PAU NO MAX
SÃO PAULO (na boca do estômago) – A Ferrari decidiu escancarar sua ira por escrito diante do que está acontecendo com a F-1 em 2010. O processo seletivo da FIA para escolher as novas equipes foi alvo de um raivoso editorial publicado hoje no site da equipe. Cheio de metáforas nada sutis, Maranello atribui a Max Mosley o fiasco que se apresenta, com duas das quatro novatas quebradas antes mesmo de começar o Mundial, e culpando o ex-presidente da entidade pelas saídas de BMW e Toyota — vítimas daquilo que a Ferrari chamou de “guerra santa” contra as montadoras.
Claro que não é simples assim. As fábricas saíram porque quiseram, como já haviam ido embora a Honda e, antes, a Ford/Jaguar. Pode-se incluir a Renault nesse pacote. Nisso, Mosley tinha razão. O compromisso das fábricas de carros com o esporte, hoje, inexiste. Por outro lado, na contramão da tal guerra, a Mercedes ampliou seus domínios, comprando uma equipe. Ou seja: há uma tendência de afastamento das montadoras das pistas, não só da F-1, mas ela não é um padrão absoluto e independe dos ataques desferidos por Mosley. É ditada por balancetes financeiros.
Mas a Ferrari tem razão quando lasca a lenha nos critérios obscuros que chegaram ao quarteto Campos-USF1-Lotus-Virgin para inflar o grid desta temporada. Não cita, mas poderia, as dúvidas sobre o fato de candidatos mais bem estruturados para montar uma equipe, como a Prodrive e a Epsilon Euskadi, não terem sido selecionados.
O cacete coletivo de Maranello chegou até à Stefan GP, que os ferraristas chamaram de “abutres sérvios”. A gente, no Grande Prêmio, usa “piratas”. É mais simpático.
O fato é que o chilique da Ferrari mostrou que as crises frequentes do ano passado ainda não terminaram. No mínimo, ficou um ressentimento no ar. E um ataque dessa magnitude deve ter algum objetivo que ainda não captei. Nem eu, nem Rolando Lero.
Mas espere, as equipes novas apostavam no teto de 50 milhões, que a Ferrari e as escuderias que saíram impediram de se concretizado.
A Ferrari tá certa. Noto que a Virgin é cerca de 2s mais lenta que a Toro Rosso e a Lotus é 2s mais lenta que a Virgin. A Virgin é cerca de 5s mais lenta que a Ferrari… Se continuar assim, essas equipes vão tomar 1 volta do lider a cada 20 voltas (volta de 1m20s). Dependendo do circuito elas vão chegar 3 ou 4 voltas atrás dos líderes… Boa!!
Se a crise economica afastou as montadoras quem poderia acreditar que meia duzia de aventureiros-piratas-abutres seriam capazes de manter alguma coisa minimamante parecida com uma equipe de F1 ?
Podem esquecer, essas equipes micronanicas não sobrevivem meia temporada.
prodrive iria fazer igual usf1 e campos
epsilon sim essa foi osso na aceitarem
Vamos concordar que a Ferrari anda de olho no “rachão” da FOM faz tempo. E, não tenho certeza, mas o Max deu uma podada no percentual da Ferrari (me corrijam se eu estiver errado). Aumenta o numero de equipes, diminui a grana pra cada time, certo? Afinal de contas, seria muito mais bacana ver 28/30 carros no grid, não concorda?
O motivo de todo este bafafá sobre os novos times é exclusivamente sobre grana. O papo de que não há estrutura sinceramente não me convence.
poi é mas o que seria da formula 1 essa temporada se nao fosse pelas equipes estreantes.teriamos 16 carros no grid graças a covardia das tao defendidas montadoras sem falar que a renault praticamente ja abandonou o barco tambem.bmw e toyota sairam justamente quando acabou o mandato de mosley.aposto que peter sauber vai fazer melhor que a bmw conseguiu fazer assim como a brawn conseguiu consertar o que tinha de errado na honda,o que prova que o problema nao é dinheiro mas competencia mesmo.
Flavio, de tudo isso, há um aspecto extremamente curioso. Mediante as informações atualizadas até a data de hoje, se a Stefan GP realmente entrar no circo e confirmar como um dos pilotos o Jacques Villeneuve, dados aos ajustes nos numeros dos carros, tudo leva a crer que esta equipe ficará com os numeros 26 e 27 estampados em seus carros. Só falta a cor do carro ser vermelha para completar e o Villeneuve ficar com o nº 27 para completar o marketing pirata!!!!
É pura TPM, tensão pré mundial.
Bom,Flávio,como amante da F-1 desde 1979,penso que a Ferrari está com a razão.Max é um câncer para o automobilismo,apesar de a F-1 ter chegado onde chegou por conta dele.Penso que as montadoras precisam da F-1 tanto quanto a F-1 precisa das montadoras.Acho que a saída delas tem muito a ver com a administração de Max.Acho que as pequenas tem espaço junto as grandes.É questão de quererem.Quem não se lembra de Pacific,AGS,Toleman,Eurobrum,Dallara,Lola,Larrousse,e a heróica Minardi correndo junto a MacLaren,Willians,Ferrari,etc?Falta um pouco de nostalgia a direção da FIA .Gostaria de ver uma F-1 mais preocupada com a competição e menos com os dólares.Um abraço
Olá Flávio… A Pergunta e a resposta é sempre a mesma, Formula 1, Campeonato de qualquer coisa, sexo e jogo de futebol é BANDEIRADA OU BOLA NA REDE, NA SEXTA OU DENTRO DA QUADRA ! Vamos aguardar e torcer para começar lógo a Formula 1 de todos nós. Abraço. Emanoel – Cachoeiras de Macacu RJ
Acredito que o que a Ferrari esta fazendo esta completamente correto, amo F1, me lembro que quando criança algo entorno de quatro , cinco anos de idade minha mãe me acordava no domingo cedo , me colocava em seu cólo e ficava junto comigo assistindo as corridas, isso já faz 26 anos e desde de quando a Ferrari se tornou uma grande hegemonia na F1 com a contratação de schumacher e ele ganhando prova após prova, todos os grandes chefões e diretores começaram a criar regras banais para barrar o avanço da Ferrari e canalizaram esforços para reduzir esse poder , pois bem, o q se ve para minha opnião q muito dinheiro esta indo para apenas um lado, e os q estão de fora, querem mudar isso , para mim é tudo questão de dinehro, essas equipes novas fizeram um bom lobby para entrarem em um circuito tão caro já quebradas, isso me parece uma piada, acredito q max mosley , bernie eclestone e cia limitada estão cobrando uma ligeira propina para mudar o que puderem mudar na F1 , começamos pela aquela historia de apneas um fabricante de pneus, tanto visto que foi uma decepção a corrida de indianápolis com apenas seis carros correndo naquela maravilhosa pista , só para finalizar a conta é simples e sempre será assim, quem tem mais dinheiro tem a vantagem, isso tanto no esporte como na vida pessoal, a mclaren já teve seu momento, a williams também e tantas outras e sempre quando algo chama a atneção aparecem os famosos urubus, é uma vergonha ver grandes montadoras e equipes que tem um bom respaldo financeiro, sofrendo e saindo do mundial , enquanto empresas do nada aparecem como se fosse tão fácil, daqui a pouco tem até partido politico lavando dinheiro montando equipe de F1 , fica a pergunta qual será o futuro será que não esta na hora do max e cia limitada deixarem seus cargos e deixar o esporte viver ??
é isso aí ferrari.. pau em todo mundo…o que essa cambada de pobre quer fazer na F1… vão catar coquinho em outra freguesia.. deixa a F1 prá quer ter grana.. USF1, Campos (ou Meta sei lá o que), Lotus e o kct.. vão correr de DWK..Flavio Gomes irá agradecer … kkkkkk
Os cara provoca e o flavio responde! falaram do lada? daí ele fica uma arara!
A Ferrari diz que não concorda, O Max (Locão Locão)corre na contra mão do mundo e fica nisso…..Um samba do crioulo doido….. Agora as novatas ……desempenho de equipe de Kart, pouca estrutura sem falar no pouco dinheiro….como será a segurança este ano…..os cockpits serão seguros?!?!?!? ou será seguro como a casca do Ovo???
Abraços Flavinho
Caro Flavio , c/ todo respeito que tenho, pela sua opiniào, a coisa nao é bem assim , o Max Mosley( esse sim um cara do mal), que o negócio dele era menos a F1, ainda , do que as Montadoras, que sao Multinacionais , que dependem das Oscilacoes da Venda de Carros pelo Mundo. Ele Max , Junto com O Bernie , fizeram de tudo para trazê-las para F1, e quando o Mercado complicou financeiramente para elas , e tiveram que tomar atitudes de sair algumas, pois envolviam muitos milhoes de Dolares por ano (a Toyota enfiou por varios anos 300.000,000 de Dolares por ano , e nao ganhou nada.(haja grana). Infelizmente hoje o Mundo da F1, tá para quem tem grana de bancar alguma coisa , seja serviio , Indiano, Espanhol, e ai trazem esses caras que cheiram mais a lavagem de dinheiro quec outra coisa. Dá para meter o pau nas montadoras , nem fudendo !!!!!!!!! Um Abraço.
Esses caras estão brincando e pensam que fazer carro de F1 é a mesma coisa que construir carrinho de lego. Do jeito que as coisas vão indo, se estrearem (se estrearem) vão acabar causando acidentes com rodas se desprendendo, asas voando… isso não vai acabar bem, não!
Deviam cortar logo esses caras, pra fazer carro de F1 tem que ter muita grana na parada. Se antes já estão falindo, imaginem as estruturas desses carros, se é que vão ficar prontos um dia…
Ate quando teremos que aguentar o sr Cleber Machado falando asneiras na tv Globo tanto no futebol quanto na formula 1 ? Sera que ninguem encherga isso ?
Até o dia em que você aprender a escrever direito.
creuuuuu
QUANTA SAUDADES DO AYRTON .
A DONA FERRARI quando estava ganhando titulos com o seu Pupilo Alemao nao reclamava de nada tudo era so sorriso tinha o melhor piloto do mundo e tambem o MAIOR tonto do mundo “Barrichello” em suas maos aora que esta comendo pueira com esse chorao do “MASSA” esta querendo orquestrar BAGUNÇAS na formula 1, bando de HIPOCLITAS.
Olá marcio, para com isso cara!!!!
Isso é paraníco simplesmente o tal Max Moslei num fez um seleção de equipe digna tanto é que já tem duas em cordas bamba achou que era simples em montar um equipe de F1 num sabe nem dos proprios orçamento, agora a USF1 e a Campos nem sabe se fica.
Que a ferrari está certa,está, outro dia aqui no centro do rio,no largo da carioca, tinha uma agência de pesquisas com camisas de cervejaria perguntando algumas coisas sobre F1, essa pesquisa não foi publicada, eu vi pessoalmente umas 10pessoas respondendo que não assistiriam a temporada de 2010 da f1 ,perguntado sobre os pilotos brasileiros, as pessoas responderam barrichello,felipe massa,bruno senna e pasmen, bruno campos responderam umas 3, todas declararam que acordavam cedo para assistir F1 antes da era barrichello e não tem mais emoção na F1,teve um que comparou a F1 a programação da tv senado.
A coisa está ficando de tal forma, que ano que vem, os biriteiros do centro vão se unir e inscrever uma equipe na F1,vamos aproveitar um chassi de fusca, um motor de fusca 1600 e fibra de kevlar na carroceria, financeamento do Comando Vermelho ,vamos contratar como piloto, algum motorista de onibus com mais de 200 multas por excesso de velocidade e como piloto de teste,o taxista que tem 500multas por excesso de velocidade.
Cara eu acho que grande culpa disso é o Desenvolvimento dos Freios
Compara o Freio de um Formula indy e de uma Formula 1
é mais que absurda a diferença!
ninguem mais deixa pra frear depois pq tem braço pra segurar!!
TODOS freiam depois!
sem contar a turbulencia traseira que não permite mais ninguem pegar vacuo um do outro
isso seria resolvido pela asa… mas a fia abriu as pernas para o difusor duplo que causa o mesmo efeito anterior… e ninguem se atentou a isso!
é mais ou menos como os carros asa! acharam mais barato proibir carro asa que reformar todos os circuitos para eles andarem!
Os carros de hoje em dia da formula precisam de circuitos adpatados para andarem com emoção
e quando eu falo de circuitos adaptados por favor entendam
não Falo do Pseudo Designer do Tiike que so faz circuito arvore de natal, lindo, todos brilhante, mas que não serve pra NADA!!
Vamos motor de Uno Mille na F1… esse sim é bom, econômicooooooooo. hehehe Eu me preocupo com o consumo de meu carro de rua, pq pago o combustível… se não pagasse, não iria nem ligar…. fuck the nature..
A ferrari nao se preparou para deixar o trono de magetade isto é esta explicito nas atitudes da equipe como um todo. A volta do Shumi em outra escuderia é a prova disso.
ESSA BRIGA VAI LONGE.
bullittkowalski vc é um ignorante! muitas das tecnologias que utilizamos nos nossos carros ou que pelo menos estão presentes nos mais sofisticados foram testadas na F-1, como o controle de tração e o câmbio automatizado por exemplo! entao não digite asneiras!
Em um aspecto a ira da Ferrari está correta o critério de escolha das novatas é no mínimo questionável, estamos acompanhando o desenrolar desta novela Campos/USF1, pois mesmo que venham a conseguir colocar seu carros no Bahrein, não a garantia nenhuma que de vão conseguir evoluir ou mesmo sobreviver a uma temporada sem testes etc…
O melhor será pararem este processo e fazer uma nova seleção com vistas a 2011.
Os outro não sei mas para mim o Richards da Prodrive é um fanfarrao também ele só entra na F-1 se ela virar GP3
Parece que tais agressões da Ferrari demonstram que ela não tem um carro vencedor e que talvez este ano,em vez de uma, possam existir várias BrawGP disputando o título.
Flavio, depois que eu e outros blogueiros escrevemos para a Globo criticando o fato desta chamar a Campos de Manor, parece que está tudo resolvido.
Veja a reportagem de hoje no globoesporte.com: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Formula_1/0,,MUL1499512-15011,00-DIRETORES+GARANTEM+A+BRUNO+SENNA+QUE+A+CAMPOS+VAI+DISPUTAR+O+GP+DO+BAHREIN.html
Abraços
Na verdade a Globo chama a Virgin de Manor.
Sera que a Ferrari esta com medo que possa se repetir o que aconteceu ano passdo com a Honda/Brawn? Ja pensou se a Toyota/Stefan é um foguete e deixam Alonso e Massa comendo poeira?
É meio difícil, porque além de não terem o Brawn, não tem Button e Barrichello.
Uau não tem os mega-super-hiper pilotos Button e Barrichello!!
ashuisahiuashuisahiuashiusahiusahiusahiusah
sahshaiuhsaiuhsaiuhsauihsaiu
esse ano o button vai levar uma sapatado do hamilton que vai ficar até feio
e o barrichello, bem o barrichello levou sapatada até do buton!!
Se bobear leva do piloto Novato da Willians!
a mercedes so entrou na F1 por causa da Aabar, fundo de investimentos dos Emirados Arabes que comprou 9% da Daimler ano passado. Juntas elas adquiriram 75.1% da Brawn GP que virou Mercedes.
A divisao do bolo eh de 60/40 Daimler/Aabar (Daimler 45.1% e Aabar holding 30%).
Sei disso por que trabalho para os arabes da IPIC, donos de 100% da Aabar.
e quem pra duvida, leia aqui:
http://www.aabar.com/attachments/215_AABAR%20Ranger%20Main%20Press%20Release%20FINAL%20English.pdf
Ah, Bia!!!! Me liga!!! Adorei o sorriso misterioso de óculos escuros!!!!
Daí, por favor, alguém me explica o motivo da Stefan não ter pneus??? Diz que não pode suprir mais uma equipe? Mas tem duas paradas… QUE $@¨*( È ESSA, $#%&#*(…
Enterra logo essas duas finadas pois senão vão ficar sem três…
Cara fiquei besta!! Mas é isso mesmo… enrolação essas novas equipes.
Para os que criticam o KERS… saibam que montadoras como toyota, Vw, honda e outras já adota um KERS em sues atomóveis, tipo o motor rende 51 cv e recebe mais 14 de um motor elétrico, como no VW UP. A indy est´´a preparando um carro que tem o intuito de reduzir drásticamente a necessidade de potência e energia sem compromenter o desempenho do carro. Nisso a F1 é a pior categoria de todas, a mais atrasada, pois consome mais de um litro de combustível para andar 1 Km, e ninguém quer investir nisso, não há nenhum projeto em desenvolver tecnologia limpa que é a realidade de mercado hoje. A critica ao KERS foi desculpa para justificar o rendimento pífio das grandes no ano passado, e muita gente viajou nessa. Pergunte ao mercado de baterias se o KERS foi ruim??? Odesenvolvimento do sistema permitiu dobra a capacidade dela e isso logo estará em nosso notbooks e celulares. A verdade é que a F1 está nos anos 80 em termos de tecnologias limpas e aproveitamento de energia.
Montadoras: Vão pra WRC e invistam lá.
Pelo menos os carros são parecidos as que vemos nas suas respectivas concessionárias, Fórmula 1 é pra extraterrestres.
Vem cá, até onde me lembro a PRODIVE era pra entrar em 2009 e abriu o bico, desistiu… não teve nada haver com a seleção de 2010. Em 2010 claro foram priorizados o que queriam o motor croswort – que espero surpreenda toddo mundo- mas a PRODIVE teve a chance antes e desistiu!!!
“Nada haver” é mesmo algo muito triste de ler.
Curioso a FERRARI falar de equipes porque andam ou vão andar lá atrás. Quantos anos a Toyota, Renault e a Honda com os maiores orçamentos da história da F1 andaram na rabeira??? Cara as declarações da FERRARI são patéticas. Qual a sugestão ou contribuição que a FERRARI deu na F1 recentemente para melhora do esporte??? as ordens de equipe escancaradas???? Qual a boa idéia que saiu de Maranelo, só criticar todo mundo passando a confundir F1 com FERRARI. Até o Domelicalli ta falando merda, que pareceia um cara mais preocupado com o trabalho. Estou criando uma certa antipatia pela scuderia, mesmo tendo o brasileiro em melhor condições e o melhor piloto na minha opinião. Agora vai que no dia 14 a mercedes de um baile em cima deles, e venha acompanhada da Red Bull, quero ver se a culpa vai ser de Max ou Eclestone. Vcs perceberam com a mercedes está trabalhando caladinha, acho que eles tem um canhão na mão, pq se o carro não fosse vencedor o time já estaria dando desculpas.
E o mesmo bla bla bla de sempre. Quando a ferrari nao esta la estas coisas, comecam a disparar para todos os lados. Desta vez o campeonado ainda nem comecou e os caras ja comecaram a cuspir no prato que eles se banquetearam por anos.
Para enfraquecer os “antigos” “cabeças” e fortalecer o novo cabeça, Jean Todt…
Captou?
Quero que esse Todt se dane. Não vai fazer nada de novo…..
E um ataque dessa magnitude deve ter algum objetivo que ainda não captei. Nem eu, nem Rolando Lero.
o ataque talvez tenha a ver com o desejo da ferrari de ter um terceiro carro. seria melhor do que quatro equipes quebradas…
Bem lembrado: Rolando Lero era muito zueira. Um completo voador.
Sobre essas farpas, não creio que haja alguma coisa por trás.
O que sei é que o Jean Todt, o novo presidente da FIA, é uma marionete da FOTA. Todo mundo já percebeu isso(Inclusive você, Flavio Gomes, que é um cara interado das coisas), mas fingem que ele é a autoridade máxima, e as equipes fingem que obedecem. Ta na cara que foi colocado lá, como se faz nas coxas.
Os prepotentes de sempre.Emplacaram o Todt,para fazer mais 7 titulos.Em outras palavras ,agora a FIA,vai fechar 2 olhos para tudo que a Ferrari fizer.O titulo dos proximos anos ja tem dono ,e pena que não e’ o Massa.
A F-1 precisa de equipe pequenas para revelar grandes pilotos, vale lembrer que o atual piloto da Ferrari Fernanado Alonso veio da estinta Minardi, e Vettel veio da Toro Roso.
A Ferrari podia para de reclamar e conseguir ganhar alguma coisa, porque nos 2 ultimos anos ficou devendo.
Já faz anos que vemos o nome Prodrive postulando uma vaga na F1. Alguém sabe porque eles nunca conseguem? Devem ter um inimigo bem forte na cartolagem da F1…
Otimo artigo Flavio,
concordo principalmente na parte sobre as montadoras. Que é exatamente como voce escreveu, de vitimas (de Mosley, Ecclestone ou quem seja) não são! Como disse é falta pura de comprometimento, aliás comprometimento total somente com os balancetes e zero com o esporte. Por isso sempre dou um “Até logo” com muito prazer para as montadoras que saem. Sonho com a volta dos garageiros do passado, realmente apaixonados pelo que fazem.
Sobre a parte das novas equipes, nao sei até que ponto tudo é culpa da FIA e da FOM. Eles estão fazendo a parte deles, tentando aumentar o grid pois (teoricamente) fará bem para a categoria. Se as equipes que se inscreveram estao mal das pernas problemas delas. O mundial vai começar com ou sem elas.
Além do mais quem pode saber se Prodrive (ou as outras que mencionou) estão tão bem preparadas assim? Quem garante que não teriam problemas financeiros. A Campos e a Manor tem relativa historia no automobilismo (não são aventureiros).
Por isso defendo um dos pontos do Max Mosley que era o controle (na medida do possível) dos orçamentos. Isso sim ferra as equipes menores e por conseguencia a F1. Pois ficamos na mão de meia duzia que tem dinheiro de verdade e que na maioria das vezes são montadoras. E as montadores a gente já sabe como funciona (vide acima).
Abraços a todos.
lembrando que a estrebaria de Maranelo, já ameaçou abandonar o mundial em 2.012 .
olha…os dois lados tem razão, mas acho que sobre as montadoras, não é apenas “ser sem compromisso”.
Formula 1 era palco de desenvolvimento e busca de tecnologia, qual interesse das montadoras, se não se poder desenvolver um motor, e tem que gastar rios de dinheiro com um maldito KERS por exemplo.
A FIA as vezes inventa demais! ao inves de resolverem os problemas na pista da monotonia das corridas, querem coisas como “pistas com atalho”….chega ser ridículo.
Bernie por exemplo quer corridas com horários estúpidos como na Malásia, para o público Europeu assistir. porra! faça a corrida na Europa não é mais facil? não! querem rios de dinheiro daquelas merdas de cirucitos da Koreia e afins.
Equipes lixo sempre vão ter, e sempre tiveram. Acho que não é disso que a Ferrari está reclamando, e sim, da colher de chá que ficam dando as essas equipes só pra fazer número na largada.
Para lembrar de outros tempos, em que a Fórmula 1 era outra…
http://www.youtube.com/watch?v=THrde7cVb34
essa sim era uma boa época!!!
Realmente era outra ,mas foi exatamente nesta fase que começaram as desavenças mais acidas
Além de educado, o Sr. Gomes é torcedor da LUSA, assim como eu!!!!