NADA SE CRIA (MESMO)

bmwlemans

SÃO PAULO (mas a ideia é boa) – Podemos até estar sendo injustos, eu e meu amigo Rogério Gonçalves, dono de uma agência de publicidade na Saxônia — foi ele quem mandou os anúncios. Mas tenho a impressão que o pessoal da VW andou se inspirando na turma da BMW para festejar o grande resultado que obteve no Dacar deste ano, nessa peça aí embaixo.

vwdakarO reclame da BMW, lá no alto, é de 1999, comemorando vitórias em Le Mans e no próprio Dacar.

Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Orlando Salomone
Orlando Salomone
14 anos atrás

Se for o caso de cópia, estão perdoados. A idéia é boa e ficou legal.

S.V.
S.V.
14 anos atrás

Foi evidentemente um sarcasmo. Enquanto a BMW tem dois V de vitória, a Volkswagen tem três.

Penataba
Penataba
14 anos atrás

O slogan “DAS AUTO” tbém foi chupado (da Opel) na cara-dura – acho até que tu já fez um post sobre.

Marcelo dos Santos
14 anos atrás

É, está mais pra provocação do que para “chupação”.

Leonardo - DF
Leonardo - DF
14 anos atrás

Isso foi mais provocação do que uma cópia hehehe
gostei da “resposta” da volks.

francisco
francisco
14 anos atrás

Típica publicidade automotiva alemã, provocativa….

Rodrigo Romão
14 anos atrás

Cara, “gesticular” o logo VW é algo bem antigo na cena VW.

http://www.cmgestore.com/VW08/Elements/d13833-LG.JPG

JONAS MONTANARO
JONAS MONTANARO
14 anos atrás

Isso é a livre concorrencia, se faz e muito na Europa. Só aqui no Brasil, que por exemplo nao se pode falar o nome de equipes, porque tem um produto vinculado a ela.

Fabio
Fabio
14 anos atrás

Eu acho que é cópia sim! A BMW plageou descaradamente a Volks. Contrataram a Mãe Diná que fez uma previsão muito séria de que o VW azul seria tricampeão do Rali, que a VW faria esta linda propaganda e com isso copiaram.

Ângelo Mello
Ângelo Mello
14 anos atrás

Provocação? O anúncio da BMW saiu há 11 nos… Se fosse um anúncio recente, tudo bem, seria uma provocação. Mas vcs acham que o público desse anúncio da VW vai lembrar de um anúncio de 99. Nem o povo da BMW deve lembrar dele…
Acho que pode ser plágio sim, isso existe aos montes na publicidade de todo o mundo (principalmente de anúncios mais antigos). Mas pode ser também coincidência, pois é uma associação bem lógica de ser fazer num anúncio com esse briefing.

Leonardo
Leonardo
Reply to  Ângelo Mello
14 anos atrás

“Mas vcs acham que o público desse anúncio da VW vai lembrar de um anúncio de 99.”

Não lembraram mesmo…
Fizeram até comparação…

Marcos Reis
Marcos Reis
14 anos atrás

Uma homenagem brasiliense ao Gol, então…

http://twitpic.com/12f8rt

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
14 anos atrás

Também achei com cara de provocação.

Mas… Uma coisa é uma propaganda com mãos, luvas de pilotos com graxa, de quem está na lida.

hugo
hugo
14 anos atrás

nao achei cópia… achei uma fina provocação… elegante até

Verde
Verde
14 anos atrás

Provocação pura e sutil.

Jorge Roberto Alves Pereira
Jorge Roberto Alves Pereira
14 anos atrás

Prefiro a propaganda da BMW, pois naquele ano ela venceu em Sarthe com o LMP12 numa parceria de criação com a WilliamsF-1 e no Dakar na Categoria Motos com o estrategista mas muito rápido na pilotagem, Richard Sainct, que infelizmente veio a falecer alguns anos depois correndo pela KTM.

ROGÉRIO CARVALHO
ROGÉRIO CARVALHO
14 anos atrás

Fala FG, tudo bem? e na maior cidade do mundo muito calor….se cair por aqui um pouco da chuva de Jerez nem reclamo não. Interessante este lance de copiar as coisas, este ano por exemplo todo mundo copiou a RBR do ano passado, uns até tentaram disfarçar, mas que todo mundo copiou há copiou. Agora estava acompanhando os testes pelo GP, e olha juro não pra ver o nome BMW SAUBER e não rir, até parece piada, a BMW tinha que ter o minimo de vergonha na cara e implorar a Deus e todo mundo (este no caso o TODT) pra que o nome da equipe seja SAUBER, pois a BMW corre risco de virar a piada do ano na F1, se é que ja não virou. Abraço.

Leo Moura
Leo Moura
14 anos atrás

Ano que vem lançarão a propaganda da Mercedes, com os dedos, desta vez, pra baixo.

Neanderthal
Neanderthal
14 anos atrás

Talvez possa se considerar mesmo plágio, mas não vejo porquê criticar, pois foi adaptada a idéia inicial, de dois Vs representando duas vitórias para o triplo domínio de uma só outra corrida, que é aonde pode se apontar uma ‘fraqueza’ da idéia do segundo anúncio: 3 primeiros numa só prova contam, a rigor, como uma só vitória. Mas é só isso.
As duas peças são excelentes: a segunda se aproveitou da chance de reproduzir o logo inteiro, conceito mais impactante que só uma parte, como no primeiro; naturalmente, a primeira é super, daí não ser besteira copiá-la, mesmo sendo de uma firma rival.

Eric Py
Eric Py
14 anos atrás

FG falando em VW, a memória me remete claro a 4 argolas e me fez lembrar deste site http://www.dahlbackracing.se/english/main.asp
É o site de uma “oficina” na Suecia q anaboliza apenas carros deste pedigree.
Dê uma olhada pois vale a pena. Eles construiram um Golf GTI que possui a tradicional tração 4 com uma usina de força de 900hp.
O mais legal é que o visual dos carros é mantido da forma mais original possivel, sem aquele tunning ridiculo de carro alegórico. apenas um visual mais agressivo em alguns.
Abraço
Eric Py
SP – SP

Daniel Médici
14 anos atrás

E ambas as peças estão em francês…

Rodrigo Bmikossiski
Rodrigo Bmikossiski
14 anos atrás

não.. não é copia não! esses caras tao sempre fazendo trocadinhos com o concorrente, pena que no Brasil não tem isso… tem mais alguns aqui..

http://americatopten.blogspot.com/2006/12/advertisement-war-bmw-started-it-audi.html

http://www.notransito.com/2009/05/a-publicidade-irreverente-da-bmw/

Eric
Eric
14 anos atrás

A Mitsubishi não fez assim porque com 12 vitórias no Dakar o anuncio iria ficar poluído de dedos…..sorry VW….

Luis Albertyn
Reply to  Eric
14 anos atrás

Eu pensei EXATAMENTE a mesma coisa… Aliás, o mesmo vale para a KTM nas motos!

Guerwin
Guerwin
14 anos atrás

Será que não fizeram justamente para sacanear?

Luis Albertyn
Reply to  Guerwin
14 anos atrás

Não tinha visto por esse lado…
Tinham que fazer um anúncio desses comemorando alguma dobradinha da DKW!

Luis Albertyn
14 anos atrás

Ah, Flavio, a BMW não está comemorando a dobradinha em Le Mans, mas a vitória nas 24 horas e no Dakar daquele ano…

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Luis Albertyn
14 anos atrás

Corrigi, valeu.

Luis Albertyn
Reply to  Luis Albertyn
14 anos atrás

Corrigindo também: “aS vitóriaS nas 24 horas e no Dakar daquele ano…”
Abs!
LA

giovenardi
giovenardi
Reply to  Luis Albertyn
14 anos atrás

ah, Luis, e a VW não está comemorando nada .. tá chamando para o novo Recall .. hehehe

Luis Albertyn
14 anos atrás

Acho que, nesse caso, “inspiração” é um eufemismo para “plágio descarado” mesmo. Se fossem produtos distintos, idiomas distintos, ainda vai. Mas concorrentes diretos falando exatamente sobre o mesmo assunto (comemorando vitórias na mesma competição!) e ambos em francês… é caso pro CONAR deles lá.

victor freire
victor freire
14 anos atrás

nada se cria, tudo se copia.

Garrincha
Garrincha
Reply to  victor freire
14 anos atrás

Com certeza foi provocação! Típico das fábricas alemãs, que nutrem uma grande (e saudável) rivalidade!
Pena que aqui no Brasil isso não é permitido…

Galvão
Galvão
14 anos atrás

Pode ter sido uma ironia a BMW.