MENU

terça-feira, 12 de janeiro de 2010 - 14:05Automobilismo internacional

FIM DA LINHA

SÃO PAULO (e começo de outra) – A F-1 acabou para Nelsinho Piquet. Hoje, o filho do tricampeão informou através de seu site que vai correr nos EUA, na NASCAR. Não deu detalhes sobre equipe, série, carro. No comunicado, admitiu que seus 18 meses de F-1 não correram como gostaria. E filosofou sobre ambição e felicidade — concordo 100% com ele que a busca da felicidade é muito mais importante do que qualquer ambição, e espero que ele esteja sendo sincero.

Na F-1, em 2008 e parte de 2009, Nelsinho foi um mau piloto e um mau desportista. Traços de sua personalidade de garoto mimado eu pude detectar quando estava na GP2, e até escrevi, na época, uma coluna sobre o assunto. Foi em Mônaco, quando ele deu chilique por causa de uma batida num treino.

No ano passado, Piquet-pimpolho angariou simpatias, inclusive deste que vos bloga, com sua atuação no Twitter, o esforço para se comunicar com seu público, a disposição para dar satisfações a quem o acompanha. Depois estourou o escândalo de Cingapura revelando uma outra faceta do rapaz, egoísta e amoral.

Nelsinho, em resumo, está em débito com o esporte que escolheu como ofício. Terá mais uma chance, de recomeçar do zero, em outro ambiente, com outros competidores, em outras pistas, com outros carros. Não sou daqueles que desejam mal a ninguém, muito menos a quem se disponha a assumir seus erros. Que o menino faça isso, agora. É jovem, saudável, tem dinheiro, pode começar uma nova vida. Se tudo que fez tiver servido de lição para que não repita as cagadas monstruosas do passado, tudo que posso fazer é torcer para que se torne uma pessoa melhor.

96 comentários

  1. Josaurelio Medina disse:

    Que história é essa de “trocar” a F1 pela NASCAR ???? Só se troca o que se tem pelo que se quer. E o Piquetinho não tem F1 (e nem deseja a NASCAR)

  2. Flávio Silva disse:

    Discordo do comentário do blogeiro “Mosley”,eu acredito que a NATIONWIDE SERIES utiliza também motores V8.Aliás para ingressar na categoria principal o Nelsinho vai ter que fazer umas provas na categoria de acesso, foi assim com o Montoya, não pode entrar direto na principal, por questões de segurança.
    Nos EUA até cortador de grama usa motor V8!
    A NATIONWIDE deve usar os mesmos motores da Sprint CUP, só o glamour, patrocinios e pilotos famosos é que não estão lá. Basta ver as corridas no Speed.

  3. Orlando Salomone disse:

    Flavio, sou fã incondicional do Nelsão, e penso que se o filho tivesse precisado ralar metade do que o paisão ralou, teria outra postura diante da vida. Mas, esperemos que os acontecimentos tenham servido de lição, e que o garoto seja feliz.

  4. Mosley disse:

    Sprint Cup Séries

    A Sprint Cup é o atual nome da principal divisão da NASCAR que já foi chamada de Strictly Stock, Grand National, Winston Cup e Nextel Cup. Nesta categoria, utiliza-se carros com motor V8 de 850 hp.

    Nationwide Séries

    A Nationwide Series é uma das divisões da categoria de automobilismo NASCAR. Encarada como a segunda divisão por ser muito utilizada por equipes para testar e amadurecer pilotos visando a Sprint Cup. Utiliza-se carros com motor V6 de 450 HP nesta categoria.

    Camping World Truck Séries

    A Camping World Truck Series é uma divisão da NASCAR que utiliza caminhões pick-ups. Nesta categoria, seus veículos contém um motor V8 de 700 HP.

  5. Mosley disse:

    Sorte ao Nelsinho, espero que retorne um dia para F-1. Se tivessem ficados quietos (ele e o pai) no minimo estaria sentado numa STR ou Force India com certeza. Ainda bem qe o Schumy voltou, pelo menos tenho um piloto para torcer em 2010 !

  6. Ele deveria de ter voltado a guiar na gp2 na equipe dele e tentar conquistar o titulo que ele não tem.

  7. Cisão disse:

    O Nelsinho sempre foi um grande Piloto em todas as categorias que andou na F1 foi sacan…. pelo mal carater Briatore e um cara gente boa vai dar a volta por cima boa sorte

  8. ALEX B. disse:

    Ele que se divirta por lá!

  9. Ricardo Bigliazzi disse:

    Esse mundo da voltas e mais voltas… que ele seja Feliz na Nascar.

    Abraços

    Imperador

  10. sanguanel disse:

    nelsinho nao é nem de longe um mal piloto,é só ver seus resultados.grosjean tambem nao é mal piloto e olha o que aconteceu com a carreira dele depois de assumir o lugar do nelsinho naquela carroça que era a renault.li aqui mesmo no grande premio,se nao me engano no blog do victor martins que a melhor coisa que podia ter acontecido para o lucas di grassi foi ele nao ficar com a vaga na renault quando nelsinho saiu porque o carro era uma porcaria e teria queimado a carreira dele.bom,se isso vale para o di grassi e para o grosjean porque nao valeu tambem para o nelsinho?me parece no minimo implicancia e inveja de gente que nunca conseguiu chegar onde ele chegou.

  11. Zeuxis disse:

    Ele jogou a toalha ao ir para Nascar, não aguentou nem com a pressão dentro da f1 e tbm com a pressão pós denuncia, poderia muito bem ir para gp2 e ser piloto reserva em uma equipe, tenho certeza que haverá mudanças de piloto até a metade do ano, agora indo para nascar é o mesmo que dizer q não qr mais f1, decisão lamentável, mostra q ele mesmo não bota mais fé em seu talento.

  12. ra disse:

    Boa sorte ao garoto, a vida continua!Ao contrario do que muitos pensam, eu gosto muito da nascar, na verdade é muito mais divertida que a f1 e lá existem muitos pilotos de grande talento, é apenas diferente da f1!Uma pena que aqui só tenhamos olhos para a F1, mas sabemos que isso se deve mais ao efeito Rede Globo, do que a qualidade da categoria!

  13. nilton "boca" disse:

    quem faz o que quer, recebe o que não quer, parece aquele ditado popular !!!

  14. Estevão disse:

    Gosto de NASCAR. Aliás, como dizem uns frutinhas por aí A-DO-RO!hehe
    Ano passado tive a oportunidade de ver in loco a última etapa em Homestead. Jimmie Johnson foi campeão. O legal é ver o autódromo lotado e a organização do negócio. Comprei meu ingresso pela internet e tinha fila, seção e cadeiras já marcadas. Nada de zona de “cheguei primeiro, sai daqui”, “esperei na fila desde as 4 da manhã de anteontem”, etc.
    Pelo que dá prá entender o ambiente da NASCAR é mais amistoso que o da F1.
    Se o Piquetzinho mostrar bom trabalho e seriedade é capaz que um dia consiga acesso à Sprint Cup.
    Abraços.

  15. Glauber disse:

    Quem é Nelsinho Piquet?
    Prazer maior será o nosso em não vê-lo no grid da F-1 em 2010.
    Agora.. grande piloto ??? Menos colegas !!!

  16. Rene Ventura disse:

    Não fará falta nenhuma, assim como Diniz, Cristian,da Matta, Gugelmin…Não tem a estrela e os macetes do pai.

  17. Fabao disse:

    Faltou berço pro Piquet Jr. sim… se fosse igual o pai teria mandado o Briatore enfiar o carro no …..
    Cara sem personalidade num buraco de rato com Briatore e Alonso… hahaha deu no que deu!

  18. Sérgio JFora disse:

    Estão crucificando o cara porque? O Prost deu no meio do Senna para não perder a corrida e o Senna revidou para não perder o campeonato. O Schumacher detonou o Hill e depois tentou com o Jacques Villeneuve. O Alonso tentou ferrar o Hamilton naquela jogada do boxe na qualificação. O Massa jogou o carro para cima do Hamilton……………….etc, etc, etc….
    Não tem ninguém inocente……..todo mundo já armou alguma coisa, só que ele jogou na mídia.
    Apostava nele e não deu certo. Que tente em outro lugar. Boa sorte para o moleque.
    PS.: Teve um debil que falou que o Piquezão era braço duro!?!? Ultrapassar o Senna por fora é difícil até no video-game. Para que criticar? Os 2 (Senna e Piquet) foram espetaculares em suas carreiras.

    • Mario Mesquita disse:

      Sérgio, desiste. O que vc escreveu já foi escrito várias vezes, mas tem uns tacanhos que… não adianta. Uns são desprovidos de entendimento do que é F1, são passionais e fãs do Senna, logo tudo que se chamar Piquet eles odeiam. Outros querem fazer julgamento de carater, por eles o moleque ia até preso. Eu desisti de entender…

  19. MSM disse:

    Correu muito mal nas duas temporadas na F1. No 1º ano, ainda tinha a desculpa de estar na aprendizagem, mas no 2º ano precisava mostrar muito mais.
    De certa forma foi uma decepção, ainda que não o tenha visto pilotar antes, mas pelos comentários que li aqui, achava que renderia bem, até porque estava numa equipe vencedora (embora com carro ruim e tendo o Alonso na equipe).
    Errou feio ao aceitar entrar na conversa do Briatore, poderia recusar, perderia a vaga na equipe, mas com certeza, pela atitude de caráter que poderia ter, arrumaria uma vaga rapidamente. Agora ficará afastado da F1, por tempo indefinido, talvez até para sempre, indo perder tempo na fraca Nascar. Se é para correr nos EUA, seria melhor escolher a Indy ou a AMLS, que são categorias mais técnicas.

  20. Vitor Cardoso disse:

    a f1 acabo pro nelsinho, tds os pilotos la ja foram estreantes um dia e ja sofreram pressão e nem por isso enfiaram o carro na parede, ele eh fraco psicologicamente e pessimo piloto, acredito q chegue no maximo ate a Nationwide(2º divisaum), disso naum passa d jeito nenhum, abraçoss

  21. Neto disse:

    Discordo totalmente com o texto. O Piquet filho não declarou que desistiu da f1 e o mesmo não vai alinhar em 2010, porque achou que não era bom negocio compra vaga em uma dessas equipes novatas; pois ,segundo falam, do pai tem bala na agulha para esta compra . Ele é um excelente piloto que obteve resultado regular em 2008 e mau resultado e 2009, entretando para conseguir bons resultados na f1 é preciso ter um dos melhores carro do grid, ambiente de trabalho agradavél e apoio da equipe. O mesmo apesar de não ter nada disso, ainda, tinha a pressão de seu empresario que tinha obrigação de zelar pela Carreira do mesmo. O cara é mimado, a culpa, se que alguém tem culpa, é dos pais, é não do minoso.
    É fato que o que ele fez em Cingapura foi errado e vergonhoso, mas rotular alguém de egoísta e amoral por um único ato ilegal é, certamente. demais. O Cara também não está em débito o esporte, ele está em débito com ele mesmo, com o pai e mais ninguém. E para finalizar , antes de torcemos para que um individuo se torne uma pessoa melhora, devemos observarmos nossos defeitos e procuramos nossas melhoras como pessoas.

  22. Fim da linha inicial e início de uma nova linha.
    Certamente nunca mais cometerá os erros que cometeu.
    Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>