ONE QUESTION | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quinta-feira, 18 de março de 2010 - 1:00One question

ONE QUESTION

O que esse guarda-sol (guardassol?) da TV Globo está fazendo na mão de Jackie Stewart antes da largada para o GP da Suécia de 1973?

125 comentários

  1. Douglas Hudson disse:

    Nessa época quem narrava as corridas na Globo era o Léo Batista.O atual formato do logotipo da Globo surgiu em 1975,e azul sempre foi a cor da Rede Globo,

  2. Resposta ao “outro dia”: Depois dos 30, outro dia é logo ali (rs) Mas pra dizer a verdade, foi mesmo entre 2002 ou 2004.

  3. David disse:

    Tudo se aproveitava

  4. zamborlini disse:

    informando ao neanderthal q o tyrrel 008 foi projetao por maurice phiippe, o mesmo da lotus 72. gardner se aposentou após sua criação máxima p34 de 6 rodas.
    interessante informar também q o 008 foi o primeiro carro a carregar uma centralina para enviar informações para o box. era chamado de carro computador.

    • Zé Alonso disse:

      Oi pessoal, sou “fanzaço” da Tyrrel, meu 1º carrinho de autorama, (aí Ruben, mais um de 500 anos) especialmente do P34 da Tyrrel, este é o link do Project 34 , repleto de detalhes, desenho do projeto, fotos, vídeos. Para quem gosta é delirante, assim como foi o projetoi. Abraços.

    • rubem rodriguez gonzalez disse:

      Zé, você além de mais de 500 anos de idade está senil….. anunciou um link e esqueçeu de colocar o mesmo no comentário, vai aí uma piadinha para a nossa geração:

      Sala de TV, o velhinho levanta e a mulher pergunta:

      - Aonde você vai?
      - À cozinha – responde ele.
      - Você não quer me trazer uma bola de sorvete? – pede ela.
      - Lógico! – responde o marido solícito.
      - Você não acha que seria bom escrever isso no caderno? – pergunta ela.
      - Ah, vamos! – ironiza o velhinho – Eu vou me lembrar disso!

      Então ela acrescenta:

      - Então me coloca calda de morango por cima. Mas escreve para não ter perigo de esquecer.
      - Eu lembro disso, você quer uma bola de sorvete com calda de morango.
      - Ah! Aproveita e coloca um pouco de chantili em cima! – pede a velha – Mas lembra do que o médico nos disse… Escreve isso no caderno.

      Irritado, o velhinho exclama:

      - Ah, que saco! Eu já disse que vou me lembrar!

      Em seguida vai para a cozinha. Depois de uns vinte minutos ele volta com um prato com uma omelete. A mulher olha para o prato e diz:

      - Eu não disse que você iria esquecer? Cadê a torrada?

    • Zé Alonso disse:

      Como assim? Esqueci do que? Quem é Zé? rsrsrs Desculpa aí pessoas, estou escrevendo o link sem ctrl v: http://www.project34.com.uk
      epero que agora apareça o link. Abraços.

  5. luisfernando disse:

    é o muricy com a prancheta que afanou do joel santana.

  6. Caique Pereira disse:

    Ao lado dele, Derek Gardner, o projetista do Carro…

  7. rubem rodriguez gonzalez disse:

    Tô vendo que o pessoal que comentou esse post adora F-1 mas está um pouco defasado em relação a história da mesma, ao menos no que tange as transmissões.
    Estão confundindo alhos com bugalhos, o GB não nasceu narrando ( e mal) as corridas da RGTV desde a sua fundação, o mala sem alça entrou na emissora em 80 ou 81 não tenho certeza, essa corrida aí se foi transmitida na íntegra para o Brasil ( não me lembro, já estou ficando velho e só tinha 9 anos na época) provavelmente o locutor foi o Luciano do Valle que na época era um dos principais narradores da casa.

    A proposito: esse logo aí dá de mil no atual que parece mais um lustre de puteiro quebrado na frente, ao reve-lo ou revelo ou ainda re velo me recordo das fichas com a “autorização” da sensura militar que eram apresentadas antes de começar qualquer programa da grade, tinha um brazão no alto a esquerda e mais um amontoado de informações sobre o programa e a RGTV “humilde” como sempre apregoava: NO AR: MAIS UM CAMPEÃO DE AUDIÊNCIA… alguém aqui na faixa dos 500 anos de idade ainda se lembra?

    • Rodrigo Lombardi disse:

      Rapaz, no máximo eu chego na “Semana Do Presidente,
      da “TVS”.
      E no Bozo, claro.

    • Ricardo Soares disse:

      Provavelmente, não era o Luciano do Valle, mas sim o Tércio de Lima…que narrava também lutas de boxe!!!!

    • Matthias Jabs disse:

      “Sensura” é dose.

      A Bandeirantes transmitiu toda a temporada de 1980 (com narração de Galvão Bueno e comentários de Gil Ferreira). Em 1981 a Globo se viu incomodada com o sucesso que um jovem piloto brasileiro chamado Nelson Piquet vinha fazendo na telinha da emissora concorrente. Com isso, na metade da temporada de 81 a Globo conseguiu de volta o direito de transmitir a F1, não mais o perdendo até hoje. Junto com a F1, o Galvão foi junto e desde então é a principal voz da emissora na categoria, para desespero de todos nós.

      Fonte: Blog do Capelli.

    • Igor Canavarro disse:

      Antes de 80 ou 81, ele trabalhou na Band e TV Gazeta.

  8. marcos disse:

    Sinceramente, quanto ao guardassol eu nãosei…mas FG, olhando para esta foto…vc não percebe o roubo dos projetos aerodinamicos que a Red Bull fez???
    O bico do carro dos touros vermelhos foi copiado do NARIZ do Sir. Stewart

  9. vicente disse:

    Deculpe, nessa época ainda não tinha esse nome, foi antes da superliga, era TVGT.

  10. vicente disse:

    Pra mim parece um guardassol da TV Rio de Janeiro T !

  11. Dr Dre disse:

    Foto interessante esta. O guardassol com certeza é da Globo, o que está fazendo lá não sei. quem é o cara do lado do Stewart ?
    Parece o Pace mas não deve ser ele, pelo macacão, talvez algum funcionário da Elf. O que ele tem na mão?
    Este ano o Pace correu de Surtees.
    A corrida foi ganha pelo Hulme na última volta, neste ano todas corridas foram ganhas com motor Cosworth, será que este ano vai dar alguma ?

  12. Neanderthal disse:

    O “muricy” ao lado é Derek Gardner, projetista de, quase com certeza, todos os modelos da Tyrrell, do início até o P34, o de seis rodas – ah, e acho que também o 008, com que Depailler venceu em Mõnaco 78.

  13. Neanderthal disse:

    Interessante como alguns modelos, e não só a Lotus 72, nessa época usavam freios dianteros embutidos no chassi e os consequentes semi-eixos na dianteira, prática que caiu em total desuso poucos anos depois.
    Dito isso, acho que os da McLaren nunca usaram.

  14. Daniel R disse:

    E ai Flavio…muito legais os videos sobre o Senna que vc tem postado.Esse aqui( http://www.youtube.com/watch?v=yAwJsOECGBU)e um video promocional que ele fez para a Honda no inicio dos anos 90..bem legal…repara ele fazendo punta-taco pendurado nos freios…abraco

  15. Furto durante GP Brasil .. Outro dia eu vi com meus próprios olhos alguns mecas da antiga Arrows enxugando as rodas lavadas de seus carros laranjas com toalhas furtadas de algum hotel Ibis.

  16. José Maria Eça de Queiroz disse:

    Flávio, não tem nada a ver com o Stewart, mas você sabe me dizer o que aconteceu com o Máximo Bueno? Alguma pressão global ou algo no gênero, ou apenas um momentâneo retiro?
    Abraço
    Zé Maria

  17. Gustavo Domingues disse:

    Melhor perguntar o que o Muricy está fazendo ali?

  18. RafaZiller disse:

    Ah! Nessa época acredito que a Grobo não chamava a Tyrrell de “Equipe TTF”.

  19. Bom, Flavio, vai ver que era um “souvenir” do GP do Brasil e, já que as cores do guarda-sol/guardasol/guardassol combinavam com as do carro mesmo, eles aproveitaram. Mas, se fosse hoje, eles teriam de mencionar que era uma cortesia da “RGT”, embora estivesse escrito “Rede Globo (de Televisão)”.

  20. Mauro Domingos disse:

    O Stewart deve ser amigo do Galvão Bueno… Galvão é amigo de todos na F1…

  21. GersonSC disse:

    Parece que naquela época não existia essa paranóia de esconder todas as marcas que não tinham um contratinho bem polpudo… ou a RG era patrocinadora “anônima” do Jackie…

    Cadê todo mundo???

  22. Decio disse:

    Realmente um dia o logo deles foi este. Nada se cria,………..

  23. Rubens Caruso Jr. disse:

    Bons tempos em que a Fórmula 1 era um negócio de malucos. Hoje é simplesmente um grande negócio… Mas essa Tyrrell é um show, e teve uma miniatura muito interessante nos autoramas Estrela antigos.
    Um abraço!

  24. Edson disse:

    Ah, FG, essa pergunta é fácil: o guarda sol estava protegendo o Stewart. Fácil demais.

  25. Marcelo disse:

    Acho que algo a ver com a estratégia de internacionalização da plimplim na época…tipo merchandising

  26. Eduardo disse:

    Seria o Thunder Bird ?????
    não faço ideia …
    Abraço

  27. Ricardo Sacco disse:

    Como diria Galvão Bueno (hipoteticamente, pois não estava lá) “Dá pinta que o Jackie armou uma estratégia de usar o guardassol da Globo para ganhar mais 2 centésimos no segundo trecho”.

  28. Cesarov Emiliov disse:

    Sombra? :-)

  29. Thiago Azevedo disse:

    Protegendo ele do Sol? :-)

  30. ALEX B. disse:

    Odd! Very odd! Mas é da Venus platinada mesmo?

  31. felipe clark disse:

    Não é da rede Globo e sim de uma fábrica de molas cujo nome não lembro

  32. Mauro Oliveira disse:

    deve ter pego emprestado. Boa pergunta pra você ou algum da blogaiada fazer pro reginaldo leme que deveria estar por lá

  33. Zé da F1 disse:

    Protegendo ele do sol ?

  34. 1V3N disse:

    Protegendo o bi (naquele ano tri) campeão do sol.
    Ou da chuva!

  35. Snowmeow disse:

    Presente da Raínha Sílvia, talvez… Hauhauhau

  36. Luiz Leite disse:

    Deve ter sido emprestado pelo Reginaldo Leme.

  37. Ricardo Dias disse:

    Nessa época já era o Galvão que narrava? Se era, o guarda-sol tinha por função proteger o Jackie das baboseiras daquele asno!

  38. André Azzoni disse:

    Isso só pode ser coisa do Regi…

  39. Orlando Salomone disse:

    Pegaram emprestado porque combinava com as cores do carro. Naquele tempo era tudo meio “nas coxas”. Aliás, só por curiosidade, sabe de onde vem a expressão? No tempo do Império, não havia moldes para a fabricação de telhas, então as mulheres moldavam o barro na coxa, o que fazia que não existisse padrão de tamanho, deixando o serviço mal feito. Daí a expressão “feito nas coxas”. Abraço.

  40. Thiago Muniz disse:

    Provavelmente foi um artifício do então homem forte Walter Clark para difundir a marca Rede Globo no início dos anos 70.

  41. Igor Oliveira disse:

    Escondendo a marca ELF.

  42. ANTONIO MARIA disse:

    Ô vesguinho mão leve !!!!!!!!!!!!!!!

  43. Marcelo D disse:

    Não seria para proteger do sol? Ou quem sabe da chuva?

  44. Artur disse:

    TV Globo?? Não entendi. Estas argolas eram do logotipo deles na época?

  45. disse:

    Isso quem deve saber é o Regi e o Galvão! Ou ganharam no GP Brasil.
    Por sinal, o Luizinho pilotou esse carro…http://tinyurl.com/ycmm8bv e http://tinyurl.com/ye7tp6p

  46. Adilson disse:

    Flávio, essa foto é bem bacana, mas gostaria de te fazer uma pergunta.
    Oq mais atrapalha a F1 moderna??? A aerodinâmica ou esses circuitos novos que são sempre a mesma coisa e não tem uma curva veloz descente???
    Explico minha dúvida, em Interlagos, Monza e Spa(pistas mais desafiadoras) sempre temos belas corridas com até Ultrapagens(pasme isso ainda existe sim), enquanto corridinhas baseadas em Hungaroring(pq aproximam os carros e sempre estão em filas) não se permitem ultrapassagens nem disputas. Claro que a F1 sempre foi de ter um carro mais veloz na ponta, mas compensava-se antes com disputas intermediárias. Oq nem isso acontece mais, está tão ruim que em um momento da ultima corrida o companheiro do Barrichelo e o sutil tiveram uma certa dificuldade para ultrapassar as Lotus, que eram “só” 4 segundos mais lentas.
    Sou seu fã(suas colunas no lance são sensacionais) e torço para que vc não seja mau influenciado pela galera da ESPN brasil, que só tem comunista de mente limitada.
    Grato

  47. jonas montanaro disse:

    Suecia ? nao seria em Interlagos ?. Me parece que sim.

  48. Danilo Nardini disse:

    Oras… O guarda-sol (guardasol?) tá fazendo sombra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>