MENU

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010 - 16:33F-1

A ESTREIA

GUARUJÁ (economizei protetor hoje) – Já não sei quem mandou, então sorry pela ausência de crédito. Mas é interessante ver este pequeno resumo do GP da Itália de 1991 (na mesma página tem das outras provas daquele ano; vale a pena assistir). Na prática, foi a estreia de Schumacher, já que na corrida anterior, em Spa, pela Jordan, ele não chegou a completar uma volta. Já na Benetton, terminou nos pontos em Monza. Legais as entrevistas de Eddie Jordan, Tom Walkinshaw e do próprio Schumacher, sobre a mudança de equipe.

A corrida foi muito boa. Vitória de Mansell, com Senna em segundo e Prost em terceiro. Foi o 200º GP de Piquet na F-1. Eu estava na festinha mostrada o início do vídeo. Tenho esse boné em casa. Vou procurar. Alguém quer de presente? Quem sabe sou tomado por alguma espécie de generosidade de ano novo…

75 comentários

  1. Kimispartano disse:

    Como eu queria achar esse video completo da temporada/1991 e de outras tbm é claro.
    Schumacher estreou mto bem, venceu o Piquet mas logo na primeira corrida já virou presa facil do Senna que chegou e passou sem tomar conhecimento.
    Abs.

  2. fernandofn disse:

    Saudades daquelas corridas de 91.

  3. Weber disse:

    Por falar em estreia (sem acento de acordo com o novo acordo ortográfico), o Alonso, ao que parece, vai sentar primeiro no novo Ferrari. Sinal dos tempos para o Massa?

  4. Rodrigo Duarte disse:

    Este boné é histórico, eu aceitaria facilmente. De qualquer forma, fui à Blumenau em uma exposição de carros antigos no meio do ano passado e lembrei de você FG, comprei uma camiseta de lembrança. Infelizmente, não tive oportunidade ainda de presenteá-lo, pois tive problemas em administrar o meu tempo no segundo semestre de 2009; mas está guardada e, assim que possível, irei presenteá-lo. É coisa simples, mas representa a exposição, que foi sensacional e tinha muitos DKWs.

  5. Eu coleciono bonés de automobilismo, se a bondade realmente aparecer, entro na fila dos pretendentes.

  6. Bruno disse:

    Se é o boné de um evento desse, será burrice. Melhor guardar. Coisas antigas assim vc junta e um dia faz um museu dos jornalistas que cobriram F1 e oq eles colheram de relíquias. :)!

  7. Gustavo Terra disse:

    OBS: Se for para ganhar como presente me candidato pelos seguintes motivos:
    Desde de que me entendo por gente acompanho a F-1 (isso já fazem 29 anos), ou seja, acompanhei os 3 títulos do Nelsão ( apesar de os 2 primeiros eu ter meses e 2 anos respectivamente)., mas tenho provas gravadas que já deixava de fazer ir à praia dia de domingo para acompanhar com meu pai as corridas.
    É verdade que as primeiras palavras que falei sobre F-1 , sabe-se lá porque, eram “Arnoux líder, Arnoux líder…”, mas criança diz coisas meio loucas mesmo.
    Voltando ao boné, torci pelo Piquet naquela temporada de 1986, talvez a mais arrojada dele, com belas ultrapassagens sobre Mansel (“Nunca se viu isso em Monza é inédito, ele tem 2 grandes retas para passar e ele escolheu a saída da chicane” diria o Reginaldo Leme) e a sobre o Senna na Hungria(“Aí pisa o da direita até quase furar, aí Piquet foi para cima, por fora, outra vez, faz a manobra, atravessa na frente de Senna…” narrou GB nos grandes tempos). No fim não deu, mas ficou marcado que 87 certamente ele não deixaria escapar.
    87 logo teve aquele acidente; sofremos com aquela ultapassagem do mansel em silverstone a 3 voltas do fim e aquela recuperação em paul ricard que ficou faltando uns segundinhos para ganhar.
    No final um campeonato até com uma certa folga no final.
    Os anos seguintes na lotus foram sofríveis, mas do lado de fora da pista também tinha toda a “irreverência” que para um adolescente era as vezes mais divertido do que as corridas…
    Depois na benetton, “voltamos a cena” e o fechadão no Mansel no 500 gp f-1 foi para curtir mais um pouco, com o eterno saco de pancadas e piadas (mais conhecido como idiota veloz) de nós torcedores do Piquet.
    É isso Flávio, se for ter presente em 2010 estou me candidantando, valeu e um abração.

  8. Gustavo Terra disse:

    Vamos lá flavio, faça uma promoção desse boné. Algum quiz relacionado a carreira do Nelsão ou algo que coloque em pé de igualdade os pretendentes deste GRANDE PRÊMIO.
    Valeu

  9. Rodrigo Amarante 12 anos disse:

    Ola FG tenho 12 anos, adoro corridas antigas principalmente as do Piquet, sou fã dele, adoro d+ ele, e me candidato ao boné, por favor manda ele pra mim sou seu fã e fã do Piquet, jah fui em corridas da Classic Cup acompanhar vc, mas nunca pude ir a F1, mas adoraria se ganhasse o boné, seria um otimo presente de aniversario!

  10. Mario Mesquita disse:

    Bom, como fã do Nelsão, tô na fila do boné. Faz um sorteio aê…

  11. Mereço o boné porque acho que mereço e pronto. O blog do maior jornalista esportivo brasileiro na atualidade não é recinto acadêmico pra se ficar defendendo teses.

  12. Gabriel F. Siqueira disse:

    Eu não quero seu boné!

  13. Thiago Schauenberg Pereira disse:

    O Reginaldo Leme narrou o FIA Review desse ano em português.

  14. BET0 disse:

    Já que você cansou do boné, mande para meu filho, Ayrton, que nascerá em fevereiro/2010. Todo o quarto dele é decorado com peças automobilisticas e esse boné seria um verdadeiro troféu a ser contado em histórias até ele poder compreender o sentido. De antemão já vou baixando o video, para mostrar a ele uns anos mais à frente.

    Ah, da Alemanha está vindo uma miniatura de Trabant de presente a ele. Suas histórias já vão fazendo parte da vida dele, mesmo que ainda lá na barriga da mãe.

    Obrigado!

  15. Danilo disse:

    Interessante o vídeo.

    Porque não faz uma quiz aí pra decidir pra quem mandar o boné?

  16. Luciano Gonçalves disse:

    Schumacher, apesar de trapaceiro, foi um grande piloto? Sem dúvida. Mas há coisas que pouca gente fala:

    - Em Spa 1991, Schumacher correu (ou só treinou) de Jordan. O famoso carro verde, ao contrário do que dizem alguns desinformados, não era nenhuma carroça, não obstante ser a temporada de estréia da equipe. O chassis projetado por Gary Anderson era bastante equilibrado e a equipe conseguiu o privilégio, incomum para uma estreante, de usar os mesmos motores Ford HB da Benetton, diferentes daqueles fornecidos aos demais “clientes” da Cosworth. A Jordan, em 1991, era um carro comparável à Benetton, o que não diminui o mérito do excelente treino do alemão, mas explica muita coisa.

    -Naquela mesma corrida, Andrea de Cesaris (isso mesmo), com a outra Jordan, chegou a andar em segundo e até a ameaçar A McLaren de Senna

    Em suma, o alemão vigarista pilota muito? sim, mas não a ponto de justificar 7 títulos. Para quem realmente gosta de automobilismo puro, e não de estratégias de box, jogo de equipe e artimanhas para burlar regulamento, é muito difícil considerá-lo o melhor da história.

  17. Eduardo (PE) disse:

    Saudades dessa época em que haviam ultrapassagens na pista.

  18. Ricardo Nigro disse:

    Já que está disposto a achar um candidato….quero pelo menos concorrer!

  19. Eduardo Cruz disse:

    Claro que eu gostaria de ter o boné, mas, se é pra dar pra alguém, sugiro que dê pro Carlos, que foi quem mandou a dica.
    Bom ano para todos!

  20. Endrigo Cenzi disse:

    Poxa, nunca ganhei NADA em “promoções, sorteios e afins”. Será que adianta pedir?
    Flavio Gomes, dá o boné para mim? Por favor. Acesso seu blog e o site do Grande Prêmio todo santo dia. Acho que isso é tudo a pesar em meu favor.
    Feliz Ano Novo! Saúde a você e a sua família.

  21. emerson "totó" dias disse:

    Flávio, penso ser eu o merecedor deste boné, afinal minha esposa mandou um email pra vc com uma foto minha num DKW quando eu era pequenino eu vc postou , álbun de rodas de família em novembro de 2008, foi uma grande surpresa para mim, de lá pra cá ela sempre acompanhou junto comigo, diariamente a leitura do se blog. Se vc fizer isso, ela vai se achar um ” must “. Valeu Flávio sou teu fã incondicionalmente…. Um abraço…Feliz 2010….

  22. Léo Engelmann disse:

    Aos sennistas que imaginam que Senna era, foi e sempre será o melhor piloto: procure ler um livro sobre a biografia de Schumi.

    Esse post é pra aqueles que acham que o alemón só foi o bom porque correu em época diferente de Senna.

    Leiam primeiro. Depois tirem suas conclusões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>