OLHA A BOLSA

minibrasilp

SÃO PAULO (se não bater) – Aos mais animadinhos, a informação é pertinente: uma temporada no Mini Challenge, campeonato que fará parte de parte (deu pra entender?) dos eventos estoquianos no ano que vem, vai custar a bagatela de R$ 210 mil. Sem o carro. Pelo que entendi, os carros serão alugados. Essa grana é para correr, apenas.

As informações foram prestadas pela Vicar hoje em Interlagos. Serão oito rodadas duplas (parte da Estoque, que tem 12 etapas), com provas de 25 minutos de duração e sempre aos sábados. Visibilidade zero nos autódromos, que nunca têm ninguém aos sábados. Portanto, quem for correr que não prometa mundos e fundos aos eventuais patrocinadores. Será tudo mentira.

É brincadeira de gente rica, quase 30 mil dinheiros nacionais por rodada dupla. Se não acontecer nada, nenhum risquinho, nem pneu furado, precisamente R$ 26.250 a cada duas corridas, ou R$ 525 mangos por minuto se o piloto chegar ao final das duas provas de 25 minutos cada.

Como disse no post de ontem, não tenho nada contra. É apenas mais uma categoria que será disputada por quem tem o automobilismo como hobby, que não vai formar ninguém, nem tem tal pretensão. Um campeonato que cabe em qualquer país do mundo, sempre tem gente endinheirada para gastar com o que quiser.

Os organizadores (a BMW brasileira está na jogada) prometem 15 carros no grid da primeira etapa. Estão atrás dos primeiros 15 milionários. Provavelmente haverá (isso sou eu que estou chutando) um carro sempre disponível para alguma celebridade, o que levará os Minis à “Caras” todos os meses. É uma estratégia óbvia e aceitável, já que o público-alvo desse automóvel é esse mesmo, jovens urbanos sem grandes problemas na conta bancária. Parece que o carrinho está vendendo bem no Brasil, e é uma graça. Se eu pudesse, teria um, embora prefira evidentemente os modelos originais, antigos.

Sobre o carro que será usado no campeonato, reproduzo o release:

Os carros serão importados da Inglaterra. O modelo MINI John Cooper Works CHALLENGE tem motor de 221 hp, com quatro cilindros em linha, turbocompressor e injeção direta de gasolina. Com 1.598 cc, pode atingir 240 km/h. O peso mínimo, incluindo o piloto, é de 1.170 kg. Ao longo da temporada, a manutenção ficará a cargo da JL Racing, fornecedor exclusivo dos motores, chassis e demais componentes dos carros da Stock Car, que alugará os carros e prestará toda a assistência de pista aos pilotos.

Como se vê, para a BMW um dos preços para participar dos eventos da Estoque foi esse acordo com a JL Racing. O que a BMW ganha em troca, sinceramente não sei. Visibilidade, como já dito, zero. Aos sábados, esquece. O acordo deve prever outras coisas, sei lá. Também não é da minha conta. Mas com certeza quem correr vai se divertir à beça.

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Shindi Uehara
Shindi Uehara
14 anos atrás

Ola Flavio,faz tempo q eu nao escrevo mas mando minha duvida.Oq vao fazr com esses carros da Estoque Jr?Vao virar ixo em alguma garagem?Abracos!

Thales Sobral
Thales Sobral
14 anos atrás

Caro flávio, senti um pouco de xiitismo no seu post? Deixa os ricos correrem e serem felizes…

MSM
MSM
14 anos atrás

Já que acabaram com a Stock Jr, ao meu ver nem deveria ter sido feita.
O que a Vicar deveria fazer era pegar o Celta e fazer a preparação para corrida em cima do motor 1.4. Pronto, novos pilotos apareceriam, com um custo reduzido e carros de rua iguais.
Já que inventaram em importar os Minis, porque não correr no domingo junto com a V8 e a Pick-up. Esses amadores matam o produto antes de lançar. É muita imbecilidade.

Gabriella Grizzoni
Gabriella Grizzoni
14 anos atrás

Será que os Minis vão utilizar gasolina comum fornecida pela Esso-Cosan???? ou será que vão utilizar a gasolina de aviação (teoricamente proibida para uso automotivo). A princípio esses carros vem da Inglaterra preparados para utilizar a gasolina européia, isto é, sem álcool.

Lucas Martin
Lucas Martin
14 anos atrás

Vão ser mais rápidos que os gols bolinha, mais estáveis também, mais simpáticos… qualquer executivo que goste de corrida e viaje pela europa sabe que lá todo mundo corre de mini… agora ele vai poder correr aqui… e tem sim gente com dinheiro. Sabe-se que uma etapa da estoque não sai por menos de 1,5milões pra se andar no meio da galera, e sabe-se também que não são poucos os que pagam do bolso pra andar lá… 300tinho vai ser bico! Basta ser organizada e sem maracutaia pra não acabar nunca.

Fabio Ferreira
Fabio Ferreira
14 anos atrás

Pq se convencionou o uso da palavra “bagatela”, sempre com sentido irônico, ao ponto de adquirir o sentido oposto, e perder a ironia?

roger V
roger V
14 anos atrás

O automobilismo é ‘brinquedo de gente grande’!
Sempre foi sempre será!
Dos Classicos aos GT´s.
Tudo custa algum que não da no orçamento de meuita gente!
Esta é a pura verdade!
Ou alguém tem dúvidas?
Quantos aqui não correram ou correrão jamais?!?!?!?
Perguntem ao nosso anfitrião quanto custa o Lada na pista?
-É grana minha gente…se da o neguinho corre se não chupa o dedo (meu caso)!

DINO
DINO
14 anos atrás

O stock jr. pelo menos tem tração trazeira, como os verdadeiros carros de corridas. Senhores os cara estão la pra ganhar dinheiro e não para fazer algo pelo esporte.Sera que é tão dificil entender isto.Não estariam a onde estão se não tivessem tino comercial.Pode saber que eles sabem o que estão fazendo. Este tipo de gente não entra para perder.Pra entender isto devemos olhar tudo isto como negocio e não como esporte.

pablorocha
pablorocha
14 anos atrás

Queria eu ter algum sobrando pra comprar ao menos um Corcel ll velho coloca-lo pra correr, coisa pra rico como disse o gomes,mas sempre tem trouxa pra fazer um esperto ganhar umas dolletas.

Mãe Dinah
Mãe Dinah
14 anos atrás

Não entendo porque Flavio sempre diz que essa categoria é para riquinhos… no meu entender todas são, mesmo porque até no kart é preciso gastar uma boa grana, coisa que a classe média como eu não tem, e por isso o esporte perdeu talvez seu maior piloto :). Mas acho que ele deve estar se referindo as pessoas que estão fazendo ou dirigindo a categoria específica, que não devem entender muito ou ter tradição no automobilismo e apenas procuram o glamour. Mesmo assim, ainda poderia ser bom, afinal seria mais uma… ou será que o Flavio não gosta deles? Bem, deixa ele postar mais sobre isso.

Marcos Ferreira
Marcos Ferreira
Reply to  Mãe Dinah
14 anos atrás

Entendo por que o Flavio diz que é corrida de riquinho, simplesmente porque a Stock e Truck por exemplo, dão retorno publicitário pelo menos, ou seja, se eu sou empresário e tiver um bom piloto, ponho uma grana na mão dele e se a Globo não cortar para passar skate, talvez meu piloto apareça na TV. Agora, quem vai assistir corrida sábado a tarde no Speed Channel. Quem vai ter coragem de investir num piloto que não vai aparecer em nenhum lugar?

Mas falando em patrocinio, a F3 Sudamericana conseguiu fazer um esquema de abatimento de imposto das empresas que investirem na categoria. Minha pergunta, por que as outras categorias também não fazem? Por que não se estender para todas as categorias automaticamente?

Mario Mesquita
Mario Mesquita
14 anos atrás

Apresar de concordar com as opiniões de que isso não forma piloto, se eu tenho uma prata pra gastar, ia lá brincar de carrinho…

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Uai, quem sabe uma bolha da BMW? Mais uma xaropada da Estoque! Credo! Acho que o Col viaja as vezes…

Mark Kweirotz
Mark Kweirotz
14 anos atrás

Infelizmente automobilismo nunca foi esporte de pobre.

Infelizmente, porque uma criança com poetencial para ser um “novo Fittipaldi”, “novo Piquet” ou “novo Senna” pode estar por aí perdido em alguma praça desse brasilzão cheirando cola.

Penso apenas que, no caso de uma categoria assim, ao inves de reservar carro para celebridade de Caras, poderiam dar oportunidade para um piloto com potencial mas sem dinheiro.

Sei lá, fariam um concurso para selecionar o piloto, ou pilotos (o ideal seria pelo menos 2) e o custo da temporada deles seria rateado entre os demais pilotos pagantes. Não veria problemas, pois quem paga R$210 mil, pagaria R$230 mil para ajudar a bancar a participação dos 2 pilotos “carentes”.

A categoria dos Minis é uma ideia bacana, mas seria mais interessante ainda se pudesse promover essa oportunidade para quem não pode pagar.

Aliás todas as categorias nacionais deveriam ter umas 2 vagas para pilotos “carentes”. Como disse, ratear o custo da temporada deles entre os demais ricões não vai causar nenhum estrago ao patrimônio desses.

Sei que é uma idéia paternalista e tudo o mais. Porém, acho plenamente justificável, além de ser uma forma digna da CBA fazer algo realmente inovador e positivo.

Lucius
Lucius
14 anos atrás

Visibilidade a empresa está tendo agora. Isso já paga parte dos custos.
Sportv deve passar pelo menos um compacto durante a semana, à noite, além de reportagem no Linha de Chegada.
Acredito que a conta deles seja feita dessa forma.

André Scud
André Scud
14 anos atrás

Será que nunca vão inventar um carro barato? Até o Kart que “não tem nada” é caro para baralho!

GFM
GFM
14 anos atrás

Como tinha dito, bem capaz de a primeira etapa ter os 15 carros, ou até mais devido a novidade, o resto do ano será como uma GT3, de 8 á 10 carros no Grid, colocando carros ‘originais’ no caso (430 scuderia) para completar o Grid. Deu a largada entram para os boxes.

Como disseram , já nasceu ‘falida’

Luiz Colmenero
14 anos atrás

Flávio,

fiquei sabendo que o carro tem os faróis originais… naquele bate-bate antes da largada na hora em que os carros estão alinhados já deve ir mais uns R$ 3.000 na conta!

deve ser muito legal correr no Mini, mas tenho minhas dúvidas se a troca da Stock Jr pelo Mini é uma boa…

José Roberto
José Roberto
14 anos atrás

E aquela categoria q os Massas anunciaram? Ninguém falou mais nada?

FABIO
FABIO
14 anos atrás

Eu tenho uma leve impresão de que, se o Afonso Giaffone for esperto mesmo, ele leva a categoria JR para o campeonato Regional Paulista. Creio eu, que será muito interessante. Só não gosto dessa história, Acabou e ponto final.

moacir
14 anos atrás

Che, não dá nada quanto aos patrocinadores: só a empresa do (pai do) dono coloca a marca nessas categorias.

Agora, se uma empresa tem um diretor de marketing achando que corrida sábado dá visibilidade no Brasil, tem mais é de jogar grana pela janela e se ferrar. Ou demitir o boçal e colocar alguém com pelo menos 4 neurônios.

E se queres ficar rico pra correr de Mini (ou Porsche, Ferrari…), já falei: vamos entrar no ramo de panetone de Arruda.

A grande M é que se provou mais uma vez que ninguém dá a mínima para categorias de base.

Marcio Henrique
Marcio Henrique
14 anos atrás

FG, qual vai ser a cor/número do seu Mini? Você também correrá junto com o Otávio Mesquita? ;-)

Fulvio Oliveira
14 anos atrás

O Mini Challenge aqui passa em TV aberta antes das provas da V8 Supercar. A transmissão consiste em flashes dos treinos de sexta, um compacto da prova de sábado e a prova na íntegra no domingo. E o público é o mesmo da V8 – neste final de semana em Homebush (Sydney), 105000 pessoas somadas nos 3 dias de eventos. A prova é divertida de assistir, os pilotos não tem experiência e (aparentemente) nem pretensão de levar o automobilismo como profissão.

Mas me pediram aqui entre AU$ 90 000 e AU$ 120 000 por temporada (ou R$ 140 000 e R$ 190 000) sem treinos ou quebras. Muito caro, mas com essa exposição na mídia talvez até seja uma boa. Como comparação, o custo pra andar de V8 na Commodore Cup era a metade disso em 2009.

Rafinha passat 13
14 anos atrás

FG
concordo com tudo que disse…mas como sou apaixonado por automobilismo,quanto mais corrida de automóvel melhor! arrisco um palpite: com esse peso,essa potencia e de slick acho que vira entre 1.58 a 2.00 em interlagos… (claro que tudo isso depende do riquinho que estiver guiando) abraços e até sabado!

Marcos Ferreira
Marcos Ferreira
14 anos atrás

Flavio, o que a BMW ganha em troca? A mesma coisa que a Porsche com o seu campeonato de 911, que muita gente não sabe que existe. O que eles ganham, realmente o que você disse, nada… É uma brincadeira para gente rica. É uma forma de mostrar o carro de rico para os ricos, uma forma de entreter os ricos…

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
14 anos atrás

Mais uma categoria que já nasce extinta, sabe por que? simples de responder!!!!! falta alma, é um troço pasteurizado, pareçe comida americana bonita de se ver mas com gosto de papelão.
É como já disse em outro comentário pertinente a esse assunto uma categoria estilo “PAGOU, CORREU” guardada as devidas proporções vai ser igual aquleles carrinhos bat-bate desses parques suspeitos da periferia, voc paga a ficha e corre durante um tempo pré determinado, acabou voce vai embora e nem olha pra trás. Esse e´o espírito dessa nova e já finada categoria, no começo um oba-oba dos endinheirados e midiáticos e depois caixão e vela preta.
Já lembraram aqui muito bem que é a típica categoria que parece estar em um SPA, CADA CORRIDA MAIS MAGRINHO GRID , ATÉ MORRER DE INANIÇÃO.
Esse autorama para marmanjo endinheirado não vai dar em nada, provavelmente é mais uma tacada de “gênio” desses babaquinhas corporativos e seus MBA’S que no final das contas não servem para merda nenhuma, pois no mundo corporativo quem dá as cartas e canta de galo é quem tem felling, e esses não estão em sala de aula dando aulinhas para MBA, normalmente esse lugar é ocupado por fracassados da profissão que na teoria têm respostas para tudo, inclusive enfiar uma montadora nessa roubada. Te garanto Flávio que se consultassem por exemplo você e mais meia dúzia desses seus amigos rabugentos que correm na classic o resultado seria muito melhor e mais proveitoso porque o que falta em canudos e diplomas sobra em conhecimento do mundo real, aquele aonde as coisas se decidem e VIDA CURTA A MAIS ESSA CATEGORIA MERDA!!!!!!!!!!

Ever Rupel
Ever Rupel
14 anos atrás

bolha da BMW na categoria principal??

GERALDO CASSELLI JÚNIOR
GERALDO CASSELLI JÚNIOR
14 anos atrás

Eu só queria saber se quem vai correr sabe aonde fica o pistão !!!

moacir
Reply to  GERALDO CASSELLI JÚNIOR
14 anos atrás

Che, deixa de ser besta. O pistão é Interlagos, aquele que tem a reta torta e onde o Pelé não viu os carros para abanar aquele pano de prato cheio de quadradinho.

Acertei?

LÇéo Engelmann
LÇéo Engelmann
14 anos atrás

Será que a alemãozada está de olho pra entrar na Estoque?