OVERDOSE DE LOTUS

SÃO PAULO (coincidência) – E a KV, equipe de Takuma Sato na Indy, fechou com a Lotus malaia e com a Cosworth um contrato de patrocínio que passa a valer a partir da prova de São Petersburgo, a próxima etapa do campeonato. Segundo este link, a mim enviado por um amigo que tem uma concessionária Lotus na Tijuca, a pintura do carro do japonês já está definida e será assim. Na Indy, os motores são todos Honda, e alguém pode se perguntar o quê as marcas Cosworth e Lotus vão fazer por lá.

Bem, depois que a Sauber começou o campeonato da F-1 com motor Ferrari e BMW no nome, nada mais me surpreende.

Subscribe
Notify of
guest

54 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto
Roberto
14 anos atrás

Será que a Cosworth também está se preparando para retornar na Indy?

Mateus Valerio
Mateus Valerio
14 anos atrás

Acho que não será exatamente essa pintura, porque o símbolo ABC Lotus é da fábrica de carros de rua, o da equipe de F1 é diferente e bem feio por sinal.

Carlos
Carlos
14 anos atrás

A KV com pintura lotus ficou muito bonita, agora em termos de piloto…Mereciam coisa melhor

Denis
Denis
14 anos atrás

Aqui no Brasil também tem Peugeot com motor V8 da GM (Stock Car)… Está perdendo a graça corridas de carros tecnicamente iguais. Espero que a Indy volte a ser como era antes com uma diversidade maior de motores e chassis.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
14 anos atrás

Nada como a globalização.

Cleber Montanaro
Cleber Montanaro
14 anos atrás

Cosworth é o nome de uma empresa de esporte automotor e preparadora de motores, assim como a Prodrive e a própria Lotus.

Inclusive existem os famosos motores Subaru long block que são preparados pela Cosworth nos EUA.

Logo não há problema algum em usar Cosworth-Honda, exceto pelo fato de não ter ouvido falar em motor Honda de rua preparado pela Cosworth até então..

Faz menos sentido a Lotus + Honda, já que os Lotus de rua hoje em dia usam motores da Toyota…

Racer-X
Racer-X
14 anos atrás

O tom de verde da Lotus atual é mais “fechado”, e na minha opinião, mais bonito. ; )

Breno Peixoto
Breno Peixoto
14 anos atrás

Domingo na Indy SP, Sato demonstrou que continua o mesmo…

Rafael Luiz
Rafael Luiz
14 anos atrás

Pô Granito! Não é “Megatron”, e sim “Mecachrome”, a fabricante de motores que anos atrás forneceu motores para a Williams, se não me engano. Megatron é o robô dos Transformers, huahuahua!
(ver comentário do Granito de 16/03/10às 17:54, quinta linha) Abçs.

Flavio Chinini
Flavio Chinini
Reply to  Rafael Luiz
14 anos atrás

É, mas a Megatron foi sim uma marca de motores (que na verdade eram os BMW turbo), fornecendo para a Ligier e Arrows no final dos 80.

Felipe Portela
Felipe Portela
Reply to  Rafael Luiz
14 anos atrás

Megatron se nao me engano, eram os motores BMW preparados na decada de 80 que equipavam a Arrows.

Alaor Jr
Alaor Jr
Reply to  Rafael Luiz
14 anos atrás

Rafael

O Granito está certo
Em 86, 87 e 88 a Arrows usou um motor BMW preparado por uma empresa alemã e batizaram o mesmo de Megatron (Arrows-Megatron). Você encontra facil no google…
Os pilotos eram Edie Cheever e Warwick

Hugo
Hugo
14 anos atrás

Que ternura esse carro da Lotus…

Luiz Sergio
Luiz Sergio
14 anos atrás

SP: 95 ultrapassagens na Indy

Confirmando a impressão que o Hélio Castroneves teve após a SP Indy 300, de que teria sido uma prova com mais ultrapassagens em pista de rua), o site oficial tem números da prova e calculou 95. Veja outros detalhes aqui (http://bit.ly/cVvNlI).

Fábio Peres
14 anos atrás

Esse Lotus tem cara de que vai ficar bonito com um PETROBRAS em branco escrito do lado de baixo.

Aliás, bonito é pouco; vai ficar LINDO desse jeito.

João Vitor
João Vitor
14 anos atrás

Mestre, perdoe a minha ignorância, mas o que faz essa marca Izod que tá no carro de todo mundo?

Flavio Chinini
Flavio Chinini
Reply to  João Vitor
14 anos atrás

Não sou teu mestre, mas a IZOD, marca de roupas, é a patrocinadora da categoria (assim como a PPG era da Cart antigamente, e Winston e Nextel da Nascar etc).

Saloma
Saloma
14 anos atrás

O objetivo do projeto – e um esforço de um carro esporte que ainda está para ser anunciado – é aumentar as vendas nos Estados Unidos. Este surge na sequência do anúncio da Lotus Cosworth. A atual geração de modelos Lotus estão todos equipados com motores da Toyota, mas esses motores vão ser desenvolvido pela Cosworth. Serão utilizados tanto em corridas como em carros de rua, começando com o novo Evora Cup e o novo Esprit. É isso…

Del Rey Fan
Del Rey Fan
14 anos atrás

A Ford vendeu a Cosworth a uns anos atrás (logo depois de vender a equipe Jaguar de F-1), não lembro se diretamente para o Kalkhoven, ou se ela foi repassada a ele por outro.

Victor Serrão
Victor Serrão
14 anos atrás

Detalhe: os motores “Honda” da IRL na verdade são fabricados pela Cosworth.

Victor Serrão
Victor Serrão
Reply to  Victor Serrão
14 anos atrás

Na verdade são construídos pela Ilmor.

Neto Vieira
Neto Vieira
14 anos atrás

Nao dá pra entender. Uma hora precisa levar dinheiro pra correr, outra, está patrocinando outra categoria(?!?). Qual o retorno deste tipo de ação comercial?

Jáder, O Pitoresco
Jáder, O Pitoresco
14 anos atrás

Ainda mais considerando que a Lotus Amarela (Camel) usava motores Honda, seu layout casaria perfeitamente com um carro da Indy.

Jáder, O Pitoresco
Jáder, O Pitoresco
14 anos atrás

Lindo, lindo, lindo! Quero ver (se é que vai rolar mesmo) como é que vai ficar o carro da KV com pintura da Lotus Camel (amarela com patrocínios em azul).

Diego Teixeira
Diego Teixeira
14 anos atrás

já era de esperado pois essa mesma equipe já havia colocado o seu carro de nº 32 que um brasileiro usou com as cores da lotus Black and Gold. E no blog da Indy já se falava disso, bacana gostei!

Victor de Andrade
Victor de Andrade
14 anos atrás

o carro do Mario Moraes vai continuar sendo preto e dourado?

se o carro do Takuma Sato for o British Green, o do Mario Moraes ser o preto e dourado, o do EJ Viso poderia ser o vermelho da Gold Leaf

Luiz Sergio
Luiz Sergio
14 anos atrás

Falta o símbolo da estatal brasileira a PETROBRAS, também na Indy.

Tarcisio
Tarcisio
14 anos atrás

olha a chance da Honda voltar a colocar motor para empurrar um carro !!! Acredito nisso !!! Eles sabem fazer motor… mas não o carro inteiro !!!

Vitor
Vitor
14 anos atrás

A cosworth é do dono da equipe e deve prestar alguma consultoria para a equipe, mas ninguém percebeu uma coisa: a lotus que está aí é a Lotus Cars, não? A fonte da letra e o logo são os originais (com aquele CAB Lotus escrito)

Rogério
Rogério
14 anos atrás

Só para aumentar um pouco a confusão….

O motor da Indy, na verdade é Ilmor (o preparador) mas divulga Honda. O Mario Ilmor é o mesmo que fazia os motores Mercedes na F1 e que nasceu de dentro da Cosworth!!!

O boato pela internet é que além de alavancar as vendas nos EUA a Lotus tem interesse em ser o fornecedor de motores assim que acabar o contrato com a Honda. A equipe iria ajudar a Cosworth desde já a desenvolver o motor.

Valério Paiva
Valério Paiva
14 anos atrás

O Kevin Kalkhoven, um dos sócios da KV junto com Jimmy Vasser, é o dono da Cosworth

Flavio Chinini
Flavio Chinini
Reply to  Valério Paiva
14 anos atrás

É verdade, tem razão!

Claudio Pessoa
Claudio Pessoa
14 anos atrás

Pois é, aquela historinha bacana de homenagem a velha Lotus era pra “inglês ver” mesmo. Precisavam de um nome forte e encontraram. Marketing e só. Agora devem estar cheio de idéias para o nome “Lótus”.

granito
granito
14 anos atrás

O nome Cosworth é marca mesmo pois a equipe KV, o Senhor K é um dos donos da Cosworth que nada mais é que uma empresa que prepara os motores Ford pra F-1( a LOtus é cliente) e F-1 puro sangue ( F-1 antigos). Note que eles não iseriram o nome Ford. Salvo engano a Cosworth chegou a preparar motores pra outras marcas e inclusive fez motores própios sem nenhuma marca de industria associada como a Judd, a Hart e a Megatron p.ex. e nada impediria que o faça novamente, inclusive parece que tem projeto pra motores da Indy a partir de 2012 quando a IRL talvez passará ser multimarca de motores e/ou chassis.

Flavio Chinini
Flavio Chinini
Reply to  granito
14 anos atrás

É verdade que o Kevin Kalkhoven é dono da Cosworth, mas que ele comprou a empresa da Ford. Desde então, a Ford não tem mais relações nem com a Cosworth, nem com a F1 (a última que a Ford teve foi na equipe Jaguar).

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
Reply to  granito
14 anos atrás

os motores de F1 atuais nada tem a ver com a Ford, são totalmente projetados e construidos pela Cossie.

Itamar Morais
Itamar Morais
Reply to  granito
14 anos atrás

A Cosworth nao tem mais ligação nenhuma com a Ford.

Marco Nunes
Marco Nunes
14 anos atrás

Por sinal, o carro ficou mais bonito que o da F-1

Gosto muito dessa combinação verde e amarela.

Abraços

Eduardo Melo
Eduardo Melo
Reply to  Marco Nunes
14 anos atrás

Ainda prefiro o carro da F1, estes carros da indy são, de maneira geral, muito feios.

Caique Pereira
Caique Pereira
14 anos atrás

March e LOLA também fizeram F1 e Indy.
Não se pode deixar a Dallara que fez F1 de 1988 a 1992 e faz\agora pra HRT, já que todos os Chassis atuais são dela.
A Ligier não fez.. Na realidade, um proprietário de um Ligier JS 26 pegou o carro e transformou num fórmula Indy. Acho que foi o modelo pilotado pelo Boesel que foi transformado.

Glaucio Branco
Glaucio Branco
14 anos atrás

A outra equipe de F-1 que chegou a fazer u carro para a indy foi a ligier.

Humberto
Humberto
14 anos atrás

É p/ divulgar a marca! Marketing é a alma do negócio! Flávio, gostei do seu comentário sobre a Ferrari e BMW!
[]´s

Ernesto Longhi
14 anos atrás

Vamos esquentar $$$$!

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
14 anos atrás

“It’s businnes oportunities”, como diria aquele japa moreninho com nome de português.

Flavio Chinini
Flavio Chinini
14 anos atrás

Eu só não entendi a inscrição “Cosworth” em um carro com motor Honda…

Alexey Karpov - Novo Hamburgo
Alexey Karpov - Novo Hamburgo
Reply to  Flavio Chinini
14 anos atrás

Deve ser uma nova moda: BMW Sauber Ferrari, Renault Lada, Honda Cosworth… e por aí vai…

Luis Albertyn
Reply to  Flavio Chinini
14 anos atrás

Pior! Na verdade é um “Lotus-Cosworth-Honda-Dallara”, porque esse chassis, salvo engano, é feito pela fábrica italiana. Ou seja, é uma equipe Anglo-Malaio-Nipo-Italiano pra correr nos EUA (só falta o combustível ser Petrobrás!).

Eu, hein?

Humberto Toscano
Humberto Toscano
Reply to  Flavio Chinini
14 anos atrás

A Indy não usa o Etanol brasileiro ?

luidhi
luidhi
Reply to  Flavio Chinini
14 anos atrás

Boa pergunta, é Etanol ou Metanol que a Indy usa? Se não for petrobrás, pode ser Cosan…

Marcio C
Marcio C
Reply to  Flavio Chinini
14 anos atrás

Mas o combustível da Indy não é o etanol brasileiro?

Flavio Chinini
Flavio Chinini
14 anos atrás

Ficou bonito! Prova de que como o nome Lotus, apesar de ter ficado tanto tempo fora das pistas, ainda é fortíssimo!
Aliás, a Lotus não tinha feito um carro pra Indycar, nos anos 80, no auge da concorrência F1 x Indy?

Hamilton_k
Reply to  Flavio Chinini
14 anos atrás

não, quem fez um carro de Indy nos anos 80 foi a Ferrari, está lá no museu dela.

A Lotus construiu carro para competir em Indianápolis nos anos 60. E ganhou.

Flavio Chinini
Flavio Chinini
Reply to  Flavio Chinini
14 anos atrás
RCRG72
RCRG72
Reply to  Flavio Chinini
14 anos atrás

A Ferrari fez o F637 em 1985. Por desavenças com a FISA (hoje FIA). A Ferrari estudou um modelo da March de uma equipe que foi compeã da Indy em 1986. Acabou que o carro foi feito e a Ferrari não participou do campeonato lá.