BUS STOP

SÃO PAULO (vai dar?) – E agora, quem mandou? Bom, vai aparecer. Mas guardei a foto, pela beleza do cenário (é Floripa) e dos ônibus. Nossos busólogos com a palavra, agora.

pontemadeira

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leandro
Leandro
14 anos atrás

A reforma não acabará nunca, pois o dia que acabar, não vai mais ter verba pra ser desviada.

Aloísio Nunes
Aloísio Nunes
14 anos atrás

Tenho várias fotos como essa Ponte de madeira, de quando atravessei a Bolívia de carro ano passado… saindo de Petrolina-Pe, atravessei o país de carro e dirigi por Bolívia, entrando por Carceres-MT (Pantanal), e dirigi por toda cordilheira dos andes, Chile, Argentina, Patagonia, Ushuaia, El Calafate, Tierra del Fuego, Uruguai, Colônia del Sacramento, Montevideo, Punta del Este e retornei ao Brasil pelo extremo sul Chui… Tirei mais de 10 mil fotos e dirigi no total 22 mil km em dois meses… :)))

JOÃO DALL'ORTO MELLO
14 anos atrás

Que saudades da Ponte Hercílio Luz, bons tempos quando ia passar as fériasem Fpolis. Teve uma vez que eu saí de bicicleta Caloi 10 marchas lá da Trindade , próximo a Universidade , e fui até Coqueiros passando pela Ponte H.Luz , com aquele piso de madeira todo tremendo , foi super legal…
Espero um dia novamente voltar a entrar em Fpolis passando pelo Estreito e desembocando na Ponte Hercílio Luz, tem uma vista linda da Baía Norte, que só quem viu sabe como é.
Abraços FG.

Franco Sala
Franco Sala
Reply to  JOÃO DALL'ORTO MELLO
14 anos atrás

João. Será que você não está enganado! Caloi 10 é do meio da decada de 1970 e a ponte já estava asfaltada. A minha primeira Caloi 10 foi de 1974 e já tinha asfalto. Talvez voce se refira a passarela de pedestres, por onde normalmente as bicicletas passavam, estas sim eram de ripas de madeira transversais. Voc me fez lembrar de minhas pedaladas na ponte.

Joao
Joao
14 anos atrás

Sr. Flavio.
No Aurélio consta “Moderação. s.f . 1 – Ato ou efeito de moderar(-se), de tornar(-se) menor: diminuição, redução. 2 – Qualidade em que consiste em evitar excessos; comedimento.” Acredito que ao meu comentário não se aplicam nenhum desses conceitos. Portanto, continuo não entendendo a obervação “O SEU COMENTARIO ESTA AGUARDANDO MODERAÇÃO”. Esperava um pouco mais de objetividade e gentileza de sua parte.
Obrigado

Schmidt
Schmidt
14 anos atrás

Só não atravessei essa ponte de carroça! Os ônibus? Seguramente, Eliziário, largamente empregados em SC nos anos 50/60. Motorização? Muito provavelmente, Ford V-8, com motor dianteiro, à frente da cabina. Empresas? O da frente, cuja cor lembra o azul, Empr. Florianópolis (cindida em várias; Emflotur e Biguaçu dentre elas). O de trás, São José, talvez (hoje, Jotur). Havia uma terceira: Ribeironense, das que cruzavam a ponte com circulares. Quantas lembranças!!!

Paulorenatov
Paulorenatov
14 anos atrás

Eu aos 5 anos (quarenta anos atrás), ainda me lembro atravessando a ponte, geralmente a bordo de um fusca. Meu pai falava que se saltássemos do carro no meio da ponte poderíamos cair pelo vão das madeiras. Eu me cagava todo. O barulhinho da madeira tremendo era de arrepiar.
Abçs,

Paulorenatov

Gilberto Coelho
Gilberto Coelho
14 anos atrás

Maravilha, como o tempo passava mais devagar!

Tiago Barba
Tiago Barba
14 anos atrás

maravilhoso o design antigo… antigamente, onde era mais difícil e totalmente artesanal, tudo tinha linhas arredondadas, desde ônibus até geladeiras… hoje é tudo quadradão, sem graça…

Marcelo
Marcelo
14 anos atrás

bela foto

Fowler
Fowler
14 anos atrás

Não sei o nome, mas lembrou os “papa-fila” que andavam pela rua Augusta, Paulista, no século passado ( risos).

Thiago Schauenberg Pereira
Thiago Schauenberg Pereira
14 anos atrás

Que foto!

Garrincha
Garrincha
14 anos atrás

Apesar de ter 27 anos, não cheguei a andar sobre a ponte de carro. Apenas a atravessei a pé quando era pequeno, pois já estava interditada. Mas minha vó, que passava todo dia por ela, falou que quando chovia era um inferno chegar do outro lado, aquele caminho de madeira virava um sabão.

Já em relação à reforma, ela saiu bem cara pra construir, mas isso ocorreu em pouco mais de 3 anos e suportava um bom tráfego. Agora, a reforma dura décadas, custou milhões aos cofres públicos, e ainda não se pode passar nem andando por ela. Entra partido, sai partido, e todo mundo enche os bolsos com essa “reforma”.

Cesar Costa
Cesar Costa
14 anos atrás

Da ponte não sei nada, mas do ônibus acredito ser uma carroceria Grassi, pelo menos o de trás. Nos meu tempos de colégio (e vai tempo nisso), um dos ônibus era Internacional, com carroceria Grassi, exatamente com essa traseira. A carroceria Elisário, que falaram aí, acho que era mais alta…

evandro
evandro
14 anos atrás

morra de inveja gomes, eu ja passeia nesta ponte num dkw, la pela decada de 70. so nao lembro se o piso era esse.

C.Olsen
C.Olsen
14 anos atrás

O ano 1959/60 O ônibus nr.8 a carroceria Elisario e pela largura do eixo dianteiro e me parece rodas
raiadas a mecânica é International..

luis antonio da matta machado
luis antonio da matta machado
14 anos atrás

Onibus lotação carroceria Auto Taquaril em primeiro plano. O da frente é um Grassi . Ambos com motor Mercedes 1111.
Agora, se não for nada disso, não importa, pois a verdade é que são lindos.

Joao
Joao
14 anos atrás

A madeira do piso com o tempo ia ficando lisa , o que tornava difícil manter o veiculo no trilhos. Nos dias de chuva os motoristas, principalmente de ônibus, davam um show. Sempre mantendo distancia pois frear era impossível. Na esquerda da ponte além do cano de abastecimento de agua aparecem, em sequência, os isoladores de vidro da energia elétrica. O Onibus dever ser um, pode ser um Ford F 600 a gasolina e a carroceria certamente é uma Eliziario. No projeto foi previsto linha férrea mas nunca foi implantada. Na frete dos ônibus e atrás do jeep, certamente, um chevrolet 49, 50,51 ou 52

Joao
Joao
Reply to  Joao
14 anos atrás

Solicito informar o que significa a obervação “O SEU COMENTARIO ESTA AGUARDANDO MODERAÇÃO” constante em meu comentário anterior

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Joao
14 anos atrás

Significa que o seu comentário está aguardando moderação.

geraldo nunes - itajai -sc
geraldo nunes - itajai -sc
14 anos atrás

A Ponte levou pouco mais de três anos para ser construída. Mas está “em reforma” há mais de década.
Parece que, SE sairem as licenças ambientais, SE saírem as verbas, etc., ainda levará 3 a 4 anos para reformar…
Em respeito ao governador Hercílio Luz, seria melhor desmontar a atual e fazer uma nova, mesmo!

EdisPJ
EdisPJ
14 anos atrás

Quando eu era (bem) pequeno, lembro de ter passado de carro…depois, quando vim morar aqui, a pé, pois já estava interditada para carros…quem sabe, daqui uns 5 anos, possa transitar novamente pelo cartão postal mais popular de Santa Catarina…

fred
fred
14 anos atrás

Acho que o ônibus é um Elisiário.

Alan Bandeira Preta!
Alan Bandeira Preta!
14 anos atrás

Temos aqui uma coisa chamada vento sul, ele sopra de tempos em tempo repentinamente e é um vento forte, frio e constante que dura exatos 3 dias. Diz a lenda que esses tablados de madeira não exerciam atrito suficiente para que os carros superassem o vento lateral quando parados no trânsito e eram arrastados. Bom para se ter uma idéia, dá um frio na barriga passar pelas pontes novas em dia de vento sul! Imagina naquela época!

Abraço!

Cid Mesquita
Cid Mesquita
14 anos atrás

Legal era o barulho do piso quando se passava pela ponte.

maveco
maveco
14 anos atrás

Morei boa parte da minha vida em Floripa, mais especificamente na praia dos Ingleses. Nestes tempos, trabalhava no TJSC em uma sala com vista panorâmica para as três pontes: Colombo Sales, Pedro Ivo e Herílio Luz, esta última, a que se vê na foto.
A Hercílio Luz, que é considerada o cartão postal da cidade, é magnífica, pena que esteja fechada ao público por questões de segurança. As obras de recuperação se arrastam pelos anos e nada de podermos viajar no tempo, mesmo que “a pé” pelos seus quase 822,00 m de extensão.
Saudades da Ilha da Magia.

Marcelo
Marcelo
14 anos atrás

Flávio,

A ponte é a Hercílio Luz na cidade de Florianópolis.
Aqueles ônibus devem ser da empresa Emflotur e da Transportes Coletivos Biguaçu. Essas duas empresas e outras fazem a ligação continente/ilha/continente.

charly
charly
14 anos atrás

Boa tarde FG, fui eu quem mandou o e-mail pra você, o título do e-mail era “Fotos antigas de Floripa”, um abraço.

Rafael Licursi
Rafael Licursi
14 anos atrás

Não entendo nada de ônibus, sei que adorava andar nos Cometas na época de moleque… hoje fico de carro, avião ou bicicleta…
Mas sobre a ponte, sua reforma está em vias de terminar (até 2012… tá vai tempo, mas estão nisso desde antes de 98, quando cheguei por la) e será possível transitar por ela novamente, mas, até onde sei, nada de ônibus desta vez.

Dú
14 anos atrás

As construções a esquerda da foto?

Diego
Diego
14 anos atrás

Legal Flávio. Legal ver a foto da Ponte Hercílio Luz, cartão postal de Florianópolis, terra que nasci.
Pena que nossa ponte está interditada e o governo não dá conta de consertá-la.
Desde 1982 não há trânsito de carros nela. Há mais de 10 anos ela está fechada para reformas. Uma pena.

Abraços

o pulguento
o pulguento
14 anos atrás

ponte hercilio luz, inaugurada em 1924 segundo o google,quantos aos onibus so para quem manja

abç.. fui

Diego
Diego
Reply to  o pulguento
14 anos atrás

A ponte foi inaugurada em 1926. Em 1924, foi o ano de falecimento do ex-governador Hercílio Luz, que na época exercia o 3º mandato. Dias antes da morte do político, na Praca XV de Novembro, uma réplica de madeira da ponte, que se chamaria Ponte da Independência, por ser a primeira que ligava a ilha ao continente. Devido ao falecimento de Hercílio Luz, durante a construção, recebeu uma homenagem póstuma, assim como a Ponte Pedro Ivo, inaugurada após a morte do mesmo, em fevereiro de 1990.
A Colombo Salles, inaugurada em 1975, também recebeu o nome em homenagem ao então governador e engenheiro Colombo Machado Salles, ainda vivo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_Herc%C3%ADlio_Luz
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_Colombo_Salles
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_Pedro_Ivo_Campos

Henrique Tiedje
Henrique Tiedje
14 anos atrás

Pra quem gosta de nostalgia boas noticias pelomenos da ponte Hercilio Luz (Florianopolis), ela está sendo reformada mais uma vez, porém dessa vez um consórcio alemao assumiu a obra e promete revitaliza-la afim que se retome a passagem de carros ou de um trem metropolitano.

Sergio Luis dos Santos
Sergio Luis dos Santos
14 anos atrás

Ponte Hercílio Luz. Interessante o piso. Será que é durante a modificação para ser apenas usada por veículos, pois pelo que li originalmente tinha uma linha férrea

adriano
adriano
14 anos atrás

e ai flavio tudo bem dá uma olhada na temp 12 do top gear da bbc o epsódio 6

Roberto Zuquim
Roberto Zuquim
14 anos atrás

Pena que os governos gastam milhões de reais por ano na “restauração” da ponte Hercílio Luz e até hoje necas de pitibiriba…
Ultimamente falam em utilizar a ponte para um suposto metrô de superfície.
Está a mais de 20 anos sem que passe um único veículo rodante.