VR-01 | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010 - 9:42F-1

VR-01

PORTO ALEGRE (dá até medo) – A Virgin resolveu fazer tudo virtual no lançamento de seu carro, mas pouca gente conseguiu ver as imagens pela internet. Deu pau no servidor. Só agora há pouco recebi a primeira foto do automóvel, igualmente criado de maneira virtual, sem o uso de um sopro sequer em túnel de vento. Tudo foi feito na telinha do computador.

Saiu esse treco aí, bonito e elegante, com uma pintura bem pensada, fácil de identificar na TV e por quem estiver vendo as corridas nos autódromos. A Virgin é a primeira das novatas (vamos excluir a BMW Sauber dessa turma) a mostrar que pelo menos tem um carro. Ponto para ela. Não acho a dupla de pilotos forte, Glock e Di Grassi, mas ela pode ser eficiente na medida, para um time estreante que não tem grandes ambições e quer apenas se estabelecer no terreiro.

Notei que, como na Ferrari, na Toro Rosso e em alguns outros carros, há uma depressão no alto do bico, perto do cockpit. As equipes estão fazendo o que dá para aumentar a pressão aerodinâmica nessa região, porque os pneus dianteiros, neste ano, serão 3 cm mais estreitos que os traseiros, e os carros estão saindo muito de frente. Apesar da necessidade, achei a asa dianteira do carro virginiano de desenho muito simples, diria que até antiquado. Talvez eles mudem isso nos testes. Mas é típico, mesmo, de quem nao usou um túnel de vento para experimentar alas, aletas, frestas, desvios, canaletas e coisas afins.

Gostaram do carrinho virgem? Parece bem convencional, arroz-com-feijão. O que, às vezes, funciona.

vr01

208 comentários

  1. jp disse:

    e vc duble de piloto….ja guiou alguma coisa que preste?

    Arroz e feijão deve ser a sua rotina eh por isso q cita isso …Vai se danar seu dor de cortovelo o carro eh um show¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Eh duro
    dor de cotovelo….vai se tratar

  2. Carlos Romero disse:

    visualmente eh muito bonito…vamos ver se ele funciona mesmo!

  3. MSM disse:

    De cara, parece F- Indy (vai correr no balneário Tietê em MArço).
    O Glock até que não é ruim, pelo menos tem disposição, coisa que o Trulli não tinha na Toyota.
    O Di Grassi é bom piloto, e se o carro der condição, poderá fazer uma bom papel e subir para uma equipe de ponta.

  4. Daniel Ramos de Oliveira disse:

    Pra mim o carro da Virgini ficou muito bonito.Ele pode ser uma tartaruga na pista,mas a beleza por si,já compensa.Pois dá muito przaer ficar admirando esse carro,essa combinação de Vermelho(ou Laranja) com Preto,ficou perfeita.Esses tribais,deram um “Q” a mais no visual.Eu gostei.
    E por incrivel que pareca ela conseguiu o patrocinio da Marrusia,e os motores Cosworth dela vão ter o nome da montadora estampado.Não sei como a equipe não se chamou Manrusia Virgini Racing.Deve ser coisa do Brason.
    O Lucas di Grassi teve é sorte.Pois pelo o que parece a Virgini é a melhor entre as novatas,e poderá testar o carro e tentar achar o acerto ideial.Ponto pra a Virgini.

  5. vettel disse:

    O carro é feio pra cacete, e acho que não vai andar nada. CFD ainda é pra ser usado JUNTO com túnel de vento, que é muito caro e não foi usado por falta de $$$. E motor ford cosworth tem seu valor (deve ser o motor com mais quilometragem de f1, imagino), mas em suas últimas aparições sempre foi o motorzinho padrão, pra quem não tinha outra opção pra empurrar seus carros. Em suma, acho que não vai andar nada.

    • Lio disse:

      O Vettel foi curto e grosso e falou infelizmente o “CERTO ” também acho que não vai andar, ou decolar,ou voar..( podem escolher…) Mas uma coisa Eu discordo ( uma informação sigilosa do fim do ano passado e não me pergunte como sei….o motor Crosworth nos testes de dinamômetro foi mais FORTE que o Mercedes ( que foi o motor mais forte o ano passado..) Por isso também Fralk Willians após ver VÁRIOS resultados de meses…assinou com a Croswoth ( o velho raposa sabe o que faz..) outra coisa importante como o motor é novo não esta sujeito as regras dos antigos…tem LIBERDADE para MECHER, AUMENTAR,REGULAR.etc etc.etc…pode surpreender muita gente…
      Ah desculpe erros…vivo elogiando o Flavio e quem escreve bem a segunda lingua mais dificil do mundo ..Eu não consigo….estudei muito MATEMATICA CALCULOS..a vida toda…é só números números…

  6. evandro garcia disse:

    fora do papel o carro já tá,vamos ver se ele anda!

  7. Felipe Luz CWB disse:

    Cara, quanto absurdo! O carro existe, vejam o vídeo no site da Virgin. Até concordo que há algumas fotos geradas em computador, mas reparem o pneu, os engenheiros próximo ao carro. É um jeito diferente a forma como lançaram o carro. O carro pode até não gerar, supostamente, o downforce típico que caracteriza os F1 em curvas, levando em consideração as afirmações anteriores de que o CFD vai bem na aviação porque avião voa em linha reta e em alta velocidade. Mesmo que não seja um carro campeão, poderá fazer o que fez a Force India em circuito de média, baixa pressão e surpreender. Vá que arranca um pódium? Já será uma façanha e tanto. Só mesmo vendo o carro andando para acabar com as especulações.

  8. Leandro Mariano disse:

    Aliás… quanto carro bonito esse ano. Mercedes, Renault, Williams, McLaren, Virgin…

  9. Mario Martin disse:

    A FOTO COM OS PILOTOS É MONTAGEM. O CARRO NÃO EXISTE AO VIVO!!! PODEM REPARAR. COMO V.MARTINS DISSE, TUDO AINDA TA NO COMPUTADOR.

  10. Sergio Melo disse:

    Muito parecido com os Reynard da Chip Ganassi na época da F-Cart.

  11. Diego Teixeira disse:

    lembra carro da indy…!Porem é mais bonito do que o da Renault…faz tempo que não havia um carro preto no grid desde da Saudosa Minardi de ’05…

  12. Para não falar do carro: o portuga aquele que seria o 3º piloto, Parente, levou no rabo: http://continental-circus.blogspot.com/2010/02/anatomia-de-uma-sacanagem.html

  13. Cléber Porto disse:

    A Globo descabaçou ontem no JN: vai ser MANOR!

  14. Clenio A. Vilela disse:

    Pode não ter inspirado em monopostos da Indy, mas parece muito… a barriga baixa logo atrás do espoiler dianteiro e as caixas dos radiadores, tambem baixas. Não informaram os dados de comprimento e largura, para se ter melhor noção.

  15. Fernando Zimmermann disse:

    é esse ano sera um otimo ano para quem gosta de novidades. temos novidades em todas as equipes…e até temos novas equipes. bem que a gente aqui do blog pro ano que vem podia fazer uma vaquinha junta uns troco arruma esse tal de CFD (sera que roda em pentium III) e faze uma veiculo para a formula . podiamos juntar as nossas habilidades e formar um aboa equipe…eu seria o mecanico que sempre fura na hora do pistop hehehehhe

    abraços FG
    quem sabe sobra a vaga de segundo piloto…aruma uma graninha que podemos negociar……
    valeu bom trabalho

  16. Leonardo disse:

    se colocar preto nesse vermelho, esse carro é a cara da minardi do começo da decada.

  17. Alaor Jr disse:

    so para deixar registrado não foi o Ross Brawn que inventou o Benetton com bico tubarão
    o projetista daquele carro foi o John Barnard

    abraços

  18. Racer-X disse:

    Pra começar…
    Tem as cores do meu MENGÃO. Só isso já deixa ele bonito. : )

    Sobre a dupla, ela será muito eficiente, principalmente no acerto do carro. Glock pode não ser nenhuma Brastemp, mas o carro da Toyota melhorou muito em desempenho desde de que ele entrou no time. “Em 3 dias com Timo, eu troquei mais informações sobre o carro do que esses anos todos com Ralf (Schumacher)”, assim disse Jarno Trulli. Já o Di Grassi, além de ser bom na parte mecânica, demonstrou muita consistência e regularidade nas categorias por onde passou. Sem patriotadas, o cara é BOM.
    Das por enquanto 4 novatas, é talvez a que tem mais possibilidades de beliscar uns pontinhos, aproveitando que vai até o décimo. Ainda faltam longos 40 dias… : \

  19. Rafael disse:

    Vendo uma imagem de cima do carro, fiquei com a pulga atrás da orelha quando notei que aparentemente o eixo dianteiro era mais largo que o traseiro. Conferi com uma régua e era mesmo, será que é distorção da foto ou será do projeto do carro msm???

  20. Hercules-LDA disse:

    Observações a parte: O carro não é rubro-negro, é tricolor, arroz com feijão também falaram da BMW-Sauber-Ferrari e olha ai, até o De La Rosa tá mostrando serviço, a Brawn não fez o carro, herdou o projeto pronto igual a Sauber desse ano. E quem disse que carro vencedor tem que nascer no túnel de vento. O CFD é o futuro da F1 que tá virando realidade. Mal calibrado, até túnel de vento erra.

  21. Lio disse:

    Ola deixa Eu tentar dar uma peguena contribuição ( pois entendo um pouco de aerodinamica) para o pessoal, q como diz o Flavio é para informar…muitos aqui falaram que se parece com carros da Indy E ESTÃO CERTOS ..Tunel de vento é super necessario MAS NÃO É TUDO ( é 60 % ou 70 %) Eu diria, projetar por computador até dá …aviões são projetados como alguns disseram por computador.MAS AVIÕES SÓ ANDAM EM RETA …Formula Indy praticamente só anda em RETA ..O PROBLEMA SÃO AS CURVAS que os Formulas 1 fazem e que dão a GRAÇA as corridas…AÍ ACHO QUE O BICHO VAI PEGAR…Vcs sabiam que TODAS equipes velhas Ferraris, Mclaren WILLIANS tem PROJETOS ENGAVETADOS que se colocassem HOJE em seus carros ANDARIAM …3,4, até 5 segundos MAIS RAPIDO …o problema são as curvas ( como já disse PROBLEMA não quer dizer coisa ruim e SIM COISA BOA..) ENTÃO FALTAM AS AS PAZINHAS, BURACOS, AZINHAS , e toda parafernália das Ferraris,Mclarens Willias, se fosse FACIL assim a Boing já tinha feito um SUPER carro de Formula 1 ( Isso vai contra um pouco que quem entende de aviões projetam bons carros …é que tem que SOMAR EXPERIENCIAS só aviação NÃO DÁ..
    Agora na minha OPINIÃO GANHAR ..ou chegar entre os primeiros NÃO QUER DIZER VENCER ou GANHAR ($) o cara pode andar lá atraz e ganhar ATENÇÃO na midea e ganhar dinheiro …MUITO DINHEIRO .
    O Richard é um cara esquisito entrou na Brawn ( arriscou ninguém queria patrocinar.no começo…) GANHOU e para espanto SAIU no fim do ano e montou sua equipe..de F1 com baixo ouçamento…FAZ naves espaciais..( ganhou premio da NASA .) faz tudo correndo e quer que tudo FUNCIONE 100% .( como um certo sheik de Dubai) mas com pouca grana …
    MAS na formula 1 é diferente só GANHA quem investe Ee GASTA $ em MUITA TECNOLOGIA ( em retas e curvas..) e não venham falar em Brawn ganhou e não gastou.. Ross Brawn mesmo disse varias vezes a Honda gastou 4 bilhões nos anos passados 2008,2007,2006,2005 e quizeram PARAR quando estava tudo pronto.
    É POR ISSO que Formula 1 é fassinante não tem nada IGUAL no mundo ( um carro da Indy é uma CARROÇA perto de um Formula 1 ) só anda em retas e curvas SUPER ABERTAS ..
    Mas torço para que Richard APAREÇA e ganhe $ ( dinheiro ) O que Ele ganha sempre reinveste em coisas BOAS.. E INTERESSANTES ..SEMPRE..tem todo meu apoio..

    • Ivo Aoki disse:

      No tunel de vento, o vento faz a curva?

    • Conrado Andrade disse:

      Mas até onde o CFD atua nesse sentido? Me refiro à simulação de eficiência aerodinâmica em curvas. Acho legal essa coisa toda da VR, mas até onde me recordo, a própria Renault quem começou com esse negócio de CFD em 2006 (por aí, não lembro exatamente), pra auxiliar o desenvolvimento em túnel de vento. Ou seja, usavam ambos em seus carros, o que me parece uma vantagem. Por esse motivo, não creio que a VR se dê bem, logo de cara. Pelo contrário… mas posso estar enganado e estou torcendo pra esteja!
      abs

    • vettel disse:

      Fassinante é seu jeito de escrever boing e azinhas. Desculpe, não pude evitar…

  22. Achei bonito so espero que ande alguma coisa

  23. Fã dos canalhas disse:

    Já começou…
    Quando o Lucas di Grassi foi contratado, a Vênus Platinada, por meio de seu porta-voz William Bonner, anunciou: “o brasileiro vai correr pela equipe VIRGIN”.
    Hoje, no JN, Bonner anunciou: “a equipe MANOR, do brasileiro Lucas di Grassi, apresentou hoje seu carro para a temporada”.

    Go Cabaço Racing, go!!!

  24. Saulo Caridade disse:

    Ja começou o estilo Globo de transmissão da F1.
    No Jornal nacional agora a pouco, anunciaram o lançamento do novo carro da equipe …………………. “Manor”.
    Nada de Virgin racing. Mas falaram Mercedes e Ferrari sem problemas.
    Vai entender !!!!!

    • Felipe Luz CWB disse:

      E o pior é que um blogueiro conhecido que usa os serviços do conglomerado pelo visto tem que se sujeitar ao padrão da Platinada. Elaborou uns wallpapers dos carros da temporada e lá os nomes da equipe: STR, Manor VR-01, Sauber (Ok, isso é isso mesmo, mas oficialmente não). Com certeza a Red Bull virá como RBR. Coisa mais idiota. O site Oficial da Formula1 nomeia as equipes aparece tudo por extenso. Concordo com a abreviação nos sistemas de cronometragem, mas poderiam acabar com essa babaquice. Aliás, a Platinada detém os direitos de transmissão da F1 e explora tão parca e porcamente essa possibilidade.

  25. Bonito. E, se o nariz fosse anos 80/90, antes de Ross Brawn inventar o Benetton tubarão (Brawn se “inspirou” no Tyrrel 019 de Harvey Postlethwaite), poderia correr na Indy.
    Ah para correr na Indy, teria de ser mais largo.

  26. Marcello B. disse:

    Como o Galvão vai chamar a equipe……VRGN ????

  27. veber disse:

    O carro é bonito,, vai se destacar bem na TV,, eu só espero que as equipes novatas tenham poucos problemas técnicos para evitar as bandeiras vermelhas.
    O maior problema será o financeiro,, pois é impossível uma equipe que investe 50 milhões na temporada andar no nível das 05 primeiras que investem mais de 200 milhões…. Mas pelo menos a F-1 vai ser mais atrativa e teremos boas brigas na frente, no meio do pelotão e no rabo …. rs rs rs rs …. fui

  28. Luiz disse:

    Deem uma olhada no brinquedinho que a Virgin lançou. Está na seção de tecnologia do IG, é um avião submarino muitooo loco. Pago uma pule na equipe do Branson, eles são capazes de fazer um F1.

  29. Julio Lima disse:

    Não entendo lhufas de aerodinâmica mas, de pintura, ficou muito bom! Um dos melhores do grid, em minha humilde opinião.

  30. francisco disse:

    O bico fino (melhor penetração aerodinâmica) até parece igual ao dos carros da IRL, porém é alto e o vão abaixo do cockpit indica um bom aproveitameto do ar sob o chassi. Vale lembrar que a saída do escape é bem para frente, parecido com a F10, um bom uso do conceito de centralização de massa… Belíssimo carro!

  31. wart disse:

    Belo carro. Elegante, com um jeitão clássico, sem aquele monte de frescurinha aerodinâmica. Tomara que funcione bem assim. A pintura também ficou bacana.

  32. Renan disse:

    Se fosse da USF1 eu diria que esta equipe copiou o carro da IRL, muito parecido, porém muito bontio!!!!!!!!!!

  33. Gláuber Baldi disse:

    Mesmo com uso apenas do CFD a cópia continua sendo a maior arma das equipes. A barbatana(bigorna) sobre o motor, as laterais do aerofólio traseiro, as entradas de ar laterais são todas cópias de carros de 09/10. Tudo bem que o bico e o aerofólio dianteiro estão mais bonitos e diferenciados das outras equipes, mas ficar falando que foi tudo feito do zero é muita mentira.

  34. ra disse:

    quando vi a foto pensei que era um formula indy!!!

  35. Orlando Salomone disse:

    Bom dia, Flavio. Gente que tem experiência com aviação, costuma fazer coisa boa, em se tratando de aerodinâmica. É esperar para ver. Simplicidade também costuma funcionar, e, sem dúvida o carro é lindo em sua simplicidade. Boa sorte!

  36. Carlos disse:

    Gostei MUITO da pintura desse carro! MENGOOO! ;)

  37. Carlos Henrique disse:

    Pessoal, acho que voces poderiam ler sobre corridas um pouco mais. O Cara que projetou este carro já fez a AUDI com seus TDI R15 colocar o rabinho entre as pernas na America Le Mans Series em 08 e 09 com a Equipe Penske utilizando os Porsche RS Spyder LMP2. Não venham com essa bobagem de que não se usa Tunel em Protótipos porque se usa igualzinho na F1. Ano passado os Accura em Le Mans fizeram a mesma coisa, andaram juntos com os Audi e Peugeot, só que eram LMP2, ambos, o Porsche RS e o Accura são os mesmo chassis feitos pelo J. Wirth, o cabra que projetou o Virgin F1 e também não usou Tunel de vento, só o CFD. Esperem porque o carro vai andar bem e outra coisa, o carro não tem NADA de IRL, talvez só a pintura e uma asa dianteira mais pintura ficou bonita, mas Vermelho com Preto é feio.

  38. Rogério Lemos disse:

    Se vai ser campeão, eu não sei… mas pelo menos tem inspiração pra isso: VEMELHO E PRETO IGUAL AO MENGÃO!!!!!!!!!!!

  39. roberto giorgi disse:

    Olá Flávio Gomes.

    Acho interessante vocês publicarem no Grande Prêmio todos os melhores tempos da semana de cada piloto para termos uma idéia de como cada cada um deles foi nos primeiros dias de teste.

    Abraços e parabéns pelos sites.

    Roberto

  40. Pedro Giulliano - @magallz disse:

    as cores desse carro ficaram LINDAS…

    mas nao sei por que me lembraram a Minardi.

  41. Max disse:

    é um irl desfarçado rss

  42. J. Alves disse:

    Gostei da pintura, bem personalizada.

    Agora, se a coisa vai andar, isso é outra história… Uma Brawn já foi uma enormidade, se acontecer de novo, chama o síndico!

  43. Fábio Aguilera disse:

    As cores me fizeram lembrar, guarda alguma distância, da Arrows na qual correu o Bernoldi.

  44. Luis Albertyn disse:

    Até uma tábua de passar pintada de Rubro-Negro fica bonita! Mas o carro é belo, tomara que ande.

  45. Renato Muller disse:

    Para quem é virgin, ficar no arroz com feijão não tem problema…. Depois eles resolvem experimentar outras coisas. Deixa chegarem no ipsilone duplo pra vc ver!!!!

  46. Luis Antonio disse:

    “… Se fosse RUBRO-VERDE seria muito mais bonito que esse rubro negro !!!…”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>