NADA SE CRIA (MESMO)
SÃO PAULO (mas a ideia é boa) – Podemos até estar sendo injustos, eu e meu amigo Rogério Gonçalves, dono de uma agência de publicidade na Saxônia — foi ele quem mandou os anúncios. Mas tenho a impressão que o pessoal da VW andou se inspirando na turma da BMW para festejar o grande resultado que obteve no Dacar deste ano, nessa peça aí embaixo.
O reclame da BMW, lá no alto, é de 1999, comemorando vitórias em Le Mans e no próprio Dacar.
Se for o caso de cópia, estão perdoados. A idéia é boa e ficou legal.
Foi evidentemente um sarcasmo. Enquanto a BMW tem dois V de vitória, a Volkswagen tem três.
O slogan “DAS AUTO” tbém foi chupado (da Opel) na cara-dura – acho até que tu já fez um post sobre.
É, está mais pra provocação do que para “chupação”.
Isso foi mais provocação do que uma cópia hehehe
gostei da “resposta” da volks.
Típica publicidade automotiva alemã, provocativa….
Cara, “gesticular” o logo VW é algo bem antigo na cena VW.
http://www.cmgestore.com/VW08/Elements/d13833-LG.JPG
Isso é a livre concorrencia, se faz e muito na Europa. Só aqui no Brasil, que por exemplo nao se pode falar o nome de equipes, porque tem um produto vinculado a ela.
Eu acho que é cópia sim! A BMW plageou descaradamente a Volks. Contrataram a Mãe Diná que fez uma previsão muito séria de que o VW azul seria tricampeão do Rali, que a VW faria esta linda propaganda e com isso copiaram.
Provocação? O anúncio da BMW saiu há 11 nos… Se fosse um anúncio recente, tudo bem, seria uma provocação. Mas vcs acham que o público desse anúncio da VW vai lembrar de um anúncio de 99. Nem o povo da BMW deve lembrar dele…
Acho que pode ser plágio sim, isso existe aos montes na publicidade de todo o mundo (principalmente de anúncios mais antigos). Mas pode ser também coincidência, pois é uma associação bem lógica de ser fazer num anúncio com esse briefing.
“Mas vcs acham que o público desse anúncio da VW vai lembrar de um anúncio de 99.”
Não lembraram mesmo…
Fizeram até comparação…
Uma homenagem brasiliense ao Gol, então…
http://twitpic.com/12f8rt
Também achei com cara de provocação.
Mas… Uma coisa é uma propaganda com mãos, luvas de pilotos com graxa, de quem está na lida.
nao achei cópia… achei uma fina provocação… elegante até
Provocação pura e sutil.
Prefiro a propaganda da BMW, pois naquele ano ela venceu em Sarthe com o LMP12 numa parceria de criação com a WilliamsF-1 e no Dakar na Categoria Motos com o estrategista mas muito rápido na pilotagem, Richard Sainct, que infelizmente veio a falecer alguns anos depois correndo pela KTM.
Fala FG, tudo bem? e na maior cidade do mundo muito calor….se cair por aqui um pouco da chuva de Jerez nem reclamo não. Interessante este lance de copiar as coisas, este ano por exemplo todo mundo copiou a RBR do ano passado, uns até tentaram disfarçar, mas que todo mundo copiou há copiou. Agora estava acompanhando os testes pelo GP, e olha juro não pra ver o nome BMW SAUBER e não rir, até parece piada, a BMW tinha que ter o minimo de vergonha na cara e implorar a Deus e todo mundo (este no caso o TODT) pra que o nome da equipe seja SAUBER, pois a BMW corre risco de virar a piada do ano na F1, se é que ja não virou. Abraço.
Ano que vem lançarão a propaganda da Mercedes, com os dedos, desta vez, pra baixo.
Talvez possa se considerar mesmo plágio, mas não vejo porquê criticar, pois foi adaptada a idéia inicial, de dois Vs representando duas vitórias para o triplo domínio de uma só outra corrida, que é aonde pode se apontar uma ‘fraqueza’ da idéia do segundo anúncio: 3 primeiros numa só prova contam, a rigor, como uma só vitória. Mas é só isso.
As duas peças são excelentes: a segunda se aproveitou da chance de reproduzir o logo inteiro, conceito mais impactante que só uma parte, como no primeiro; naturalmente, a primeira é super, daí não ser besteira copiá-la, mesmo sendo de uma firma rival.
FG falando em VW, a memória me remete claro a 4 argolas e me fez lembrar deste site http://www.dahlbackracing.se/english/main.asp
É o site de uma “oficina” na Suecia q anaboliza apenas carros deste pedigree.
Dê uma olhada pois vale a pena. Eles construiram um Golf GTI que possui a tradicional tração 4 com uma usina de força de 900hp.
O mais legal é que o visual dos carros é mantido da forma mais original possivel, sem aquele tunning ridiculo de carro alegórico. apenas um visual mais agressivo em alguns.
Abraço
Eric Py
SP – SP
E ambas as peças estão em francês…
não.. não é copia não! esses caras tao sempre fazendo trocadinhos com o concorrente, pena que no Brasil não tem isso… tem mais alguns aqui..
http://americatopten.blogspot.com/2006/12/advertisement-war-bmw-started-it-audi.html
http://www.notransito.com/2009/05/a-publicidade-irreverente-da-bmw/
A Mitsubishi não fez assim porque com 12 vitórias no Dakar o anuncio iria ficar poluído de dedos…..sorry VW….
Eu pensei EXATAMENTE a mesma coisa… Aliás, o mesmo vale para a KTM nas motos!
Será que não fizeram justamente para sacanear?
Não tinha visto por esse lado…
Tinham que fazer um anúncio desses comemorando alguma dobradinha da DKW!
Ah, Flavio, a BMW não está comemorando a dobradinha em Le Mans, mas a vitória nas 24 horas e no Dakar daquele ano…
Corrigi, valeu.
Corrigindo também: “aS vitóriaS nas 24 horas e no Dakar daquele ano…”
Abs!
LA
ah, Luis, e a VW não está comemorando nada .. tá chamando para o novo Recall .. hehehe
Acho que, nesse caso, “inspiração” é um eufemismo para “plágio descarado” mesmo. Se fossem produtos distintos, idiomas distintos, ainda vai. Mas concorrentes diretos falando exatamente sobre o mesmo assunto (comemorando vitórias na mesma competição!) e ambos em francês… é caso pro CONAR deles lá.
nada se cria, tudo se copia.
Com certeza foi provocação! Típico das fábricas alemãs, que nutrem uma grande (e saudável) rivalidade!
Pena que aqui no Brasil isso não é permitido…
Pode ter sido uma ironia a BMW.