TUAS ESQUINAS
BEM EMBAIXO (mas sempre dá para ir mais) – Foi o Bruno Mantovani quem deu a dica, também pelo Twitter. O pessoal da organização da São Paulo Indy 300 fez essa simulação da pista do Sambódromo, para quem quiser conhecer o circuito. A maioria das curvas em 90 graus, como já se sabia, áreas de escape limitadíssimas, como é normal em pistas de rua, e, infelizmente para os pilotos, a chance perdida de ver o rio Tietê, claro e cristalino, à esquerda da grande reta. É que o traçado será fechado por tapumes.
Realmente a cidade de SP não é tão contemplada por belezas naturais…O rio que corta a cidade é extremamente poluído…Porém, isso não transmorma um evento internacional em um fiasco. Os problemas com a chuva, não é uma exclusividade paulista. Fatores meteorológicos são questão de sorte para a semana do evento, e isso, pode ser criticado caso estrague a prova. Agora, criticar a localização já é ser cego e burro…A região do anhembi tem estação do metrô proxima (a menos q você seja um sedentário e não queira caminhar um pouco), shoppings na região, o sambodromo ja possui muitas arquibancadas, etc…Olhar somente o lado negativo, é coisa de quem quer estragar a alegria dos outros, seja por inveja ou por pura maldade…Acha que o evento vai ser ruim??? FICA EM CASA E NÃO ASSISTA
nossa que cidade bonita, quantas arvores.
querem enganar quem ?
Não muito diferente das maiorias dos circuitos de rua da America do norte. O grande problema será a chuva.
São Pedro 300 – Será que vai dar Samba?
A prova da Fórmula Indy em São Paulo tem sido a mais massacrada dos últimos tempos pela imprensa. São vários argumentos como envolvimento da prefeitura, inclusive com patrocínio, local escolhido, chuvas… e por ai vai.
Concordo com algumas críticas como, por exemplo, a falta de tempo para se realizar um evento tão grande. Mas era pegar ou largar, e as pessoas envolvidas resolveram encarar o desafio e realizar a prova dentro dos padrões aceitáveis, nesta primeira edição, para – então – nos próximos anos crescer.
Tenho dúvidas de que vai ser tudo positivo, mas torço que sim. Ao contrário de muitos. É mais um grande evento para São Paulo. Muito maior do que uma prova de carros antigos da Fórmula 1, que foi anunciada para Interlagos e ficou só nisso não saiu do papel.
A escolha por um circuito de rua tem dois motivos. Fazer uma corrida diferente em São Paulo para chamar mais a atenção e, também, fugir de um cláusula ridícula colocada no contrato do GP Brasil de Fórmula 1 sobre o uso, ou melhor, não uso de Interlagos. Este pessoal acha que manda no autódromo. Já tentaram, juntamente com outras pessoas e empresas envolvidas, barrar até categorias nacionais.
A prefeitura está colocando cerca de 12 milhões de reais no evento, bem menos do que na Fórmula 1. No segundo caso ninguém abre o bico e, também, a categoria mais importante do mundo faz o triplo de exigências que a Indy com relação a pista e logística. Está certa, a corrida é muito importante para São Paulo e o investimento volta para cidade. Mas precisa-se pensar grande, quanto mais melhor.
Outro dia fizeram a comparação de quanto vai gastará na São Paulo Indy 300 e quanto se gasta em obras contra as enchentes. Eu chego a conclusão que se gasta pouco com as enchentes. Mas digo: a Indy chegou agora as obras contra as enchentes antes. Ou seja, não é a Indy que atrapalha. Existem críticas pela possibilidade de chuva em março. É verdade. Nas provas realizadas no Rio sempre havia o receio, era oval e se pingasse uma gota não teria corrida. Todas foram realizadas. O risco está aí. Mas para se ter 100% de certeza de que vai ou não chover, precisamos conversar com São Pedro. A data disponível era esta.
O dinheiro gasto vai ter retorno. Ou, pelo menos, vai ficar próximo no primeiro ano e, depois, com tempo maior, é buscar ainda mais nos três outros anos do contrato. Recente estudo realizado no Rio de Janeiro mostrou que só a exposição no anúncio das Olimpíadas de 2016 já serviu para milhares de pessoas desembacarem por aqui. O turismo já cresceu e é apenas o começo.
A cidade dá nome a corrida, como é feito na maior parte das etapas da Indy. Outro ponto positivo.
Espero que tudo dê certo. Se for bem neste ano, vai ser melhor ainda nos outros e que outros eventos apareçam pelo Brasil.
onde ficam os boxes???
Show de bola!!!
É bem verdade que um circuito de rua é limitado, mas isto existe na maioria dos circuitos de rua em que temos notícia.
Acho que nós fãs do automobilismo, aqui na capital e imediações, temos mais é que curtir a idéia, independente de políticas ou qualquer coisa. E todo bom fã de automobilismo vai torcer para a corrida ser um sucesso.
Repita mil vezes essa frase, e ela se tornará verdade:
o brasileiro é um bosta.
Depois disso, depois de pensar, indique um local ideal para a realização da corrida na cidade de São Paulo. Não se esqueça de que o local que vc indicará deve contemplar estacionamento amplo, acesso fácil, de preferência com metrô, trens e onibus. Arquibancada pronta é um ítem sensacional. Se tiver, ótimo.Vai significar menos investimento.Se o local indicado não sofrer interferência sob tempestades, será muito bom, pois nessa época do ano, bem … não preciso nem falar. Por favor, além desses, realce os pontos positivos da sua indicação.
Ah, não vale indicar o circuíto de Interlagos,pois a Indy é basicamente um produto para circuítos ovais, principalmente quando ela sai do seu território.
Outra coisa, mande mesmo a sua indicação. Pode ser que ela seja massacrada com gracinhas, ironias e quetais, mas pode ser tambem que ela seja aceita por unanimidade.
Quem sabe?
FG tbm não ví o límpido Tiête, mas ví as torres Gemeas nos finais das retas……rs
Este “circuito” para simuladores em PC é otimo……Eu corro de Gp3 2k , Gp4 e GTR2……este circuitinho a gente se vira bem….no pc…..na Indy tenho muitas duvidas….
Tem um “S” que é exatamente o do circuito do Canada…..fizeram a replica….kkkkkk
Abraços
O Babe (o porquinho), me disse em off que esta etapa terá a presença do Silvester Estalonge para as filmagens do “Alta Velocidade 2”, já que a pista também é virtual e poderá ser usado um trecho da mega rampa. O Bob Bonquisto já deu as dicas para o Rocky.
Fantástica esta simulação! Os carros de Indy são equipados com motores de Gurgel e fazem curvas de 90 graus muito rapidamente! A música de fundo é tão inspiradora quanto todo o resto
Uau!
Ahhhhh, mas o cheiro de bosque vai ser difícil de disfarçar com os tapumes …
Gostaria que desse muito certo, mas não sei. Na correria, sempre dá caca.
Muuutcha panca! It’ll be funny!
Não se só eu reparei…mas de onde veio tantas árvores nas laterias do circuito???
Nossa, teremos ao menos um trecho da Marginal recapeado. Sendo itinerante o circuito, como já disseram, lá por 2090 a prefeitura terá cumprido a meta de consertar as vias de toda a cidade.
Por isso que demorou para, nos próximos anos, o circuito ser montado na Aricanduva, o asfalto de lá agradeceria o tapa bem feito que seria realizado, hehehehehe…
Melhor comentário postado no Youtube:
“SE CHOVER VIRA PROVA DE CANOAGEM!” kkkkkkkk
Dado a falta de tempo de planejar o circuito,ate que ficou bem bacana,afinal corridas de rua são apertadas mesmo.
Agora é correr com as obras necessarias!Corre rapaziada!!
P.S: Pista para rFactor e GTR2,ja existe?
A corrida deve ser sem graça e visualmente feia (um corredor de tapumes), além de todos os possíveis problemas envolvendo tempo e chuvas que podem simplesmente inviabilizá-la. Mas outra coisa me deixou intrigado: parece que o piso do sambódromo é de cimento… correto? Dá para correr no cimento? Bom, eu corria de kart no cimento e era bastante divertido, mas de Indy…
Acho que desta vez, pelo menos, vão acertar o estacionamento do Anhembi do lado da marginal do Tietê.
– “Quem vai gastar dinheiro? a prefeitura!!!” mas a cidade vai receber 3x mais grana do q investiu;
– “O cirquito é muito fechado!” logico, como qualquer outro cirquito de rua da Indy;
– “a marginal vai alagar se chover!” claro q não, naquele trecho nunca alaga, só debaixo da ponte das bandeiras;
– “pq não faz em interlagos” não da pq tem exclusividade para a F1
pq todos são contra e depois todos estarão la na arquibancada assistindo hein?
Concordo.
20/01 – Couromoda … entre o pavilhão Anhembí e o Campo de Marte tinha água dando na metade da roda de onibus … secou total somente às 10 da manhã.
Bão de virtual tá bom!
Só que, pra colacar aqueles alambrados e o muro amortecedor na subida do café lá no templo, os caras gastaram um mes, e deve ter uns 600 700 metros ou até menos.
Como é que vão por isso em pouco mais de quarenta dias no circuito todo e nos dois lados? Vai ter gambiarra pra caramba. Ou é tudo pré montado?Se for pré montado, o asfalto também é? Não precisa de um tempo de cura?
Os caras vão colcar tudo a tempo e vai te corrida sim!
O que espanta, é que os organizadores e os politicos envolvidos irão provar mais uma vez que quando querem eles fazem até o impossivel.
Ai povo de SP.,ísso é pra vcs verem que, se obras contra enchente desse voto São Paulo tava sequinha, que nem Tóquio.
Lá os famosos reservatórios de água pluvial (picinão) correm ao lado ou abaixo dos rios, em tuneis, iguais aos do nosso mêtro. Tatusão tem, Porque não fazem? Porque são safados, é igual no nordeste seco brasileiro, lá é mais facil ainda… Politico é a pior praga que há no mundo, não produzem nada. São nocivos.
Escreveu bem, caro Marcão, é capaz disso acontecer mesmo, qdo querem uma promoção, que chame a atenção, para que favoreçam o lado eleitoral deles!
Amigos,
A pistinha é “excelente” e reflete bem o espírito do trânsito de São Paulo: 1ª, 2 e 3ª marchas em 98% do tempo!
Além disso, teremos 92 bandeiras amarelas… a exemplo dos carros enguiçados, obras, acidentes com motoqueiros, buracos incontornáveis e todas as outras coisas que atravancam o trânsito.
Fico pensando o que acontecerá se chover! Meu DEUS! Imagino a manchete: “Piloto da fórmula Indy MORRE AFOGADO!”
Bem, se ninguém morrer afogado, a manchete será: “Carros da Indy arrastados pela correnteza!”
Viver nesse Brasil só sendo insano mesmo!
Abraços
Queri ver o Paul Tracy nessa pista molhada, ia parar no Tiete…rsss
Ia lembrar uma cena do filme “Grand Prix”, onde os carros mergulham nas águas de Mônaco!!! O problema que não vai restar nada do carro e do piloto, já que no Tietê corre é ácido e não água!!!
Mais um circuitinho de rua previsível e sem graça nem surpresas, será que não existe ninguém com DNA criativo para elaborar algo mais excitante na Indy? Se a chuva comparecer no final de semana da corrida, poderemos ter uma prova surpreendente, pois largando dos boxes do fedor o Tiete pode surpreender, mas mesmo assim não esta garantido a qualidade do evento, muito pelo contrário…rs
Eta circuito claustrofóbico. Vai ter piloto saindo da corrida e buscar um analista para tirar da cabeça a sensaçao de confinamento. ( impressões ao ver o video)
Flávio, como sou de Curitiba e não vou pra São Paulo ver a “Indy 300”, até que tô achando interessante a prova ser realizada no Brasil. Mas, como pensar nos outros também faz bem (apesar de um pouco fora de moda), sou obrigado a concordar que é o mínimo rídiculo a “farra dos bois” com o dinheiro público investido na “brincadeira”.
Ah, me parece que São Paulo conta com um autódromo chamado José Carlos Pace, homologado pela FIA e que recebe uma tal de F1 com uns carrinhos que chegam a mais de 300km-h. Sugiro esse lugar para a Indy 300 no ano que vem (se tiver…)
Parece feito com o rFactor!
Alguém confirma?
O rFactor não faz isso, ele é só um simulador.
http://www.flickr.com/photos/46296738@N02/
Parabéns pela reportagem fotográfica. Em todos os sentidos, a coisa tá crua. Enfim, vamos ver no que dá.
Será que conseguem fazer as curvas???
Que bosta de pista.
Apesar do traçado sem graça, não dá para fazer uma preliminar com os carros da Classic Cup?? .. 25 bólidos com seus intrépidos pilotos numa pista sem área de escape.. nem a corrida maluca ganharia desta!
Ah, ficou legalzinho…
Vão precisar de colocar guindastes a cada 200m para retirarem os carros em caso de acidente !
NÃO VI NENHUM !
AG
Ficou legal o vídeo. Os maiores efeitos especiais de ficção são o céu azul e o asfalto seco.
Nao conheco Sao Paulo, mas acho que asfalto lisinho assim so no virtual mesmo
Mauricio, recomendo que venha conhecer Sao Paulo.
Uau! Que curvas! ;D
Mas sinceramente, achei a pista sem graça.
E não tem buracos nesse percurso todo? Pq eu não tô ouvindo ninguém falar em reforma nenhuma, parece que só vão colocar os tapumes mesmo e “vamo que vamo”.
Pelo menos uma coisa é certa, se alguém bater todos vão se sentir num engarrafamento em são paulo…
Boa !!! kkkkk
Em realidade virtual tudo pode. Aliás, temos um prefeito virtual, um governador virtual, etc, etc, etc. Só não é virtual a situação que Sampa vive. E ainda acham que podem organizar uma corrida dessas!! Só espero que os paulistanos paguem o mico de algo meia boca!!
Não vi nenhum ralo prá escoar a água das enchentes. A pista é bem sem graça, típica da fórmula Indy.
o prefeito confundiu Indy com Wind .. quando os organizadores da corrida perguntaram para ele se aceitaria uma prova da Indy em SP .. utilizando a marginal Tietê .. o prefeito respondeu que sim .. talvez imaginou que fosse uma competição de wind surf ..
Esqueceram da chuva…
Pelo menos virtualmente a pista existe. Na prática, faltando 45 dias para a largada… pasmem… A PISTA NÃO EXISTE. E a cada dia que passa, vai ficando mais caro pra deixá-la pronta a tempo. Êê Brasil!
Aquele monte de obra no local então é só para fingir que estão trabalhando??
Guto, trabalhando, debaixo de aguaceiro, pois a chuva não para, já fizeram qtos metros de pista?!
Apesar da sua implicância e má vontade com a corrida, a época, o lugar, quem vai pagar a conta etc…sempre é saudável qualquer tipo de evento que atraia a atenção internacional e que mostre a cidade,mesmo que “disfarçada” para não incomodar olhares sensíveis, recurso, aliás utilizado pela Alcaidessa, quando da visita real Sueca, para conhecer as reformas do Teatro Municipal (que ficou lindo, diga-se) e outros eventos semelhantes. Politicos são todos feitos do mesmo lixo, infelizmente pois só mostram o que interessa mesmo que tenham que utilizar tapumes. Até a China fez isso e vc mesmo comentou por aqui.
Quanto a pista em si, fico pensando que no fim do retão e aquele hairpin, com troca de piso, será a zona do balacobaco. O resto é previsível como em toda pista de rua. Valencia é outro exemplo meio que incompatível com a velocidade dos bólidos. Monaco não conta pois é histórico.
Tá matando saudades de amiguinho recente é ? :)
Do cheiro do Tietê, os pilotos estarão protegidos também?
Tapumes? Não acredito. E eu que planejava colocar meu barco no Tietê para assistir… só para me sentir em Mônaco. Assim que a chuva der uma trégua, vou pintar meu nome na Ponte das Bandeiras.
quem tá pagando isso?
Adivinha….