SS4
SÃO PAULO (carro de roqueiro) – É esse brinquedinho aí, um raríssimo Opala SS4 1974, que será destrinchado no “Limite” da ESPN Brasil terça-feira que vem. Raro porque os quatro cilindros não eram tão populares assim, diante da potência dos seis canecos dos motores 4.1, depois conhecidos como 250S. Raro porque capô e traseira em preto fosco, só no 4 e nesse ano. Raro porque as rodas com aro preto, só nele também. Raro pelos adesivos, pelos emblemas, pelos detalhes mil.
Opala, enfim, é carro que tem histórica pacas. Foi feito no Brasil do fim de 1968 até 1992. O maior sucesso da GM, mais de um milhão de unidades nas versões sedã, cupê e station, a velha Caravan, tudo baseado no projeto do Opel Rekord alemão. Aliás, o nome Opala, segundo algumas versões, vem de Opel+Impala, já que a mecânica de seis cilindros foi herdada do Impala. Mas é nome de pedra preciosa, também.
E SS, para quem acha que é Super Sport, pode ser Separated Seats. Há controvérsias com relação ao tema.
O carro é do brother Dino Dragone. Na verdade, da filhinha dele, de 7 anos.
Vi um lindo SS4 vermelho estacionado ao lado do Graal da Anhanguera, próximo ao trevo de Louveira. Estava acompanhado de uma não menos linda Caravan vermelha e, aparentemente, estava juntos, indo para algum encontro.
Pow Dragone, parabéns pelo merecido e espetacular SS4! Flávio, faltou comentar que os SS, mesmo 4 cilindros tinham o ocmando um pouco bais esperto, o 151 S, e a carburação realmente é mais forte também. Abraços!
Conhecia esse carro quando ainda era de Porto Alegre… sempre foi perfeito…
Apenas uma correção, cerca de 70% dos SS são 4… na crise do petróleo, o mote inclusive trabalhado em campanhas publicitárias no lançamento do mesmo era: “desempenho com economia”…
Sensacional!
Shoooow ! sou maverickeiro, mas vou me deliciar com a reportagem deste clássico ! Merecida !!! [ ]´s
Puxa, vi um desses vede, não sabia que esse capozão era original…
como eu sempre fui do outro lado do muro (automobilsitico, bem entendido) tenho umas histórias bem interessantes sobre a viatura. Na verdade o carro é um híbrido entre o Opel REkord e o Chevrolet Nova, que doou a suspensão , direção, etc. Na verdade o sub-solo era Nova e do térreo pra cima era Opel. Existe uma propaganda da GM de 67 ( 4 Rodas, Autoesporte) que mostra a frente do Nova e a futura frente do Opala em branco, como se fossem irmãos. O problema dos Opel era a fragilidade, com os carros da década de 50 ganhando fama por ´perderem as rodas pelas ruas. O Nova bombou em clínica de pesquisa, por isso fizeram essa ” Roberta Close” . Abraços de um fordeiro
perfeito,eu ainda vou ter um so que 6cilindros.
Meu pai comprou um SS 4 bordô para minha mãe , ele já tinha um Galaxie LTD mas eu achava o opala mais bacana, cambio no chão, pintura esportiva, toca-fita de cartucho(!) que não precisava trocar o lado era só apertar o botão, lindo demais, pena que eu tinha só tinha 10 anos…
Já babei e estou na espera! Que venha Indy Gomov!
Furiosíssimo! Meu sonho de consumo é um SS-6 1976!
Belíssima jóia!!! Tenho a impressão de que a roda traseira é mais larga que a dianteira. Irei conferir no Limite.
Lindo carro!! Agora me desculpe mas, não deveria haver controvérsia alguma com relação à designação SS, explico porque: em 1971, ano da 1ª versão de um Opala SS, uma das propagandas do carro dizia mais ou menos assim: “…escuderia SS; depois do Impala SS, Malibu SS, agora temos o Opala SS…” portanto pode-se afirmar que a nomenclatura veio nitidamente dos veículos americanos, correto? Pois bem; o 1º veículo disponível como SS pela GM dos EUA foi o Impala SS 1961, o qual tinha banco INTEIRIÇO!! e 4 marchas no chão, portanto, esta conversa de separated seats é pura lenda e desinformação tal qual o 302 “canadense” do Maverick.
Grande abraço.
O Opala dos anos 70 … os caras que desenharam este carro deveriam voltar a ativa e dar uma aula pros desenhistas de brinquedos que tem dominado a indústria automobilística.
Placa inicia com ” I ” , era do Rio Grande do Sul.
Maravilhoso.
A coisa mais linda do mundo!!!! Belo post FG!.
Putz…
Meu Pai me ensinou a dirigir em um igualzinho.
Eu nem conseguia ver direito por cima do painel.
Muito bacana!
Lindo SS4! Há quem chame essa belezura de Opala Sílvio Santos… Fazer o quê, né? O exemplar a seguir roda aqui em BH. Creio que até os puristas vão gostar (motor é V8); coisa de muito bom gosto. Matéria: http://noticias.vrum.com.br/veiculos/template_interna_noticias,id_noticias=1279&id_sessoes=8/template_interna_noticias.shtml
Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=7SIAEci0Q1s
É isso aí Flávio, os carros antigos mais lindos e incríveis que acho são os chevrolets! gosto bastante quando vejo aqui Chevrolet antigo.
Esse carro quase foi meu. Cheguei a negociá-lo com o Dino, por volta de 2004, na primeira vez que ele o anunciou no Mercado Livre. Ele pedia 12 mil, eu joguei 9, ele não topou. Lembro dele ter contado que comprou o carro sem ver, do primeiro dono, que estava no Sul. Belo exemplar!
Ta vendo, ficou chorando, agora chora mais um pouco, kkkkk abx, Caca!!!
No fim, comprei uma Alfa Romeo 155 Super, igualmente vermelha! Mas o seu Opala ainda me faz suspirar, confesso!
ESPETACULAR!
O meu era amarelo caju, rodas originais alargadas para oito polegadas, pneus 215. No motor, comando 286 graus, 9,5:1 de taxa de compressão (gasolina azul…), mas mantive o carburador DFV 446 original mas com retrabalho. Leve trabalho nas válvulas, coletor especial e saída quatro-em-um.
Empurrava muito seis bocas. fazia de zero a 100 em 12 segundos, debitando 136 HP (originalmente 98 HP), girava a a 5.800 rpm, final de 176 Km/h aferidos várias vezes em provas de Quilômetro de Arrancada e algumas multas de estrada.
Simples assim, morro de saudades.
Parabéns, Dino. Bela peça. Ia dizer que tenho inveja (boa) de uma herança como esta, mas seria uma injustiça. Meu falecido pai me deixou um Dodge Charger R/T 1978, dourado, lindo de morrer. Eu, imbecil, vendi. Abraços.
Este aqui no R.J nunca vi.Quandi pequeno o pai da minha madrinha teve um gran luxe em 73, cupe com teto de vinil, e 6 cc,na epoca meu pai tinha um corcel 73 luxo ,azul turqueza.Mas o opala !!!!!!
Hoje tenho uma 147 vermelha placa preta.
Nota 10 para o dono.
Certamente o Mestre Joca irá babar,relembrando do seu SS-4.
Com certeza !!! Quando vi a foto pensei imediatamente no Mestre Joca. Ele ainda não deve ter visto, mas certamente vai manifestar aqui a sua saudade do carrão.
Antonio
Este Dino é o filho ……. herdeiro das lojas … hehehehehe …. e é Galaxeiro tb , autor do maior livro já escrito sobre um auto nacional , o Ford Galaxie . Mas anda de Chevrolet como eu tb ……. Impalas USA … hehehehe ….. abs
My lovely Chevrolet…and its great cars from the past.
Buáááááá!!!!!
Eu quero!
Meu sobrinho tem 7 anos e está apaixonado pela dona do carro.
Tenho uma revista ‘ AUTO ESPORTE ‘ de Janeiro de 1973 com a propaganda do OPALA SS chamado de ‘ SUPER – STAR , è mais um apelido da GM de epoca . Abç. ( Sidnei Magnani )
Belo carro. Nunca tive um Opala, só os motores em outros carros. É uma mancha no currículo…
Esse roda muito por aí!
E aos infantes de zóio largo, a moça tem tios bravos, mas muito bravos!
KKKKKKKKKK ADOREI O COMENTARIO!!!! KKKKKKKK RODRIGO, EU T AMO, CARA!!! OBRIGADO!!!! BJ NO DUDUZINHU E PER TUTTA FAMIGLIA!!!!
Existem poucos desse. Registradada a posse para a filha. Daqui 10 anos vai ter de emprestar para o genro!
Gostei da idéia.
Putz….esses SS são magníficos!
Bela foto!
Hoje só notícias legais, essa de ver o clássico SS4 na cor vermelho fórmula 1974. Se bem que eu prefiro o SS4 1974 super-verde, esse sim raríssimo. No mais, os Opalas são lindos mesmo. A outra not[icia boa é que a GMB irá trazer o bom e velho Camaro para o Brasil. A Ford irá trazer o Mustang, e reza a boca pequena que a Fiat deverá trazer o Dodge Challenger…ô dia legal!!! Abs Flávio, terça tô ligado na espn, enfim, irá bater todos os índices de audiências possíveis e inimagináveis em nosso sistema solar.
Esse eu não conhecia…
Aprendi mais uma !!!!
Bonito pra caramba.
Parabéns Dino.
Acabei de ler e, virando para a janela de minha sala aqui do escritório, vi meu SS4 bege copacabana sorrindo para mim, lá de sua vaga privilegiada, dentre tantos descartáveis sem graça que se escondem de vergonha na multidão do estacionamento……..
Belo carro. Eu sou fã da GM.
O Dino Dragone é o que eu estou pensando … ? Dono de uma grande rede de … não vou dizer o que aqui, mas se for ele eu conheço …
O Dino não tem rede de nada. É produtor de vídeo.
Então é homonimo … falowww
Desse eu não lembrava. Tive 2 Opalas 6 canecos, rodas gaúchas, escapamento dimensionado. O primeiro azul. O segundo, preto. Inesquecíveis! Achava muito legal as janelas abaixadas porque não tinha colunas entre elas. Carrão mesmo! ABS