AUSSIES (6)
SÃO PAULO (boa!) – E para fechar sobre a classificação, polêmicas à vista. A primeira, menos importante. Schumacher foi a Charlie Whiting para pedir que se faça algo sobre a questão dos pilotos que atrapalham aqueles que estão em voltas rápidas. Ele reclamou de Alonso e Hamilton. Mas evitou ataques pessoais. Referiu-se às equipes, que não avisam seus pilotos, quando estão retornando aos boxes, que tem alguém chegando numa flying lap. Considerou-se prejudicado. No Parque Fechado, foi ao cockpit de Alonso conversar com o espanhol.
Acho que não dá em nada.
A outra já é mais forte. O diz-que-diz do paddock agora é que a Red Bull tem uma espécie de suspensão ativa. Na verdade, nada eletrônico cheio de sensores, como aquelas dos anos 90. Mas um sistema engenhoso de catracas (quem tem carro rebaixado sabe como é) que mantem o carro com a mesma altura do solo, esteja ele sem nada de gasolina, como na classificação, esteja ele abarrotado de combustível, como na corrida.
Explico. Entre a classificação e a corrida, as equipes não podem mexer nos carros. Nada de regulagens na suspensão, portanto. No máximo, calibragem de pneus. Assim, têm de sacrificar algo no sábado, porque na largada seus carros estarão mais baixos, com o peso da gasolina. Na classificação, eles ficam mais altos do que precisariam. No domingo, com o peso, voltam à altura ideal em relação ao asfalto.
A Red Bull teria um sistema que vai controlando essa altura independentemente do peso que se carrega de combustível. Assim, mesmo com o carro levinho, ele vai colado no chão. Enfia gasolina, mexe na catraca, sobe um pouco a suspensão, e ele fica na mesma altura, mesmo pesado. Estou descrevendo o sistema bem a grosso modo. Claro que é mais sofisticado que isso.
Está cheio de gente desconfiada. E pedindo esclarecimentos à FIA.
Pra acabar com as voltas lentas pós marcação de tempo, sugeriria começar a cronometrar as voltas no setor 3 da pista.
Assim, o piloto sai dos boxes, aquece pneus nos setores 1 e 2 e começa no 3. Faz o 3, cruza a linha de chegada, faz o 1 e o 2 terminando a volta. Pra chegar nos boxes faz o 3 novamente e pronto.
Deste modo precisaria só de 2 voltas pra fazer uma e não três.
E não precisaria ficar uma volta inteira andando devagar pra economizar gasolina.
Estou lendo este post depois da corrida, portanto já se viu a falha no carro de Vettel. Me corrija se estiver errado, mas tive a nítida impressão que a roda dianteira direita travou, por conta de um abaixamento na suspensão traseira esquerda. Por isso, faria sentido esta estória de suspensão auto-regulável, que, no caso, teria falhado. Tô errado?
O DELGADO, VOCÊ ESCREVENDO PARECE UM TREM EM PÁTIO DE MANOBRAS !!! SEMPRE VOLTA PARA O MESMO LUGAR. DEVES SER MAIS UMA DAS MILHÕES DAS VIÚVAS DE SENNA. QUE O PROST QUE O DIGA…
A globo tem que tirar o galvao , ele gagueja muito pra falar uma frase ele repete de 3 a 4 vezes.
O alemaozinho, não é burro, como certos admiradores dele. Ele sabe que tem de tentar eliminar a concorrenci.a, como sempre fez, quando a teve. Claro que isso nunca foiu problerma para alguem que nunca teve de enfrentar ninguem, e agora se ve atordoado. Esta e vai continuar tomando tempo do Rosberg. Hoje não é mais como sempre foi na sua carreira, principalmente quando começou a ganhar algo, a partir de maio de 1994.
Acorda Fl[avio Gomes! Posta aí!
e nao eh que o nosso velho blogador acertou o vencedor da prova!!!
Olha a Lada chegando em segundo….wow….
ops freio
o Bueno acabou de falar em luz de ferio do Massa ? uau!!!!
Talvez já comentado, mas alguém mais reparou que a RGTV, representada pelo locutor oficial, está chamando a Virgin de “a equipe onde o Lucas Di Grassi corre”?
Isso sim que é solução.
Flavio,
Parabéns pelo artigo curioso e informativo! Acho que está postura agregará muito mais a sua peooas e a nos leitores, do q
acredito que o Schumacher (mesmo nao gostando dele) tem razao, tem direito de com 7 titulos reclamar ainda mais nesse sistema de classificaçao por eliminaçao, o qual ele nao teve no passado.mas que nao vai dar em nada ah isso creio que nao vai mesmo. ele q tera que dar os pulos dele p evitar os lentos na pista.
E você já teve carro rebaixado, Flavio? hahaha.
Sinceramente, eu gostava dos treinos com volta lançada. Esse burburiu na pista é um pé no saco e não acrescenta em nada a emoção do treino. Pelo contrário, fica confuso e sem sentido, pq se é pra testar a máxima performance, a pista deve estar livre e desempedida e não parecendo a marginal tietê 6 da tarde.
O Schumacher tá chorando sim, mas q é um porre do kct esse formato de treino é…. Não faz o menor sentido.
No mais, o Vettel deve dominar a corrida sem ninguém azucrinar, nem mesmo o Webber.
Pelo menos a pista da Austrália garante um pouco mais de movimentação.
O Barrica parece confiante. Tá dizendo por aí q a Williams / Ford / Corsorth é o melhor 1.0 do mercado e faz 28 km/l. Economia q se sente na pista. Boto fé.
O Hamilton precisa amadurecer um pouco. Tá na fase do oba-oba ainda. Ele é novinho ainda.
Torço pro Senna não fazer uma passagem vergonhosa pela F-1. Essa equipe já deu mostras de ser desorganizada, amadora, sem estrutura e o carro saiu uma merda. Vaza até óleo, tipo fusca com baixa compressão. Q ele ejude a evoluir a equipe ou corra dela o mais rápido possível.
No mais é tentar ver a corrida e não dormir.
Se descobrirem algo passível de punição na Red Bull, a equipe mais beneficiada será a Ferrari, que está na cola deles; e é aí que mora o perigo, pois na presidencia da FIA está Jean Todt; sei não se este choro não provém do Montezemolo. Fiarrari back again! Quanto ao Xume, o que estamos vendo com a choradeira, é que o pau que ele tá levando sistematicamente já o esta incomodando. É facil ser genio, mega campeão com equipamento forte, aliado muitas vezes com a proteção dos donos do circo; quero ver, como diz o babão bueno, ele “tirar coelho da cartola”, com equipamento mediano. Acorda Xume, o teu tempo já foi, o eleito da vez é o Choronso, outra mala.
Pois é uma vez Rei…sempre Rei…será que é mesmo!!!! O Alemão ainda esta se achando…que fique esperto com o pessoal que volta pro Box, pois na sua epoca era ele quem dava uma dessas vc´s não lembram!!! Pode reclamar a vontade o mundo é dos espertos….que seja mais…hahaha. E falando de esperteza…olha ai os Red´s com mais uma artimanha….mecanica…será que o pessoal da Fia vai vetar a engenhoca….ou o pessoal das outras equipes vai copiar….e ao FG o que vc acha??? To mais pra seguir o que deu certo…vc sabe que no Box uma lata de merda em cima do capo faz milagres, e ai todos copiam e colocam a mesma lata…rs. Parabens ao Adrian que deve ter tido um fusca na sua adolecencia e montou isso ai nos carros da equipe. Que todos corram pra acalçar as red´s…
ASSIM FICA DIFICIL… O ANO PASSADO A FERRARI NÃO IA…AGORA VAI… MAS PELO JEITO…. VAMOS TER QUE NOS CONTENTAR SEMPRE COM O VICE… ATÉ QUANDO??
Fazendo isso, fica difícil haver competitividade entre pilotos. Vence aquele que tiver o melhor carro, com as melhores soluções. Os pilotos não conseguem mais usar o famoso ‘braço’, os carros estão acima disso.
Á propósito , foi impressão minha ou o Galvão ontem falou Virgin? Deve tá repercutindo essas críticas sobre essa sopa de letrinhas q a globo inventou…
Bem, eu duvido q vai responder minhas perguntas, mas n custa fazê-las: Vc que o conhece, o q pensa do Galvão narrador da f1? Realmente reconheço seus exageros e sua prepotencia, mas me acostumei a assisti-lo desde q comecei a ver as transmissões de f1 em 1990 e acho estranho qdo é substituido por qlqer outro narrador. O pessoal só critica, mas n conheço narradores melhores por aí n… Podem me zuar, mas opinião é opinião.
Flávio, pergunta de um leigo mas q curte pra caramba a f1: Após ultrapassado o número de trocas de motores na temporada a cada troca o piloto perde 10 posições no grid, mas e pra essa galera que só larga no fundão (leia-se “novatas”), qual seria a punição? Só o rombo no orçamento?
Se as outras equipes querem evitar esse tipo de coisa, então que produzam chassis padrão para todos como é a Indy e evitem que todas adicionem ou modifiquem qualquer coisa. Mas já que não é assim, deixem Adrian Newey e os engenheiros geniais trabalharem e parar de vez com chorôrô.
Isso é mimimi de perdedor.
No final será o mesmo que a história do “double-decker difuser” da Brawn ano passado.
Quero vero Vettel ganhar!
E o pessoal da Red Bull está dando um show nas outras equipes. Torço muito para q o Vettel esse ano seja campeão!!
A Lotus 72 não tinha uma coisa assim? Acho que era na barra de torção.
Não tenho tanto conhecimento pra explicar ou ter certeza.
Quanto à reclamação do Schummy, tudo bem ele reclamar de gente que vai voltar pros boxes e tá andando devagar. Enquanto não reclamar dos carros lentos por natureza, tá ótimo!
Ninguem falou ainda sobre o GB chamar a VRT de Virgin no início da transmissão do treino. Será que eles viram que estão sendo ridículos com esta sopa de letrinhas? Mas ai voltou tudo ao normal com RBR, STR .
Nada como a simplicidade. Não entendo picas de carro de corrida, mas entendi perfeitamente como funciona o sistema.
Caro Flávio, durante todo o treino, e após, Galvão admirou-se da diferença de tempo entre Alonso e Massa. Nós também. Pergunto então: eles formam uma equipe ou não? Porque se formam, as informações de um deviam servir pro outro, de modo que os dois sempre fossem bem colocados no grid e nacorrida. Se as equipes, de Alonso e Massa, são independentes, isto é, não trocam informações entre si, então Massa é tecnicamente inferior a Alonso, e Nelsinho Piquet tinha razão em sempre estar atrás do espanhol? Aguardo um comentário seu. Abraços de João Pessoa/PB
Não sou fã do Schumi, mas concordo com os “mais lentos”…
Aliás, ele mesmo parece ter feito algo assim em Mônaco, se lembram?…rs
Quanto à suposta suspensão ativa da Red Bull, seria um sistema parecido com os ajustes feitos nos carros da Nascar?
Colocam a chave nos parafusos pelo parabrisas traseiro e apertam ou soltam…
Mais um engenho do Newey…
Talves seja algo parecido
http://www.streetfire.net/video/bose-electromagnetic-suspension-really-cool-and_112788.htm
Parce que o alemão tem lógica pessoal:
Em Monaco, atrapalhar um espanhol, pode. Na Australia, atrapalhar um alemão é pecado mortal.
Um piloto tão “limpo” como o alemão tem moral pra reclamar…. ou ele tira o cara da corrida.
A ESQUADRA ALEMÃ ESTÁ SE POSICIONANDO, POIS ENTRE OS DEZ PRIMEIROS 4 SÃO ALEMÃES. AGORA JÁ COMEÇA O CHORORO EM VIRTUDE sic DA SUSPENÇÃO DO CARRO DO VETTEL ESTAR ALTERADA. SE FOSSE O MASSINHA OU NO DO RUBINHO, NEM SE TOCARIA NO ASSUNTO.
Torço para o Kubica. Afinal, o carro da LADA-RENAULT tem as MINHAS cores… ; )
Mas se o sistema é mecânico, qual o problema???
É só um cara pensar em uma alternativa brilhante que ninguém pensou para começar a choradeira?
Eles que contratem um projetista melhor.
O Schumi é botafoguense? Esse chororô parece coisa de botafoguense.
Caro “FGR”, o que o narrador oficial da F1 para o Brasil tem contra o Hamilton? Só vi o Q3, mas ainda deu para ouvir uma de suas pérolas ao dizer que o Hamilton nao vingou na F1 e que nao merecia o título de 2008. O que ele quer do rapaz? Em três temporadas foi o mais jovem campeão, vice e já tem números melhores que muita gente. O campeonato de 2008 era do massa por que o Nelsinho Jr bateu ? Se não fossem as punições absurdas na Bélgica e no Japão, o Hamilton tinha chegado no Brasil campeão. E a geração do ingles é a mesma do Rosberg, Piquetizinho, Kova, etc…E nao o Massa. Poxa voltando ao assunto do Senna. Eu torcia por ele porque quiz e não por amor à pátria e essas bobagens, antes torcia pelo Villeneuve e Rosberg porque nao simpatizava com o Piquet. Assim como torci pelo Raikkonen, Montoya, D Hill, Sato etc… Infelizmente nao temos opçoes de mudar de canal. Bem que o Bispo podia comprar os direitos da F1 (rsss), Abs. Aposto no Alonso de novo.
Boa tarde galera!!!
Alguem mais ouviu o Galvão Bueno ou ” GBT” falando VIRGIN e não “VRT”?
polêmicas
Melhor o Schumacher ir chorar na cama, que é lugar quente.
Está claro que o Alonso já é o dono da Ferrari, a equipe inteira já está trabalhando só pra ele e não vê isso quem não quer ! O Massa levou um pau do Alonso na última corrida, levou uma coça nos treinos em Melbourne e na corrida vai levar outro couro!! Temos que ser realistas, o Zacarias está fadado a ser um novo Rubinho, o segundão da Ferrari, o fiel escudeiro de Alonsito… Pelo visto aprendeu bem com Rubinho a dar desculpas esfarrapadas após seus fracassos, na última corrida foi o motor que aqueceu demais e bebeu toda a gasolina, nesse treino foram os pneus que não aquecerem direito e o acerto do carro que não estava de acordo com seu estilo de pilotagem… Quero ver depois da corrida qual vai ser a nova desculpinha do Zaca !! É duro dizer isso mas o Brasil atualmente é o país dos segundões…
Se muda a altura/ângulo, é uma alteração na suspensão, sim.
Vai depender da linha que falar sobre o quão automáticas estão proíbidas tais regulagens nas suspensões.
Se estiver escrito SÓ “eletronicamente ajustáveis” e a gambiarra for mecânica, tá limpo.
Se estiver escrito “auto-ajustáveis”, perdeu, playboy.
Ross Brawn reclamando é dose. Depois do difusor deveria ficar caladinho.
schumacher é bem cara de pau hein.., nao que nao tenha razao, mas sera que ele nao lembra de Monaco 2006?
O regulamento diz que não poderão ser feitas alterações nas suspensões dos carros entre a classificação e a corrida. Mas o que a Red Bull fez foi criar um mecanismo que regula automaticamente a altura da suspensão de acordo com o peso da gasolina. Ninguém está mexendo no acerto, e, nesse quesito, o regulamento está sendo cumprido. Acho que morrendo de medo de levar uma sova da Red Bull e já estão querendo encontrar justificativas.
Pelo que entendi é um sistema quase parecido com o do “steady cam” ou seja, molas, catracas e amortecedores.
Tudo que uma suspensão precisa ter para funcionar.
Cara, VC parece ser habituê dos bastidores da RBR! Sabe coisa que nem gente das outras equipes ainda sabem!… Picionante…
Vettel não ganha, é piloto mediano. Vence Alonso novamente e o Massinha vai começar a abrir as pernas pro espanhol, assim como fez Rubens a vida toda com o alemão.
PS: Schummi vai pegar pódio
Putz, Vettel piloto mediano?
Viu GP Itália de 2008? Acho que não……
vettel piloto mediano, putz. vc entende de F1 tanto qto eu de biologia.
vai procurar a she-ra, vai.
Não lhe ocorre que “o alemão” e “o espanhol” possam simplesmente ser melhores?… Coisa mais ridícula isso de “pernas abertas”…
Vixi amigo, não deu………….
Se o carro está na pista é porque voi inspecionado e aprovado pela FIA, então uma punição ao carro da Red Bull seria estranho já que permitiram a McLaren usar aquela asa diferente e que realmente fuciona já que o carro sempre faz as velocidades mais rapidas da pista.
Sobre o Schummy se foi realmente atrapalhado em sua volta rápida está no seu direito de reclamar e a FIA de punir caso o ocorrido seja provado. Vale lembrar que no grupo de fiscais a FIA está colocando um piloto junto com os cartolas. Na autralia é o maior campeão das 24h de Le Mans que não lembro o nome
Alain Prost, Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Essa F1!
O tal de Alonso diz que F1 é para mostrar quem tem melhor engenharia.
O tal de Shumi fica toda irada porque tem outro carro na pista que não o dele.
Cambada de chatos…
Em breve o regulamento dirá que cada carro deverá usar a pista sozinho durante tres ou quatro voltas. O mais rápido leva.
Emocionante!
vi uma entrevista do martin whitmarsch pra BBC dizendo que o sistema similar da mclaren estreia na china. acha que sao bobos?!
Cara… esse Newey é o cara!!! Uma mente brilhante para isto.
Acho que não deveriam f… com a Red Bul “R”, pq eles tem o melhor engenheiro e ponto final. Isto fez as outras equipes ficarem um passo atraz (como fez o Ross Brawn no ano passado)… os outros é que corram atraz.
Quem está querendo f… com a RBR?…
volta na pista da australia no simulador da red bull com comentarios do mark webber
http://www.youtube.com/watch?v=yGZPdkHzwMQ&feature=player_embedded#
Ta explicado a pole
A pole está explicado?…