MUDOU

SÃO PAULO (que seja) – A FIA aprovou a mudança no sistema de pontuação da F-1. Como disse ontem, não mudando a proporção entre primeiro e segundo, acho que acaba sendo uma mudança apenas cosmética. E não mudou. Do ponto de vista dos pilotos, foi bom. Afinal, agora serão dez a pontuar, em vez de oito. Pelo menos mais gente sairá das corridas com a sensação de que fez alguma coisa.

O estrago será feito, mesmo, nas estatísticas. Comparar, por exemplo, pontos acumulados entre pilotos de várias épocas será impossível. Até agora, as diferenças não eram muito grandes. Mas de 10 para 25, é.

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Allan Guimaraes
Allan Guimaraes
14 anos atrás

Como eu disse, só se justifica a mudança se o privilégio maior for para o vitorioso.
Assim, a diferença do 1º para o 2º deve ser maior que deste para o 3º.
1º) 20 15
2º) 15 12
3º) 12 10
4º) 10 08
5º) 08 06
6º) 06 05
7º) 04 04
8º) 03 03
9º) 02 02
10º) 01 01

niko
niko
14 anos atrás

a FIA estragou o sistema de pontuação, repare que erro grosseiro a FIA fez: o 6º= 6, 0 7º=5, e o 8º=3, porque a diferença entre o 8º e o 7º é de 2 pontos, e a do 7º e do 6º é de um só?

theodoro
theodoro
14 anos atrás

acho que alem de distorcer as estatisticas, vai dificultar que algum piloto feche o campeonato com muita antecedencia, já que para isso tera de ter no minimo 25 pontos a mais, e superioridade no numero de vitorias, para fechar com mais do que duas corridas entao … precisara de 50 pontos …. acho que a ideia foi em principio essa mesmo, adiar uma possivel vitoria por antecipacao.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
14 anos atrás

Defendo a vários anos a pontuação que seja o dobro da pontuação clássica, ficaria 18-12-8, e depois caberiam mais pontuadores.
A proporção seria muito melhor, a clássica, onde o primeiro ganha 50% mais pontos em relação ao segundo.
Mas na F1, que sempre quer ser moderna e nunca tradicional, nem devem ter cogitado.
Na proporção, não querem mudar mesmo, pois nos últimos anos o campeonato ficou tão pouco decidido que aumenta a audiência. Button esse ano dominou demais, e só ganhou na penúltima.

Sobre estatísticas, o que vale são vitórias, resultados reais, e não pontuações. Isso tem um valor zero mesmo, algo do tipo “maiores pontuadores” não vale absolutamente nada, pra mim, visto que outros campeonatos tiveram também o número de corridas menor, reduzindo muito a média de pontos de uma carreira.
E temos computadores que fazem cálculos corretos, proporcionais.

leandro 440 magnum
leandro 440 magnum
14 anos atrás

Vao melhorar os carros?
Nao?!
Vai continuar um passeio dominical ?
Poderiam acrescentar 0,5 pnto por cada
ultrapassagem valendo posicao real e deixar
os engenheiros desenharem o que quiserem
senão ,podem enterrar…

MSM
MSM
14 anos atrás

PAra que vou perder tempo com estatísticas de campeonatos passados?
Gostei da mudança, aumentou a diferença entre as 4 primeiras posições. Poderiam ter adotado a bonificação de 1 ponto pela pole e 1 pela volta mais rápida.

Rodrigo Rocha
Rodrigo Rocha
14 anos atrás

Uma droga a mudança, em relação as Estatísticas… Não vou mudar nos meus controles (grande coisa né)

Claudio Aun
Claudio Aun
14 anos atrás

A SITUAÇÃO É A SEGUINTE, ESTÃO NA TENTATIVA DE SALVAR ALGO MUITO RENTAVEL PARA OS DIRIGENTES.
AS PERDAS DA F1 SÃO VISIVEIS ANO APÓS ANO.
PUBLICO NOS AUTODROMOS MENOR, INTERESSE DOS FIEIS ASSITENTES CAINDO A CADA DIA, OS NOVOS PAISES ,NÃO EXISTE PUBLICO COM CULTURA OU CONHECIMENTO PARA ALAVANCAR OS CIRCUITOS ÃO TODOS BUROCRATICOS E SEM EMOÇÃO .
ESTÁ NA HORA DE DAR UM PASSO ATRAZ,CIRCUITOS PAISES TRADICIONAIS E COM CULTURA DE F1.
QUANTO MENOS PONTOS DISPONIVEIS MAIS DISPUTA TEREMOS POR ELES.
NINGUEM EM FIM DE CORRIDA VAI ARRISCAR UMA ULTRAPASSAGEM PARA TER UM MISERO PONTO A MAIS, VAI SER UM COMODISMO GERAL DEPOIS DO SEXTO LUGAR.
DAQUI A POUCO TEREMOS PODIUM COM OS 5 PRIMEIROS COLOCADOS, PARA CONTENTAR MAIS PATROCINADORES

Flavio Gomes
Flavio Gomes
14 anos atrás

Tão bom que nem o nome do cara você sabe escrever. Com fãs assim…

Marcelo Costa
Marcelo Costa
14 anos atrás

Vou ter que refazer todas as posições de Schummy até o décimo lugar, acho mais justo com todos os pilotos desde 1950, deviam reformular desse jeito na estatística por pontos! No caso do Schummy só de vitórias seria:

91×25=2.275

gustavo giroti
gustavo giroti
14 anos atrás

agora, deve-se colocar em parenteses todos os pontuadores com essa “pontuação-indy” até o 10º colocado desde 1950!

Falcao Neto
Falcao Neto
14 anos atrás

Uma perguntinha…
Quais foram os dois ultimos anos com regras iguais ?
Nao sei porque falavam tanto do campeonato brasileiro de futabol antigamente…
Neto Falcao

Cezar
Cezar
14 anos atrás

Por incrível que pareça, acho que a maneira mais correta e fariam os pilotos brigar mais por ultrapassagens, seria a de menos pontos perdidos. Ou seja, o primeiro colocado não perderia pontos e os demais perderiam os pontos de acordo com a posição de chegada.

Lucius
Lucius
14 anos atrás

Acredito que é para tentar impedir que todas as equipes novas acabem o ano com 0 ponto. Como poderiam vender as vagas no ano seguinte? Esse Bernie é um gênio.

petrafan
petrafan
14 anos atrás

talvez seja cedo para falar, mas não gostei muito não.
pra falar a verdade, gosto mesmo dos antigos 9-6-4-3-2-1.

Jonas Martins
Jonas Martins
14 anos atrás

Como diz um amigo, isso é pura punheta. Em décadas passadas alinhavam 26 carros e apenas os 6 primeiros marcavam pontos… Isso é apenas para satisfazer patrocinadores e empresários… Cada vez mais estragam o que já foi o melhor esporte do mundo…

JRCS
JRCS
Reply to  Jonas Martins
14 anos atrás

Concordo. Isso mesmo!!!!!!

O problema é que a F1 dos últimos anos está uma merda e não é por causa da pontuação. É por causa da falta de ultrapassagens, carros de controle remoto e autódromos horríveis e pilotos medíocres. Não vai mudar nada!!!!!!!

Lucas Robles
Lucas Robles
14 anos atrás

Sigam meu raciocínio…

O sistema atual de pontos está assim:
01º) 10
02º) 08 (80% do 1º)
03º) 06 (60% do 1º)
04º) 05 (50% do 1º)
05º) 04 (40% do 1º)
06º) 03 (30% do 1º)
07º) 02 (20% do 1º)
08º) 01 (10% do 1º)

O proposto pela FIA é este:
01º) 25
02º) 20 (80% do 1º)
03º) 15 (60% do 1º)
04º) 10 (40% do 1º)
05º) 08 (32% do 1º)
06º) 06 (24% do 1º)
07º) 05 (20% do 1º)
08º) 03 (12% do 1º)
09º) 02 (08% do 1º)
10º) 01 (04% do 1º)
Onde a proporção é praticamente a mesma, apenas aumenta a quantidade de pessoas pontuando, diminui o peso do 4º ao 6º e o peso do 8º ao 10º é pífio.

Portanto, proponho o seguinte:
01º) 20
02º) 15 (75% do 1º)
03º) 10 (50% do 1º)
04º) 08 (40% do 1º)
05º) 06 (30% do 1º)
06º) 05 (25% do 1º)
07º) 04 (20% do 1º)
08º) 03 (15% do 1º)
09º) 02 (10% do 1º)
10º) 01 (05% do 1º)
Onde: 1º o vencedor é privilegiado, 2º quem está no pódio é privilegiado e a quantidade de pontuadores é maior…

Lenços Kleenex
Lenços Kleenex
14 anos atrás

Putz… não tinha lido o seu post de ontem às 19h10, onde você escreve exatamente o que escrevi no post anterior.
Foi mal!

Mauricio
Mauricio
14 anos atrás

Podem mudar pontuação, regulamento, normas técnicas e o escambau.
A F1 vai continuar sendo uma categoria entediante enquanto não colocarem os carros pra correr em pistas de verdade, e não nessas aberrações projetadas pelo amigo (sócio? laranja?) do Tio Patinhas.

Lenços Kleenex
Lenços Kleenex
14 anos atrás

Achei uma inutilidade.
O problema é que se o piloto A ganha uma corrida e o B quebra, A pode correr para chegar em 2o por 5 corridas até perder a 1a posição para B.

Antes: 10+5*8=50 empata e perde para 0+5*10=50

Agora: 25+5*20=125 empata e perde para 0+5*25=125

Mas em ambos os casos B poderia ganhar 4 corridas consecutivas com A em 2o e continuar atrás na classificação. Quando a pontuação era 10-6-4-3-2-1 isso era muito mais justo, pois

10+3*6=28 é menor do que 0+3*10=30, ou seja, privilegiava as vitórias. Uma quebra podia ser recuperada em 3 corridas e não 5 como hoje em dia.

Arnold
Arnold
14 anos atrás

Vocês ficam aí falando de estatística e eu lembrei de uma frase que li numa revista : “….para um estatístico, se 50% do seu corpo estiver normal e os outros 50% estiverem pegando fogo, a situação está dentro da média….” :) :)

Antonio Seabra
Antonio Seabra
Reply to  Arnold
14 anos atrás

O “corolario” que eu conheço sobre o assunto é: se a cabeça do cara estiver num forno a 100° e os pés num freezer a -26°, e se voce colocar um termometro no cu dele , na média a tempratura vai dar 37°, aparentando que está tudo OK, mas que ele está morto, está, com certeza.

Antonio

Vando Monteiro
Vando Monteiro
14 anos atrás

olá Flavinho… no texto sobre a nova pontuação no site grande prêmio, o texto cita a nova pontuação, mas não marca que o quarto colocado somará 10 pontos, diz que do quarto pra frente a ordem será 8-6-5-4-3-2-1… aí, ficam como 9 pomtuando, avise pra turma corrigir a informação, ok.
abraços e sorte pro meianov amanhã.

Vando Monteiro
Vando Monteiro
Reply to  Vando Monteiro
14 anos atrás

ops… corrigindo a correção (essa é boa), no site indica 25-20-15-8-6-5-3-2-1, por isso está errado, ok.

Marcos Araujo
Marcos Araujo
14 anos atrás

Seja qual for a pontuação o Shumy é o recordista de pontos.

Felipe Trench
Felipe Trench
14 anos atrás

Que esculhambação.
Acho que deveríamos ter pontuação com números fracionários.
8,75 para o primeiro
7,76 para o segundo
5,44 para o terceiro e assim por diante.
Como era bom até 1990: 9, 6, 4, 3, 2 e 1. Mais ultrapassagens, melhor nível das corridas, pistas mais interessantes e pontuação simples.

Caique Pereira
Caique Pereira
14 anos atrás

Eu acho uma BOMBA. Deveriam voltar ao Original: Pontos somente até o 6º colocado, acrescido de 1 ponto para o Pole e 1 ponto para a Volta mais rápida. Essa nova pontuação é ridícula.

Antonio Seabra
Antonio Seabra
Reply to  Caique Pereira
14 anos atrás

Concordo Caique.
Seria mais justo e ainda daria incentivo a alguém que teve um problema mecanico a voltar pra pista e acelerar, em busa de 1 pontinho.

Antonio

Vands
Vands
14 anos atrás

Já que estão mudando, proporia da seguinte forma:
20
14
10
7
5
3
2
1
Só com os 8 primeiros pontuando.

Celso Vedovato
14 anos atrás

As estatísticas de pontos já eram. Para ser justa qualquer avaliação a partir de agora precisará reavaliar as posições do pilotos adaptado-as para um cirtério único de pontos.
Nesse de 2010 Shumacher deverá ultrapassar os 10 mil pontos – rsss

Flademir Silva
Flademir Silva
14 anos atrás

como bem disse o Cléber Porto, pode ser trabalhoso a princípio, mas não impossível, desde que adotemos os critérios que ele tão bem descreveu.

Lucas Siqueira
Lucas Siqueira
14 anos atrás

E a pressão agora FG ? 4 Brasileiros defendendo o Brasil na F1 (Di Grassi entrou também agora), tem espaço pra mais ? E será que essa nova pontuação não atrapalhará os novatos ?

Mário Gasparotto
14 anos atrás

Simples. Se alguem quer fazer comparações adote um critério, como pontos somente para os 6 primeiros e de 9 a 1 (como vigorou a maior parte do tempo) e vê quem marcou mais pontos.

mcs sp
mcs sp
14 anos atrás

bem, deu tempo de fazer umas continhas de 2008

quando a diferença foi de 1 ponto…

se a pontuação fosse assim nos outros anos….
———

pontuação antiga : massa 97 x hamilton 98
pontuação nova: massa 239 x hamilton 240

acho que foi pura coincidência pois um resultado do massa de nono ou até décimo (por ter mais vitórias)lugar já inverteria tudo

——-

enfim…. claro que o que vale é o piloto começar o ano sabendo como vai ser a pontuação… prova a prova… afeta o rendimento dele na pista…

qual resultado precisa para ganhar uma corrida ou o campeonato….. ele guia conforme a pontuação necessária…ou a conveniência….

mudando ou não resultados de anos anteriores…não faz mais diferença….

mas poderiam ter deixado o segundo com 18, forçando a disputa pela vitória…

Zézinho
Zézinho
Reply to  mcs sp
14 anos atrás

Não é coincidência não, pois % a distribuição de pontos é a mesma, mudaria apenas para os casos eum que se chegasse em nono ou décimo e como massa e hamilton quando não chegavam ao pódio, não pontuavam em 2008

Alejjandro
Alejjandro
14 anos atrás

Flávio,

tava pensando no seguinte:

Que tal fazer essa conta: do 10. para o 7o., 1 ponto; do 7o. para o 4o., 2 pontos; do 4o. pro 3o., 3 pontos; do 3o. pro 2o., 4 pontos; e do 2o. pro 1o., 5 pontos; . Teríamos:

1o.: 22 pontos
2o.: 17 pontos
3o.: 13 pontos
4o.: 10 pontos
5o.: 8 pontos
6o.: 6 pontos
7o.: 4 pontos
8o.: 3 pontos
9o.: 2 pontos
10o.: 1 ponto

Não poderíamos mais comparar gerações (não sem uma padronização no critério), mas a briga pelo pódio ficaria acirrada…

Abraço!

Rodrigo Dias
14 anos atrás

E premiar quem faz a pole e a volta mais rápida, que, acredito, daria uma emoção a mais nas provas, nada. Bando de mané.

mcs sp
mcs sp
14 anos atrás

realmente, vejo poucas mudanças… mas ultimamente um pontinho tem feito diferença nos finais de campeonatos…

uma corrida ruim de um piloto que chegar no 10º lugar, pode lhe render o título….

se eu não estivesse indo embora do trampo agora…eu analisava os campeonatos de 2007 e 2008 com essa nova perspectiva, só pra saber se alterariam algumas posições…seja pilotos ou construtores

Tiago S.
Tiago S.
14 anos atrás

Banalisou os pontos, agora qualquer braço ao estilo Buemi pode entrar ao seleto grupo de pilotos que já pontuaram na F-1.

A pontuação da F-1 decidiu se rebaixar ao patamar parecido com o da Stock, Indy e tal. A exclusividade dos pontos virou algo popular.

Mario Mesquita
Mario Mesquita
14 anos atrás

Por isso que a FIFA é avessa a mudanças. Mas usando um critério, pode-se avaliar o desempenho histórico, mas haja calculadora…

Mas não entendi o pq disso. Antigamente o grid cheio e a pontuação era ate o sexto.

Luiz
14 anos atrás

Nada que uma simples normalização matemática não resolva.

Cléber Porto
Cléber Porto
14 anos atrás

Vai ficar estranho, mas não “impossível”. E nem fácil. Um jeito é fazer um levantamento das colocações dos pilotos em todas as corridas e em todos os campeonatos e atribuir pontos iguais às posições de chegada. Aí soma tudo e vê no que dá.

Por exemplo, uma vitória de Fangio nos anos 50 vale x pontos, o mesmo de quem vencer a primeira corrida de 2010. E o mesmo de quem venceu em 95, 2003… O segundo lugar vale y, e por aí vai.

É lógico que aquele número de pontos registrado na “caderneta” perde um pouco o sentido, pois tudo terá de ser considerado a partir de um novo referencial, para termos de comparação.

Selvagem
Selvagem
Reply to  Cléber Porto
14 anos atrás

Esse é gênio!

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
14 anos atrás

Com uma pontuação dessas, talvez o Nelsinho tivesse pontuado mais… e aí não rolaria tanta pressão a ponto de seguir ordens da equipe para abraçar muro, hehehehehe…

Jefferson Orsolon
Jefferson Orsolon
14 anos atrás

“Quando as coisas mudam, ou você se adapta ou nos adaptam”. autor desconhecido.

Arnold
Arnold
14 anos atrás

O que passou passou, não voltará jamais……ao futuro e avante…………… :)

moacir
moacir
14 anos atrás

Che, não te preocupes com a estatística: a esta hora já deve haver uns 120 sites em 40 idiomas fazendo de graça o cruzamento das pontuações em diferentes épocas da F1. Viva a internet, os nerds e a falta de ter o que fazer!

Jonny'O
14 anos atrás

Terrivel ,esta pouca diferença entre o primeiro e segundo vai continuar inibindo a tentativa de ultrapassagem .

Este é o maior problema .

Se der para passar na troca de pneus ,tudo bem ,se não der , fica pra proxima!

Forrest Gump
Forrest Gump
14 anos atrás

Os 4 primeiros têm vaga na Libertadores?

Ranieri Nery
Ranieri Nery
14 anos atrás

qq eles ganham com isso?

nao bastava só jogar um pontinho a mais pro decimo?

Thiago
Thiago
14 anos atrás

Pois é, FG. Essa questão da estatítica foi a primeira coisa que eu pensei.

Valmir Passos
Valmir Passos
14 anos atrás

Falta do que fazer na FIA. Só para criar mais confusão. Não gostei.

Enfim, não tem jeito.

Só pra comentar outra coisa, acaba de ser anunciado a mudança de calendário. Abu Dhabi fecha o próximo ano ao invés de Interlagos. Os árabes “trabalharam $$$$$$” bem.

Carlão
Carlão
14 anos atrás

Talvez agora, não se podendo comparar estatisticas, tambem deiraão de comparar épocas… tudo tem seu lado bom.

Carlão
Carlão
Reply to  Carlão
14 anos atrás

corrigindo :…deixarão…

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Olha Flavinho, para comparar daqui pra frente só mesmo por meio da porporção! Eu acho interessante para as equipes pequenas e iniciantes que as vezes penam pra marcar os primeiros pontos, e ganhar o tal bonus das despesas de viagem! Ainda existem estes bonus?

ALEX B.
ALEX B.
Reply to  ALEX B.
14 anos atrás

proporção, sorry ;)

Edu H@rmel
14 anos atrás

Ficou parecendo com a pontuação (há anos) distribuída nas provas de Turismo (as nossas, por exemplo..), ai, quanto o #69 virou nos treinos ??