BR DE VOLTA

SÃO PAULO (nos meus velhinhos, só Podium) – Depois de um ano e pouco de fora, a Petrobras volta à F-1 possivelmente a partir do GP da Espanha. Foi fechado um contrato de patrocínio com a Lotus de US$ 9 milhões pela temporada, mais o fornecimento da gasolina e dos lubrificantes. Ainda falta assinar, mas é questão de dias. A Petrobras foi parceira da Williams de 1998 a 2008. Fecharia com a Honda se esta permanecesse na F-1. A ideia da petrolífera brasileira foi, sempre, estar associada a equipe oficial de fábrica. A Honda desistiu, a Petrobras saiu.

Parece que mudaram de ideia, porque a Lotus é uma independente. Mas a F-1 também mudou, e hoje praticamente não há times de fábrica.

Muita gente vai falar besteira aqui. Vai malhar o governo e a empresa. Não tenho procuração para defender ninguém, mas digo o que acho.

A Petrobras é uma das maiores empresas do mundo e concorre, no mercado sul-americano, com outras gigantes que estão na F-1, como a Total/Elf e a Shell. Portanto, é um patrocínio como qualquer outro, e associar seu nome à F-1 é algo positivo quando se trata de uma companhia que atua num ramo em que tecnologia é importante. A Petrobras, embora estatal, está na briga pelos mesmos consumidores que as suas concorrentes privadas.

Outro aspecto importante, que normalmente não é percebido. A presença no automobilismo de ponta exige produtos de ponta, e nos anos de F-1 a Petrobras ganhou uma reputação muito boa no meio. É algo que ajuda também internamente, com o aperfeiçoamento de técnicos e engenheiros que trabalham aqui.

A Petrobras tem atuação no automobilismo interno mais modesta, em termos financeiros. É fácil explicar. O automobilismo interno é uma bomba e não desenvolve nada. Talvez a Lotus não seja a melhor porta para voltar à F-1, mas com certeza há algumas vantagens nesse relacionamento. “Ah, e por que não patrocinam o Bruno Senna?”, perguntarão os mais histéricos. Porque o que determina onde a Petrobras vai colocar dinheiro não é apoio pessoal a ninguém, só por ser brasileiro. Há critérios técnicos, e eles são sérios. Tanto que, na Williams, não havia brasileiros titulares na época da parceria.

Portanto, nada a reparar.

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José Freire
José Freire
14 anos atrás

““Ah, e por que não patrocinam o Bruno Senna?”, perguntarão os mais histéricos. Porque o que determina onde a Petrobras vai colocar dinheiro não é apoio pessoal a ninguém, só por ser brasileiro. Há critérios técnicos, e eles são sérios.”

Gostaria de saber que “critério técnico” foi esse que apontou a Lotus de araque como “muito melhor” do que a HRT ou a Virgin que além do mais usa o mesmíssimo motor! Ao invés de ajudar um brasileiro e a possibilidade de associar-se ao sobrenome SENNA vai associar sua marca a 2 fracassados!
Pense que “critérios técnicos” duca!

(F1)Admirador
(F1)Admirador
14 anos atrás

““Ah, e por que não patrocinam o Bruno Senna?”, perguntarão os mais histéricos. Porque o que determina onde a Petrobras vai colocar dinheiro não é apoio pessoal a ninguém, só por ser brasileiro. Há critérios técnicos, e eles são sérios.”

Gostaria de saber que “critério técnico” foi esse que apontou a Lotus de araque como “muito melhor” do que a HRT ou a Virgin que além do mais usa o mesmíssimo motor! Ao invés de ajudar um brasileiro e a possibilidade de associar-se ao sobrenome SENNA vai associar sua marca a 2 fracassados!
Pense que “critérios técnicos” duca!

Caique Pereira
Caique Pereira
Reply to  (F1)Admirador
14 anos atrás

Escolheu a LOTUS porque é a mais estruturada e a verba a ser dispendida é a mais baixa entre as equipes novas, menores e CONFIÁVEIS. A HRT é a que menos inspira confiança. Para ser sincero não sei nem se chegará ao final do Campeonato, porque a Grana lá, por enquanto é curta.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
14 anos atrás

Sou favorável a tudo que traga progresso. Para todos.

ADRIANO DARZE
14 anos atrás

Gomes, veja se pode me responder isso? Porque a Empresa Petrobrás não patrocina, nossos pilotos? ou suas equipes? Acho isso uma vergonha!!! Uma falta de visão e de ajudar aos nossos pilotos, que estão a tantos anos batalhando, para colocar o Brasil no lugar mais alto do podium, Que dirigente é esse? Será que até a emissora de televisão, não pode tambem falar disso, por ter seus interesses prejudicados,e , estão acima da pátria ou de nossos compatriotas? Que país é esse? Ou melhor que Petrobrás é essa?
Vergonha de ser Brasileiro! Estou indignado!!
Abraço a Todos

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  ADRIANO DARZE
14 anos atrás

Mais um que precisa ser internado.

Rodrigo Ferreira
Rodrigo Ferreira
Reply to  ADRIANO DARZE
14 anos atrás

Mais um que necessita de um ídolo para sobreviver… Deve ser leitor (sic) da CARAS

Rodrigo Ferreira
Rodrigo Ferreira
14 anos atrás

Se confirmado, dou o maior apoio… A Lotus ainda vai ganhar minha torcida. A Petrobras, a qual sou 0,0005% dono dela, não está aí pra fazer ação social com pilotos filhinhos de papai. A Petrobras está no mercado e tem que lutar para aparecer e mostrar a sua cara. E tem mostrado essa coragem fornecendo produtos para a F1. Além disso o governo brasileiro não tem que ficar alimentando o ego dos brasileiros que não sabem viver sem um herói para “babar”.
Por que não pedem o Ibsen Pinheiro para patrocinar os pilotos brasileiros. Com a comissão dos royalties dá para bancar o grid inteiro e satisfazer o ego dos que precisam dos ídolos.

Wellington
Wellington
14 anos atrás

A Petrobras possui algumas ações com as marcas Ipiranga e Taxaco em outras categorias

Carlos Sampaio
Carlos Sampaio
14 anos atrás

Se o automobilismo interno é uma bomba.. esse é MAIS UM MOTIVO para que a Petrobrás patrocinasse

Se estivesse tudo bem por aqui e as mil maravilhas, a Petrobrás nem precisava patrocinar o automobilismo interno, não é mesmo…

Flávio Gomes no REBOLATION para tentar defender 9 milhões para patrocinar um carro de GP2 correndo na F1

Carlos Sampaio
Carlos Sampaio
14 anos atrás

Não vejo nenhum problema em a Petrobrás patrocinar a F1 e “mundializar” sua marca..

Só acho engraçado sua ânsia em defender o governo federal de futuros ataques

Se fosse um governo tucano, certamente o senhor, vermelhinho que é, teria escrito um ensaio sobre como é ridículo gastar NOVE MILHOES numa equipe que anda lá atrás e que isso não ajuda em nada o automobilismo brasileiro

Que a Petrobrás poderia gastar esses 9 milhoes patrocinando KART, patrocinando a categoria do Felipe Massa, patrocinando a F3 sulamericana ou patrocinando pilotos brasileiros que estão tentando a sorte na europa e só precisam de uma oportunidade

Que a Honda quando patrocina e fornece motores, exige um japones.. a Mercedes colocou uma dupla alema,.. a ELF por muitas vezes colocava um francês.. a Petrolifera VENEZUELANA emplacou a garota na Indy..

E a petrobrás.. fazendo O QUE pelo automobilismo brasileiro? Patrocinar a Lotus pode ser uma boa opção (ou não) de visibilidade.. mas sendo esse dinheiro parcialmente público.. o investimento não deveria ser além de marqueteiro, ter um fim “social”.. ou seja, ajudar o automobilismo brasileiro..

Seja o Senna, o Di Grassi.. ou a Piquet Sports.. ou tantos que estão por ae..

E ae Flavinho? Não seria o que o senhor escreveria?

Sem contar que o senhor meteria o pau na gestão tucana em patrocinar um time da rabeira.. que mal vai terminar todas as provas da temporada.. chamaria eles de GENIOS..

Abresser
Abresser
Reply to  Carlos Sampaio
14 anos atrás

Serei banido deste blog e provavelmente irei para a Siberia (Tunguska ?) e estarei incomunicavel.. Mas apoio integralmente esse teu post. Em outra administracao que nao o PT seria uma gritaria no Blog e com muitos seguidores (gritando em unissono…)

MSM
MSM
14 anos atrás

Sou totalmente a favor da volta da Petrobrás a F1, e legal de ser com a Lotus, nome tradicional no automobilismo.

Muller
Muller
14 anos atrás

Petrobrás é estatal, mas não deixa de ser empresa. Presta contas do mesmo jeito. Então esse dinheiro deve ter retorno, segundo seus analistas.

Não é feito órgão público que não presta contas a ninguém e só serve de poço de dinheiro para seus gestores.

Clenio A. Vilela
Clenio A. Vilela
14 anos atrás

Emprestar nome, dinheiro, combustível, TECNOLOGIA, para equipe de fundo.. é para gastar, só! Se tivesse critério, não teria feito isto.

christian - do niva
christian - do niva
14 anos atrás

Pena que no mercado nacional seus produtos sejam um lixo. É só abastecer meu carro com gasolina Petrobrás que o consumo despenca (não só do atual mas dos 4 últimos), a Veraneio que eu tive quando colocava gasola Petrobrás já saia do posto sem marcha lenta…

Rodrigo Ferreira
Rodrigo Ferreira
Reply to  christian - do niva
14 anos atrás

Você sabia que TODAS as gasolinas brasileiras, de TODAS as distribuidoras, são produzidas pela PETROBRAS? Shell, Esso, e muito menos as pequenas tem refinarias no Brasil. Deve ter alguma coisa errada com seu carro ou com seu cálculo.

Caique Pereira
Caique Pereira
Reply to  christian - do niva
14 anos atrás

Rodrigo,

Voce está certo, as gasolinas são todas refinadas pela Petrobras e muitas marcas de óleo são também iguaizinhas ao LUBRAX, pois são os mesmos óleos.

Alex
Alex
14 anos atrás

concordo até dizer que são sérios…não esqueça do patrocínio a famosa fundação Sarney

rodrigo
rodrigo
14 anos atrás

primeiro: é assim que pagamos muito caro pelo nosso combustivel(ou vcs acham que é caro somente pelos impostos?)
segundo: vai ser cômico ver os carros da Lotus parando por combustivel adulterado rsrsrsrsrssr

João Vitor
João Vitor
14 anos atrás

Muita gente gosta de falar muito sobre tudo… A F1 é a maior vitrine do mundo, principalmente com relação ao esporte motorizado, que usa gasolina, lubrificantes, fluidos, aditivos (não brinca!) e por isso mesmo é uma excelente forma de expor sua marca. Parabéns a Petrobrás por estar voltando, além de tudo isso, o Brasil adora a F1.

Natanael Souza
Natanael Souza
14 anos atrás

Vc escreve Petrobras e lê “petrobras”, ou “petrobrás”?

Sergio
Sergio
14 anos atrás

Apesar que a honda ia ter o Bruno Senna né… honda saiu… Bruno Senna ficou sem vaga… Petrobrás picou mula…

Marcelo
Marcelo
14 anos atrás

“Ah, e por que não patrocinam o Bruno Senna?”, perguntarão os mais histéricos.

Esse Gomes é uma figura…rs

Coelho Voador
14 anos atrás

escrevi sobre isso no meu blog:
http://tocadocoelhovoador.blogspot.com

resumindo… como patrocinio, importa a propaganda… o maior mercado da Petrobrás é o Brasil… portanto, não faz sentido patrocinar equipe que não tem brasileiro quando não falta opção… a velha parceira Williams tem Barrichello e é uma grande equipe… Hispania precisa de dinheiro e tem o Bruno… a Virgin tem o Lucas… que retorno publicitário eles tem no Brasil? Apoiando a Lotus malaia, é propaganda negativa. Por que não uma equipe com brasileiro, opção não falta.
3 equipes estreantes, 4 equipes com Cosworth, e a Lotus é a única que não tem um brasileiro. Por que a Lotus??? Ainda mais essa “Lotus” que nem devia ter esse nome.

Moncho
Moncho
14 anos atrás

A Petrobrás – malgrado o viés estatizante (ao menos em teoria) do atual governo – ainda continua sendo uma sociedade anônima de capital aberto, o que ajuda a garantir um gerenciamento técnico, não político. A União é só a maior acionista. O que já é muito.

Evo Morales
Evo Morales
14 anos atrás

De fato, Flávio, a Petrobras é estatal mas tem concorrentes, justifica-se investimento em marketing, ao contrário de Cesp, Sabesp (que patrocinavam basquete muito tempo atrás) e Eletrobrás (que hoje patrocina o Vasco), que não concorrem no mercado, já que têm monopólios regionais assegurados (áreas de atuação definidas).
Eu só acho que a Petrobras devia era melhorar os produtos que são vendidos aos consumidores brasileiros. Não adianta nada construir boa fama no meio da F-1 e aqui vender outras porcarias. Lembro que estava previsto pra entrar em vigor esse ano algo como uma resolução do CONAMA determinando a redução dos níveis poluentes do diesel, e a Petrobras empurrou com a barriga e conseguiu adiar o prazo, sendo que o resto do mundo usa um diesel bem menos tóxico que o nosso. Se falta grana pra isso, por que em vez de patrocinar F-1, não investem esse dinheiro no desenvolvimento desse diesel?

Paulo Bittencourt
Paulo Bittencourt
14 anos atrás

Flavio,

Concordo com tudo que foi dito. Mas tenho certeza que se o governo fosse de direita (apesar do governo atual ser mais de direita do que qualquer outra coisa), voce iria estar malhando esses milhoes que deveriam ir para coisas basicas que faltam no pais.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Paulo Bittencourt
14 anos atrás

Pense o que quiser. Não controlo o pensamento de ninguém.

celso
celso
14 anos atrás

Uma pergunta.
Se o atual governo não fosse do PT, voce escreveria a mesma coisa, ou caia de pau malhando, com na indy, pois o governo de SP, não e’ da barby petista. ou voce acha que todo mundo e’ beta nao percebe o que voce escreve.

Darthvex
Darthvex
14 anos atrás

E ainda tem a Jaguar, comprada à Ford pela TATA…

Estevão, de CWB
Estevão, de CWB
14 anos atrás

E daí, no Brasil, um país de ilusões onde tem-se violência a granel, estradas onde viajar passa a ser um rally, motobostas infestando as ruas com suas armas, políticos que nunca, em momento algum, tem uma proposta de crescimento, apenas fins eleitoreiros; onde se privilegia a proliferação de faculdadezinhas para termos uma “elite” pensante que mal e porcamente passou por um ensino básico decente; nesse paiseco onde se investe 120 milhões de doletas para asfaltar uma rua para ver um monte de carros barulhentos passar, o bonito é ter aparência para gringo ver. Mostrar que é moderno, tem tecnologia, profissionais de ponta (que são poucos, diga-se, e onde são regra em outros países), “organizado”, e não arrumar o próprio quintal é ufanismo puro e diluído em pitadas de ignorância.
Isto é o Brasil-il-il-il!!! O país da enganação. O país de um esporte só! O país onde o principal Banco estatal tem a mídia esportiva ligada a somente um esporte! O país que tinha uma cidade conhecida como sonho californiano (sim, Curitiba) e que hoje já tem picos de terceira cidade mais violenta do país…
Sim, este é o nosso Brasil brasileiro.
Valha-me, mainha!
Abraços.

Darthvex
Darthvex
14 anos atrás

Discordo. A Lotus é equipe de fábrica. A Proton é dona da Lotus, por sua vez, mesmo que não dividindo engenheiros, a marca é a mesma.
Não é aquele absurdo que fizeram de tentar trazer a Brabham sem o consentimento do Jack, por exemplo.
Lotus é Lotus. Mesmo sendo um dono estranho. O mesmo acontece com Aston Martin, SAAB, Volvo… Donos estranhos. Ao menos essa quis a F1. Show de bola!

Andre
Andre
14 anos atrás

FG, v-power nos velhinhos! Sai mais barato com o mesmo beneficio.

FLÁVIO B. PENNA
FLÁVIO B. PENNA
14 anos atrás

Até que enfim , vc escreveu algo coerente!

Anarquista
Anarquista
14 anos atrás

Divulgação, patrocínio, eca….!
Vamos acordar gente: gostem ou não, Petrobrás é monopólio, sim! Vão lá ver os contratos de risco com as gringas (só na prospecção) e vejam quem fica com a parte do “leão” na extração. Já no transporte e refino não tem ninguém além deles. Ou alguém já viu refinaria da Shell, Texaco, Exxon, etc.?
Aí vem a pergunta básica: quem é monopolista precisa de propaganda prá que? Divulgar o quê? Gasolina “ACME”?
“Capimunismo” é uma m…a.

Luiz Alberto C. Augusto
Luiz Alberto C. Augusto
14 anos atrás

Petrobrás é dinheiro público, não tem que jogar nossa grana em empresas ou eventos particulares e elitistas. Falta transparencia na aplicação de recursos. No fim das contas é o mesmo que o Kassab fez na Indy, ou a Erundina com a Shell em interlagos. Ninguem sabe da grana.

jorge machado
jorge machado
14 anos atrás

fala serio a petrobras fazer publicidade na f1 é legal mas deveria cuidar da qualidade da nossa gasolina diminuir a quantidade de enxofre no diesel . se fosse o serra ou kassab vc estaria fazendo elogios ?

Peixe
Peixe
14 anos atrás

Imagina o “Putz!” que alguém deve ter soltado quando viram a Brawn vancendo tudo.

Teria seido uma propaganda gigantesca!

Supermouse
Supermouse
14 anos atrás

Até concordo que a Petrobras tenha seus critérios para patrocinar quem achar melhor (e nem precisa ter brasileiro no meio). Só que justamente a “Lotus malaia”? Deve ser pela visualização que vai ter pela TV quando o carro deles estiver tomando voltas dos líderes…

Idéia Fixa
Idéia Fixa
14 anos atrás

Mas só falam do Bruno Senna… O cara parece ser sério, mas com este bando de viúvas do tio dele vai acabar ganhando antipatia.

Por que a Petrobrás “tem que” apoiar o Bruno? Por que ninguém fala do outro jovem piloto brasileiro, o Lucas di Grassi ?

Caique Pereira
Caique Pereira
Reply to  Idéia Fixa
14 anos atrás

P E R F E I T O !!!!!!

Essas tiazonas enchem o saco e Vc disse tudo: Daqui a pouco o cara será antipatizado, DE GRAÇA, por causa das borboletas que não conseguem dissociar a imagem do Tio de qualquer coisa que tenha seu nome.

Se é para apoiar alguém o merecedor seria o Rubinho ou o Massa. O Barrica só não levou essa porque a Petrobras saiu da Williams tem 2 anos. Se é para apoiar gente nova, o Felipe Nars poderia ser o escolhido. Di Grassi ou Bruno, só se forem pra Lotus ano que vem…e pode esperar que daqui apouco vai começar a pipocar idéias de se a Hispania for mal, a Petrobras exigir a ida dele pra Lotus…

Paulo Renato
Paulo Renato
Reply to  Idéia Fixa
14 anos atrás

As Tiazonas estão super, hiper, mega preocupadas porque alguém que não seja o sobrinho DELAs não seja beneficiado com a escolha, se houver, da Petrobras. Realmente enche o saco essa “BICHISSE”. Poderiam deixar pelo menos o Sobrinho em paz.

Saulo Weber
Saulo Weber
14 anos atrás

A petrobras é patrocinador master da competição formula SAE Brasil, onde é uma competição entre as escolas de engenharia do brasil onde se projeta e constroi um prototipo com o regulamento nos moldes da F1. É para desenvolver aqui no Brasil engenheiros de competição, que vemos muito raramente pelo mundo.

Regi Nat Rock
Regi Nat Rock
14 anos atrás

Gostei no post.
Está neutro e sem viés.
Pessoalmente não concordo muito com o patrocinio. Melhor seria se estimulasse o automobilismo nacional, bem carente de verbas. Ajudar os Truk s não é suficiente.
Mas, creio que estão comprando visibilidade internacional (mais um pouquinho).
Nada contra.

Andre Luis
Andre Luis
14 anos atrás

O nome Lotus, por si só, é um belo cartão de visitas.
Petrobrás é empresa de capital misto, não tem obrigação de bancar piloto brazuca. Vale o aporte financeiro e se vier com toda a tecnologia que pode empregar vai ser muito bom para a equipe.

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
Reply to  Andre Luis
14 anos atrás

Obrigação não tem, mas se tem 4 brasileiros lá, porque a Lotus com Trulli e Kova? Como estatal, seria correto explicarem as razões.

MisterM
MisterM
14 anos atrás

Denovo,
Não preciso provar nada pq não acusei ninguém de nada…
Apenas esbocei um cenário que é muito suspeito.
Se alguém acha normal patrocinar uma equipe na Malásia, eu não acho, fazem festa com a minha grana e não recebo nada em troca.
Tenho todo direito de suspeitar.
Habilite os comentários no GP q nunca mais vai me ver por aqui.

MisterM
MisterM
14 anos atrás

Eu discordo que o automobilismo nacional é uma bomba e por isso não desenvolvem nada aqui, não fazem simplesmente pq não querem ou não interessa… A Argentina q é muito menor tem campeonato multi-marcas interessante.
Eu já trabalhei em uma petrolheira q não era a Petrosauro e os caras desenvolvem lubrificante até em corrida de rolimã… É só quererem ($$$$).
Aliás uma das razões do automobilismo fraco é a vergonha que um país continental como o Brasil não tenha fábrica de carros nacional, pq será que não tem? Pela mesma razão que não tem automobilismo descente. Pq não querem ou não interessa. Em um país aonde a esmagadora maioria da população quando sabe ler não entende grandes coisas e os políticos sabem que quem gasta mais nas campanhas tem muito mais chance de ganhar… Que apesar da imensa robalheira que ainda existe por aí, vide o escândalo de Brasília, está cada vez mais difícil desviar dinheiro público… O resto fica por conta de cada um.
Agora comparar os critérios de escolha de uma equipe para patrocinar na F-1 com uma licitação para conteudo editorial é no mínimo muita ingenuidade.
Aliás eu até gostaria de comparar, que fosse aberta uma licitação para o patrocínio, que fosse tudo público e notório, pq não o fazem? Existe algum mistério q a Petrosauro quer estar na F-1? Se os critérios são realmente técnicos e científicos (nada contra, muito pelo contrário) pq tem q ser tudo secreto? Se alguma equipe tem algo a esconder, q fique de fora da licitação, todas escondem o jogo? Não é uma competição para ser patrocinada por uma Estatal…
Secretas deveriam ser as fórmulas dos combustíveis e lubrificantes que ao serem enviados para homologação da FIA, deixam de serem secretos…
Resumindo, não há o que esconder, se escondem é pq algo não está muito certo.
Mas uma coisa eu garanto, indiretamente tenho conhecidos têm relacionamentos comerciais com a Petrosauro e nessas questões o q manda é a política. E sinceramente não vejo nenhuma questão política que favoreça uma equipe de F-1 estreante sediada na Malásia.
A região aonde a Malásia está sediada tem petrolheiras fortes e duvido q a Petrosauro se crie por lá.
Muito mais lógico seria patrocinarem a equipe do Seninha, pq não favorecerem os brazucas??? Só os brasileiros tem esse vício de desdenharem seus compatriotas… Qualquer mané q fala enrrolado e levado na mais alta conta… E brasileiro no exterior tem q ralar triplicado pq obviamente cada país favorece seus filhos. Além do mais tecnicamente daria na mesma pq usam o mesmo motor, teoricamente têm chance de desenvolver um chassis melhor feito por uma das mais tradicionais fabricantes, tudo sediado na Europa, mais próximo do Brasil e da maioria dos circuitos e por aí vai.
Só espero que não tenham escolhido a equipe pela cor do carro, seria o fim da picada…
Então como estão fazendo festa com a minha $$$$, tenho todo direito apesar de não adiantar nada, de achar esse patrocínio muito, muito, muito suspeito.
Daí apesar de não ter provas, de achar que a hipótese de desvio de $$$ fazer muito, muito, muito sentido.
Mais uma vez estão desperdiçando a minha suada $$$$…

Marcelo
Marcelo
Reply to  MisterM
14 anos atrás

A Shell impôs um holandês na italiana Ferrari?
A Mobil exigiu um americano na inglesa MCLaren?
A Petronas exigiu um malaio na Alemã Mercedes?

A Petrobras negociando sob sigilo? Não conhece uma coisinha chamada concorrência?

Mister M, trabalho numa empresa privada com forte relação comercial com a Petrobras, e posso lhe afirmar que é uma empresa séria e com excelente profissionais…

O resto do seu post foi uma seqüencia interminável de argumentos equivocados…

Diego Medeiros
Diego Medeiros
14 anos atrás

Fico feliz em ver a Petrobras de volta à Formula 1. É muito lógico que isso ocorra porque a empresa é a segunda maior investidora em pesquisas de combustível do mundo, atrás apenas da Shell. Então é importante que a tecnologia desenvolvida aqui seja carimbada com o selo de “Desenvolvida para F1”. Só acho que seria mais interessante voltar a ser parceira da Williams, que tem mais experiência.

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
14 anos atrás

Na minha opinião não é besteira privilegiar pilotos brasileiros uma vez que estão lá, a menos que a equipe patrocinada contasse com um grande nome entre os pilotos, o que não é o caso.

Romulo
Romulo
14 anos atrás

Meu caro Flavio Gomes, falar em criterio tecnico da Petrobras para F1 parece ate brincadeira.
A Petrobras esteve envolvida em maracutaias em seus contratos aqui no Brasil, tanto que a CPI que ia sair, foi barrada por politicagem do governo Lula, com medo de mostrar os conchavos e robalheiras que são feitos aqui pela Petrobras, uma vergonha nacional.
Todas as empresas de outros paises colocam e ajudam os seus pilotos na F1. Ex. a Honda, a Toyota, Mclaren, Ferrari,etc.. que quase sempre colocam pilotos de seus paises em seus carros. E os patrocinadores de seus paises sempre ajudam os pilotos de seus paises nas equipes em que estiverem. Ex :Alonso patrocinado pelo Banco Santander na Ferrari.
Acho uma grande sacanagem da Petrobras não ajudar o Bruno Senna e não patrocina-lo na F1, pertencendo ele a qualquer equipe , ele merecia a ajuda de nossa empresa brasileira. Ja que a Petrobras precisa investir na F1 porque não investir num jovem piloto como o Bruno Senna. Diante de tantas alegrias que ele proporcionou e sentimento de patriotismo que o Airton arrancou de tantos brasileiros, a Petrobras tinha obrigação de patrocinar o Bruno na equipe que ele estiver, qualquer que fosse a equipe.
Porque não usam criterios tecnicos para escolherem os seus contratos com empresas parceiras? Oh FG, fala serio! Ate voce com esta conversa mole, ai é demais para nos brasileiros. Ja que tem que gastar , gaste com alguem que merece e tem confiança de nos brasileiros, e a familia Senna merecem isto e muito mais.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Romulo
14 anos atrás

Vou publicar este comentário só para as pessoas verem o que eu aguento. “Nós brasileiros”, “família Senna”, “obrigação de patrocinar”… Putaquepariu, como eu faço para me livrar de leitores assim????

Diego Medeiros
Diego Medeiros
Reply to  Romulo
14 anos atrás

Acha que vale a pena gastar milhões desenvolvendo combustível pra Hispania? Gastar em tecnologia numa equipe que sequer conseguiu testar por incompetencia de seus donos? A Petrobras não é uma empresa qualquer. É uma empresa de tecnologia para automóveis, logo, depende do desempenho de seus produtos. O Bruno é um talento, merece o apoio de empresas brasileiras, mas nesse caso a Petrobras não poderia se sacrificar para apoiar um nome de piloto. O Bruno tem o apoio do Banco Cruzeiro do Sul e da Embratel, que não serão afetados se a equipe tiver um desempenho ruim, ao contrário da Petrobras.

Joselito
Joselito
Reply to  Romulo
14 anos atrás

Ah tá… e qual seria o critério para a Petrobras escolher o B. Senna? Por que não o L. Di Grassi? Por que não o Rubinho? Por que não o Massa? Será que ela deveria patrocinar todos os brasileiros? Óbvio que não! O correto é focar no fornecimento de combustível, que é o negócio da empresa!!!

Marcelo
Marcelo
Reply to  Romulo
14 anos atrás

Romulo, a CPI da Petrobras não saiu porque a mesma era insustentável e ter cunho puramente eleitoreiro…

Quanto ao resto do seu post… Lamentável…

Helder-PE
Helder-PE
Reply to  Romulo
14 anos atrás

Pois é, Flávio, pelo visto mandar tomar no cu não basta.

rafael pipoca
rafael pipoca
14 anos atrás

Olha, estatal não devia fazer propaganda. Na maior parte dos casos possuem monopólio de alguma coisa, não precisa gastar com propaganda.
Fui

Alexandre Melo
Alexandre Melo
14 anos atrás

Teria alguma coisa a ver com ´Bruno Senna na Lotus em 2011?’

Porque quando a Petrobras foi patrocinar a Honda, comentava-se e muito, que a Petrobras lançaria uma gasolina com o sobrenome Senna e convenhamos, ele não vai ficar a vida toda na Hispania Racing, certo?

Eu não acho que seja viagem… Tem coisa aí. Se é que a Petrobras ia patrocinar a Honda em 2009 para lançar uma gasolina de nome ´Senna´, eu vejo uma fumacinha nessa história de Lotus.

[]´s.

Bala
Bala
14 anos atrás

A reportagem é interessante, mas com quatro brasileiros ela resolve patrocinar uma equipe que não tem nenhum? A Virgin e a Hispania ficariam muito contentes com essa grana, sem falar da Willians que já tinha uma ligação. Não consigo entender certas coisas.

Luis Albertyn
14 anos atrás

Flávio, seus argumentos são válidos e seriam perfeitos nas “condições normais de temperatura e pressão”, como diria um ex-professor meu. Trata-se de uma empresa que está no mercado e tem que brigar com a concorrência como qualquer uma, mas quanto aos “critérios sérios”…

Qualquer um que já tenha tido a oportunidade de trabalhar para a Petrobás sabe que os critérios da empresa para esse tipo de aporte de capital são tudo, menos sérios e/ou técnicos. Falando em português bem claro: escolheram a empresa que topou fazer o acerto no qual sobrou mais grana para alguns dos diretorzões da empresa, quase todos sócios de empresas de fachada (com contratos “de gaveta”, claro) que intemediam esses acordos ou prestam serviços à BR.

E antes de tomar um “cai fora, tucaninho” na fuça, isso era igual ou pior na época do governo FH. Só mudaram os nomes. Aliás, como em quase tudo, exceção feita às eminências pardas que conseguem manter-se agarrados às tetas estatais independente da cor do broche na lapela presidencial.

Na essência, repito, você tem toda razão. Na prática, a teoria é outra, com diria o mesmo ex-professor, aliás, um petista ferrenho (que Deus o tenha), com quem tinha o maior prazer em debater, apesar de discordarmos quase sempre.

Ah, e já ia me esquecendo: sei que a Petrobras apoia o kart e patrocina algumas outras categorias do automobilismo nacional, mas mesmo assim acho que esse dinheiro seria muito melhor empregado por aqui mesmo (e não em uma equipe que vai rastejar nas últimas posições e que, de Lotus, tem só o nome). Pelo menos a pintura é bonita.

Abs,
LA

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Luis Albertyn
14 anos atrás

Não faça acusações que não pode provar. Já trabalhei com a Petrobras no passado, participei de licitações (para fornecimento de conteúdo editorial), ganhei, perdi. Nunca vi falcatrua alguma. É gente séria. Vamos parar com leviandade.

Luis Albertyn
Reply to  Luis Albertyn
14 anos atrás

Flavio, poder provar eu até posso e já estou arduamente tentando fazê-lo no foro adequado, que não acredito ser aqui. Portanto, afirmar que não posso provar e que estou sendo leviano, sem nem saber nem do que se trata, é que é a leviandade, me desculpe.

É claro que em uma empresa mastodôntica há, sim, muita gente séria e processos licitatórios idôneos, como você relatou. Acredito piamente que todas as suas experiências tenham sido positivas, como foram muitas das minhas, mas há também o lado sujo, não sejamos inocentes.

Abs,
LA

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Luis Albertyn
14 anos atrás

Então prove no foro adequado, e não lance acusações aqui, ok?

Luis Albertyn
Reply to  Flavio Gomes
14 anos atrás

Ok, Flavio, farei isso. Farei não, como disse, já estou fazendo. Um dia, chegando o meu caso a um desfecho, ainda que negativo, eu te informo. Só quis relatar uma experiência pessoal e, em seguida, me defender da acusação de ter sido leviano, coisa que não sou.

Desculpe-me se passei do ponto ou invadi uma seara além da proposta pelo teu Blog, mas esse assunto Petrobrás, por motivos óbvios, mexe bastante comigo.

Mudando de pato pra ganso: sua última resposta só apareceu no final da página, não junto da minha tréplica e ao primeiro comentário. Venho notando isso em alguns outros tópicos, não só comigo. Será um problema daí ou daqui?

Abs,
LA

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  Luis Albertyn
14 anos atrás

Meu amigo, sou funcionário de carreira da empresa e tirando os “anos de chumbo” do FHC seu pau mandado na empresa o Joel Mendes Rennó e uma verdadeira quadrilha na diretoria , nunca ví nada demais na emporesa, já fui supervisor, fiscal e gerente de contratos.
O acesso dos funcionários e o poder de denúncia é imenso e como real interessado no assunto queria que por obséquio você fornecesse as evidências ( não precisam ser provas) e o nome dos diretores e gerentes envolvidos , te garanto que assumirei com a minha matricula toda a denúncia e seu nome será preservado, o Flávio têm o meu e mail , me passa as informações que repassarei PESSOALMENTE à OUVIDORIA da PETROBRAS OK?
Vamos colocar essa quadrilha no olho da rua ta legal? agora se você não têm provas, nomes e o que você escreveu é apenas mais um amontoado de asnices de quem não têm responsabilidade sobre aquilo que fala, enfia a lingua no cú e para de falar merda, as informações que parecem brotar no seu quintal a bosta da VEJA , a merda da FOLHA e o cagalhão da GLOBO buscam infrutiferamente desde o primeiro dia de governo LULA, não é um cocô suburbano que da Petrobrás só conhece alguns postos de gasolina terá algum tipo de informação , apenas leviandade e irresponsabilidade……

Anarquista
Anarquista
Reply to  Luis Albertyn
14 anos atrás

Gonzalez, não tenho procuração para defender ninguém, mas por quê a grosseria grátis ao Albertyn? Ele já está se movendo, como ele mesmo disse. E, dado o nível de tuas acusações a ele, não vai ser você que vai ajudá-lo nesta pendenga.
É natural que numa empresa do porte da Petrobrás trabalhem vários tipos de pessoas, inclusive “militontos” (já que o precedente está aberto) como você, como bem demonstrado pelos teus argumentos. Agora isso não justifica a agressão gratuita né?

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  Luis Albertyn
14 anos atrás

Caro anarquista, o que o Albertyn fez é o normal em quem generaliza, deturpa e fala além do normal, o ônus da prova cabe a quem acusa; é claro que em uma empresa do tamanho da Petrobrás existam picaretas e pilantras, adiferença é que lá dentro existem mecanismos eficientes de controle de tais maus funcionários, ser assim não fosse duvido que a Petrobrás estaria aonde está, palavra de quem conhece o sistema por dentro.
Portanto você conseguiu vêr a minha agressão ( brasileiro é muito suscetível e sentimentel, menos na hora de falar o que não deve ou não pode, gosta de semear palavras ao vento sem poder provar o que falou a o ser chamado as falas) porém você não achou nada demais as agressões gratuitas e de forma covarde dele a Petrobrás e de roldão a todos que nela trabalham, eu ao menos se fui indelicado não fui covarde, mirei e falei diretamente para ele não inclui mais ninguém do blog ou da vizinhança, não chamei de desonestos ou levianos a todos; disse que caso ele não pudesse provar ou citar nomes dos pseudo envolvidos é melhor se calar, mas falei diretamente e pelo visto ele deixou o dito -pelo-não-dito pois não recebi réplica ou relação de denunciados, pois como já falei anteriormente, entrego toda a denuncia a ouvidoria da Petrobrás com cópia para a policia federal na praça mauá e com a minha matrícula, duvidam ? é só mandar a denuncia, caso contrário o melhor estacionamento para alíngua ainda é aquele sugerido por mim………

Ernesto Longhi
14 anos atrás

É, se a gasolina que abastecerá a F1 fosse da mesma qualidade (não a mesma gasolina porque eu não sou imbecíl), até passava. Mandar o frentista encher o tanque com gasolina e tu receber no tanque alcool com gasolina é foda. O motor agradece.

Aí vão malhar, que o combustivel sai da refinaria mais puro que uma carola que canta no coro da igreja e quem mete alcool na gasolina são os postos. E o controle de qualidade?

Uma vez a cada morte de papa vai os caras da BR vão nos postos tirar uma amostra do que tem, realmente, nos tanques subterrâneos dos postos.

Guilherme Corrêa
Guilherme Corrêa
14 anos atrás

PetrobraX

Jaison
Jaison
14 anos atrás

PETROBRAS! de volta a F1 é isso, uma cia do seu porte
não pode ficar fora da principal vitrini a F1.

Dú
14 anos atrás

O mercado de lá paga a conta.
O que a Petro poderia fazer, ao invés destas seletivas de kart, seria patrocinar campeonatos nacionais, como fazem até na Colombia….