FNM NA TV | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 - 16:36ESPN Brasil

FNM NA TV

PILAR DO SUL (impressionante) – O blog está desfalcado hoje porque estou no interior, acabando de gravar a próxima reportagem para o “Limite”. Com o cara que tem a coleção mais impressionante que já vi. São dez caminhões FNM totalmente restaurados, e todos em perfeito funcionamento. Mais meia-dúzia em fase final de restauração. Osvaldo Strada é o nome da fera, filho de caminhoneiro, que dez anos atrás começou sua coleção com esse prateado D11000 1965 da foto (o quarto, da esquerda para a direita) e não parou mais.

Hoje ele tem uma estrutura completa para fazer os caminhões a partir do nada. Peças de mecânica e acabamento, motores e câmbios completos, cabines zero quilômetro, chassis, tudo, tudo, tudo. E mais uma equipe de cinco artistas que cuidam da reconstrução de cada um deles. Um absurdo. Eu pensava que eu era doido. O Osvaldo é dez vezes mais, e ainda bem que existem loucos como ele. Loucos lúcidos.

Estou encantado com o que vi e a gente vai levar ao ar em duas partes na ESPN Brasil, a partir da semana que vem. Tive até a chance de dar a partida num deles! Vocês não têm ideia do que é isso. Tem um que foi do JK e foi usado na construção de Brasília!

O Osvaldo mantém, com outros adoradores de FNM, um site excepcional, completíssimo, com muita informação e material iconográfico. Merece a visita. Lá vocês poderão ver toda a história da FNM, a Fábrica Nacional de Motores, que nasceu em 1940 para fazer motores de avião de guerra, financiada pelo governo dos EUA, e acabou construindo os caminhões que rasgaram o Brasil de cabo a rabo nas décadas de 50, 60, 70, 80, 90, 00, 10… Sim, porque ainda tem muito FNM rodando por aí.

O material ficou muito legal. Vai dar trabalho na edição, mas é assim mesmo. No final, o resultado é sempre bom.

fnm 001

80 comentários

  1. Edzon Vilmar Angerer disse:

    Meu Pai foi Alfero durante muitos anos, começei e aprendi em um FNM ano 1959 Cabine Brasinca em 1974, fiquei na estrada até 1996 e estou com muita saudades daquele tempo tenho até Hoje guardade a Foto do Cabine Brasinca da mesma como esta que esta ai.é muito gratificante relembrar estas fotos, se Meu Pai ainda estivesse entre nóis tenho certeza que as lagrimas iriam rolar. parabens.

  2. Kadu disse:

    ” Um dia ainda vou ter um FNM todo original”. Sonho desde criança quando brincava de caminhãozinho construido com latas de azeite. O FNM se desenhava na minha cabeça, no meu imaginário, lá ele era imponente, altivo. Assim o vejo hoje. Feliz de ver alguem preservando este icone no mundo dos caminhões, PARABENS.

    kADU

  3. Guga disse:

    O FeNeMe é Fera e quem mexe com fera é fera!

    “Parabens por manter este mito”

    Guga

  4. Alaor Antonio de Campos disse:

    Tenho um FNM ano 1977 impecavel. Motor, caixa e diferencial original pra venda .

  5. Agemiro Morais Filho disse:

    Já tive dois desses brutos um1974 ja com tudo do 79 super frieo etc. e 1979 , o dia que precisei vende-lo chorei pois eles eram mt bons e o dia que puder compro outro se DEUS quiser .

  6. elzio disse:

    tenho um fnm ano 1975,210 com carreta para venda restaurado.

  7. ola tudo bem eu tambem gosto de caminhoes (FNM) JA TIVE 2 FNM 1 d11ooo e um 180 ano 76 e agora tenho um blog com varias fotos se possivel visite o meu site e deixe o seu comentario se vc gostar passe pra seus amigos ok , e no google o endereço e moyzes silva fnm ok obrigado

  8. elio disse:

    parabens por gostar continue tenho vontade de ver perto os brutos sou motorista de um 180 1975 abraço

  9. denner disse:

    meu adorei os fnm que da hora voltei minha infancia rsrsrsr

  10. denner disse:

    eai meu amigao adoro tudo isto que vc faz parabens tenho alguns brinquedinhos tbm com meu irmao da belaircarros antigos.com.br entra no sit falo abraços somos amigo do ge ferreira da classic show quando quizer fazer alguma materia e so falar com o marcelo belair …..

  11. Caro Flavio Gomes, sou um apaixonado por carros e F1, sempre quando posso vejo no limite e curto bastante, quero enviar uma sugestão para o site de colocar um link com fotos dos carros de 2010, tanto da F1 com da indy, a temporada ja ta começando…
    Quando eu era jovem, tinha um vizinho que chamava sr jamanta, ele transportava ferro e tinha um FMN e ele stacionava na rua em frente a uma praça na minha rua, e lá eu levava as meninas pra namorar atrás do caminhão, dele rsrsrsrsr…Bons tempos .

    valeu

  12. Chico Camargo disse:

    Parabéns Flávio por ter encontrado essa raridade, parabéns.

    Parabéns Sr. Strada, fantástica iniciativa, parabéns mesmooo!!!

    FG vamos aguardar o LIMITE para ver um pouco mais.

  13. Pedro Arnaldo disse:

    Bons tempos em que os FNMs eram as feras da estrada junto com os Mercedões cara de gato ou não… principalmente nas férias escolares, eu e minha família viajávamos o Brasil de carro, onde a grande sensação eram os pesos pesados, os incríveis profissas do volante e suas extraordinárias maquinas de engolir estradas… quanta saudade, um mundo mais simples, bem resolvido, funcional e justo. Para quem não viveu este tempo… que pena…fica apenas na memória de alguns poucos um pais que já foi feliz e pujante, e nos detalhes de sua gente a esperança de que um dia, possa ser realmente coerente.
    PARABENS Flávio e que bom…
    que ainda existam pessoas como o STRADA, fazendo com que sua sensibilidade nos permita acreditar que temos futuro com qualidade de vida e se nos educarmos… construirmos uma sociedade muito melhor

  14. Marcião disse:

    Parabéns ao Osvaldão. FNM (Fenemê) é coisa pra macho!!!
    Flávio, você não poderia postar mais fotos das preciosidades?
    Um abraço.

  15. Rui Rodrigues disse:

    Caro Gomes,
    Tenho paixão pelos JK.Você sabe se existe um grupo colecionadores do carro? Conhece algum site que trate só dele?
    Grato,
    Rui

  16. Ricardo disse:

    Meu, muito bacana rever alguns modelos de FNM meu avô tinha um desses e eu e meus primos brincavamos na carroceria é bom demais relembrar até porque meu avô já faleceu alguns primos se mudaram para outras cidades então ficaram as lembranças…Parabéns pela reportagem Flávio e ao Oswaldo por manter essas preciosidades.Aqui em Maringá existe um colecionador de carros antigos Wilson Gato vc poderia derrepente fazer uma matéria com ele.

  17. Franco disse:

    Aqui em São Luís tinha um armazem antigo chei de carros anos 50,60 e 70 não sei q fim levou até pensei q eles fariam alguma coisa temática.
    Já imaginou Casarões Antigos com esses carros de decoração ia ser um diferencial para cidade um chamariz para o turismo.
    Ahh… gostei das fotos e realmente esses carros são uma obra-prima.

  18. Pequim disse:

    Parabéns ao Oswaldo!!!
    Meu tio foi caminhoneiro durante mais de 4 décadas.
    Um pouco antes de se aposentar, ele tinha um FNM que usava para ir do Paraná até a Bahia “fazer a safra”.
    No interior do Paraná ainda se encontram caminhões FNM rodando em boas condições.

    Abraços a todos

  19. Allan Guimaraes disse:

    Infelizmente, algum maluco está “reconstruindo” as cabines do FNM – em algum lugar entre PR e MS, salvo engano. Vi a oficina a beira da BR, com várias carrocerias de FNM sendo “retocadas” para receber farois modernos e retangulares…. Não parei pra ver quais outras atrocidades estavam sendo cometidas. Mas fica aqui meus protestos.

  20. Luiz Ribeiro disse:

    parabéns Osvaldo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  21. Claudio Crego disse:

    Nasci em Brasília e estes caminhões, são a cara da Capital Federal, o “governo” do Distrito Federal deveria fazer uma homenagem para este bravo colecionador apresentando estes caminhões para os Brasilienses, nos 50 anos de fundação da capital.
    Parabéns para o Oswaldo pela iniciativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>