MUSEU NOVO NA PRAÇA

SÃO PAULO (ah, o Sul…) – Via André Passatowski, pelo Twitter, eis que descubro que tem museu novo na fita. Trata-se da Tatos Garage, em São Francisco de Paula, pequenina cidade do Rio Grande do Sul. O acervo é formado pela coleção de Carlos Eduardo Wahrilich, que constituía parte do conhecido Museu Anos Dourados, em Canela. Agora, a coleção foi transferida de local e ganhou novos integrantes, numa área de 1.400 metros quadrados. Mais de 50 carros.

A história toda está no blog Antigos Verde Amarelo, com fotos maravilhosas e mais detalhes da coleção que virou museu. Merece uma visita logo, logo. Aliás, preguiçoso que sou, não procurei a localização exata de São Francisco de Paula. Gauchada, informe!

tatos

Subscribe
Notify of
guest

42 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
juliano
juliano
13 anos atrás

jk2000, desculpas.

juliano
juliano
13 anos atrás

É isso ai mesmo gurizada, a coleção é de babar .
Trabalho com o Tato des da reinauguração do museu ja´10 meses, e digo que ha novidades na casa ,um oldsmobil cutlass F85 conversivel e um pontic 53 uma joia sem contar no barracuda ,no challeger, chevelle malibu67, jaguar 49, na lincon v12, no opala71 ss o primeiro 4100, fnm 2150, auto-union dkv ,jk 200, nos sincas , dodges r/t 74e77, camaro rs 327 lindo d+ gente convidos todos a conhecer o museu eo resto das 50 maravilhas da casa, abraços Juliano.

Leandro 440 Magnum
Leandro 440 Magnum
14 anos atrás

Aplaudo em pé a esta iniciativa.
Mas ainda sinceramente penso que Dodge e museu não combinam

Lucas
14 anos atrás

Acho que alguém esqueceu de atender à solicitação do nosso amigo flávio
Aqui esta o texto que retirei de um site

MUSEU DO AUTOMÓVEL, ARTE E HISTÓRIA

Nome Fantasia: TATOSGARAGE
Endereço: Av. Benjamin Constant, 1470 – CEP 95.400-000 –
São Francisco de Paula – RS
Contato: [email protected]
Acervo: 48 a 50 veículos, anos 20 aos anos 70.
Brasileiros, americanos e europeus.
Aberto: Sábados e domingos, das 10h / 12h – 14h / 17h

Jorge Ferrari
Jorge Ferrari
14 anos atrás

Pessoal aí já informou.
Sou natural de lá e moro perto ainda.
Morava até perto de onde o Sr, Carlos guardava seus carros antigo.
Certamente vale a pena uma visita.

Guilherme Gomes
14 anos atrás

Muito legal, agradeço a referência.
Comentários no AntigosVerdeAmarelo também serão muito benvindos.

Abraços,

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Ótima inciativa deles! E que fiquem de olho nos lotes a ser leiloados que pertenciam ao ex-museu da ULBRA, que da primeira vez somente trés foram arrematados, e da proxima, terão os valores iniciais 30% mais baratos! Quem pode, que ajude!

Eric Py
Eric Py
14 anos atrás

FAlando em museus e vendo os carros me lembrei deste vídeo.
http://www.youtube.com/watch?v=1rpGmbCIBqs&feature=related
O “interceptor é o carro do Mad Max (aquele filme com Mel Gibson ainda jovem).
Bem que poderia exidtir aqui uma sessão chamada “Carros do Cinema”

Orlando Salomone
Orlando Salomone
14 anos atrás

De cara, dois Charger R/T, lindos. Aprendi a dirigir em um 72. Apesar da finalidade, ótima, não gosto de ver carro em museu. Carro é p’ra andar. Atrás do Alfa Romeo, se não me engano, está um Mercedes 280S. Possuo um igual, 73, é meu carro do dia a dia. Abraço.

gildo
gildo
14 anos atrás

maravilha!!!!

RG
RG
14 anos atrás

Por falar em museu, alguém sabe se o museu da Tam já foi reaberto?

Alexandre Santiago
Alexandre Santiago
Reply to  RG
14 anos atrás

Não foi reaberto e pior, não tem previsão. Reformaram quase todos os aviões para o Museu mas por conta deles agora passarem a base de operação para São Carlos, o museu ficou em 2. plano.

Alexandre Santiago
Alexandre Santiago
14 anos atrás

Este museu que se transferiu é aquele que tinham os Cadillacs?

xandico
xandico
14 anos atrás

S.Fco. de Paula-RS, uma das cidades mais lindas que conheci no Brasil.

A paisagem dos canyons é simplesmente única !

Geraldo
Geraldo
14 anos atrás

Quem for de carro para Gramado/Canela, se prepara porque tem pedágio para todos os lados …. Saindo de Nova Petrópolis p/ Gramado, tem pedágio … Saindo de Canela para São Chico, tem pedágio … Ah, e a volta também é paga …. E o pessoal reclama das estradas paulsitas … Falando de coisa boa … quem for para São Francisco de Paula e tiver mais um pouco de tempo, de uma esticada até Cambará do Sul (+- 60 km) e visite os canions – Itaimbezinho e Fortaleza …. vale o passeio …

André Grigorevski
14 anos atrás

Fico feliz de saber que a cidade é próxima de Gramado e Canela. Estou planejando umas férias por lá e TENHO que conhecer esse museu!

Pensando ontem nesse assunto, vejo como o sul (especialmente os gaúchos) curtem o antigomobilismo e também gostam de compartilhar essas jóias em museus. Coisas assim são difíceis em outras partes do país. Sei que no interior de SP existem alguns museus com belos acervos e em uma ou outra capital do país, mas ainda é pouco.

Aqui em Niterói a anos eu escuto falar sobre um suposto Museu do Automóvel que seria criado, além de um Museu do Ônibus que seria construído pela Viação 1001 (havia até alguns ônibus da empresa com uma propaganda sobre isso), mas até agora é só conversa e nenhuma ação.

E parabéns ao responsável pelo museu! O acervo é demais!

iverson
iverson
Reply to  André Grigorevski
14 anos atrás

André, se for mesmo passar férias em Gramado, procura a Casa da Juventude, fica em frente ao Lago Negro. È uma excelente opção de hospedagem, e muito em conta… procure o Dieter (administrador), diga que é amigo do Iverson de Juiz de Fora, da Associação Brasil Alemanha. Garanto qeu vai gostar, e mais ainda do preço…
Um abraço.
Iverson
P.S. Você naõ me conhece, mas sou amigo do Froes e do pessoal do DKW aí do Rio.

Eric
Eric
14 anos atrás

O ex dono do meu VW tinha um Dodjão igualzinho ao da foto…

abay
abay
14 anos atrás

Opa! é perto de Gramado! nem sabia…então esse ano, além de visitar Gramado no inverno, vou dar uma conferida nesse museu! valeu a dica.

Romeu
Romeu
14 anos atrás

Pelas fotos os carros parecem muito bem restaurados, nos minimos detalhes e com muito capricho, observando a originalidade dos carros.
Tem algumas preciosidades lá, entre nacionais e importados.
Merece uma visita, mesmo.

João Pedro
14 anos atrás

Li hoje aqui em um jornal de Ribeirão que o clube Faixa Branca está conseguindo uma área para construir um museu. Acho legal esse resgate da nossa história. Torço para que esse projeto seja concretizado rapidamente para visitar e apreciar as maravilhas do mundo que nunca saem de moda.

Glauber
Glauber
14 anos atrás

O museu antigo já era um show. Agora com estas maravilhas acima, deve estar imperdível.

Leandro Sanco
Leandro Sanco
14 anos atrás

Flávio,

Em 1998 eu estive no Museu do Tato. O lugar era fantástico. Imagine uma casa, com todos os seus cômodos e com carros dentro deles. Era incrível. A casa parecia projetada para aquilo. Ainda tenho umas fotos. Foi lá a primeira vez que vi um 8 cilindros em linha, dentro de um Buick, acho.

Sensacional.

São Francisco de Paula, como a turma já informou fica a umas duas horas de Porto Alegre. Se pega a estrada onde nos anos 60 era disputada a prova Encosta da Serra. Fiz esse trecho há pouco tempo e é de arrepiar.

Abraços,
Leandro Sanco

Leonardo
Leonardo
14 anos atrás

Quel for ao museu em Sao Chico deve aproveitar a oportunidade e ir comer o famoso churrasco na vala. todo mundo na cidade conhece

Earth Dreams
Earth Dreams
14 anos atrás

FG, São Francisco de Paula, ou São Chico, carinhosamente conhecida, fica ao lado de Canela, na serra gaúcha. Um lugar maravilhoso, diferente de quase todo o resto do Brasil.
Vc gosta de frio, uma lareira, um bom vinho? Vem pra cá pro sul então. Só não pode querer as mulheres locais que são lindas, pois essa marcadoria a gente não divide. huahuahuahua!!!!
Abs!

Adal Avin
Adal Avin
14 anos atrás

Em 1998, em viagem pelo Sul, passei por S.Fco. de Paula e tentei visitar o museu, mas o mesmo tinha dias certos para abrir, e eu não estava lá em um destes dias. Em nova visita ao Sul, em 2001, fiquei muito feliz ao descobrir que o acervo daquele museu, ou parte dele, estava em Canela, e visitei com grande prazer o museu “Anos Dourados”. No ano passado, em nova viagem ao Sul, apenas passei por Canela e, por falta de tempo, não fui ao “Anos Dourados”. Também passei por São Chico, mas não sabia do novo museu. Uma pena, principalmente após a grande frustração devida ao fechamento do museu da Ulbra, que eu planejava visitar durante minha viagem do nao passado.

Ótimo que tenhamos mais um museu dedicado ao automóvel, neste país que não tem memória! O que não é surpresa é que o museu esteja no Sul, região na qual se concentra grande parte do acervo de automóveis nacionais antigos. Lá o pessoal respeita e conserva os carros antigos!

sérgio castro
sérgio castro
14 anos atrás

A gauchada realmente gosta e curte bastante tudo que envolve o automobilismo, desde museus, provas amadoras e profissionais de arrancada nos autódromos, feiras e eventos de off-road e de antigos, e principalmente o campeonato de marcas e pilotos que é muito legal, bem disputado e prestigiado por todos.

Marcos Júnior
Marcos Júnior
14 anos atrás

Não fizeram, até hoje, um carro mais lindo que um Dodge Charger R/T. O que aparece, vermelho e por inteiro é lindo, embora eu prefira amarelo, com teto preto. E o ronco do motor?

Francisco Luz
14 anos atrás

São Chico é longe pra cacete, umas duas horas de auto daqui de NH. Mas é uma cidade bonita, meio colonial, toda arrumada e tal. Vale uma visita.

Andre Damasceno
Andre Damasceno
Reply to  Francisco Luz
14 anos atrás

2 horas de nóia???? se se tu fores a pé !!!
abraço….

Moncho
Moncho
Reply to  Francisco Luz
14 anos atrás

São Chico eu sei. O que vem a ser NH?…

Rodrigo Abreu
Rodrigo Abreu
Reply to  Francisco Luz
14 anos atrás

Novo Hamburgo, 50 km de Porto Alegre, cidade de colonização alemã, capital nacional do calçado e dos Galaxies (onde existiu o museu desse veículo na antiga concessionária Ford Novocar, nos anos 80).

Também tem mulher bonita pra caramba, como todo o RS…

Emilcio Rogerio Zuliani
Emilcio Rogerio Zuliani
14 anos atrás

Flavinho, nesse Blog tem um catalogo de cores da Vemag, bem semelhante aos da Brasília que você publicou recentemente…não seria legal você puxar ele também?

Acizans
Acizans
14 anos atrás

Aí está o site da cidade. http://www.saochico.com.br/
Abraços, parabéns pelo blog.

André
14 anos atrás

São Francisco de Paula é uma pequena cidade (muito grande em área), localizada na serra gaúcha, fazendo divisa com cidades como Caxias do Sul, Gramado e Canela. A área do município é duas vezes maior do que a cidade de São Paulo.

André Sgobbi
André Sgobbi
14 anos atrás

Pena que o Museu do Automobilismo Brasileiro não é aberto ao público. Então o chamem de “coleção particular”, e não de “museu”.

Fernando Jakobovski de Souza
Fernando Jakobovski de Souza
14 anos atrás

Flavio! São Francisco de Paula fica perto de Gramado e Canela!

Abraço!

rafael jorgens
rafael jorgens
14 anos atrás

São Chico fica no RS.
Grato.

Luis Albertyn
Reply to  rafael jorgens
14 anos atrás

Ah, agora sim!

Fernando
Fernando
Reply to  rafael jorgens
14 anos atrás

Gênio…..

João Vitor
João Vitor
14 anos atrás

Opa, bacana, mais um lugar pra alguns refrescarem a memória e pra outros, como eu, babarem em carros feitos em outros tempos, a minha geração não teve isso. (tenho 27).

Flavio, aproveitando o espaço aí, salvem o museu de bebedouro, tem um tremendo acervo mas tá sujo, escuro e empoeirado…

Fábio Amparo
Fábio Amparo
Reply to  João Vitor
14 anos atrás

Acho interessante iniciarmos aqui um movimento para recuperação dos museus de automóveis no Brasil.

Vemos contantemente noticias de que estão sendo fechados, e seus acervos vendidos.

É uma pena.

Abraços