DACAR-GENTINA (4)*

GUARUJÁ (não é para os fracos) – Rali é uma coisa muito perigosa. Muito mesmo. Eu só vi um de perto, etapa do Mundial, com tudo que é possível fazer para garantir a segurança das pessoas. Mas não dá para ser infalível. A natureza da competição é de risco, grande risco. São trechos enormes, e não dá para controlar o acesso de pessoas e animais por milhares de quilômetros. Alguma coisa sempre escapa. As pessoas que se aproximam dos carros/caminhões/motos/quadriciclos sabem o risco que correm. Os que os pilotam, idem.

Não estou, aqui, querendo minimizar as fatalidades do Dacar. Hoje morreu uma moça de 28 anos em Córdoba. Era espectadora. São dezenas de mortes contabilizadas na história de mais de três décadas dessa competição, que é ainda mais perigosa que um rali dito “normal”. As distâncias são ainda maiores, os terrenos, inóspitos e hostis, as dificuldades, tremendas.

Mas não alinho com aqueles que acham que deviam proibir o Dacar (até o papa, uma vez, clamou por sua suspensão; o papa se mete com cada coisa…). Não tenho nenhum argumento muito forte, na verdade, para defendê-lo. Ano passado, depois da morte do motoqueiro Pascal Terry, rabisquei algumas linhas sobre o assunto. Continuo pensando o mesmo. O Dacar é fruto do nosso tempo, tanto quando saltar de paraquedas ou descer uma corredeira.

Fruto de tempos difíceis de suportar, tempos em que é preciso dizer a si mesmo que você fez alguma coisa digna de nota, para que sua biografia não se limite ao emprego que teve, a família e os filhos que fez.

ralilada03

* A foto não tem nada a ver com o Dacar. Lá longe vem um Lada, não sei onde.

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Orlando Salomone
Orlando Salomone
14 anos atrás

É, viver é um negócio perigoso, e a função do homem é viver , não simplesmente existir. Claro que provas bem organizadas primam pela segurança, mas neste tipo de competição é difícil de se controlar tudo. No final das contas, o bom senso de cada um prevalece, em não se colocar em situação de risco extremo.

Don Victor
Don Victor
14 anos atrás

Apesar do lada a foto é linda… digna da national geographic…

JB
JB
14 anos atrás

E vc tinha que colocar o LADA na historia hein FG ?

Luizguima
Luizguima
14 anos atrás

FG,
respeito é bom e todo mundo gosta. Tenha você a opinião que tiver, sempre a respeitarei. Mas, escrever Papa com “p” minúsculo, não é certo!

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Luizguima
14 anos atrás

É sim. É como escrever “padre”, ou “bispo”, ou “coroinha”. Papa é um cargo. Não escrevo “Engenheiro” ou “Médico”.

Luizguima
Luizguima
Reply to  Luizguima
14 anos atrás

FG, vide excerto do site da Academia Brasileira de Letras:

“XVI
EMPREGO DAS INICIAIS MAIÚSCULAS

49. Emprega-se letra inicial maiúscula:

7.º – Nos nomes que designam altos cargos, dignidades ou postos: Papa, Cardeal, Arcebispo, Bispo, Patriarca, Vigário, Vigário- Geral, Presidente da República, Ministro da Educação, Governador do Estado, Embaixador, Almirantado, Secretário de Estado, etc. ”

Para conferir, se for de seu interesse: http://www.academia.org.br

Abraço,

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Luizguima
14 anos atrás

Questão de critérios. Meu critério é jornalístico e igualitário. Não acho um papa mais importante que um pastor evangélico, um pai-de-santo ou um rabino. Se não uso “Pastor”, “Rabino” e “Pai-de-Santo”, não uso “Papa”.

Luizguima
Luizguima
Reply to  Flavio Gomes
14 anos atrás

Comparar o Papa com Edir Macedo, R.R.Soares, Henry Sobel (com todo o respeito que os três últimos merecem)?
Bem igualitário, mesmo, esse critério…
No more comments…

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Luizguima
14 anos atrás

Ótimo. Mas no more mesmo, ok? Cumpra a promessa.

JB
JB
Reply to  Flavio Gomes
14 anos atrás

FG, você não viu uma mulher falando em uma entrevista na “globo”?
o papa é o representante de Deus aqui na terra! caracas!

ciro
ciro
14 anos atrás

Lamento, FG, mas o Lada não vem, está parado com o motorista logo ali atrás procurando alguma peça que caiu pelo caminho…
(Não reclame, você que levantou a bola.)

Boca
Boca
14 anos atrás

Na boa FG,
“…é preciso dizer a si mesmo que você fez alguma coisa digna de nota, para que sua biografia não se limite ao emprego que teve, a família e os filhos que fez….”
Nos tempos de hoje, se vc conseguir dar um rumo certo aos seus filhos,mantiver o emprego e a família, já terá uma baita biografia.

Nem todos podem ser escritores, pintores, compositores e outros “tores” e deixar uma marca própria. O mundo é cão e a grande maioria da população é composta de meros mortais, que nem sequer poderão sair um dia que seja de suas cidades ou dirigir um carro novo.

Abraço e feliz ano novo!

igor
igor
14 anos atrás

Todo esporte tem seus riscos! Trabalho com rallys fazem 10 anos, sei que não é um esporte com total segurança, ainda mais que é realizado em estradas aonde não se pode ter uma pessoa fechando cada porteira, cada estradinha. Acontece que o público adora ficar na beira da
estrada vendo os carros, motos, caminhões passar a toda… se eles seguissem orientação da organização da prova, acredito que isso não aconteceria com tanta frequencia.

JONAS MONTANARO
JONAS MONTANARO
14 anos atrás

RISCOS OCORREM EM QUALQUER PARTE. BASTA VER O AVIAO DA TAM QUE CAIU NO AEROPORTO DE CONGONHAS, O AVIAO DA AIR FRANCE, OU OS MORROS DA ANGRA DOS REIS. QUANDO SE DISPUTA UM RALLY, AS PESSOAS TEM QUE SABER QUE DEVEM PERMANECER A UMA BOA DISTANCIA DOS CARROS , MOTOS, CAMINHOES E QUADRICICLOS, PORQUE A COISA É FEITA EM UM AMBIENTE ABERTO, QUASE SEMPRE SEM PROTEÇAO. ENTAO SE ELAS NAO RECONHECEM O PERIGO, E QUEREM ABUSAR, NAO SE PODE FAZER NADA. CORREM OS RISCOS E ELES SEMPRE ESTAO PRESENTES. HOJE MESMO VI UMA IMAGEM DO RALLY DE UMA MOTO QUE O CARA SOZINHO FAZENDO GRAÇA PARA O PUBLICO, CAIU E SE DEU MAL, POR PURA TONTEIRA. E ISSO POR DUAS VEZES SEGUIDAS. UM ABRAÇO.

Fefo
Fefo
14 anos atrás

FG, o meu amigo Deco, famoso navegador de rally cross country e organizador de várias provas no Brasil, estava no momento do acidente na Argentina e não foi pego por muito pouco. Infelizmente um fotógrafo brasileiro foi atingido, mas está bem agora. O blog do Deco está noticiando muito bem os acontecimentos, inclusive este terrível acidente. Foi uma fatalidade, ninguém estava numa área perigosa…
http://www.webventure.com.br/comunidade/blog/home/id/9

Carlos
Carlos
14 anos atrás

Um piloto morrer é triste, mas faz parte em um esporte arriscado como o do automobilismo. Ele assume o risco. Já um espectador é uma tragédia absurda e que pode ser evitada. A morte de espectadores em rali acontece simplesmente porque eles ficam a beira do caminho. Carros em alta velocidade em pistas tão tortuosas geralmente derrapam e perdem o controle, e acabam acertando alguém que fica ali na beira. Basta não ficarem debruçados na pista.

Flávio
Flávio
14 anos atrás

Pra mim será sempre “Paris-Dacar”. Não gosto dessas mudanças de nome.

Juan Gonzales
Juan Gonzales
14 anos atrás

Já que o assunto é Rali, muitos aqui ja devem ter visto esse video…

mas vale a pena…

http://www.youtube.com/watch?v=CBhI8vLqqnY

Fabao
Fabao
14 anos atrás

Olha, em beira de pista nao eh lugar de assistir corrida, existem 1345652806875466375623,5 videos que mostram pilotos fazendo srike no publico.
po eh uma pista de terra, perder aderencia de certa forma eh normal, o que esses caras fazem eh fantastico, dou um pontaço para cada um deles.
Fico triste pela perda da vida, 28 anos com muito tempo pela frente (teoricamente).
Espero que neguinho procure lugares mais seguros pra assistir um rally!

Pablo Alves
Pablo Alves
14 anos atrás

Edsin vieira concordo com vc…
todos nos procuramos aventura, já fui piloto de kart, e tenho uns jogos de computador inclusive de rally (Colin Mcrae Dirt 2, em homenagem ao piloto). Neste jogo eu consigo mensurar 10% do que é um piloto de rally.
Tb fico triste com noticias de mortes em qualquer tipo de competição que envolva motor.
Se eu fosse um piloto de rally, iria correr todo ano o paris dakar, como vc disse é a glória pessoal, e tb o prazer de andar no limite, mesmo sabendo que 1 milimetro pode ser fatal.

José M. salazar Jr
José M. salazar Jr
14 anos atrás

Quanto ao comentário do sr. Luis devo-lhe dizer que tenho 54 anos, ando de moto a 42 anos e no mínimo 4 horas diárias no transito de São Paulo , sou instrutor, examinador e diretor de ensino para auto escolas e me considero apto em termos de reflexos e olha que nem cabelos brancos eu tenho, sou calvo mesmo,( sera que os vovôs não estariam lá por competência) , outrosim deveriam proibir o acesso de expectadores nos arredores da pista e não a prova em si

medico
medico
14 anos atrás

Rapaz, sempre me impressionei com aquelas cenas de gente na beira da estrada assistindo os carros passarem zunindo a poucos metros. É uma irresponsabilidade. Se o piloto maior de idade quer sentir a excitação e satisfação da corrida e seu risco, problema dele. O pior é haver descaso com vítima expectadora que COM CERTEZA não tinha noção do risco que corria. Que eu saiba não gastam um tostão ao menos para conscientizar ou avisar os moradores locais sobre riscos do evento, quanto mais com algum mecanismo de segurança nesse sentido. Essa turma aí do simples assim ou o Edilson tão por fora. Quanto tem vidas humanas em jogo todos tem que pensar mais que duas vezes.

Bianchini
Bianchini
14 anos atrás

O mundo está ficando muito chato. A cada animal que morre por estar onde não deveria estar, vêm os arautos da segurança para reclamar “mais uma vida inocente desperdiçada, vamos proibir”, etc, etc., etc. Querem segurança? Vão assistir partida de xadrez. Se você vai para a beira de uma estrada onde passarão carros de ralí, você tem de ter um mínimo de noção que esse é um local perigoso.

Guerwin
Guerwin
14 anos atrás

Corre quem quer. Assiste quem quer. Que assumam as consequências. Simples. Sem lamentações.

Edilson Vieira
Edilson Vieira
14 anos atrás

Na década de 80, quando o jornal oficial do Vaticano, publicou uma nota criticando o Dakar, escrevi uma longa carta expondo a hipocrisia da Igreja Católica. A revista Motoshow publicou meu texto como artigo mas até hoje, os escribas do papa não me responderam. Participei de um rally pela primeira vez aos 18 anos de idade. Hoje, aos 42, estou pronto para arriscar meu pescoço numa provinha de regularidade de fim de semana ou numa etapa do mundial. Por quê? Sei lá. Paixão não se explica. Acho engraçado quando o Ceregatti diz no seu comentário que tem medo de rally. Sei o que é isso. Também nunca me imaginei pilotando um carro sozinho, sem a ajuda de um navegador ( ou sendo o navegador de alguém) , dando voltas numa pista de asfalto, com um monte de outros carros passando velozmente do meu lado, sendo ultrapassado e ultrapassando a todo o instante. Tenho medo, sério. Prefiro acelerar na piçarra mesmo sabendo que, no lugar de uma barreira de pneus pode haver uma árvore bem sólida. Em vez da área de escape, um abismo. E o socorro nem sempre está perto, como num autódromo. A Dunas Race, que organiza o Sertões aqui no Brasil, parece que minimiza bastante os riscos de uma prova de longa distância. Eles simplesmente fazem as especiais (trechos cronometrados) em aréas desertas de grandes fazendas e até limita a velocidade máxima em alguns trechos. Não sei como o Dakar funciona mas sei que continua existindo por dois motivos: dinheiro (alguém ganha muito com ele) e glória pessoal (que Flávio descreveu com precisão no final de seu texto). Sempre admirei os pilotos de rally porque além da velocidade pura e simples, eles tem que lidar com as condiçóes atmosféricas e de terreno. Ao contrário dos pilotos de Fórmula 1 eles correm na chuva ou na neve, de dia ou de noite, na lama ou na pedra,. Ah, e também no asfalto. Como não admirar um cara desses? (Desculpa, já me convenci de que não se deve comparar WRC com Fórmula 1, são coisas distintas). Acho uma merda quando morre alguém num rally, pior ainda se for espectador. Mas a natureza humana precisa de riscos e aventuras. De qualquer tipo. Se não, não é vida. É só existência. O que importa,é seguir rindo dentro do capacete…

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Eu sabia que tu não estavas de férias com os Gominhos! Davay MEDIANUEV, Davay! Schnell…

Luiz
Luiz
14 anos atrás

Tenho que dizer ainda uma coisinha a mais. Engana-se quando diz que ninguém deixa algo digno de nota para o mundo, porque arquitetos e engenheiros deixam coisas bem concretas, sem trocadilho. O que sobra de uma civilização é sempre sua arquitetura não é mesmo?Parece que um ser humano produz 20 toneladas de lixo, em média, ao longo da existência, esse é nosso legado para o futuro do planeta.

Ricardo Badi
Ricardo Badi
14 anos atrás

Caro Flavio;
Perdoe-me a ousadia de tratá-lo sem a “senhoria”; mas admiro muito seu trabalho e informações; não dá mesmo para controlar um “DACAR”.
SERIA POSSÍVEL OBTER SEU E-MAIL?
O que vc fez do sei DKW? ÊLE TEM CAIXA DE QUATRO OU CINCO, E A RELAÇÃO P/INTERLAGOS, MAIS LONGA ACREDITO, É A DOS MALZONI?
AGRADEÇO SUA ATENÇÃO!

Luiz
Luiz
14 anos atrás

Pobre garota, e a imagem do cara com a perna quebrada é forte demais. Reparou que piloto e navegador são anciãos?O que fazem lá esses vovôs?Ninguém devia confiar em seus reflexos nessa idade! Esse Rali é de uma estupidez sem tamanho, to com o Papa.

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
14 anos atrás

Foi uma fatalidade e ponto final. Corremos risco até dentro da nossa própria casa,deitados na nossa cama. Um dia uma veia se rompe e nos tornamos o almoço dos vermes de qualquer forma. Como o blogueiro disse,cada indivíduo presente no local sabia ou pelo menos deveria ter a obrigação de saber dos riscos,como alguém que pula de para-quédas,desce uma corredeira,escala o Everest e por aí vai… Proibir a realização do evento é ridículo,uma atitude no mínimo hipócrita.

Como diria o outro,para correr o risco de morrer,só se necessita estar vivo.

Roberto Rabadan
Roberto Rabadan
14 anos atrás

Esta ‘e uma prova que compromete a integridade fisica
de todos, com resultados ruins ate do proprio criador da
Nesta prova ja se soma dezenas de vitimas fatais
inclusive seu criador,Sabini

ao meu ver o esporte a motor tem que ocorrer sempre dentro de uma area fechada
vejam a seguranca que hoje temos nos autodromos e nos veiculos. Esta na hora de pouparmos vidas , para serem
eleitos seus vencedores e patrocinadores,

João
João
Reply to  Roberto Rabadan
14 anos atrás

Tem razão, de preferência numa área completamente fechada, sem risco para quem assiste. (“Globo da morte”, que costuma ter em circos).

Tássilo Vinicius
Tássilo Vinicius
14 anos atrás

Dacar é show de bola.

Reginaldo Gadelha
Reginaldo Gadelha
14 anos atrás

É Flavio, o Paris-Dakar nunca mais sérá o mesmo.
Embora o trajeto de origem e partida tenha sido mudado várias vezes, esse novo trajeto não tem o mesmo encanto que o inicial. (inciando-se em Paris e terminando em Dakar)
O rali de 1994 foi atípico, pq iniciou-se e terminou em Paris, sendo que a chegada foi alterada do Champ Elisee para o Parque da Euro Disney.
O de 2002 tb foi pitoresco porque inciciou-se em Arras ( no norte da França) passando por Madri e terminando em Dakar
O de 2003 tb foi atípico, largou de Marselha, passou pela Espanha, Tunísia e Líbia e terminou no Egito.
Nesse ano (2003) um integrante da rali atropelou 4 pastores de ovelhas, o fato causou revolta na população nômade Egipcia e, os integrantes do rali passaram a serem apedrejados pela população, segundo eu soube eles quebraram mais de 10 parabrisas e machucaram um ovelha. Foi uma pedra perdida.
Neste ano o vencedor foi o Japones Masuoka, cujo co-piloto era um Alemão chamado Schulz.
Este alemão veio a falecer em 2004 em decorrencia de uma febre contraída no Egito.
Sua familia, cuja esposa chama-se Gudrum moveu um processo contra os administradores do rali, alegando que o marido “ficou doente” durante o percurso.
Não preciso nem explicar que a Justiça Alemã, depois a Francesa não lhes deu ganho de causa, tendo ela que arcar com as custas processuais e honorários advocaticios que “montaram” $150.000.
A viúva “fugiu” da Alemanha, morando hoje em Salvador na Bahia onde vende acarajés na praia da Pituba.
Como não há tratado de extradição entre Brasil e Alemanha, a mesma não será deportada, sendo que ela vive maritalmente com um membro do Afro-Reagge e já tem dois filhos de tal relação.
Um dos filhos chama-se Schulz, ( em homenagem ao pai) o outro se chama Benedito, ( porque nasceu no dia de São Benedito) é um garoto típicamente negro em seus traços.
Existe a desconfiança de que a tal Gudrum não seja Alemã pura, ou que o filho não seja dela.
È o que sei sobre o rali Paris-Dakar, hoje poderia chamar-se rali Bu-Gay-Bu.
Já que inicia-se em Buenos Aires, antes da partida os pilotos podem casar-se entre sí, ( na Argentina é permitido) saem por estradas desertas e selvagens, (podem parar a noite para troca de carinhos) e voltam ainda mais enamorados.
Quanto a moça que foi atropelada, eu não a conhecia, mas sei que já aconteceram muitos acidentes nesse rali.

Espero ter ajudado.

Felipe Gatica
Felipe Gatica
Reply to  Reginaldo Gadelha
14 anos atrás

Ô Reginaldo Gadelha, já que você gosta de falar sobre “os encantos”, digo pra você que 80% dos pilotos que correram no antigo trajeto, acham este dakar infinitamente melhor, pois é muuuuuito mais rápido, muuuuitas mais curvas e os caras se divertem muito mais. Com relação à sua piadinha final, eu mesmo preferiria viver em um país onde sua pequena população homossexual tenha direitos civís, do que juntar 100.000 enrustidos na Av. Paulista para dizer que existe diversidade sexual. É tanta intolerancia, que no final terminam se matando. finalmente, o que é essa sua frase no final? “Espero ter ajudado”??????????Hã???? Ajudá o quê?

Eric
Eric
Reply to  Reginaldo Gadelha
14 anos atrás

Voce acha de verdade sabidao que qualquer outro rally eh diferente???
WRC e feito em vias abertas….

Ou vc acha que os carros de rally sao emplacados para ficar bonitinhos e recolher impostos?

Eu mesmo nos Sertoes quis ver de perto alguns carros pulando um bump….e fiquei em lugar seguro,mas uma Touareg passou tao rapido que jogou um pedrisco no meu bone….machucou, mas culpar os caras pelo pelo ocorrido e de matar….

E chamar os caras de viado,so pode ser uma frustracao sua.

Eduardo
Eduardo
14 anos atrás

concordo em tudo!
quem ta la sabe o risco que esta correndo
ps. boa foto!

Ronaldo
Ronaldo
14 anos atrás

Concordo com a sua opinião.
Assim como quem salta de para-quedas está conscientemente assumindo um risco, quem fica para assistir os carros de rali passando também está assumindo um risco, em troca de um pouco de adrenalina. São riscos inerentes à atividade.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
14 anos atrás

Já disse um monte de vezes aqui, e repito:
Tenho medo de rally.
De acelerar, navegar, assistir.
Acho duca a tocada, a técnica inacreditável dos pilotos, navegadores e o esquema que os cerca.
Acho fantástico o que extraem dos carros, extraordinário os lugares onde passam e como passam.
Mas não tenho coragem de sentar num desses e mandar o pé com variáveis tão críticas, cercado de árvores, barrancos, precipícios e gente por todos os lados.
Não faço aqui a apologia do risco, nem mesmo tenho achismo algum. Falo apenas por mim, e só pelo meu ponto de vista.
Quando acelero, extraio prazer do que faço, e rio muito dentro do capacete.
Olhando imagens de rally, vem um medo quase insano.
Aí vem alguem e morre.
Mas se morre de moto, de carro, agora morre-se até deitado numa cama de uma singela pousada em Ilha Grande, de graça, à toa, sem o menor sentido.
Aceleremos então, para que os sorrisos dentro do capacete permaneçam.
Mas em rally, o medrosão aqui de jeito nenhum.

Eric
Eric
Reply to  Claudio Ceregatti
14 anos atrás

Prometo que um dia te levo Cerega para dar uma voltinha….

Jose Carlos
Jose Carlos
14 anos atrás

Feliz 2010!!
pode me enviar seu e-mail atual??
Tks.

FLB
FLB
14 anos atrás

“Motoqueiro” é a PQP. O correto é MOTOCICLISTA. Aprenda isso, jornalista.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  FLB
14 anos atrás

Não fique nervosa. Você irá para minha caixinha de spams e sumirá daqui sem deixar rastros.

João Carlos
14 anos atrás

O piloto sabe o risco, o espectador de Raly não. Na maioria são espectadores ocasionais. Vê-se isso até nas transmissões do mundial de rali, onde a organização e os expectadores são mais experientes. É preciso inventar uma forma de fazê-lo menos perigoso (uma área privada, fechada, uma fazenda). Nas estradas públicas é perigoso demais. O Papa tá certo.

Bruno Abila
Bruno Abila
14 anos atrás

Flavio. É foda quando isso acontece. Quando soube dessa morte, me deu um frio na barriga. Sempre morre alguem. Ja houve alguma edição do Dacar sem fatalidades? Acho que não. A gente sempre fica esperando a primeira morte.

Dú
14 anos atrás

Video do acidente por um espectador, reparem que comentam que lá não era lugar de ficar.
http://www.tnylagente.com.ar/videolog=AccidenteDakar?79083
Rally é isso.

Michel Grando
Michel Grando
14 anos atrás

amém

Carlão!
Carlão!
14 anos atrás

Também gostaria de saber, pois tirei uma foto do meu celular de um Lada com teto panorâmico da janela do meu serviço …. pode mandar um email para mim que eu respondo com a foto em anexo

Aliandro Miranda
14 anos atrás

Fotaça. Nem o carro conseguiu estraga-la.

YPVS
YPVS
14 anos atrás

Gostei do último parágrafo…

Paulo Nardel
Paulo Nardel
14 anos atrás

Flávio, me divirto com seu modo de escrever. Simplesmente genial. Mesmo em fatos lamentáveis, vc acaba pondo uma pitada de humor.

Parabéns.

Rovilson Portela
Rovilson Portela
14 anos atrás
alexandre
alexandre
14 anos atrás

nunca ouvi relatos de saltadores de pára-quedas que mataram “espectadores” em solo.

Vinicius Neves
Vinicius Neves
14 anos atrás

Pra acompanhar um rali de perto tem que se ter plena consciência dos enormes riscos. E digo isso com a experiência ter acompanhado o Dakar ano passado e inclusive assistido especiais no meio do deserto em lugares em que não tinha mais ninguém (nem segurança). Fiquei a menos de 2 metros dos carros em plena competição, mas não me machuquei.

Peixe
Peixe
14 anos atrás

Morte por morte, morreram 60 e tantos por causa de um desbarrancameno no Rio…
Falar em probibor pessoas de ir à praia seria ridículo…

Pena que a moça morreu, lógico, mas ela deve estar em um lugar melhor…
Mas culpar o rali pela morte dela seria idiotice.

Luiz Evandro Águia
Luiz Evandro Águia
14 anos atrás

Caro Flavinho
Concordo em “genero , numero e grau ” com o que vc comentou ai…eu estive acompanhando in “Loco ” o Dakar de 1985 , desde a largada em Paris até a chegada em Dakar ( na Praia )
Conheci o Tierry Sabine…- 1o organizador do Dakar.. ele mesmo foi vitima do seu próprio Rallye ao : ” bater ” seu Helicóptero contra um Morro la no Deserto do Saara abração do amigo Luiz Evandro Águia – “from Floripa”

Geraldo Netto Cavalcante
Geraldo Netto Cavalcante
14 anos atrás

Qual o e-mail atual do Flávio Gomes?

Bugre
Bugre
14 anos atrás

Segundo o Terra as vitimas estavam em ponto proibido, uma área de escape de curva. Eu gosto de emoções, mas não ficaria numa área dessas nem se todos os pilotos fossem Schumachers do rali.