MAS QUE GALÃ!
SÃO PAULO (alguém ainda diz galã?) – Esse aí nossa turma conhece bem. É Jan Balder diante do Esquife Voador, a BMW sem capota que marcou época nas pistas brasileiras. Vamos lá: quando, onde, qual corrida? E quem é a criança no capô? E o que o Jan está segurando, uma batuta? Não falem besteiras, nosso mestre Balder visita sempre o blog…
Como faço pra entrar em contato com o Jean Paul Bes? Estudei com ele no ginásio e gostaria muito de revê-lo.
foi em Interlagos, em 1970. Não sei o que o Jan estaria segurando, e nem conheceço a criança, mas a elegância do Jan é algo digno de nota.
Jan , muito obrigado pela atenção . Só mais uma do Maverick , agora disseram que foi no molhado . EITA CABRA BOMMMMM !!! KKKKKKKKK
Claude , só pra deixar a gente com vontade ? Manda algumas fotos pro Flavio postar e matar nossas lumbrigas . rsrs Uma pergunta , o Ricardo Rekka trabalha com você ?
Um forte abraço e sorte pra vocês
DESCULPE ME JAN PORQUE EU ACHAVA QUE ERA AQUELA QUE CAPOTOU. EM CTBA. TENHO MAIS FOTOS DESTA CORRIDA.
CARO BILLY
O ESQUIFE FOI FEITO DE UMA BMW 2002 SCHNITZER FECHADA INTEIRA E NÃO DAQUELA CAPOTADA DO LUIS EM CURITIBA QUE DESTRUIU O MONOBLOCO.
NO MEU LIVRO CONTO EM DETALHES.
QUANTO A CURVA 1 DE OPALA NÃO FAZIA FLAT DE JEITO NENHUM, A CURVA DOIS SIM DAVA.
ERA UM DESAFIO AQUELE TRECHO DE ALTA DA PISTA VELHA E OUTRA SHOW ERA O SOL EM DOIS RAIOS.
ABS E 2010 CHEIO DE VITORIAS
JAN
Caro Jan
Eu sempre soube que esse BMW foi feito de um carro novo , o Claude disse agora que foi o carro que o Luizinho capotou , ninguem melhor do que você para esclarecer éssa dúvida .
Outra coisa , fugindo um pouco do post , mas é que tenho uma dúvida , outro dia lí que um cara fazía a 1 e a 2 com Maverick V8 de pé em baixo . Tenho você como um dos melhores pilotos que o Brasil já teve , não lembro de você andando de Maverick , de Opala várias vezes, mas com toda a sua experiencia na pista antiga , me responda : Isso era possível ?
Obrigado , um forte abraço e um 2010 cheio de coisas boas pra você
Billy.
CAROS AMIGOS
SHOW ESTE POST.
CONFESSO QUE SÓ FUI TOMAR CONHECIMENTO DA FOTO RECENTEMENTE NO BLOG DO DO FRANCIS TRENNEPOHL- POEIRA NA VEIA.
ME RECORDO DOS AMIGOS CLAUDE E JEAN BÉS E DA OFICINA CIRAUTO SEMPRE MUITO HOSPITALEIROS EM CURITIBA,
A CORRIDA FOI NO DIA 11/10/1970- AS DUAS HORAS DE CURITIBA E DESCULPE CLAUDE LOGO APÓS A REINAUGURAÇÃO DE INTERLAGOS EM 8/03/70 QUANDO ESTREAMOS O ESQUIFE(O CIRO CAYRES E EU) E VENCEMOS OS 1500 KM DE INTERLAGOS.
NA PROVA DE CURITIBA TOMEI UM BAITA SUSTO- HAVIA FEITO UM BOM TEMPO DE GRID- MAS NA PROVA QUEBROU O DIFERENCIAL NA SAIDA DA CURVA 1 E O CARRO FICOU DE LADO APONTANDO PARA UM PINHEIRO- TIVE MUITA SORTE.
QUANTO A BRASILIA 1000 KM EM 1969 O AMIGO CLENIO VILELA PERGUNTA O QUE ACONTECEU?
ERA UM BMW 2002 FECHADO ZERO BALA COM PREPARAÇÃO SCHNITZER(O CARRO VEIO COMPLETO DA ALEMANHA) E FIZ DUPLA COM A FANTASTICO O LUISINHO P. BUENO – O MOTOR AQUECEU E PARAMOS LOGO(NEM ESQUENTEI….).
NAQUELA PROVA O OUTRO BMW ALPINA DA EQUIPE TERMINOU EM 3o COM O RICARDO ASCHAR EM DUPLA COM AGUINALDO DE GOES FILHO.
O FLAVINHO SEMPRE ELOGIANDO,
SUPER ABRAÇO A TODOS E SUPER 2010.
JAN BALDER
O Jan Balder correu em Brasilia – Mil Quilômetros – 20 de Abril de 1969, em dupla com Luis Pereira Bueno na BMW / 2.000 TFL (Turismo Força Livre), com o numero 7. A prova foi vencida por José Carlos Pace / Marivaldo Fernandes, com Alfa GTA 1600/ TFL. Em seguida, outra Alfa GTA 1600 com Mário Olivetti / Pedro Vitor Delamare. Não lembro do resultado em que ficou o Jan Balder. Se alguem souber …
Nesta corrida, participou Marcelo P. Campos (falecido em acidente em treino, no entorno do estádio Mineirão / BH) em dupla com o tambem mineiro Ivaldo Da Mata, tio do Cristiano Da Mata, com Puma 1600, chegando em nono.
Forte abraço ao amigo Jan, belas recordações dos anos 60/70
Eugênio Tramontini
RGS
a foto e minha o local e curitiba, , ano 196xxx, o menino e o Jean paul bes meu filho,, esse bmw foi cortado o teto apos capotar no fim de reta de curitiba., claude bes.
Ele parece Didi Mocó.
Em tempo ainda, o que o fez também parecer bastante o Rindt, é esse macacão old-school, estilo Lotus Gold Leaf 1970, com a lateral com uma faixinha vermelha.
Bicho…
De prima, eu já ia responder Jochen Rindt. Tá a cada do próprio.
Mas aí depois o esquife, e aquela cara que interlagos tem, só a parte dos boxes, e um teco de arquibancada, aí realmente, é o Jan Balder…ehehe..
Salve mestre!
O Jan está parecido com o Jocken Rindt nesta foto.
1971
com um calibrador de pneus
a pista é Tarumã
o garoto…….1971 vc tinha 8 anos se eu não errei a conta…..é vc?
e essa BMW , foi cortada a serra pelo ” Cabeleira ” , que corria com os Dal Pont …
meu filho jean paul , o segundo BMW era pilotado por Dalpont, vieram a curitiba me dar uma forca pois a minha firma Cirauto oficina DKW era tambem revenda bmw,, a pista de interlagos na epoc a estava fechada p/reforma.
na mao dele tem um medidor de calibragem de pneus acho…
Parece Tarumã, pela arquibancada, não sei qual a idade do autódromo de Curitiba. Na mão, palito de sorvete.
Na mão é um beck!
Grande Jan! Responsável pela parte séria das transmissões de F-1 da Rádio Bandeirantes, sempre quis saber um pouco mais de sua biografia.
Isso é em Curitiba. Jan Balder (de macacão branco) e no capô do ‘Esquife’ BMW o Jean Paul Bès, filho do Claude e sobrinho do Pierre, dois franceses radicados em Curitiba que são preparadores multi-campeões (tem hífen?) no Paraná e em Santa Catarina.
Já o Jean Paul foi piloto por um tempo, correndo na terra de Chevette, até que sofreu um violentíssimo acidente que quase lhe custou a vida, aí parou e fez algumas provas no asfalto depois disso.
Tem um foto quase “gêmea” no meu blog (http://poeiranaveia.blogspot.com/2009/08/jan-e-jean.html).
Abração
Na mão é um cachimbo que sempre fumava antes das corridas.. no capo pode até ser um neto da Hebe Camargo.. ela nao é, não!
É a cara do Trulli, pode comparar!!
A criança é o Flavio olhando para trás e pensando, cade o Lada ? Me tira de cima dessa porcaria e me coloca em um Lada !!!!
já q a orquestra está abaixo do capô o maestro trouxe a batuta !!!
A criança não sei quem é.Na mão parece um cicarro com piteira.
Acho que é Tarumã
Na mão um calibrador de pneus
A pista eh Interlagos, sem duvida, (parece pelo menos) por causa das arquibancadas
Carro eh o BMW
A criança eh filho dele?
O Balden está parecido com o David Niven, que, aliás, gostava de corridas. Fica como uma sugestão de pauta ou enquete, personalidades do mundo das artes que flertaram com corridas de automóveis. De cabeça e sem grande conhecimento de causa, lembro do George Harrison e do Paul Newman, obviamente. Ah, e o Clapton. E o Richard Wright, do Pink Floyd, reencarnado ano passado por obra e graça do Galvão no corpo do amigo e colega de banda Nick Mason. Alguém mais?
Ringo Starr também gosta da velocidade…..
Só uma certeza:
Maestros usam batutas.
Na mão do piloto parece um digestivo pós-corrida.
Não perco o amigo nem a piada.
Jan, só faltou o Paulo Silvino falando: É uma bichaaa
Com tantos pneus au redor dele, o mais óbvio seria dizer que é um daqueles calibradores de pneus!
Calibrador ou medidor de calibragem? Acho que medidor de calibragem.
feliz 2010 a todos.
o ano 69, na mao um calibrador o local interlagos, e como sempre muito estiliso nosso amigo Jan.
nos anos 80 quando o Ingo era patrocinado pela Shell tive a oportunidade de acompanhar o trabalho de acessoria do Jan, cromometrando as entradas e saidas das curvas de interlagos da laje dos box, nao tinha a tal telemetria era mais pessoal e legal na minha opinião, e mais tarde nos anos 90 fui convidado pelo Jan para participar de um raly nautico o que foi muito legal pois usei as tecnicas de cronometragem que ele me ensinou,e foi muito legal.
um grande abraço
chefe escoteiro
carlos moura
A criança no capô é Jean Paul Bès, filho do ex-piloto Claude Bès… o circuíto… creio que Curitiba no início da década de 70.
Grande Flavio!
não sei se este seu post é lugar para postar esta mensagem, mas como nao achei um amais especifico , vai aqui mesmo…
neste momento esta ocorrendo um debate interessante no blog do Luis Nassif sobre a propaganda do Ford Focus: “para quem gosta de potencia”. O debate esta se dando no sentido do estimulo a dirigir em alta velocidade, em um pais com um altissimo acidentes, acho q sua contribuição para o debate seria bem interessante, entao se animar, vai ai link
http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2010/01/06/publicidade-automobilistica/
Saudadações socialistas
ola flavio e a todos feliz 2010, o ano acho que e 69, o local interlagos na mao calibrador de pneus, e sempre sempre o Jean foi muito estiloso, me lembro quando no anos 80 ele ajudava o Ingo com seu stock car (opalas antigos), com o patrocinio da Shell Luma em interlagos e antes de me tornar bandeirinha fui varias vezes ver os treinos durante a semana e la estava o Jean com sua prancheta e seus cronometros marcando entrada e saida de cada curva que o Ingo fazia e depois mostrava tudo em seu bloquinho de anotacoes, naquele tempo nao tinha a tal telemetria achava mais legal isso, era mais pessoal.
tive a oportunidade de participar de um rali nautico promovido pelo Jean nos anos 90 no guaruja e muito me ajudou aquelas aulas de cronometro pois para um rali nautico foi muito util.
abraço aos grandes amigos
chefe escoteiro
carlos moura
Na mão tá um calibrador de pneus, a criança no capô não seria o FG ?
Bela foto!
Parece que ele está segurando um ossinho de cachorro.
Vi muito este carrinho correr aqui em Brasilia nas ruas da cidade, mas não é aqui, deve ser Interlagos por causa das arquibancadas ao fundo e o carro estar posicionado no sentido antihorário, o que é o caso da pista de Interlagos.
Jovino
Jovino, quando vinham competir aqui em Brasília, eles costumavam guardar o carro na loja da Masson (fundos) na 504 Sul, W2, bem em frente ao bloco em que eu morava.
Boa tarde Flávio Gomes!
Sou leitor diário do site e de seu blog, porém, não tenho hábito de comentar… O comentário não tem relação com o tópico, mas gostaria de saber qual equipamento você utiliza para filmagens do seu carro nas corridas? Onde comprou?
Obs. O material do site e do blog é excelente!
Uma microcâmera que comprei pela internet, mas não está aqui e não lembro a marca…
Acho que é essa aqui.
Na época que o FG escreveu sobre isso meu amigo tb comprou.
http://www.goprocamera.com/index.php?area=2&productid=2
Obrigado! Foi essa camera mesmo!
Fácil, um calibrador de pneus.
Muito legal essas fotos ….que me desculpe o mestre Jan, mas que está parecido com o DIDI Mocó não restam duvidas…
Um Abraço…
Parece 1972, em Liptstravz / Rússia.
A criancinha, se não me engano, é F. Gomov.
Ta fácil , no capo é a Hebe Camargo .