MAIS CHINA
SÃO PAULO (a próxima, por favor) – E hoje a Ford, que há não sei quanto tempo é dona da Volvo, anunciou a venda da marca sueca, mais uma, para os chineses da Geely. O negócio é da ordem de US$ 1,8 bilhão. A Geely, que tem uma boa gama de produtos (dos quais o que mais gostei foi esse pokemonzinho), é uma das maiores montadoras chinesas, apesar do pouco tempo de vida fazendo carros (começou em 1998; antes, produzia geladeiras, motos e lambretas). Até onde se sabe, não há a intenção de fechar a Volvo. É apenas mais uma aquisição. Os chineses, em pouco tempo, serão donos do mundo inteiro.
Para mim não é novidade.
Imaginem quantos Arabes, Hindús, Chineses, Judeus e outros ricaços de países cujo povo vive abaixo da linha da miséria não possuem ações de multinacionais como Ford, GM, e outras.
Estes sim são (e sempre foram) os donos do mundo.
Tinham que vender justamente pra uma empresa que praticamente está engatinhando no ramo de automóveis? Assim não dá ! Se vendessem para uma Honda , GM ainda vá lá …. Mas isso aí ? Pelo amor de Deus . Bom ..só tenho a temer pelo pior . Como a ordem do dia são os preços baixos , nesses tempos de crise , creio que a chinesada vai vender horrores , isso já está acontecendo com os produtos eletronicos , informatica , agora carros . Depois , sabe se lá o que virá .
in box?
Olá Flávio.
A venda da Volvo a um grupo chinês é a pior coisa que podia acontecer.
Volvo é sinônimo de segurança, confiabilidade, quer um carro seguro, compre um Volvo.
A China, e nisso eu incluo quase tudo que de lá sai, não prima pela qualidade de seus produtos e sim pela quantidade, preço, e coisas do gênero.
Lógico que eles vão “dominar o mundo”, mas a custo de quê? Não creio que eles se importem com a tradição de uma Volvo, nem de uma SAAB. Se um dia não interessar, fecha e pronto.
Já chega os “hi-techs” xing ling, carros, ainda mais com logos respeitáveis, é dificil de aceitar.
Um abraço.
Estou finalizando um mestrado e meu objeto de estudo é a internacionalização da ind. automobilística Chinesa. Na minha dissertação faço um paralelo entre internacionalizaçào das empresas japonesas, coreanas e chinesas. Caso alguém se interesse pelo tema, me escreva, preciso de pessoas interessadas no tema para trocar informações. Obrigado
Só fico preocupado se a chinesada aí querer estragar a divisão de ônibus da Volvo… carros deles não me preocupo, nunca teria um mesmo, hehehehehe…
Esse domínio chinês no mercado mundial me dá nojo a muito tempo. Nossas marcas tradicionais e de qualidade estão sendo engolidas pelas porcarias que vem daquele país.
Péssima notícia de fim de ano, a Volvo que eu considero como a montadora que fabrica os carros mais classudos do mundo foi adquirida pelos xinglings predadores.
Essa foi de doer.
Não compraria um ” veiculo” deste ,pois não se pode chamar isso de carro!!!É coisa feita para a mulherada ir ao Shopping ou ao cabelereiro…outra coisa, o nome ” Geely” lembra a geleia , e a consistencia de um veiculo desse a 100 kms deve ser a mesma…tô fora!!Prefiro os carros de quem sabe fazer carros…como os Europeus !!
Pra quem não sabe o carrinho da foto foi inspirado nos mascotes da olimpíada passada.
nessa semana vi dois carros chineses fazendo testes de emissão de poluentes para poderem desembarcar aqui no Brasil. Eram pequenos, completos, bonitinhos e com estimativa de serem bem baratos pelo pacote que oferecem.
Segundo o engenheiro, os 15 anos que levaram os coreanos a melhorarem seus carros de forma expressiva em termos de qualidade, os chineses levarão 4 ou 5.
Segundo a Newsweek, a “China, claro, ainda é o deleite dos endinheirados internacionais, mas uma série de riscos — uma bolha imobiliária ou acionária, conflitos étnicos, uma catástrofe ambiental — pairam no horizonte.”
Esta afirmação está na matéria cujo título é o seguinte:
“World Predictions for 2010”
N# 7. Brazil Is the New China (a China que ainda cresce, lógico!):
http://2010.newsweek.com/top-10/world-predictions/brazil-is-the-new-china.html
Lembrando, o crescimento ainda maoir do Brasil , vai acontecer graças ao presidente nordestino que a tucanada e os ditos “apolíticos” que acompanham este blog detesta, despreza!
E só pra ser mais chato… para aqueles tais “cosmopolitas” de plantão, Lula é o homem do ano segundo o Le Monde:
http://www.lemonde.fr/opinions/reactions/2009/12/24/lula-l-homme-de-l-annee-2009-par-eric-fottorino_1284552_3232_1.html
E a invasão chinesa já começou por aqui. Basta ver que em cada cidade tem uma pastelaria estilo “dragão chines”, essas coisas. Será que são quintas-colunas?
Acho que daqui a alguns anos ( décadas???) vamos sentir saudade do velho e bom imperialismo Ianque.
Os amarelos não tem consideração nem pelo próprio povo ( miséria, sub emprego, totalitarismo, zero direitos humanos e tudo isso com o PRÓPRIO POVO DELES… ) imagine com os outros.
Haja mau gosto em design!
Quanto mais alto se sobe maior a queda. Os EUA estão caindo hoje, amanhã serão os chineses e sua política exploratória. São um câncer no mundo…
Não aprenderam com o Império Romano ou o Egipcio, só pra falar dos mais famosos…
A questão é deixar que sejam donos do mundo, sem ao menos saber o que é o respeito à integridade humana e ambiental.
Nessa onda de aquisições chinesas, tomara que nunca viremos seus “serviçais”.
Vi uns crash-tests dos Geely no vocêtubo e os carros pareciam feitos de geléia. Ironia suprema comprarem a Volvo…
“Geely” já lembra “geléia”…
Os veículos chineses estão perfeitamente adptados aos novos tempos automobilísticos. Afinal, hoje em dia só se fabricam carros descartáveis…
FG, posta depois como está as equipes de F1 do ano que vem
Eu discordo do que muita gente fala: que a China faz o que o Japão fez há algumas décadas. Ao contrário do Japão, a China pouco investe em pesquisa e tecnologia, copia tudo, aprende a fabricar e só. Investimento é mínimo. Mas tem algumas montadoras que estão surpreendendo. Comprar marcas estabelecidas é um grande atalho tanto para abocanhar mercados quanto para absorver tecnologia. Vamos ver como eles vão se sair em um futuro próximo, porque, pelo menos os carros chineses que são vendidos aqui, são de qualidade bastante sofrível. Abraços!
É os xingling estão aprendendo a fazer as coisas. Lembra dos cabeçotes de Lada das Olimpíadas? Revolução Industrial do séc. 21
Complamos a Volvo… Tava balato! Calos segulos, né? Assim China melhola ploduto, né? Volvo vai ficar mais balato, e Chana vai ficar mais cala plo fleguês.
Quando a chana é muito barata, dá pra desconfiar…
Eu nunca, jamais, sob hipótese alguma, terei um carro chinês. Sou um sujeito de princípios.
Vi (li na verdade) o Sr. Tata dizendo que comprou a Jaguar e a Land Rover para adquirir Know How de fabricação de luxuosos e SUV, a China deve estar fazendo a mesma coisa, compra tudo, copia tudo e vende tudo… assim se especializa rapidamente.
olha, não é por nada não, mas da china, só as chinesas mesmo. podem, na maioria dos casos, não ter air-bag nem porta-malas, mas os rostos normalmente são lindos. há quem diga, no entanto, e eu tendo a acreditar, que no leste da ásia as mais bonitas são as coreanas.
Pokemon…lol
Interessante mesmo esse carrinho. Pelo menos tem alguma identidade, ao contrário dos coreanos sem-sal.
Só espero que os chineses apenas administrem a Volvo, e não metam o dedo nos produtos da marca. Senão logo logo vamos ver Volvos se despedaçando só de olhar para eles – o que seria exatamente o contrário da tradição de segurança dos seus carros.
Pelo menos vai melhorar a qualidade desses suecos de araque….
Os japoneses fizeram algo parecido nos anos 80, mas com propriedades imóveis, no mundo todo, mas a bolha estourou….. não dou uns 5 anos para a sino bolha explodir…
Se não me engano a Volvo tinha (tem??) o título de fabricante dos carros mais seguros do mundo. Uma compra perfeita para os chineses, cuja fama é inversa. E sabem pechinchar hein? Achei barato uma marca dessas por menos de 2 bilhões de dólares.
Já que estamos falando de suecos, há alguma perspectiva
da volta à F1 da pista Anderstop ? Será que o investimento
num grande premio não valha o retorno financeiro para os propósitos do país ou o trauma da perda de Ronnie Peterson foi por demais sentido? Qual critério eles estão
utilizando?
gostei foi da chinesinha da foto . coisa linda.
não tenho dúvidas que a china será a maior potência mundial em menos tempo do que imaginamos. Brasil continuará sendo um mero fornecedor mas a China será o grande império
Alguém sabe como anda a negociação da VW que tinha intenção de comprar a Scania? E a Renault com a Volvo Caminhões?
Te cuisa Tio Sam!! Os chineses vão dominar tudo. Se achamos ruim com os americanos, imagina com eles… Parece que a fotne de grana deles não tem fim.
Tambem, com o povo trabalhando por prato de comida, fabricas que não seguem nenhum regulamento anti-poluição e a sede de poder de sempre, não dá pra competir com esses caras…
Negocios!!!
Isso não passa de um grande negócio.
Os chineses são grandes em todos os aspectos… desde a opressão até a opulencia ecomonica.
Acredito que estas ultimas aquisições poderão gerar um significativo ganho de qualidade para a sua industria.
Tenho alguns amigos que trabalham no setor de autopeças e são hunanimes em falar que a qualidade das peças chinesas são pra lá de discutiveis.
Segue o jogo… tenho pena dos Suecos que entraram na fila do desemprego…
Abraços
Imperador
Feliz Natal a todos do Blog