URBAN LEGION
Enquanto derretemos no calor daqui, o blogueiro Fabrício Menezes espera que a neve derreta por lá. “Lá” é a cidade de Arvisdjaur, no norte da Suécia. O Passatão é automático.
Enquanto derretemos no calor daqui, o blogueiro Fabrício Menezes espera que a neve derreta por lá. “Lá” é a cidade de Arvisdjaur, no norte da Suécia. O Passatão é automático.
Quando a VW encerrou a produção do Passat (ano?) me lembro que foi muito proximo do lançamento do Gol GTI, aquele azul metalico. Fiquei indignado na epóca. Achava que a VW devia ter lançado a ultima edição do Passat sendo GTI. Explico minha idéia: O Passat foi o carro que revolucionou a Vw no Brasil inovando com o conceito do monobloco e abandonando o motor refr a ar, como a Injeção eletronica tambem revolucionou a industria caberia ao Passat revolucionar o sist de alimentação e fecharia sua produção com chave de ouro.
Boa Flávio Gomes…
Esta foto me faz lembrar com muita saudades de um dos melhores carros (e acho que de longe é o que teve mais histórias comigo até hoje…) que já tive, um Passat LS 1980 branco. Era realmente um ótimo carro, forte, resistente e andava muito. Meu sonho na época era um GTS Pointer Preto… Cheguei a andar em um LSE, o Iraquiano, e realmente era muito diferente, muito bom mesmo.
Valeu pela recordação.
Grande abraço.
Me sinto honrado por ver uma foto que tirei sem muita pretensao, publicada no seu blog.
Quanto a revista que comentei, é sem duvida do Malzoni, vou escanear a capa e te mandar.
Quanto aos comentarios dos blogueiros sobre a carroceria, é verdade que a VW teve problemas de corrosao. Mas por aqui é comum em qualquer marca, Volvo Bmw, Mercedes…devido ao sal que jogam na rua para derreter a neve.
Desde criança adoro o modelo da roda original do Passat. Belo carro, bela cor e belo exemplo do aquecimento global, que nessa semana abandonou o adjetivo global e concentrou-se no Rio de Janeiro!
Uns congelando na Europa e outros derretendo no Iraque… Belo exemplar esse da foto!
Ainda bem que lá não era movido a alcool,senão não iria pegar nunca….
Parece ser Verde Hippie, me lembro de poucas passatas dessa cor, todas da primeira série. Cor que vale e diz tudo para se ter um carro da primeira metade dos anos 70. Afinal carro até 77 tem que ser cheguei !!
Legal o Passatao, bela cor
Paixão da minha vida! Passat!!! Meu pai teve um GLS 83, e eu tive um Flash 87. O melhor carro que a VW produziu!! Queria ter um Pointer 88 .. Bancos Recaro, AC, vidros e travas elétricas, para brisa degradée, rodas aro 14, console com vários “relógios”, farol de milha incorporado no para choques, sem contar o porta fitas K7. Isso tudo , já vinha de fábrica. Sem sombra de dúvida, o carro de série mais lindo que já vi!
Só pra constar: nenhum Passat Pointer do Brasil saiu de fábrica com vidros elétricos. A VW pecou muito deixando o Passat defasado em equipamentos.
Exato, acho que no ´ltimo ano rolava até um teto solar karmann na lista de opcionais, mas sem travas e vidros….
Acho que hoje o Passat mais colecionável são os SLE, ou SLE Padock até 1985
Xará, você está certo sobre vidros e travas, pois realmente nunca foram oferecidos nem como opcionais. Mas o teto solar já era disponível desde 1983 para o GTS, da Karmann mesmo.
Hoje em dia é difícil ver um Passat com teto solar de fábrica. Acho que vejo mais com aqueles não-originais, que a gente via naqueles anúncios da Rodão, na Quatro Rodas.
Se é automático não adianta empurrar, não pega no tranco, É a alccoll? Tem gasolina no tanquinho ???? KKKKKKKK
Passatão! Isso sim é carro. Amo Passat!
Arvidsjaur, passei por lá em 2001!
Frio e Passat, duas coisas que eu aprecio muito. Não necessariamente nessa ordem, claro.
E com câmbio automático, hein? Que beleza!
Incrível ver um carro assim ainda na ativa na Europa.
Um final de segunda feira feliz!
Lindo! A cor é parecida com a mais bonita do primeiro ano por aqui (74), que era Verde Hippie… O mesmo Passat do teste de 30.000 km de QR, porém duas portas…
FG,
Não vai comentar do engate na trazeira do Passatão??? rsrsrsr!
Ri muito quando descobri que voce tem uma certa raiva dos engates nos carros que estao rodando por aí… É que minha Parati tem , mas (ja em minha defesa), tenho porque preciso…
Muito útil quando se tem 1 carretinha… kkkk !!!!
Abraços!
Quando se tem o que puxar, restrição alguma.
Passatão guerreiro! Ainda não sucumbiu à ferrugem. Fosse um Corolla com 5 anos, provavelmente já teria virado pó.
O Corolla tem 5 anos de garantia para a carroceria. Os Passats estão todos podres. Você errou duas vezes caro Eduardo.;
Caro Joca, todos os carros têm 05 anos de garantia para a “carroceria”….
E automóveis na verdade possuem monobloco e não carroceria…
Errar duas vezes está ficando comum aqui, não?
E o bom humor cada vez mais incomum….
O Passat tem problema grave de ferrugem em vários locais como por exemplo no porta malas abaixo da lanterna.
Só tendando explicar como diz o Flavio que é o intuito do blog…..
Na época os Passat EXPORTAÇÃO eram mil vezes melhor que os nossos e os dois eram fabricados aqui no Brasil mas aqui o Presidente na época proibiu IMPORTAÇÃO (a troco Vcs podem imaginar do que…) e as Fabricas faziam qualquer coisa e cobravam SUPER CARO ..Eu tinha assesso à linha de montagem e BABAVA com os modelos exportação…carpete super macio, super tratação de lata…tocafitas…ar condicionado,direção…um monte de coisas…tanto que o bichinho esta inteirão até hoje…Só em 1990 fomos salvos com Fernando Collor que abriu tudo…e apos quase 20 anos de MERCADO FECHADO …tivemos assesso a toda tecnologia de fora…
a eletroforese moderna, com imersão em 3 tanques, foi introduzida na Ford, com a nova pintura do Escort / Del Rey em 1983 . As outras montadoras tinham um sistema bem primitivo, tanto que a Ford dava garantia de 3 anos contra a ferrugem , é só procurar. A VW teve o incêndio na planta de pintura , ala 13 acho, e a eles passaram um mês pintando os carros no páteo . Alguns carros foram retidos para uso interno, e os que foram vendidos foram trocados por novos sem custo para o proprietário ( e o Sauer quase infartou com os custos) 6 meses depois, quando a demanda normalizou, porque eram uma ferrugem só.
Quanto ao acabamento, a Ford era a única que tinha o mesmo padrão para veículos locais ou de exportação, e o acabamento sempre foi superior ao das outras montadoras.