SENNA, 50 | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010 - 2:03F-1

SENNA, 50

314327_senna1SÃO PAULO (e a chuva se foi) - Sem nenhuma razão especial, lembrei que no dia 21 de março Ayrton Senna faria 50 anos de idade. Na verdade, lembrei disso porque estava vendo um filmete da inauguração de Brasília muito interessante, aliás — mas vá direto a 6min54s e, depois, a 14min se quer ver corridas e Candangos —, e talvez seja esse o motivo. Senna tinha a idade de Brasília. E aí me ocorreu uma pergunta besta que repasso a vocês. Será que ele estaria correndo, ainda? E de quê?

Na F-1, dificilmente — embora hoje em dia eu não duvide de nada. Mas do jeito que se cuidava, será que não estaria dando suas aceleradas por aí em corridas clássicas, como as 24 Horas de Le Mans e Daytona? Ou mesmo disputando ralis?

Deixo a imaginação por conta de vocês.

320 comentários

  1. Woodstock !! disse:

    O Senna nos deixou uma escola pra todos nós….
    E o qual seria???
    - Humildade
    - Garra
    - Derterminação
    - Carater
    Se ficarmos aqui …..daria uma lista imensa ..
    Parabens Senna, o Brasil todo te Ama.

  2. realizando os os sonho ainda depois da morte sempre sera presente na nossas vidas nunca sera esquecido sempre eterno com toda sua força e garra fique com Deus sempre protejendo nos ak na terra

  3. sheylla maria de oliveira disse:

    o senna foi um heroi,um orgulho para todos nos brasileiros. ele jamais sera esquecido vivera sempre nas nossas memorias e em nossos coraçoes. SENNA PARA SEMPRE VIVERA!!!!!!

  4. Márcia Calixto disse:

    Ao ver no programa Mas você da rede globo vim deixa meu comentario e lembrei do dia k ele se foi e chorei muitoooo.Senna brilhou aqui na terra e aonde estiver sei que ele continua brilhando, pois ele era uma pessoa muito simples, marcou sua passagem aqui na terra com seus simples atos de alguma forma ajudava a todos. Eternamente Senna um forte abraço a todos.

  5. carlos rodrigo fogaça disse:

    Bom fala do senna pra min é como fala de um eroi.uma pessoa que deu o brasil muitas alegrias vitorias, vi poucas corridas de senna mas sou um fã que chora ou ver imagens, videos…no 19-03-2010 na ana maria braga vi e logo de cara veio a saudade, choro uma emoção que não tem preso.sou grato por ser brasileiro tenho orgulho ….
    E esta pessoa ayrton senna ”do brasil”pra ja mais será esquecida …sou corinthiano de coração assim como senna ….amo tds seu projeto sociais pelo brasil !um forte abração para todo aqueles que fizem este seti…pam pam pam hauhuahsuahsua

  6. Ines Maria Girotto disse:

    Senna NÃO morreu. Continua vivissimo nos nossos corações. Quando vi sua primeira apresentação disse, esse menino vai longe. E depois de Imola, NUNCA mais assisti corridas

  7. Rony Muller disse:

    Respeito a opinião de todos mas….eu acredito que seria campeao em 94, revolucionaria a segurança nos carros sim, em 95, mais um titulo talvez em 96, 97 seria campeao de novo, 98, campeao absoluto, 99 mais uma vez, e em 2000 o ultimo titulo pra fechar com chave de ouro, obs: com a ferrari.

    hoje seria somente empresario e talvez comentarista ao lado de galvao bueno, iria se dedicar as crianças com seu instituto ayrton senna e seria assim como é hoje o maior idolo brasileiro e o maior nome da historia da f1, assim como o pelé é no futebol…..recordes e mais recordes….

    Estaria casado, (nao sei com quem) e teria pelo menos dois ou tres filhos.

    Seria reconhecido como a maior estrela da historia do automobilismo mundial! ou seja, Idolo , assim como hoje

  8. patrick disse:

    ele teria ido pra indy depois de ser penta

  9. rinaldo ferrarezzi disse:

    Flávio, tive o prazer de realizar um trabalho para o Instituo Ayrton Senna, juntamente com Viviane Senna, que foi a criação da marca dos 50 anos do Ayrton. Vc pode ver em primeira mão aqui neste link:
    http://www.propmark.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=57037&sid=2

    Um grande abraço.

    Rina

  10. Rosmary Mariano disse:

    Flavio, mais que 50 anos, 2010 é o ano em que Senna completa 25 anos de sua primeira vitória da F1. O que me emociona é que mundo afora o nr de fãs é imenso. Senna 50! Senna 25! http://www.youtube.com/watch?v=UYodUO43Ln0
    Abs

  11. Marcelo disse:

    Esse Antônio Silva não viu o Senna correr…
    Pra quem tem como referencia Hill, Alesi e Coulthard tem que puxar o saco do Schummy…

    • Samuel Oliveira disse:

      Sem noção, esse Antonio Silva.
      Realmente como dito acima, que não viu Senna correr e tem por referência Hill, Couthard e outros pilotos medíocres só pode mesmo endeusar o vigarista alemão.

  12. Antonio Silva disse:

    o que estaria fazendo não sei, um schumacher ele jamais será pq nem pra viver serviu.

    inútil.

  13. Antonio disse:

    Senna estaria desfrutando do seu quinto ano de aposentadoria vivendo entre Angra e Portugal, com seus 5 filhos Alain Galisteu Senna , Michael Galisteu Senna ,Nigel Galisteu Senna e Nelson Galisteu Senna, com 11 títulos mundiais no currículo e lamentando que aquele alemão que se aposentou sem títulos na Formula 1 estaria arriscando seu pescoço lesado num acidente de moto aos 40 anos na volta a categoria para tentar seu primeiro título, que já que só conseguiu em toda a sua carreira ser vice campeão de Mansell ,Senna e Alonso .

  14. Marcelo disse:

    Evandro, talento é importante mas os números dizem mais que o próprio talento.
    Volto a dizer, para mim Sena foi o melhor pela sua obstinação, mas o Schummy tem mais números.
    Muita gente falava que o Pace seria um piloto melhor que o Emerson, mas morreu tendo apenas 1 vitória, e aí?´Pode ser melhor com apenas 1 vitória que um bicampeão?
    Como disse, “SE” estivesse vivo, Senna “PODERIA” ter ganho alguns títulos que o alemão ganhou, poderia ter mais números que os atuais e não estaríamos aqui discutindo…

  15. Samuel Lincoln M Barrocas disse:

    Com certeza Senna não estaria mais correndo, por mais que ele fosse gênio, não há preparação física e psicológica que mantenha o cara firme para correr nesse nível até os 50.

    Eu creio que ele estaria envolvido em alguma coisa administrativa, montaria uma empresa com o nome dele, sei lá.

    Acredito que ele teria encerrado a carreira com 6 títulos, um a mais que Fangio, pois o objetivo dele era esse.

  16. Carlão disse:

    O que ele estar fazendo não sei. Mas correr, acho que não. Talvez se inspirasse no Fangio, e iria virar uma lenda viva. Afinal, ele sabia dominar bem a publicidade pessoal. Ou talvez vivo, não fosse um fenomeno como é. Talvez fosse visto como um grande piloto, mas não fosse lenda.

  17. Jose Guilhermo disse:

    Gostei do sonhos fui fã do senna mas gosto tb do schummy pois nao sou imbecil so pq o cara e alemao e venceu um monte de brasucas como piquet, o próprio senna tava perdendo o campeonato pra ele na epoca do acidente, barrichello, vou odiá-lo como muitos o fazem mas e a realidade é schumacher “por enquanto” 91 vitórias 7 titulos mundiais 68 poles , o maior piloto de todos os tempos “em números” como muitos gostam de dizer tao imbecil como dizer que Pele que fez mais de 1000 gols e ganhou tres titulos mundiais e o maior de jogador de futebol de todos os tempos em números. Senna foi enorme assim como Schumacher simples assim.

  18. marcão disse:

    É, tá tudo certo!!!

    O Evandro Garcia falou pouco mas falou certo, só esqueceu de falar do caso Balestre que passou a mão em um titulo do piloto mediano que era o Senna!!!

    Se estivesse vivo com certeza estaria cuidando melhor do instituto, estaria também cuidando da carreira de alguns pilotos brasileiros e entre eles a do Bruno, seu sobrinho, por obrigação ou intuição.
    Estaria correndo em alguma categoria só pra se divertir!
    E bem provavelmente teria mais algum titulo na carreira!

    E, principalmente estaria a frente dessa CBA, hoje capenga, e cheia de desmandos.
    O automobilsmo nacional seria um pouco mais popular!!!

    Mas!!!! Apenas seria, infelismente não foi assim!
    Fazer o que!!!

    Mas, com certeza hoje temos vários pilotos bons e alguns fora de série!!!
    E, muitos são pilotos apenas de fim de semana, fruto das sementes plantadas pelos grandes pilotos brasileiros, Rato, J Pace, Piquet, e o Becão..entre outros…
    O importante é que de tempos em tempos lembram deles..

  19. evandro garcia disse:

    O engraçado de tudo é ver brasileiros chamando de viúvas os torcedores do Senna,exaltando o sr dos recordes,Dick michael vigarista Schumacher,devem realmente encher a boca para chamar os torcedores do Senna de viúvas e exaltar esta maravilhosa figura humana chamada Michael Schumacher,até porque o Schumacher deu verdadeiras aulas de pilotagem,foi dele a vitória mais suada da formula 1 em 1990 com o cambio quebrado,chovendo e com pneus slick,foi dele a melhor primeira volta de todos os tempos em donington 1993,foi ele quem ganhou um titulo em cima do companheiro com o mesmo carro(sem que a equipe mandasse o companheiro quase parar em cima da linha de chegada),detalhe teve um problema na largada caiu para 16º e em 24 voltas alcançou e ultrapassou o seu companheiro de equipe,foi ele quem se tornou o maior vencedor de Mônaco,por fim foi ele quem ganhou pelo menos dois titulos (90 e 91) com carros inferiores ao do seus adversários,realmente devemos exaltar o Schumacher e chamar de viúvas malditas esses torcedores do Senna,o cara não tinha talento mesmo,se aposentaria logo em 94 sucumbindo ao esmagador talento da dupla Schumacher e Briatore,aliás Briatore que ainda é o maior gênio da area técnica da formula com seus dispositivos proibidos e com seus shows pirotécnico (o cara mandou tirar o filtro da bomba de abastecimento ,tornava o abastecimento bem mais rapido,só que quase mandou a formula 1 pelos ares quando colocou fogo no carro do Verstappen),estão postos ai todos os motivos para “brasileiros” chamarem de viúvas os torcedores do Senna!

  20. FABIO disse:

    Pessoas iluminadas, não ficam muito tempo entre nós. Dão o seu recado e partem rapidamente para nova missões. Quem o conheceu, e quem o entendeu, sabia que ali estava um sujeito totalmente diferenciado. Fui pego de surpresa quando Flávio questionou: o que estaria fazendo aos 50?. Poxa!, o cara teria cinquenta, mas um 50 com cara de Garoto.As pessoas iluminadas, são assim mesmo, deixam na lembrança o seu ar jovial e eterno.

  21. Silvio Viana disse:

    O post é sobre um mito chamado Senna. Quando Schummi for, merecidamente, elevado a esta categoria, falemos dele. O herói tem que ensinar algo novo; transcender a antiga ordem. O reconhecimento dos seus feitos é posterior ao calor das paixões.
    Recomendo aos amigos “O Poder do Mito”, de Joseph Campbell. É mais barato que fazer análise e ensina como se constrói essa diferenciação.
    Nossa moral é demasiadamente humana.
    Abraços.

  22. Juvenal Jorge disse:

    Poderia sim continuar correndo, Dakar, por exemplo. Mas acredito que teria uma equipe na F-1. Seria mais fácil para ele.

  23. Diogo Maia disse:

    Ops, verdade. Eu devia ter lido mais sobre o assunto da menina.
    Mas o ponto cruscial de tudo é saber se ele teria ou não filhos, pois por ser um cara muito família, isso poderia mudar o rumo total de sua carreira.
    Senna certamente estaria ainda envolvido com automobilismo mas não correndo. E se tivesse filhos poderia estar empresariando a vida deles nas corridas caso fosse esse o destino deles, como é o do sobrinho.Estaria com certeza cuidando de seu instituto que tem sucesso até hoje. Mas se fosse com automobilismo seria como disse empresário do filho(a) mas com certeza do sobrinho. E se fosse chefe de equipe, ficaria se mordendo para correr, mesmo aos 50 anos. Afinal, como ele dizia: Racing Is My Blood !!!

  24. Alice Cooper disse:

    Eu acho que com 50 anos ele estaria jogando malha em Itanhaem, tomando cerveja e comendo manjuba.

  25. Diogo Maia disse:

    Lendo todos os comentários, do 1º ao 260, gostei de alguns, e de outros até engraçados.
    Roseli Lopes, com certeza, seria um grande prêmio pro brasil se ele estivesse vivo fazendo o anuncio da caixa da mega da virada.
    Ricardo Piva, se senna e prost se unissem para montar uma equipe pode ter certeza que teriamos um brasileiro e um francês correndo. O rubens e talvez o alesi e faria grande sucesso pelo marketing dos chefes.
    Gostei do “efeito borboleta” do daniel Dias, assim com das previsões de “Pai Rola” e André Silva.
    Finalizando Schumacher não seria nem sobra do quadro que pintam dele hoje.
    Mas na minha opinião como senna era muito família, ao ter um filho ele iria sim desligar de correr.
    Alias filha ele tem, daquela modela, só falta a família senna fazer o DNA da menina.
    Seria humano e justo principalmente com ela saber quem é o pai.

    • MSS disse:

      Diogo,

      A suposta filha do Senna com a ex-modelo Marcela Prado ( hoje evangélica, como quase toda ex-atriz, ex-modelo, ex-puta, ex-biscate ou ex-qualquer coisa) foi submetida a um exame de DNA que, infelizmente, provou que ela não era filha dele.
      Disse infelizmente porque seria bacana saber que o cara deixou uma semente aqui e que isso poderia um dia dar um neto do cara , etc…etc … Mas o exame deu negativo …
      Sei que vai pintar (sempre pinta!) algum doidão dizendo que a familia Senna manipulou o resultado, e o escambau, mas aí o papo já é outro … é papo de crime e isso é com o ministério público … Oficialmente o cara não deixou herdeiros diretos …

    • Ricardo Piva disse:

      Valeu pela lembrança.

      Felicidades.

  26. David disse:

    Essa foi bem frqauinha.

  27. Marcelo disse:

    Desculpem, esqueci de falar, Senna hoje seria político sim, poderia estar ligado a ONU, FIA, seria um líder mundial como Pelé é hoje.
    Senna também era muito ligado a religião, uma vez ele disse que após parar de correr viajaria o mundo pregando o evangelho. Acredito que faria este trabalho também.
    Além de acompanhar a carreira do Bruno Senna, que estaria correndo na F1 a pelo menos 3 anos atrás…

  28. Marcelo disse:

    Bom dia amigos,
    Senna com 50 anos? Difícil falar se estaria correndo hoje com a frequencia da F1. Poderia estar correndo uma prova ou outra de PURA EXIBIÇÃO, NÃO COMPETIÇÃO, vejam os exemplos de Prost, Piquet, Hill, Mansel, Villeneuve, Hakkinen que foram campeões depois de Senna, estão todos parados.
    Acredito que o Senna teria ganho alguns títulos que o Shummy ganhou (94,95), seria uma disputa fantástica, talvez teria corrido na Ferrari, ganho mais 1 ou 2 títulos, poderia ser o piloto com mais títulos ganhos até o ano 2000. Mas em 2000 ele estaria com 40 e não acredito que estaria correndo, o Schummy assumiria seu posto e ganharia tudo como ganhou na Ferrari de 2000 para cá. Poderiam estar com o mesmo número de títulos.
    Aos patrulheiros de plantão – Sou Senna por todas as alegrias que ele deu a nós brasileiros, acho o melhor piloto pela inteligência e dedicação em fazer o melhor e pela gana em ser o melhor. Mas temos que respeitar o alemão, os números estão aí.
    Todos achavam o Emerson melhor, o Piquet bateu seus números e todos achavam o Piquet melhor, aí veio o Senna e pulverizou os números do Piquet e tornou-se o melhor. E, infelizmente pela estatística, o Schummy pulverizou os números do Senna e tornou-se o melhor…

  29. Fabio disse:

    Caro Flávio,
    O Ayrton, depois de encerrado seu período multicampeão na F1, não teria tempo para se dedicar ao automobilismo profissional e muito pouco ao amador. Provavelmente estaria ocupando algum posto mundial de destaque, tipo embaixador da ONU ou algo mais importante e com uma agenda lotada, cheia de eventos. Afinal de contas ele sempre foi cidadão do mundo. Aqui no Brasil, ele teria sua família a frente dos negócios e ações sociais, como já acontece.
    Abs
    FábioPW

  30. André disse:

    Hoje, acho que ele estaria correndo de Stock Car. Correria mais umas cinco temporadas na F-1, depois de 94: entre 1995 e 1999. Em 1999, ele procuraria uma nova equipe, mas só as pequenas o quereriam. Motivo: salário alto demais, e competitividade de menos. Senna teria sido massacrado por Schumy em 1994 e depois em 1995. Em 1996, ele voltaria para a McLAren, Schumacher assumiria a Williams, e ganhaia 1996 e 1997. Em 1998, Senna continuaria na McLaren, prometendo vitórias, mas perderia o título apra Hakkinen, enquanto Schumacher se acertava na Ferrari, Em 1999, Schumacher seria campeão (se não tivesse quebrado a perna, assim como o Senna estaria vivo) e ganharia seis mundiais seguidos. Senna sairia da F1 pelas portas dos fundos, correndo nos EUA e depois vindo pra Estoque.

  31. Samuel Santiago disse:

    Correndo de Jegue em Arapiraca – AL

  32. Alice Cooper disse:

    P/ Maria do Carmo Rosa:

    Fico pensando tb em vc dona Maria, pelo péssimo comentário que vc deixou. Pq tanta raiva e inveja do Ayrton? Vc, no mínimo, deve ser uma das “viuvas” do Piquet, que é um cara tranqueira e trambiqueiro, assim como o filho dele.
    Acho que vc deveria calar sua boca! Se Ayrton Senna para vc é qualquer um, pq vc se deu ao luxo de vir até aqui, gastar seu tempo e escrever?
    HAHAHAHAHA…enfia o rabo entre as pernas senhorita.

    • Mario Mesquita disse:

      Olha essa viúva: Típico gesto de odiar quem não compactua com seu fanatismo. E botam os Piquets no meio. Eles nem foram citados no referido comentário. É mole ou querem molho?

      Mas o pior é usar um nick de “Alice Cooper”, roqueiro macho, hetero, que provavelmente o decapitaria de verdade numa daquelas performances de palco sensacionais ao ver seu nome nessa pessoa…

  33. Luiz Cláudio G. Pereira disse:

    Na minha opinião, ele teria 90% dos títulos que o Schumacher conquistou e atualmente estaria na
    Stock Car Brasil, dando show de pilotagem e fazendo
    com que a categoria tivesse o porte da Nascar.

  34. varnei disse:

    ele não estaria ele esta correndo na mesma categoria que eu, gp4 temporada 1986 que saudade daquela lotus preta jps e daquela williams branca azul e amarela

  35. Roberto Taborda disse:

    Não Flávio, ele estaria cuidando dos negócios. Já na epoca da morte ele ganhava muito dinheiro, talvez até mais do que nas pistas, como empresário. Com certeza ele iria alcançar os titulos do Fangio, sua grande obsessão, e logo apos pararia, pois tinha plena consciencia dos riscos da profissão!

  36. Adelson disse:

    Com certeza fora os títulos de 88 – 90 e 91, teria os de 1994 – 1995 -1996 e quem sabe o de 1997, acho que até 97, depois disso ia participar apenas das corridas classicas. Com todos esse títulos seria impossível alguem superar e o Schumacher seria um piloto com 1 ou 2 títulos.

  37. Thiago disse:

    Cara é estranho pensar nele sem correr, o Ayrton era tão apaixonado pelo que fazia que fica difícil dizer se ele iria parar ou não… Acho que não teria parado ainda, ele disputaria até corrida de cadeira de rodas com os velhinhos do asilo kkkk. Maria… desiste… quem é vc pra falar do Senna… O cara tem uma instituição que ajuda muitas crianças até hj, já você, o que fez pelo nosso país? rs é difícil de entender a cabeça das pessoas…

  38. Orlando Salomone disse:

    Se o paraíso for um lugar onde as pessoas só fazem aquilo que gostam, ele deve estar acelerando alguma coisa por lá, sem dúvida.

  39. Abmael Pinto (Natal/RN) disse:

    Acho que estaria na Stock Car Brasil, pois os amigos o levariam a isso, e também a vontade de estar em casa, ou também poderia estar participando do WTCC ou Le Mans Series pilotando pra AUDI! Boa lembrança.

  40. Pedro Paiva disse:

    Obcecado do jeito que era, já teria faturado a Indy 500, as 24 Horas de Le Mans, Daytona, campeonato de rolemã na rua de trás da casa dele e etc. Mas acho pouco provável que estivesse em atividade ainda. Imagino que o Instituto Ayrton Senna tomasse cada vez mais corpo com ele a frente e isso exigiria maior dedicação (que ele parecia estar disposto a dar quando morreu). Talvez nessa política moderna ele fosse hoje um Senador da república pelo PSDB!!!

  41. Alex disse:

    Eu iria até comentar, mas depois de ver Ayrton com I e Senna com um N só, eu desistoooooooooooo

  42. Filipe Augustus disse:

    Imagino que a Honda estaria na F1 e o Senna seria um dos seus principais líderes na parte de estratégias de corridas e talvez tivesse até algumas ações da Honda Racing…
    Ele seria alguma coisa hoje como o Ross Brawn foi pra Brawn GP…
    Mais nem por isso deixaria de dar suas aceleradas por aí…
    Como já falaram ele poderia participar de algumas categorias do automobilismo ou até msm na moto GP…

  43. Maria do Carmo Rosa disse:

    Vendo todos estes posts, fico pensando nessas pessoas endeusando um cara que foi apenas um piloto e que morreu devido ao seu erro, por aceitar gambiarras da equipe. Senna, vale mais morto que vivo!!!!!

  44. o Airton era muito brasileiro,não tinha vergonha nenhuma de mostrar nossa bandeira la fora,tenho a mesma opinião do filho do paulão ,ele estaria na stok car deitando o cabelo em cima dos caras,o carro era a roupa dele ,e quando se vestia meu ,dava dó dos caras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>