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sábado, 27 de março de 2010 - 11:39F-1

AUSSIES (6)

SÃO PAULO (boa!) – E para fechar sobre a classificação, polêmicas à vista. A primeira, menos importante. Schumacher foi a Charlie Whiting para pedir que se faça algo sobre a questão dos pilotos que atrapalham aqueles que estão em voltas rápidas. Ele reclamou de Alonso e Hamilton. Mas evitou ataques pessoais. Referiu-se às equipes, que não avisam seus pilotos, quando estão retornando aos boxes, que tem alguém chegando numa flying lap. Considerou-se prejudicado. No Parque Fechado, foi ao cockpit de Alonso conversar com o espanhol.

Acho que não dá em nada.

A outra já é mais forte. O diz-que-diz do paddock agora é que a Red Bull tem uma espécie de suspensão ativa. Na verdade, nada eletrônico cheio de sensores, como aquelas dos anos 90. Mas um sistema engenhoso de catracas (quem tem carro rebaixado sabe como é)  que mantem o carro com a mesma altura do solo, esteja ele sem nada de gasolina, como na classificação, esteja ele abarrotado de combustível, como na corrida.

Explico. Entre a classificação e a corrida, as equipes não podem mexer nos carros. Nada de regulagens na suspensão, portanto. No máximo, calibragem de pneus. Assim, têm de sacrificar algo no sábado, porque na largada seus carros estarão mais baixos, com o peso da gasolina. Na classificação, eles ficam mais altos do que precisariam. No domingo, com o peso, voltam à altura ideal em relação ao asfalto.

A Red Bull teria um sistema que vai controlando essa altura independentemente do peso que se carrega de combustível. Assim, mesmo com o carro levinho, ele vai colado no chão. Enfia gasolina, mexe na catraca, sobe um pouco a suspensão, e ele fica na mesma altura, mesmo pesado. Estou descrevendo o sistema bem a grosso modo. Claro que é mais sofisticado que isso.

Está cheio de gente desconfiada. E pedindo esclarecimentos à FIA.

101 comentários

  1. hanle disse:

    Pra acabar com as voltas lentas pós marcação de tempo, sugeriria começar a cronometrar as voltas no setor 3 da pista.
    Assim, o piloto sai dos boxes, aquece pneus nos setores 1 e 2 e começa no 3. Faz o 3, cruza a linha de chegada, faz o 1 e o 2 terminando a volta. Pra chegar nos boxes faz o 3 novamente e pronto.
    Deste modo precisaria só de 2 voltas pra fazer uma e não três.
    E não precisaria ficar uma volta inteira andando devagar pra economizar gasolina.

  2. Orlando Salomone disse:

    Estou lendo este post depois da corrida, portanto já se viu a falha no carro de Vettel. Me corrija se estiver errado, mas tive a nítida impressão que a roda dianteira direita travou, por conta de um abaixamento na suspensão traseira esquerda. Por isso, faria sentido esta estória de suspensão auto-regulável, que, no caso, teria falhado. Tô errado?

  3. HJB disse:

    O DELGADO, VOCÊ ESCREVENDO PARECE UM TREM EM PÁTIO DE MANOBRAS !!! SEMPRE VOLTA PARA O MESMO LUGAR. DEVES SER MAIS UMA DAS MILHÕES DAS VIÚVAS DE SENNA. QUE O PROST QUE O DIGA…

  4. marco a giosa disse:

    A globo tem que tirar o galvao , ele gagueja muito pra falar uma frase ele repete de 3 a 4 vezes.

  5. Delgado disse:

    O alemaozinho, não é burro, como certos admiradores dele. Ele sabe que tem de tentar eliminar a concorrenci.a, como sempre fez, quando a teve. Claro que isso nunca foiu problerma para alguem que nunca teve de enfrentar ninguem, e agora se ve atordoado. Esta e vai continuar tomando tempo do Rosberg. Hoje não é mais como sempre foi na sua carreira, principalmente quando começou a ganhar algo, a partir de maio de 1994.

  6. Galvão disse:

    Acorda Fl[avio Gomes! Posta aí!

  7. davi pisani disse:

    e nao eh que o nosso velho blogador acertou o vencedor da prova!!!

  8. Marcelo Sousa - Montreal QC disse:

    Olha a Lada chegando em segundo….wow….

  9. sergio disse:

    o Bueno acabou de falar em luz de ferio do Massa ? uau!!!!

  10. guilherme disse:

    Talvez já comentado, mas alguém mais reparou que a RGTV, representada pelo locutor oficial, está chamando a Virgin de “a equipe onde o Lucas Di Grassi corre”?

    Isso sim que é solução.

  11. Lipe disse:

    Flavio,

    Parabéns pelo artigo curioso e informativo! Acho que está postura agregará muito mais a sua peooas e a nos leitores, do q

  12. Henri disse:

    acredito que o Schumacher (mesmo nao gostando dele) tem razao, tem direito de com 7 titulos reclamar ainda mais nesse sistema de classificaçao por eliminaçao, o qual ele nao teve no passado.mas que nao vai dar em nada ah isso creio que nao vai mesmo. ele q tera que dar os pulos dele p evitar os lentos na pista.

  13. E você já teve carro rebaixado, Flavio? hahaha.

  14. Marcelo disse:

    Sinceramente, eu gostava dos treinos com volta lançada. Esse burburiu na pista é um pé no saco e não acrescenta em nada a emoção do treino. Pelo contrário, fica confuso e sem sentido, pq se é pra testar a máxima performance, a pista deve estar livre e desempedida e não parecendo a marginal tietê 6 da tarde.

    O Schumacher tá chorando sim, mas q é um porre do kct esse formato de treino é…. Não faz o menor sentido.

    No mais, o Vettel deve dominar a corrida sem ninguém azucrinar, nem mesmo o Webber.

    Pelo menos a pista da Austrália garante um pouco mais de movimentação.

    O Barrica parece confiante. Tá dizendo por aí q a Williams / Ford / Corsorth é o melhor 1.0 do mercado e faz 28 km/l. Economia q se sente na pista. Boto fé.

    O Hamilton precisa amadurecer um pouco. Tá na fase do oba-oba ainda. Ele é novinho ainda.

    Torço pro Senna não fazer uma passagem vergonhosa pela F-1. Essa equipe já deu mostras de ser desorganizada, amadora, sem estrutura e o carro saiu uma merda. Vaza até óleo, tipo fusca com baixa compressão. Q ele ejude a evoluir a equipe ou corra dela o mais rápido possível.

    No mais é tentar ver a corrida e não dormir.

  15. porsche 917 disse:

    Se descobrirem algo passível de punição na Red Bull, a equipe mais beneficiada será a Ferrari, que está na cola deles; e é aí que mora o perigo, pois na presidencia da FIA está Jean Todt; sei não se este choro não provém do Montezemolo. Fiarrari back again! Quanto ao Xume, o que estamos vendo com a choradeira, é que o pau que ele tá levando sistematicamente já o esta incomodando. É facil ser genio, mega campeão com equipamento forte, aliado muitas vezes com a proteção dos donos do circo; quero ver, como diz o babão bueno, ele “tirar coelho da cartola”, com equipamento mediano. Acorda Xume, o teu tempo já foi, o eleito da vez é o Choronso, outra mala.

  16. Flavio Almeida disse:

    Pois é uma vez Rei…sempre Rei…será que é mesmo!!!! O Alemão ainda esta se achando…que fique esperto com o pessoal que volta pro Box, pois na sua epoca era ele quem dava uma dessas vc´s não lembram!!! Pode reclamar a vontade o mundo é dos espertos….que seja mais…hahaha. E falando de esperteza…olha ai os Red´s com mais uma artimanha….mecanica…será que o pessoal da Fia vai vetar a engenhoca….ou o pessoal das outras equipes vai copiar….e ao FG o que vc acha??? To mais pra seguir o que deu certo…vc sabe que no Box uma lata de merda em cima do capo faz milagres, e ai todos copiam e colocam a mesma lata…rs. Parabens ao Adrian que deve ter tido um fusca na sua adolecencia e montou isso ai nos carros da equipe. Que todos corram pra acalçar as red´s…

  17. MARCELO RICARDO DA SILVA disse:

    ASSIM FICA DIFICIL… O ANO PASSADO A FERRARI NÃO IA…AGORA VAI… MAS PELO JEITO…. VAMOS TER QUE NOS CONTENTAR SEMPRE COM O VICE… ATÉ QUANDO??

  18. Silvio Taka disse:

    Fazendo isso, fica difícil haver competitividade entre pilotos. Vence aquele que tiver o melhor carro, com as melhores soluções. Os pilotos não conseguem mais usar o famoso ‘braço’, os carros estão acima disso.

  19. Wagner Campos disse:

    Á propósito , foi impressão minha ou o Galvão ontem falou Virgin? Deve tá repercutindo essas críticas sobre essa sopa de letrinhas q a globo inventou…
    Bem, eu duvido q vai responder minhas perguntas, mas n custa fazê-las: Vc que o conhece, o q pensa do Galvão narrador da f1? Realmente reconheço seus exageros e sua prepotencia, mas me acostumei a assisti-lo desde q comecei a ver as transmissões de f1 em 1990 e acho estranho qdo é substituido por qlqer outro narrador. O pessoal só critica, mas n conheço narradores melhores por aí n… Podem me zuar, mas opinião é opinião.

  20. Wagner Campos disse:

    Flávio, pergunta de um leigo mas q curte pra caramba a f1: Após ultrapassado o número de trocas de motores na temporada a cada troca o piloto perde 10 posições no grid, mas e pra essa galera que só larga no fundão (leia-se “novatas”), qual seria a punição? Só o rombo no orçamento?

  21. Valdner disse:

    Se as outras equipes querem evitar esse tipo de coisa, então que produzam chassis padrão para todos como é a Indy e evitem que todas adicionem ou modifiquem qualquer coisa. Mas já que não é assim, deixem Adrian Newey e os engenheiros geniais trabalharem e parar de vez com chorôrô.

  22. Joel_RS disse:

    Isso é mimimi de perdedor.
    No final será o mesmo que a história do “double-decker difuser” da Brawn ano passado.
    Quero vero Vettel ganhar!

  23. Raphael F1 disse:

    E o pessoal da Red Bull está dando um show nas outras equipes. Torço muito para q o Vettel esse ano seja campeão!!

  24. Peixe disse:

    A Lotus 72 não tinha uma coisa assim? Acho que era na barra de torção.
    Não tenho tanto conhecimento pra explicar ou ter certeza.

    Quanto à reclamação do Schummy, tudo bem ele reclamar de gente que vai voltar pros boxes e tá andando devagar. Enquanto não reclamar dos carros lentos por natureza, tá ótimo!

  25. Sandro Auzani disse:

    Ninguem falou ainda sobre o GB chamar a VRT de Virgin no início da transmissão do treino. Será que eles viram que estão sendo ridículos com esta sopa de letrinhas? Mas ai voltou tudo ao normal com RBR, STR .

  26. Marcelo David Macedo disse:

    Nada como a simplicidade. Não entendo picas de carro de corrida, mas entendi perfeitamente como funciona o sistema.

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