rua, ou o motor vai pegar fogo de tão quente, funcionando horas a fio praticamente em marcha-lenta.
você recomenda um Marea turbo?
Pois eu não tenho esse prolema.
É só olhar pro céu. Se não estiver chovendo (e nem ameaçando chover), escolho um velhinho na garagem e vou pro trabalho: céu azul, pouca poluição (já foi melhor…), avenidas largas, asfalto novo, poucos sinais (semáforos, faróis?) e (outra) garagem pra deixá-lo descansar enquanto trabalho.
O que mais cansa é acenar para quem buzina, devolvendo o sorriso ou dizendo que não quero vender o carrinho, como se aquela oferta fosse pra valer…
Ah! E ainda dá tempo de jogar uma água no carro, pra tirar a poeira, no posto perto de casa.
Abs
Marco, de Brasilia
Pois é, estive ontem na capital de SP… Saí da Vila Olímpia às 16hs e só cheguei ao destino (238 km) “6” horas depois.
Nos primeiros 46 km. gastei 3 horas, ou seja, 12 km/hora.
E teve paulistano falando que até que andei bem…
Realmente, não dá mais!
FG aqui no Sul ainda dá pra curtir um passeio de carro antigo garanto que o amigo iria gostar muito !
Meu Santana 87 ainda aguenta bem o tranco, inclusive estrada, em que acompanha o fluxo a 120. Mas semana passada, o câmbio automático dele deu uma rateada.
Porém, hoje mesmo vi um bravo Citroen 3CV, 1974, branco e vermelho na Lapa. Acompanhei-o desde a Rua Pio XI até o minhocão. Novo, lindo e chamando a atenção de todo mundo.
Se de Pracinha já tá dificil, imagina de Candango!. Ja usei algumas vezes o “Chico” para ir das Perdizes para a Vila Olimpia. Mas quando vi que nem os manobristas do escritório sabiam subir no carro ví que nao dava mais Agora só com o Chevette e olhe lá.
O Chico voltou prá roça de Araraquara onde é o lugar dele…….
Abraço
FG, observei que os pneus da Caiçara são bem fininhos. você usa pneus da mesma medida e tecnologia originais?
pergunto porque é muito comum ver carro antigo até bem original, mas quando se olha os pneus, se vê um jogo de radiais de aço fora das medidas originais.
Sempre discordo duramente do Gomes quando ele se mete a falar de política, comunismo, …
Mas, dou o braço a torcer pela conservação da Caiçara, está linda, meu avô teve mais de uma dessas, não tem como não parabenizá-lo.
Carros antigos atraem olhares e lembranças vêm a tona, com isso, as divergências são colocadas em segundo plano.
Andar de carro antigo em São Paulo, no horário “comercial”, é tão ruim quanto andar de carro preparado. Agora, imagina juntar essas duas coisas.
Este foi um dos motivos de vender um Fuscão 71 preparado que tive. Era inviável andar nesse trânsito caótico, com a lenta embaralhando, o comando cruzando só depois das 3000 RPM e, de quebra, fazendo 5 km/l andando na casca do acelerador.
Hoje teria um 75 original para rodar no dia a dia, porém, usaria injeção eletrônica, pois acho que os Fuscas, ainda, aguentam muito bem o tranco nesta cidade que, vira e mexe, enche de água.
É Flávio, felizmente rachei fora de SP em 1991, para o Sul de Minas (Itajubá), mas tenho que ir em Sampa todo mês no bom retiro e brás para fazer compras para minha loja. Tive s´ndrome do pânico aí e até parei de ir de carro por conta disso. Só vou de busão e o motorista que se vire! Além do trânsito, os seus carros devem sofrer também por conta das impuresas da nossa gasolina, não? Álcool, solventes , etc, etc…
O Caos se instalou… o crescimento desordenado da cidade a sua geografia complexa estão refletidos no trânsito caótico. Nem de bicicleta dá para andar direito… Os caras ficam putos porque com a bike você consegue maior velocidade de deslocamento e aí tome fechada…neguinho te empurrando pra calçada…enfim estamos no caos…
Acho que aqui no RJ ainda dá. pelo trânsito que vejo, e dependendo para onde vá voce consegue. as vezes pego o fusca de meu avô para dar umas voltas. inclusive vindo para o centro.
Rapaz, você estava no Itaim, próximo do Hotel Meliá Jardim Europa?
Eu vi seu DKW estacionado na rua! Lindão!! Parabéns!
Um oásis em meio a tantas SUVs conduzidas por dondocas e bancários.
Belo carango
Como diria a Rita Lee… “tudo vira bosta”.
Penso que o que anda assustando a todos nós, pessoas de bem, é como TUDO MESMO anda virando bosta ultimamente.
Bom.Quem tem antigo sabe.Com tantos caras malucos a solta por aí fica dificil você expor seu antigo às sandices destes caras.Porque transito virou uma guerra,com intimidação e desvarios.
Tem vizinhos que me gozam por aqui,uma vez que os carros passam o tempo todo cobertos ,estabulados na garage e sendo chamado de “Lombardi”.
Mas,melhor assim.Passar 4 ou 5 anos reconstituindo um carro,garimpando peças originais,indo longe atrás de acessorios originais e etc.e de repente um doidinho num golzinho cheio de reloginho na coluna,neon por todo lado,tela de dvd no painel e som(?) a toda,vem prá cima forçando passagem onde o bom senso e a lei de fisica diz que não cabe,é melhor recolher o carro e deixa-lo em casa.Sair só na prancha e olhe lá.
“… o que só me fez ter certeza de que SP não é mais cidade para andar de carro antigo.” Eu diria que SP não é mais cidade para andar de carro.
não andar não é um privlégio só seu.
Moro em Niterói, e por aqui o transito é tão complicado qto são paulo.
Guardadas as devidas proporçoes, claro.
Eu e meu pai temos um Opala 92 6cc, completissimo! Temos a faca e o queijo na mão.
Só não temos lugar pra brincar com o carro. É sair de casa e topar com um transito infernal.
Perde a graça !
Assim como eu, mais um niteroiense que não consegue curtir os antigos como deveria… Maldito trânsito!
A cidade de Niterói vai parar junto com São Paulo. Carro antigo em Niterói só se for na estrada de Itaipu as 4hs da manhã. Valeu
MInha irmã mora em Santa Rosa e vai jogar a toalha em 2010. O boom imobíliario estragou Niteroi. Pena…
Fazendo uma pequena defesa, pelo menos aos finais de semana ainda dá pra andar (a não ser em direção a região oceânica, com o movimento de quem vai a praia). Eu mesmo costumo dar umas voltas sem medo aos domingos.
Dia de semana, tem que ser muito importante pra sair de carro antigo (e pensar bem antes de sair de carro “normal”). Na terça-feira fui de Passat para o Rio, saí 13:00 e peguei engarrafamento na Av. Roberto Silveira. No Rio, peguei engarrafamento na pista central da Av. Brasil. Entrei na Linha Amarela e vi que o lado oposto estava parado (por sorte, quando voltei já estava bom). Se por volta de 13:00~14:00 já é assim, no horário do rush então…
Minha vontade é de jogar a toalha também. E ir pra serra. Só que parece que lá os engarrafamentos também viraram rotina.
Vou para o Alasca…
Bem vindo á vida rural , FG . Aqui é muito mais sossegado, você acorda com os passarinhos e não com o barulho do ônibus. Adoro estar em sP,mas não consigo ficar em SP.
Bacana, seu carro. Já tive 2 Belcar, mas a adoro as Vemaguetes, ainda sonho em ter uma. Curiosamente, vinha pensando isso ontem dentro do onibus, num engarrafamento, é claro, na Av. Brasil. Eis que no meio do caos passa um Candango cinza, lindão, no sentido oposto ao rush. E imaginei sobre como seria estar de carro velho num pandemônio daqueles. Eu tambem só andava de carro velho. Como já trabalhei proximo da residencia, fazia a festa. Andava até de Ford V8 (quem tem ou já teve sabe como eles adoram esquentar em transito lento). Não que hoje seja impossível, mas tem que se estudar o trajeto, se vc for no sentido da manada, sifu! Mas se for contra a muvuca ainda dá, pelo menos no Rio, apesar da piora nítida percebida dia a dia. Acho que em no máximo cinco anos, vai ser necessário implantar o rodizio de placas aqui. Agora parece São Paulo, lentidão o dia todo em algum lugar…
Mario, trabalho a 4km de onde moro. Não interessa se é perto, há dias em que levo uma hora, com sorte.
F*deu, não tem mais jeito, só uma peste resolve SP, quiçá o mundo.
Linda a irmã do (O(###)O) do #96, acho o máximo !!!
Pena que não dá mais p/ andar em SP.
Eu também não ando mais…da até dó vê-las paradas, ñ consigo ir ao sambódromo, nem ao Ibirapuera (passo mais nervoso do que boa satisfação que eu sentia) olho na temperatura , para e anda sem parar ( detalhe, as minhas picapes não param , são excessivamente pesadas e os freios são tudo de lona, e toda hora é fechada de todo lado)
Outro dia um motoboy bateu no meu retrovisor do lado esquerdo (miniciosamente cromado e polido), desci para ver se tinha riscado, o indivíduo ficou furioso pq eu desci e gritava. “que que foi? não fez nada não”?
Ja desisti faz tempo, uma pena………….
o Corcel vai bem no dia a dia, não vai?
Verdade. O motor daquilo não esquenta nunca!
Flavio,está linda, poderia me informar a cor?quem sabe teremos mais uma caiçara renascida das cinzas.abraço
Flavio, nosso Koba-Jaspion estará empregado! Boa Sauber, você realmente entende do negócio.
Linda DKV!!! trânsito é complicado mesmo eu moro na ZL e trabalho na Vila Maria Salim Maluf todo dia!! venho de GOL G3 todo dia saio de casa por volta de 7 h e no dia do rodízio boto o Gol S 82 na rua saio de casa antes das 6 h e fico ouvindo som e dormindo dentro do carro na porta da empresa… complicado!! falta de respeito com os mais velhos principalmente de mulheres com Celta, Prisma essas coisinhas!