SURPRESA
SÃO PAULO (de saída) – Eu achava que seria o Fisichella. Mas será o De la Rosa. A Sauber anunciou hoje o espanhol como companheiro de Kamui Kobayashi. Ele faz 39 anos em 24 de fevereiro. Sua última temporada completa foi em 2002, pela Jaguar. De 2003 até o ano passado, trabalhou (ou teve carteira assinada; o trabalho foi pouco) como piloto de testes da McLaren. Em 2006, depois que Montoya foi para a Nascar, correu oito provas e conseguiu um segundo lugar na Hungria.
Seu currículo não é muito mais extenso que isso. De la Rosa não é grande coisa e, até onde eu sei, não tem dinheiro para comprar vaga. Mas deve estar levando alguma verba de patrocinadores espanhóis. E persiste o mistério na Sauber: qual será seu motor? Eu achava que seria o Fisichella por causa de uma possível, provável, diria, negociação com a Ferrari. Mas, até agora, nada. O time continua com BMW no nome. No novo site oficial, nenhuma palavra. E faltam 13 dias para os primeiros testes do ano.
Não seeii não, o kamui pode se dar mal, galera do grande premio, afinal a toyotta, estava bem estruturada, e faltava apenas um bom piloto, para ela deslanchar.
Agora a sauber, vai pegar uma equipe meia boca, minha opinião, é que ele vai precisar de tempo, para acertar está sauber, que está demorando muito para definir qual motor usará, e o tempo está se esgotando!
Na minha opinião a equipe pelo menos em 2010,continuara a utilizar os Motores BMW Power.E em 2011,ela pensaria em utilizar outro motor.Já que o carro de 2010 foi todo desenvolvido pela a BMW.E isso explicaria,o porque Pedro de la Rosa foi o escolhido pra ser o segundo piloto.
Destaque para final de artigo, publicado no grande premio de hoje:
E, se depender do histórico de alguns algarismos, Rosberg pode dar adeus às chances de brigar pelo título: nunca houve um campeão com o carro 4, e o número só teve sete vitórias nos últimos dez anos de disputa.
Tudo por causa do schumy:
Supersticioso, alemão afirmou que gosta de números ímpares e espera poder ficar com o 3, e vai pedir para Ross Brawn, mudar o número do seu carro!
Bem como o 13, que ninguém arrisca pilotar um F1, com este número!
Tai Flávio, um assunto para ser verificado!
Os números favoráveis e desfavoráveis da F1?
Oh Fravio, SAUBERlá que trem vem cá?
A contratação de Pedro de La Rosa foi uma surpresa para mim também. Fisichella, apesar de não ser um piloto excepcional, era um piloto que estava na ativa, correndo e competindo, com até alguns resultados surpreendentes a bordo de carros fracos e até algumas vitórias.
Espero que apesar desse fato, Fisichella ainda seja contratado por alguma equipe como titular.
Já a respeito dos motores da sauber tudo indica que seja os ferrari mas sem fato 100% confirmado, nada pode-se dizer disto.
Neste caso era trocar seis por meia dúzia, os dois estão no mesmo nível, ou seja lá em baixo.
Qto ao motor, vão de BMW, só que o custo operacional agora de equipe, é por conta do Sauber, a BMW só fornecerá o motor.
Provavelmente o De la Rosa, veio sem custo algum em troca do projeto do motor BMW para a Mclaren, haja visto que as duas empresas são parceiras nos modelos de rua da Mclaren e está está seguindo o caminho para construir seus próprios motores, num futuro próximo, assim como a Ferrari faz.
O Sauber está apostando apenas no conhecimento técnico do De la Rosa, pois, vai precisar de alguém com experiência para trabalhar nos ajustes necessários de seus carros.
Com relação ao Kobayashi, o japa já mostrou o cartão de visita na Toyota e agora é aguardar o que ele realmente vai fazer numa equipe nova, com carro novo e toda uma estrutura nova.
Espero que o Kobayashi faça mais que o seu antecessor, Takuma Sato, e não seja mais um fogo de palha.
Uma coisa é certa; o De la Rosa terá sua última chance na F1 para mostrar que sempre mereceu uma vaga de piloto principal, pois, caso contrário, ele não termina a temporada de 2010 na equipe.
O único mistério agora é com relação ao motor que a equipe usará. Já tem gente cogitando que o motor será da BMW. Se for, será uma ótima opção.
Adoraria ver a Sauber correr com o motor Ford Zetec Rocan, o mesmo que equipa o meu Ka. E comigo esse motorzão dentro de um carrinho corre muito!!!
um abraço Flavio!
Também esperava o Fisico…
Fisichella e De la Rosa, um é seis e o outro é meia dúzia. Tanto faz, até porque a Sauber não tem grandes chances com tanta fera na pista este ano. Deve ter rolado grana de algum pica-grossa espanhol, mas o que importa mesmo, é que a temporada de 2010 vai ser eletrizante. Com certeza.
Será que gola profunda não tem explicações.
Flávio, acho que a Sauber está apostando alto no Kobayashi neste ano. Afinal, Pedro de la Rosa trabalhou muitos anos na Mclaren, e segundo o que li e ouvi, contribuiu bastante no desenvolvimento dos carros. Apostar em Heidfeld seria óbvio demais, mesmo para o pragmático Peter Sauber.
Por fim, torço para que Pedro de la Rosa contribua de alguma forma para o desenvolvimento de Kobayashi na Sauber. Espero que o japonês consiga evoluir como piloto, para que não seja somente “um Montoya da vida”, que as vezes conseguia até ser mais rápido do que Schumacher, mas não tinha nem de longe a constância do maior vencedor da história na fórmula 1.
De La Rosa fez bonito nas provas em que pilotou a McLaren de Montoya.
sou mais o De La Rosa do que o Fisichella, esse sim apagado e ruim.
Acho que as equipes estão apostando nos pilotos com certa experiência nos monopostos. O tempo e grana são curtos e trabalhar com pilotos com uma certa bagagem seria uma medida mais segura. O problema será o troca-troca durante a temporada…
Já foi falado nessa hipótese. Com o desenvolvimento dos motores congelados, acredito que serão os mesmos motores BMW rebatizados (TRITEC, porque não?)
Realmente muito estranho… estava concordando com o FG, acreditava que a vaga era fácil, fácil do Fisico.
Mas este ano as novas equipes estão um verdadeira incógnita, a poucos dias do início dos testes nem sabemos se existem carros prontos.
Se o Fisichella estava na jogada, só pode ser motivo financeiro. O currículo do Fisichella é muito mais extenso que a carreira do De la Rosa. De qualquer jeito vai ser uma temporada cheia de surpresas e disputada como em 2009.
Vai ter um monte de piloto fraco, De la rosa, Brunno(este até pode ser bom, mas não este ano, trulli, kovalein, os dois q forem para usf1, Di Grassi(já era mediano na gp2, imagina na f1) e outros tantos, o bom que vai ter shummacher, Alonso, Hamilton, Vettel e o batalhador Massa
Creio q a escolha foi feita apenas pela experiencia dele como piloto de testes da McLaren…..para uma equipe iniciante….eh importante q alguem traga algum conhecimento tecnico de outras equipes e se possivel grandes equipes….isso ajuda no desenvolvimento de chasis…e acerto do carro…..
Acho q sera uma grande temporada….mas eu gostaria mto de ver uma F-1 com a compra de chasis e componentes de outras equipes liberada….acho q isso baratearia o custo…sem contar q a chance de uma surpresa boa….seria maior….
Novo site oficial registrado na china? Que mistério
China, não, Suíça. O ccTLD da China é .cn. O .ch da Suíça vem de Confederatio Helvetica.
O domínio .ch é da Suíça (Cantões Helvéticos).
.ch não é Cantões Helvéticos, e sim Confederação Helvética !
Peixe vc esta confundindo o Pedro De La Rosa com outro Pedro….o portugues Lamy q inclusive se acidentou na largada do fatidigo gp de San Marino de 94
Concordo…acho q eles vao de BMW mesmo…nos mesmos moldes qdo a Renault deixou a F1 e continuou na Williams com o Vulgo de Mechachrome….
abras
A única explicação para o nome do DeLaRosa ter sempre estado em evidencia e agora confirmado na Sauber é grana de algum lugar. Ele surgiu na mesma época do Gené, que na minha opinião era muito melhor. Caso essa grana não exista, juro que jamais vou entender a menos que faça uma grande temporada. Daí vou entender que não entendo nada de F1. Mas meu palpite,e acho que de muitos, é que o japa vai ofuscá-lo totalmente.
Falando sobre motores não tinha limite da equipes para um só fornecedor? por exemplo tinha mais gente interessada nos motores mercedes mas não pode, e por que a cosworth fornece para cinco escuderias?
Mas o de la Rosa não poderia ter sido empurrado (ajudado) pelo Alonso? Quem sabe a Ferrari continue nesta, só não com o Fisico. Vai saber…
Cedo demais para falar que o espanol vai tomar nabo do japa ele pode não ter corrido muito em sua carreira mas o pouco que correu não fez feio principalmente por causa dos carros equipes que correu, exceto maclaren.
Foi publicado por ae que o Domenicali vetou o Nelsinho na Toro Rosso e na Sauber.
Então acho que o motor da Sauber deve ser o Ferrari assim como é na Toro Rosso.
Que louco, eu achava que ele era português!
To confundindo com quem?
Teve piloto português na F1 já?
Teve o Vagaroso
Pedro Lamy!
Esse era portugues!
Que eu me lembro, teve o Mário Cabral nos anos 60, Pedro Chaves nos 80, Pedro Lamy nos 90 e Tiago Monteiro mais recentemente (conseguiu até um pódio pela Jordan, naquele GP dos EUA no qual só correram 6 carros).
Teve o Vagaroso … Tiago Monteiro …
Flavio permita-me responder a dúvida do amigo blogonauta “Peixe”.
Existiu sim um (acho que foi um) piloto Português na F-1.
Tiago Vagaroso da Costa Monteiro – [Tiago Monteiro] (Porto, 24 de Julho de 1976) é um ex-piloto de Fórmula 1. Estreou-se nesta categoria ao serviço da equipa Jordan em 2005. Em 2006, correu pela rebaptizada Midland F1 Racing,
(Texto retirado do wikipédia)
Pedro (?) Chaves..alguem lembra?pilotou a Coloni em ’91..
Mudando de assunto: ali no site da Sauber aparecem fotos de todos os carros. O de 2008 é um monstro! Agora que tiraram metade (prometeram tudo, mas foi só a metade) das asas, aletas, spoilers e etc é estranho olhar aquele carro.
De la Rosa, um Japonês e sem motor, sem comentários.
Não é por nada, mas vc viu o japonês correndo ano passado?
Acho que durante o ano a Sauber vai sentir muita falta do Heidfeld, esse sim um piloto consistente para o Mundial de Construtores
PQP, FG, o Pedro de la Rosa é fraquinho demais, o japones vai vai dar um banho nele.
Grande Flavio, blza cara???
viu o video do crash test do carro da USF1????
http://www.youtube.com/watch?v=Mc0wFyCIDfE
Virou fumaça o carro deles. Ja começo a achar que eles não estarão na F1 esse ano.
Mas, Raphael, o bico do carro é feito para se desintegrar em caso de acidente, absorvendo o impacto da colisão. Verifique outros vídeos de crash-test de bico e você vai ver que é igual.
O teste foi um sucesso – o bico do carro tem que quebrar assim mesmo, para reduzir o impacto que chega à célula de sobrevivência onde fica o piloto.
Tambem acredto que o motor deverá ser BMW, pelo menos para a temporada 2010
Escolha estranha, é um piloto apagado. Não vejo explicação que não seja financeira p/ essa vaguinha arrumada pelo De La Rosa.
De La Rosa, não é um bom nome. Esperava o Fisichella na Sauber. Heidfeld tbm era um bom nome, espero que este acerte com a Renault e Nakajima com a USF1.
Também acho que os motores serão os BMW rebatizados. Quanto a contratação do De la Rosa, acho que o Fisichella seria bem mais interessante para as corridas e para a Sauber. Mas ainda acho que a Sauber, como sempre, vai fazer um bom papel.
E as vagas na F1 vão se completando. Ao que me consta, sobram duas na USF1, uma na Renault e outra na Campos. Será que ainda vamos ver algum outro “aposentado” voltando a ativa (Villeneuve???), ou a últimas vagas serão todas ocupadas por novatos???
Será que a BMW não fornecerá os motores pelo menos em 2010?
A BMW não estaria vendendo os motores para a Sauber? Tenho duvidas se o regulamento atual permite melhorias nos motores. Caso as melhorias não sejam perimitidas os motores do ano passado poderiam ser utilizados sem maiores problemas.
Acredito que os motores BMW não eram tão ruins assim, pelo que pude perceber o carro do ano passado é que era péssimo.
Abraços
Imperador
Os motores serão os BMW mesmo, mas “remarcados” com o nome de algum patrocinador, pode escrever.
Flavio, como ficou a definição dos pneus na F1?
Este ano contiua a Bridgestone?
Vão fazer um cockpit tamanho G?
Com certeza tem grana na parada… nessas horas é que o pessoal da Campos deve ficar bem bravo de ver patrocinadores espanhóis despejando dinheiro nos “inimigos”.
Abraços
Imperador
Flavio, o De la Rosa é ruim pra burro, é tao braço quanto o Adrian Campos foi, noooossa, o Kobayashi vai fazer varios riscos no capacete do espanhol, porem, o que pode ter dado certo é a experiencia do espanhol, isso pode ajudar em alguma coisa, mas na pista, andando no limite do carro, o japa é mais doidao.
… É isso aí Chulas; o De La Rosa vai para o fundão do pelotão dos retardatários…