MENU

domingo, 28 de março de 2010 - 5:29F-1

AUSSIES (7)

SÃO PAULO (que silêncio delicioso…) – Vamos começar do começo? Yep. Sobre a corrida em geral. Lembro que outro dia os organizadores da Indy em São Paulo despacharam release dizendo que a prova teve 95 ultrapassagens. Não contei. Duvido que tenham contado uma por uma, o mais provável é que tenham se valido do volta-a-volta, mas não importa. Se alguém tiver a paciência de fazer algo semelhante nesse GP da Austrália, é capaz de se chegar a número parecido.

Por que foi boa? Bem, a chuva é sempre um fator. Mas o tipo de pista também. Melbourne é mais interessante e divertida que o tilkódromo do Bahrein. Piloto erra, se fode. Petrov está aí para não me deixar mentir. Vettel também, embora o alemãozinho tenha alegado problema nos freios. Fiquei tentando lembrar situação parecida na história do automobilismo e o mais próximo que cheguei foi à minha batida na última corrida em Interlagos…

No fim, deu para ver a diferença gritante entre pneus velhos e novos. Portanto, tudo que o regulamento novo não funcionou no Bahrein, funcionou na Austrália. E do mesmo jeito que era cedo para cravar que o fim do reabastecimento acabou com a F-1, é cedo para dizer que revitalizou as corridas.

Na verdade, o mais importante para se ter um bom GP, com a regra que for, é o tipo de pista. E a ajuda da chuva, claro.

Já volto para falar do resto. Vou tomar uma vodka antes, pelo pódio da Lada.

38 comentários

  1. Hank disse:

    A fornecedora dos freios da RBR negou que os freios de Vettel tenham dado problema!

    Ou teve outro problema ou entao o tedesco tá inventando desculpa!!

    Gomes, queria ver o Di Resta no lugar do Webber (ta igual o DC), o que vc acha?

  2. Mário Campos disse:

    Repito. É só desobrigarem o uso dos dois pneus que o negócio vira este que vimos. Até porque lembro de muitas corridas em1991 e 1992 assim. Vitória do Senna por nao trocar pneus, show do Senna quando ele parava e vinha passando todo mundo, cagada do Mansell sem pneus, corrida regular com vitória do Prost. Lógico que eu via isso, na época eu só entendia o que me dizia a emissora oficial. Mas isso fazia com que as corridas fossem melhores, como foi a Austrália, que não teve a regra idiota porque todo mundo colocou o intermediário.

  3. Eudes disse:

    Não só a pista meu caro Flávio, essa aí nunca foi lá essas coisas tb. Mas a atitude dos pilotos sim contou demais, talvez a pontuação tb tenha ajudado, num campeonato de 6 postulantes a vitórias e uma zebra de vez em quando qualquer pontinho faz uma enorme diferença. Lá no deserto todo mundo disse que era impossível, mas ninguém aparentemente tentou de verdade, parecia que todo mundo estava com medo pq não conhecia as novas regras, pois uma saída como a de Vettel hj sem marcar nada é um prjuízo enorme. Mas hoje tomou mundo partiu pra cima, nada de ficar atrás com aquele discurso de tem turbulência, hoje teve vácuo na F1 como não vejo a anos, e não foi só por causa da chuva. Acho que a culpa também era dos pilotos, muito políticos e cheios disso e daquilo … tomara que eles tenha gostado da brincadeira.
    Abraço.

  4. MSM disse:

    O campeonato começou na Austrália, boa corrida, ótimo traçado, a com a ajuda da chuva, foi festa completa.
    Sou totalmente a favor da proibição do reabastecimento, quanto aos pneus, gosto dessa idéia de utilizar 2 tipos no seco.
    Esse SC da Mercedes é muito lindo!!!

  5. Orlando Salomone disse:

    As equipes novatas devem ser autorizadas a treinar, caso contrário, corre-se o risco de uma tragédia. Agora, para o bem ou para o mal, o fim do reabastecimento vai, sim, separar os homens dos meninos. Finais de provas no fio da navalha, quem souber poupar equipamento e não errar, leva. Abraço.

  6. Junior disse:

    Alguem se lembra daquele episódio do Chapolim do “alfaiate valente” em que um Rei criava um decreto priobindo as chuvas nos domingos? É que ele gostava de cavalgar aos domingos, e as chuvas atrapalhavam a cavalgada dele.

    É só o tio Bernie criar uma regra parecida, só que tornando as chuvas obrigatórias nos domingo de F1. Isso resolveria os problemas de falta de ultrapassagens e seria a única chance da LADA F1 ser campeã mundial.

  7. Luiz Eduardo disse:

    Sem dúvida as pistas do Tilke são as maiores vilãs. Para o bem da F1, está na hora de Bernie&Cia reverem seus conceitos para as novas pistas além de reformarem os “tilkódromos”.

  8. Tulleh Gracco disse:

    A corrida foi de tirar o sono da madrugada e o folego, confesso que a muito tempo nao via uma corrida de F1 assim, o Massa deu um show e o Alonso tb.
    Chato mesmo e aguentar a teimosias do Galvao que nao aceita quando esta errado em seus comentarios e o grande Reginaldo consertando.

  9. Dener disse:

    o vettel quebrou freios em outro lugar também, só não lembro se foi ano passado ou no outro, acho que o alemãozinho anda mais que o carro.

  10. Marcos Lauro disse:

    Não se resume a “qualidade” de um GP pelo número de ultrapassagens. Até porque uma delas pode ser precedida por inúmeras tentativas, todas fantástica.

    O que me chamou a atenção neste GP da Austrália foi o tempo em que os pilotos andaram juntos, colados. Sempre em grupos de 4, 5… no bololô do final, com Massa, Alonso, Hamilton e webber, foi sensacional.

  11. Valmir Passos disse:

    A corrida foi muito boa até a pista secar. Depois pouca gente arriscou e a dificuldade para ultrapassar era nítida. Vide o trabalho de Schumacher para ultrapassar Algensuari. Legal a Renault na frente de novo, Renault, e não Lada.
    De resto, a chatice do Galvão, falando papa isso, papa aquilo, e sobre o melhor campeonato de todos os tempos,bla bla bla, que era nítido que o Massa tinha problemas e o Reginaldo concordando. A única coisa lúcida que ele falou foi sobre a presença dessas nanicas, que não têm, de fato, condições técnicas para competir. Só atrapalharam, e põem em risco os demais. Esse papo de independentes é uma grande balela.
    Está parecendo que o maior adversário dele é seu próprio carro. Sem confiabilidade.

  12. Caique Pereira disse:

    FG,

    Gostaria de saber onde estão aqueles que escreveram que bem é a IRL…será que alguns deles verão a corrida hoje? Quase apanhei porque acho aquilo uma corrida de Bigas Dallara, modelo 1996, com CONDUÇÃO de “Chaufferes” de 8ª categoria…escrevi sexta-feira, aqui mesmo, que com chuvas, SF e Bandeiras Amarelas, até corridas de minhocas são emocionantes…

  13. Gustavo Bortolotto disse:

    Cara Flávio, concordo com vc que ainda é cedo para dizer se o fim do reabastecimento trará mais emoção às corridas. Mas meu amigo, vc tb tem que concordar comigo que sua análise comparando o Vettel com o Senna tb parece um pouquinho exagerada e precipitada não é ?

  14. FHC disse:

    Caro FG,
    Muitos especulam sobre as causas da “monotonia” nesta temporada. Podemos arriscar que é a falta de circuitos à altura?

  15. No lance das ultrapassagens do Indy, há uns malucos contratados pela IRL para examinar a corrida e contar ultrapassagens. Posição herdada não conta.

  16. diogo c. disse:

    O Bernie devia instalar um sprinklers nos autódromos. Corrida chata? Liga os sprinklers por 15 minutos e tá resolvido!

  17. Glauber disse:

    Furadas do locutor:
    Alguém aí também ouviu o Pop Pai (os irmãos da estoque são os pop filhos) dizendo que o carro da frente (acho que era o Massa na frente do Webber) estava acendendo a luz de freio na curva.
    Outra mancada (assinada embaixo pelo parceiro dele) foi quando alguns ponteiros (acho que Massa, Webber, Hamilton e Alonso) estavam passando uma Virgin (ou VRT, como eles dizem), e eles insistiram que era um carro lento na pista, talvez com medo de dizer que era o Massa.
    Ele se orgulha tanto de 30 anos de F-1, 30 anos dizendo que ‘chegar é uma coisa, passar é outra’, mas não aprendeu ainda que F-1 não tem luz de freio e também não aprende a identificar carros na pista.
    Fica aqui a sugestão ao FG de colocar um post após cada corrida com as barbaridades que o amigo fala… rsrsrs
    Quanto ao Vettel, acho que os dois maiores adversários dele pra ganhar o campeonato serão 1 – ele mesmo (parar de errar) e 2 – o carro (parar de quebrar). É um absurdo o que este carro anda.

  18. LBM disse:

    Gomes, o Button deu 51 voltas com o pneu macio (acho que era o super-macio) ou seja, com o pneu mais mole hoje dá para fazr a corrida toda !!! Não era para este tipo acabar em umas 15 voltas? Acho que o fabricane de pneus foi muito concervativo (será que as borrachas dos 4 tipos são todas iguais?). Do jeito que tá, com o pneu mais dura dá para fazer do treino de sexta até a corrida de domingo…

  19. Bugre disse:

    A imagem on board da saída do Vetel mostra que a roda dianteira direita trava enquanto a esquerda continua girando, já que o freio havia quebrado. Ótima corrida.

  20. Angelo Simoes disse:

    concordo com dono do Blog. Kubica foi o melhor da prova. Hamilton passou todo mundo no ínicio (o Button, o Massa, Schumacher, Rosberg, Rubens) e empacou atra do polonês. Ao contraio do que dizem muitos acho que o Alonso tbm merece destaque, já que segurou o Lewis até ele ser atropelado pelo Webber. PS: FG, o GB tem mesmo algo contra o ingles, pois vive dizendo que ele nao pensa na hora de ultrapassar, que erra demais. Piloto de corrida não tem que tentar fazer isso também? Eu tinha um piloto favorito, brasileiro, considerado um dos maiores, que fazia muita coisa parecida. Se o rapaz fosse brasileiro seria o “novo” genio, já que nao é erra demais. Já o RG o defendeu. ara mim um dos melhores da prova. Mas o titulo fica para seu companheiro de Lada.

    • Axor disse:

      Mas o GB não gosta mesmo não. Já não gostava dele, ficava esperando o Hamilton errar pra comemorar e depois q o Hamilton ganhou pro Massa por 1 ponto, o GB endoidou pro lado de Hamilton.

      Ontem foi o cúmulo do ridículo, quando o Webber bateu no Hamilton, o Galvão foi logo dizendo q o ele tinha sido o culpado. Constrangido, o RL teve q contradizer o GB e ele babando pelo Alonso.

      É lamentável as atitudes do GB…

  21. JackSpeed disse:

    o que a lada tem nesse carro além do nome grafado??menos FG,aterrisa cara!

  22. Fornasier disse:

    Grande corrida. Valeu a pena acordar de madrugada fazer um mate e acompanhar essa emocionante prova tomando um amargo…
    Vou deixar minhas impressões:

    - Massa correu pensando no campeonato, gostei muito de sua prova, principalmente por que ele não se da nada bem neste circuito e agüentou a pressão sem bater.
    - Gostei também que ele não deu colher de chá pro Alonso…

    - Pessoal que tem mania de conspiração já pode entender que na Ferrari não tem favorecimentos.

    - Alonso e Hamilton foram os mais espetaculares. Aquela ultima disputa dos dois a manobra de Alonso foi perfeita, deixando HAMILTON sem espaço.

    - Kubica… Grande corrida… Dalhe LADA…

    - Shumi… ainda não voltou.

    - Barrichelo fazendo sua corrida marcou novamente seus pontos…

    - Webber, vai ser multado com 7 pontos na carteira por estampar a traseira do Hamilton. Eu pessoalmente não acho o australiano grande coisa e ele foi total culpado pelo acidente.
    - Devia ter ficado mais na defensiva esperando o que ia acontecer no duelo Alonso X Hamilton.

    Por fim…

    Prova espetacular e eu pessoalmente vejo com bons olhos a proibição do reabastecimento pois a corrida fica mais clara e aberta. Também ficaria feliz se parassem com a obrigatoriedade da troca de pneus.

    Era isso…

    Abraço a todos.

  23. Harry disse:

    Kamarada
    Viva a Lada!

  24. Jorge Barata disse:

    A LADA dando uma pinta. Boa corrida.

  25. Mução da Madrugada disse:

    Corridaça!
    Chuva, pilotos arrojados e diferentes estratégias deram o tom a corrida!!!!!
    Destaque p/ Hamilton e Alonso que deram show!
    Corrida do Massa foi estranha, no final se saiu melhor do que encomenda. Graças ao Alonso.

    … vem chegando a madruga, eh e o sereno vem caindo…

  26. Felipe disse:

    Melbourne SEMPRE é palco de grandes corridas… sério, não lembro de um GP da Austrália que tenha sido chato… é uma pista especial, junto com Montreal, Spa e, talvez, Monza, que já teve algumas corridas chatinhas nos últimos anos…

  27. MasterTimAX disse:

    A saida do Vettel, foi muito parecido com aquela que o Massa rodou sozinho em 2008 na mesma pista

  28. Marco disse:

    Corrida gloriosa!
    com ultrapassagens na pista! (e não nos boxes, como no terrível padrão schumacher);
    Massa superando Alonso;
    Barrichello na frente de seu companheiro;
    Button superando Hamilton;
    Weber, o mesmo com Vettel;
    Rosberguinho não tomando conhecimento de Schumi;
    tantas previsões, tantos furos…

  29. carlos neves disse:

    Como nos treinos o aerofólio da sauber quebrou sozinho, kobayashi ñ teve culpa. Button ganhou pois foi o 1° a trocar pneu, já kubica e massa foram no braço. Vettel acho q furou o pneu traseiro esquerdo, pois quando saiu da pista ao freiar a roda dianteira da frente ñ tinha contato com o solo.

  30. Carlos Manoel disse:

    Em minha opinião a ajuda proporcionada pela chuva foi exatamente acabar com a descabida obrigatoriedade de pneus duros e macios, permitindo exatamente a permanência em pista de carros com pneus em diferentes condições.

    Se fosse abolida a regra dos pneus as diferentes estratégias de corrida poderiam nos prover a tão aclamada emoção, com carros andando mesmo no seco com pneus duros, macios, novos, velhos…

  31. Marcos Diniz disse:

    A F1 está esquentando espero que ferva!!!! Abraço!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>