CHORA, ARGENTINA

SÃO PAULO (eu, hein?) – O governo de um país todo esculhambado como a Argentina tirar declarados US$ 2 milhões de seus cofres para financiar a brincadeira de um piloto obscuro, como José Maria López, numa equipe mais do que duvidosa, a USF1, é um grande absurdo. Já seria um escândalo mesmo se a equipe fosse a melhor do mundo.

OK que os argentinos amam o automobilismo, mas é caso de panelaço. Qual é a contrapartida? O que López dará de volta ao país? Há anos que na Argentina automobilismo é coisa de casa: fortíssimo internamente, voltado para carros de turismo, rali e protótipos, com público enorme, torcedores fiéis, imprensa engajada e assídua.

Tanto é assim que há anos, desde Reutemann, não apareceu ninguém forte no exterior. Pelo simples fato de que o caminho adotado foi outro — excelente, por sinal, porque funciona.

Eu, se fosse argentino, estaria meio puto com essa história.

Subscribe
Notify of
guest

117 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bruno Oliveira
Bruno Oliveira
14 anos atrás

Nada contra financiarem ou incentivarem a viagem espacial do Marcos Pontes, mas o que foi que ficou de positivo no desenvolvimento da ciência, tecnologia, no próprio Programa Espacial Brasileiro? Tem que ter essa prestação de contas.

Não pode ficar só no “Yes, nós agora temos um astronauta” ou . Pode ser que eu não esteja bem informado, mas por enquanto só vi este cara dando palestras sobre a experiência de ter viajado ao espaço, e como colocou o Albeni, se aposentou pouco tempo depois. Quer fazer investimentos certos que podem contribuir mais? Cria um incentivo para pesquisadores e cientistas poderem manter seus trabalhos no Brasil ou nessa concorrência dos Caças fazer investimentos para que haja transferência de tecnologia e que o Brasil possa produzir os seus futuramente (Se o modelo sueco Grippen for o escolhido, há a possibilidade do desenvolvimento deste modelo em conjunto com a Embraer). Na minha opinião, parece ser muito mais proveitoso (principalmente quando falamos de dinheiro público), do que apenas criar aquela atmosfera de orgulho nacional barato. Com todo respeito.

Sobre o piloto argentino, se aplica a mesma coisa. Vai contribuir com o quê? O que o cidadão argentino vai ganhar vendo um conterrâneo seu (financiado com seu dinheirinho suado) se arrastando no fundo do grid da F-1?

@
@
14 anos atrás

O Airton Daré correu varios anos na Indy Lights pela EQUIPE BANESTADO (Banco do Estado do Paraná), que acabou quebrado. Resta saber porque o Banco do Estado do Parana fazia propaganda nos Estados Unidos…

MSS
MSS
14 anos atrás

Não é o assunto do tópico, mas como foi abordado e discutido me sinto no direito e na obrigação de opinar …
Até porque desse riscado eu entendo …
Os Correios tem sim um monopólio.
Ela sofre a concorrencia da DHL, UPS, Fedex, Brasspress no serviço de encomendas ( SEDEX), mas é a única empresa brasileira autorizada a transportar documentos, vales postais, pacotes e afins sem cobertura de nota fiscal. É a única que não é obrigada a parar em postos fiscais, é a única que não sofre fiscalização, não recolhe icms, não precisa de registro na ANTT …
Isso não só é monopólio como é covardia com quem quer trabalhar …

Marcelo
Marcelo
14 anos atrás

deviam ter chamado o Maradona prá correr, afinal…carreras são carreras…

Batman
Batman
14 anos atrás

A diferença entre a situação do Brasil e da Argentina é gritante, o Brasil já o 4o melhor mercado de investimento mundial… entquanto a Argentina não consegue pagar os juros da dívida externa, o que tem causado o imbrólio com o Presidente (entra-e-sai) do Banco Central de lá…

Na verdade acho que já era hora de algum brasileiro montar uma equipe, com ajuda da iniciativa privada, Petrobras e Embraer, por exemplo…

Michael Lacerda
Michael Lacerda
14 anos atrás

Para a Argentina 2 milhoes nao etanto como agente pessa. O carro alem de ser da USF1 vai ser pintado da cor da Argentina e vai le dar muito mais em retornos na area publica e turismo para o pais.

Angelo
Angelo
14 anos atrás

Saudade da F1 na época do Emerson, Moco, Stewart, Lauda, Peterson….. Tinha acima da grana, muito bota e pouca política!!!

Ednardo Guaitolini
14 anos atrás

Caramba…..putz
Complicado ler algumas declarações..
Correio/ISS/Dívida pública/Populista….
Daqui a pouco vão dizer que o LULA colocou o Senna e o Di Grassi na F1 como jogada política ou programa eleitoral…….

JONAS MONTANARO
JONAS MONTANARO
14 anos atrás

TODO MUNDO FALANDO DOS ARGENTINOS, MAS SE ESQUECENDO COMO ESTAMOS NÓS AQUI. A PETROBRAS, DURANTE ANOS PATROCINOU O FLAMENGO, E NUNCA SE SOUBE AO CERTO COMO ERA O CONTRATO. NA ARGENTINA PATROCINA O RACING, O RIVER PLATE, E TAMBEM DIVERSAS CATEGORIAS E TORNEIOS. NO CHILE ELA COMPROU TODA A REDE DE POSTOS ESSO NO PAIS. NESTE MES COMEÇOU A PATROCINAR O CAMPEONATO CHILENO DE FUTEBOL. TAMBEM ANDA PATROCINANDO TORNEIOS DE TENIS. ENFIM ESTA MARCANDO TERRITORIO, COM SUA PROPRIA MARCA. ENTAO DEIXEMOS OS ARGENTINOS EM PAZ PORQUE NA VERDADE É ISSO QUE ELES QUEREM, CHAMAR A ATENÇAO.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  JONAS MONTANARO
14 anos atrás

Mais um comentário em maiúsculas e você será bloqueado.

Fábio
Fábio
14 anos atrás

é brincadeira o comentario desse Bruno, abração Flavio

TUTA
TUTA
14 anos atrás

Kirchner

TUTA
TUTA
14 anos atrás

Flavio, se tu fosse argentino, não quero nem pensar.
No fim, U$ 2M nem é tanta grana pra uma notícia de alcance mundial e que vai dar visibilidade pra Argentina. Ou não é pela opinião pública mundial que países sediam olimpíadas, copas e a F1? Cagada mesmo foi a Cris (intimidade) Kirshner dizer que não conhecia o Pechito. isso sim é uma mancada grave. Cade a assessoria de imprensa? Produção! produção!

Mario Mesquita
Mario Mesquita
14 anos atrás

Acho que pais que não fez e não faz o seu dever de casa não podera fazer gastos que, analizando bem, não são prioritários. Isso vale lá ou aqui. O bem estar dos povos estão em primeiro lugar. Penso assim.

Alexandre Frankenberger
Alexandre Frankenberger
14 anos atrás

oooo inveja
além de apoiarem o automobilismo interno, agora o governo dos caras ajuda para os caras irem pra fora correr.

eitaaaaaa inveja
hahaha

Valtinho
Valtinho
14 anos atrás

Ontem estava olhando o site oficial da F1 e percebi que não se menciona a equipe USF1 e sim US team. Pergunto ao FG: Isso tem alguma coisa a ver com direitos da marca F1, que pertence ao Bernie Eclestone???

Fabio Pellim
Fabio Pellim
Reply to  Valtinho
14 anos atrás

Sim, F1 é palavra como direitos controlados pelo Ecclestone, ele inclusive trava uma longa batalha com a industria de computadores para que se remova a tecla F1 e ponha outra coisa no lugar.

dilso
dilso
14 anos atrás

Se alguem explicar porque no Brasil em que o atendimento a saude eh um caos e o ministerio faz propaganda na televisao, se alguem conseguir explicar porque o correio gasta milhoes na televisao em propaganda e se trata de um monopolio, e outras tantas barbaridades que se faz com o dinheiro do contribuinte nao Brasil , conseguindo essa explicacao a gente vai entender que a Argentina nao fez um erro tao grave em apoiar o Piloteco .

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  dilso
14 anos atrás

Correio é monopólio? Mais um #IgnoranteDetected.

Fabio Pellim
Fabio Pellim
Reply to  dilso
14 anos atrás

Vou te contar, os olhos já não podem crer, correio é um monopólio, o amigo esquece que o correio compete uma dezena de outras empresas na área de entregas expressas, onde realmente pode se ter algum lucro, já que o correio convencional praticamente empata, compete com gente grante como FedEx, DHL, TNT, e um monte de outros curriers no Brasil. A saude é realmente um caos, falta grana, tem muito mais gente no sistema do que a verba alocada pode sustentar, é verdade que á problemas de gestão da grana, mas falta dinheiro, sabe como resolve, se envolvendo meu irmão reclamando com o seu representante no legislativo, você lembra quem é?

Batman
Batman
Reply to  dilso
14 anos atrás

R.Azevedo,+D.Mainardi+ A. Jabor+L.Hipólito+B.Casoy+A.Hitler DNA detected

fabiano
fabiano
Reply to  dilso
14 anos atrás

Mais que burro!!! Da zero pra ele FG!!!!

sandro
sandro
Reply to  dilso
14 anos atrás

Senhor Flávio Gomes, gostaria que observasse o seguinte endereço. O STF, diz que a Empresa Brasileira de Correios e Telegrafos detem o MONOPOLIO para correspondências pessoais. Grato

http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=111512

CorredorX
CorredorX
14 anos atrás

O Brasil tá mandando dinheiro para o Haiti. E conspiracionista que sou, de duas uma: o Brasil não tem dinheiro nem para cuidar do seu próprio povo, vai ter para os outros? ou se tiver esse dinheiro, por que não cuida? Além disso, o Lula quer aumentar o seu prestígio internacional.

Mas tudo isso é bobagem. A argentina patrocina o piloto porque ama de mais o automobilismo, tal como o Lula ama os haitianos.

Roberto Fernandes
Roberto Fernandes
14 anos atrás

Bruno, só rindo do teu comentário. Vai ser burro assim…

JORJÃO
JORJÃO
14 anos atrás

se o cara for bom acho uma boa jogada

Albeni
Albeni
14 anos atrás

Muito bem lembrado Bruno. “Quanto nos custou o passeio de Marcos Pontes?”. Que por sinal se aposentou em seguida à brincadeira. Olhem o aumento, recém anunciado, da dívida pública. Triste ” herança maldita ” de governo populista.

Fabio Pellim
Fabio Pellim
Reply to  Albeni
14 anos atrás

Puxa aumentou a divida pública em uma ano de crise onde o governo teve que fazer uma série de estímulos fiscais para que muitos de nós não perdêssemos nossos empregos. Aumenta-se a divida, mas continuamos a trabalhar, o governo americano aumentou seu deficit também, pelo mesmo motivo.

fabiano
fabiano
Reply to  Albeni
14 anos atrás

Santa Ignorância!!!!!!!!!! Ter um astronauta é sinônimo de luta por tecnologia e avanço da ciência. Mas é claro que pessoas como você Albeni nunca entenderão isso.
Até qual série você estudou?????
Fez alguma faculdade pagou passou????

Fabao
Fabao
14 anos atrás

Ao invez do Governo, por que nao YPF?

Adriano Muha
14 anos atrás

Este tipo de coisa só tira o merecimento de quem chega a F1.

Edson
Edson
14 anos atrás

Flávio, quanta besteira se lê por aqui…meu Deus, alguns iluminados criticam a Petrobrás por patrocinar pilotos, equipes e eventos – esquecem que uma empresa que compete no mercado livre e tem as suas concorrentes. Agora o cúmulo é uma ANTA aí que criticou os Fittipaldi pelo fantástico sonho da F-1…não tem a menor idéia do que fala e a patrocinadora, a Copersucar, não era estatal e sim uma cooperativa….Flávio, deveria ter no blog um detector de: #IgnoranteDetected – afim de eliminar esses mal informados e maldosos….abraços

Bruno Oliveira
Bruno Oliveira
14 anos atrás

E quanto saiu dos cofres públicos aquele passeio no espaço daquele astronauta Marcos Pontes? Deve ter sido muito mais…

Ednardo
Ednardo
Reply to  Bruno Oliveira
14 anos atrás

Passeio? Putz….
Síndrome de brasileiro…achar que tudo é passeio!!!!!

Fabio Pellim
Fabio Pellim
Reply to  Bruno Oliveira
14 anos atrás

Bruno, me desculpe, conseguir ter um astronauta na IIS é um símbolo de paridade tecnológica, por mais que seja somente um símbolo, um sinal é o que conseguimos e isso tem relevância nas relações internacionais do país e internas, não tem a menor comparação com o fato do país investir em um sonho privado e particular, isso é populismo da pior espécie, panis at circenses, alias os Kischiners são peritos nisso, alias todo o governo com problemas recorre a esse tipo de expediente. A comparação não é infeliz é somente descabida. Você compara o programa espacial de um país com um financiamento do sonho de um único cidadão.

fabiano
fabiano
Reply to  Bruno Oliveira
14 anos atrás

Santa Ignorância!!!!!!!!!! Ter um astronauta é sinônimo de luta por tecnologia e avanço da ciência. Mas é claro que pessoas como você Bruno nunca entenderão isso.
Até qual série você estudou?????

Breno Mohr
Breno Mohr
14 anos atrás

Seguindo a escola do mestre Chavéz, tão querido pelos Kirchners. Ele também tira da comidas dos pobres venezuelanos para patrocinar o Maldonado.

Mário Campos
14 anos atrás

Concordo com a questão da nacionalidade do piloto. A equipe não foi criada para pilotos americanos? Uádarrel!

Mas a qualidade do Pechito é inegável. Com exceção da GP2, onde ele fez uma campanha irregular, o que aconteceu inclusive com o Kamui Kobayashi, ele foi campeão da Worls Series e de tudo o que ele correu antes da GP2. Quando voltou para a Argentina, ganhou tudo por lá também. O cara ganha até corrida de autorama e carrinho de controle remoto. Se o carro nã for tão ruim quanto qualquer outro feito nos EUA, ele tem uma grande chance de estar à frente do Bruno Senna, que me parece que terá o segundo pior carro do grid, porque o pior será o do companheiro dele, e incomodar seriamente o Di Grassi, o Kovalento e o Trulli. Quem quer que esteja no outro carro, com exceção do Villeneuve, certamente tomará um 19×0.

sauldavi
sauldavi
14 anos atrás

Pior foi na paraíba em que o Valdeno Brito, que nem lá morava recebeu do governo ajuda financeira, porque seu pai era um político, rico empresário do ramo de empresa de ônibus, apoiava o cassado ex-governador Cássio da Cunha Lima.

Y
Y
14 anos atrás

deixa eles gastarem o $$ onde quiserem…

roxxon valdez
roxxon valdez
14 anos atrás

esse campeonato desse ano vai ser um circo mesmo. Equipes de mentirinha, pilotos de carrinho de rolimã. Regras doidas. Vai ver os pilotos vaõ sair correndo dos boxs e pular na pista de olhos vendados para descobrir seus carros.Vão propor a ecclestone montar uma equipe com sucatas de DKVS , LADAS e FORDINHOS. se bobear até Zanardi vai ser piloto da F1, de novo.

Salário Mínimo
Salário Mínimo
14 anos atrás

Populismo, há muito tempo, é tradição no governo Argentino.
Portanto nenhuma surpresa.

Edison Guerra
Edison Guerra
14 anos atrás

Acho a ajuda do governo argentino procedente,pois este “Pechito” é considerado o melhor piloto da atualidade lá.O cara corre em várias categorias ,e costuma faturar em todas.É só procurar no Vocetubo TC2000,Top Race V6,Carretera,e outros que não lembro agora.Os narradores portenhos,com sua peculiar gritaria ,vão à loucura.

Bruno
Bruno
14 anos atrás

O sucessor do Mazacanne chegou!

Marcio Ferreira
Marcio Ferreira
14 anos atrás

Usar dinheiro do contribuinte pra bancar piloto de F1 é o fim da picada em qualquer país. Podem alegar 1 milhão de razões, mas nenhuma vai me convencer que é algo justo com a classe média que sustenta quase todos (senão todos) os países do ocidente.

Dionisio
Dionisio
14 anos atrás

Se você argentino estaria muito feliz por ter um piloto na F1.
Como disse o Fogaça o cara é muito querido, e é bom ! Ele será visto por uma equipe grande.

Fábio Amparo
Fábio Amparo
14 anos atrás

Piloto novo na categoria, equipe mais junior que o piloto, e o cara ainda é argentino.

Alguém quer uma receita para o fracasso melhor do que essa?

marcos
marcos
14 anos atrás

Mas acho q vai ter o logo da argentina no carro.

ou seja, propaganda para atrair turistas.

vc como sempre, pessimista e chato!

Pablo
Pablo
14 anos atrás

Creio que não há motivos pra vc ficar puto Flavio…
Afinal de contas, o que são 2 milhões pra um país? Se fosse 2 BILHÕES eu te daria razão! E além do mais o governo argentino não patrocinou o Fangio? e então pra que ficar puto se isso é comum não só lá como aqui?

Rael
Rael
14 anos atrás

Mas a USF1 não era “a equipe americana”, que resgataria o orgulho dos pilotos americanos na F1, etc? E agora vai surgir pintada de cores da Argentina? Uadarréu?

Bruno
Bruno
14 anos atrás

A Argentina hoje é um arremedo do que já foi.

Que essa iniciativa renda bons frutos para o automobilismo deles.

Por aqui continuo na torcdia para que a Italiana FIAT faça alguma coisa interessante junto com o Felipe Massa.

Acho que os nossos amigos hermanos devem é ficar puto com a presidente que tem… que parece seguir a nova linha de neo-despotas que surgem pelas bandas da América do Sul..

Abraços

Imperador

Diogo Maia
Diogo Maia
14 anos atrás

Vendo o que acontece pelas bandas de lá, não vejo por que não fazermos igual e tentar mais uma vez criar uma equipe genuinamente brasileira.
Se os USA, que têm muito menos tradição do que nós na f1 criaram e a Argentina já tem piloto pratrocinado, por que nós não ?!
Seria a Brazil Car Racing com dois pilotos também brasileiros. Assim a política do pão e circo teria mais uma ferramenta. Milhões e Milhões são desviados dos cofres públicos, por que não desviar pra algo que possa alegrar o povo brasileiro aos domingos todo ano uma vez que copa do mundo é só de 4 em 4 anos ?!

Antonio Tigre
Antonio Tigre
14 anos atrás

FG os nossos Argentinos vão adorar!!!
Eu vou a todos os GP’s Brasil em Interlagos desde 1990 e já tem uns dez anos que sento sempre no mesmo lugar no setor A, com alguns amigos de São Paulo. Acabamos fazendo uma turma de fanáticos de varias partes do Brasil como: São José dos Campos, Rio de Janeiro, Salvador, Mont. Mor, Curitiba. Há três anos incorporamos na turma quatro Argentinos, dois de Buenos Aires e dois de Mar Del Plata. Os quatro torcem que nem loucos para o Massa e até para o Rubinho. Para este ano vão ter motivos para virem animados a torcerem. Abraços.

Valmir Passos
Valmir Passos
14 anos atrás

É de fato muito estranho. Mas o Estado dos hermanos já patrocinou Fangio. Aliás, Perón, foi criticado pelo mundo todo como estadista, mas patrocionar Fangio podia. Aqui, muito estranho o apoio que o Estado deu ao Raul Boesel por exemplo, ou o que um Estado pobre do Nordeste brasileiro dá a um piloto da stock car. Enfim, não é o primeiro caso, nem será o último. Infelizmente, o automobilismo também carece e muito de transparência.

Valtinho
Valtinho
Reply to  Valmir Passos
14 anos atrás

Quer uma propaganda melhor do que aparecer na globo com o slogan “Visite a Paraíba”?
Não acho que seja absurdo, até pq o piloto é paraibano. Se todos os estados fisessem assim, teriamos pilotos de todo o Brasil e não só do eixo Rio-São Paulo-Paraná!!!
Vergonha maior é uma empresa do tamanho da VALE não patrocinar nehum piloto Brasileiro!!!

Djalma Fogaca
Djalma Fogaca
14 anos atrás

FG,

Vc ta puto atoa,eu to bem por dentro do automobilismo Argentino,pq meu filho vai correr de top race v6 la’,por uma serie de razoes que qquer hora me da na telha e falo,mas esse Jose’ Maria Lopez,e’ um Deus na Argentina,e talvez tivesse panelaco se o governo nao botasse uma grana nele.
Grande abraco

André Lisboa
André Lisboa
14 anos atrás

Flávio,

Mas essa grana não dá nem pro café…

O cara deve estar levando alguns empresários e o Governo foi a reboque

Cristiano, o ruivo
Cristiano, o ruivo
Reply to  André Lisboa
14 anos atrás

Os patrocínios dele somam 8 milhões, sendo 2 do governo.

Eusebio Sachser
Eusebio Sachser
14 anos atrás

Hehehe, se der certo esse negócio da Argentina voltar mesmo a F1, é provável que volte o GP da Argentina e o nome da equipe mude de USF1 para Malvinas F1!

adelson travassos
adelson travassos
14 anos atrás

dinheiro publico para garantir uma vaga na usf1, acho meio foda, mas e’ a argentina, fazer o que…

Ednardo Guaitolini
14 anos atrás

US$ 2 milhões? Não haveria um piloto PseudoDeusNorteAmericano para pagar mais que essas doletas????
FG, será que os pilotos americanos (Incluo a Danica) não confiam na USF1?

Olegário
Olegário
14 anos atrás

Sei lá Gomes… de Prático eu acho que isso não traz nada… é que a Kitchner (acho que não é assim que se escreve) é uma Presidente de naipe levemente populista e marqueteiro (ao menos era no começo do mandato) e essa é mais uma tentativa dela de fazer aquela política cretina do “Pão e Circo”, já que os carros da USF1 vão levar o logo do PAÍS, ela espera que isso traga alguma propaganda boa (E apesar de eu acreditar fielmente que a USF1 corre em 2010, eu duvido que faça algo além de andar no fundo do Grid)…
Mas particularmente eu acho que isso vai ser um tiro n’água

Victor
Victor
14 anos atrás

Esse dinheiro veio do Ministerio do Turismo, então eles tão contando que o sujeito em questão possa atrair gente para o pais.

Nestor  Kirchner
Nestor Kirchner
14 anos atrás

Flavio
2 milhoes de usd e’ pins para qualqer pais, medianamente desenvolvido,
Los chicos piensan como chicos,
Chau Chico