GLAUCO

SÃO PAULO – Acabo de ler que mataram o Glauco. Ele e seu filho, Raoni, de 25 anos. Há mais de uma versão para os assassinatos. A primeira, logo pela manhã, de que teria sido um assalto nesta madrugada, o crime tendo acontecido diante de sua casa, em Osasco, num bairro que reúne integrantes da Céu de Maria, igreja fundada pelo próprio Glauco, que segue cultos e princípios do Santo Daime. Agora à tarde surgiu nova versão, de que o assassino seria um ex-frequentador da igreja, conhecido da família.

Glauco tinha 53 anos. Cartunista, criou personagens que se misturam com a vida de São Paulo como o Geraldão, Geraldinho, Doy Jorge, Ozetês, o Casal Neuras, Dona Marta e muitos outros. Formava, ao lado de Angeli e Laerte, o trio fantástico que nos anos 80 ganhou espaço na grande mídia, muito em função das tirinhas na “Folha”. Eles revolucionaram o cartunismo nacional com suas temáticas urbanas, numa época de abertura política em que tanta coisa represada começou a vir à tona. Glauco era uma figura doce, às vezes jogava bola com a gente, vivia tranquilo com sua genialidade. Que bosta de mundo.

Subscribe
Notify of
guest

160 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Thaís
Thaís
14 anos atrás

Onde quer que ele esteja que deus esteja com ele, que ele receba a paz eterna.Mas isso tem que ter justiça por que ele era o melhor cartunista que já pode existir.

Mário Gasparotto
14 anos atrás

Sem comentários… melhor nam falar. Descanse em paz, Glauco e Raoni.

Jorge Barata
Jorge Barata
14 anos atrás

Sem palavras.

Felipe
Felipe
14 anos atrás

tudo que é bom vai embora rápido, infelizmente: Senna, mamonas assassinas e Glauco.

Valdeci
Valdeci
14 anos atrás

Meus sinceros sentimentos ao Geraldão, Geraldinho, Doy Jorge e toda familia “GLAUCO”

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
14 anos atrás

Lamento muito a morte do Glauco e do seu filho, não pelo fato do que ele fez ou deixou de fazer, isso pouco importa. A mortte sublima tudo e a morte estúpida, violenta , fortuita e gratuita nos deixa ainda mais perplexos, meus pesâmes aos familiares e amigos por essa verdadeira tragédia.
Só não concordo com o histerismo coletivo e a repulsa a o país e ao sistema pelo hediondo crime , lamentavelmente faltou equilibrio a maioria dos que comentaram esse singelo post em forma de homenagem pelo Flávio Gomes, explico:
Oestúpido assassinato do Glauco e do seu filho não segue o padrão da violência que assola o nosso país, é um crime perpetuado por um sociopata e não aconteceu porque há impunidade no Brasil ( realmente existe) ou graças ao nosso arcaico sistema penal e prisional ( também sei que é arcaico, corrupto e ultrapassado) esse tipo de crime têm o mesmo peso criminal que por exemplo o assassinato do john Lennon, ele não foi assassinado porque seu bairro era violento ou havia impunidade penal no EUA, ele foi assassinado por um fã com sérios distúrbios psicológicos e pelo visto na tragédia do Glauco o assassino era uma pessoa do convívio se não íntimo ao menos bem próximo das vítimas, isso não justifica o ato bestial nem o simplifica, mas serve para mostrar o quanto é perigoso essas “aventuras” psicodélicas ou religiões e ritos “exóticos”.
Não estou falando com isso algo parecido com : BEM FEITO, QUEM MANDOU SE METER NISSO? não é nada disso, cada um têm o direito de professar a sua fé ou religião ou até a falta delas da forma que bem entender , contanto que você respeite o espaço alheio, o problema é que esse tipo de credos sempre atraem esses tipos e subtipos tão loucos quanto qualquer Napoleão de hospício, mas bem mais perigos do que eles;
Nessa argamassa reliosa misturamos figuras dóceis e amáveis como o Glauco com verdadeiras feras adormecidas como esse pervertido que matou um pai, um filho e por tabela uma família inteira.
Sou um socialista diferente, sou a favor da pena de morte, não para servir de exemplo ou quiçá por vingança. o motivo é mais prosaico: a simplicidade, a economia e a segurança de sabermos que outros podem cometer atos violentos e hão de comete-los, mas aquele alí que você mandou para o saco não faz mais mal a ninguém, além de servir de um conforto psicologico para os familiares que foram vítmas da violência.

P.S. Hoje também perdi um conhecido, seu nome era Claudio, pessoa dócil e de ótima índole assassinado covardemente dentro de um bar em Maricá RJ, morreu anonimamente pelo “duplo crime” de estar tomando um chopp às duas da manhã e por possuir no bolso um pré atestado de óbito que é uma carteira de PM, se tivesse reagido a tempo e matado os assaltantes teria o desprazer de ser acusado pela nossa hipócrita sociedade de “violento” e ainda assistiria uma procissão de ONG’s e grupos de direitos humanos no enterro dos fascínoras, mas como foi ele que desceu a sepultura, veremos que eses grupos e ONG’s não participam de enterros de policiais ou cidadãos de bem, exceção aberta apenas para enterros aonde apareçam em massa a imprensa e os holofotes, BANDO DE FILHOS DA PUTA!!!!!!!!!!!!!!!

André Buriti
André Buriti
14 anos atrás

Conheci o trabalho do Glauco através da revista Chiclete com Banana, nos anos 80, tenho até hoje as revistas guardadas, junto com ele uma geração sensacional, Lerte, Angeli, Luiz Gê e tantos outros que de uma hora pra outra passaram a ter seu trabalho reconhecido e respeitado, uma geração que rompeu a barreira comercial mostrando como o desenho podia retratar o cotidiano e divertir ao mesmo tempo.
Os personagens do Glauco eram os que mais me divertiam, pelo seu jeito anárquico, cheio de pernas e braços, junto com os Piratas do Tietê e “Los Três Amigos” são o que acho que existe de melhor no quadrinho daquela época, e sua temática ainda é muito atual.
É uma perda irreparável para a cultura nacional, uma pessoa boa, que tentava ajudar os outros, a história ainda está mal explicada, e talvez nunca o seja totalmente esclarecida.
O artista não morre, sobrevive na sua obra, e a melhor homenagem que podemos fazer é ler os seus quadrinhos, preservar suas histórias e difundi-las para que no futuro outras pessoas conheçam o trabalho dele.

Seu creyson
Seu creyson
14 anos atrás

Sempre admirei o trabalho do Glauco, pela qualidade, criatividade e antes de tudo porque transparecia que seu autor era um cara legal. Lamentável a violência gratuita, a perda.

Fabao
Fabao
14 anos atrás

Po, chego do trampo e vejo uma merda dessas, cresci lendo as tirinhas da Folha e os HQs Los 3 amigos, curtia pra caramba e achava ate que o Geraldao merecia virar filme, era muito foda.
triste eh saber q 2 vidas foram levadas por um imbecil muito louco, realmente uma pena, muito chato isso!

geraldo nunes
geraldo nunes
14 anos atrás

Passei muitos anos sendo chamado de “Geraldão Solteirão”, casei com uma Marta, e às vezes bancamos os “Casal Neuras”.

Mas soi muito fã do trabalho de Glauco desde que surgiu na “Folha”, e deixo meus pesares à família por duas mortes tão sem sentido…

Otto Lima
Otto Lima
14 anos atrás

Ainda que nossas corruptas, incompetentes e omissas autoridades tendem a ver a morte do cartunista como simples estatística, a obra escrachada e genial de Glauco ficará como fonte de inspiração para a resistência à tirania do politicamente correto.

Luiz Salomao
Luiz Salomao
14 anos atrás

os bons vao cedo!

Insatisfeito com Tudo e com Todos
Insatisfeito com Tudo e com Todos
14 anos atrás

Tenho 53 anos, moro em BH e por aqui existia os tais ESQUADRÕES DA MORTE, policiais que eliminavam os bandidos, principalmente na década de 70. Ai que saudade….

Ai que saudade dos tempos que gente honesta era valorizada e respeitada e que bandido era só bandido.

Tempo que podíamos sair de noite, sozinhos, sem medo ser ser mortro oiu assaltado…..

Será quendo alguem vai fazer alguma coisa? Quando vão mudar as leis? Perdemos duas gerações com a tal da ditadura e mais duas com esses desgoverenos….

Seremos sempre a nação do FUTURO? Quero nação no PRESENTE!!!!!!!!

Stop the War!!!!!!

tiozão
tiozão
Reply to  Insatisfeito com Tudo e com Todos
14 anos atrás

Bons tempos aqueles, meu fuscão novo, todo equipado, não tinha travas, alarmes ou seguro, não era necessário, saudades do Coronel Erasmo Dias e sua frase “bandido bom é bandido morto”. Éramos felizes e sabíamos.

Max Mosley
Max Mosley
14 anos atrás

Detesto estes dias em que a primeira informação que você recebe acaba por te detonar emocionalmente. Assim como muitos, sempre fui fã das suas tirinhas. A vida fica cada vez mais chata. E triste.

Decio
Decio
14 anos atrás

Agora no final da tarde ,escutei na R.B. que não foi problema de segurança pública(digo homicídio ou latrocínio) mas sim um suposto amigo do filho do Glauco, com um disturbio sei la de que grau. Mas uma pena, uma vida tirada de forma violenta.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
14 anos atrás

Caracas… vi os ultimos noticiarios… e pra mim a morte ficou mais estupida ainda… tudo indica que o cara que o matou o conhecia????!?!?!?!?!?!?/1/1 Da mesma Igreja????//?? O cara tentava de suicidar???????

Que merda… que idiotice!!! Matar o Raoni e o Glauco por nada???????

Que noticia mais triste.

Imperador

Felipe Gatica
Felipe Gatica
14 anos atrás

Não sei se lamento mais a morte do cidadão e ver a cabeça escrota do Brasileiro. É tanta gente com merda na cabeça escrevendo aqui que dá vergonha alheia.

Ubaldir Jr.
Ubaldir Jr.
14 anos atrás

Que bosta, mesmo.

Airton Cezar
Airton Cezar
14 anos atrás

Glauco, Angeli e Laerte – Foram e sempre serão os cartunistas prediletos da uma juventude pós ditadura, principalmente da juventude paulista, suas tirinhas e revistas eram um item obrigatório nas leituras semanais.

Se antes eu vivia relutando em me desfazer da minhas coleções da Chiclete com Banana, Los 3 amigos e Piratas do Tiete, agora que não deixo ninguém por a mão nelas!

J. Alves
J. Alves
14 anos atrás

Puta merda! Acabei de saber lendo aqui. Que choque, tô passado. Tanta gente ruim pra morrer, e matam o Glauco?

LUIS PORTO
LUIS PORTO
14 anos atrás

O PROBLEMA É QUE HOJE, DEVIDO A IMPUNIDADE QUE REINA, NINGUEM TEM MEDO E NEM RESPEITA MAIS NADA. NA MINHA ADOLECENCIA, RESPEITAVAMOS OS PROFESSORES DENTRO DA SALA DE AULA, HOJE, BATEM OU ATIRAM NELES. NINGUEM SE METIA COM POLÍCIA, HOJE, ATIRAM NELES, E A TENDENCIA É PIORAR.

Sérgio Santana
Sérgio Santana
14 anos atrás

O Glauco era demais. Pena que a grande maioria não conheceu o seu trabalho. Mais um que entra para a estatística… para os governantes, apenas isto, estatística.

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
14 anos atrás

Noooooooooooo!

Donde estás Laertón y Angel Villa???

Pobre Glauquito!!! (aporto que foram el bandoleros de Marisalles)

Sentirei saudades…. Grande Glauco!!!
Meus sentimentos à familia.

Julio Cesar Manfredinni
Julio Cesar Manfredinni
14 anos atrás

Isso que dá ficar bebendo esse chazinho do diabo aí…termina assim!

Alexey Karpov - Novo Hamburgo
Alexey Karpov - Novo Hamburgo
14 anos atrás

Que merda de mundo isso sim! Sei que violência não resolve tudo, mas quando alguém tira a vida de uma pessoa como Glauco e de uma maneira tão estúpida, chego a pensar em pena de morte.
E pode apostar: se esse assassino era mesmo da igreja, e não um assaltante e não tiver antecedentes, não fica mais de três anos preso.
A família de Glauco perde dois mebros por um ato de um individuo que simplesmente vai pagar bem pouco por isso. É a banalização da vida.
Se eu fosse o Zé do Apocalipse, diria que o fim está próximo mesmo.

Acarloz
Acarloz
14 anos atrás

Isso é reflexo da impunidade, vagabundo não tem medo de nada, quem quiser e for esperto que faça sua própria justiça, depender dessa que aí está não dá não. . .

Eduardo Cruz
Eduardo Cruz
14 anos atrás

Eu, que me acostumei a ler Glauco no início dos anos 80, colecionei as revistas do Geraldão, sempre fui fão do traço e das brilhantes tiradas, tive o prazer e a felicidade de ser apresentado por um amigo em comum, e pôde lhe falar do quanto o admirava.
Hoje, assim que liguei o computador e vi a notícia, pensei a mesma coisa que você: QUE BOSTA DE MUNDO!
Que Glauco descanse em paz.

Izaias da Silva
Izaias da Silva
14 anos atrás

O Flavio resumidamente em uma frase disse tudo.
“Que merda de Mundo”.!!!
Só quem viveu a decada de 80 onde ler a Folha e as tiras dos 3 era obrigatório, sabe a perda que tivemos. Me sinto mal da mesma forma quando perdemos a Elis.

Nilton
Nilton
14 anos atrás

Que péssimo jeito de começar o final de semana.
O Glauco marcou minha adolescência, me fez saber que Chiclete com Banana não era uma banda de música ridícula.
Vá em paz Glauco.
E como dizia o Renato Russo: “É tão estranho, os bons morrem antes”.

discus
discus
14 anos atrás

que bosta de mundo mesmo!!!!

kenjiro nagasawa
kenjiro nagasawa
14 anos atrás

Parabéns pelo texto, Flavio!
O Glauco influenciou em muito minha adolescência nos anos 80 juntamente com o Angeli e o Laerte. Abriu minha cabeça para a política e as coisas urbanas e underground…
Realmente esse mundo que aí se apresenta é uma bosta!

Very
Very
14 anos atrás

Uma tragédia. P/quem defende argumentos energúmenos de que drogas são “um crime sem vítima” , feito o André Forastieri, aí está mais um exemplo em contrário, pelo menos pelo que indicam as primeiras informações e testemunhas. RIP Glauco e o filho dele

Orlando Salomone
Orlando Salomone
14 anos atrás

Lixo, também, é um povo condescendente com a criminalidade, que aceita leis ridículas, sem nenhuma efetividade contra a escalada da violência. Cadeia não é escola, é punição. Viciado não é doente, é marginal. Quem compra coisa roubada é bandido também. Quem mata no trânsito também. Quem poupa o lobo, sacrifica o cordeiro. Pessoas de bem continuarão morrendo, enquanto esta mentalidade doentia do brasileiro continuar existindo.

Antonio
Antonio
14 anos atrás

O mundo não é uma BOSTA, BOSTA SÃO AS PESSOAS QUE O HABITAM!!!

Roberto Junior
Roberto Junior
14 anos atrás

Recebi essa notícia já “anestesiado” pois nesse mesmo momento perdi um amigo boleiro que foi com os amigos jogar bola e não voltou devido um AVC, deixando esposa grávida de dois meses…Tem dias que dá vontade de colocar a cabeça no vaso sanitário e dar descarga.

André Grigorevski
14 anos atrás

Uma desgraça sem tamanho…

O Glauco era foda. Tive o prazer de ler, ainda criança, várias edições da revista Chiclete com Banana e mesmo da revista Geraldão, que eu ainda devo ter guardadas em algum canto. Ainda hoje sou capaz de dar gargalhadas com uma mesma tirinha que eu já conheça a anos.

Não há muito o que falar em um momento como esse, apenas concordar com todos aqui sobre a bosta de mundo em que vivemos.

Marcio Ferreira
Marcio Ferreira
14 anos atrás

péssima notícia…
Notícias como essa só servem pra demonstrar que vivemos uma situação de guerra civil.
E a situação só tem piorado e deve piorar ainda mais…
Muito triste mesmo…

Ronald Wolff
Ronald Wolff
14 anos atrás

Essa bandidagem é um LIXO!!!!!!

Euler Alvarenga
Euler Alvarenga
Reply to  Ronald Wolff
14 anos atrás

Por isso que eu continuo feliz da vida aqui nos EUA, apesar da frieza dos gringos e das terras gringas. Viver em Sao Paulo e jogar na Loteria…

Mario Echigo
14 anos atrás

nem sei o que dizer, torrei toda minha grana quando moleque colecionando o que ele produziu….e guardo tudo, minha mae separava as charges que vinham na folha de sao paulo no primeiro caderno para mim.
sou de sao paulo, la do buntantan e moro aqui em barcelona faz 5 anos…sinto uma saudade imensa de voltar por “n” motivos, mas quando vejo este tipo de coisa, que todo dia ocorre aí, e olho a minha futura mulher ao meu lado e os filhos que quero ter com ela, desisto de voltar.
o sacrifício tenho que fazer eu de ficar aqui, por mais que tenha saudade, e nao expor a minha futura familia a esta bestialidade que se vive no brasil.
tenho 31 anos e acho que nao vai dar tempo de ver um brasil melhor socialmente, com justiça e com tudo que nós sabemos que faz falta para se viver tranquilo, sem medo.
e la em brasilia…tanta gente que ja esta fazendo hora extra nesta vida, continua…

sms
sms
14 anos atrás

Apuesto que fue uno miguelito hijo de puta!

Caveira
Caveira
14 anos atrás

O crime na sociedade de hoje é um caminho facilitado pela impunidade. O mundo precisa aprender a punir com o rigor necessário todo e qualquer tipo de desvio de conduta, de ética e de pensamento. Temos que tomar as rédeas do futuro da humanidade. Erradicar a pobreza e preparar cidadãos para o futuro com educação das crianças. Eliminar os infratores ou impedí-los, de uma vez por todas de agir….. Conseguiremos atingir esses objetivos com o tempo, mas também haverão muitas perdas, como esta, do genial GLAUCO. Tais criminosos não merecem nosso perdão. Temos que puní-los e impedí-os de continuar a cometer crimes. Mande-os para mim, que me encarrego de puní-los…..

Boa Morte a todos
GLAUCO, que Deus o tenha.

Caveira

netinho
netinho
14 anos atrás

Gente, o país até que é bom, tem belas praias, o pantanal uma chapada aqui outra ali ,e outras atrações mais. Bosta são os sei lá o que ,que estão no poder. Nós cidadãos comuns estamos f… pois não temos a quem recorrer.
Quanto a pena de morte, só acho dificil ser nos moldes da china, pois não vai ter bala suficiente para eliminar a bandidagem.

Marcelo
Marcelo
14 anos atrás

Que bosta de Brasil!!! Fico muito chateado com esse tipo de situação, a anos tenho a impressão que todos os brasileiros estão em um espécie de fila… a da morte, essa barbaridade pode acontecer com qualquer um, é como eu disse outro dia enquanto o brasileiro se preocupa com coisas fúteis como eleger “heróis” no esporte nosso dia a dia fica cada vez mais lixo, o que manda é qualidade de vida: saúde, educação, segurança o resto a gente corre atrás. A polícia prende, mas a lei solta, evidente que os vagabundos já tem várias passagens na delegacia, se tivessem cumprindo pena na cadeia isso jamáis teria acontecido! Aqui no Brasil(de bosta) bandido entra na sua casa, rouba, mata, estupra, barbariza uma família interia e não acontece nada com eles!!! E quando são presos em certos casos eles parecem astros de cinema(lembram do maníaco do parque?), andam com colete a prova de bala e 30 políciais na escolta para fazer(???) exame de corpo delito pois ninguém pode encostar no vagabundo, fora as entrevistas no fantástico!!! Infelismente mais uma família brasileira é destruída(a do bandido tem os direitos humanos para confortar…isto é Brasil!). Estou com 41 anos, se esse crime com uma pessoa conhecida na mídia fosse a vinte anos atrás eu ia ficar horrorizado, mas hoje em dia com a bandidagem dominando já acho normal, fico até esperando minha vez na fila…afinal de contas se não for assim não é Brasil !!! O mundo não tem culpa, em muitos países essas barbarides são fatos isolados porque a bandidagem é tratada com mão de ferro, aqui no nosso govervo a maioria ou é bunda mole ou é vigarista, eles estão se lixando para o povo! É a indiferença, ninguém liga! O povão também não ajuda, nesse momento estão mais preocupados com a copa do mundo, quem morreu, morreu…Já avisei minha família, quando chegar minha hora escrevam na sepultura:

“Brasil nunca mais!!!

Meus pesames a famíla e que Deus abenções as almas de Clauco e seu filho!

Marilia Compagnoni
Marilia Compagnoni
14 anos atrás

Meus sentimentos pela sua perda.

reproduzo aqui o q postei no Comparsas do Blog

eu não conhecia o Glauco, mas suas tirinhas sempre são obrigatórias na minha leitura matutina do jornal. Aquela coisa, vc se sente próximo da pessoa, pq vc acompanha seu trabalho e admira o profissional.

estou revoltada com o que aconteceu, como escrevi no twitter “Não me interessa quem vai ser presidente do Brasil ano q vem, nem os governadores, dep e senadores, só me interessa viver num país SEGURO” e nào adianta me mandarem pra Suécia, pq eu não vou, eu quero morar no Brasil.

qdo eu era criança nossa economia era um fiasco, hoje o país avançou tanto nessa área. O que nos impede em avançarmos na segurança pública?

Eu fico chocada como as notícias de assaltos, sequestros e assassinatos se tornaram corriqueiras nos nossos noticiários, e parece q estamos numa inércia total.

Há 6 anos moro em Curitiba, e nesse período observei o índice de assaltos e assassinatos triplicar… e o que eu fiz? Comecei a passar cada vez mais tempo em casa evitando sair à noite, por neura total. Podei minha vida social com medo de ter uma arma na cabeça, na hora de entrar no carro pra vir embora pra casa

Bruno
Bruno
14 anos atrás

Eu também gostava das tirinhas, mas isso é o que menos importa. Pai e filho foram assassinados dentro de casa. Que Deus (ou o nome que cada um quiser usar) dê força para essa família, pois eu não consigo imaginar o quanto deve ser difícil para quem fica. Estarão em minhas orações.

Insatisfeito com Tudo e com Todos
Insatisfeito com Tudo e com Todos
14 anos atrás

A violência só nos atinge quando morre alguém perto da gente…..

Bosta de país que a violência cresce a cada governo e ninguém faz ABSOLUTAMENTE NADA!!!!!

Politicos FDP que temos…..

Merda de dia de hoje. Eu adorava o Geraldão!!!!!!

ucá
ucá
14 anos atrás

Minha primeira reação quando li a notícia foi dizer “que merda de mundo!”
Fim

Edilson Vieira
Edilson Vieira
14 anos atrás

Sabia que vc ia abordar a morte estúpida do Glauco. Ele fez a cabeça da nossa geração nos anos 80. Sem ele, se perde um elo da santíssima trindade do cartun brasileiro (Angeli, Glauco e Laerte). Encontrei com eles algumas vezes em salões de humor. Los 3 Amigos foi uma das melhores coisas que se produziu no Brasil… Que merda…

Eder Casagrande
Eder Casagrande
14 anos atrás

Imperador, você está corretíssimo.

fe
fe
14 anos atrás

foda. a guerra está ai, cada vez mais próxima. e agora, josé?