DIRETO DO SEBO
SÃO PAULO (erraram tudo!) – Demais essas revistas antigas de carros. Vivo comprando. Aliás, tenho uma enorme coleção de “4 Rodas” e “AutoEsporte”. Claro que não dá para escanear e postar tudo aqui. Mas de vez em quando alguma boa alma manda umas capas, como essa enviada pelo Rony Roney. É de março de 1981. Uma edição rica, como se vê.
O mais legal são os segredos, projetos, chamadas de capa. O Voyage estava para ser lançado, por exemplo. Aparecia no pátio da VW como “Gol três volumes”… O Projeto J da GM era o Monza, não? Esse Fiat três volumes pode ter sido, anos depois, o Oggi. E o melhor é a “Perua Gol”. Batizada, como todos sabem, como Parati.
E, afinal, quais foram eses crimes da F-1 denunciados pelo Emerson?
Meu marido tem a coleção da revista quatro rodas, desde 1960, gostaria de saber se alguém se interessa, de repente deve faltar algumas das atuais, pois ele está muito doente e não comprou mais. São várias caixas. Se alguém se interessar entrar em contato.
tenho coleção 4 rodas / 2 rodas / motor 3 / moto show / moto , quero vender , retirar no local – entrem em contato colecionadores!!!
tenho 52 exemplares das revistas ‘quatro rodas ‘ e também tenho a intenção de vendê-las . Caso alguém se interesse, favor entrar em contato !
Grata
Prezado Flávio Gomes,
disponho de inumeras revistas “Quatro Rodas” bem antigas, “revistas da extinta Ed. Motor Três” e outras publicações raras que caso tenha interesse pretendo vendê-las, aguardo um retorno.
Abraço,
Carlos
Extra! Extra! – Neemias Vassão irá reger um lindo coral de anjos. Esta é uma notícia cheia de saudades, tristeza e esperança. O cara que marcou a vida de muitas pessoas acaba de falecer. Hoje o céu está mais musical! Saudades amigo…
nenhum comentário sobre a panorama, meu pai teve uma, diz ele que foi o pior dos carros que teve.
A Panorama é um excelente carro. Tenho uma para vender, está muito bem cuidada, zero de ferrugem, pneu bom, estepe bom tbm, volante firminho, não puxa, tem rack no teto, motor redondo, cano de descarga silencioso, sem fumacinha azul. Nem sei se vou vender. É um ótimo carro.
Sou do tempo em que a QR fazia a aferição do velocímetro dos modelos avaliados.
Crimes na Fórmula 1? Briattore já estava lá?
A Quatro Rodas era uma excelente revista! Não sei como é hoje, mas espero que tenha mantido a qualidade. Os testes feitos pelo Cláudio Carsughi em meados dos anos 70 eram ótimos, bem detalhados. Só pecava nessa época pelas poucas fotos.
Claro, existiam outras, caso da Motor 3 que era excepcional. Da Motor 3, inclusive, tenho um livro de 1986 sobre o 100 anos do automóvel, muito bom.
Esses “segredos” que a QR desvendava que eram engraçados. A maioria nunca se concretizou. Por sorte, temos nessa capa o projeto J e a “perua Gol”. Mas geralmente eram grandes chutes, com desenhos mirabolantes que não davam em nada.
Flavio, eu tenho uma coleção quase completa da Quatro Rodas mas está na casa de minha mãe e não tenho acesso a elas no momento. Na verdade, minha coleção está abandonada num porão e queria que alguém cuidasse dela tão bem quanto eu cuidei quando era moleque. Quer essa coleção para você?
Seria bom saber que elas seriam bem cuidadas para sempre.
Essa dos crimes, pelo que me lembro, era de algumas mortes causadas por pistas sem condições e descaso de dirigentes (no caso da morte de Peterson).
Se o FG não quiser, eu quero!!
Abraços!
contato: [email protected]
Tenho algumas (umas 200) QR, motor 3, Autoesporte e Oficina Mecânica dos anos 60, 70, 80 e 90… Não me desfaço delas por nada…
As revistas MOTOR 3 eram as melhores, dando de dez a zero nas Quatro Rodas. Tenho uma montanha das duas aqui. Virei fâ do Jose Luiz Vieira, Paulo Celso Facin, Expedito Marazzi (saudoso), e o resto da patota. Só gente de primeira
eu tive essa revista e a entrevista do Emerson é sensacional. O Emerson é sensacional. Depois da carreira nos EUA ele, aparentemente, mudou seu estilo discreto e simpático dos tempos de F1, às vezes parecia ter assimilado aquele espirito tipico americano de ostentar bens materiais, ficar aparecendo nas revistas ‘Caras’ da vida…e também envolveu-se em uns episódios meio estranhos como o de Castroneves e aquele manifesto de apoio ao ACM. Mas, ainda assim, tenho uma simpatia muito maior por ele do que por Piquet ou Senna. Sem comparação.
Tenho bem guardadas, coleção desde 1968 até +/- 1975, a primeira que comprei, tinha na capa o segredo da VW, o zé do caixão, uma preciosidade que de vez em quando eu revejo, a que tem o teste do fuscão 71, separei e deixei no porta-luvas do próprio, na família desde zero e guardado até hoje, e para sempre.
Bons os tempos do Nehemias Vassão e Claudio Laranjeira, quando chegaram a levar até tiros dos seguranças da VW, e aquela história de usar fotógrafos
com as Loves de flash cubinhos para enganar os pessoal da Ford com com o Corcel II. Como diria o Rei: São tantas emoções,bicho!
Meu pai trabalhava na VW, e a gente se divertia com a galera andando pela Anchieta com os carros “novidade”, como o Santana e os novos modelos…
Eu tenho scaneado a materia do Emerson, Segunda envio p/ voce. Abraços.
Um amigo meu tinha a 4Rodas desde o número 1, devidamente embaladas. Acho que se desfez pois se mudou aqui do Rio de Janeiro. Quando a 4 Rodas fez 40 anos, lançou um box com 4 Cds com todas as revistas escaneadas. Tenho
esses CDs que ajudam bastante quando quero pesquisar sobre algum automóvel.
alguem dessa galera aí que quer se desfazer das revistas é de brasilia?eu tenho interesse
Automobilismo na capa da 4 Rodas. Só em edições de colecionadores mesmo. Ai que saudade que deu da minha Panorama. Como a gente se arrepende vender essas jóias.
Eu tenho uma coleção de Quatro-Rodas desde 1988 até 2001, época em que começou a cair o nivel, ai paramos de assinar e hoje só compro quando a capa me interessa.
Ta me dando um dó, mas acho que terei de se desfazer de uma parte da coleção, pois não tenho mais espaço para guardá-las, pois sempre estou comprando revistas novas (não só a QR). Mas ainda da pra levar por um tempo, vou ver até onde meu armário aguenta.
Flavio, tenho todas as 4 rodas desde a número 3 até 1994. Algumas estão em excelente estado, outras bem ruins, gostaria de recebê-las ?
Se o Flávio não quiser,eu quero!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Pago até uns cents por exemplar.
Bem, eu sou de Petrópolis, quem se interessar entre em contato.
Desculpem, faltou o e-1/2: [email protected]
EU aceito…preciso e tenho amor por isto…negocio [email protected]
E ali, no canto inferior direito, uma bela Panorama! Quem tem, trate de cuidar.
Mas a 4Rodas pagava um pau para a VW (paga ainda, né?)
“Economico” Gol 1.6 é demais… O Escort era muito mais economico que o gol… até o Del Rey gastava menos que um gol 1.6…. francamente!
Até hoje os carros da VW só ganham dos demais em comparativos da 4Rodas… como se as outras avaliassem errado.
Escort e Del Rey em 1981????????
Será??????
Mas nessa época ainda era mais comedido. Pior foi lá pela metade dos anos 80, que em comparativos entre o Gol GT, Passat Pointer 1.8 e Monza S/R, o Gol era SEMPRE o vencedor… Foi nessa época que larguei de comprar sempre a 4R e lia a saudosa Motor 3 (1980 – 1987), Auto Esporte, depois apareceram outras menos cotadas… simplesmente a 4R resolveu jogar fora toda a sua credibilidade – mais ou menos como a Veja faz na atualidade. Mas o pior ainda estaria por vir: alguém se lembra de uma edição (acho que foi a edição do lançamento do Omega) no qual o “profeta” que escreveu o texto falou do motor TRANSVERSAL do Omega? Pois é, o meliante nem abriu o capô para falar do carro… hoje em dia voltou a melhorar um pouco, mas nada como era na época áurea do Carsughi.
Sim, pagava-se, mas não era no sentido pigurado, mas explicito do termo….
Eu tinha esta revista!! Foi uma bela “regressão” vê-la aqui postada.
O mais engraçado é que a F1 de hoje tem segurança, mas não tem pilotos arrojados e talentosos!!!!!!
Não tem???
Dá pra citar uma meia duzia com certeza!
Não sei não, pq pelo q me parece esse ano são 11 titulos mundiais, com 4 campeões nas pistas, será q falta arrojo e talento??????
Como é que se explica a primeira corrida deste ano. Chatíssima. Pilotos arrojados, saiam da rabeira, ultrapassando todo mundo, por serem mais rápidos.
Hoje em dia o que conta mesmo é só o carro.
Não lembro de ter lido essa revista. Mas lendo os comentários, me recordei da questão dos parafusos e arames no guardrail. Nem lembrava disso mais.
Cara eu tinha esse exemplar!! E muitos outros de Duas Rodas, Motoshow; 4×4 &Pick-up. Infelizmente, casei, mudei de casa e a minha coleção ficou para trás….
Flávio, tenho esta Quatro rodas, como muitas outras que guardo representando alguns lançamentos e testes da época que os carros se diferenciavam entre si. Mas principalmente as revistas automobilisticas testavam os carros e não como é hoje que demonstram como se esivesse em um desfile de modas com dados de fábrica. Saudades da antiga Quatro Rodas, Auto Esporte, Motor 3. Época que não volta, mas que tenho saudades. Um abraço.
Revista Motor3 tenho todas. Foi à melhor de todas as revistas do Brasil. Só o José Luiz Vieira participar da revista já era um alento. Se alguém quiser alguma reportagem me peça.
Flávio,assim que eu tomar vergonha na cara,arrumo minha impressora e vou escanear umas que eu tenho bem interessantes da década de 70 e 80,eu tb vivo comprando essas revistas e minha esposa falando,”nossa vc tem ferrugem no sangue,não enjoa de ler isso?kkkkkkkkkk
pois é, FG, tenho praticamente todas as QR desde dezembro de 81.
além de várias Oficina Mecânica, Quatro Rodas Moto (as antigas, da década de 80) e Mecânica Popular de 60 a 68.
o projeto J realmente era o Monza.
e o Fiat 3 volumes não era um Lada e sim o Ritmo.
o Monza veio, o Ritmo não veio.
Flavio, tenho a coleção completa da Autoesporte e quase completa (faltam 2 exemplares) da 4 rodas.
Por motivo de mudança -de uma casa grande em Presidente Prudente para um pequeno apê em SP – preciso me desfaer destes exemplares. Gostaria de dar um fim digno para estas coleções ( e nao entrega-las em um sebo sujo para acabar com a coleçao) você sabe de alguem que teria interesse em tal material?
aceito sua doação. abraços
EU aceito, e inclusive compro estas revistas. Eu tinha uma coleção que queimou em um acidente….Por favor faça contato
Guardaria com carinho, e tentaria digitalizar tudo pra moçada.
Pode entrar em contato?
Pelo o que me lembro [tenho a revista, mas não em mãos, aqui], o Emerson desceu a lenha bonito, irritado com as questões da segurança na F1: morte do Ronnie Peterson, o acidente do Rolf Stommelen, os protestos, a vista grossa dos chefes de equipe, etc.
Abraços!
O fiat é um RITMO de 3 volumes.
O Ritmo, apesar de um show, nunca daroa certo em um país careta como esse.
Eu acho o Ritmo bonito.
O que matou o Ritmo no mundo foram os erros de projeto que levavam ao apodrecimento da carroceria.
Este fato com este carro inclusive foi o que queimou o filme da Fiat nos EUA.
Os carros italianos dessa época apodreciam igual tomate em fim de feira, as Alfa literalmente derretiam….
Ok, tou com a revista em mãos aqui. Quer as citações? Lá vai: A Manchete começa com um “Emerson: Não foram acidentes, foram crimes. Na pista e no hospital”. A entrevista é extensa, mas alguns detalhes de destaque: “Para ter mais lucro, os organizadores se negam a colocar parafusos nos guard-rais amarrados com arame. E quando os pilotos protestam e se negam a correr, eles ameaçam com suspensão. Como aconteceu comigo.” // QR: Você pensou em parar quando o Ronnie (Peterson) morreu? – EF: Cheguei a pensar. Mas a morte do ROnnie foi causada pela negligência do pessoal de retaguarda. O Cévert também morreu porque o guard-rail era uma merda, fraco demais. Se fosse um guard-rail resistente, como eu exigi que fosse, o Cévert não teria morrido…” E segue assim.
Pedro,
Digitaliza a entrevista e disponibiliza pra todo mundo. Esse tipo de preciosidade precisa ser acessivel a todos. =)
FG, eu tenho esta aí!
O J realmente foi o Monza. O Fiat 3 volumes não virou o Oggi, era outro projeto, seria uma versão sedan do Fiat Ritmo italiano, porque a Fiat na época já pretendia entrar em uma faixa de mercado superior ao 147. Só que com a queda do mercado no início dos anos 80 o projeto foi cancelado e o Oggi surgiu para “tapar buraco” por dois anos, até a chegada do Prêmio em 85. O objetivo inicial da Fiat só foi atingido em 1992, com o lançamento do Tempra.
Os crimes a que o Emerson se referia eram as condições de segurança da F1 da época, como guardrails (tem hífen?) amarrados com arames, dentre outras pérolas. Bons tempos! Abraços a todos!
Eu tenho essa revista, Flavio! Herdei uma enorme e respeitosa coleção de revistas 4 Rodas de meu padrinho. Tenho todas as edições desde, talvez, 1979. Se eu não me engano, os crimes que o Emerson denunciou nessa edição foi o da morte do Ronnie Peterson, não? Que ele foi tratado com descaso e abandonado no hospital pelo Ecclestone e pelo Chapman. Não sei, vou conferir e depois mando a resposta certa.
O único que não veio foi o Ritmo, o projeto J, apesar de ter toda a cara de Chevrolet Vega, acabou no nosso Monza.
E quais seriam os crimes da F-1, ??? bons tempos da 4R
Que crimes são esses denuciados pelo Emerson?
abraço
Alberto