MAS QUE GALÃ! | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010 - 14:17Automobilismo brasileiro

MAS QUE GALÃ!

JAN BALDER0002

SÃO PAULO (alguém ainda diz galã?) - Esse aí nossa turma conhece bem. É Jan Balder diante do Esquife Voador, a BMW sem capota que marcou época nas pistas brasileiras. Vamos lá: quando, onde, qual corrida? E quem é a criança no capô? E o que o Jan está segurando, uma batuta? Não falem besteiras, nosso mestre Balder visita sempre o blog…

50 comentários

  1. Luiz Fernando Evaristo disse:

    Como faço pra entrar em contato com o Jean Paul Bes? Estudei com ele no ginásio e gostaria muito de revê-lo.

  2. ERVIN MORETTI disse:

    foi em Interlagos, em 1970. Não sei o que o Jan estaria segurando, e nem conheceço a criança, mas a elegância do Jan é algo digno de nota.

  3. Billy disse:

    Jan , muito obrigado pela atenção . Só mais uma do Maverick , agora disseram que foi no molhado . EITA CABRA BOMMMMM !!! KKKKKKKKK
    Claude , só pra deixar a gente com vontade ? Manda algumas fotos pro Flavio postar e matar nossas lumbrigas . rsrs Uma pergunta , o Ricardo Rekka trabalha com você ?
    Um forte abraço e sorte pra vocês

  4. claude bes disse:

    DESCULPE ME JAN PORQUE EU ACHAVA QUE ERA AQUELA QUE CAPOTOU. EM CTBA. TENHO MAIS FOTOS DESTA CORRIDA.

  5. JAN BALDER disse:

    CARO BILLY

    O ESQUIFE FOI FEITO DE UMA BMW 2002 SCHNITZER FECHADA INTEIRA E NÃO DAQUELA CAPOTADA DO LUIS EM CURITIBA QUE DESTRUIU O MONOBLOCO.
    NO MEU LIVRO CONTO EM DETALHES.

    QUANTO A CURVA 1 DE OPALA NÃO FAZIA FLAT DE JEITO NENHUM, A CURVA DOIS SIM DAVA.
    ERA UM DESAFIO AQUELE TRECHO DE ALTA DA PISTA VELHA E OUTRA SHOW ERA O SOL EM DOIS RAIOS.

    ABS E 2010 CHEIO DE VITORIAS
    JAN

  6. Billy disse:

    Caro Jan

    Eu sempre soube que esse BMW foi feito de um carro novo , o Claude disse agora que foi o carro que o Luizinho capotou , ninguem melhor do que você para esclarecer éssa dúvida .
    Outra coisa , fugindo um pouco do post , mas é que tenho uma dúvida , outro dia lí que um cara fazía a 1 e a 2 com Maverick V8 de pé em baixo . Tenho você como um dos melhores pilotos que o Brasil já teve , não lembro de você andando de Maverick , de Opala várias vezes, mas com toda a sua experiencia na pista antiga , me responda : Isso era possível ?
    Obrigado , um forte abraço e um 2010 cheio de coisas boas pra você

    Billy.

  7. JAN BALDER disse:

    CAROS AMIGOS

    SHOW ESTE POST.
    CONFESSO QUE SÓ FUI TOMAR CONHECIMENTO DA FOTO RECENTEMENTE NO BLOG DO DO FRANCIS TRENNEPOHL- POEIRA NA VEIA.
    ME RECORDO DOS AMIGOS CLAUDE E JEAN BÉS E DA OFICINA CIRAUTO SEMPRE MUITO HOSPITALEIROS EM CURITIBA,
    A CORRIDA FOI NO DIA 11/10/1970- AS DUAS HORAS DE CURITIBA E DESCULPE CLAUDE LOGO APÓS A REINAUGURAÇÃO DE INTERLAGOS EM 8/03/70 QUANDO ESTREAMOS O ESQUIFE(O CIRO CAYRES E EU) E VENCEMOS OS 1500 KM DE INTERLAGOS.
    NA PROVA DE CURITIBA TOMEI UM BAITA SUSTO- HAVIA FEITO UM BOM TEMPO DE GRID- MAS NA PROVA QUEBROU O DIFERENCIAL NA SAIDA DA CURVA 1 E O CARRO FICOU DE LADO APONTANDO PARA UM PINHEIRO- TIVE MUITA SORTE.
    QUANTO A BRASILIA 1000 KM EM 1969 O AMIGO CLENIO VILELA PERGUNTA O QUE ACONTECEU?
    ERA UM BMW 2002 FECHADO ZERO BALA COM PREPARAÇÃO SCHNITZER(O CARRO VEIO COMPLETO DA ALEMANHA) E FIZ DUPLA COM A FANTASTICO O LUISINHO P. BUENO – O MOTOR AQUECEU E PARAMOS LOGO(NEM ESQUENTEI….).
    NAQUELA PROVA O OUTRO BMW ALPINA DA EQUIPE TERMINOU EM 3o COM O RICARDO ASCHAR EM DUPLA COM AGUINALDO DE GOES FILHO.

    O FLAVINHO SEMPRE ELOGIANDO,
    SUPER ABRAÇO A TODOS E SUPER 2010.
    JAN BALDER

  8. Clenio A. Vilela disse:

    O Jan Balder correu em Brasilia – Mil Quilômetros – 20 de Abril de 1969, em dupla com Luis Pereira Bueno na BMW / 2.000 TFL (Turismo Força Livre), com o numero 7. A prova foi vencida por José Carlos Pace / Marivaldo Fernandes, com Alfa GTA 1600/ TFL. Em seguida, outra Alfa GTA 1600 com Mário Olivetti / Pedro Vitor Delamare. Não lembro do resultado em que ficou o Jan Balder. Se alguem souber …
    Nesta corrida, participou Marcelo P. Campos (falecido em acidente em treino, no entorno do estádio Mineirão / BH) em dupla com o tambem mineiro Ivaldo Da Mata, tio do Cristiano Da Mata, com Puma 1600, chegando em nono.

  9. Tramontini disse:

    Forte abraço ao amigo Jan, belas recordações dos anos 60/70
    Eugênio Tramontini
    RGS

  10. claude bes disse:

    a foto e minha o local e curitiba, , ano 196xxx, o menino e o Jean paul bes meu filho,, esse bmw foi cortado o teto apos capotar no fim de reta de curitiba., claude bes.

  11. Marcus Vinicius disse:

    Ele parece Didi Mocó.

  12. Thiago Sabino disse:

    Em tempo ainda, o que o fez também parecer bastante o Rindt, é esse macacão old-school, estilo Lotus Gold Leaf 1970, com a lateral com uma faixinha vermelha.

  13. Thiago Sabino disse:

    Bicho…

    De prima, eu já ia responder Jochen Rindt. Tá a cada do próprio.

    Mas aí depois o esquife, e aquela cara que interlagos tem, só a parte dos boxes, e um teco de arquibancada, aí realmente, é o Jan Balder…ehehe..

    Salve mestre!

  14. JOSÉ CARLOS disse:

    O Jan está parecido com o Jocken Rindt nesta foto.

    1971
    com um calibrador de pneus
    a pista é Tarumã
    o garoto…….1971 vc tinha 8 anos se eu não errei a conta…..é vc?

  15. fernando carvalho disse:

    e essa BMW , foi cortada a serra pelo ” Cabeleira ” , que corria com os Dal Pont …

  16. claude bes disse:

    meu filho jean paul , o segundo BMW era pilotado por Dalpont, vieram a curitiba me dar uma forca pois a minha firma Cirauto oficina DKW era tambem revenda bmw,, a pista de interlagos na epoc a estava fechada p/reforma.

  17. Fabao disse:

    na mao dele tem um medidor de calibragem de pneus acho…

  18. Luis Fernando disse:

    Parece Tarumã, pela arquibancada, não sei qual a idade do autódromo de Curitiba. Na mão, palito de sorvete.

  19. gleitef disse:

    Na mão é um beck!

  20. ba disse:

    Grande Jan! Responsável pela parte séria das transmissões de F-1 da Rádio Bandeirantes, sempre quis saber um pouco mais de sua biografia.

  21. Isso é em Curitiba. Jan Balder (de macacão branco) e no capô do ‘Esquife’ BMW o Jean Paul Bès, filho do Claude e sobrinho do Pierre, dois franceses radicados em Curitiba que são preparadores multi-campeões (tem hífen?) no Paraná e em Santa Catarina.
    Já o Jean Paul foi piloto por um tempo, correndo na terra de Chevette, até que sofreu um violentíssimo acidente que quase lhe custou a vida, aí parou e fez algumas provas no asfalto depois disso.
    Tem um foto quase “gêmea” no meu blog (http://poeiranaveia.blogspot.com/2009/08/jan-e-jean.html).
    Abração

  22. Alisson Freitas disse:

    Na mão é um cachimbo que sempre fumava antes das corridas.. no capo pode até ser um neto da Hebe Camargo.. ela nao é, não!

  23. Rogerio BH disse:

    É a cara do Trulli, pode comparar!!

  24. nilton "boca" disse:

    já q a orquestra está abaixo do capô o maestro trouxe a batuta !!!

  25. Rogerio Gomes disse:

    A criança é o Flavio olhando para trás e pensando, cade o Lada ? Me tira de cima dessa porcaria e me coloca em um Lada !!!!

  26. jefferson buitrago disse:

    A criança não sei quem é.Na mão parece um cicarro com piteira.

  27. Ricardo disse:

    Acho que é Tarumã

  28. Rodrigo Amarante disse:

    Na mão um calibrador de pneus
    A pista eh Interlagos, sem duvida, (parece pelo menos) por causa das arquibancadas
    Carro eh o BMW
    A criança eh filho dele?

  29. Cae Guimarães disse:

    O Balden está parecido com o David Niven, que, aliás, gostava de corridas. Fica como uma sugestão de pauta ou enquete, personalidades do mundo das artes que flertaram com corridas de automóveis. De cabeça e sem grande conhecimento de causa, lembro do George Harrison e do Paul Newman, obviamente. Ah, e o Clapton. E o Richard Wright, do Pink Floyd, reencarnado ano passado por obra e graça do Galvão no corpo do amigo e colega de banda Nick Mason. Alguém mais?

  30. cleber disse:

    Só uma certeza:
    Maestros usam batutas.

  31. Renato Powell disse:

    Na mão do piloto parece um digestivo pós-corrida.

  32. disse:

    Não perco o amigo nem a piada.
    Jan, só faltou o Paulo Silvino falando: É uma bichaaa

  33. Peixe disse:

    Com tantos pneus au redor dele, o mais óbvio seria dizer que é um daqueles calibradores de pneus!
    Calibrador ou medidor de calibragem? Acho que medidor de calibragem.

  34. carlos moura disse:

    feliz 2010 a todos.
    o ano 69, na mao um calibrador o local interlagos, e como sempre muito estiliso nosso amigo Jan.
    nos anos 80 quando o Ingo era patrocinado pela Shell tive a oportunidade de acompanhar o trabalho de acessoria do Jan, cromometrando as entradas e saidas das curvas de interlagos da laje dos box, nao tinha a tal telemetria era mais pessoal e legal na minha opinião, e mais tarde nos anos 90 fui convidado pelo Jan para participar de um raly nautico o que foi muito legal pois usei as tecnicas de cronometragem que ele me ensinou,e foi muito legal.
    um grande abraço
    chefe escoteiro
    carlos moura

  35. Danilo Rizzo disse:

    A criança no capô é Jean Paul Bès, filho do ex-piloto Claude Bès… o circuíto… creio que Curitiba no início da década de 70.

  36. junio de paiva disse:

    Grande Flavio!
    não sei se este seu post é lugar para postar esta mensagem, mas como nao achei um amais especifico , vai aqui mesmo…
    neste momento esta ocorrendo um debate interessante no blog do Luis Nassif sobre a propaganda do Ford Focus: “para quem gosta de potencia”. O debate esta se dando no sentido do estimulo a dirigir em alta velocidade, em um pais com um altissimo acidentes, acho q sua contribuição para o debate seria bem interessante, entao se animar, vai ai link
    http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2010/01/06/publicidade-automobilistica/
    Saudadações socialistas

  37. carlos moura disse:

    ola flavio e a todos feliz 2010, o ano acho que e 69, o local interlagos na mao calibrador de pneus, e sempre sempre o Jean foi muito estiloso, me lembro quando no anos 80 ele ajudava o Ingo com seu stock car (opalas antigos), com o patrocinio da Shell Luma em interlagos e antes de me tornar bandeirinha fui varias vezes ver os treinos durante a semana e la estava o Jean com sua prancheta e seus cronometros marcando entrada e saida de cada curva que o Ingo fazia e depois mostrava tudo em seu bloquinho de anotacoes, naquele tempo nao tinha a tal telemetria achava mais legal isso, era mais pessoal.
    tive a oportunidade de participar de um rali nautico promovido pelo Jean nos anos 90 no guaruja e muito me ajudou aquelas aulas de cronometro pois para um rali nautico foi muito util.
    abraço aos grandes amigos
    chefe escoteiro
    carlos moura

  38. Brunno disse:

    Na mão tá um calibrador de pneus, a criança no capô não seria o FG ?

  39. Rafael Bruno disse:

    Bela foto!

    Parece que ele está segurando um ossinho de cachorro.

  40. jovino disse:

    Vi muito este carrinho correr aqui em Brasilia nas ruas da cidade, mas não é aqui, deve ser Interlagos por causa das arquibancadas ao fundo e o carro estar posicionado no sentido antihorário, o que é o caso da pista de Interlagos.
    Jovino

  41. Johelmyr disse:

    Boa tarde Flávio Gomes!
    Sou leitor diário do site e de seu blog, porém, não tenho hábito de comentar… O comentário não tem relação com o tópico, mas gostaria de saber qual equipamento você utiliza para filmagens do seu carro nas corridas? Onde comprou?
    Obs. O material do site e do blog é excelente!

  42. Guilherme Decanini disse:

    Fácil, um calibrador de pneus.

  43. MARCOS ANDRÉ RJ disse:

    Muito legal essas fotos ….que me desculpe o mestre Jan, mas que está parecido com o DIDI Mocó não restam duvidas…

    Um Abraço…

  44. Alexandre disse:

    Parece 1972, em Liptstravz / Rússia.
    A criancinha, se não me engano, é F. Gomov.

Deixe uma resposta para JOSÉ CARLOS Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>