O COMEÇO

ONDE SE VÊ ÁGUA (doce e salgada) – Para fechar a madrugada, uma grande dica do twitteiro Rodrigo Cesarini. Este curta foi produzido pela Elf em 1985 e mostra, sem palavras, mas com imagens de enorme eloquência, o que acontece antes de uma largada na F-1. As filmagens foram, em sua maioria, feitas em Mônaco. Mas há outros circuitos, também. Excepcional, vale cada segundo. E tinha gente boa correndo naquele ano…

Subscribe
Notify of
guest

119 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Daniel
Daniel
14 anos atrás

Excelente vídeo, isso realmente é a Formula 1 que sentimos saudade, com monstros das pistas!!!!!

Marcelo
Marcelo
14 anos atrás

Simplesmente sem palavras !!!

Felipe Mafra
14 anos atrás

Não curti a música mas é show o vídeo!

Seria bacana uma versão com som ambiente.

Raphael Diniz
Raphael Diniz
14 anos atrás

ANIMAL! ANIMAL ! INSANO! Simplesmente o melhor vídeo que ví nos últimas tempos. Parabéns Rodrigo Cesarini e Flavio Lada Gomes.

Nuno Abreu
Nuno Abreu
14 anos atrás

Video Fantástico!!!!!! Muito Bom. Parabéns!!

Bruno Mantovanelli
Bruno Mantovanelli
14 anos atrás

S E N S A C I O N A L ! ! !
Os caras que cuidavam dos pneus eram verdadeiros borracheiros, sem camisa, descalços e todos sujos de graxa!!
Só faltou o pôster de uma gostosa pelada na parede…
Essa é a verdadeira F1, sem frescuras.
Que saudade… os anos 80 produziram os carros mais belos da categoria. Mais de 1000 HP pra levar no braço, sem eletronica nenhuma. Graças a deus presenciei essa época de ouro, que nunca mais se repetirá.

Tássilo Vinicius
Tássilo Vinicius
14 anos atrás

Nota 10 para o video valeu!!!!!!!!!!!!!!!

Rafael
Rafael
14 anos atrás

FANTASTICO! E ainda tem quem me pergunte porque gosto tanto de F1…. ter começado a acompanhar nesta época, o que mais poderia se igualar ??

Leonardo
Leonardo
14 anos atrás

Maravilhoso…

sandro
sandro
14 anos atrás

A LARGADA é do GP DE PORTUGAL DE 1984. A ULTIMA PROVA DA TEMPORADA QUE DEU O TITULO A NIKI LAUDA. PIQUET ERA O POLE, MAS RODOU AINDA NA 1 VOLTA E CHEGOU EM SEXTO, ROSBERG PULOU NA PONTA E LÁ FICOU POR 4 VOLTAS, PROST ASSUMIU A PONTA E NÃO MAIS PERDEU ATÉ A BANDEIRADA FINAL, SEGUIDO POR LAUDA E SENNA, LAUDA GANHOU O CAMPEONATO POR 0,5 PONTOS

Will
Will
14 anos atrás

Simplesmente FODÁstico!!!

Os caras usavam até arregaçar as sapatilhas, luvas…E o macacão do Senna? parece que não via água a tempos!!

Danilo Albergaria
14 anos atrás

Bom, acho que agora vai

Concordo quase completamente com o comentário do Daniel Médici, que merece todos os elogios.

Mas, pra mim, esse vídeo tem um quê de visão antropológica. Privilegia os pequenos detalhes pra criar um distanciamento daquilo que está sendo observado. Por isso, acho que o vídeo não revela profundidade na F1. Ao contrário, possibilita o estranhamento a quem está tão habituado a ver naquilo algo mais do que um nonsense em que malucos arriscam o pescoço em máquinas esquisitas.

Claro que, mesmo vendo isso, continuo gostando de corridas. Até mesmo pela falta de sensatez. A F1 está exageradamente sensata, por isso a monotonia.

Danilo
14 anos atrás

Gomes, este sistema de comentário tá meio bagunçado. Não sei se não foi nenhum ou se foram todos (repetidos).

Abs

Antonio
Antonio
14 anos atrás

Imagens de uma Formula 1 que morreu em 1994.
É por essas e outras que dá pra entender porque um cara com apenas 3 títulos é considerado o melhor de todos os tempos por quem dividiu curvas com ele.

Andre Decourt
Reply to  Antonio
14 anos atrás

O Bem Amado rules……

Pedro Araújo
Pedro Araújo
14 anos atrás

Um dos melhores vídeos que você já postou pra gente nesse tempo todo de blog, Gomes. Muito obrigado, cara!

João Novaes
João Novaes
14 anos atrás

Como bem observado pelo Franco, a largada é sim de 1984, tanto que o Ayrton aparece com a Toleman n. 19 disputando as primeiras posições com o Prost. E a largada não tinah cara de ser Mônaco, mas tá valendo, é maravilhoso!

Flavio Almeida
Flavio Almeida
14 anos atrás

FG, Esse tipo de video deveria ser transmitido para os pilotos de hoje para saberem o que era a F1.
É bom lembrar que a F1 tinha coração, genios e pilotos.Hoje o que impera é dinheiro, com ele se compra tecnologia e se cria uma equipe.

Valeu FG é uma maravilhosa lembrança dessa epoca.

Douglas
Douglas
14 anos atrás

A melhor década da F-1 foi a de 80. Tínhamos uma competição de verdade, pilotos de verdade e carros de verdade. Espetacular!!!!

plow king
plow king
14 anos atrás

Lamentavel como ficou chata a F-1 dos tempos corporativos e dos pilotos engessados, sem sal…. carros idem.

PS: quanto defunto nessas filmagens!

Diógenes Pacheco
Diógenes Pacheco
14 anos atrás

Muito, muito bom!

Glauco Porciuncula
14 anos atrás

Mas o vídeo é espetacular. A captação dos pequenos detalhes e movimentos, como foi comentado anteriormente, transmite sensações que normalmente não conseguimos perceber em uma transmissão convencional. E obviamente, sempre chama a atenção o “amadorismo” da época. Hoje até pra limpar a sola da sapatilha do piloto deve ter algum funcionário encarregado.

Andre Decourt
14 anos atrás

Saudades..saudades..saudades, dos meus 14 anos, fanático por carros e corridas, queimando minha mesada e assaltando as tias e vós para comprar revistas importadas de automobilismo como a Auto Sprint.

As vezes penso como a F-1 desevoluiu com toda a parafernália eletrônica e o bussines totalmente sem controle de hoje…..

Glauco Porciuncula
14 anos atrás

“Mas o que mais me chamou a atenção foi a captação do som nos boxes, algo raro de se ouvir até hoje: o barulho das ferramentas de metal, do adesivo, do apertar dos cintos, das pistolas de ar comprimido que apertam parafusos.”

Isso eh sonoplastia feita em estúdio. Nos créditos tem o nome do responsável.

Daniel Médici
Reply to  Glauco Porciuncula
14 anos atrás

Mais oui, c’est vrai!

Expressei-me mal, contudo. O “xis” da questão não é eles serem reais ou não. O que me deixou impressinado foi o fato dos ‘réalisateurs’ terem achado necessário incorporar tais sons no universo da F1. E a análise do Jorge Coli, mesmo que não se aplicasse aos efeitos sonoros, permanece aplicável ao filme, da primeira à última cena.

David
David
14 anos atrás

gostei tanto do video que baixei ele vou deixa-lo guardado aqui no meu PC

Marcos
14 anos atrás

É, realmente, impressão totalmente errada, hahaha

Tiago S.
Tiago S.
14 anos atrás

Animal. A verdadeira essência.

Mario Souto Maior
Mario Souto Maior
14 anos atrás

Vi 5 vezes até agora, simplemente o melhor video de F1 que já vi…Passa tudo o que eu sempre senti, quem não sentir isso, nao tem nada a ver com automobilismo…Muito bom…Parabéns.

Marcos
14 anos atrás

É impressão minha ou a Galisteu aparece no vídeo?

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Marcos
14 anos atrás

Aos 11 anos de idade?

Thiago Schauenberg Pereira
Thiago Schauenberg Pereira
14 anos atrás

Espetacular.

Ronaldo
Ronaldo
14 anos atrás

Flavio, onde estavas em 1985?

Piloto batucando o volante, tensão nos olhos, cada um cuidando do seu capacete, da sua roupa, mecânicos com shortinhos estilo “Carla Perez”. Divertidíssimo.

Raphael de SSA
Raphael de SSA
14 anos atrás

Muito bom o vídeo.

Mostra o lado humano dos pilotos a ansiedade da largada, os cuidados com os equipamentos pessoais, todo o ritual que antecede uma corrida, muito legal ver meus ídolos de outrora sob outra perspectiva , parabéns, viajei no tempo.

Franco
Franco
14 anos atrás

Interessante que a largada mostrada é de 84. Gp eu não sei. E desconfio que a mulher que aparece aos 9’51” é a mãe de Nelson A. Piquet.

Weber
Weber
14 anos atrás

Flávio, esse vídeo é o melhor post em muito tempo! As imagens, o som dos motores turbo… pqp! Isso era F1 de verdade! Parabéns pela postagem.

Arnold
Arnold
14 anos atrás

Isso sim é corrida de carro pô!
E tem um pessoal mais maduro, não essa molecada arrogante e metida de hj em dia q pilotam na F1.

Daniel Médici
14 anos atrás

Há muito tempo li um artigo de Jorge Coli na Folha em que ele investigava justamente a câmera no cinema francês. Ele concluía dizendo algo como que a câmera francesa busca os pequenos gestos, muitas vezes inconscientes, como reveladores dos personagens.

Este vídeo, seguindo o raciocínio, foi claramente feito por franceses. Ao insistir no sinal dos pilotos para dar a partida, no tamborilar de seus dedos no volante minutos antes da largada, na meticulosidade dos preparativos, ele mostra a Fórmula 1 como uma soma de pequenos movimentos.

O “caminhar” da câmera por entre os boxes, os carros e os pilotos é muito bem planejado e editado. Mas o que mais me chamou a atenção foi a captação do som nos boxes, algo raro de se ouvir até hoje: o barulho das ferramentas de metal, do adesivo, do apertar dos cintos, das pistolas de ar comprimido que apertam parafusos. Isso revela uma Fórmula 1 muito mais profunda do que apenas a do barulho ensurdecedor dos motores.

Hoje até mesmo os vídeos oficiais no site da F1 são grandes videoclipes com uma música de fundo que impõe seu ritmo à sucessão de imagens (como que para insuflar dinamismo a uma categoria que luta há anos contra sua própria monotonia). E nisso esse pequeno vídeo dá uma contribuição enorme ao registro do esporte a motor – além de ser o documento de uma época: ele explora a corrida do subestimado ponto de vista da microfísica.

Marcus
Marcus
Reply to  Daniel Médici
14 anos atrás

Muito bom o comentário, Daniel, especialmente ao destacar a forma no mínimo estranha como são feitos os vídeos atuais, que parecem mais valorizar as músicas estridentes de fundo do que as imagens. Sons, então, se tornaram totalmente dispensáveis…

Danilo Albergaria
Reply to  Daniel Médici
14 anos atrás

Concordo quase completamente com o seu comentário, que merece todos os elogios.

Mas, pra mim, esse vídeo tem um quê de visão antropológica, do tipo da que privilegia os pequenos detalhes pra criar um distanciamento daquilo que está sendo observado. Por isso, acho que o vídeo não revela profundidade na F1. Ao contrário, possibilita o estranhamento a quem está tão habituado a ver naquilo algo mais do que um nonsense em que malucos arriscam o pescoço em máquinas esquisitas.

Claro que, mesmo vendo isso, continuo gostando de corridas. Até mesmo pela falta de sensatez. A F1 está exageradamente sensata, por isso a monotonia.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
14 anos atrás

Simplesmente duca!

Mostra até a diferença gritante com os dias atuais, com box sujo de graxa, mecas com a mão na massa, piloto “famoso” cuidando de passar um sabão no capacete e colar adesivos de patrocinador e as sobreviseiras…

Os tempos desse vídeo eu era moleque, não tinha nem chegado nos meus 10 anos de idade, mas eu já acompanhava… saudades…

Repito: simplesmente duca!

Eduardo Britto
Eduardo Britto
14 anos atrás

Super! Senna, Prost, Lauda, Piquet, Rosberg, que seleto grupo! Valeu!!

Eduardo Britto
Eduardo Britto
Reply to  Eduardo Britto
14 anos atrás

Ah, Mansel também.

Walter Carlos Cia Bartels
Walter Carlos Cia Bartels
14 anos atrás

Foi pra Punta Del Este? Tem uma loja que reforma antigos lá (ou aí, nao sei), de esquina…

Paulo Franco
14 anos atrás

Realmente um belo post!
Nas orelhas do youtube, eu vi uma série “F1 70- the risky years” ou algo assim, uma série de 10 episódios tambem fantásticos.
Vale perder um tempo ali.

Sérgio Santana
Sérgio Santana
14 anos atrás

Adorei!!!!! Manda outras dicas destas, que nós precisamos!

juvenal
juvenal
14 anos atrás

Belíssimas imagens para nós, saudosistas.

O único porém do vídeo, que não deu pra entender, foi que eles mostram, o tempo todo, imagens da temporada de 85 e, no final, colocam a largada de um GP da temporada de 84! Só dando risada!

nardo
nardo
14 anos atrás

Fantástico!!!! Os capacetes, pra mim, sao um show a parte…

Luiz
Luiz
14 anos atrás

Sensacional!
Um dos melhores já visto aqui.

Eduardo - SC
Eduardo - SC
14 anos atrás

Essa essência não volta mais…um abraço pro gaiteiro!

ags
ags
14 anos atrás

FG………esses videos mesmo de anos..atrás anos de ouro..é a melhor coisa..que se pode pedir pra ver..em especial aos fds sem nada pra fazer..(claro trabalhando)..e sem F1….se aceita uma dica…… nos fds deixa algo assim..pra gente se delisiar…e vce na segunda só vai ganhar oligios…………….rss abraços e tenha um bom fds./

Racer
Racer
14 anos atrás

O vídeo está editado na parte que mostra o capacete de Senna..

Senna já está vestido com o macacão preto da Lotus…..quem limpa o capacete e coloca os adesivos está com braços à mostra e de relogio….

Menos galera, nem nos anos 80 seria um piloto a limpar e adesivar o capacete….

lastikas
lastikas
Reply to  Racer
14 anos atrás

Racer, quando o cara é apaixonado pelo que faz ele pode até entrar embaixo do carro e se sujar de graxa. Pra ele (o apaixonado) a corrida é pura emoção e não apenas um negócio.

Janus
Janus
Reply to  Racer
14 anos atrás

Tem razão, foi editado mesmo, mas quem limpa, põe a viseira, etc, é tão canhoto quanto o cara de macacão preto, isso fica claro …

lemy
14 anos atrás

deu vontade de chorar de tanta saudades dos bons tempos da nossa juventude e a formula 1 incluidissima . no grid tava faltando deus , porque os apostolos estavan todos ai .

Eudemar
Eudemar
14 anos atrás

Eric, é melhor ser louco, do que PICARETA, DESONESTO, TRAPACEIRO, ETC. Como dizia, o saudoso Raul Seixas: vou ficaaarr maluco beleeezaa!

Gabriel Maia
14 anos atrás

Me dá uma tristesa quando vejo esses vídeos e vejo a f-1 dos dias de hoje.

Danilo
Danilo
14 anos atrás

Um dos melhores vídeos que já vi! A música é muito nostálgica, mas contraditoriamente nos concede uma sensação boa… Muito bom mesmo!