IMPERDOÁVEL

SÃO PAULO (antes tarde…) – O blogueiro Ricardo Soares lembrou, ainda bem. Porque ontem passou batido o 30º aniversário da primeira vitória de Nelson Piquet na F-1, no GP dos EUA/Oeste de 1980, em Long Beach. Foi, também, o último pódio de Emerson Fittipaldi.

O esquecimento é imperdoável, mas sempre é tempo de lembrar aquela corrida, não? Contem tudo, vocês que se recordam dos detalhes. E nossas homenagens a esses dois monstros do automobilismo mundial.

Subscribe
Notify of
guest

111 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Júlio Slayer
Júlio Slayer
13 anos atrás

Grande prova!! Tenho a corida inteira transmitida bela Rede Bandeirantes e o compacto da BBC (com a imagem um pouco melhor). Na Bandeirantes a corrida teve a narração do Galvão Bueno e comentários do saudoso Giu Ferreira. Além do triste acidente do Regazzoni, o Elio De Angelis também fraturou o pé em um pequeno engavetamento no começo da prova. Muito legal a felicidade NATURAL do então Nelsinho Piquet ao vencer sua primeira prova.

Fernando
Fernando
13 anos atrás

Inicio dos anos 70, ganhei o mais cobiçado presente de natal: um autorama Fittipaldi, com o Emerson e Wilsinho na capa da caixa. Ou seja, sou fã do Emerson desde pequeno.

Geraldo Flávio Chaves
Geraldo Flávio Chaves
13 anos atrás

Boa lembrança esta sua xará. É muito bom relebrar este pódio com dois Grandes Campeões. É uma pena que as mídias não dão valor as estas lembranças de dois Campeões Mundiais. Mas se fosse um outro piloto por aí estavam lembrando até a cor da sapatilha que ele usava. Outro detalhe no pódio que me chama a atenção é a presença de Riccardo Patrese nesta primeira vitória de Nélson Piquet. Coincidentemente na última vitória de Nélson Piquet, no GP do Canadá em 91, lá estava o velho Patrese em 3º lugar.
Abraços!

Ra
Ra
13 anos atrás

Realmente incrivel!!

Lúcio
Lúcio
13 anos atrás

Pódio com grandes pilotos (os brasileiros, ao menos) e de uma singeleza franciscana. Justamente o oposto de hoje em dia.

Fernando Toscano
13 anos atrás

Me lembro bem. Poucos dias depois cheguei na loja do Ênio Garcia, tinha 19 anos, fui colocar um som no meu Passat TS (hehehe). Aí, surpresa geral: O Piquet chegou (era grande amigo do Ênio) e ficaram conversando perto de nós. Ainda lembro uma frase do Piquet: “O Clay Regazzoni se ferrou lá no final da reta e não corre mais…”.

Pagodeiro Bello
Pagodeiro Bello
13 anos atrás

Caramba, acabei de baixar essa corrida. O Piquet dominou de ponta a ponta e o grande Emerson completou a festa.

Weimar de Carvalho
Weimar de Carvalho
13 anos atrás

Tenho essa corrida gravada nos meus arquivos e a assisti ontem pra matar a saudade.

Pirata
Pirata
13 anos atrás

Pois é,
Iniciava-se a era mais emocionante da F1. Em minha humilde opinião.
Infelizmente a mídia atual não tem como dar o devido valor ao que foi a Formula 1 dos anos 80 e de como tínhamos veradeiros Pilotos àquela época.
Mas como a maioria do amantes da F1, me contento com meus torrents em HD daquelas fabulosas corridas.
O Piquet sempre foi meu Piloto favorito.

Abs.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Concordo plenamente com ZF1 Clássica. O que fizeram com o Emerson foi uma puta sacanagem, como outras tantas que se cometem até hoje, com o Rubens, por exemplo. É como aquela velha história: depois que morre, todo mundo vira santo.

Mário Mesquita
Mário Mesquita
13 anos atrás

São dois gigantes do esporte, não precisa se falar mais nada…

BRASIL DE TODOS NOIS II
BRASIL DE TODOS NOIS II
13 anos atrás

essa tal de “globolização” que vão deixando para trás também além do coperçúcar, outras grandes marcas e marcos da conquista nacional e não se esqueçam de nomes no atletismo…, ufanismo barato é isso puxar o saco só de um lado.

delerma
delerma
13 anos atrás

Quantos especiais o senna teve mesmo?

Paulo Emilio
Paulo Emilio
13 anos atrás

Na êpoca , lembro de ter chorado de emoção , vendo o meu ídolo Emerson Fittipaldi de volta ao podium, após tantas dificuldades , ao lado da nova estrela brasileira que surgia Nelson Piquet ! O que macula um pouco a cena é o fato do segundo colocado ter sido o piloto italiano Ricardo Patrese, cujo momento mais marcante da carreira foi ter provocado o acidente em Monza que vitimou Ronnie Peterson, um dos maiores pilotos de todos os tempos ! Lembro também de ter lido em um de seus livros que o Emerson Fittipaldi , após aquela prova, abalado pelo acidente do Clay Regazzoni , comunicava a sua esposa a decisão de abandonar a Formula 1 no final daquele ano ! No fundo sabia também que já tinha o seu sucessor ! Iniciava-se assim os anos 80 , de grande sucesso para os brasileiros, apesar de que numa Formula 1 já descaracterizada pelo excesso de política, pelos grandes computadores que dominavam os boxes, controle de tração, reabastecimento , troca de pneus , etc. Mas não dá para reclamar muito , ainda mais quando vemos os insetos motorizados que chamam de F1 hoje….

JackSpeed
JackSpeed
13 anos atrás

para comprovar o mal caratismo da globo comparem por exemplo a exposição que rubinho e massa tem e tiveram em relação ao grande nelson piquet!massa e rubinho ganharam o que mesmo??vate a la mierda rede globo…

Antonio
Antonio
13 anos atrás

Não esquenta Gomes, é normal esquecer . Fantástico mesmo foi o desempenho do Emerson nesta corrida. O Rato era o melhor !

Fábio
Fábio
13 anos atrás

O mais legal é que eu assisti a esta corrida semana passada, peguei um torrent na internet e baixei praticamente todas as corridas de 1980. O piquet sobrou nesta corrida, chegou a colocar volta no 3o colocado, que foi o nosso grande Emerson. Um ponto interessante também é que o Emerson estava disputando posição com o Clay Regazzoni até algumas voltas antes do acidente que deixou o Rega paralítico, sendo esta a nota triste da corrida. Abraços

TÚLIO BITTENCOURT
TÚLIO BITTENCOURT
Reply to  Fábio
13 anos atrás

OLA AMIGO PODERIA ME DIZER ONDE VC AXA ESTES TORRENT´S? ABRAÇO

Falcao Neto
Falcao Neto
13 anos atrás

O problema não é o esquecimento dos fãs, até porque os fãs têm o que fazer.
O problema é que quem detem a mídia da F1 no Brasil infelizmente é a rede “grobo”.
E todos sabemos que Piquet e Globo, é como óleo e agua, não se misturam.
Agora cá pra nós. Achei a exploração da Globo sobre o aniversário do Senna muito xoxo. Alguém notou também ?
Vlw

jose luiz ribeiro da silva
13 anos atrás

que vemos aqui são os herois do meu (nosso) tempo. pra completar só falta o wilsinho e o carlos pace. bons tempos só tinhamos campeões

Z F1 Clássica
Z F1 Clássica
13 anos atrás

Sr Gomes,
os mesmos q hoje fazem um culto religioso de um ex-piloto são aqueles q destruíram a reputação, o investimento financeiro e a imensa dedicação do Emerson em criar uma scuderia brasileira.
Apesar de criança lembro muito bem como o Emerson foi destruído pela midia deste país, mesmo com alguns resultados bastante respeitáveis. Emerson fez nos anos 70 o q ninguém tentou fazer até 2010.
Inclusive eu sugiro (modestamente, claro) ao Sr Gomes q faça uma crônica a respeito dessa infâmia e tremenda injustiça (posso falar SACANAGEM?).
Abraço ao Sr Gomes.

Fernando Mozart
Fernando Mozart
Reply to  Z F1 Clássica
13 anos atrás

Verdade.
Quando eu era criança ouvia muita crítica e zoação com a equipe brasileira.
Hoje vejo que se pudesse encontrar um dos Fittipaldis pessoalmente, parabenizaria a eles pela paixão e dedicação com que fizeram essa equipe e até levaram-na ao pódio, coisa que muito aventureiro nunca conseguiu.

Pedro Araújo
Pedro Araújo
Reply to  Z F1 Clássica
13 anos atrás

É isso aí.

Lio
Lio
13 anos atrás

E PARABÉNS também ao Flavio por lembrar .como disse destes dois montros do Automobilismo Mundial …
tomara todos envolvidos com esporte Formula 1 tivessem feito o mesmo…mas não fazem nunca….e a juventude tão carente de informação vão caindo no esquecimento…

Felipe Trench
Felipe Trench
13 anos atrás

Primeira vitória de Piquet, num circuito de rua, que ele odiava. No mínimo, curioso.
Último pódio de Emerson. Um rei passando o cetro a outro.
É o que fica para mim.

Marinho
Marinho
13 anos atrás

Por que tem caras “brasileiros” que insistem em desmerecer os feitos de BRASILEIROS com os dois da fotos e enaltecer um estrangeiro, alemão, ele tem 7 os dois brazusca juntos 5, mas veja só um brazuca ganhou 2 sozinho, e poderia ganhar muitos mais entre 1975 à 1982, se ele quisesse e não tivesse aberto mão disso pra uma obra bem maior

Old parts
Old parts
13 anos atrás

Último podium de um , primeira vitória do outro.Foi como uma passagem do bastão

Marinho
Marinho
13 anos atrás

Eu quero essa corrida em DVD

Max
Max
13 anos atrás

Ferrari, o pior carro da época, menos né. Se me lembro bem a justificativa que MS deu ao ir para a Ferrari foi que eles tinham um projeto campeão, o que se mostrou verdade. Claro que Schumacher ajudou no desenvolvimento da equipe, mas daí a dizer que foi o responsável pelo crescimento monstruoso da mesma, é no minimo leviano.

RCRG72
RCRG72
13 anos atrás

Pior carro? É muito exagero!
Mundiais de Construtores, classificação final da Ferrari:
1991 – 3º lugar
1992 – 4º lugar
1993 – 4º lugar
1994 – 3º lugar
1995 – 3º lugar
Schumacher lá:
1996 – 2º lugar
1997 – 2º lugar
1998 – 2º lugar
1999 – 1º lugar

Melhorou com Schumacher lá. Mas dinheiro compra tudo, até a FOM já emprestou para a Ferrari. O dinheiro levou Schumacher, Ross Brawn e Rory Byrne. Schumacher não arranjou o dinheiro não!!! Quem arranjou foi o Montezemolo, que é uma cobra. Cara esperto.
Essa história de reconstruiu a Ferrari, eu acho exagero. Dá a impressão que ele fez tudo sozinho!
Senão a Ferrari seria dele!!!
O malandrão mesmo é o Ross Brawn. A Honda que o diga. Schumacher pilotou muito, é só!!!
Essa coisa de diminuir os outros para justificar torcida é babaquice. Todos são muito fodas!!

Luis Albertyn
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

Ninguém disse que ele fez sozinho. Alguém faz alguma coisa na F1 sozinho? Nem ir ao banheiro…

Agora, dinheiro não compra tudo. Vide Honda e Toyota (o maior orçamento dentre todos os times em todas as temporadas das quais participou…). O sucesso na F1 depende de uma equação com infinitas variáveis, mas ainda acho o talento a mais importante delas.

Mas você tem toda razão: não tem nada mais chato que diminuir os outros para justificar torcida. E ser “obrigado” a desgostar de um para gostar de outro. Isso é coisa de comadre, mãe de miss e torcedor de BBB. Eu gosto é de corrida de carro.

RCRG72
RCRG72
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

É Luis, você tem razão quanto ao dinheiro, foi um exagero meu mesmo!
Agora alguns comentários tentam fazer parecer que pilotos são projetistas, administradores, engenheiros mecânicos tudo ao mesmo tempo. Esquecem de mencionar as pessoas que os cercam. Schumacher sempre procura o Ross Brawn! Por exemplo!
Eu gosto é de pilotagem, o resto pode ser produto de detratores ou de jornalismo marketeiro.

Roda Federau
Roda Federau
13 anos atrás

FG,
HISTORICA E ESTATISTICAMENTE FALANDO…
Comparativo de pontos entre Senna, Prost, Piquet, Schumacher e Mansell, nas temporadas em que correram juntos uns contra os outros ( a única comparação possível, é lógico)

1º: SENNA
Senna x Prost (de 1984 a 1993)
Senna (631 pontos) x Prost (629,5 pontos)

Senna x Piquet (de 1984 a 1991)
Senna (487 pontos) x Piquet (295,5 pontos)

Senna x Schumacher (de 1991 a 1994)
Senna (219 pontos) x Schumacher (201 pontos)

Senna x Mansell (de 1984 a 1994)
Senna (610 pontos) x Mansell (455 pontos)

2º: PROST
Prost x Piquet (de 1980 a 1991)
Prost (669,5 pontos) x Piquet (478,5 pontos)

Prost x Schumacher (de 1991 a 1993)
Prost (133 pontos) x Schumacher (109 pontos)

Prost x Mansell (de 1980 a 1993)
Prost (669,5 pontos) x Mansell (359 pontos)

3º: PIQUET
Piquet x Schumacher (1991)
Piquet (26,5 pontos) x Schumacher (4 pontos)

Piquet x Mansell (1980 a 1991)
Piquet (478,5 pontos) x Mansell (359 pontos)

4º: SCHUMACHER
Schumacher x Mansell (de 1991 a 1994)
Schumacher (201 pontos) x Mansell (193 pontos)

5º: MANSELL

elias
elias
Reply to  Roda Federau
13 anos atrás

Sensacional o comparativo!

Ronaldo Brahmeiro
Ronaldo Brahmeiro
Reply to  Roda Federau
13 anos atrás

Essas comparações só teriam valor se esses pilotos estivessem todos em seus melhores momentos simultaneamente. Não adianta comparar o Senna com o Piquet, sendo que o auge deste veio antes mesmo do Senna estrear. Não dá pra comparar Mansell com Schumacher em 94, um em fim de carreira retornando e o outro com a taça na mão… etc, etc, etc…

Antonio
Antonio
Reply to  Roda Federau
13 anos atrás

Bela comparação. Mata a cobra e mostra o pau.
No further questions

Gustavo
Gustavo
Reply to  Roda Federau
13 anos atrás

Na verdade, Senna X Prost fica 564 X 659,5. Tirei os pontos que Senna fez em1992, pois Prost não correu… Não sei se é confiável, mas tirei os dados do http://www.statsf1.com

Mário Mesquita
Mário Mesquita
Reply to  Roda Federau
13 anos atrás

Esse Roda merece a medalha de ouro. A Viúva das viúvas. Chato pra cacete, com esses números inúteis. O fato é: Michael é hepta, Prost é tetra, Senna e Piquet são tri. O resto é numero que não serve pra nada. Só pra esse mala encher o saco…

Roda Federau
Roda Federau
Reply to  Roda Federau
13 anos atrás

Gustavo,
é o seguinte…
Prost não correu em 1992, mas correu em 1993 (sendo campeão, inclusive)…então sua carreira encerrou-se em 1993 e o ano de 1992 deve ser computado, é lógico, na estatística…
Senna, o melhor piloto da história da F1, eleito pelos próprios pilotos e atestado pela estatística da F1…os números comprovam

Piquet ? Um bom piloto, principalmente antes da chegada do Senna (depois, foi de enfiada…Senna, 487 x Piquet, 295,5)

Eduardo Melo
Eduardo Melo
Reply to  Roda Federau
13 anos atrás

Calma aí moçada, números não são tão confiáveis porque são obtidos em épocas diferentes, com carros diferentes e adversários diferentes. Se considerarmos números de títulos mundiais, Schumacher é incomparável, embora eu ache que ele não é melhor que Senna, Piquet, Prost, Fangio ou Stewart.

Alexandre Cândido
Alexandre Cândido
Reply to  Roda Federau
13 anos atrás

Comparação ridícula.

Roberto Andrade
Roberto Andrade
13 anos atrás

Bom o comentário de Ademir Vieira, a realidade é essa, e Luis Albertyn, Schumacher não saiu bicampeão para fundar a coperssucar, mas ele REfundou a ferrari, pode-se dizer, que era talvez o pior carro da época, e senna não teve coragem de assumir!

Luis Albertyn
Reply to  Roberto Andrade
13 anos atrás

Você está coberto de razão. Podemos considerá-lo um “refundador” da Ferrari, sem dúvida alguma, apesar de a tarefa de reerguer uma equipe – que patinava à época mas já fora campeã do mundo – não ser tão árdua quanto a de criar uma do zero, ainda mais no Brasil.

O que quis dizer é que tenho certeza que o Rato iria bem mais longe se não tivesse mergulhado no projeto Copersucar em 76, vindo de dois campeonatos e dois vices. Acho que pelo menos tetra ele seria, afinal foram 5 temporadas na Copersucar…

Abs!
LA

Fernando Mozart
Fernando Mozart
Reply to  Roberto Andrade
13 anos atrás

Mas era a Ferrari, não dá para comparar as estrutura das duas equipes.

Ricardo Soares
Ricardo Soares
Reply to  Roberto Andrade
13 anos atrás

Comentário atrasado…mas, Roberto o Luis Albertyn tem razão…O Emerson poderia ir mais longe em termos de títulos…no final de 76, depois do acidente do Lauda, a Ferrari convidou o Emerson para ser o seu piloto, ele negou em nome do projeto da Copersucar e quem assumiu na Ferrari foi o Carlos Reutemann, que em 77 fez um bom campeonato. Já pensou Lauda (que depois voltou e foi campeão) e Emerson na mesma equipe em 77?

Anderson
Anderson
Reply to  Roberto Andrade
13 anos atrás

Realmente era preciso muita “coragem” para aceitar defender a ferrari recebendo um salário de míseros US$ 25 milhões (recorde na época).

tomitao
tomitao
13 anos atrás

Um pitaco apenas:
Mais vale uma cerveja Skol do que um leitinho Parmalat…

Dr Dre
Dr Dre
13 anos atrás

Alguém tem algum resumo em video desta corrida para relembrar,que possa colocar na internet? Não achei nada, exceto uma breve cena do acidente do Regazzoni.

João Luiz Marques
João Luiz Marques
13 anos atrás

o Resultado foi: 1-Piquet, 2-Patrese, a 49s, 3-Emerson, a 1min 18s, 4-Watson (McLaren), a 1 volta, 5-Scheckter (Ferrari), a 1 volta, 6-Pironi (Ligier), a 1 volta.

24 pilotos largaram, só 10 completaram e ainda 3 não qualificaram (Dave Kennedy e Geoff Lees com Shadow, e Stephen South, com o carro do Prost na McLaren, não sei o motivo)

Valmir Passos
Valmir Passos
13 anos atrás

Lembro bem dessa corrida. Como o tempo passa….
Parece que foi outro dia. O acidente do Clay nem pareceu tão sério na época. Fiquei surpreso quando disseram das graves consequências….
De qualquer forma, a foto é uma bela lembrança

Trapizomba
Trapizomba
13 anos atrás

Grande lembranca, FG.

2 monstros, especialmente o Piquet. Esses pilotecos de merda de hoje em dia, incluindo o Schumi, teriam levado muito ferro desses 2…

Abs

Ricardo
Ricardo
13 anos atrás

Fantástico relembrar esta corrida e muito legal ver o Emerson e o Piquet no pódio. Sempre admirei os dois mas, pela minha idade, comecei a ver F1 a partir do Piquet. Me lembro de uma 1.000 milhas em Interlagos (acho que 93 ou 94) e estava tirando umas fotos ali do S do Senna e o Piquet vinha com uma BMW! Meu Deus, como ele fazia aquele S, de lado, por dentro, por fora! Demais.

Maurício Freitas
Maurício Freitas
Reply to  Ricardo
13 anos atrás

Assisti essa Mil Milhas em Interlagos. Foi em 1993 e era o retorno do Piquet às pistas depois do acidente de 1992. Piquet correu numa BMW M3 em dupla com Johnny Ceccoto. O carro era maravilhoso, andava muito, mas não conseguiu acompanhar o ritmo da Porsche do Wilson e Christian Fittipaldi. Depois de aproximadamente duas horas de corrida o motor explodiu e logo depois aconteceu o mesmo com a M3 do Ingo.
Mas o fato é que naquela oportunidade fiquei emocionado com o retorno do Piquet e torci como um louco por ele. Considerando tudo o que havia passado nos últimos meses, estar lá correndo já era uma grande vitória.
Aliás, aquela Mil Milhas foi a melhor que eu assisti. Correu também o Barrichello com um Escort Cosworth, que andava uma barbaridade e o André Ribeiro com uma outra BMW, que não era a M3, creio que uma 525.
Foi uma belíssima corrida, porque também tinha Maverick V8, Mustang e até um Puma com mecânica de Fórmula 3, que largou em terceiro e deixou todo mundo de queixo caído pela velocidade. Infelizmente, no reabastecimento pegou fogo e teve gente com sérias queimaduras. Nunca vi uma bola de fogo como aquela.
Acidente à parte, foi uma baita corrida, típica Mil Milhas, que reunia tudo que era tipo de carro, dos mais sofisticados até os mais toscos.
Será que é tão difícil assim repetir a fórmula?

Roberto Martinez
Roberto Martinez
Reply to  Ricardo
13 anos atrás

Maurício Freitas:
Tive o prazer de correr nessas Mil Milhas, com um dos carros “tosco” que você citou. Foi de Passat, preparado pelo pessoal da Arias. Só duas pequenas correções:
-O ano foi 1994;
-A BMW do André Ribeiro era uma M5
De resto , você tem razão, foi marcante. Correr com ídolos, desde o briefing até a chegada, muito legal. O único pecado daquelas Mil Milhas foi a largada as 12h00 , não a 0h00.
Hoje os carros estão muito mais rápido. Na época, a M3 do Piquet virou 1m45s e a pole do Porsche foi 1m43s.
Já virei nessa faixa de protótipo Spyder VW ( carro arroz com feijão). Vide tempos da GT3 , Audi TT DTM, Protótipo ZF V8…
Abraço.

Maurício Freitas
Maurício Freitas
Reply to  Ricardo
13 anos atrás

Roberto,

Você está certo, foi a Mil Milhas de 1994 mesmo.
Porém, fui buscar o resultado da corrida e o André Ribeiro não correu de M5 e nem de 525. Era uma 325i, se bem que eu tenho cá minhas dúvidas, porque aquele carro me pareceu muito grande para uma 325.
O Mustang que eu mencionei era do Denísio Casarini e um Passat, tosco ou não, chegou em 8º na geral.
Era você?

Alex Sales
Alex Sales
13 anos atrás

Mas nao tem o charme…

Luiz Sergio
Luiz Sergio
13 anos atrás

O país que o povo não costuma se preocupar em preservar sua história, Flavio Gomes, você está sempre lembrando dos nossos ídolos.
Em uma entrevista do Nelson Piquet, ele nesse ano se mostrava triste, pois logo o piloto jovem, já não podia pilotar ao máximo, Piquet passou a correr naquele ano, preocupado em marcar pontos pois estava na luta direta pelo título, o puro prazer de tentar só a vitória, foi mudado pela responsabilidade de não arriscar nenhum acidente. Parabéns Nelsão e parabéns ao nosso eterno campeão Emerson Fittipaldi que tentou de todas as forças, elevar o nome do Brasil.

Ademir Vieira
Ademir Vieira
13 anos atrás

Schumacher tem dois títulos a mais que os dois somados!

F. Scavone
F. Scavone
Reply to  Ademir Vieira
13 anos atrás

Jura????

Luis Albertyn
Reply to  Ademir Vieira
13 anos atrás

Se o Schumacher tivesse largado tudo quando era bicampeão para fundar a Schumacher Racing junto com o Ralf, sua comparação seria mais justa…

Mas são todos feras, Schumy, Piquet e Emerson!

Fernando Mozart
Fernando Mozart
Reply to  Ademir Vieira
13 anos atrás

Tirando o título de 2000 contra o Mika o resto ele ganhou do vento. Dai veio o Alonso e colocou os pingos nos iiisss. Schumacher é bom mas a seu favor só os números.

Laudir
Laudir
Reply to  Ademir Vieira
13 anos atrás

Ih! o Schumacker nem morreu e já tem viuvinha.

Cléber Porto
Cléber Porto
13 anos atrás

Eu me lembro, vendo à noite com meu saudoso pai. O Piquet botou volta em todo mundo, foi de ponta a ponta. Lembro daquelas retonas do circuito de rua. A partir deste dia, aos 10 anos de idade, comecei a acompanhar F1. Então, vou comemorar hoje os 30 anos desta “doença”.
Antes disso tenho apenas três lembranças sobre F1. A primeira, meu pai e meu irmão torcendo que nem uns loucos por um sexto lugar do Emerson numa corrida também nos EUA. Acho que já era a fase Coopersucar. A segunda, o segundo lugar do Emerson no Rio-78. E, do mesmo ano, a morte do Peterson em Monza.

Maurício Freitas
Maurício Freitas
13 anos atrás

Vendo fotos como essa percebo como envelheci. Lembro-me perfeitamente dessa corrida. Foi um passeio do Piquet e uma daquelas provas em que a capacidade do Emerson foi fundamental para esse resultado.
Reza a lenda que ao ver Emerson no pódio, o Piquet teria perguntado: “Ué, mas o que você está fazendo aqui?”
O Emerson havia comido o pão que o diabo amassou em 1979 com o projeto do F6, após relativo sucesso do F5A em 1978. Essa corrida foi o canto do cisne para ele, porque a partir daí nada mais deu certo, a não ser uns resultados mais ou menos do F8, especialmente no treino do Canadá.
Curioso notar que uma equipe estreante hoje em dia tem os resultados bem compreendidos por todos, que sabem como é duro começar na Fórmula 1. Frank Williams que o diga! Mas, com o Emerson foi tolerância zero. E olha que a equipe até que conseguiu resultados bem razoáveis, especialmente em 1978.
É aquela velha história da intolerância brasileira. Se não ganhar o esportista não passa de um merda.
De qualquer forma, Piquet foi brilhante e naquele ano foi vice-campeão, é bom lembrar, em sua segunda temporada completa! E foi campeão no ano seguinte, em sua terceira temporada completa, o que demonstra que era um fora-de-série.

Gerson
Gerson
Reply to  Maurício Freitas
13 anos atrás

Além desses feitos descritos pelo Maurício, ainda tem uma coisa que até onde se sabe ninguém fez igual – foi campeão em 3 gerações de carro completamente distintas: carro asa, motores turbo e suspensão ativa.

Jonatas
Jonatas
Reply to  Maurício Freitas
13 anos atrás

Gerson já tinha suspensão ativa em 1987?

Luis Albertyn
Reply to  Maurício Freitas
13 anos atrás

Oui, oui…

Lotus 99T e Williams FW-11B, se não me engano.

Luis Albertyn
Reply to  Maurício Freitas
13 anos atrás

Material da TV americana explicando o funcionamento da suspensão ativa da 99T de Ayrton Senna (GP de Detroit, 1987):

http://www.youtube.com/watch?v=fTURKAhFBJA

RCRG72
RCRG72
Reply to  Maurício Freitas
13 anos atrás

Jonatas, tinha na Lotus Camel do Senna em 1987.
Lotus 99T Honda, essa suspensão ativa da Lotus não era tão boa. O FW11B da Williams também tinha.

Jonny'O
Jonny'O
13 anos atrás

Neste ano a Fittipaldi terminou o campeonato com 11 pontos e dois podiuns ,um de Emerson e outro do Keke.

A Mclaren também fez 11 pontos mas nenhum podium assim como a Ferrari que só fez 8 pontos .

Mauricio Neves
Mauricio Neves
13 anos atrás

Eu tenho essa corrida em DVD. É incrível, mas incrível mesmo é que a narração do Galvão era sóbria e boa. E Gil Ferreira nos pitacos.

Luis Albertyn
Reply to  Mauricio Neves
13 anos atrás

Pelo que ouço dizer, hoje em dia ele está longe de estar sóbrio…

JC Simonassi
JC Simonassi
13 anos atrás

Caro Flávio,

Infelizmente o imediatismo dos ignorantes não deu tempo para o projeto dos Fittipaldi decolar e conquistar seus objetivos. Não faltava ali talento e garra … o que faltou foi paciência dos patrocinadores .

Uma coisa é certa a GLOBO não transmitiu aquele campeonato de 1980 (foi a BANDEIRANTES) pois sabia que a a equipe Fittipaldi estava em apuros financeiros e o Piquet era “só” um novato.

A GLOBO não teve interesse em pagar uma grana preta pra transmitir um campeonato “sem brasileiros de ponta”.

No mesmo ano PIQUET mostrou a que veio, e foi vice campeão. Aí então, a GLOBO correu pra fechar um contrato de transmissão para 1981. A partir daquele ano queria que o PIQUET desse toda a atenção exigida pela emissora.

O importante a destacar é que quando o PIQUET precisou da emissora para ser visto em seu pais, a GLOBO não se interessou e depois que ele foi vice em 1980 e campeão em 1981, aí sim eles (GLOBO) passaram a querer intrevistas exclusivas e tudo mais. PIQUET que nunca foi lá de dar bola pra imprensa, os ignorava solenemente. Diante disso o GALVÃO inventou, alguns campenoatos mais tarde, o tal do TROFÉU LIMÃO (para o piloto mais antipático da F1) e se encarregou de atribuí-lo a PIQUET. Que por sua vez, ao contrário disso (vejam videos no voce tubo) sempre foi um cara brincalhão e tirador de sarro dentro da F1.

Acho até, que isso foi um dos motivos do PIQUET ser realmente antipático com a GLOBO. Isso inclusive passou a ser mais evidente depois que a emissora encontrou em SENNA o menino ideal para ser o exemplo de bom moço.

Bom é minha teoria !!!

JCS

faria
faria
Reply to  JC Simonassi
13 anos atrás

Exatamente, essa é a estoria que conheci.

O Piquet não conseguiu apoio que merecia da imprenssa, quando estava começando e depois não teve mais paciencia de fazer rapapé com reporter nenhum.

Poderia, se achasse que precisava, mas achou que não.

Sergio Milani
Sergio Milani
Reply to  JC Simonassi
13 anos atrás

Teoria da Conspiração mode on….O Troféu Limão foi invenção dos jornalistas europeus…

Dr Dre
Dr Dre
Reply to  JC Simonassi
13 anos atrás

Simples assim, ele não quis fazer o jogo da globo e ficou “queimado” pelo rancor do GB.

RCRG72
RCRG72
Reply to  JC Simonassi
13 anos atrás

A RGT só pensa em audiência. Inventa qualquer coisa para animar torcida. 30 anos (ou mais) de transmissões de corridas, 8 títulos mundiais (somados Fittipaldi, Piquet e Senna), vários pilotos passando pela categoria, e o brasileiro só sabe de futebol.

Inventou que Senna era perfeito por exemplo. Um anjo.
Para dar audiência.
A ponto de muitos brasileiros se esquecerem de Fittipaldi ou nutrirem porfundo asco por Piquet. Uma babaquice!

Nesta época infelizmente tinha só 8 anos. Mas conheço essa história. Já falaram dela aqui.

Tem como achar que a F1 de hoje em dia é melhor que esta aí da foto. Não só pelos brasileiros, mas pelo fato de que nesta época o automobilismo era melhor. Os pilotos gostavam de ultrapassar os adversários, não ficavam esperando pit stop do adversário. As pistas eram geralmente mais rápidas.
Não tinha segurança, único ponto fraco.

Com a segurança dos carros e dos equipamentos dos pilotos, hoje em dia, bem que a F1 poderia tentar resgatar esses tempos.

Eles até tentam, mais, incrível, a maior parte do tempo só fazem besteira.

Pedro Araújo
Pedro Araújo
Reply to  JC Simonassi
13 anos atrás

O Piquet mesmo já disse em entrevistas ou documentários, o escolhido da RGT e do resto da imprensa nacional era o Chico Serra.
E sobre o troféu limão, independente de onde tenha saído, o fato é que o Piquet dizia que a maioria dos jornalistas que faziam matéria com ele não sabiam nada de corrida de automóveis, e ficavam fazendo perguntas estúpidas. Ele simplesmente não tinha paciência pra isso.
Na verdade nem o Senna tinha paciência, mas fazia jogo de cena pra esconder isso: http://alessandraalves.blogspot.com/2010/03/o-dia-em-que-senna-me-fez-chorar.html
O problema não é a falta de paciência, é o excesso de jogo de cena e marketing. Que sempre faltou no Piquet e sobrou enormemente no Senna.
Agora, a coragem do Fittipaldi em largar uma carreira vencedora e de mais possibilidades de títulos (pra mim ele teria mais uns dois na sua estante) pra iniciar uma de construtor, pra depois ter a trajetória interrompida como foi… O Brasil não merece uns caras como o Fittipaldi.

André Buriti
André Buriti
13 anos atrás

Foi o último pódio do Emerson na F1, praticamente passando a tocha pro Piquet, teve um simbolismo especial esse momento.

Hugo
Hugo
13 anos atrás

Ternura!!!

RobertoJP
RobertoJP
13 anos atrás

Caraca, trinta anos… e os três carros eram mesmo muito bonitos, muitos acham (eu incluso) o BT49 um dos mais lindos carros que já passaram pela F-1.

E o pódio só não foi 100% etílico por causa do Piquet (Parmalat), já que Emmo e Patrese eram patrocinados por cervejarias (Skol e Warsteiner)…

Andre_Pacheco
Andre_Pacheco
Reply to  RobertoJP
13 anos atrás

Isto renderia até uma brincadeira se o Piquet não tivesse ganho… Não guenta bebe leite rs

Arthur
Arthur
13 anos atrás

O segundo colocado foi o Patrese.

Victor de Andrade
Victor de Andrade
13 anos atrás

O outro piloto, se não me engano, era o Ricardo Patrese, que corria de Arrows

JCMATTIOLI
JCMATTIOLI
13 anos atrás

O outro piloto é o Riccardo Patrese (Arrows-Ford). Chegou em segundo, uns 50s atrás do Piquet. Me lembro que mais da metade dos carros que largaram não terminaram a corrida.

Luis Albertyn
Reply to  JCMATTIOLI
13 anos atrás

Chegaram 10 dos 24 que largaram…
Hoje, todos marcariam ponto!

plow king
plow king
13 anos atrás

Nossa, me lembro bem dessa corrida. Fiquei contente demais pelo Piquet e ate pelo rato…..coitado estava se arrastando havia anos. A ultima grande coisa foi com o F5-A no Brasil em 78.

He bom ter alguns neuronios ainda para processar essas lembrancas….