EM CURITIBA
GUARUJÁ (será que terminou?) – Não tenho muitas informações adicionais, mas sei que esta réplica do Mercedes 300 SLR (derivado daquele de corrida do famoso acidente de Le Mans em 1955) está sendo feita EM CURITIBA (não sei de onde tirei que era no Rio…) por João Hau — não o conheço, mas já o admiro. A foto que escolhi não é a melhor de todas as enviadas pelo blogueiro Rodrigo Maluhy, não. Está em estágio bem mais avançado. Mas são muitas, e foi difícil escolher uma só… Talvez o Hau esteja colocando as fotos da construção do carro em algum site na internet, mas não encontrei nada. É um “asa-de-gaivota” espetacular, e existem pouquíssimos no mundo. Está ficando maravilhoso. Não tenho detalhes sobre a mecânica que será usada.
Os mercedeiros do Brasil, que certamente acompanham a façanha, com a palavra, pois.
Alô João,
Que maravilha de trabalho. Como dizem os americanos e europeus, “old world craftsmanship”. Você tem mais fotos?
Ok,peguei seu contato, estou no RJ,abraços!
João, um amigo me repassou essas fotos, estou acompanhando a sua saga com muita curiosidade, vc tenciona fazer mais algumas para revenda?Eu imagino essa gracinha com a mecanica MB V8 ,por ex. um M117 com honestos 240cv,dependendo do peso final da encrenca seria um brinquedo interessantíssimo, entraria no lugar do outro brinquedo que eu tenho,uma 2.3 16v Cosworth com apenas 188cv e 1200kg,me dendo lentos 7.5s de zero a 100 e parcos 230 de top speed,hehehehe,abraços!
Ok Rodrigo. A idéia é fazer uma pequena serie.
Tenho já dois motores para as primeiras, um M116 e outro M117.Vc está em qual cidade? Meu email é [email protected]
Ok Rodrigo. A idéa é fazer uma pequena serie, e para isso já tenho dois motores, um 116 e outro 117. Meu email é [email protected]
das mais bonitas eu acho as slr gullwing
O André é fera. É um Volvo mesmo, só que o PV 544, mesma carroceria do 444, só um pouco mais novo.
Ganha sim André. Mas por enquanto ele só está rodando de plataforma: primeiro no eletricista, depois no estofador… vc pode pegar uma carona ! KKK
Ah, o outro carro coberto: O Antonio QUASE acertou!
É isso aí Alexandre. Todas estas informações estão na web, é só usar o Google e aparecem diversas fotos e textos. Em ingles, nem precisa enterder alemão. Tem uma foto do Eng. Ulhenhaut com um piá, que deve ser seu filho.
Tem muita gente misturando as estações, porque, na verdade, está-se falando de dois carros, com três carrocerias diferentes.
O 300 SL (Sports Leicht = “esporte leve”) cupê, lançado em 1954 e mundialmente conhecido como “Gullwing” ou “Asa-de-gaivota”, era um modelo fechado de passeio, com motor de seis cilindros em linha, derivado do propulsor dos Mercedes 300 e 300 S. Foram fabricados 1400 carros.
O 300 SLR (Sports Leicht Rennwagen = “carro de corrida esporte leve”) era para competição, e usava motor de oito cilindros em linha. A carroceria era aberta, de dois lugares. Um desses carros, o famoso “722”, venceu a Mille Miglia de 1995, nas mãos de Sir Stirling Moss (piloto) e do falecido jornalista inglês Denis Jenkinson (navegador).
Por último, o 300 SLR cupê – objeto da réplica – era uma versão fechada do modelo de competição, para uso em rua. A mecânica era rigorosamente a mesma, inclusive com os escapamentos de saída direta: existem fotos desse carro com um enorme abafador externo, instalado sob a porta do passageiro. Como o Zé Rodrigo falou, foram construídos apenas dois. Um deles tornou-se o carro de uso do pai da ideia, Rudolf Uhlenhaut, chefe do Departamento de Engenharia da Daimler-Benz e responsável pelo projeto de todos os modelos.
Esqueci de dizer: não estou no Rio não, estou em Curitiba.
Boa noite. Das SLR, 16 eram abertas, de corrida, e somente duas gull wing. Alguém identifica o outro carro coberto? Parece Fusca, MAS NÃO É. Abraços!
Saab ?
Chutando longe… Um Volvo (P444, talvez)?
Ou chutando na estratosfera… um Tatra T600?
É quase isso. É um Volvo PV 544, posterior, mas com a mesma carroceria, do 444. 2 carburadores SU e 90 cv!
Opa! Ganho como prêmio por ter acertado a marca uma voltinha no Volvo? Hehehe…
gosteui dos alfas aí do lado, e o belcar sob a lona
OI FLAVIO ESSE CARRO VAI FICAR BONITO, MAS E ESSA ALFA ROMEO 2300 ? E ME PARECE QUE O CARRO COM A LONA DO LADO É UM DKW. TO CERTO OU ERRADO ? UM ABRAÇO.
Caro Jonas
Quando você escreve em maiúsculas (caixa alta) é como se você estivesse GRITANDO!
Você quer aparecer?
eo Alfa 2.3oo prata atrás do Belcar ?
Essa e uma repilca da 300 SL.Originais no Brasil eu conto 7.
A SLR era sem capota.
Gostei mesmo da Alfa vinho lá atrás
Podia tirar a cobertura da Belcarzinha do lado, hein?
O 300 SLR Uhlenhaut Coupé é um dos meus sonhos de consumo.
Um motor que cairía bem é esse:
http://en.wikipedia.org/wiki/Mercedes-Benz_M104_engine
Nada de motor de Opala.
Tinha que tirar as capas dos outros carros… deve vir muito coisa legal por aí…
Flavio
O 300 SLR da corrida fatal de Le Mans (82 mortos e 110 feridos!) era um carro especial de corrida, inclusive nesta prova usava uma espécie de freio aerodinâmico (a tampa do “porta-mala” abria antes das curvas). O Asa de Gaivota era só SL. Em 1957 foi substituído pelo 300 SL Roadster (R), mais largo e baixo, sem portas asa de gaivota e sem a janelinha atrás da porta e com os faróis embutidos o que me parece ser o modêlo da foto.
Quanto ao 300 SL Asa de Gaivota, no começo dos anos 90 eu vi passar uma prateada aqui na Henrique Shauman (SP) dirigida pelo…Fangio (tenho testemunhas!).
Flavio, o do acidente de Le Mans era Spyder.
Antonio
Dá pra ver que a garagem é de respeito… Alfas, Belcar, dá pra ver também a ponta de um Mercedes.
Mas também acho que João Hau é o nome de um restaurador de Curitiba… Pelo menos é o que me lembro.
O cara tá fazendo o esqueleto em.. balsa?
Xará Maluhy?
Esse aí monta um carburador de MB
usando apenas peças de Lego.
E faz roncar e andar bonito!
Abração!
Obviamente que já vi no Mercadolivre e mandei uma pergunta a ele. POrém o cara não responde nada…
Bem que poderia aproveitar o ensejo e fazer uma cópia do Belcar coberto e mecanizar com um 2T 3 cil. de jet e uns 120 cv.
Eu adoro Alfa Romeo 2300, principalmente os primeiros modelos com suspensão mais firme e volante com aro de madeira, mas daquela cor não dá para ser feliz…
Ah, sim, parabéns ao construtor pelo trabalho na réplica!
FG, tem um a venda no ML, do RJ. O anuncio é vago, não cita motor, se é réplica, mas deve ser, só diz “01/1954 Gasolina”, preço R$ 40.000. Não tem fone. O pessoal do Rio podia verificar e colocar aqui. Segue o link:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-125411135-mercedes-benz-300-sl-gullwing-_JM
O 300SLR já é de babar mas duas Alfas, um belcar e um…Uirapurú?
vixiiii taca um 6 caneco do opalao turbo e rebaxa no chao nuss vai fica mto loko essa parada sinistra so vai falta uns neon so pra fexa memo
Eu recebi estas fotos há pouco tempo. Não sei quem é o cara mas merece todos os nossos elogios por estar levando adiante este projeto.
Em tempo – O carro é uma 300 SLR cupe. Apenas duas foram fabricadas pels Mercedes e umas delas era o carro de uso diário do Rudi Uhlenhaut, chefão todo poderoso do departamento de competicões da MB.
Alias, o apelido deste carro é Uhlenhaut Cupe.
Tem um Gullwind lindo pra vender no ML, tá Rio de Janeiro por 40 pilas.
Tá cheirando a “casxcata” ou não?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-125411135-mercedes-benz-300-sl-gullwing-_JM
Bela Alfa 2300 ao fundo… mas nunca tinha visto uma roxa…
Boa sorte ao construtor. No Rio nunca vi um desses. E a Alfa 74/75 lá no fundo?
João Hau não é de Curitiba, restaurador de SP2 e outros antigos?
Nossa, quando isso sair às ruas vai ser uma coisa, não lembro de ter visto nenhuma Gullwing aqui no Rio.
Aqui no Rio de Janeiro, existia uma SL 300 Gullwing prata com interior vermelho, ela ficou parada muitos anos numa oficina na avenida Geremario Dantas no Tanque, em frente a concessionária da Volkswagen. Eu acredito que ela ficou nessa condição, pelo fato de não conseguir peças para reposição, visto que estamos falando do início dos anos 80 e a importação era algo quase impossível nessa época…