1979 X 2010

SÃO PAULO (será?) – O pessoal do “Esporte Espetacular” colocou o velho e bom Paulão Gomes para dar uma volta com um Opala de Stock Car 1979 em Interlagos. Depois de 40s, soltaram Felipe Giaffone com um carro deste ano. Aquelas coisas que fazem toda hora com carros de categorias diferentes e tal. Até aí tudo bem, e é legal ver o Paulão guiando qualquer coisa. É só apreciar como ele acelera o Opalão com gosto e sem dó.

Só que… Esse carro aí não era de Stock Car nem ferrando! Cronometrem a volta dele: 2min25s. Pô, meu DKW virava 2min35s. O Meianov vira 2min15s. Nunca que o Meianov seria 10s mais rápido que um Stock, mesmo de 30 anos atrás.

Desconfio que esse Opala aí nada mais é que um… Opala! Manso, uma réplica de um carro de corrida. Não tem preparação nenhuma, não é possível. Não tenho dados sobre velocidades médias dos Stocks de 1979, e esses Opalas nunca correram no circuito novo de Interlagos, por isso não há referências de tempo para essa pista. Um atual vira na casa de 1min40s, mais ou menos. Quanto será que viraria um dos antigos, bem feitinho, preparado, “envenenado”? Eu arriscaria algo entre 1min55s e 2min00s. Será que estou chutando muito longe?

Subscribe
Notify of
guest

181 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alan
Alan
8 anos atrás

Oi Flávio, os novos Opalas da Old Stock estão virando na casa de 1m56s, alguns abaixo disso :)

EDILSON DUARTE KF
EDILSON DUARTE KF
13 anos atrás

caros amigos tive o prazer de assistir ao vivo as corridas de stock car em brasilia, sou van do paulo gomes, ingo e outros, mas gostaria de ver um verdadeiro opala preparado igual os da antiga, e não essas bolhas que parece ser comandada pelo computador

Gabriel Crisanto
Gabriel Crisanto
13 anos atrás

TODOS deveriam se manifestar e tentarmos fazer uma revanche, mas com um opala preparado com tbm 500 CV….
Sei que ha muitos por ai, ai eu queria ver….e nem precisava dos 40 seg…
:D

alexandre perlini
alexandre perlini
13 anos atrás

Os opalas stock de 1979 usavam painel original, santoantonio, pneus pirelli c 36 se não me engano, rodas scorro, motores na faixa de 170 a 190 cvs, mexiam em carga de amortecedores, alinhamento, cambagem só

Joca
Joca
13 anos atrás

Tambem acho o Opala fajuto, Flavio. Estive em Interlagos e vi de perto o tal Stock. Ele tem o interior com painel e direção originais, não tem santoantonio e tem só a pintura do carro da época. O restaurador que estava lá, garantiu que o carro estava largado num canavial…

João Cesar Colatello
João Cesar Colatello
13 anos atrás

Senhores o stock de 79 nunca usaram tripla e sim o DFV igual ao carro , só que com cabeçote liberado suspensão, tuchos mecanicos ( o motor 250-s techado ) este carro ainda e 4100 original, bem em relação a está palhaçada sem comentarios , agora como Opaleiro posso afirmar o carro que mais ganhou mil milhas nunca virou este tempo,

E como sugestão por que não pega uns dez Opalinhas e coloca os pilotinhos das bolhas de autorama virarem com o Paulão, Ingo, Chico Serra, e Adalberto jardin e virarem juntos ia ficar mais interessante

Gilberto
Gilberto
13 anos atrás

Incrível como um veículo como a Globo pode ser tão pobre em assuntos automobilísticos. A idéia e o conceito são louváveis, poderia ter sido uma excelente reportagem mas eles não acertam, não entendem que o público “médio” que curte automóvel já é esclarecido o suficiente para entender quando tem coisa errada. Mais uma oportunidade perdida…

Ingo
Ingo
13 anos atrás

O tempo de verdadeiros pilotosXgrandes pedaços de plastico e fibra de carbono.
a stock de hoje nao é mais ”stock”passou para nascar e nao mudou de nome.

Vanderlei Julio
Vanderlei Julio
13 anos atrás

Réplicas e enganos à parte, o que é que foi aquele cara atravessando à pé na frente do opala no S do Senna? Me lembrou do cara que atravessou com guarda-chuva na mão na apresentação do Michael Ammermuller com a Red Bull na 23 de maio acho que ano retrasado…

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Independentemente do carro do Paulão não ser um Stock de verdade, mas uma réplica, ficou claro no vídeo que ele tirou o pé depois do bico de pato… se ele não tivesse feito isso, provavelmente o Felipe Giaffone não teria conseguido ultrapassá-lo.

Marcos Lima
13 anos atrás

VALE LEMBRAR QUE OS OPALAS DA STOCK DE 1978 ERAM NA MAIORIA PREPARADOS NAS CONCESSIONARIAS, DEVIAMOS CONSULTAR O MESTRE INGO, SE NÃO ME ENGANO ELE CORREU A PRIMEIRA TEMPORADA COM UM ORIGINAL SEM PREPARAÇÃO NENHUMA….

PAULO TREVISAN
PAULO TREVISAN
13 anos atrás

O Paulão nem deveria andar num Opala réplica desses que não preza em nada a preparação mecânica e de chão.Um pilotaço desses não deve se expor e não tem mais nada a provar. Essa é a diferença que sempre digo.Fazer réplica bonitinha de Stock é barbada,baratinho, e dá para fazer às pencas! Agora fazer um com preparação mecânica digna e adequada é outra coisa. É o que dá mais trabalho e onde mais se gasta. E tem que testar e buscar gente que entende de suspensão principalmente. Essa é nossa filosofia e concepção no Museu do Automobilismo Brasileiro.

Mário Buzian
Reply to  PAULO TREVISAN
13 anos atrás

O Dr. Paulo Trevisan respondeu perfeitamente às minhas dúvidas…O Opala que se viu rodando em Interlagos era nada mais, nada menos do que um…Opala !!!
Sem a devida preparação de motor e suspensão, fica fácil deduzir como rodou no circuito…
A GRT deveria dizer que aquele era um “Tribute Car” , e não um legítimo Stock Car de 1979, aí todo mundo iria entender !!!

Dilor Celso Pariz
Dilor Celso Pariz
13 anos atrás

Mesmo sendo um Opala maquiado, e muuuuito bonito ver um desses na pista. FG, você poderia promover uma corrida só de Opalas, o que você acha? Já pensou “Opala Classic Cup”?

E.Martinez
E.Martinez
13 anos atrás

Quem acorda cedo domingo pra ver essas pataguadas e aqueles press-releases ridículos se fazendo passar por “avaliação automobilística?”

Até o Globo Latifúndio Rural merece mais respeito.

Edu H@rmel
13 anos atrás

Não vi a promoção, e li apenas alguns dos comentários… O que eu sei de ter visto os Opala na “Stock Paulista”, na qual eles foram “classe B” durante muitas temporadas: eles viravam na casa de 1:51, mas com slicks aro 18. Com os radiais, eu acompanho o “chute” do FG..

pedro alessandro
pedro alessandro
13 anos atrás

flávio,vc está certo,eu vi pela tv a atração, o opala era ruim mesmo,não fazia curva,e o pior ,eu saquei na hora que não era carro de corrida,num close que deram do motor ,dava pra ver nitidamente que o carburador era um DFV,original,dos opalas dos anos 70, nunca que um opalão da stock andaria tão lento.

JFO
JFO
13 anos atrás

O que a RGT não informou que dos dois carros o único Stock Car de verdade é o opala ( pois realmente era um carro de estoque ) e não aquela bolha .

Zé Dirceu
Zé Dirceu
13 anos atrás

O que gostei mesmo foi das “atravessadas” do Opalão.

Braulio Gerhardt
Braulio Gerhardt
13 anos atrás

Tá na cara que é um Opala comum pintado como carro de corrida. Não é preciso nem ver os tempos pra perceber isso.

Binão
Binão
13 anos atrás

Alguem se lembrou que naquela época a Stock corria naquele Interlagos que separava os homens dos meninos? Isto é, no circuito antigo com Curva 1, 2, e a 3 que muitos sentem frio na espinha ao lembrar ? Se este carro esta no circuitinho atual é uma dessas réplicas qualquer.

claudio aun
claudio aun
13 anos atrás

BOICOTE A STOCK,,,,,,, nós somos muitos, vamos propor um boicote a transmissaõ parcial da estapas da stock .só assim respeitaram seus aficcionados.
Como aqui é um ponto de encontro da macacada proponho ,este boicote ( com a devida permissaõ do Flavio),
este movimento deve e pode se estender a todo os sites existentes

Wagner
Wagner
13 anos atrás

Amigo Flávio,

Concordo contigo, pois estava em Interlagos e presenciei in loco o triste espetáculo.

Além do que você já comentou, era visível que o carro era muito ruim de chão.

E concordo com os blogueiros que entendem que o Paulão tirou o pé.

O seu ritmo caiu muito depois do Bico de Pato.

Por que será?

Abraços

Fernando Zimmermann
Fernando Zimmermann
13 anos atrás

caramba ter um blog movimentado como o seu deve da um trabalhão eim… ler cada comentário… moderalos ….postar tanta coisa…..então vai mais um comentário ai pra vc moderar hehhe
esse blog ta quase bão hehehe parabéns…uma curiosidade..o limite é gravado ou ao vivo…eses dias me borei de rir quando vc duas vezes quase derrubou a bancada kkkkkk

André
André
13 anos atrás

O Paulão deu uma regulada no pé.
Talvez por não pilotar há um bom tempo já,ainda mais o Opala.
Mas,se tivessem deixado ele treinar (no sábado?) com o Opala,talvez pudesse ter acertado a cambagem e até o cambio.
Aí,com o carro acertado e a diferença de 40s,a bolha da Peugeot não teria passado não.
Eu só não concordo com o nome da categoria,pois o ultimo stock car de verdade foi o Omega.

Fernando Zimmermann
Fernando Zimmermann
13 anos atrás

marquei 2:24:643

placa da caixa a placa da caixa….
pra vc ver como são as coisas kkkkk

Franco
Franco
13 anos atrás

Ah, tá na cara que o Opala não tem nem a metade da preparação dos seus tempo de glória. Senão, pelo menos, ele não sairia tanto de frente com aquela cambagem quase original.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Ainda bem que existem entendidos de plantão. Nem todos são bobos-alegres de plantão.

Thiago I.R
13 anos atrás

Arruma esse Opala pra correr sério mesmo, sem ser só pra exibição, põe um piloto novo aí, cheio de preparação física, magrinho… e faz o desafio de novo, pra ver se ele não dá um pau nesse Stock.

Antonio Luiz Siqueira
Antonio Luiz Siqueira
Reply to  Thiago I.R
13 anos atrás

Precisa piloto magrinho não, o Paulão é suficiente.

Luiz Colmenero
Luiz Colmenero
13 anos atrás

O carro do Paulão largou parado! Se o Meianov largar parado vai virar a volta em quase 3 minutos…

Um detalhe importante que o FG deixou passar, não dá pra comparar o tempo de volta de um carro que larga parado com um que vem embalado a mais de 200 km/h

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Luiz Colmenero
13 anos atrás

Mais um retardado que não se dá o trabalho de cronometrar.

Bala
Bala
13 anos atrás

Que beleza. Eu tinha um marrom metálico com motor cinza(novo) 6 canetos/carburador duplo a álcool. Arrebentei o cabo do velocímetro algumas vezes(só marcava até 180). Que fase linda.

Digo Garcia
13 anos atrás

ahhaah 280cv com carbura DFV original?

breno
breno
13 anos atrás

Flavio espero q o falecimento do Mestre Armando nao passe em branco em seu blog

Felippe Vieira
Felippe Vieira
13 anos atrás

o opala virou isso tudo, 2 e 25 mais saiu parado!!

Carlos Zanettini
Carlos Zanettini
13 anos atrás

NOSSA QUANTA BESTERIA!!!!!!!, CACETE, VAMOS DESCUTIR COM COISAS MAIS SERIAS!!!
POR ISSO ,QUE O AUTOMOBILISMO DO BRASIL TA UMA
PORCARIA, COMO TODO BRASILEIRO SO CRITICAMOS E NÃO FAZEMOS NADA.
FLAVIO GOMES VOCÊ COMO UM JORNALISTA SUPER
CONCEITUADO, NÃO FAZ MAIS ISSO COMPARAR
” CATRACA DE CANHÃO COM PINGA DE ALCATRÃO”.
PÒ PARA……….., DESCULPE MAS VOCÊ TEM MUITO MAIS
COISAS BOAS PARA AGREGAR SEU BLOG.

SILVIO DE ARACAJU
SILVIO DE ARACAJU
13 anos atrás

Vou propor à Globo refazer esse desafio, incluindo o Meianov.

Paulo "McCoy" Lava
Paulo "McCoy" Lava
13 anos atrás

Após pesquisas envolvendo corridas do então chamado “Torneio Nacional Chevrolet Stock Cars” — em Interlagos (circuito de 7.960 mts), descobri que, na primeira apresentação da categoria e 1979 (13/05/1979 –3a etapa), a média horária do vencedor, Affonso Giaffone, foi de 3min32seg.13.
Detalhe: naquela corrida, ainda utilizava-se gasolina. Posteriormente, quando o ‘circo’ da Stock retornou à SP, o combustível já era o álcool. Desta forma, na 8a etapa, dia 30/09/1979, Raul Boesel, autor da volta mais rápida, registrou como melhor passagem o tempo de 3min30seg.93. Just in case, adianto que o vencedor foi o Paulao Gomes, com o Opala #22 da equipe Gledson/Coca Cola — 18 voltas, 132,476 km/h.
Quanto à pole position desta corrida: 3min31seg.37 (estabelecida pelo Affonso Giaffone).
Espero que meus dados contribuam para o debate.
With kind regards,

Paulo “McCoy” Lava
Jornalista

Fabiano
Fabiano
13 anos atrás

O duro aqui é que tem um monte de comentarista de apartamento !!! o Jason Vôngoli disse uma bela verdade !!! os stock de 1979 eram praticamente 250s de rua com algumas preparações extremamente limitadas, concordo que o carro da exibição tava bem manco, mas um stock de 1979 novinho viraria no máximo uns 7s mais baixo. que é tempo pra burro !!!

Agora, que o Paulão tirou o pé no café tirou !!! e ainda por cima deu uma gozada no final… “Pô devia ter tirado o pé pra eu chegar mais perto” hahahahahaha…

Uma bela papagaiada pra “blobo” fazer firula… se fosse fazer direiro, como o Paulão levou até o laranja, teria que ter uma diferença de uns 25s… e ia ficar feito no Esporte Espetacular…

VITOR CARVALHO
VITOR CARVALHO
13 anos atrás

Nostalgias a parte, nao tem como comparar… peso, motor, cambio, pneus, freios, aerodinamica, pilotos, engenheiros, tecnologia, combustivel, tudo evoluiu e muito. Alem do carro ter quase o dobro de potencia…
Pessoal gosta de ser nostalgico… aff… deixem suas paixoes pelos antigos opalas de lado…
Para mim nao me espanta em nada…

Henrique BF
Henrique BF
13 anos atrás

É bom também considerar que o tempo da volta é marcado com o carro largando parado…

Carlos Sato
13 anos atrás

Independente de qualquer coisa, ver o Paulão Gomes abusando das zebras foi o melhor momento dessa corrida da Stock!!!

Carlos Eduardo Szépkúthy
13 anos atrás

Eu virei na última corrida da CCC com meu Puma original 2m23s sendo miha 4 corrida na vida…

Com toda certeza o carro não é um carro de corrida acertado, é um opala como qualquer outro…

Acredito que os Opalas no circuito de hoje iriam virar por volta de 1m56s, 1m58s

Tigrão
Tigrão
13 anos atrás

O dono do Opala acha engraçado pegar sucatas e pintar de “carro de corrida”. Tem doido prá tudo…

Jean
Jean
13 anos atrás

Pessoal, a evolução foi a seguinte:

– Stock Até 1981 – Motor 250S , carburador DFV e pneu radial – tempo interlagos antigo 3:29
– 1982 – 1983 – Motor 250 comando Isky 296 e weber 44, e pneu Slick pirelli. – Tempo 3:11
– 1984 – 1987 – comando Silpo 316 + spoilers – tempo 3:04

Eu acompanhei pessoalmente esta época.

Marcelo Rj
Marcelo Rj
Reply to  Jean
13 anos atrás

Perfeito!!!

Leonardo Lago
Leonardo Lago
13 anos atrás

“Shakedown 1979…”

Fábio Amparo
Fábio Amparo
13 anos atrás

A melhor coisa seria refazerem o comparativo. Mesmo sem a presença de um stock, apenas para compararmos os resultados.

Meu pai teve um barco com um motor 6 cilindros que havia sido utilizado nas corridas de lanchas na represa Billings, em Sâo Bernardo do Campo. Se não me engano, a categoria se chamava Craig Box… ou era o tipo dos barcos, não lembro direito.

O fato é que aquele motor tinha 3 carburadores Solex Corpo Duplo (se não me engano eram Solex 34) e tinha 290 cv, medidos em dinamômetro e tudo.

Acredito que um Opala Stock com esse níve de preparação poderia ter um tempo melhor, talvez abaixo dos 2 minutos.

Aí sim poderíamos ter uma comparação fiel. Da maneira como foi feita, não dá nem pra começar.

Abraços

Mário Gasparotto
13 anos atrás

Vamos lembrar que o Opala largou parado e não veio em volta lançada. A altura do carro já denuncia que ele não estava com o mesmo nível de preparação de 1979, e nem o Paulão acelera como a trinta anos atrás. Mas mesmo assim eu gostei! Foi diferente.

Marcos Henrique Reis
Marcos Henrique Reis
13 anos atrás

Mas fala que não foi bom ver o Opalão com a marca “Gledson”???

Falar nisso assim que ele entrou no “S do finado-que não-se-pode-citar-o-nome-dele-sem-ser-criticado” ele balançou feito os Opalões de rua mesmo… Quer dizer: acerto zero…

Jason Vôngoli
Jason Vôngoli
13 anos atrás

The real thing:

http://www.youtube.com/watch?v=NA9TGIWs4To

Notem as diferenças de comportamento nas curvas…

David
David
13 anos atrás

O Opala era um sem modificaçao isso explica o grande trabalho que o Sr.Paulo tinha em controla-lo em algumas curvas

Anderson Viana
13 anos atrás

Tomei a liberdade e fiz um post sobre o MeiaNove em meu blog.
http://vianablog.wordpress.com/2010/03/29/lada/

Abs