COMEÇOU

GUARUJÁ (vou correr) – Como será Alonso, e não Massa, o primeiro a testar a nova Ferrari, começou a cantilena dos ufano-trágicos brasileiros, que veem conspirações em tudo. É o tema de minha coluna de hoje no Grande Prêmio. Leiam lá, comentem aqui!

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Lucas
Lucas
14 anos atrás

O Domenicalli acabou de anunciar que quem vai testar a Ferrari nova primeiro é o Massa. Pobre Alonso, só um espanholzinho contra esse mundão todo! :)

Gil de Ferran
Gil de Ferran
14 anos atrás

Ufanismo é acreditar que Massa poderá bater Alonso nas pistas…

Massa admite seus erros? E a culpa que jogou no Coulthard e a “sensação estranha”? Ele perdeu o título de 2008, pois erros técnicos ocorrem para todos. O que não é aceitável é errar como errou em Melbourne (bateu na largada e depois se enroscou com Coulthard) e em Sepang (rodou sozinho quando mais nada estava em jogo, desperdiçando 8 pontos)…

Barrichello reclama mais que Massa, contudo, possui mais caráter. O Massa se acha muito mais do que gostaria de ser. Só quem não viu as declarações dele após o GP do Japão de 2007 pode dizer que ele é humilde e maduro. Enquanto o Kubica ressaltou o duelo entre os 2, o Massa, em sua mediocridade, menosprezava o polonês… Lamentável!!!

Por isso torço contra… Nacionalidade é o que menos importa.

Renato Campestrini
Renato Campestrini
14 anos atrás

Quero crer que de fato Massa não venha a ser um mero coadjuvante do bicampeão.

É difícil acreditar que não haverá privilégios, considerando a diferença salarial entre ambos, em que pese o fato de Fernandito já ter chegado lá e Massa quase…

Que seja um duelo limpo, ou que ao menos a diferença entre ambos fique igual a da Mc Laren, esse, para mim, outro indício de que Fernandito não irá querer Massa no seu encalço.

abraço,

RC.

Luiz Carlos
Luiz Carlos
14 anos atrás

Gostei do texto. Esse é o Massa que eu aprendi a gostar. Vc muito bem o define. Vai lutar com o que tem…. mãos, pés e cabeça. Sem choro, tchê…

Francisco Portela
14 anos atrás

Caro Flávio, bom dia.

Eu pensei nessa apresentação e lembrei que na de 2009, o Massa foi quem fez o 1º teste com o novo carro o que demonstra que a política da Ferrari para os pilotos de níveis semelhantes é essa: o importante é a equipe, não importam o tempo de casa ou a cor da camisa.

As suas obervações sobre a evolução do Felipe Massa estão corretas. O desenvolvimento dele é ótimo e o torna um dos melhores.

Um processo semelhante tem ocorrido com o Mark Weber que de um piloto decadente passou a ser respeitado e tem obtido resultados dignos.

Saudações.

Zézinho
Zézinho
14 anos atrás

O real motivo disso tudo tem um nome: patrocinador….O que seria mais interessante para o Santander? A imagem do Massa voltando depois do terrivel acidente da Hungria? Ou a imagem do ultimo bi campeão mundial, reconhecidamente o melhor piloto do grid?

Valmir Passos
Valmir Passos
14 anos atrás

Impressionante. Entre ano, sai ano, um monte de gente com teoria da conspiração. Quanta asneira!!!

MAX
MAX
14 anos atrás

Legal..porque o Alonso vai testar primeiro entao?existe outra explicaçao?

Fabio Luis Silva
Fabio Luis Silva
14 anos atrás

Flávio, tu ta liberando comentários totalmente em caixa alta?

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
14 anos atrás

O Alonso é mais piloto que o Massa.

Wilson
Wilson
14 anos atrás

O Barrilento era segundo piloto na Brawn ??????? E ele tinha histórico para ser o primeiro ??????

Délton
Délton
14 anos atrás

O próprio Rubens disse que o contrato de 2009 dele era para as 4 primeiras corridas apenas; assim Ross teria condição de chamar um piloto que compen$a$$e mais. Em outras palavras, ele era o segundo piloto antes de o campeonato começar.

Quanto ao Massa, acho que ele não vai levar surra do Alonso coisa nenhuma. É só o Felipe, ou quem quer que seja, começar a correr mais rápido que o espanhol que este começa a dar os seus chiliques.

Esse negócio de o Alonso testar primeiro, realmente, não tem nada a ver com favorecimento.

Eudemar
Eudemar
14 anos atrás

FLAVIO CONCORDO UM POUCO COM O Wanderson!
SEMPRE QUE UM PILOTO SE DESTACA, EM UMA EQUIPE DE F1, É SIM, PORQUE CONTA COM O APOIO DA EQUIPE, QUE NÃO ERRA NADA COM ELE, SOMENTE COM O COITADO DO QUE LEVA A PECHA DE SEGUNDÃO!
VOU INSISTIR QUE O RUBENS, FOI PODADO EM SUAS PRETENSÕES DE SER CAMPEÃO, PELA BRAWN GP, SIM!
SE GANHASSE AQUELAS CORRIDAS, ONDE SEU CARRO DEU CHABU, ELE TERIA SIDO CAMPEÃO EM 2009, E NAÕ O BUTTON, QUE FOI PRETERIDO, EM PROL DA VOLTA DE SCHUMACHER!
ISTO, JÁ ESTAVA DECIDIDO, JÁ HÁ MUITO TEMPO, POR ISSO NÃO RENOVARAM COM O BUTTON, DEIXANDO QUE ELE SE VIRASSE COM OUTRA EQUIPE!
MR. ROSS BRAWN É CRAQUE NESTE JOGO, ONDE O QUE ELE DESEJA, ACONTECE!
ROSS, PODERÁ ACERTAR A MÃO, FAZENDO NOVAMENTE UM BOM CARRO, MAS VAI DEPENDER, DAS CONDIÇÕES FÍSICAS E PSICOLÓGICAS, E ACHO QUE A IDADE VAI PESAR, SE AS COISAS, NÃO SAIREM, COMO OS DOIS IMAGINAM!
É SÓ CHEGAR E PILOTAR UM BOM CARRO, POIS SE ACHA SUPERIOR, AOS RESTANTES! MAS, DESTA VEZ EXISTEM 3 BONS PILOTOS, QUE PODERÃO AZEDAR O CHOPP DO ALEMÃO! OU SEJA, ALONSO, HAMILTON, VETTEL E ATÉ BUTTON, QUE PODERÁ SUPREEENDER OS QUE ACHAM QUE ELE SERÁ FUZILADO PELO HAMILTON!

Eudemar
Eudemar
14 anos atrás

ESTA VAI PARA O ALEXANDRE: Schumacher vende pista de kart em Kerpen para Ralf!
PARA UM MILIONÁRIO COMO O SCHUMY, PORQUE NÃO DEU A PISTA DE KART, PARA O IRMÃO, JÁ QUE ELE ESTA MUITO BEM DE VIDA, CURTINDO A APOSENTADORIA!
ELE VOLTOU PORQUE FEZ INVESTIMENTO EM ABU DABHI, E SE DEU MAU!
FOI POR ESSA RAZÃO UM CONTRATO DE 3 ANOS PARA PILOTAR PELA MERCEDES!
ESTÁ COM TANTA VONTADE, MAS, É PARA REFORÇAR, SEU CAIXA, ISSO SIM.
PELÉ VOLTOU PARA JOGAR NO COSMOS, GANHANDO UMAS VERDINHAS, POR CAUSA DE INVESTIMENTOS, QUE FORAM PARA O BELÉLEU, VOLTAR PRA QUE, QUANDO
NÃO SE PRECISA DE DINHEIRO, E O CARA ESTA APOSENTADO!
VENDEU PORQUE ESTA PRECISANDO DE GRANA, MEU CARO ALEXANDRE!

MSM
MSM
14 anos atrás

Que a ida de Alonso para a Ferrari foi ruim para o Massa, não tenho dúvida. Além de ser melhor piloto, ainda terá toda atenção da equipe e da mídia para ele, até pelo fato de ser bi campeão. Claro que terá muito papagaios querendo estragar o relacionamento entre ambos na equipe (a começar pela imprensa espanhola) mas o Massa terá que começar o campeonato sem erros, porque senão será outro ano perdido.

Fred BsB
Fred BsB
14 anos atrás

Flavio,

Engraçado ainda muita gente criticar o desempenho do Massa na chuva, provavelmente é que não acordaram de madrugada para assistir o GP da China do ano passado, onde o Felipe largou lá atras e em poucas voltas o mesmo já estava em terceiro quando seu carro quebrou no momento em que estava o safety car na pista. E a corrida o Japão de 2007 quando ele teve aquele pega incrivel com o Kubica?
Outra coisa, o Felipe deve saber de um dito em que a tartaruga(não é o Rubinho) vive 150 anos justamente por não perder seu tempo se preocupando com a vida dos outros…
Agora eu aposto com quem for, Alonso não terá vida fácil na Ferrari, por que quem tem que mostrar alguma coisa não é o Felipe, e sim ele.

Paulo
Paulo
14 anos atrás

Flavio li o seu comentário baseado na choradeira que já começou e realmente você falou tudo certo. O Massa vai comer pelas beradas isto é nas sobras se dê e o carro for bom possivelmente chega a brigar pelo titulo. Gostaria de fazer somente um pedido. Mandei um email interessante com Power Point com carros trapizongas e você não postou, por quê?
Abração.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Paulo
14 anos atrás

Porque não quis. Sou obrigado a postar tudo que me mandam? Ora…

Juca
Juca
Reply to  Paulo
14 anos atrás

Vai trouxa, aferradura dele é sempre nova…

Daniel Weiler
Daniel Weiler
14 anos atrás

Testar um dia ou dois antes pode não ser um privilégio; Testar a metade dos dias do outro piloto, como fizeram com Rubens é um privilégio ao primeiro piloto…

Há mais uma diferença interessante, que é o Manager do Felipe e seu “amigão” Schumacher… eles fizeram toda a tranquilidade de Felipe até agora e ajudaram a andar junto com o Raikkonen (lembra dos pneus de chuva do raikkonen??)

Vamos ver como vai se sair Felipe sem essas ajudas a partir de agora…

Minha opinião é de que, se não bater Alonso esse ano na Ferrari, vai correr ao lado do amigão ano que vem na Mercedez…

Abr

Batista Lara
Batista Lara
14 anos atrás

Concordo plenamente. Massa é um piloto maduro, compentente e com grandes condições de bater quem quer que seja. Que venha Alonso! Acho que um vai dar um baita de um “suadô” no outro. VAi ser um campeonato bem interessante!

Fabao
Fabao
14 anos atrás

Eu nao acho o Alonso muito melhor que o Massa nao, pra falar a verdade acho que se o Alonso dormir no ponto leva um pau feio!
Nao eh ufanismo, nao pro que o cara eh Brasileiro acho o Massa um dos 4 melhores pilotos atualmente em um nivel muito proximo dos outros 3, era para ser campeao mundial sim e nao foi por causa de um filme que nos vimos (a merda do Piquet Jr. e a tal mangueira).
o Massa nao engoliu o Kimi total flex?
tambem nao esqueçam que o Massa ja eh de casa e o Alonso chegou agora, ninguem sabe se esse casorio Alonso e Ferrari vai vingar, com o Prost nao vingou neh…
eu vou esperar para ver o que vai rolar.

Lucas
Lucas
Reply to  Fabao
14 anos atrás

Massa engolin o Kimi? Uai, eu jurava que o Kimi é que tinha sido campeão pela Ferrari…

Fabio Luis Silva
Fabio Luis Silva
14 anos atrás

“…Portanto, que se estanque desde já a choradeira antecipada”
Sorry, seus pedidos não serão atendidos

fran
fran
14 anos atrás

Que discussão inútil… Schummy ganhará nos próximos 3 anos…

DanDan
DanDan
14 anos atrás

Prevejo muitas sensações estranhas para felipe massa em 2010

Renato Rolim
Renato Rolim
14 anos atrás

Esse pessoal que fala que o MAssa é ruim na chuva, por causa apenas de Silverstone, acompanha F1?

Esse pessoal que diz que ele aceita ser 2º piloto acompanha F1?

Pelo amor de Deus.. Baseiem-se em fatos, como as corridas de Spa 2005, Fuji 2007, Monaco 2008, Interlagos 2008… O cara ficou com fama de ruim na chuva pq rodou 5 vezes.. e daí? Kimi rodou 4 vezxes e ninguem fala nada dele. O fato é que o problema era com o carro. Massa pode não ser mestre na chuva, mas não é horroroso.

Conrado Andrade
Conrado Andrade
Reply to  Renato Rolim
14 anos atrás

Ele realmente não é um ACE na chuva. Mas tb não é esse quadro feio que o pessoal pinta dele não. Aquela corrida em Silverstone, o erro foi inteiro da Ferrari, por terem preparado o carro pra outras condições de pista. Tanto que Kimi tambem rodou 4 vezes. Em Nurburgring 2007, o carro tb estava preparado para o seco e começou a chover, faltando umas 10 voltas, se não me falha a memória. Ele estava ganhando bem, inclusive.
Se tem uma corrida que a Ferrari fez cagadas, foi Fuji 2007. E nessa, Massa andou muito, disputando – e ganhando o duelo – inclusive, um dos melhores pegas nos ultimos 10 anos contra Kubica, pela sexta posição.

Dimas
Dimas
14 anos atrás

Só pra lembrar a todos, Senna na Tolemam e na Lotus exigia tratamento de primeiro piloto, em 9 temporadas foi assim, até na Williams também era o número 1. Na Lotus até vetou a contratação de Warwick em 85, se a equipe queria lutar por títulos então teria que apoiar somente um piloto, no caso Senna! Se o Senna exigia favorecimentos os outros não teriam o mesmo direito? Na Lotus não conseguiu ser campeão porque Senna era fraco em desenvolver equipamento, por isso decidiu ir para a Mclaren como desafiante de Prost, que aliás foi muito camarada em não vetar Senna na equipe. Prost se ferrou, foi traído por Senna em Imola em 89, sentiu o gosto do “veneno” de um companheiro de equipe. Na Williams Prost aprendeu e vetou Senna para 93, Senna até choramingou disso, mas ele fez o mesmo na Lotus com Warwick. Todo piloto que mostra resultado merece mais atenção, Prost e Senna na Mclaren foi um caso atípico, eram dois super pilotos(muito diferente de Schumacher e Rubens onde a fera mesmo era o alemão), a equipe Mclaren dominou por 2 anos, nenhuma equipe chegava perto da Mclaren, deixaram eles decidirem o título em 88 e 89, mas Prost reclamou de favoritismo da Honda a Senna e também com relação a Ron Dennis. Como Prost não é burro e mercenário, preferiu ir para a Ferrari e lutou pelo título em 90. Piloto de verdade é aquele confia no seu taco e tem personalidade, como Piquet,Prost e Alonso quando perceberam que era fria continuar cairam fora da equipe. Rubinho é muito inferior ao alemão, só na parte piloto “mentalmente forte” o alemão é 1000 vezes melhor, quantas vezes vimos Rubinho na Ferrari largar mal, perder bico do carro, rodar na pista? E ainda achava que a culpa era do mundo, barbaridade!!! E outra, podem inverter todas as posições dele e de Schumacher que nem assim Rubinho seria campeão em 02/04, chegou muito longe do alemão nos pontos. Mais de 80% das corridas ficava 10,20,30 segundos do alemão na bandeirada. A dívida da Áustria foi bem recompensada! A Ferrari fez a burrada e soube consertar! Pelo menos 5 corridas que Rubinho venceu Schumacher também não ameaçou Rubens esperando a bandeirada, lembro do GP da Europa/02,Hungria/02, Itália/02(Monza) e USA/02 onde Schummy deixou Rubens vencer para compensar o GP da Áustria! Fora o GP de Monza em 2004, onde Schumacher também não ameaçou a vitória de Rubens nas últimas voltas, foi cumprida a ordem de o líder não ser atacado após o ultimo pit! Ou seja foram pelo menos 5 corridas após a Áustria 02 que Rubens não foi incomodado pelo alemão que ficou “colado” várias voltas até a bandeirada. Rubinho é muito CHORAMINGÃO, em Mônaco 2005 ele foi ultrapassado por Schumacher na última volta, mas nessa corrida Rubens foi péssimo a corrida inteira, largou mal, deixou morrer o carro no box e ainda passou o limite de velocidade nos boxes, acabou punido! Cometeu 3 erros de principiante e depois ficou injuriado com o alemão que não fez nada de errado, até o Galvão nesse dia defendeu a ultrapassagem em Mônaco ” Não vi nada de errado na ultrapassagem R. Leme, Schumacher fez o dele”, viu que Rubens bobeou na última volta…cara de pau o Rubinho, devia ter avaliado sua péssima corrida em Mônaco e ter ficado quieto. Mas o tagarela não “guenta” e foi reclamar para o mundo por nada, na Malásia 2001 foi a mesma coisa, tomou uma “dura” da Ferrari e teve que pagar um jantar ao alemão, ele mesmo admitiu que estava tudo bem a Tv Globo na frente do restaurante! Rubens devia avaliar suas péssimas corridas na carreira, assim como em 2009, como na Turquia onde deu só vexame e decidiu ir para o boxes e abandonar antes de tomar uma volta do líder Button. O que da raiva no Rubinho é essa postura de nunca admitir seus erros. Só reclama e Chora, é um rapaz que vive voltando atrás no que fala, principalmente quando esta com o Galvão, personalidade zero, falou em publicar o tal livro negro umas 200 mil vezes e deu ré…como sempre! Só esta na F1 porque seu salário caiu muito, virou piloto custo-benefício e agora com limite de testes consegue vaga! Mas deviar cair fora depois do massacre que tomou do Button! E agora Rubinho, vai escrever a surra que levou de Button em algum livro, ou daqui 2 anos vai dizer que foi “roubado”? Se não estava bom na Ferrari porque renovou contrato 2 vezes? A verdade apareceu em 2009, Rubinho nunca foi fera é apenas um bom piloto. Estava certa a Ferrari em apoiar Schumacher algumas vezes, mas nem precisava, Rubinho nunca teve “braço” para bater o alemão. O Schumacher fez a parte dele, 5 vezes campeão de pilotos e 6 por equipes e não bateu somente o Rubinho, teve muito piloto superior ao Rubens na pista, como Kimi, Alonso, Montoya entre outros. Essa desculpa dos freios(calota) é uma piada, ele usou apenas 2 vezes freios diferente que Button em 2009, e foi no começo do ano! Foram 17 corridas, 2 GPs não fez diferença nos pontos, Rubinho levou uma surra essa que é a verdade, nem vice foi ano passado. Se Button teve alguma ajuda como na Alemanha, a equipe acertou pois ele conseguiu ser campeão. Quanto ao Massa ele fez tudo certo e eu fiquei surpreso como ele evoluíu na Ferrari, esta de parabéns!!! Não choramingou ao lado do alemão, venceu duas merecidas corridas, se Schumacher teve problemas…paciência, corridas são assim mesmo! Na Turquia ele foi bem e venceu com Schumacher por perto. Pelo menos equipamento Massa teve em 2006, fora a grande amisade que conseguiu com o alemão! Esse soube usar a “cabeça” na equipe ao lado do alemão e fico muito feliz por Massa se recuperar de seu acidente, Alonso é superior sim, mas Kimi também era e Massa andou na frente de Kimi em 2008, o finlândes teve problemas com o carro, mas como disse antes…paciência, se Massa não foi campeão é porque não tinha que ser, como ele mesmo disse. Mas temos que lamentar a corrida de Singapura onde deu tudo errado, era uma corrida decisiva e Massa estava a frente de Lewis nesse GP, poderia no final do ano ser campeão! Mas tudo bem, Massa evoluiu muito, tem chance de disputar o título, em 2010 vai ser um ano bem equilibrado Massa pode surpreender, não vai ser fácil…mas isso não vai ser para ninguém. Schumacher sempre acreditou em Massa como piloto, viu sua evolução na Ferrari, sabe que ele é capaz e Massa quase foi campeão em 2009!

Conrado Andrade
Conrado Andrade
Reply to  Dimas
14 anos atrás

Belo texto! Pena que não dá pra ‘paragrafar’ e organizar melhor.
Assino embaixo.
Massa vem forte e pode surpreender. Kimi, que é fantástico, teve que andar forte pra superar Massa e, por pouco conseguiu. Acho que só isso, já é o suficiente pra constatar o potencial de Massa perante o que vem por aí. É um piloto em constante evolução.
[]´s

Lucas
Lucas
Reply to  Dimas
14 anos atrás

Lembre-se que na Turquia o Schumacher ficou parado nos boxes por vários segundos por erro da equipe. E ainda assim ficou só a cinco segundos do Massa no final da corrida (e isso porque não conseguiu passar o Alonso, que na segunda metade do campeonato, mesmo com um carro inferior, conseguiu defesas espetaculares contra o alemão). Não tem como negar, o Massa só ganhou do Schumacher quando aconteceu algo de muito errado com o alemão na corrida. Em condições normais, ele apanhava e muito. Barrichello também apanhava quase sempre, mas pelo menos teve algumas corridas em que venceu o Schumacher em condições normais – algo que nunca aconteceu com o Massa. Que ele evoluiu é fato, mas ainda está longe de se juntar aos grandes da categoria. Vocês não acham sintomático que até hoje ele só conseguiu ganhar corridas largando na primeira fila com o melhor carro?

Mãe Dinah
Mãe Dinah
14 anos atrás

Se o carro estiver bom, para mim, Massa só precisa deixar de ser estabanado na primeira parte do campeonato, e lutar apenas para marcar seus pontinhos. Na segunda ele detona. Abraços.

Mãe Dinah
Mãe Dinah
14 anos atrás

Estou com a impressão que agora o mundo vai começar a ver o quanto bom era o Kimi Raikkonen, e o quanto bom Massa se tornou. Que eu saiba, Alonso até agora só ganhou na Renault, e mesmo assim na época que Flávio Briatore comandava a equipe, seu empresário, e tinha o melhor carro. Perdeu para o Hamilton na MacLaren. Ano passado, fez corridas boas, mas desconfio desses resultados, porque não da para comparar com qualquer outro companheiro visto a trama que bolaram com Nelsinho. Na verdade, embora seja um excelente piloto, acho que Flávio sempre ajudava a a super valorizar o passe dele (empresário). Agora é a hora de ver o que esse cara realmente vale, porque na Ferrari acho que não tem super proteção para ninguém. O Schume é bom mesmo (mas nunca teve um companheiro a altura) como o mundo também vai poder ver novamente e comprovar.

Lucas
Lucas
Reply to  Mãe Dinah
14 anos atrás

“Perdeu” naquelas, né? Isso pelo critério de desempate da FIA, que é o número de segundos lugares. Olhando o desempenho dos dois a cada corrida, Alonso venceu o Hamilton dez vezes, e o Hamilton venceu o Alonso sete vezes. Hamilton só deu a sorte de, uma vez a mais que o Alonso, ter um segundo lugar e com isso ser declarado vice-campeão. Mas daí a dizer, como vejo gente dizendo, que o Hamilton “humilhou” o Alonso, vai um longo caminho.

Eudemar
Eudemar
14 anos atrás

GALERA, PAREM DE ACHAR QUE O FELIPE VAI LEVAR PAU DO ALONSO!
O ALONSO É MAIS PILOTO, MAS VAI PRECISAR, SIM, DE A EQUIPE LHE DAR O MELHOR EQUIPAMENTO, PARA SUPERAR O FELIPE!
EU ME PERGUNTO, ATÉ HOJE, PORQUE O ALONSO, CORREU DO CONFRONTO, COM O HAMILTON, NA SUPER MCLAREN, QUE ELES TINHAM, E DEVERIAM TER FEITO COMO O PROST E SENNA, OU SEJA EFETIVAR O DOMINIO DA EQUIPE SOBRE OS RESTANTES, , SOB A REGENCIA DE MR. RON DENNIS, QUE NÃO INTERFERIU E DEIXAVA O PAU COMER NA PISTA!
EU CONTINUOU NÃO GOSTANDO DO SCHUMACHER, POR ESTE MOTIVO, ERA PILOTO BI-CAMPEÃO, MAS NUNCA TEVE PEITO, PRA DIZER A MR. TODT E BRAWN, QUE NÃO PRECISAVA DE AJUDA, PRA VENCER, FACIL, FACIL, O FRACASSADO E INUTIL BARRICHELLO, É O QUE SUGEREM AO DETONAR TODOS, BRAZUCAS, ANTES MESMO DO CAMPEONATO COMEÇAR!
NINGUÉM SABE COMO SERÃO AS EQUIPES, COM AS NOVAS REGRAS, E TODOS JÁ DÃO O SEUS PITACOS, ANTES DA HORA!
O MEU VOU ESPERAR, ATÉ OS PRIMEIROS TESTES, DAS EQUIPES, PARA AI SIM, TER BASE SOLIDA, PARA DIZER QUEM VAIS SER MELHOR EM 2010!!

Lucas
Lucas
Reply to  Eudemar
14 anos atrás

Alonso nao “correu” do confronto com o Hamilton. Ele correu foi do confronto com a McLaren, isso sim. O proprio Ron Dennis nem sequer tentou esconder que o favorecimento era para o Hamilton, chegando a citar isso verbalmente (se nao me falha a memoria no GP da China). Azar da McLaren, pois se nao tivessem feito isso teriam levado o campeonato de pilotos, ja’ que gracas aos pontos que tiraram do Alonso, o Kimi conseguiu passar os dois. Felizmente ano que vem nao vai ter mais essa palhacada dos pilotos fazerem a volta de classificacao com pesos diferentes, que e’ uma das formas mais eficientes de se favorecer um piloto sobre o outro sem que ninguem perceba.

João Carlos
14 anos atrás

Sempre haverá 1° e 2 ° pilotos nas equipes. Se não desde o início, certamente a partir de que um tenha mais chance do que o outro. Aí eles favorecem o primeiro porque pra equipe o que interessa é ganhar o campeonato.
Há também que olhar sob o ponto de vista de que piloto também tem emprego. A maioria aqui tem seu emprego e sabe que é às vezes é difícil mantê-lo. O Rubens tem que ser um piloto muito bom. Se naõ fosse não teria este empregão por tanto tempo. (O problema dele é quando abre a boca) .Rubens e Felipe trabalham para melhorar sempre e isto é um belo exemplo pra todo mundo. Tá bem que não sejam os melhores mas também não podemos tirar-lhes os méritos.

Weimar de Carvalho
Weimar de Carvalho
14 anos atrás

Flávio, concordo totalmente com você que a escala de trabalho nada tem a ver com favorecimento. O Massa realmente tem uma postura madura em tais situações, diferente do Barrichello, que ficou irremediavelmente paranóico. Porém, acho o Alonso muito mais piloto que ele, e se um favorecimento realmente vier a acontecer, será em virtude dos resultados inferiores do Massa na pista. Tudo pode acontecer, mas aco difícil o Alonso decepcionar e não fazer juz ao investimentoh feito nele, e enquanto os dois correrem juntos, não sou muito otimista quanto à schances de o Massa ser campeão. Um grande abraço!

Weimar de Carvalho
Weimar de Carvalho
14 anos atrás

Flávio, concordo totalmente com você que a escala de trabalho nada tem a ver com favorecimento. O Massa realmente tem uma postura madura em tais situações, diferente do Barrichello, que ficou irremediavelmente paranóico. Porém, acho o Alonso muito mais piloto que ele, e se um favorecimento realmente vier a acontecer, será em virtude dos resultados inferiores do Massa na pista. Tudo pode acontecer, mas aco difícil o Alonso decepcionar e não fazer juz ao investimento feito nele, e enquanto os dois correrem juntos, não sou muito otimista quanto à schances de o Massa ser campeão. Um grande abraço!

Bernardo Magalhães
Bernardo Magalhães
14 anos atrás

Foram sábias as tuas palavras, em tudo o que disse. Esse chororô é complicado. Isto está tangenciado pela mania brasileira de querer ser o melhor em tudo, não nos basta ter o melhor futebol (será que temos?), queremos ter o melhor presidente, a melhor comida, o melhor judoca, o melhor apresentador, o melhor tudo…Infelizmente aqui no Brasil é assim.
Logo, quando algum atleta nosso não vence, encontra-se diversas desculpas, desde lesões até as mil conspirações. Nunca o mérito é do outro ou desmérito do Brasileiro.

Dilor Pariz
Dilor Pariz
14 anos atrás

Massa é rápido, Barrichelo também, mas sempre faltou atitude para eles se tornarem o número 1, faltou tocar o foda-se, sempre foram bonzinhos demais e aceitaram a condição de segundo, terceiro…Tenho saudades do Piquet (o pai, é lógico) que usava forceps para conseguir as coisas que queria, e ainda se divertia com isso, tenho saudades do Senna (sempre preferí o Piquet) que não admitia não ser o 1º. Não acho que Alonso e Kimi sejam melhores que Massa ou Barriquelo, apenas eles não admitem ficar em 2º plano. Pra mim Massa e Barriquelo são cagões, rápido mas cagões.

Wanderson
14 anos atrás

Isso é piada de jornalista que gosta de dizer que piloto não é favorecido para quando as derrotas anunciadas virem fazer textos sensacionalistas a execrar o piloto.

Num texto recente, entitulado ” Em defesa de Barrichello”, o que não era verdade, pois se fez uma sucessão de ataques gratuitos à qualidade do piloto, o seu FG afirmou que Schumacher era superior ao BArrichello e se corressem várias vezes o Alemão ganharia praticamente todas por ser melhor. Está aí a estratégia pseudo-jornalística ufanista. Ele, sabiamente, se esqueceu do fato do alemão ser priorizado, de ser dado à ele, Schumacher, o melhor equipamento. Sim, o alemão era melhor que o Barrichello, mas não nessa proporção estratosférica mensurada.

Acabam com a dignidade do piloto. O jogam na lama. Tratam-no como lixo. E assim farão com Felipe Massa quando perder para o Alonso.

É boçal pensar que a F1 é um esporte decidido na pista. Àquele que leva patrocijnadores, que gera mídia, que rende lucros, enfim, sempre será privilegiado. O mundo é assim, e querer negar isso é armar campo para possíveis críticas futuras em decorrência de “derrotas”.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Wanderson
14 anos atrás

Interna.

Wanderson
Reply to  Wanderson
14 anos atrás

O texto, talvez, não seja muito elucidativo, pois escrevi em um celular em um ambiente movimentado que não me permitiu organizar corretamente as ideias fundamentais.

A meu ver, e eu posso estar equivocado, obviamente, a Fórmula 1, como qualquer outro esporte onde haja profuso fluxo econômico, tem a questão financeira em conjunção com a categoria, desde o planejamento aos resultados em pista.

Fernando Alonso é hoje pra F1 o que o Schumacher foi no incipiente dos anos 2000. O Gp da Europa é na Espanha, e não mais na Alemanha, os jornais espanhóis destacam quaisquer notícias de seu piloto, o principal banco do país o patrocina, etc. A Ferrari precisa vender seus carros e usa a F1 para fazer marketing, logo vencer com Alonso é muito mais lucrativo do que com o Massa, pois a repercussão será muito maior.

Alonso será privilegiado? É óbvio. Ele foi à Ferrari para liderá-la. Simples. Contudo isso não garante vitória antecipada, mas, certamente, o aloca em uma excelente posição para conseguir o título e tornar-se o novo Schumacher da escuderia italiana.

Negar isso, afirmar que a equipe proporcionará aos dois pilotos a mesma condição, pode, no futuro, em eventual derrota de Massa, ocasionar críticas, a incluir-se a imprensa, diga-se, em relação ao piloto e uma possível inferioridade em relação ao espanhol.

Max  Olinda-PE
Max Olinda-PE
14 anos atrás

Massa assume os erros?
Quem assume os erros, não dá desculpa de que teve “sensação estranha” por rodar sozinho.

Lucas
Lucas
Reply to  Max Olinda-PE
14 anos atrás

bem lembrado. Claro que em termos de reclamacao e choradeira, nao da’ nem pra comecar a comparar ele com o Barrica. Mas dizer que o massa “sempre assume os erros” e’ demais. E’ bom lembrar que esse evento foi logo depois da corrida na Australia em que ele bateu no Coulthard – e foi logo botando a culpa nele. Entao uma coisa e’ ele ao fim de 2008, temporada em que ja’ tava no lucro pelo vice-campeonato, nao colocar culpa nos outros pela perda do titulo (ate’ porque ia botar a culpa em quem, no Glock?). O mesmo nao pode se dizer do inicio de temporada em que fez dois erros crassos e jogou a culpa no Coulthard e na “sensacao estranha”. Isto e’, o Massa so’ pegou fama de “cara que assume os erros” simplesmente porque nossa referencia no assunto e’ o piloto mais reclamao de todos os tempos, mas dizer que o Massa sempre assume seus proprios erros ta’ longe de ser verdade. (desculpem a falta de acentos)

Emerson Neves De Andrade
Emerson Neves De Andrade
14 anos atrás

e verdade tudo que o senhor falou eu macaco blogeiro nao costumo concordar com o sr , mais desta vez assino embaixo..
vamos para as entre lias .
primeiro- a ferrari contratou o melhor piloto da atualidade;com todo respeito, que tenho sobre f. Massa um otimo piloto …ponto nao tem nenhum titulo..ponto e alonso tem dois titulos disputado na era scumacher. ponto.por esse motivo eo melhor PILt..
segundo- o sr. mesmo destaca no seu comentario que ele tem mais dinheiro(mais patrocinio)afinal ele e um bicampeao..
terceiro(e finalizando) ele nunca dirijiu uma ferrari , e pra mim fica claro que ele alonso tenque se adpitar o mais rapido possivel. ja massa e da casa conhece a maquina italiana .
E pra mim massa nao vai andar atraz de alonso pelo menos nas primeiras etapas vai ganhar corridas e alonso vai suar mas quando esse cara das asturias pegar o geito da maquimna italiana..ai o bicho vai pegar,,..
te pergunto sr flavio gomes (nao merece um post)heminton*butonn..
gostou do guaruja vc adora pegar filas fui…………..

Cesar Costa
Cesar Costa
14 anos atrás

Acompanho F1 desde que me entendo por gente, ainda na finada Autoesporte. Com Emerson e Piquet nunca rolou, Nem mesmo quando o Nelson andou com o Mansell. Este troço começou com Senna e Prost, via Galvão que, nunca é demais lembrar, era contratado do brasileiro, via Banco Nacional e foi “aperfeiçoado” pelo Barichello. Neste caso específico, cá entre nós, você foi o primeiro a puxar o assunto…

Beto
Beto
14 anos atrás

Deixa os caras correrem em paz……..É diversão galera. Não o Brasil X o resto do mundo…..

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
14 anos atrás

Burrice é o mal do século. O GP da Áustria evidenciou a preferência por um piloto que já estava a duzentos pontos na frente do segundo piloto,e obviamente,e naturalmente,a equipe beneficia quem está lutando pelo título,oras bolas. O episódio em si foi muito feio,uma conduta realmente anti-desportiva.Mas o pessoal chora mesmo antes do campeonato começar,pensando que já há um favorecimento antes mesmo da primeira etapa. Tem uns caras aqui aqui,que além de chorões,são extremamente burros! Tenha dó…

Pierre
Pierre
14 anos atrás

Massa vai levar o maior pau de Alonso e não vai ser em razão de favorecimento. A razão é simples e todos já sabem: Alonso é melhor! Massa é ” pé-de-boi”: acelera forte, mas sem qualquer sensibilidade. Basta ver quando chove…

Rubens levou o maior pau de Michael em razão de ser pior que ele. Também é inegável que algumas vezes, poucas, houve favorecimento ao alemão. Nada, no entanto, que fizesse Rubens ganhar campeonatos na Ferrari.

Sobre essa história de “Massa, homem maduro”, é esperar para ver a reação dele quando vier o massacre de Alonso…

Fernando Linhares
14 anos atrás

Eu não achava o Massa lá aquelas coisas, mas a postura que ela adotou ao perder o título de 2008 na última volta para o Hamilto e a entrevista que ele deu no Bem Amigos, me fez passar a admirá-lo. Ele não chora e não banca a vítima, trabalha e reconhece os erros e acertos dele e de outros. Se continuar assim e tiver um carro bom, vai para cima do Alonso, mas o páreo vai ser duro.

Jonny'O
Jonny'O
14 anos atrás

E o fato de Alonso testar primeiro é muito natural ,afinal os proprios italianos querem ver seu mais novo piloto em ação em uma Ferrari , vai vender mais!

Jonny'O
Jonny'O
14 anos atrás

Patrese ,Rebaque ,Zunino ,Nakajima ,Hesnaut e Moreno foram segundo piloto de Nelson Piquet .

O Berger ,Nakajima e Hill foram segundões do Senna.

E o Rubens e Massa foram segundo do Shumy ,qual o problema?

E se Massa for mais lento que Alonso na primeira metade também vai ser ,o que é natural ,um é bicampeão e naturalmente vai ter preferencia do time mais cedo ,isto claro, se for mais veloz ou tiver muito mais pontos .

A verdade é que a turma não aceita que possar existir alguém melhor que um piloto brasileiro ,se perdeu, é porque foi roubado .

Alexandre
Alexandre
14 anos atrás

Se o Massa testasse antes vc tbm receberia choro por e-mail. Diriam “Quem testa depois já faz o teste com informações a respeito do desempenho do carro, já pode analisar informações da telemetria, pedir mudanças, bla bla bla…”

Conrado Andrade
Conrado Andrade
14 anos atrás

Putz! Excelente coluna FG.
Não era fã de Felipe Massa até Hungria de 2008.
Mas sempre reconheci tambem, que é um piloto em constante evolução. Isso é muito importante pois ele nivela com os “ace” – coisa que Rubens não fez.
Acho o Massa ainda um pouco afobado em ultrapassagens e um pouco ‘bobo’ em defesas. Mas a velocidade dele é espantosa! Ele é muito rápido e vinha muito bem em 2009, nivelando com Kimi, que tirou leite de pedra. Kimi, na minha opinião, é o melhor piloto de F1 da era Schumacher até 2009. Infeliz 2008.. não gostou do carro, não andou.
Enfim… páreo duríssimo contra Alonso – que é um piloto fantástico tambem.
Mas como Massa perdeu “só de levinho” pro Kimi… estou levando muita fé no Felipe! Ainda mais com essa sede que ele tem demonstrado depois do acidente.
Abraços, boa coluna!

Rodrigo Font
Rodrigo Font
14 anos atrás

1)Claro que existe primeiro piloto;
2)Sou contra segundo piloto…Para isso, poderiam formar um “time B”…No caso da Ferrari, retornar com a marca Alfa Romeo…
3)Alonso é bi-campeão ( a “brasileirada” não adora falar que a nossa seleção é penta>>>>>)
4)Com a chegada do Michael à Mercedes, logicamente, a Ferrari não ficará perdendo tempo com essa estória utópica de primeiro e segundo piloto…Se fosse pra ser o Massa, contratariam qualquer zé-ruela pra ser o segundo piloto…

www.blog-do-tiozao.blogspot.com
14 anos atrás

Perfeita a coluna, assim como acho perfeita a atitude do Massa desde o início da sua carreira.

Rodrigo Dutra
Rodrigo Dutra
14 anos atrás

Deixa eu ver se entendi. Tu diz que esse negócio de preferência não existe? Que a Ferrari não tinha o Michael Schumacher como primeiro piloto, e por isso o entregava os melhores equipamentos e obrigava seu companheiro de equipe sacrificar resultados por ele (Austria 2002 só foi um episódio que escancarou isso). Inclusive roda por aí a história de que uma das causas da aposentadoria do Schumacher em 2006 foi que ele perderia esse status de primeiro piloto com a vinda de Kimi Raikkonen.
Eu devo ter interpretado errado, porque afirmar que não existiu favorecimento ao Schumacher na Ferrari é simplesmente uma piada.

Ta certo que o pessoal as vezes exagera mesmo, mas que existe uma chance real do Alonso assumir uma posição de primeiro piloto na equipe, isso existe. Primeiro por ele ser um piloto excepcional, segundo porque isso foi algo que ele sempre fez questão de ter desde que “estourou” (na McLaren não conseguiu e deu no que deu), terceiro por causa do longo namoro que ele teve com a Ferrari antes do casamento, quarto, e ultimo, é porque ele tem dois títulos debaixo do braço e o Massa nenhum.

Rodrigo Dutra
Rodrigo Dutra
Reply to  Rodrigo Dutra
14 anos atrás

Completando, mas obviamente o Massa pode reverter isso tudo com resultados em pista, mas vai ter que fazer das tripas coração

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Rodrigo Dutra
14 anos atrás

Eu digo…

Du
Du
14 anos atrás

Se felipe for bom mesmo, o que na minha opinião ele é, é a chance dele de provar isso… Agora convenhamos Alonso será a estrela porque ele tem mérito, não porque pagou…

Mario Mesquita
Mario Mesquita
14 anos atrás

Bom, não dá pra começar a chorar. Felipe é inteligente e vai comer pelas beiradas. Foda via ser aturar o Galvão.

Amigo, haja coração…