MISTÉRIO DO DIA

SÃO PAULO (veio da ilha de Lost?) – Mas que trapizonga seria essa sobre a Lotus de Emerson Fittipaldi? Para variar, quem encontrou a foto estranhíssima foi Humberto Corradi.

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julio Cesar Gaudioso
julio Cesar Gaudioso
14 anos atrás

Os blowers serviam para resfriar nos boxes os discos internos do Fantástico Lotus 72 (na foto de 1970), os quais eram de ferro fundido, como os usados nos carros de rua atuais.

Eduardo
Eduardo
14 anos atrás

Refere-se a um dos primeiros desenhos dos engenheiros, que mais tarde acabaram trabalhando na Honda….

Guzz
Guzz
14 anos atrás

Se for a refrigeração de freio que todos dizem, bendita seja a evolução!!!

antonio
antonio
14 anos atrás

Como não li nenhum comentário feito pelos Divilla ou Ceragatti da vida, a resposta certa deve ser o da maioria, refrigeração de freios…

Alessandro GM
Alessandro GM
14 anos atrás

Creio que seja para resfriar os freios, os discos ficavam dentro da carenagem no eixo, próximo ao centro do carro ao invés dos tradicionais junto as rodas. Pelo que lembre este sistema de freios pode ter sido o culpado pela morte de Rindt.

galileu
galileu
Reply to  Alessandro GM
13 anos atrás

o emerson reclamava muito do aquecimento desses discos de freio dentrodo cokpit, chegava a queimar os pés do piloto

ricardo
ricardo
14 anos atrás

Ao primeiro olhar achei que fosse dois brutas turbo compressores, depois vi que eram apenas ventiladores elétricos para resfriar o motor enquanto esta parado!!

galileu
galileu
Reply to  ricardo
13 anos atrás

resfriart os freios que on board

Alex Sales
Alex Sales
14 anos atrás

Apendice aerodinamico da epoca.

augusto
augusto
14 anos atrás

esta trapizonga é um refrigerador dos discos do freio que no lotus 72 era on-board

Bugre
Bugre
14 anos atrás

Nessa época ainda não existiam sapatilhas de NOMEX anti-chama e por isso os pilotos corriam de pantufas. Usavam então os sopradores para resfriar os pés antes das corridas.

Pedro Paiva
Pedro Paiva
14 anos atrás

Refrigeração dos freios que, na época, eram internos. Existe até hoje.

Largarto
Largarto
14 anos atrás

deve ser 2 buzinas movidas a compressor de ar como estas de caminhão!

sai da frente!!!

Rodrigo Mattar
Rodrigo Mattar
14 anos atrás

Provavelmente um sistema de refrigeração de freios, visto que os freios do Lotus 72 eram “inboard”, ou seja, montados dentro do chassi.

Rafael Krauss
Rafael Krauss
14 anos atrás

Rá…
O cara de pantufas realmente, depois de ser notado, chama mais atenção do que se isso fosse mesmo um periscópio pros gnomos de dentro do carro!
Realmente, a época mais descontraida das formulas devia ser muito mais interessante.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
14 anos atrás

Neste carro, os freios eram instalados juntos ao chassi, para aliviar o conjunto das rodas (note os dois semi-eixos nas rodas dianteiras). A saída de ar ficava exatamente embaixo das duas traquitanas, como no Lotus 72D. O fluxo de ar, invertido, é para refrigerar o sistema.

Oseas
Oseas
14 anos atrás

A turbina era instalada na frente?

Carlos Motorista
Carlos Motorista
14 anos atrás

Esse carro era muito veloz, a trapizonga da foto são duas turbinas hornet, com turbo variavel já no primeiro estagio. Essa turbina fez tanto sucesso nos anos 70 que foi importada um lote de 60 turbinas como essa para adaptar nos opalas da Estoque Car. Valeu.

JONAS MONTANARO
JONAS MONTANARO
14 anos atrás

Essa peça era pra esfriar os sistemas de freio.

João Vasconcelos
14 anos atrás

A Lotus com essas cores foi utilizada em 1971.
Era o modelo 56B. Ela utilizava um motor de turbina de helicóptero Pratt & Witney. Embora muito veloz de reta tinha um problema crônico de freios, que se aqueciam muito rapidamente e perdiam eficiência.
A foto em questão é em algum teste, uma vez que o Emerson só disputou uma prova com esse modelo, o GP da Itália em 1971 (Monza) , tendo largado em 18º e terminado em 8º a uma volta do vencedor (Peter Gethin – BRM).
A engenhoca é para resfriar os freios, que são in-board. Essa uma criação do Colin Chapman para diminuir o peso não suspenso da suspensão dianteira e melhorar a penetração aerodinâmica.

Sávio Rocha Barbosa
Sávio Rocha Barbosa
Reply to  João Vasconcelos
12 anos atrás

meu amigo vc se enganou, este é o Lotus 72 e não o 56.

Vitor Brack
Vitor Brack
14 anos atrás

Eu já era Nascido e o Ricardo acertou são para resfriar os discos de freio que na lotus eram embutidos na carenagem frontal, hoje os resfriadores possuem mangueiras e quando o carro para no box são engatados aos difusores dos discos nas rodas !

Luis Fernando
Luis Fernando
14 anos atrás

E o cara de pantufa, de branco, alí assistindo…. cômico (tudo louco…)

Jorge Barata
Jorge Barata
14 anos atrás

Mas que parece pesado parece.

Ricardo Tadeu
Ricardo Tadeu
14 anos atrás

O carro é o Lotus-Ford 72-D – 71 equipado com pneus Firestone que tomava uma sova de no mínimo de 1 segundo por volta dos pneus Goodyer palavra de Jack Stuart.
E antes que me perguntem não eu não tinha nascido foi minha mãe que me contou, e a geringonça ai serve para resfriar os freios se você tiver tempo basta pesquisar nas imagens do carro da época existiam duas entradas de ar bem no lugar da traquitana ai em cima!

henri
henri
14 anos atrás

para quem for curioso como eu e quizer ver como era mesmo tem essa foto com a lotus aberta. aqui: http://www.f1-info.cz/f1foto/f1-historic-races/2008_hfo_hockenheimring/HFO-Lotus72-4.jpg

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
14 anos atrás

Parecem duas turbinas, mas, se o motor fica atras do banco do piloto, o que elas fariam ali???

Se fossem para refrigerar os freios, não era melhor colocar um ventilador elétrico?

Sei lá… tb achei esquisito e não da pra imaginar.

B. Soler
B. Soler
14 anos atrás

Não tenho certeza absoluta, mas, vou meter a colher como se tivesse:
1)
A Lotus 72 foi a grande revolução no desenho dos carros.
Quanto mais as massas estiverem perto do CG. menor o o momento necessario para mudar carro de direção nas curvas. O carro precisa fazer menos força (menos carga nos pneus).
2)
Foi essa a maior razão de colocar os radiadores o mais perto do CG e o mais perto do motor (o que diminui também a quantidade de agua que era canalizada até a frente do carro onde).
3)
Os freios também foram colocados in board por esse mesmo motivo e também para diminuir a massa não suspensa (como já disseram). Com a redução drástica do curso da suspensão e da altura dos carros até o chão esse segundo fator passou a perder a importancia e o que decretou o fim do freio in board definitivamente foi o “carro asa” que exigia uma area lateral de entrada de ar o maior possível sem a semi arvore entre o eixo e o freio para atrapalhar o fluxo.

Djalma Fogaça
14 anos atrás

FG,
Isso são dois secadores de cabelo da marca Walita secando as botinas do rato!

Dú
14 anos atrás

Imagino qdo. Colin bolou este carro a inspiração que teve.
Foi revolucionário em tudo, até na suspensão dianteira.
http://www.f1-info.cz/f1foto/f1-historic-races/2008_hfo_hockenheimring/HFO-Lotus72-4.jpg

JEPeres
JEPeres
14 anos atrás

São 2 blowers que insuflam ar dentro da carenagem quando em parada nos pits. O restante já foi bem explicado.

Rodrigo Lombardi
14 anos atrás

Churros?

F Camacho
F Camacho
14 anos atrás

São aqueleas sirenes Jomar de 20.000 giros, como aquelas usadas em intervalos de escolas públicas; usavam-nas também nas ambulâncias nesta época. Ainda não entendi o porquê desta tentativa de inovação não ter sido disseminada.

denis
denis
14 anos atrás

ventilação forçada para os freios dianteiros ” inboard “, da Lotus 72D

Marcelo
Marcelo
14 anos atrás

Alguém já deve ter respondido, mas lá vai:
Para diminuir a massa em balanço das rodas, a Lotus tinha os freios nos semi eixos, e todo o sistema ficava dentro do carro (é especialmente fácil de ver nas Lotus 72)…
Isso aí são os ventiladores dos discos de freios….

Igualzinho ao atuais…

Dener
Dener
14 anos atrás

refrigerador dos freios inboard

luidhi
luidhi
14 anos atrás

In-board, se fosse on-board, ficaria em cima.

Credo, ainda bem que inventaram a fibra de carbono e o plástico de engenharia.
Treco feio sô.

@ndrebz
@ndrebz
14 anos atrás

os freios dianteiros eram internos e o equipamento é para ventilação

ags
ags
14 anos atrás

sistema de resfriamento do reservatorio de olio…………….quente pacasss

Claudio Lacet
Claudio Lacet
14 anos atrás

Era um prótipo dos robôs enviados à Marte pela NASA décadas mais tarde.

abay
abay
14 anos atrás

Ora, são dois moedores, daqueles pra fazer massa. Tão óbvio…hehe.

João Vitor
João Vitor
14 anos atrás

É pra refrigerar os discos de freio que ficavam ali.

Ernesto Longhi
14 anos atrás

Isso é um sistema de arrefecimento dos freios dianteiros do Lotus 72, quando o carro chegava nos pits, como acontece hojem em dia. Os discos de freio, bem como as pinças ficavam na frente dos pés do piloto. Segundo Chapman, era mais aerodinêmico e carvalho a 4. O sistema era bom e tal, mas aquecia muito. E aquelas tranqueiras que parecem turbinas são EXAUSTORES (extream o calor de dentro do sistema), não ventiladores, que sopram ar para dentro.

Quem estiver lendo isso agora, lembre-se que no seu desktop ou notebook há pelo menos um exaustor (cooler) para retirar o ar quente de dentro do aparelho.

Fernando
14 anos atrás

não era essa a trapizonga que tinha os freios ligado por semi eixos????
Os discos ficam dentro da carenagem… e estes sopradores srviam pra isso…

Rodrigo Lucena
Rodrigo Lucena
14 anos atrás

Se bem que o motor da carreta era atrás… putz, agora não sei o que é!!/!?!!

Rodrigo Lucena
Rodrigo Lucena
14 anos atrás

Carrinho bi-turbo, simplemente!

rpastor
rpastor
14 anos atrás

É para resfriar os freios…

Jefferson Buitrago
Jefferson Buitrago
14 anos atrás

Acho que é o Lotus-Turbina.O Carro era um foguete de reta,mas os freios abriam o bico logo.Não deu certo.Este trambolho deve ser uma tentativa de resfriar os freios.O ano me parece ter sido 1971.

Roberto Martinez
Roberto Martinez
Reply to  Jefferson Buitrago
14 anos atrás

Acho que é isso mesmo!

Peixe
Peixe
14 anos atrás

São periscópios usados pelos gnomos que apertavam os pedais do carro para verem para onde estavam indo.
Tem até entrevista do Emerson falando sobre isso.

Roberto Costa
Roberto Costa
14 anos atrás

Atualmente não se usa algo similar como forma de resfriamento porque fibra de carbono ou cerâmica utilizados em alguns super esportivos dissipa o calor muito rápido e pouco espaço depois do pedal liberado já estão em temperatura “aceitável”. A Fórmula Indy (pelo menos até 2008) utilizava discos de aço eventualmente utilizam ventiladores.

André França
André França
14 anos atrás

é uma apêndice aerodinâmico, desenvolvido num túnel de vento português… =D

Nick B.
Nick B.
14 anos atrás

Fla,
Não saco nada de Física.
Literatura ou Gramática.
Só gosto de Educação Sexual.
E eu odeio Química!

Cada trapizonga! Cruzes!
Parece até dois secadores de cabelo do tempo do onça.
Olha a carinha do Rato pensando: Essa por… não vai dar certo!

Kisses.

Nick B.
(ao som de Química – Legião Urbana).

Regi Nat Rock
Regi Nat Rock
Reply to  Nick B.
14 anos atrás

ora Viva!!! NIck B apareceu.

Mas, ao contrário de sua afirmação, a P… funcionava, ao menos enquanto parada para dar um refrescada nos discos.
Collin sabia das coisas…

Nick B.
Nick B.
Reply to  Nick B.
14 anos atrás

Regi!!!!
Saudades!!!!
Saudações roqueiras!!!

abs.

Mack RP
Mack RP
14 anos atrás

Duas buzinas FIAMM…..brincadeira, resfriadores dos freios.