SEGUNDO ESCALÃO

GUARUJÁ (amanhã, fim) – A coluna Warm Up de hoje está no ar, e o tema principal é o “baixo-clero” de 2010, as equipes pequenas que estreiam sob uma nuvem de incertezas. Mas o texto tem também uma notinha de perplexidade com o tom adotado por dois dos maiores jornais do país sobre declarações de Alonso em Madonna di Campiglio e uma “já decidida” posição da Ferrari sobre quem será o primeiro piloto em 2010.

Resumidamente, é o que diz o “Estadão” em sua edição de ontem — que Alonso “já é” o primeiro piloto de Maranello. Baseado no quê, não sei. Impressões? É fraco.

Hoje, sexta, a “Folha” avança perigosamente quando afirma que Alonso, numa coletiva, “ignorou” Massa e o “tirou do páreo” ao falar sobre favoritismo nesta temporada. Na verdade, e é o que diz o texto “fôlhico”, Alonso falou que “teremos um Mundial difícil”, ou algo do gênero, e que os adversários serão Hamilton, Button, Schumacher e a Red Bull.

Claro que ele falou sobre os adversários da Ferrari, a equipe como um todo. Não dele, Alonso, o indivíduo. O espanhol não ignorou o companheiro e não o tirou do páreo. Isso não é nem forçar a barra, é mentir. E é assim que se constroi um clima que não existe. Como se vê, não é apenas o histrionismo global o responsável pela lavagem cerebral que se tenta impor ao público que consome informação sobre F-1  no Brasil. Tal construção passa, também, pelo tom bajulatório que parte da mídia adota para ficar de bem com “seus” pilotos.

Ah, e antes que me acusem de falta de ética por criticar colegas, vou deixando bem claro… Tudo que considero relevante, sobre qualquer assunto, comento. Acho relevante, sim, dois jornais como “Folha” e “Estado” assumirem posições tão fantasiosas numa pré-temporada de F-1 que se antevê ótima, misturando fatos com opiniões, interpretando declarações ao seu bel-prazer. Isso é mau jornalismo, e me sinto muito à vontade para criticar, porque também estou sujeito a críticas quando opino sobre o que quer que seja. Há tempos deixei de lado o corporativismo besta que permeia minha profissão. Não cito nomes, procuro despersonalizar a esculhambação geral, mas como leitor e consumidor de informação, acho que tenho direito de apontar o dedo e dizer: querem enganar a quem, zebedeus?

“Ah, mas eles estão lá e você não”, dirá alguém. Verdade. Já estive várias vezes, não só lá, não só nas corridas e em Madonna, assim como nas redações e no comando de editorias. Sei bem como funciona a F-1 e sei bem como funciona um jornal. É só ler os originais dessas matérias “escandalosas” para comprovar que elas se contradizem sozinhas. Nada sustenta as teses que defendem. Não gosto de pagar para ler isso. No caso da “Folha”, é o que faço — não assino o “Estadão”. Pago para ler falácias. E, depois, neguinho vem aqui discutir preferências numa equipe e caráter de pilotos com base nessas bobagens que lê.

Assim, como ombudsman universal, faço minha parte. Quem não gostar, que não goste. Paciência.

Subscribe
Notify of
guest

123 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
vinícius cattaneo
vinícius cattaneo
14 anos atrás

ola flavio gomes… apoiado!!! falou e disse!! é por isso q tbem sou mais um fã de suas opinioes e do blog…

e quanto a discussão do pessoal aqui se quem é primeiro piloto massa ou alonso? eu diria q temos q esperar pra ver se a ferrari vai andar e brigar por vitorias novamente nao? e primeiro e segundo piloto ultimamente esta sendo aquele q ande mais…

abraços

Felipassat
Felipassat
14 anos atrás

É por isso que não consigo largar este blog. Sempre é bom levar uma “acordada” dessas do Flávio. Valeu mais uma vez.

MSM
MSM
14 anos atrás

Certamente será um nojo ver a cobertura esportiva da F1 neste ano. A começar pela Poderosa com o seu “sabe tudo” narrando. Vai ser uma puxação em cima do MAssa, com relação ao Alonso, sem contar a “emoção” de ver outro Senna no grid. HAja coração!!!
Boa parte da imprensa tem esse vício, de distorcer a verdade, isso já vem de muito tempo, cabe a nós sabermos o que é o certo. Algúem comentou sobre a reportagem tendenciosa da Racing. Concordo, também percebi isso a muito tempo, e simplesmente, não dou atenção ao texto qd vejo isso acontecer, principalmente do editor Venicio Zambeli.
Claro que o Alonso será o 1º piloto natural da equipe, o cara além de ser um piloto mais completo que o MAssa, ainda é bi-campeão. Não estou dizendo que o MAssa é um piloto ruim, mas ele vai ter que andar muito para igualar as condições com o Alonso.
Na época da Mclaren, mesmo sendo prejudicado pela equipe, que tinha total preferência pelo Hamilton, ainda terminou empatado com o inglês ao final do campeonato.
E não se esqueçam que a imprensa espanhola, fará de tudo para desestabilizar o ambiente entre os dois pilotos.

Rodrigo Vilela
14 anos atrás

Como escrevi lá em cima, parabéns pelo blog, pelos textos, pela parcialidade bem colocada (no que se diz respeito a opinião).

Mas eu ainda acredito que o Massa vai atropelar o Alonso!!!

Fagner Naves
Fagner Naves
14 anos atrás

Brasileiro realmente é um povo diferente, nesses 3 anos, 2007 / 2008 /2009, sempre tive minha preferencia pelo Raikkonen, por sempre achar que ele é mais braço que o Massa, já disse aqui inumeras vezes do talento natural do finlandes, e acho que o Massa evoliu muito, mas muito mesmo ao lado do Raikkonen, agora estão a mídia está fazendo o mesmo que fez com o Barrichello, nos tempos de Ferrari, colocando o brasileiro como coitadinho da situação, os dois tem as mesmas condições, o Massa só não pode entrar no jogo do Alonso, Alonso gosta de atiçar, de provocar, seria muito pesado falar jogo sujo, mas o cara sabe jogar, o Massa tem que fazer o mesmo jogo, se ele aprendeu alguma coisinha a mais com o Raikkonen, ele vai ficar caladinho e rebater na pista, se o Alonso desenvolve bem o carro, o Massa vai pegar o carro e dar o toco no Alonso, a briga promete ser boa.

AS Adriano Souza
AS Adriano Souza
Reply to  Fagner Naves
14 anos atrás

Acho nada a ver você falar que o Felipe aprendeu com o Kimi.
É evidente que o Kimi (quando motivado) é um piloto muito bom, do mesmo nível do Alonso (acho o espanhol ainda melhor) mas ele não ensina nada a ninguem e todo mundo sabe disso.
Acho que o Felipe aprendeu muita coisa com o Michael que o “adotou” desde 2001. A evolução se deve ao amadurecimento natural e também ao clima de acolhimento da Scuderia Ferrari.
Vale lembrar que o Felipe pagou um preço alto por seu excesso de arrojo e por isso teve que entregar o Título ao Kimi em 2007 e competiu de igual para igual com o Lewis em 2008.
Vale lembrar também que o Kimi é rápido mas só sabe fazer acerto de traseir do carro. Tem dificuldades de acertar freio e suspensão dianteira, aliás esse foi um dos pricipais motivos que a MacLaren não conseguia disputar direito o campeonato com Kimi e Montoya justamente porque os dois não sabem acertar o carro todo, só a traseira.

Geraldo Mesquita
Geraldo Mesquita
14 anos atrás

Ui! Tá nervosa mô!

edu
edu
14 anos atrás

flavio vai um conselho para de ler, e ver talves so ouvir pq a imprenssa escrita e de imagem vive de manchetes e de nacionalismo desvairado, nos jornais parece revista de fofoca nos telejornais so noticia pela metade aposto ainda no radio em poucas emissoras que se preocupam em distinguir boa materia de boa noticia e que tem em seus quadros pessoas que assumem diferentes opinioes sobre o mesmo assunto. sabe prefiro ler os blogs que sao de maneira geral mais honestos com a materia e sem compromisso com fazer noticia ( se é que me entende )

Bianchini
Bianchini
14 anos atrás

Baseado no simples fato que, a exemplo dos anos de Renault, o segundo piloto andará no carro antes por apenas 1 dia (Massa) e depois ele faz o ajuste fino em 2 dias. Elementar, meu caro FG.

Carlos
Carlos
14 anos atrás

Sou totalmente solidário, está corretíssimo!

Clezio Soares da Fonseca
Clezio Soares da Fonseca
14 anos atrás

Infelizmente é essa a realidade da nossa (des)cultura, muitas palavras jogadas e nada ditas. E o pior é que
tem cegos que não querem ver ou melhor, aprenderem a
interpretar para depois quem sabe poderem dar uma opinião com um pouco de sensatez.

Luiz Roberto
Luiz Roberto
14 anos atrás

Flavio, concordo em genero, número e grau com sua avaliação da imprensa.
Engraçado é que vários leitores acabam entrando nessa mesma viagem, discutindo se o Massa será ou não suplantado pelo Alonso…

Bruno Volpato
14 anos atrás

O pessoal que está defendendo o Lívio pode não saber que, em geral, não é o repórter que define o título, a linha-fina, a legenda de foto e o da matéria olho – costuma ser o editor do caderno.

Ou seja, imagino que a crítica feita pelo Flávio se dirija aos “cabeças” do jornal.

Flávio
Flávio
14 anos atrás

Mais um detalhe Camarada Gomes: com tanta sensatez, muito bom senso e tamanha independência, você nunca poderá trabalhar na Globo. Ainda bem, não seja medíocre, continue sempre assim que seus leitores agradecem.

Flávio
Flávio
14 anos atrás

FG, concordo com você. Até o primeiro treino, tudo é especulacão barata para não deixar o assunto morrer. Nestas horas eu me lembro do saudoso Sangirardi e o seu Show de Rádio: na Rádio Camanducáia ele dizia que “quando Camanducáia não tem notícia, Camanducáia inventa”
É isso…

jose medeiros
jose medeiros
14 anos atrás

Não sei se vcs notaram, mas a RG esta todos os dias enchendo o G Esporte de materias para convencer os brasileiros que o Massa vai dar um coro no Alonso. Eu dúvido. Se o espanhol tiver um carro bom, melhor que a Mclaren, acho que o título é dele. Se o Lewis tiver carro briga. Se o Schumy tiver carro acho que pode brigar ano que vem. Nao acredito na Red Bull nem no Button. O Massa é ótimo piloto, mas com amotivação do Alonso nao acredito que deixe escapar. Engraçado como o Rubens sumiu do noticiario da ABC brasileira. Parcialmente falando torço para o Hamilton ganhar. Se ele nao for punido por “respirar”, “pentear o Cabelo”, olhar pro lado, “Tentar ultrapassar alguém”, torcer pelo Arsenal, ter terminado com a Pussycat, Não ser brasileira, não ser italiano, nao correr na ferrari, ser fã do Senna, gostar de videogame,. E outras coisas como nos dois últimos anos, Ansioso também pela Nascar (penta do JJ), pela Moto Gp (será que o Ben Spies é bom?), DTm tá muito chata, Stock (sem comentarios), carros antigos (nao passa na TV kkk). abs

Ernesto
Ernesto
14 anos atrás

Quantos títulos tem o espanhol e quantos títulos tem o brasileiro ?
Alguma dúvida de quem vai ser o número UM ?

Silvio Roesler
Silvio Roesler
Reply to  Ernesto
14 anos atrás

Ernesto,

O Hamilton eera estreante na F1 e depois de 6 corridas o Roubonso ja era virtualmente o segundo piloto, nao por patriotada da McLaren, como as vezes ele insinua, mas simplesmente porque Hamilton era mais rapido.

Choronso eh mais lento que Massa e vai ser segundo piloto

Francisco M.
Francisco M.
Reply to  Ernesto
14 anos atrás

O Alonso só se destacou quando teve companheiros medíores na F1. Em seu primeiro ano de Renault, Trulli era constantemente mais rápido que o espanhol, posteriormente, com Fisichela como companheiro, foi bicampeão por conta de um super pneu. Ao ter igualdade de condições com um bom piloto e um bom carro, (Mclaren) se mostrou um menino mimado e mau perdedor, sendo engolido pou um rookie…. O Massa foi, de longe, o piloto que mais evoluiu nessa década de F1.

Leonardo Felix
Leonardo Felix
14 anos atrás

Essa é a atual situação da imprensa brasileira, FG. Não ocorre só no esporte. Temos veículos de comunicação pseudo-patriotas, com editores ultra-direitistas, gente como Boris Casoy (você deve ter assistido ao vídeo dele humilhando dois garis), que tem verdadeiro nojo do “povo”, mas quer passar sempre a mensagem de que algum brasileiro, ou o Brasil, em algum lugar, alguma situação, está sempre lutando em desvantagem contra gigantes estrangeiros.

Essa tentativa de alimentar falsas guerras, à la Eurásia x Oceania em 1984, de George Orwell, parece ser reduto da manutenção do Complexo de Vira-Latas, onde “nós, os pobres brasileiros, estamos sempre lutando contra o mundão feroz que nos oprime”.

Ayrton Senna incorporava muito bem esse espírito, talvez para tentar deixar um ar de que suas vitórias eram demasiada heróicas. Rubens Barrichello também o faz, mas para justificar suas derrotas. Nelson Piquet era odiado pela imprensa muito por não fazer esse papel. Massa segue uma linha parecida, mas, diferentemente de Piquet, é cordial com os jornalistas, não dando motivos para críticas. Resta apenas a eles (os jornalistas) fazer as teorias conspiratórias por conta, sem a participação de Felipe.

Mas, como eu dizia, não é só no esporte. Qualquer piada internacional sobre o Brasil é duramente repudiada em televisões, jornais e demais veículos. Como se o Brasil não pudesse ser alvo de críticas e humor (que nós tanto praticamos contra outros países, diga-se), por ser um pobre coitado tentando se afirmar perante o mundo.

E o pior de tudo é saber que quem repudia tais críticas e piadas e “insultos” ao “nosso povo amado”, aos “nossos esportistas guerreiros”, são os mesmos Boris Casoys que chamam os trabalhadores do país de “profissionais de merda e membros da casta mais baixa do trabalho”, que, “do alto de suas vassouras, enxadas e pinceis”, não têm cacife para cometer a ousadia de desejar sequer um feliz ano novo aos nobres senhores da nata social brasileira.

Diego Medeiros
Diego Medeiros
14 anos atrás

Flavio, se eu tivesse um jornal, você seria o editor de esporte a motor. Acho que é um dos poucos jornalistas que sabem escrever, sem aquela tentativa de mascarar sempre pra pior o que dizem de pilotos brasileiros. Como Pelé diz em sua biografia, no Brasil, os heróis são derrubados e não elevados. Aqui é mais legal ter dó do que ser admirado. Por isso prefiro ler matérias de automobilismo em sites da Europa. Meus parabéns Flavio, você diz o que tem que dizer!

Paulo K.
Paulo K.
14 anos atrás

O Livio Orichio só tem dado foras ultimamente. Informou que o Nelson Piquet havia comprado a Sauber, deu como certa a contratação do Kimi pela McLaren e agora esta cobertura ridicula em Madonna.

alvaro
alvaro
14 anos atrás

Baixaria as manchetes da Folha quanto a do Livio, sensacionalismo puro. A Folha não gosta de F1, mas o Estadão sempre fez boas materias. Esse Livio me parecia mais sério. Lamentável. Bom texto do Flavio.

alvaro

Luiz Augusto
Luiz Augusto
14 anos atrás

Gostei do texto FG, tive exatamente a mesma sensação ao ler o título da matéria da Folha !!! É claro, beira o óbvio, que o comentário refere-se à equipe Ferrari ……. É irritante ver essa “forçada de barra” para atrair “leitores” !!
Em tempo, estou bastante otimista com esta temporada !!! Creio que pode ser melhor que a do ano passado !! Abs

Zeuxis
Zeuxis
14 anos atrás

Mas isto esta sendo feito quase que em geral no meio jornalistico, vc lê o titulo do texto, e quando lê o texto é algo bem diferente, que como vc colocou muito bem, interpretanto opiniões e fatos ao seu bel-prazer.

Ernesto Longhi
14 anos atrás

Oha FG, sou aqui de Passo Fundo, RS cidade onde repousa o 96 no Museu do Sr. Paulo Trevisan. Aqui no RS, o jornal de maior circulação, digo, de única circulação estadual é um lá que pesa uns três quilos de um grupo afiliado à emissora oficial. Não assino, nem compro. Por vezes, num boteco qualquer tem um lá, aí minha mulher pega pra olhar. Assim como eu, começa folhear qualquer coisa pelo “epílogo”, não pelo “prólogo”. E o “caderno de esportes” está nas últimas folhas. Aí ela fala: Ah olha aqui, amor; F1 e pqp. Eu olho para não ser desagradável. Mas o que você relatou se repete aqui também.

Brasileiro tem complexo de inferioridade.

Formiga
Formiga
14 anos atrás

OI Flávio

Li o comentário do Livio no blog dele o titulo é:

Aposta é na maior experiência do espanhol

Achei o texto normal, sem nenhum arroubo de nacionalismo nem patriotada. Apenas fala que a Ferrari contratou o Alonso por acreditar que ele desenvolve carros melhor que Massa e Kimi.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Formiga
14 anos atrás

Preciso falar quantas vezes? Leia o título da matéria no jornal, meu filho.

marcio
marcio
Reply to  Formiga
14 anos atrás

Flavio, não sou jornalista então uma duvida o titulo não é do cara que escreve a mateira?

carlos renato
carlos renato
14 anos atrás

Olha, até acredito que Alonso será primeiro piloto após a primeira metade da temporada, pois apesar de torcer muito por Massa acredito que o espanhol é mais piloto e estará em condições melhores de disputar o titulo.Mas dai a cre no que os ditos jornais dizem é sandice demais

Carioca21
Carioca21
14 anos atrás

Boa FG, se esses jornais fossem um pouco mais macios dariam um ótimo papel higiênico.

Barão Fittipaldi
Barão Fittipaldi
14 anos atrás

Independente do que dizem os dois jornalões tendencios daqui de SP. Não tenho nenhuma ilusão quanto as posições que os dois pilotos ocuparão na equipe esse ano. Fernando Alonso, sera indiscutivelmente o primeiro, e a equipe toda trabalhara para isso. O temperamental espanhol jamais teria ido para a Ferrari se não tivesse isso garantido. Não sejamos ingenuos…!!!

Batista Lara
Batista Lara
14 anos atrás

Pausa para respirar…… Flávio, impecável !!!! Respirando de novo…. Que belo post !!! Fiquei sem ar mesmo…
Parabéns pelo post. O melhor que li!
VAleu Flávio!

plow king
plow king
14 anos atrás

Flavio, leia com mais atencao o artigo do Livio Orichio. En nenhum momento ele sugere que o Alonso he o eleito/querido da equipe, mas sim o lider no desenvolvimento tecnico por ter mais experiencia. E fala algumas vezes que nao ha sinais de favorecimento.

Talvez vc nao goste do Livio, mas ele he sempre bem bem bem imparcial. Tanto no OESP quanto no radio.

peace man

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  plow king
14 anos atrás

Título da matéria, por favor?

Rodrigo Vilela
Reply to  plow king
14 anos atrás

Oq significa “he”? Não seria “é”? Aprende a escrever primeiro…

Cláudio Sobral
Cláudio Sobral
14 anos atrás

Grande Flavio, faço de suas palavras as minhas, simples. Um dos mais belos textos que já li. O jornalismo precisa de gente assim, que não tem medo de criticar a classe. Parabéns.

Luiz Carlos
Luiz Carlos
14 anos atrás

Bom Texto! É relevante…

ags
ags
14 anos atrás

democracia……..em 2010..pippi chorão massa,não vai ter saudades desse ano………..não ira marcar pontos nas 4 primeiras provas..e verá Hamilton Barrichelo.Alonso.Button..Kobayashi,,isso sim sr..e não por menos..vettel..disparar na contagem de pontos..a Sf plantou o que não queria….massa falida não tem condições de acompanhar a macaca…………………………………

Ivo Mamede
Ivo Mamede
14 anos atrás

Revejam os seus conceitos sobre a abrangências desses dois jornais. Eles não são tão importantes (quanto se acham) sobre a formulação da opinião pública nacional. São Paulo não é Brasil!. Ivo Mamede – Fortaleza – CE

Cacá
Cacá
14 anos atrás

Tudo opinião sem base, ai chega uma Brawn e acaba com tudo!!!

Rodrigo Dominguetti
Rodrigo Dominguetti
14 anos atrás

Grande Flavio, cada vez mais tomo você como referência em termos de jornalismo esportivo. Por falar em imparcialidade, meu TCC na faculdade de Jornalismo foi uma analise da revista Racing. Abordei a cobertura tendenciosa, em 2007, onde a publicação, superestimou os feitos do brasileiro Felipe Massa e em contrapartida substimou o campeão Raikkonen.
Na época questionei os redatores da revista mas fui ignorado…

Caso queira ver essa analise lhe envio com o maior prazer.

Cacá
Cacá
14 anos atrás

Minha unica opinião é que existe muito comentario sem base,Ai chega uma BRAWN e acaba com tudo!!!!! Ah como eu gostaria que uma das novatas andasse na frente das Galacticas!!!!!!

Lucas Iessi
Lucas Iessi
14 anos atrás

Perfeito, Flávio.
Faço minhas as palavras do Peixe:
“Esse teu blog acaba sendo um dos poucos oásis de boa informação no meio de tanta merda.”

Marcos
Marcos
14 anos atrás

Grande Flavio… adoro esta “sua-veia-de-descontruir-o-que-a-maioria-assume-como-senso-comum”…. por isso que o leio sempre que posso! o jornalismo esportivo, sobretudo o que cobre a F1 anda tão medíocre! Suas colunas e posts continuam sendo um alento a acompanhar a categoria….

grande abraço

Edson Souza
Edson Souza
14 anos atrás

A Ferrari não tem motivo algum para impor a Felipe Massa o posto de 2° piloto. Ele ja esta la ha 4 temporadas. Felipe foi muito rapido na reta final do campeonato de 2006 correndo ainda com o Schumacher como companheiro. Em 2007 ele foi bastante competitivo, apesar de não ter disputado o titulo até o fim. Ja em 2008 Massa guiou muito bem. Ganhou varias corridas e só perdeu o titulo para o Hamiltom porque a Ferrari errou muito durante o ano.
O Alonso ta chegando agora. O Felipe ja esta adaptado e a equipe gosta muito dele. Fernando Alondo teve problemas na Maclaren quando teve ao seu lado um piloto igualmente rapido. E com o Felipe não será diferente. A disputa vai ser na pista e, ambos tem condições de um chegar a frente do outro ou de ganhar o campeonato.
Que vença o melhor. E viva a fórmula 1 como competição dentro da pista.
Um abraço!

Bernardo Magalhães
Bernardo Magalhães
14 anos atrás

Falta de ética é o que os jornalistas sensacionalistas fazem. É interessante para eles que o rival seja odiado, seja massacrado.
Parece que já estou vendo, este ano durante as transmissões escutaremos diversas pérolas se um mecânico sorrir para o Alonso. Se caso a passagem do Astúriano for 0,01 mais rápida, caso um mecânico solte um peido perto dele…e por ae vaí…
Essa maneira de “manipular” os leitores é ridícula.
Continue criticando sempre Gomes! A crítica é necessária, vivemos em uma sociedade que não tolera criticas, é interessante para a elite dominante que fiquemos quietos vendo tudo passar…(fugi do tema, mas foi um desabafo…)

Peixe
Peixe
14 anos atrás

Boa!
Esse teu blog acaba sendo um dos poucos oásis de boa informação no meio de tanta merda.
E isso é só na F1. Ainda temos Copa do Mundo por vir. Ano de eleições também.
Haja saco!

YPVS
YPVS
14 anos atrás

FG, tô contigo.
Sou aqui do Rio, mas meu camarada de trabalho, paulista, leva o Estadão todo dia. COm isso tenho lido o jornal diariamente.
Tb acho que não há nenhum embasamento aparente pra isso. A grande vantagem é: uma manchete dessas é o suficiente pra ter matéria por uma semana, o que é excelente para o jornal.
Agora, minha opinião é de que se em 2 corridas o Alonso mandar benzão e fizer vários pontos, a chapa esquenta pro brasileiro.
Acho mesmo que o Massa vai ser número 2 pq acredito que o espanhol vai colocar ele no bolso.

Carlos fraga
Carlos fraga
14 anos atrás

Folha e Estado estão no mesmo saco. Jornal da Tarde seria a solução ?

Paulo
Paulo
Reply to  Carlos fraga
14 anos atrás

Não…
o JT é do grupo Estado

Nilton Lopes
Nilton Lopes
14 anos atrás

Impecavel.

Jeambro
Jeambro
14 anos atrás

Há uma grande diferença quando um piloto é contratado para ser 2º piloto (que foi o caso do Rubinho na Ferrari), e quando ele se torna o 2º piloto durante a temporada, por falta de competência. Creio que Massa e Alonso vão disputar o campeonato em igualdade de condições, até que seja preciso definir um 1º piloto. Será na Ferrari como foi na Brawn em 2009.

Aderaldo Zunnmm
Aderaldo Zunnmm
14 anos atrás

Ver o cisco e nao ver a trave.
A frase sobre o Nelsinho:”Porque na F-1, ele foi um mau piloto e um mau desportista. Mas nunca é tarde para recomeçar.” é de jornalista ou de torcedor moralista?

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Aderaldo Zunnmm
14 anos atrás

Você consegue distinguir um blog de uma coluna ou de um ensaio ou de uma reportagem? Se não consegue, área.

Zeuxis
Zeuxis
Reply to  Aderaldo Zunnmm
14 anos atrás

Tbm acho que a opinião do Flavio sobre o Nelsinho é de opinião pessoal, ele não gosta do rapaz e ponto, pq se analisarmos o ambiente e o companheiro até que ele foi muito bem, mas sobre este texto o Sr Flavio acertou na mosca.

Marcelo (1 Carioca em SP)
Marcelo (1 Carioca em SP)
14 anos atrás

Ótima a coluna. De fato anseio por ver estas novas equipes na pista.
Quanto a Ferrari: os zilhões de moedas para o Príncipe das Astúrias certamente estão sendo bancados pelo Santander que atrelou o seu produto Alonso à marca Ferrari e pressionará por ele.
Mas pelo lado esportivo creio que a Ferrari definirá o primeiro piloto pela diferença de pontos entre eles no meio do ano, como já o fez em 2007 e 2008 na era pós-Schumacher com Kimi/Massa e Massa/Kimi respectivamente.
Será uma disputa divertida de assistir dentro da Ferrari em 2010.

Ludy Coimbra
14 anos atrás

Nem sei mais o que acrescentar aos comentários já feitos por aqui. Todos disseram o que eu também vou dizer, texto maravilhoso.
Sinto um alívio quando leio seus textos Flávio, porque não é fácil ser fã de automobilismo em um país onde você é forçado a acreditar que o piloto brasileiro é o melhor porque …é brasileiro! Absurdo!!!Talento não tem nacionalidade!
A cada dia que passa vou deixando de ler mais e mais blogs e afins, simplesmente porque está se tornando insuportável!!!
Parabéns Flávio! Você é demais!!!

MAX
MAX
14 anos atrás

Pessoas Sábias falam sobre Idéias; Pessoas Comuns falam sobre Coisas;Pessoas Medíocres falam sobre Pessoas.
Custa colocar sua opiniao apenas comparativa,sem criticar?Aliaz,2009 inteiro vimos voce criticando a Globo..coisa mais feia…

Denise
Denise
14 anos atrás

Não é à toa que sou sua fã incondicional…
Excelente texto, garoto! Aliás, mais um pra sua coleção…
Beijos e saudade!