MINEIRICES (2) | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

terça-feira, 5 de janeiro de 2010 - 2:49Automobilismo brasileiro

MINEIRICES (2)

SÃO PAULO (uma hora chega) – Aí está o segundo vídeo, maior que o anterior, com destaque para o Opala #21 de Toninho da Matta. E um #96, claro. Só que Simca. Que abria a porta nas curvas… É divertido tentar identificar os pilotos. A velha guarda do blog vai ajudar.

17 comentários

  1. Mário Martins Abreu disse:

    Em 1° lugar, era um sinca tufão, quem pilotava era o Dú Malavéia e o carro era da mãe dêle.
    Uma vêz, o Dú “pegou emprestado sem o pai dêle saber”, o Galaxie dos pais, aliviou o que podia, foi para o mineirão, e no final da tomada de tempo entrando nos boxes, foi preso por furto de veiculo, o pai dêle tinha chamado a polícia para ele, e meu amigo Dú foi em cana…são muitas histórias engraçadas e saudosistas. Havi uma subida onde é hoje a entrada dos onibus dos jogadores, e logo depois uma curva com uma decida, toda vêz que o Dú subia o Toninho já estava colado nêle, mas passada a curva vinha a decida e o Toninho não consegui chegar perto do Dú, quando eles pararam o Toninho perguntou a ele: como você usa o freio na quela decida, podia me dizer? E o Dú respondeu: que freio? ali eu só usava redusida e acelerador, só escutavamos o Toninho gritar: Este cara é mais maluco do que todos nos juntos, e caimos na gargalhada.

  2. Jorjão disse:

    Estava olhando no google maps a atual área do mineirão para entender como era o circuito. Aguns trechos eu consegui relacionar como a porta do Hall do Mineirão e uma curva depois de uma decida próxima a faculdade de veterinária da UFMG. gostaria de saber da galera se teria jeito de uma corrida por lá atualmente. Seria muito bom ainda mais com esse histórico importante vindo de um blog de um dos mais conceituados jornalistas de automobilismo.

  3. Adriano Reis disse:

    Algum desenho e ficha técnica do circuito?

  4. jose carlos disse:

    a simca que abre a porta com o capot com 2 tomadas de ar nao e odu malaveia e sim de um carinha que o pai dele tinha um ferro velho em bh por sinal o cara era bota pacas

    jc

  5. Maurício Freitas disse:

    É tudo muito legal, mas impressiona a falta de segurança para o público. As pessoas ficavam postadas na saída da tangência de uma curva. Qualquer escapada, adeus a todos.
    Estou falando isso, mas assisti a muitas corridas em lugares perigosos, porque antigamente não havia a mínima preocupação com estes aspectos. Tanto assim que corri o risco de morrer atropelado pelo Opala de Marcos Troncon. Eu estava com meu amigo assistindo à corrida sentado no guard rail, na saída da tangência da curva 1 de Interlagos (que absurdo!). Ficamos lá um tempão e depois saímos. Duas voltas depois o Marcos Troncon (ou outro piloto que fazia aquele turno – era uma Mil Milhas) deu o maior porrão naquele exato local, que levou o guard rail e tudo o mais que estava atrás dele. Se estivéssemos lá ainda, hoje seríamos apenas saudades…
    Lembro ainda que perdi um colega de ginásio, que assistindo a uma corrida de motocross em Tietê, morreu após a moto sair do traçado e bater com o pneu traseiro em seu rosto. Morte instantânea!
    Há certas coisas que parecem legais, mas é bom não existirem mais.

  6. @etomedi disse:

    o que mais impressiona é como nosso automobilismo era valorizado… hoje vai ver se tem moto da policia brincando de safety car…..

  7. Eu estava presente nesta corrida; tinha uns 16 anos. Além do Opala do Toninho que vc identificou, consegui lembrar do Corcel 47 do roda dura do Boris Feldman, jornalista do Estado de Minas. O Simca Raly 1961 #96, é do Edu “Mala Véia”, bom de roda, só que os 95hp do Simca de rua dele, sem preparação nenhuma, não ajudavam muito.

  8. Afonsinho disse:

    Bacana ver as concessionárias da época patrocinando os carros que vendiam. Acho que a única que continua ativa é a VW.

  9. Claudio Rocha disse:

    E anos depois, o Kiki tava andando também no Mineirão. Só que de kart. Bons tempos…….

  10. Alexandre disse:

    O meu tio Osvaldo estava nesta corrida e ele me mandou este vídeo a 60 dias atrás.

  11. J. Alves disse:

    Dois vídeos bem legais, mesmo. Pena a falta do som dos motores.

    O que dá arrepio é ver a galera assistindo ali mesmo, no meio da corrida… Um pouco antes de 3:30 até dá pra ver um cara atravessar correndo, se não me engano. De qualquer modo, perigo à parte, devia ser divertido estar ali tão perto.

  12. Joaquim disse:

    Pequenos reparos:

    O Simca é do Edú Malavéia, o protótipo #82 é do Kid Cabeleira. Essa é a primeira corrida do Opala #21 do Toninho da Matta, ainda quase original, receita do Chico Landi. Abandonou com problemas de freios.

    Depois viria a segunda versão do Opala na cor azul marinho, com portas, para lamas e capô em fibra de vidro, preparação Wilson Fittipaldi e uma mãozinha do então iniciante Ricardo Divila.

    Sem querer me aproveitar da situação, mas a história deste Opala já contei num post lá no http://www.mestrejoca.blogspot.com

    Sds.

  13. Carlos Sato disse:

    Eu adoro imagens em Super 8!!!

    Curti o Puma vermelho, legal contornando as curvas…

  14. JONAS MONTANARO disse:

    BONS TEMPOS …………….. VER FUSCAS COM A TAMPA DO MOTOR LEVANTADA PRA NAO ESQUENTAR MUITO, VER GORDINI, PUMA, SIMCA, OPALA,E AQUELE PROTOTIPO, É MUITO LEGAL. SEM CONTAR AQUELE CORCELZINHO NUMERO 47. E O PUBLICO A MEIO METRO ?. ISSO SIM ERAM CORRIDAS. UM ABRAÇO.

  15. gleitef disse:

    O Simca é do Kid Cabeleira, nosso tabelião casamenteiro,
    o fusca nº 2 é do Dudu Porto ( azul claro c/paralama laranja que eu pintei com tinta guache ) o Puma acho que é do Marcelo Campos?

  16. Marcio Bastos disse:

    Estava aí também. Grande Toninho, um dos melhores pilotos que o Brasil já teve. Lmebro de um Sinca e muitos protótipos. Inclusive uma batida de um fusquinha…… Grandes tempos e muitas saudades!!!!!

  17. A precariedade da estrutura e o amadorismo são encantadores. E as imagens, lindas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>