MENU

sábado, 27 de março de 2010 - 11:08F-1

AUSSIES (4)

SÃO PAULO (antes tarde…) – Acordei tarde. Mas quem viu o treino na madrugada também, então devem estar chegando todos agora. Que pole do Vettel, não? Logo que esse moleque começou a se destacar, escrevi uma coluna, ou um post, dizendo que ele já tinha feito mais que Senna. Comparando, claro, com o início de carreira dos dois. Quase fui para a forca em praça pública.

Bom, acho que esse menino tem potencial para ir além do que Senna foi, e de muitos outros pilotos na F-1. Uso Senna apenas como referência, não é nada pessoal, nem para provocar. Tião Alemão é muito novo e muito talentoso. Tem muito tempo pela frente. Faz, pela Red Bull, o que Schumacher fazia com a Benetton. Transformou um time médio num time de ponta. É façanha para poucos.

Meu candidato maior ao título ainda é Alonso. Pela experiência, pela competitividade, pela força da Ferrari. Mas torço muito para ver Vettel campeão logo. Sangue novo. Sangue bom. Cara que dá nome a carro de corrida, como ele faz com os seus, é sangue bom.

Já volto.

52 comentários

  1. mario aquino disse:

    Burrice é fazer o jogo do FG aqui no BLG como diz a GLB onde trabalho o MáximoB.

  2. Orlando Salomone disse:

    Carro de corrida é carro de corrida ontem, hoje e sempre. Não anda sózinho, não faz curva sózinho, não freia sózinho. Portanto dá, sim, para comparar pilotos de épocas diferentes. Cada um a seu tempo, tirava rendimento do equipamento que tinha. Neste sentido, Vettel é, sem dúvida, um grande piloto. Quem viver, verá.

  3. Vettel é excelente, sem dúvida alguma. Mas é preciso lembrar que por trás do carro tem o Adrian Newey, esse também, o melhor projetista de F-1 das últimas décadas.

  4. Vinicius disse:

    Qualquer comparação entre pilotos acaba se tornando enfadonha.

    Mas espero que esse blog não se torne uma caça aos fãs de um grande piloto.

    Apenas um grande piloto, assim como foi Piquet, Schumacher, Prost e tantos outros.

  5. Muchacho disse:

    Alguém precisa avisar o TiãoV que aquele dedinho dele indicando ser o primeiro é muito ridiculo e transparece arrogância, e ele faz inúmeras vezes na frente das câmeras.

  6. Flavio Almeida disse:

    Esse Vetel, promete, tem velocidade, simpatia e como vc falou acredita que os carros tem alma…isso é legal, sou fã dele tb acho que podemos ter Alonso Mister simpatia como Campeão neste ano, mas mais pela ferrari e não tanto por ele….

  7. Dorfão disse:

    O Flávio quem tá transformando a RBR em equipe grande é o engenheiro Adrian Newey e não o Vettel, o piloto vem fazendo um grande trabalho sim, mas sem o trabalho do engenheiro ele não seria capaz de andar na frente.

  8. Ivan Lima disse:

    Sei não. Não acho que o alemãozinho seja tudo isso. Vamos acompanhar.

  9. diego disse:

    po cara ou tu fuma muita maconha!!!!! ou cheira muito cuidado heim!!!

  10. Roberto Andrade disse:

    ehhehehe, sei, flavinho, hehehe, mas adoro essas suas envestidas. e eu acho, na boa, que o tião alemão (como você diz, hehe, tu és o melhor definidor do brasil) JÁ È melhor que Senna… aguardem, viúvas!

  11. Leandro disse:

    Ui! Ficou possesso por achar dono da verdade,e pressupor que é a pessoa capaz de comparar e concluir,uma coisa quase inconclusivel por questão de carros, épocas adversarios e equipamentos a disposição e contra,e achar assim que todos devem concordar com você!?
    E olha que você diz, que não gosta de comparar épocas diferentes,a proxima compara o melhor piloto da historia na minha opinião, Jim Clark com sua forma ou vai ou racha, ao Hamilton.
    Lamentável².

  12. Júlio César Bruno disse:

    E o Schumacão reclamando que foi fechado no treino? Ele tem que se tocar que a F1 não é mais como quando ele foi campeão, que só existia um carro- o dele. Acabou, Alemão.

  13. Alexandre Santa Bárbara disse:

    Bem, não quero aqui acirrar qualquer tipo de discussão sobre quem foi melhor ou deixou de ser. Opinião, cada um tem uma e tem de ser respeitada, mas parece-me inadequado comparar pilotos de épocas tão diferentes em um esporte como a F1 que tem os seus ciclos divididos por épocas distintas com seus campeões, mudanças de regulamento, inovações tecnológicas, mudanças de autódromos para cartodromos e outras anuances que sequer imaginamos existir. Não considero Senna um ser intocável ou que suas performances não podem ser discutidas, pelo contrário, mas em sua época acredito que ele tenha obtido resultados muito mais expressivos que qualquer um que ai esta, incluindo nisso o vovô Shumi. O problema é que hoje se tem uma dificuldade muito grande em reconhecer isso por parte de muita gente por estas mesmas pessoas considerar exagerado o destaque que se dá à Senna mesmo após tantos anos. É como se tudo o que ele tivesse feito na pista em seu tempo tivesse sido manchado pelo exagero das pessoas que fizeram de sua memória um negócio. Mas como disse, opinião é que nem (o), cada um tem o seu.
    Que Vettel é um piloto diferenciado, isso é indiscutível e muito em breve estará na mesma galeria que Senna e outros grandes. Mas essas comparações são descabidas e inadequadas. Ele será campeão superando os seus contemporaneos e não sendo melhor ou pior dos que construiram a história.
    FG, as vezes suas colocações em nada lembram o bom jornalista que você é, mas isso, também é uma opinião muito particular minha.

  14. vitão disse:

    comparação com o Senna deixa o povo mais nervoso do que dente molar com a raiz exposta.

  15. luiz Almeida disse:

    o flávio: as viúvas devem te adorar! rrrssss

  16. Edvaldo disse:

    Vettel VENCEU uma corrida em sua primeira temporada completa na F1, com uma equipe advinda da antiga Minardi.

    Antes disso, chegaria em segundo no GP do Japão com a mesma equipe, mas bateu sob bandeira amarela. No GP seguinte, marcou um 4º lugar. Melhor resultado da equipe até então.

    Senna não é intocável a ponto de não poder ser comparado. Pode sim, e isso que Vettel fez e está fazendo é tão ou mais impressionante do que Senna fez em seu início.

    Isso discutindo os números, claro. Se alguém conseguir números muito mais expressivos que os do Senna, aí a conversa já será outra. Será aquela velha de que “no tempo do Senna haviam grandes adversários” e essa baboseira de sempre.

  17. Leandro disse:

    A comparação mais absuda que li, da historia, lamentavel,como tem jornalista ruim!

  18. Hugo Faria disse:

    O vettel pode até ser melhor do que o Senna, mas não é melhor do que o grande Deus Kimi Raikkonen..
    aquele mesmo que tomou pau do Massa, mas aquilo só ocorreu pq a Ferrari não gosta de finlandês..
    Kimi, o gênio..o mito..volta Kimi! o maior piloto da história!

  19. ags disse:

    classificação da prova..resultado final……ALONSO…HAMILTON BARRICA……….WEBBER BOY……rosberg…button..kabyashi sun…zacarias massa……….. reclamando de tudo até mesmo das nuves de melbourne…e foi isso……………….ps..sobrinho do mito e lixa de graxa…deram apenas 25 voltas…………

  20. Rafael Chinini disse:

    eu e alguns colegas, já torciamos por ele logo que começou, pois demonstrava sim ser acima da média.

    épocas diferentes, coisas diferentes…talvez possa ser comparado com Senna sim. mesmo pq, também brilhou na chuva.
    não é a toa que comprei camisetas e outros da Toro Rosso.

  21. Mercedes disse:

    Paulo Barata concordo com vc, mas Schumacher sempre dividiu suas vitórias com a equipe, era comum o alemão apontar para toda equipe no pódio dividindo o sucesso, além de sempre cumprimentar cada membro da equipe, quando perguntavam sobre os recordes Schumacher sempre disse que para ele o que importava era o trabalho com a equipe. Dividir as vitórias com a equipe no pódio eu não me recordo de acontecer com Senna/Prost/Mansell/Piquet, se aconteceu foi caso isolado, eu mesmo não lembro, ou será que eles faziam tudo sozinho? A equipe é reconhecida pelo título de construtores e Schumacher deu isso a Benetton e Ferrari, na Beneton isso já era objetivo em 95, na Ferrari a partir de 96 foi pior, para a equipe era questão de honra!

  22. Mercedes disse:

    Hilário, agora tem gente que lembra dos “números” do Senna, ué pensei que os “números” não tivessem mais valor para os torcedores do Senna…ridículo! Vettel é o cara, mas esta muito longe de conseguir o que Schumacher fez na F1, o mesmo serve para Alonso na Ferrari, o velho alemão fez duas equipes que estavam em baixa serem campeãs no mundial de pilotos e construtores(alguém lembra de outro piloto?), agora vem para fazer a lendária Mercedes vencer corridas e depois brigar por títulos em 2011/2012 é uma questão de tempo, 2010 é só para tirar a “ferrugem”, com o tempo Schumacher vai deixar o carro como ele quer, logo volta a velha forma no volante, mesmo todo “enferrujado” a cada treino diminui a diferença para Nico sem subestimar, pelo contrário até agora só elogiou o trabalho de Nico! Falem o que quiser, mas com a volta de Schumacher a F1 fica muito mais interessante. Vettel tem uma longa jornada, comparar os primeiros anos de Vettel com Schumacher é válida, mas tecnicamente acho que a época de Schumacher em 91/92/93 foram mais difíceis, além disso Schumacher largou a Benetton em grande fase em 94/95 para pegar a decadente Ferrari, isso sim é um desafio, piloto com coragem para fazer o mesmo só Prost em 90, mas Schumacher teve sucesso e o francês não, foi até demitido da Ferrari em 91! Curioso é que tudo da certo para Vettel, o mesmo aconteceu com Schumacher, nem jogando praga(Galvão…cia) consegue barrar o sucesso dos alemães! Galvão vai ter que “engolir” muito o hino alemão por muito tempo(hilário ele torcer para outro alemão o Nico…rs). Bem feito, ele merece pela arrogância, prepotência e por sempre querer minimizar vários campeões dos últimos 16 anos! O Mala ficou destacando a diferença entre Rosberg e Schumacher o tempo todo no treino, mas esqueceu que o Massa estava levando uma baita surra do espanhol e ainda pediu para perguntar se a “asa” trazeira foi a culpada(no mínimo achou que a culpa foi da equipe), mas Massa teve personalidade e disse que o problema foi sua dificuldade em acertar o carro, parabéns ao Massa, não é o fim do mundo ficar atrás de Alonso, o jogo é assim e ele pode reverter na corrida, se não der vamos para a “próxima” sem chôro como sempre fazia o Rubinho, que sempre colocava a culpa em algo sem admitir que tinha dificuldade de superar as adversidades! Quem quiser ir pela boca do Galvão “dor de cotovelo” Bueno, que vá, pois ele nunca quer mostrar a realidade dos fatos! Galvão não subestime Schumacher, ele já calou sua boca centenas de vezes, vc quer mais? Aguarde o velho alemão…

    Impressionante como o Schumacher incomoda milhares de cotovelos roxo…rsrs

    Adoro isso…

  23. Uma follower alemã cocotinha que tenho no twitter curte F1 e é fanzoca do Tião Vatião. Perguntei se o cara era ídolo lá e a resposta é que a garotada curte horrores.

    Ele tem toda a caixa de ferramenta pra construir uma bela carreira de piloto e ídolo.

    E pra mim pessoalmente, o único motivo para me orgulhar da minha querida Renault. Pois o Petrov tá foda né bolchevique? É o Satoru Nakagima do Goulag.

  24. Carlos Eduardo disse:

    Olá Flavio !

    Você se enganou ….. em uma coluna sua de 2007, vc disse que, na sua opinião, Vettel já tinha feito mais do que HAMILTON e não que Senna ….. segue abaixo o link de sua coluna ….

    http://ultimosegundo.ig.com.br/paginas/grandepremio/materias/460001-460500/460173/460173_1.html

    Acho que, para fazer mais do que Senna fez, ele ainda precisa de uns 3 titulos mundiais, umas 66 poles e algo mais …. rsrs …. mas com a concorrência de alto nível que ele tem enfrentado, como Alonso, Hamilton, Kubica, Massa e companhia, se ele conquistar 3 Titulos, já terá feito mais do que Schumacher, que ganhou pelos menos uns 5 títulos com uma Ferrari de outro planeta e disputando apenas com um “fiel escudeiro” Rubens Barrichello …. que até abria pra ele passar ….

    Abraços ….

    • Flavio Gomes disse:

      Procure no sistema de busca “Vettel e Senna”, ou o contrário.

    • Carlos Eduardo disse:

      É verdade, não lembrei desta … é que me veio em mente a coluna mais antiga ….

      http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2008/09/16/senna-e-vettel/

    • Carlos Eduardo disse:

      Aliás …. não vejo problema algum em comparar Senna com Vettel …. acho até que se Senna estivesse vivo, se sentiria orgulhoso com tal comparação ….
      Vettel é um grande piloto e, como ainda é muito jovem, pode sim ir mais longe que Senna …. ele já está trilhando esse caminho …. mas ainda tem uma boa caminhada pela frente …. não acredito que consiga bater os recordes de Schumacher (que o conseguiu em condições muito especiais, com ótimo carro e baixa concorrencia, e afirmar isso não é “pachequice”), mas como acho que a análise de um bom piloto vai além dos números, acredito que Vettel pode se mostrar, no futuro, um piloto até melhor do que o velho Schumy ….

  25. Bronca disse:

    “Uso Senna apenas como referência, não é nada pessoal, nem para provocar” – sei, você nem gosta disso…

  26. Paulo Barata disse:

    Vettel e Schumacher são fantásticos mas não dar créditos as equipes pela ascenção é forçar um pouco a barra, Gomes.

    É como se o corpo técnico não tivesse influência nenhuma no processo de melhora do carro e estrutura.

    Sabemos que você é fã de pilotos alemães. Só não precisa exagerar para defender isso.

  27. Getúlio. disse:

    Bobagem.

    Senna em sua primeira temporada destacou-se muito. Meteu pódio em 3 corridas e deu show em Monaco ultrapassando muita gente grande.

    Em seu segundo ano, na Lotus, fez milagres e chegava a disputar com os grandes….Vettel, ano passado, tinha o segundo carro do grid. Senna, em sua segunda temporada, não tinha. Fazia belas corridas no braço mesmo.

    É muito cedo para compara-lo ao Senna.

    Abraços.

  28. Fernandofn disse:

    Não acho que ainda seja possível comparar Vettel com Senna. O Senna não iria tomar conhecimento do Webber, coisa que o Vettel teve dificuldades em 2008.

  29. João Vitor disse:

    Assinado em baixo FG, o Vettel desequilibra, e traz com ele o Webber, que não quer ficar pra trás em casa, e com isso faz a Red Bull ficar fortíssima. Lembra mesmo a Benetton de 94, contra o favoritismo imenso da tão esperada dupla Senna/Williams, na época o motor Ford não era dos melhores mas o carro era muito bom, assim como o carro da Red Bull… Revemos os mesmos elementos em filmes diferentes, 16 anos depois. Ótima sensação, vamos ver o que o motor Renault apronta pra eles, caso contrário dá Vettel, ou Webber, que chega a ser mais consistente mas não tão genial.

    De resto, o Massa comeu bola, mas tem problema no carro, isso não é normal, o Rubens foi bem na medida do possível e o Shoe Maker, personagem da historinha de 94, foi razoável, mas aposto minhas fichas que ele manda o Rosberg pro ralo na corrida. Button razoável, Alonso tem boas chances (lembre-se do motor Renault da Red Bull) e o Hamilton que você apostou tanto sefu… A, temos uma Force India lá também…

    boa corrida para nós Mestre dos Magos.

  30. É verdade.. o Cara chama os carros com nomes de mulher. HAHAHAAH. Sebastião Vettel.

    O novo Schumacher, muito melhorado.

  31. Antonio disse:

    Se você for comparar os números verá que ele não fez mais do que Senna. Mas é um talento. Está com o melhor carro e pode ser campeão.

  32. Lucas Mera disse:

    Quem ouviu o Galvão falar Virgin logo no começo da transmição??? Me matei de rir aqui

  33. Júlio Rodrigues disse:

    Realmente o Vettel é muito bom, o mais talentoso do grid sem dúvidas. Mas quem fez a RedBull crescer foi um cara chamado Adrian Newey, contratado em 2007, ele é o maior projetista aerodinâmico de toda a história. Com ou sem Vettel, foi Newey quem fez da RedBull o que ela é hoje.

    Abraço.

    • MENDES disse:

      Parte deste suscesso tbem se deve ao seu forte propulsor.
      Tendo entrado na F1 em 2005 com motores Cosworth, a Red Bull mudou para os motores Ferrari em sua segunda temporada antes de começar o seu acordo com a Renault para a temporada de 2007. “coincidentemente” foi o ano de sua ascençao…

  34. Vaaalney disse:

    Além de ótimo piloto, é engraçado. Tem um cara de zé ruela =D
    Sem falar que tem uma prima gatinha que vai correr em Le Mans.

  35. Mauricio disse:

    E o melhor de Vettel: parece cultivar uma competitividade sadia, coisa que pouquíssimos campeões, como Hakkinen e o Emerson, conseguiram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>