NA ÁGUA | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010 - 9:57Ladaland

NA ÁGUA

SÃO PAULO (mais fresca) – Eu tenho uma dessas. Na verdade, a versão soviética, alguns anos mais nova, mas no fundo é a mesma. Essa aí, em foto enviada pela Jackie Della Barba, é uma perua Fiat 124, modelo 1972/74. A minha é um pouco mais nova, tem faróis quadrados e um ou outro detalhe de acabamento mais, digamos, austero.

Ontem chouveu em SP e, novidade, começou a alagar tudo. Ali em frente ao antigo Detran, na Av. 23 de Maio, debaixo de um viaduto, enche sempre de água. Eu vinha pela pista lateral para pegar a “23″ e quando embiquei na rampa de acesso, vi que já tinha enchido. Os carros estavam todos parando. Pajeros, Tucsons, Ecosports, esses mais altos, além da frota de descartáveis de sempre. Medo d’água, compreensível.

A rampa de que estou falando fica no alto, onde tem uma escultura que homenageia Ayrton Senna. Acendi o pisca-alerta para avaliar a situação, aprumei o carro, primeira, segunda, terceira, entrei no alagamento acelerando sem dó, ela nem engasgou, passou tal qual uma lancha, deixando para trás espantados motoristas que não arriscaram colocar seus carros prateados naquele aguaceiro todo.

E a peruinha, de batismo Elena Isinbaeva, seguiu seu caminho lamentando, apenas, que tinha sido lavada de tarde, ainda sob o sol do verão.

fiat_124_station_wagon_1972-1974

78 comentários

  1. sérgio castro disse:

    Não querendo ensinar reza ao vigário, mas o professor pela narrativa de passagem pelo alagado, errou, deu sorte, pois passou em terceira e rápido, sendo que o certo seria em segunda com motor cheio, “empurrando a onda”, espirrando menos água possível no motor e seu componentes. Mas que o carro ajudou, não resta dúvida…

  2. Edilson Vieira disse:

    Na boa. Sem querer tirar os méritos da Isinbaeva (que são muitos, como se sabe) fez diferença também a peça entre o volante e o banco. O que eu percebo nas enchetes ( e Recife enche prá caralho quando chove) é que a grande maioria do rebanho motorizado se arrepia de ver uma simples poça dágua pela frente. Não aprenderam a dirigir nas adversidades, os coitados. Eu, raliseiro e jipeiro juramentado, aproveito esses momentos para me exibir para a turba, é claro.

  3. Helio Marques disse:

    Niva ,Laika e Samara
    Pode encarar de cara
    Lombada e agua profunda,
    porque M* NAO AFUNDA
    posso falar de cadeira
    poque ja fiz a besteira
    de ter até tres Laikas
    e um Niva branco zerado
    mas estou quase curado
    porque ainda tenho uma dessas

    Helio Marques ( de medico e louco a fama já tinha;
    e agora poetinha
    bricaderinha FG (RSRSRS)

  4. Carlão! disse:

    Esse emblema da Fiat é disparado bem mais bonito que os dois que vieram depois

  5. pablorocha disse:

    Ri demais das respostas dos comentários do FG, alias concordo com o fato dos proprietários de carrões terem medo até das pequenas valetinhas, mas faz sentido afinal muitos compraram em 60 vezes.

  6. edson souza disse:

    Se a Fiat vendesse essa perua ainda hoje, e aqui no Brasil, eu correria para a concessionaria para compra-la. Ela é muito estilosa. Deixa a tal da Palio Weekend no chinelo.
    Parabéns pelo seu blog Flavio!!
    Um abraço.

  7. José Alberto disse:

    Flávio, gostaria de saber mais à respeito de sua coleção de antigos (fotos de preferência), se é que já não há tenha postado aqui, tendo em vista eu estar à pouco tempo acompanhando seu blog.

  8. Zé zanine disse:

    Boas FG
    Apesar de vc criticar as vezes o meu clion- tadinho dele, uso e abuso deste sedanzinho….passo por lombadas…sem diminuir muito…e as tais suvs brecam antes…eu as ignoro e quando estes cautelosos donos de suvs pratas percebem o cliozinho ja esta longe…e nas poças tbm ignoro…o ultimo problema que tive..ao passar fazendo leque…rsrs foi ficar sem buzina uns 10 dias ate a danada secar….rs
    ah e sem falar que o danado tem air bag de fabrica entre outros trecos no volante…pra que eu brinque com meu cd player
    Pronto desabafei….a minha releitura do dauphine vai dormir com os brios cheios qdo eu contar desta missiva…rsrsr

  9. Fabio Morais disse:

    Vou ser obrigado a fazer o mesmo comentário: Mais uma vez o mundo se curva ante a Mãe Rússia.

  10. Fabao disse:

    Ja fiz isso a noite ali atras do CEASA uma vez a noite, com uma Fiorino, a merda foi ter perdido a placa dianteira, mas o carro foi de boa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>