CARRO DA FIRMA (6)

SÃO PAULO (deu sede) – Youssef Dimitrov foi quem mandou esta para nossa minissérie. Bom, foi quem mandou primeiro, porque o caminhãozinho Puma da Coca-Cola é outro que chegou mais de uma vez à minha caixa postal. Não eram muitos, na verdade, circulando pór aí. Mas não deixa de ser interessante um brasileirinho puro entregando o mais ianque dos produtos de todos os tempos.

Sobre os caminhões Puma, a blogaiada poderia ajudar a contar a história. Quando foram produzidos, onde, qual motorização levavam, se eram bons ou não… Contem tudo!

pumacoca

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
candido
candido
9 anos atrás

Cara, me lembro quando eu era moleque (hoje tenho 46 anos), eu morava em frente a um bar e sempre via esses carros de entrega descarregando produtos no bar. Um belo dia quando vi esse caminhao Puma chegar para entrega, fiquei surpreso e comecei a chamar meus colegas para ver o dito cujo. E na epoca achamos o maximo para um caminhao porque foi um tempo em que se tirava muita “onda“ quando alguem tivesse o pequeno esportivo do mesmo nome ( acho que tambem era o mesmo fabricante das cabines do caminhao).

NILTON
NILTON
13 anos atrás

EU TENHO UM PUMA 914 MOTOR MWM ANO 95 ,PENA QUE SOFRI UM ACIDENTE E ESTOU PRECINSANDO DE UMA GABINE NOVA MAS ELE E O MEU PRIMEIRO CAMINHAO E GOSTO MUITO DELE ,NAO E DE DEIXAR NA MAO .

Daniel
13 anos atrás

eu vi um parecido com esse em porto alegre, num desmanche na avenida sertório quase na esquina com a baltazar de oliveira garcia… e tem um com 3 eixos e caçamba basculante sendo usado na zona portuária…

Coelho Voador
14 anos atrás

acho que a Sanasa de Campinas ou Sabesp de Tupã tem um desses cabine dupla rodando até hoje…

Edilson Vieira
Edilson Vieira
14 anos atrás

A empresa onde trabalhei até 2006 ainda tem um caminhão Puma, cabine dupla. Andei nele algumas vezes. A cabine é ampla, sem nenhuma preocupação com nível de ruído, ergonomia ou conforto. Não sei qual o chassi e motor, só sei que vibra feito aqueles antigos Agrale de 3 cilindros. Cheguei a viajar 300 km nele. O bicho trepidava tanto que afrouxou até o parafuso dos meus óculos…

Marcelo
Marcelo
14 anos atrás

Se nao me engano, a fabrica da Puma, em seus ultimos dias, era em Curitiba. Faliu. O barracao hoje abriga uma fabrica de implantes dentarios. Alguma coisa da massa falida foi achada nos escombros mas a ganancia dos atuais donos colocou tudo no lixo. Lamentavel.

Túlio Parodi
Túlio Parodi
14 anos atrás

Flávio, de fato é um clássico.

Você tem a foto de algum caminhão de distribuição de doces Neuza? O baú que ele utilizava tinha uma característica única…

Abç´s, Túlio.

Gilberto
Gilberto
14 anos atrás

Já que o assunto agora é caminhão da firma, eu me lembro muito (e tinha a maior vontade de ter uma miniatura deles) dos Scania da Supergasbrás). Laranjas, lindões. O link para a miniatura: http://www.brinquedosraros.com.br/pdetail.php?id=2882

Gilberto
Gilberto
14 anos atrás

Já que o assunto agora é caminhão da firma, eu me lembro muito (e tinha a maior vontade de ter uma miniatura deles) dos Scania da Supergasbrás). Laranjas, lindões.

Fernando Matias
Fernando Matias
14 anos atrás

Olá F.G.! Este caminhão tinha chassis e motor chevrolet (gasolina 4.1)nos primeiros lotes, ja na segunda remessa tinha motores diesel.

Luis Albertyn
Luis Albertyn
14 anos atrás

O sujeito tinha que ser muito macho para andar num cara-chata com carroceria de fibra… Não tinha alternativa: bateu, morreu.

Mirax
Mirax
Reply to  Luis Albertyn
14 anos atrás

Mas hj tb é assim, apesar de serem mais seguros atualmente, óbvio.
Pra que pior do que as Kombis que até hj rodam por aí…

Varlei
Varlei
14 anos atrás

Foram fabricados aqui na vl prudente na divisao da puma, eram horriveis pulavam que nem um cabrito, e por dentro usava até volante de trator, por dentro o acabamento era horrivel e desconfortavel, tipico um trator mesmo,estes da coca eram antes do 4t, teve um 6t tambem, e um micro-onibus feito em cima do 4t,curiosidade é que na decada de 70 fizeram uma pickup (tipo d10) com a frente do puma gtb, mas só ficou no prototipo.

paulo cesar alves
paulo cesar alves
14 anos atrás

A sabesp usa até hoje um modelo de cabine dupla que é muito comum vê-lo aqui na zona norte de são paulo,principalmente na região do tucuruvi e tremembé!

Costa
Costa
14 anos atrás

Putz, como era feio!

Marcus Vinicius
Marcus Vinicius
14 anos atrás

Carro da firma. Dá uma olhada nesse retrato:

http://4.bp.blogspot.com/_6pP4q-YIr5w/SetE7vaMtoI/AAAAAAAAB7I/LJDBGhJjxiM/s320/59.jpg

De um tempo pra cá apareceram as Sprinters, mas Kombi é Kombi!

claudio antonio cesarioda silva
claudio antonio cesarioda silva
14 anos atrás

esta vesaõ de caminhão puma utilizava basicamente a base do caminhão Chevrolet c 60, com moto Gm 6 cilindros a gasolina cambio clark, é raro mais existe um exemplar deste em Osasco que foi instalado um terceiro eixo e adaptado motor mercedes benz a diesel mas esta bastante descaracterizado, em Santos no porto existe caminhoões puma com mecanica FNM .Existia o modelo puma 7900 do porte do mercedez 608 que utilizava motormwm 4 cilindros a diesel .A Telesp tinha alguns não havia nada em seu dessempenho que os desabonasse

Cesar Costa
Cesar Costa
14 anos atrás

Aqui no Rio toda a frota da Coca-Cola era Puma, com mecânica Chevrrolet à gasolina. Os veículos pertenciam aos motoristas, que eram os vendedores, e eram trocados a cada dois anos. Por isso a motorização à gasolina. A Coca comprovou por planilhas, que era mais negócio comprar um caminhão à gasolina e usá-lo por dois anos, do que empatar muito mais dinheiro num diesel. Os bichinhos estavam sempre novos….

Al Unser Jr.
Al Unser Jr.
14 anos atrás

“Mas não deixa de ser interessante um brasileirinho puro entregando o mais ianque dos produtos de todos os tempos.”
Porque não Barrichelar.: …”apenas um brasileirinho contra todo esse mundão ianque” kkkkkk

JC
JC
14 anos atrás

ERAM LENTÍSSIMOS. AQUI NO RIO QUANDO O TRÂNSITO ESTAVA DEVAGAR, JÁ SE IMAGINAVA UM CAMINHÃO DA COCA-COLA NA ESQUERDA….

Milton
Milton
14 anos atrás

Sempre achei esses monstrinhos um tanto qto desengonçados…

André Buriti
André Buriti
14 anos atrás

Pela roda parece mecânica Chevrolet, aliás, eu achava que esses caminhões eram C-60 reencarroçados.
Tem uma boa área envidraçada, sumiu das ruas, qualquer dia aparece um numa exposição, caracterizado assim mesmo.

Mario Mesquita
Mario Mesquita
14 anos atrás

Bela foto. Sumiram, né?

Klaus
Klaus
14 anos atrás

Esse aí da foto deve ter mecânica e projeto bem próximos dos antigos caminhões Dodge (que deram origem aos VW a partir de 1981).

Marcio Vieira
14 anos atrás

Gomes, mandei 2 fotos de caminhões Puma da Sabesp. Eles ainda estão na ativa.

Klaus
Klaus
14 anos atrás

Os caminhões Puma eram fabricados no Paraná pela Alfa Metais (que faliu poucos meses depois de o fundador morrer e os herdeiros enfiarem tudo no… lá mesmo onde vc pensou). Usava motor MWM (acho que os D229 Turbo de 110 cv) caixa Clark de 5 marchas e transmissão Meritor (hoje tem a marca Suspensis ou Braseixos não me lembro mais). Basicamente era um VW 7-110 com outra cabine (a do Puma era de fibra de vidro e do VW de chapa de aço). Eram tão bons quanto a capacidade dos mecanicos de adaptarem peças dos caminhões VW neles pois o pós venda e manutenção dos bichinhos nunca foram pensados pela fábrica. Porém, enquanto novos eram tão bons quanto qualquer outro.

Cristiano, o ruivo
Reply to  Klaus
14 anos atrás

Bom, se faliu depois que o patriarca morreu, eu não sei, mas a Puma vendeu a marca para a Ford em 1998 usar em um carrinho esportivo que era feito na Europa, mas que acabou nem sendo importado para o Brasil. Ainda foram fabricados alguns caminhões com a marca AMV até 1999, e era mantido o escudo do felino, mas sem a inscrição Puma. Durante os anos foram usados motores MWM e Perkins.
Esse da foto é um modelo de 1973, que era feito por encomenda, a linha de montagem em série só começou mesmo em 1978.
Mais detalhes:
http://www.cargapesada.com.br/edicoesanteriores/edicao138/memoria138.php

Horacio Neves
Horacio Neves
14 anos atrás

O motor era C B T,se não me engano.
Acho que era um bom veículo.

Endrigo Cenzi
Endrigo Cenzi
14 anos atrás

Olha! É a Ferrari 2010!

André Grigorevski
14 anos atrás

Não lembro nada sobre as especificações dos caminhões Puma, mas lembro que lá pela primeira metade dos anos 90 era bem comum ver alguns deles (nem falo dos da Coca-Cola, mas caminhões Puma em geral) fazendo entregas.

A maioria que lembro eram mesmo de produtos alimentícios. Eu sempre via um desses parado na porta de alguma padaria ou mercadinho descarregando mercadoria. Mas faz tempo que não vejo um… Está mais fácil ver FNM.

Mineiro em America-na
Mineiro em America-na
14 anos atrás

” A empresa passou ainda a diversificar, iniciando a produção de pequenos caminhões (com motores MWM e câmbio Clarck). ”

“Em 1999, foi vendido o último caminhão com a marca Puma, modelo 7900.”

http://www.pumaclassic.com.br/2008/12/caminhes-puma-01.html

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-116080582-caminho-puma-cabine-dupla-motor-f-4000-mercedes-agrale-_JM

http://www.carroantigo.com/portugues/conteudo/curio_puma.htm