MAIS DA INSPEÇÃO (E FIM)

SÃO PAULO (já encurtei o dia, de novo) – Para encerrar a discussão sobre essa roubalheira da inspeção veicular ambiental de São Paulo, ao menos uma boa notícia para quem tem carros de coleção, caso do tonto aqui. Um blogueiro encontrou o Decreto 50232, de 17/11/2008, e no artigo 2º, parágrafo 4º, está escrito:

§ 4º. Ficam dispensados da inspeção os veículos de coleção, os concebidos exclusivamente para aplicações militares e agrícolas, os concebidos exclusivamente ou especialmente adaptados para competições, os tratores, as máquinas de terraplanagem e de pavimentação, podendo a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, mediante portaria, excetuar outros veículos da frota-alvo.

Ótimo, lendo assim, parece não haver dúvida. A diligente prefeitura pensou em tudo. Carros de coleção estão dispensados. Essa é a palavra, “dispensados”, o que me leva a crer que nem preciso aparecer nos postos da Controlar para ser achacado com o canudinho no rabo dos meus carros, ou para que algum zé-coió confirme que a placa do meu carro é preta. Imagino que “dispensado” significa que não preciso colocar selo verde nenhum na testa para usar esses carros tão bonitinhos e conservadinhos.

Farei um teste, licenciando pela internet, como sempre fiz, um dos meus carros de placa preta — a placa é o único indicativo legal de que são “de coleção”. Se o “sistema” aceitar, é porque alguma boa alma incluiu nas entranhas dos computadores do Detran os carros de placa preta, que têm a rubrica “COL/” no documento.

Mas…

Sempre há um mas, claro. Vejam como se desinforma a população. Por vias tortas, partindo do zero no site da Prefeitura de SP, cheguei a esta página aqui, finalmente. Muito claro: informa, na primeira pergunta ao usuário, quem deve fazer a inspeção: todos. Na segunda: quem pode pedir isenção? Ora, vamos lá, acho que é meu caso. E caímos aqui. Onde se fala apenas sobre carros que são registrados na cidade, mas só rodam fora da Região Metropolitana (o que é ridículo; quer dizer que o cara nunca mais vai poder entrar na cidade?).

Para descobrir que tipo de veículo está “dispensado”, é preciso buscar a legislação completa e tal. OK. Está lá. Talvez o problema seja mesmo esse. Não sou “isento” com meus carros de coleção. Mas “dispensado”. Pode parecer apenas uma questão semântica, mas o fato é que não há nenhum atalho para saber quem está “dispensado”, só “isento”. Questão semântica que gera confusão e desinformação.

Mas nunca é demais lembrar que o que motivou este pobre idiota pagador de impostos a falar do assunto não é a vistoria em si. É, em primeiro lugar, o desinteresse do governo em informar bem seus cidadãos, que não são obrigados a ler o Diário Oficial todos os dias, quando se trata de questão que afeta tanta gente. Segundo, ter de pagar por algo que o governo teria a obrigação de fazer de graça, e com seriedade — não apenas enfiando um cano no rabo dos carros para ver se sai fumaça, mas zelando por sua “rodabilidade”, se é que essa palavra existe, checando itens de segurança como freios, pneus, amortecedores, limpadores de parabrisa, luzes e o escambau a quatro. Terceiro, apresentando resultados. Gostaria muito se saber quantos carros foram reprovados na inspeção, o que isso representa em termos de segurança, dminuição de frota, redução de acidentes ou de poluição etc e tal. Será que algum dia isso será informado?

Duvido.

Em todo caso, desisti, por enquanto, de transferir meus carros para a Lua. Vou colocar placa preta nos que ainda não têm e ver o que dá.

a_charge_do_ano_thumb

Quem mandou a charge do Jean, que não sei onde foi publicada, foi o blogueiro Paulo. Vem bem a calhar. São Paulo está exatamente assim, neste verão.

Subscribe
Notify of
guest

61 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
rogerio
rogerio
12 anos atrás
rogerio
13 anos atrás

A revista Rod & Custom 14, com a matéria criticando e apontando as falhas e abusos da Inspeção Veicular, logo estará nas bancas! Vale a pena conferir!
http://www.streetcustoms.com.br/revistas-carros/noticias/rod-custom-14-chega-as-bancas.html

Ric del Moro
Ric del Moro
13 anos atrás

Flavio, e ” FIM ” nada… acho que voce deveria acompanhar com atençao o que está ocorrendo : carro turbo adaptado legalizado com documento do Detran está tomando bomba , veja o teste da revista Oficina Mecanica de março !!! Tem uma portaria que diz que nao pode ter “dispositivos indesejaveis ” e nao especifica o que é isto .Mais : estao usando tabelas de emissoes recentes de 1993 p/ dar bomba em Dojoes de 1975, e na inspeçao de ruido tem veiculos que nao constam da tabela ( ex Kadett Gsi que tinha o escape mais aberto de fabrica ).Acompanhe com atençao porque estão fazendo umas barbaridades ( no ano passado eles reprovavam veiculos diesel que estavam na garantia , teve até chefe de oficina de concessionaria batendo boca com os safados ).Voce como membro da Imprensa tem o dever heroico de ser o Quarto Poder, já que nao há mais o Dom Pedro p/ moderar os gajos.

ultranol
ultranol
14 anos atrás

Comentando um pouco sobre a desinformação dos órgãos públicos… estou passando por um caso parecido. Saí do país no meio do ano passado e estou com dúvidas ao tentar preencher a Declaração de Saída Definitiva do País, para a Receita Federal. O site e o programa não resolvem totalmente as dúvidas que temos. Liguei no Receitafone e o atendente, ao ouvir a minha PRIMEIRA pergunta, mandou umas 10 vezes eu procurar a solução pra minha dúvida no site e no programa. Explicando que estes locais não resolviam minhas questões, ele falou que não sabia a resposta. Perguntei quem é que poderia me ajudar nisso, ele falou que só comparecendo numa agência da Receita, mas ele mesmo concluiu, “mas visto que o sr. já está fora do país, o sr. não tem pra quem perguntar”.

Como a gente é tonto, se esforçando pra ficar regularizado, não é?

Carlos Molykote
Carlos Molykote
14 anos atrás

Só para informar, saiu no noticiario, não lembro qual, que querem obrigar a tal da inspeção em todo território Nacional. Já pensou que zona vai ser?

sérgio castro
sérgio castro
14 anos atrás

Flávio, realmente é um absurdo esta papagaiada chamada inspeção veicular, esta injusta e truculenta lei antes de tudo é contra a história do automobilismo, pois como pode uma F-75 1970 (minha antiga) apesar do aspecto impecável, passar nesta vistoria, se naquela época não existia nenhum componente e recurso para evitar a emissão de gases poluentes? Como pode um veículo de mais de 40 anos não emitir poluente? Estes escrotos legisladores querem que eu à jogue no lixo? Ditadura. A única coisa que me deixa feliz é saber que este XAROPE DE PREFEITO NÃO VAI SE ELEGER NEM PARA A PRESIDÊNCIA DO SINDICATO DOS PIPOQUEIROS (com todo respeito a classe dos pipoqueiros). Quero que ele se ferre, ele e sua linguinha pressa…

Orlando Salomone
Orlando Salomone
14 anos atrás

Só um comentário, Lio, desculpa aí. Minoria pensante e instruída FIZER alguma coisa.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
14 anos atrás

Pequena sugestão para reduzir a poluição do ar. (Providência que só pode ser tomada adotada pelas administrações municipais). Sincronizem os semáforos, e coloquem placas indicando “Onda verde, velocidade tal”. Com isto, os trajetos serão mais rápidos e os motores de TODOS os automóveis ficarão ligados por menos tempo, e portanto emitindo menos poluente. Em pouco tempo os motoristas perceberão que mantendo a velocidade constante e dentro do permitido, não ficarão parados em semáforos. Com isso, reduzir-se-ão também as multas por excesso de velocidade. Peraí!!! Acho que é por isso que não adotam a medida! Como é que eles vão arrecadar dinheiro?

Rogério
Rogério
14 anos atrás

Prezado Flávio,

Concordo com tudo o que disse ,porém temos que lembrar que muitos veículos antigos de coleção não se enquadram
à condição de placa preta,visto q alguns fuscas estilos “german look”,outros com rodas e acessórios de épocas e rebaixados ,veículos hot rod,como farão?

CHICO
CHICO
14 anos atrás

Uma pequena historia!
Mais uma BURRICE dos caras, tenho uma Yamaha 74 com motor dois tempos e na legislação os motores dois tempo estão isentos da vistoria mas no meu caso não consigo licenciar ou transferir a moto pois o DETRAN colocou um bloqueio por falta de inspeção, mesmo assim paguei a taxa e mandei a moto para vistoria para resolver este problema, chegando lá o funcionario MUITO BEM INFORMADO disse que não faz vistoria em moto dois tempos e naquele dia mesmo ia solicitar a baixa no sistema, coisa que não aconteceu ate hoje ( quase dois meses). Já liguei para todos os departamentos da PREFEITURA, CONTOLAR etc…
e ninguem resolve meu problema. Espero que os BURROS DA CONTROLAR E DA PREFEITURA entrem em sintonia para resolver a situação dos carros e motos com MOTOR DOIS TEMPO.

Abraço.

Chico.

Túlio Parodi
Túlio Parodi
14 anos atrás

Caro Flávio,

A sua indignação também é compartilhada por mim.

Fazendo uma analogia com esse fato, vou tentar resumir a minha história: trabalho numa madeireira que na época (ano de 2006) já tinha uns 5 anos de atividade e, em nenhum momento sofremos qualquer fiscalização por parte dos fiscais do IBAMA até então. Como naquele ano esse órgão informatizou a compra e venda de madeira, tivemos que nos adequar aquela nova realidade (só descobrimos isso quando fomos comprar madeira e não tínhamos permissão por não estarmos inseridos no sitema). Bom, até aí tudo bem, fomos atrás da documentação necessária, descobrimos que tínhamos taxas para pagar (que logicamente pagamos juros e multas) e inscrevemos o depósito.

Pois bem, após tudo feito, veio a minha indignação: ao questionar o funcionário do IBAMA da falta de informação e divulgação de nossas obrigações, e olha que muitos colegas passaram pela mesma stuação, o mesmo me perguntou: “Você não leu o Diário Oficial? Está tudo escrito lá…” Lógico que não, nem faz parte dos meus livros de cabeceira!!!

E para finalizar, posteriormente tive que ser meio auto-didata (com ou sem hífem? foda-se) para usar o sistema, uma vez que o deles para uso interno não era igual ao nosso, não contribuindo para solucionar nossas dúvidas.

Em resumo, é uma merda mesmo.

Abç´s, Túlio.

Ivan Matheos Júnior
Ivan Matheos Júnior
14 anos atrás

Só mais um comentário sobre isso. a idéia “genial” da inspeção não partiu do prefeito mas sim do seu secretário do verde Eduardo Jorge )PV – mas que era do PT e secretário de saúde da Marta) aliás no início do ano passado o prefeito quase recuou na idéia, mas o zelozo secretário o convenceu do contrário mostrando que assim muitas vidas seriam salvas pela despoluição da cidade. Fato curioso: Quando secrtário de saúde o mesmo não melhorou muito a saúde da cidade, apenas “melhorou” porque encerrou o “fantástico” PAS, mas a qualidade era extremamente calamitosa.

Lio
Lio
Reply to  Ivan Matheos Júnior
14 anos atrás

BOA Flavio, só com matérias assim vamos concertar alguma coisa nesse Paiz …tem que falar…tem que exigir…
Nós pagamos os impostos e muito altos…e Eles fazem o que querem com a GRANA….kASSAB POR EXEMPLO MORA NUM DOS PREDIOS MAIS LUXUOSOS DE SÃO PAULO…assim não dá
ta certo que o Pais tem muito ignorante e analfabeto etc..etc etc…..mas se a minoria PENSANTE e INSTRUIDA NÃO FAZER ALGUMA COISA ai sim será o FIM.

Alexandre Bento
Alexandre Bento
14 anos atrás

Aqui no RJ é um absurdo. A taxa pra tal vistoria anual é de 98 reais, mais DPVAT, e outras taxas. Uma fortuna que entra para o governo do Estado logo no início do ano. Alguém ai disse que os carros movidos a GNV passa por uma vistoria com critério. Não é verdade. Alguns carros com GNV não poderiam nem sair da garagem/oficina/vistoria. As Kombi do transporte alternativo estão ai pra confirmar. Num dessas vistorias o vistoriador quis reprovar os pneus do meu carro utilizando para verificar a profundidade dos sulcos…a ponta de uma caneta BIC. Falei pra ele que aquilo não era aparelho de medida, se quisesse me reprovar ia ter que usar um paquímetro (nem sei se o cara sabe o que é isso). De outra vez na vistoria e troca de placa do saudoso Corcel 73 do meu pai, queriam mudar a placa de lugar pois não conseguiam retirar um parafuso. Estas e outras acontecem aqui na nossa vistoria…mas o povo paga e vota pra sofrer…e quem quer andar na linha paga por toda esta incompetência.

Mrco Aurélio
Mrco Aurélio
14 anos atrás

O governo já percebeu que pode transformar nossos carros em moeda, é só precisar de grana inventam mais impostos.
Se vc deixar de pagar o IPVA são 20% de multa sem dó. Se vc é pego no rodizio de placas, é multa na hora, vc paga o IPVA por 365 dias , por acaso alguém tem descontos no IPVA por estes dias que não se pode exercer seu livre direito de ir e vir ? O seguro obrigatório, é obrigatório mesmo para aqueles que tem seguro que já cobrem danos a terceiros, a regra já esta contemplada no código penal como danos morais e físicos, por isto o seguro obrigatório não deveria ser obrigatório e sim facultativo, se o cabloco n fizer e acontecer algo, e ele não quiser pagar, ferro nele.
Cobram 4% do valor venal do veiculo, mas que consegue vender um carro pela tabela? como eles sabem se o carro não esta todo lascado?. Se umcara que tem um Chevette ocupa o mesmo espaço que um Prisma, e paga o mesmo valor quando passa numa praça de pedágio, mas esta isento do IPVA.
Qualquer empresa, exercendo seu direito a liberdade, pode sair de um estado e ir para outro por causa de insentivos fiscais, mas se vc licenciar seu veiculo em outro estado onde o IPVA vc pode ter que se justificar e ainda levar uma multa, que raio de liberdade e federação é esta?
Isentam carros antigos do IPVA, mas isto é nivelar por baixo, é anti-natural e anti-progresso, imagine se todos procurassem carros velhos para fugir do IPVA,? como ficaria as industrias automobilisticas?
E vem por aí o raio do chip quem vai pagar,? quem pagou o kit socorro ?
Esta inspeção veicular é mais um roubo, no meio de tantos roubos que nos fazem através dos impostos

Lio
Lio
Reply to  Mrco Aurélio
14 anos atrás

Perfeito Marco Aurelio no Japão caro zero paga quase nada de imposto e conforme passa um dois anos os impostos aumentam …influenciando o pessoal a comprar sempre novos e os velhos 4, 5 anos estes sim tem vistorias obrigatorias e impostos crescentes…AQUI É AO CONTRARIO …e a gente elege essas ANTAS…

semi-atento
semi-atento
14 anos atrás

Aqui no RJ (no sul fluminense ao menos) os carros com kit gas passam por uma vistoria anual adequada. Com verificacao de freios, emissoes, suspensao ,etc.

Tiago Barba
Tiago Barba
14 anos atrás

palhaçada isso… vote em Bozo para Prefeito e Krusty para governador…

Marcelo (1 Carioca em SP)
Marcelo (1 Carioca em SP)
14 anos atrás

Veremos o que acontecerá… O meu antiguinho é final “1”, fevereiro. Depois aviso como foi.

FLÁVIO BARRETTO PENNA
FLÁVIO BARRETTO PENNA
14 anos atrás

PARABÉNS essa charge excelente , precisa mandar pro KASSAB e para o SERRA.

Lio
Lio
Reply to  FLÁVIO BARRETTO PENNA
14 anos atrás

Pode ficar tranquilo que com a audiencia do Flavio com certeza ja virão …MAS SÃO CARAS DE PAU…A GRANA FALA MAIS ALTO AOS OUVIDOS DELES…a unica saida é nas URNAS ….

Ricardo Pradas
Ricardo Pradas
14 anos atrás

Eu já recebi o licenciamento, porque fiz o controlar o ano passado. Da moto. se não fizer esse ano não consigo licenciar ano que vem. Parece que é isso….. Bah é so comedeira de dinheiro……

marcão
marcão
14 anos atrás

É simples, de uma hora pra outra onde vc leu dispensado vai estar assim “disdispensado”.. Vão alegar que ouve um erro na impressão ou coisa parecida…

Já é praxe, na possibilidade de perder eles correm pra achacar mais uns cidadãos…

Felipe - F2G
Felipe - F2G
14 anos atrás

Vai ser como no Rio. paga o IPVA vistoria o carro pega o documento na hora. mais aqui agente não paga a tal taxa, ou vem junto sei lá. voces vão ter até uma certa data para vistoriar. meu carro com placa final 2 apesar do ipva estar pago, pode ser vistoriado até junho. ai pego o doc 2010.

Mark Kweirotz
Mark Kweirotz
14 anos atrás

Vocês, paulistanos, vivem com outras 19 milhões de pessoas numa cidade precária de saneamento básico, malha viária, transporte público, sem estrutura jurídico-policial adequada, sem escola, sem emprego e sob a batuta de políticos incompetentes e/ou corruptos.

Me desculpem pela pergunta, mas, com tudo isso, vocês ainda acham que um dia vão viver bem em São Paulo?

Juntar 19 milhões de pessoas num só lugar e achar que todo mundo vai viver decentemente não é um tanto quanto utópico?

Mark Kweirotz
Mark Kweirotz
Reply to  Mark Kweirotz
14 anos atrás

Antes que alguém ache que estou ironizando alguma coisa, digo que não é isso.

Embora more em Campinas, gosto muito de SP e, sempre que possível, dava uma corrida até aí num fim de semana para aproveitar um restaurante legal, ir a um teatro, evento ou, até mesmo, gastar alguns caraminguás com a patroa em algum Shopping.

Faz tempo que não faço isso, São Paulo virou uma cidade “perigosa”. Não pela criminalidade, que já é problema antigo e com o qual, por incrível que pareça, a gente arruma um jeito de conviver. Falo do perigo do massacre que essa megacidade impõe a quem mora ou simplesmente está nela de passagem.

A questão é que São Paulo é fruto de uma política de concentração de riquezas e oportunidades nas capitais. As cidades do interior são esquecidas e, aquelas que conseguem se sobressair, o fazem por conta própria.

Apenas como exemplo, passe pelas empresas da Pulista ou da região da Berrini e o que você vai ver são escritórios e mais escritórios com um monte de gente sentado em mesas falando ao telefone, MSN, Skype, fazendo vídeo conferência ou disparando mails. Poderiam desempenhar suas atividades da mesma forma em Itatiba, Jaguariúna, Jundiaí, Piracicaba, Vinhedo, mas não, estão em São Paulo. Porque? Vaidade e arrogância. Afinal, dizer que estão na “capital” ajudar a compor a “imagem de poder” que o marketing burro propaga e uma parcela da população tanto valoriza.

Muitas cidades do interior de São Paulo receberiam de braços abertos empresas oriundas da capital. O mesmo ocorre em outros Estados. É preciso urgentemente redistribuir a atividade econômica dentre as cidades do interior e as capitais. Não é possível que, enquanto São Paulo morre sufocado na superpopulação e nos superproblemas, você tenha tantas cidades no interior com estrutura ociosa.

Mas inflizmente, infelizmente, ninguém quer assumir uma política dessa, e vai ficar tudo concentrado nas capitais ou cidades satélites, favorecendo a “favelização” e violência.

Infelizmente, ter governantes incompetentes e/ou corruptos é uma tragédia para qualquer cidade, mas isso pode ser mudado de uma eleição pra outra. Mas esse problema da concentração da atividade econômica nas capitais é um problema que ninguém dá devida atenção e é essa a causa primaria dos problemas de capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, etc.

E isso é uma pena para os paulistanos e para nós que gostamos de visitá-la.

Milton
Milton
14 anos atrás

Flavio, fica tranquilo…

Motores 2 T são sumariamente dispensados da inspeção. Digo isso porque já fui inspetor, e nem motos 2 T fazem.

E, bem… para carros, não sei… mas para caminhões e motos, a coisa funciona. Tem muito caminhoneiro puto ,e muito motoqueiro xingando? sim. Mas também, aparecia cada trambuzana lá… bom, depois de um MB 1965 com mecanica Scania, não duvido de mais nada…

Abraços.

Cristiano, o ruivo
14 anos atrás

O caso é que os impostos caem no caixa comum do governo, o IPVA não pode ter vinculação com finalidade nenhuma, como todos os impostos. Então o IPVA sequer poderia custear a inspeção. Se o governo custeasse, ia sair do caixa comum do “dinheiro público”. Esse fim de ano vi uma propaganda louvando as estradas paulistas. Mas das que conheço, de duas uma: pedágios e mais pedágios, ou buraqueira sem fim.

Marco Antonio Martins
Marco Antonio Martins
14 anos atrás

O IPVA de São Paulo é Imposto sobre a Propridade de Veiculos AQUATICOS ou ANFIBIOS. Fica ao gosto do fregues.

Celso Silva
Celso Silva
14 anos atrás

Cara não conheço São Paulo, e pelo jeito não to perdendo nada, putz..

José Renato
José Renato
14 anos atrás

IPVA – Imposto Prévio sobre Volume de Agua……

Faz sentido!!!!!!

JR

Silvio
Silvio
14 anos atrás

Flavio,

Licenciei meu Galaxie 69 placa preta de São Paulo pela internet na primeira semana de janeiro.
Recebi o documento semana passada com tudo ok, tal qual em anos anteriores…
Só pra tirar a dúvida, simulei o agendamento no site da Controlar com o renavam dele, e aparece que está isento da inspeção.
Espero que não seja “pegadinha” ou outra palhaçada do gênero, pois escutei na rádio outro dia, que proprietários de veículos que tiveram seu licenciamento antecipado sem obviamente a inspeção veicular, deverão receber brevemente uma carta solicitando o comparecimento a qualquer um desses “kassab-níqueis” espalhados pelo município. ..
Abraço.

Danilo Bueno
Danilo Bueno
14 anos atrás

O meu GOL S é 82, fiz o pagamento de todas as taxas direto no caixa do banco e mesmo sem ter feito a porra da inspeção meu doc 2010 chegou pelos correios, aconteçe que em uma eventual blitz se não tiver como selinho do Kassab é multa de 550 pratas!

Eu fiz ano passado do G3 a minha esposa, vc não manobra ne acelera o carro o próprio funcionário da controlar faz isso, resultado porta entre aberta rajada de vento e porta batendo na máq. de inspeçõ um belo amassado em um caro com pintura original….muita burocracia e perda de tempo mas o serviço foi pago! imagina isso em carros antigos de coleção!!! o “inspetor” era um muleque devia ter no máximo 18 anos cabelinho moicano!! que figurinha!!!

Bruno
Bruno
14 anos atrás

Quando descobriu que VOCÊ não vai ter probelmas com a inspeção, encerrou a discussão.

Nota-se como você é preocupado com a sociedade.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Bruno
14 anos atrás

Estou preocupado com meus carros. Quanto a você, vá caçar.

pedro belfort
14 anos atrás

Amigo Flávio, eu também estou apreensivo com a obrigatoriedade, pois meus carros embora sejam “colecionáveis, não estão com a placa preta.Minha dúvida é, como conseguirei aprovar uma berlineta 1965, um Sp2 1972 e o fusca 1985, que embora estejam em ordem, foram concebidos para um “outro tempo”. Abs

Mário Sérgio
Mário Sérgio
14 anos atrás

Fico muito feliz por você ( e sua “manada”) Flavio e ratifico que seria injusto com os Antigões.
Quanto a mim. Será que os “mercenas” parcelam?
Pois tenho apenas um carro que além de ser de plástico, veio com essa extorsão… extorsão veicular.

Caio
14 anos atrás

Só uma pergunta senhores: se primeira legislação de emissões surgiu em 1986, com que base vão inspecionar os carro mais antigos?

paulo
paulo
14 anos atrás

essa tal inspeção foi “inventada” aqui para o estado arrancar mais grana facil do contribuinte, e enfiaram isso guela a baixo do povo, que nao tem voz pra contestar!!
Tenho um auto-antigo tbm, mas sem placa preta… e já estou preocupado com essa bagaça!!! alguem sabe se adianta transferir o carro pra outra cidade do interior? ficaria isento ou isso vai afetar o estado inteiro?

André Mello
André Mello
14 anos atrás

Sobre a taxa da inspeção não sei se já foi comentado mas eles devolvem a grana depois, você faz a inspeção e depois pede pelo proprio site do “controlar” o reembolso, digita em um campo especifico os dados da conta e uns 20 dias depois eles te devolvem a grana(se o carro estiver com licenciamento, IPVA e outros em dia).

Chico Bravo
Chico Bravo
14 anos atrás

Instalei GNV num GOL e precisou fazer inspeção para liberar no documento o gás, beleza, olham tudo, tudo mesmo, carro modificado precisa da inspeção, amortecedor, freio, embreagem, parte elétrica, escapamento, extintor, etc. Carro liberado GNV no documento. Ai tem um tonto, meu vizinho que tem um Fusca 74 caindo aos pedaços que coloca um tijolo na roda para não descer a ladeira, não tem luz de ré, pneu careca e os cambau…. Esse tonto renova todo ano seu documento via internet e recebe a licença via correio sem precisar de inspeção. Porque não faz essa por.r.a. de inspeção em todo véiculo, antigo ou novo que olha tudo como nas inspeções para GNV, certamente esse tonto não estaria rodando botando em risco minha familia a sua e de outras pessoas.
Já que é para fazer que faça direito.

Chico Kfouri
Chico Kfouri
14 anos atrás

Para acresecentar à lista de informações desencontradas. Tenho um carro e uma moto, paguei todas a taxas de IPVA, DPVAT e licenciamento de 2010 e não fiz ainda a vistoria nos veículos mas, diferentemente do que tenho lido a respeito da emissão dos documentos ser feita apenas depois dos mesmos terem sido aprovados pelo controlar, já recebi os dois documentos em casa.Vai saber… Será que daqui algum tempo teremos que fazer vistoria em jet-ski, por que do jeito que vão as coisas vou vender minha Harley e comprar um…

Ainnem Agon
Ainnem Agon
14 anos atrás

Quer dizer que você estará dispensado de fazer a vistoria, mas não isento da TAXA da vistoria, ihhihihi….

Eric
Eric
14 anos atrás

Como eu já havia dito…placa preta com o “COL/automóvel” no docto não precisa.

Renato Campestrini
Renato Campestrini
14 anos atrás

A inspeção ambiental é de competência do Município realizar, desde que possua frota superior a três milhões de veículos.
Quanto a inspeção veicular, até o momento, o Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, não definiu quais serão os critérios e quais os itens serão avaliados.
O mesmo procedimento a ser realizado em São Paulo, em que há dezenas, centenas de empresas que realizam esse serviço, deve ser o adotado na cidadezinha localizada no interior do Amazonas ou de Pernambuco para citar um exemplo.
Segundo consta, por conta disso, a inspeção veicular ainda não é realizada, sendo verificado apenas a situação de emissão de poluentes nos Municípios que possuem permissão para tanto.
Abraço,

RC*

Joaquim de Souza
Joaquim de Souza
14 anos atrás

hehehehe Um grande negócio para o estado com risco 0 é esse IPVA e IPTU…

São Paulo daqui a pouco terá mais atos de selvageria porque a população já não aguenta mais…

E o governo sempre silente, inerte…

Vão todos a merda também…

peter von wartburg
14 anos atrás

estou te devendo as fotos do Gerd no TUV. vais tremer qdo ver o cano enfiado no rabo dele.

chacoalharam ele de tudo qto eh jeito, vc vai ver. viraram do avesso.

henrique
henrique
14 anos atrás

Como já dito inúmeras vezes, a inspeção só vale para o licenciamento do ano posterior. Assim, vc obviamente vai conseguir licenciar o carro este ano. Se tiver problemas com a inspeção, só vai ter problema de licenciamento em 2011. Nossa, que coisa mais dífícl de entender, FG!!!

Antonio VK
Antonio VK
14 anos atrás

Desculpem a falta de sutileza, mas enfiar no rabo é a especialidade dos nossos políticos.

Kazro
Kazro
14 anos atrás

A inspeção veicular é um pré-requisito para o licenciamento do ano seguinte. Aqueles que foram obrigados em 2009 só conseguirão licenciar o veículo em 2010 se foram aprovados na inspeção veicular.

Estevão
Estevão
14 anos atrás

Eu paguei o IPVA a vista junto com a taxa de licenciamento, o seguro obrigatório e ataxa de postagem. Ai eu pergunto? Meu carro já não está devidamente licenciado para o ano de 2010??????? Eles só vão enviar o documento depois que eu passar na inspeção???? Ou eles simplismente vão enviar o novo documento eu eu posso fingir que a inspeção no existe???

Falvio, meu carro é 2009. Procura ai no site da prefeitura como eu devo proceder.

Valeu!

Rodrigo Lombardi
Reply to  Estevão
14 anos atrás

Esse é o Licenciamento Antecipado.

Está licenciado, mas se não fizer a Inspeção ainda esse ano,
e no prazo, o licenciamento será bloqueado para 2011.
Provavelmente vc receberá os docs desse ano normalmente.

João Ota
João Ota
14 anos atrás

Sobre a charge: saiu na Folha de São Paulo, e está no Blog do Jean (http://jeangalvao.blogspot.com/). O Link da charge é esse, com os devidos créditos: (http://jeangalvao.blogspot.com/2010/01/charge-folha_05.html).

Texto bem crítico, e igualmente interessante, como sempre.

[ ]’s!

Alejjandro
14 anos atrás

Você já parou para pensar que “DISPENSADO” significa “não precisar ir, mas mesmo assim pagar 50 pratas por carro”?

Acho que você ficaria pwtto do mesmo jeito… hehehe…

Marcao Fiorucci
Marcao Fiorucci
14 anos atrás

Uma vez ouvi do Cecilio Rego de Almeida, da Construtora CRAlmeida, que constroi estradas e mais estradas por ai (e que nao dava ponto sem nó) que o que ele queria mesmo nao era ficar ganhando concorrencia para ficar construindo estrada. O que ele queria era “cuidar” da inspeçao veicular em Sao Paulo… isso sim daria muitos dinheiro$$$ !!!!!!!!!!!

Felipassat
Felipassat
14 anos atrás

Se muda pro Rio. (Sem ofensa)

Mario Mesquita
Mario Mesquita
Reply to  Felipassat
14 anos atrás

Qual a vantagem? Somos garfados aqui tambem…

Felipassat
Felipassat
Reply to  Felipassat
14 anos atrás

Brincadeirinha…