QUASE 20 ANOS
SÃO PAULO (não vou esperar) – O André Scudeller mandou um vídeo, que acabou desaguando nesse aí em cima. Fábio Sotto Mayor, o Peru, passando dos 300 km/h em 1991 com um Opalão da Stock Car, para estabelecer um novo recorde brasileiro de velocidade. Alguém bateu essa marca depois ou ainda está valendo? Já se vão quase duas décadas.
Um dos grandes baratos do vídeo é ver o Celso Miranda reportando para o “Vitória”, da TV Cultura. Grande viagem no tempo, esta. Quem tiver mais detalhes, que conte. Se é para falar do Carcará, até que eu sei bastante. Mas dessa outra marca, quase nada.
Não tem problema não, o que importa é que vc está trabalhando no seu novo brinquedo, não é mesmo.Beijos
Gente, é o meu carro mesmo, Chequei os detalhes no vídeo, e todos batem com os que haviam no meu Opala. Digo haviam porque modifiquei o carro todo, e hoje muitas partes da carroceria estão diferentes. O Luizinho e o Squa brincaram com você, Silmara. Beijos.
Carai, o ronco do seizão é emocionante.
PUTA QUE LOS PARIOSSSS!!!!
Gostei do chebão amarelo do início do vídeo.
Concordo com os amigos: recorde brasileiro tem que ser com carro NACIONAL.
Precisa vir um Porsche para passar (e por pouco) do recorde. É bricadeira!
OPALA é OPALA
Flavio boa noite
Eu tenho a revista Oficina Mecanica com essa matéria, deve ser de 91 ou 92 caso queira é só entrar em contato que eu te envio.
imgine o cara do Gol quando viu o Opalao gritando atras, no fim do video
po o Fabio Sotto Mayor teve uma big oficina na Rua da paz onde eu morava, sempre tinha um carrao bom por la!
esse recorde foi conseguido na raça, otimos tempos!
A Porsche citada acima é do ALEJANDRO SANCHEZ, argentino que arranca de dragster, se não me engano dono da Flash power …..
Assino embaixo e endosso
Recorde Brasileiro de Porsche é piada [2]
Tb assino embaixo, recorde brasileiro, é de carro nacional e piloto brasileiro.
Bons tempos! Tempos de pilotos que levavam o carro no braço, o recorde do peito e na raça!
Daqui a pouco vão creditar o recorde de velocidade no Brasil a um F1 em Interlagos. Recorde brasileiro de Porsche é piada.
Concordo plenamente. É possível que algum milionário que queira se aparecer na mídia para impulsionar as vendas de sua empresa, compre uma Bugatti e detone esse recorde . Cadê o Carcará 2?
o pior é que o piloto do fusca de Stutgard é ARGENTINO!!!! essa porqueira de país precisa buscar carro e piloto gringo pra ser veloz… ohhh derrota.
Apoiado em gênero, número e grau, se é recorde brasileiro de velocidade, é pra ser obtido com carro de produção nacional. Creio que com o nível atual de preparação disponível ao técnicos/engenheiros, essa marca pode ser sim quebrada por veículo nacional. Porque nenhuma montadora banca essa empreitada, vai dizer que não seria um excelente marketing pra marca?
silmara creio que vc esta totalmente equivocada dizendo que e do orlando .esse carro que ele tem e realmente um opala porem nao e esse . o motor que o carro do orlando tem e manso uma vez que era apenas para fazer as mil milhas ou seja 300km/h so se jogasse no aviao digo isso pq conheço o carro , de quem era e tb conheço o orlando salomone ok? um abraço a todos
É, naquele tempo os capôs da Stock já voavam por aí…
PQP! vai ser louco assim na casa do Carlh(piiiiii)! .Claro que era o que de melhor havia na época, mas meter mais de 300 numa rodovia toda ondulada daquele jeito?? é um cascalho que pega numa roda vai pra valeta!!
Demais da conta!
SEGURANÇA É LUXO !!!
Coisa mais linda isso !!! isso sim é post que dá gosto de ler, pesquisar e ver tudo que é vídeo !!! Parabéns FG !
Agora, os com dores de cotovelo que se danem, mas recorde BRASILEIRO é com carro PRODUZIDO AQUI e ponto final !!! falar que o recorde é com um Porsche pra mim é balela, coisa de playboyzinho metido a besta !!! vai correr aonde nascem os Porsches então, vai tomar tempo de tudo que é mecânico de fim de semana. Mesma coisa com Lambo e Ferrari. Vai nos EUA correr em lago de sal e tomar tempo até de Chevrolet 34 !!!
Por mim, pode bater o 440km/h lançado de Carrera GT… Ferrari, Bulgatti… do que for… se um maluco pegar um Pálio 1.0 colocar umas 4 turbinas e bater 315 km/h… e explodir tudo depois da ultima passagem, isso é que vale !
Parabéns para a equipe !!! show !!! isso sim é que lindo de ver…barrigão no para-lama, galera de chinelo, opalão com a “orquestra” afinada… tudo amarrado com arame… coisa linda mesmo !!! e parabéns maior ainda para o Sotto Mayor, esse merece lugar ao lado dos titãs que o FG tanto fala e com muita propriedade !!!
P.S. Pena que não tem tantos registros de vídeos do que o pessoal fazia com as carreteiras na década de 60… hehehehe… chegava no autódromo com o carro andando na rua !!! coisa linda !!!
tempo de pilotos , reportagens e TVs de verdade, e não essa merda de arremesso de caroço de azeitona que passa no esporte izpitakular
Gente!!!!!!esse não é o opala que hoje pertence ao Orlando Salomone?
Silmara, conheço o Orlando também, o opala dele não é esse, e nem é um opala. Era uma carro americano de Nascar que foi importado ilegalmente e ficou preso na Receita Federal anos, hoje ele chama de opala pra não dar bandeira.
FG, o recorde hoje é de um Porsche 911 (993) GT2 ano 97 ou 98 amarelo, chegou se não me engano a uns 330 km/h. O recorde foi matéria de capa da revista Fullpower, eu tinha essa edição mas perdi, de qualquer forma pesquise a respeito.
Só como curiosidade, não é GT2 aquele carro….e nem é amarelo.
É uma Carrera 2 turbinada “after market”e o carro é grafite…foi somente adesivada de amarelo.
Eric,
Somente para meu entendimento, o que você quis dizer com “o record do opala não valeu”????
Na época, eu fiquei com o sonho de bater esse récorde com um dojão 318 biturbo no metanol, com motor e carroceria e suas devidas preparações. Sonho aumentado exponencialmente devido aparecimento de um porsche que bateu o opala.
“Tão de brincadeira comigo!!!”
Ainda defenderei essa marca como meus ancestrais defenderam a fronteira gaúcha nas peleias com os castelhanos.
Saudades do meu 250-S.
Todo brasileiro que se preze e gosta de automóveis tem que ter tido no mínimo um fusca e um opala na vida!
OPALA RULES!!!!!
Grande Celso Miranda! Conhecedor de automobilsmo e, sobretudo, de motociclismo, ótimo narrador, repórter…esse é um cara que eu gostaria de ver trabalhando numa transmissão de F-1.
Que ergonha, o velho opala ainda supera muita gente..!!!
Bom dia, Flavio. Olha, ainda não tenho certeza, vou verificar alguns detalhes com o amigo que me deu o carro. Mas, por alguns detalhes que percebei no carro, tipo o painel de fogo traseiro, a montagem dos instrumentos e alguns cortes feitos na estrutura dentro do cofre do motor, tenho quase certeza que este Opala hoje me pertence. Vou checar e depois te falo. Se for o caso, tenho uma parte da História do Automobilismo Brasileiro, que em breve voltará às pistas.
O automobilismo brasileiro esta cada vezmais se acabando, porque com varias faculdades de engenharia, e varios mecanicos e engenheiros querendo construir,inovar, etc.. a cba fica monopolizando as categorias,motores, isso paramin e pura incompetencia de quem dirige o automobilismo.
Sensacional a reportagem!
Agora, sem querer tirar onda – e já tirando – esses números pra quem anda de Hayabusa não querem dizer muita coisa não… e originalzinha, do jeito que saiu da loja!
Tô brincando, sei que moto é outro papo…
6 Caneco é f*#@!! Ainda bem que tenho um!!!
A brasa do meu amigo ( aquele que vai leva-la no caixão), com certeza não bateria este recorde, mas iria chamar mais atenção que este opalão.
Barbaridade!!!!!!!
Neste mesmo programa teve a reportagem do Tri do Senna e também a cobertura do 2º Campeonato de Rollingskate de Diadema , onde participei e cheguei em 4º lugar de um total de 60 pilotos inscritos, além de umas das cenas ser a disputa para a classificação para a rodada final, estou de capacete com viseira espelhada.Segue abaixo o endereço do vídeo dessa reportagem
http://www.youtube.com/watch?v=aqu9IhWC6vA
pergunta: quais aneis que funcionam bem? os do carro ou o dele??? hehehehehehe
porque 300 por hora numa pista tosca daquelas, o anel precisa realmente funcionar muito bem….
O recorde atual é do Alejandro Sanchez, piloto de arrancada que também é o recordista brasileiro da categoria. Trabalho com ele já a três anos. Fizemos 5.763 s e 403.32 km/h nos 402m. O recorde que vigora hoje em provas de Km lançado é de 310,66 km/h, média de duas passagens de ida e volta. Em outubro do ano passado fizemos 312,5 em uma passagem, mas na volta tivemos um problema na pressurização e abortamos. Ainda em 2010 pretendemos levantar ainda mais o recorde.
Com qual carro?
uma fusquinha de Zuffenhausen com duas turbas maires que a barriga do Bussunda…..MAs a Gallardo turbo preparação Heffner é forte favorita também, se conseguirem uma caixa mais longa, ela encosta em 330 km/h em 500 metros………
Bons Tempos…
Marca conseguida na estrada, piloto dando entrevista “na boa”, patrocinadores sendo mostrados, crianças participando do evento, matéria com ótima trilha sonora. Programa excelente, ótimo repórter de oculos escuro é “bombeta” virada para trás…
Politicamente incorreto total…. Isso sim é Reality show !!!!
Hoje em dia essa marca seria conseguida no Esporte Espetacular da “Tv Paulista”, no “moderno autodromo” do Rio, o carro terias os patrocínios tampados (claro, que apenas os que não fazem parte da grade da toda poderosa emissora), o piloto seria algum marrento da Estoque car, que só daria entrevista com hora marcada ou via twitter e para um repórter de terno e gravata, que faria as perguntas permitidas pela acessoria de imprensa…
Ahhh !!! E a trilha sonora seria algum funk pancadão carioca… E ainda teria aquela vinhetinha Brasiiiiil siiiiil siiiil !!!
Abraços,
Boa. Muito boa. Noves fora a segurança, talvez a única coisa que tenha mudado pra melhor, tudo era muito mais divertido. “Estoque Car” foi a melhor.
O recorde foi batido mais de uma vez com o Alejandro e seu Porsche fortíssimo, se não me engano nas tomadas de km lançado lá no CTA (naquele evento que vai Maluf, e a playboyzada com suas Ferraris e afins).
Anos antes, uma turma que tinha feito um Opala muito forte, chegou muito perto da marca, tendo que apelar até para Silver Tapes para vedar os frisos dos pára-lamas e etc. Saiu uma matéria na OFICINA MECÂNICA. A idéia seguinte era migrar a plataforma para um Omega, com Cx bem melhor, para tentar bater a marca do Fabinho. Nunca voltaram, e o Porsche veio e levou a marca.
Achei meio errado na época, na minha opinião, o recorde só deveria valer se a marca fosse obtida com um carro fabricado aqui. Com um Marea Turbo, por exemplo, no nível de preparação atual, seria possível. Há uma weekend em SC com 767hp na roda, que, se ficar no chão, deve chegar nisso… : )
Nesse dia do recorde do Fabinho, eu tava indo com meus pais na casa de um tio que morava em Parada de Taipas. O caminho era pela estrada velha de Campinas, e vc anda um tempo ao lado da Rod. dos Bandeirantes. Lembro-me de ver a pista sem nenhum carro, e depois fiquei sabendo do que se tratava.
A propósito, o colega acima comentou sobre o risco de furar um pneu, etc, se não me engano na 1a tentativa o capô do Opala voou.
Pena que aqui no trabalho não dá pra ver o vídeo, vou assistir em casa. Sou muito fã do Celso Miranda, acho que é um dos caras de TV mais entendidos do assunto.
Puta saudades do Brasileiro de Marcas com marcas brasileiras… hehehe
ver briga de fiat 147 com fusca, voyage, golzinho…. ooohhh saudades…
aquele barulinho de peido que o 147 fazia quando estava subindo a reta (????) dos boxes…. impagável.
escuta, quando o meia9 corre de novo? avisa né?
to doido pra ver estes carros e seus loucos pilotos dando sopa pro azar na pista.
Fábio Sotto Mayor vulgo “bokinha de pato”…graaande piloto
Adoro mostrar esse vídeo para meus amigos veoiteiros…
Opala não é um carro, é uma lenda…
Se não me engano este Opala era equipado com um Chevy V8 em vez do 6 canecos.
O motor era um 6 caneco mesmo
O Professor Bock (FEI) e o Lameirão tem um projeto para os dias de hoje.
Gostei do têrmo: “pescoçando”. O carro veio pescoçando! Hoje, um Stock, com motores atualizados e eletrônica embarcada, passa fácil os 303 km/h, em uma boa reta.
se alguem ja bateu eu nao sei, mas acho provavel que sim… esse motor de 6 cil em linha do opala é um canhão, e tem um ronco lindo, com um 6×2 então…
abçs!
Pelo que eu sei o Nélson Piquet e o Fábio Sotto Mayor são primos.
É, o tempo passa, os opalas passam, os anos passam, mas os óculos ‘Ray Ban Aviador” dos policiais rodoviários continuam os mesmos.
SHOW!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Bons tempos em que a Stock Car era somente “Opala Stock Car”!!!!!!!!!!!
6 canecos a álcool, que combinação perfeita!!!!!!!!!!
O recorde atual é do Alejandro Sanchez.
Porsche 911 bi-turbo com mais de 750 cv.Se não me engano, foram 323 km/h de média.
Esse ano, só não foi batido pela Lambo Gallardo do Sidnei Frigo porque o cambio acabou de sexta…..
Saudades dos Opalas… esse ronco é música, sinfonia. Bons tempos!!
E não é que naquele tempo os capôs também voavam!!!
Rapaiz… pensa num carro flutuando na reta!
Tem que ter colhões pra acelerar a bagaça!
ps: O som das WEBERs berrando num tem igual