PIQUET, 57 (E 7 MESES E 5 DIAS)

SÃO PAULO (o “outro”) – Antes de mais nada, obrigado ao blogueiro Thiago Pereira, que mandou o link. O vídeo acima é o primeiro de cinco de um documentário pouco conhecido sobre Nelson Piquet, gravado no final de 1987, quando ele conquistou seu terceiro tíulo mundial e estava de saída da Williams para a Lotus. É um material precioso. Precioso e muito didático. Ouvir a história de sua carreira contada por ele mesmo me leva a perguntar: por que será que só Ayrton Senna, entre os grandes pilotos brasileiros, conseguiu colar na testa a fama de batalhador obstinado, perseverante, destemido, lutador incomparável? Por que só a ele é atribuída a exclusividade de detentor da garra, do patriotismo, da raça, do orgulho de ser brasileiro? Por que só ele tinha, como escreveu um blogueiro nos comentários, “vontade, sabedoria, talento, arrojo, coragem e amor pelo o esporte”?

A trajetória de Piquet foi bem mais dura, pode-se dizer. E conta com todos esses ingredientes, que parecem, pela visão de muita gente, privilégio de um único esportista e cidadão em toda a história do país: obstinação, perseverança, destemor, luta, garra, patriotismo, raça, orgulho, vontade, sabedoria, talento, arrojo, coragem, amor pelo esporte. Desde o início, em Brasília, passando pelos autódromos brasileiros a bordo de uma Kombi, e depois na Europa, onde morava dentro de um ônibus e dormia ao lado do carro. Ayrton tinha motorista particular, bons patrocínios, estrutura financeira. As coisas, para ele, foram bem mais fáceis.

Não quero, aqui, desmerecer nada do que Senna fez, e que veio à tona nos últimos posts sobre seus 50 anos. São histórias diferentes, apenas. Cada um tem a sua. Mas fico imaginando se essa, de Piquet, fosse contada por Ayrton. O que Nelson fala sorrindo, Senna, possivelmente — por seu jeito, personalidade, estilo pessoal —, carregaria com tons épicos. E não há nada de épico ou sobrenatural em ser piloto de corridas. É esse o recado que Piquet passa, com seu jeito quase simplório de contar episódios de uma vida muito rica, difícil, cheia de obstáculos.

A vida de cada um é rica. Seja a de um piloto, a de um bombeiro, de um motoboy, de uma atendente de telemarketing. Cada um de nós escreve sua própria epopeia quando nasce. E não há epopeias melhores que as outras. Há, apenas, histórias diferentes. No fim, vamos todos parar no mesmo buraco.

Subscribe
Notify of
guest

1.8K Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Márcia
Márcia
13 anos atrás

No Brasil, as pessoas têm uma mania de colocar rótulos de mocinho e vilão em todos, ridículo. Todos nós temos lados bons e ruins e, infelizmente, para muita gente o Piquet só tem lados ruins. Uma pena que existem pessoas tão equivocadas.
Sempre fiquei indignada com o fato de colocarem o Piquet como vilão, como se o Senna fosse uma vítima indefesa, argh. Só conheci as histórias do Piquet e começei a entender mais sobre F1 qndo passei a caçar nos sebos revistas de automobilístico, que guardo até hj.
Não tenho nada contra o Senna, mas sempre preferi o estilo de pilotar e o jeito de ser do Piquet.
Ah, já repararam como as pessoas olham p gente qndo falamos isso, parece q temos obrigação de gostar mais do Senna do que do Piquet.

telma campos
telma campos
13 anos atrás

Aco uma ingratidão Piquet não ter o reconhecimento devido, afinal ele foi tri campeão e merece se reverenciado

Nelson
Nelson
14 anos atrás

Os tres títulos mundiais de Piquet, foram bem mais difíceis que os tres do Senna. Duas equipes (Brabham, Williams) e tres motores diferentes. Já Senna, entre 1984 e 1991 a MacLaren levou 07 campeonatos, sem contar que o carro de 1998/1989 é considerado o mais perfeito já construído na F1. Pode-se ainda dizer que Piquet NUNCA bateu no carro de outro piloto propositalmente parapoder ganhar campeonato, NUNCA chutou fiscal de pista,NUNCA se ofereceu para correr de graça em outra equipe como Senna fez em 92 ou 93 , para correr na Williams. Sem contar a história que não quer calar de que Ducarouge , projetista da Lotus em 1988, e amigo pessoal de Senna, teria projetado intencionalmente aquele Lotus desastroso que Piquet usou em 1988. Diz-se até que levou grana do próprio Senna.Sem contar que uma das mais belas ultrapassagens da F1, foi feito por PIQUET em cima do Senna na Hungria em 1986, e os dois tinham o mesmo motor HONDA. É O SUFICIENTE OU QUER MAIS ?

Cleberson
Cleberson
14 anos atrás

Parabéns pelo texto Flavio!Sensacional, sóbrio sem esse ufanismo bobo inflamado por um certo canal de TV!

Leonardo Fornasier
Leonardo Fornasier
14 anos atrás

Pessoal “Ayrton Senna” foi apenas um piloto de formula 1. Ele não é um DEUS como o pessoal tenta deixa-lo. Se Shumacher fosse brasileiro ia ser mais que um DEUS, quem gosta de formula 1 não liga pra nacionalidade do piloto e sim pra sua habilidade.

Luca
Luca
14 anos atrás

Por que, de longe, Ayrton foi muito mais carismático!
Ele conseguiu aquele “algo a mais” que Piquet jamais teve; aliás ele (Piquet), como seu filho, em sua breve e até diria “longa” passagem pela F1, sempre deixaram explícito: a essência do caracter (Piquet), o que por si só, basta, para reconhece-los sempre como algo, nada carísmático.
Ex. Basta lembrar a arrogância do “Tri-Campeão’ ao ter que freqüentar aulas para reaver sua CNH… Lastimável!!!
Que caiam no esquecimento, pessoas desse caráter.

Rafael
Rafael
Reply to  Luca
14 anos atrás

Realmente, que caiam no esquecimento os pilotos que têm a coragem de arriscar a vida de um outro piloto numa curva a 250km/h em busca de um título!

Que caiam no esquecimento os pilotos que distratam os fiscais de prova que pedem que eles obedeçam as regras e não andem no santo-antônio de um F1, utilizando-se até de chutes para agredi-los.

Realmente, que esses pilotos de mau caráter caiam no esquecimento!

Valmir Passos
Valmir Passos
14 anos atrás

Parabéns Flavio. Com seu comentário nada imparcial, acho que você conseguiu bater o recorde de posts. Bem, não tenho certeza disso, mas o recorde de comentários babacas com certeza foram batidos. Meu Deus, tem cada tonto aqui …que discussão idiota….quem foi melhor…bla bla bla…… haja paciência mesmo!!
Abs

Odes Li Gado
Odes Li Gado
14 anos atrás

Alguém pode me explicar por que tanta agitação! Afinal de contas, Piquet teve ou não teve trajetória tão virtuosa quanto ao Senna? Não entendi ainda!!!!

acarloz
acarloz
14 anos atrás

Piquet sempre teve mais persomalidade, Senna era muito dodói . .

Fabiano
Fabiano
14 anos atrás

Que coisa absurda um post desses se transformar em uma guerra Piquet X Senna… nada a ver! Eu fui Sennista, torci muito pra ele, vibrei muito. Acompanhei pouco a carreira do Piquet e achei muito bacana esse documentário, mostrou um lado do Piquet pouco divulgado. Ainda acho que o Senna foi mais piloto, mas legal ver esse Piquet… o cara mereceu muito ser tricampeão. Quanto à (falta de) simpatia, penso que não há dúvidas que de modo geral o Senna era mais carismático, principalmente em relação ao público, mas lá dentro, nos bastidores, a impressão é que quase todos os pilotos são bem chatos, penso que o ambiente de competição “cria” pessoas assim. Em suma, foram dois grandes pilotos do Brasil… que venha o próximo!

gleitef
gleitef
14 anos atrás

Nem tudo que balança é brinquedo de criança.

BRASIL DE TODOS NOIS II
BRASIL DE TODOS NOIS II
14 anos atrás

NÃO SE COMPARA SHUMY COM SENNA COM LAUDA COM PIQUET COM EMERSON, CADA UM TEVE SUA TRAJETÓRIA FANTÁSTICA, MAIS ESSE VÍDEO FAZ VER QUE AS COISAS TAMBÉM FUNCIONAM COM GARRA E TRABALHO.
A VIDA É SIMPLES BRASILEIROS
ORDEM E PROGRESSO!
ESSE VÍDEO DEVIA PASSAR NAS ESCOLAS, ANTES QUE OS GAROTOS FOSSEM PASSAR PELAS FRUSTRAÇÕES DAS PENEIRAS DO MUNDO POLÍTICO DO FUTEBOL E E CADA UM DEVE ENCARA AS COISAS APENAS COM TRABALHO, GARRA, DETERMINÇÃO, CORAGEM.
PRARABÉNS PIQUET!

BRASIL DE TODOS NOIS II
BRASIL DE TODOS NOIS II
14 anos atrás

PARABÉNS ESSE MATERIAL É UM DOCUMENTO FANTÁSTICO!
JÁ RESPEITAVA O CARA E AGORA MAIS AINDA!
PIQUET É COMO AGENTE BRASILEIRO CLASSE MÉDIA LUTADORA, UM CARA PARA SER RESPEITADO SEM MISTIFICAÇÃO!
VOU RECOMENDAR PARA TODAS AS PSSOAS INTELIGENTES!
VIVA PIQUET!

Victor de Andrade
Victor de Andrade
14 anos atrás

Outra coisa… o Senna faleceu com 34 anos…

Vocês acham que ele iria competir em mais quantas temporadas??? Tem gente que acha que se ele não tivesse falecido, estaria até hoje na F-1

Carlos Carneiro
Carlos Carneiro
14 anos atrás

Só Ayrton teve esse sucesso todo pois era o único “patrocinado” pelo Galvão e pela Globo. O Galvão apostou todas as suas fichinhas no garoto colocando a “máquina” Globo pra projetar a “imagem”. Aliás, tem alguma coisa ou alguém que a Globo dá destaque que não vira moda ou referência?

Eduardo Pikunas
Eduardo Pikunas
14 anos atrás

Não sei prá que tanta discussão, pois os dois (Piquet e Senna) eram brasileiros, tri-campeões e cada um no seu tempo deram muito “coro” nos gringos.
É fato, que os dois tiveramaçgumas atitudes impensáveis (Piquet aos murros com Héctor Rebaque), Senna jogando o carro em Prost, para ser campeão e vice versa)
Mas o que é inegável, é o fato que Schumacher só apareceu mesmo depois da morte do Ayrton, pois apesar de tudo, a Williams era uma cadeira elétrica, mas era rápida e largou na 1a. fila nos 03 GP’s.
Quem disputou o título com o Schumy, até o final de 94, foi o Damon Hill, que só não foi campeão, porque o alemão jogou o carro quebrado em cima dele. Certamente Senna e a equipe acertariam o carro e rapidamente a surra seria imposta ao alemão, pois o Hill, que não passava de um piloto medíocre, conseguiu disputar pau a pau até a sacanagem do alemão, que o esperou na curva e jogou o carro em cima dele.
A F1 tentou trazer de volta o Mansell, trouxe Montoya e Andretti da Indy, mudaram regulamento, fizeram o diabo, para “parar” o alemão, sendo que o único, que certamente rivalizaria segundo por segundo com o Schummy seria o Ayrton. É certo que, em carros diferentes o que valeria seria o talento.
Tal equivalência, pudemos ver entre Piquet e Schumacher, que andaram na mesma equipe, com o mesmo tratamento e o nosso grande Piquet, levou pau do alemão.
Isto realmente aconteceu e devemos considerar, que o alemão começava e o Piquet já era tri-campeão.
Enfim, cada um no seu tempo, fez nosso sangue correr mais nas veias, aliás para quem gosta de automobilismo, o sangue não corre, aposta corrida…..

Rafael
Rafael
Reply to  Eduardo Pikunas
14 anos atrás

Só um parênteses, bem destacado do assunto: por favor, colocar Montoya no mesmo balaio do Andretti?

Se a postura do Montoya fôsse outra ele talvez tivesse até sido campeão. E ele, depois de muito tempo de falta de sal, trouxe de volta à F1 algumas ultrapassagens com “ovos quadrados”, por falta de termo melhor.

Já o Michael Andretti (vergonha do papai), segundo consta, conseguiu até largar de ré. Não dá para comparar os dois.

Agra
Agra
14 anos atrás

Excelente documentário!

Sandro Alves
Sandro Alves
14 anos atrás

O Senna é preferido porque era o piloto da Globo. O Piquet, que sempre achou o Galvão Bueno um mala, é o esquecido.

eduardo
eduardo
Reply to  Sandro Alves
14 anos atrás

falou pouco mas falou bonito.Sem desmerecer o senna que tambem foi um grande piloto porém piquet nunca precisou de dar um audi pra ninguem pra poder ser um grande piloto

Sylvio Saboya
Sylvio Saboya
14 anos atrás

Não quero fazer comparações sobre os pilotos, mas o jeito do Piquet levar a vida bem como a Formula 1 sempre me foi mais simpática que a forma do Senna.Piquet com certeza teve mais trabalho para chegar lá até porque a família não lhe apoiava.

Tupolevck
Tupolevck
14 anos atrás

Tenho 32 anos e desde menino assisto todos os tipos de corrida….de quem é a “culpa”? PIQUET!

Simone
Simone
14 anos atrás

Gente, o Flávio gosta mais do Piquet do que gostava do Senna, tão simples assim. Fica claro isso nas matérias publicadas aqui.

Rafael
Rafael
Reply to  Simone
14 anos atrás

Na minha forma de ver, não é tão simples assim, Simone.

O que me parece não é que as matérias dele sejam consequência do fato não é gostar mais de um que do outro. O que me parece e que ele se incomoda com o fato de que esse fanatismo ridículo em relação ao Senna ofusca a imagem do Nelson. E diga-se de passagem, isso também irrita a mim e a muitos outros fãs de automobilismo!

O Nelson foi um piloto excepcional e, dentro do lógico, indiscutível. Mas tem um monte de lunáticos, que não sabem nem quantas rodas tem um carro de corrida,s desmerecendo o Piquet, não só como piloto, mas também como pessoa. Oras, isso te parece razoável?! E quando perguntados sobre as “falhas de caráter” do Piquet, a resposta é sempre embasada nas suas declarações. Mas ninguém se lembra do Senna tentando matar o Prost ou dando uma bicuda no fiscal de pista.

Ou seja, creio que, antes de mais nada, a intenção dele seja “fazer justiça”, e não exibir uma predileção por esse ou aquele.

luis cezar ramos pereira
14 anos atrás

Pelo que eu sei, o Piquet batalhou muito mais do que o Senna. Ambos tinham uma forma de pilotar diferente e os carros eram diferentes, contudo, precisava um pouco mais de refinamento, para pilotar os carros do Nelson… refinamento que o Senna não tinha da metade da sua carreira ao final. O Nelson sempre pegou carros difíceis pela frente e sempre foi um cara técnico. Sim, o Senna também, mas bem menos que o Nelson. Essa comparação ainda é feita entre Jimmy Clark e Graham Hill, sendo o Jimmy mais famoso do que o talentoso Hill.

Tadeu
14 anos atrás

Piquet saía de Brasília com o Opala e a Kombi pra correr em São Paulo, sem apoio do pai dele, que queria que ele fosse tenista. Chegava em São Paulo e ganhava as corridas dos que praticamente moravam nos autódromos. Assim, chamou atenção de muita gente que acabou ajudando-o a ir pra Europa. Talento puro e muito vontade de correr.

JackSpeed
JackSpeed
14 anos atrás

como é patetica essa torcida do Senna,ele ate merecia algo melhor,cada comentario fanatico,e as respostas de FG sai impagaveis,fica claro o desespero deles em tentar manter o senna como o cara mas esta ficando dificil,a verdade doi nas viuvas.

Chico Bravo
Chico Bravo
14 anos atrás

Para muitos preferir Piquet a Senna é a mesma coisa que encoxar a mãe no tanque.

Wagner Juscelino Archanjo
14 anos atrás

Que bom ouvir seu comentário Flavio, a respeito desse que humildemente, considero o mais brilhante piloto que já vi.
Nelson é destes que conquistarm espaço na garra e puro talento, o que incomoda é dizerem que só um foi brilhante.
Piquet competiu com muitos outros talentosos em sua época, inclusive o Senna, por isso foi além ao imaginar e colocar em pratica, por sinal ousadas como por exemplo o reabastecimento e o aquecimento dos pneus.
Valeu, o cara merece todo tipo de elogio por seu talento e a forma como foi buscar seus 3 titulos mundiais.

cacersa
cacersa
14 anos atrás

Me lembro de uma entrevista do Piquet, onde ele dizia: O que é mais importante para mim no título de uma notícia da mídia: Ferrari vence com Piquet ou Piquet vence com a Brabham. Assim, percebe-se facilmente quem tem conhecimento e confiança para desenvolver o carro e aquele que quer ter sempre o melhor carro. PIQUET SEMPRE!!!

Roda Federau
Roda Federau
14 anos atrás

Schumacher começou a correr em 1991
Senna, infelizmente, como o universo todo sabe, faleceu em 1994, em 1º lugar na corrida de San Marino, como o maior piloto de todos os tempos…
Pois bem…
em 1991: Senna campeão do mundo;
Mansell, 2º;
Prost, 5º;
Piquet, 6º;(taí, boa posição…atrás do Senna, Mansell e Prost, prá variar…era DS)
Schumacher, 14º;

1992: Mansell campeão;
Patrese, 2º;
Schumacher, 3º;
Senna, 4º;
Prost e Piquet em último (Prost pediu prá cagar, temporariamente, depois de 3 surras seguidas de Senna e Piquet retirou-se definitivamente, alquebrado e cansado (de apanhar até do Mansell)

1993: Prost campeão;
Senna, 2º;
Schumacher, 4º;
Mansell em último (pediu prá cagar, temporariamente)

1994: MORTE DE SENNA…MORTE DA F-1…

QUER DIZER, SENNA CAMPEÃO PRÁ CIMA DE SCHUMACHER EM 1991 E MELHOR QUE SCHUMACHER, EM 1993 (SENNA VICE, SCHUMI 4º)

SCHUMACHER, MELHOR QUE SENNA EM 1992

NO MOMENTO DA MORTE DE SENNA, NA CURVA TAMBORELLO…SENNA EM 1º (ETERNO CAMPEÃO), SCHUMACHER, EM 2º…PIQUET BATENDO PALMA NA FRENTE DA TV, OUVINDO A NARRAÇÃO DO GALVÃO

Ubaldo Oliveira
Ubaldo Oliveira
Reply to  Roda Federau
14 anos atrás

Ainda bem que o mito morreu, porque se tomasse banho numa banheira voce é quem morreria afogado…que viuva cheia de botox…

Em 94 , senninha tomando todas do queixão…pena que foi-se, porque tomaria o ano inteiro…

Rafael
Rafael
Reply to  Roda Federau
14 anos atrás

Roda,

Não encontro palavras para descrever o quanto você é ridículo. Você acabou de mudar meu conceito de imbecil. Parabéns pelo seu lunatismo!

Victor de Andrade
Victor de Andrade
Reply to  Roda Federau
14 anos atrás

em 1991 o Schumacher fez apenas 4 provas pela Benetton e o Piquet começou a desenvolver o Benetton tubarão, que viria a ser campeão com Schumacher e torna-se ‘obrigatoriedade’ na F-1

Coelho Voador
Reply to  Roda Federau
14 anos atrás

Roda, só um detalhe, Schumacher disputou 6 etapas em 91, quando estreou…
Po Flavio, a materia do GP disse que Senna não é idolatrado entre os jovens de até 15 anos, e agora como explicar isso?

Irmao de Roda
Irmao de Roda
Reply to  Roda Federau
14 anos atrás

GALVAO É MEU PASTOR, E SENNA ME BASTARÁ!

Villeneuve
Villeneuve
Reply to  Roda Federau
14 anos atrás

Num guentou a pressao do mulecao shumi e nao fez a curva…

eric martins
eric martins
14 anos atrás

blz…não é possível..agora vai…vou ser o último…

rafael
rafael
14 anos atrás

Parabéns Flávio,simplesmente fantástico!O melhor texto sobre automobilismo dos ultimos tempos!Realmente o Brasil teve grandes pilotos na f1 e fora dela, mas como são irritantes as viuvas!!

fernando
fernando
14 anos atrás

O Piquet não tem o mesmo reconhecimento porque não só foi pego fazendo trapaças na pista e fora delas mais de uma vez, mas também quando tinha de passar a bola e reconhecer que o Senna seria o centro das atenções, ou então lutar na pista para que isso não acontecese como uma pessoa honesta, lutou nos bastidores, ofendendo a pessoa de muita gente, inclusive a de Senna.
Após tudo isso, mesmo com o Ayrton morto ele faz questão de sempre bater no morto, sempre diminuir o que ele fez.
Sem dúvida ele era bom, principalmente em acertar o carro (coisa que fez porque o pai pagou Universidade de engenharia na califórnia para ele). E o Senna também teve dificuldades financeiras, ao ponto de parar a carreira por um ano por falta de recursos. O Senna só não parou de vez. porque destruiu em todas as categorias que passava e isso fez ele conseguir recursos de patrocínios.
Já o Piquet, de fato lutou muito, mas não mais que o Senna, nem para chegar, nem lá.
Eu sinto muito Gomes, mas você detona o Senna porque você ofendeu ele pessoalmente no passado e ele retrucou. Sendo assim você não gosta dele e a única pessoa a fazer frente ao Senna é o Piquet porque tem o mesmo número de títulos. Mas se resultados fosse o que mostrasse a qualidade de um piloto, o Stirling Moss seria pior que o Damon Hill, o que não foi verdade. O Gehard Berger seria pior que um Jack Villeneuve. Ou um Nelsinho Piquet seria melhor que um Sebastian Buemi.
Por isso que temos que olhar para mais do que o Resultado, pois ele é uma soma de fatores como talento, carro, acaso, política, e muitos outros.
O certo é dizer esse é melhor que o outro porque o talento dele era maior, mas reconheço que é dificil fazer isso. Mas certamente não se olha somente os resultados.
Você ainda é jovem, espero que um dia passe a analisar as corridas de F1 com mais respeito e com mais criticidade sobre os resultados, quem sabe aí passará a perceber que o Piquet tem muito mais respeito que deveria no Brasil, porque o Senna foi muito além de um bom piloto, foi o melhor. E isso é unanime em quase tudo que é país ao contrário do que você afirma que é coisa brasileira.
Se é tão jornalista assim entra no site da F1 e traduz o que no Hall da Fama falam do Piquet e do Senna. O jornalista que escreveu não é brasileiro e você vai ver o que ele fala de cada um.
Desejo Felicidades.

Dalton
Dalton
Reply to  fernando
14 anos atrás

Chora viuvinha…
Se o Piquet é a única pessoa a fazer frente ao Senna, certamente você não é pessoa o suficiente para fazer frente ao FG.
Você deve ser o tipo de cara que conhece tanto de F1, que xinga o Barrichello por nunca ter sido campeão, considerando-o humilhante, mas que idolatra o Berger, Montoya, Mark Webber etc.
Devia ficar quieto.
Emerson, Piquet e Senna foram pilotos espetaculares e acabou. Se eles queriam virar heróis ou não o problema é, ou era, deles.
O problema é que vc quer que todo mundo idolatre que você considera heroi.
Abraços.

Roseli Lopes
Roseli Lopes
14 anos atrás

Laudir, sou a Danica Patrick do pedaço. rs rs Adoro carro e nunca engatei a quinta-marcha. Tenho medo. Acredita ? Tenho chofer: meu marido.

Cão Fila, ó o respeito, hein. Tenho seu e-mail e seu IP. Já enviei às autoridades. Espere o camburão que vai pegar antes o tal de Sérgio Correa, ok ? kkkkkkkkkk

bonkers
bonkers
14 anos atrás

Mais posts sobre o Piquet por favor, ou mais posts polêmicos.

Muito divertido!

ALEXANDRE LOURENÇO
ALEXANDRE LOURENÇO
14 anos atrás

Esse Nelson Piquet foi um baita piloto, lutador e vencedor, mas como pessoa vixe, deve ser um ” Purgante” aff….

Geraldo
Geraldo
14 anos atrás

Vamos imaginar os dois com 30 anos de idade , carros iguais lado a lado e na mesma pista 40 voltas.
A corrida tira teima.
Qual seria o resultado ???
Aguardo opiniões.

Insatisfeito com Tudo e com Todos
Insatisfeito com Tudo e com Todos
Reply to  Geraldo
14 anos atrás

Nelsão na frente, por 4 segundos….

Álvaro
Álvaro
Reply to  Geraldo
14 anos atrás

Vou tocar fogo no barraco: cada um prepara sozinho o seu carro, sem ajuda de mecânicos. Quem ganha??

Adonias Lima
Adonias Lima
14 anos atrás

Acho uma total falta de respeito e de reconhecimento por tudo que o piloto Nelson Piquet fez pelo automobilismo brasileiro. Como, um piloto que chega a três títulos mundiais, não é competente, trabalhador, obstinado em ganhar títulos e corridas?
Com absoluta certeza, Piquet foi tão ou mais competente do que Ayrton!… A única diferença é que Piquet ainda é vivo, e tem um personalidade muito forte e talvez não teve a mesma assessoria que teve o Ayrton. Existe um ditado muito popular no Brasil que diz: Quer ser bom, morra!
Quem não lembra do cantor Raul Seixas?… Quando vivo, era tido como louco!… Depois que morreu, virou um íncone da música brasileira.
Sei muito bem o que estou falando, pois nunca perdi uma corrida desses dois excepcionais pilotos brasileiros… O meu preferido sempre foi o Nelson Piquet, pois alem de muito bom, nunca teve papa na língua, taí o Briatore que o diga.

Valmir Passos
Valmir Passos
14 anos atrás

A discussão levantada pelo post não tem o menor sentido.
Piquet era um grande piloto. Não era gênio, era muito mais esforço do que talento, o que não tira seus méritos.
Senna era gênio, tinha seus defeitos, mas também tinha grandes méritos.
A grande diferença é que Piquet sempre detestou a imprensa e Senna era marqueteiro. Soube usar a imprensa a seu favor. Piquet nunca deu a mínima pra isso. O resto, a Globo se encarregou de fazer.

Insatisfeito com Tudo e com Todos
Insatisfeito com Tudo e com Todos
Reply to  Valmir Passos
14 anos atrás

Mais um entubado pelo Galvão. Vá se informar rapá!!!!!!!

Shiva the God of Death
Shiva the God of Death
14 anos atrás

Flavio,

Voce eh foda.. Porra!

Gosto muito de ler os seus comentarios e concordo com a maioria. Inclusive com esse.

Senna sempre foi mimado. O cara foi correr no UK no inicio de carreira e levou ate esposa a tira-colo !! Mas isso nao o desmerece.

Pilotos como Senna,Piquet,Lauda,Clark,Gilles,Stewart…Todos eles independente de condicao financeira,status de heroi, todos estao em outra dimensao como esportistas.

Agora voce gosta de um confete neh? Eh dito e certo que tocar nesses assuntos rende comentarios e mais comentarios.

Entao,que nao comente!!!!!

Fabio Pellim
Fabio Pellim
14 anos atrás

Como é que não fazem um documentário sério sobre o Piquet, ele não é um grande piloto, é um grande homem brasileiro.

Insatisfeito com Tudo e com Todos
Insatisfeito com Tudo e com Todos
Reply to  Fabio Pellim
14 anos atrás

Quando em morava na Inglaterra vi um docomentário, se não me engano pela BBC, sobre o Carlos Reutmann. Fiquei pensando porque ninguém faz nada sobre o Nelson, o maior piloto de todos os tempos? Mas para essa merda de Reutmann fizeram!!!!!!!

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
14 anos atrás

Caro FG,

Qual é o recorde de comentários para um unico post???

Fica bem!

Imperador

Alex
Alex
14 anos atrás

Simples Flávio. Na década de 1980 o Brasil precisava de um Ídolo. Ao pegar a bandeira do Brasil para tirar um “sarro” dos mecânicos franceses no Gp de Detroit, como uma resposta a derrota contra a França na copa de 86, TODA a imprensa registrou esse gesto como uma “lavada na alma”, SENNA aceitou o papel. PIQUET não, o 1o. Tricampeão corria apenas por prazer e para si próprio. Leia a entrevista dada por ele a VEJA em 1981 após o seu 1o…

discus
discus
14 anos atrás

putz flavio, gostei pacas desse texto…
sou fã do piquet e tenho esses videos e mais o roda viva, da tv cultura, um documentario com os campeoes brasileiros da f1, etc. como sou engenheiro, o perfil do piquet sempre me impressionou mais pq o cara ralou muito e desenvolveu muito durante a carreira. sem desmerecer o senna (se não as viuvinhas ficam todas nervosas…), sou bem mais piquet. e tirando os brasileiros… jack brabham foi o unico piloto que venceu com um carro que ele mesmo construiu. esse sim arrebentou!

abs.

claudio
claudio
14 anos atrás

Sou mais Piquet mesmo, todo mundo sabe que fora das pistas ele é um mal humorado etc.. ele é que nem o DOCTOR HOUSE , o melhor.

Paulo
14 anos atrás

Temos três pilotos campeões mundiais e estes ganharam um status de “lendas” em relação à história da categoria. Tivemos uma equipe de F1 “Made in Brasil”, temos 8 títulos mundiais e com isso o segundo país com mais títulos.

E o que os “torcedores” fazem? Briguinhas inúteis e fúteis.

Celo
Celo
14 anos atrás

Olhando uns vídeos no Youtube pude comprovar o que todos já sabem, Piquet dentro das pistas, excelente, fora das pistas um idiota, se achão, daqueles que passa por cima de todos só para chegar em seu objetivo, tipo só pensa na grana, nem aí pro ser humano, um tremendo babaca sem o menor carisma, por isso tem tanta gente que o detesta. Seu filho foi pelo mesmo caminho, cheio de sucesso !!!!

Antonio
Antonio
14 anos atrás

Só não entendo essa ciumeira. Parecem crianças querendo atenção.

Álvaro
Álvaro
14 anos atrás

Complementando:

Quando disse sobre o Emerson, quis dizer que ele:

1) pelo que sei não vetou a entrada de um companheiro na equipe (Senna e Piquet o fizeram),

2) Ele nunca a imprensa (posso estar errado, corrija-me por favor) como o Piquet escrachava e escracha a imprensa ignorante (com o que concordo, pois poucos como você e o Reginaldo Leme conhecem realmente a fundo e de perto o automobilismo para poder opinar, sem fazer perguntas descabidas e bizarras)

3) Até onde sei, Emerson não “burlou” as regras para seu carro (Piquet o fez, é réu confesso no caso da caixa preta de água de 1982 – e olha que sou Piquetista).

4) Emerson nunca deu porrada premeditada no carro dos outros para ganhar o campeonato (Senna – Japão/1990).

E vai por aí…. De qq forma, Emerson é mais gentleman que os demais.

Ah, e eu não convivi de perto com ele. Bem que gostaria de me sentar à mesa com esses grandes campeões, abrir uma cerveja e ouvir altas horas de papo sobre esse mundo do automobilismo.

PS.: não estou dizendo que o Emmo é santo….. repetindo o que eu disse no meu post anterior, ninguém no mundo do esporte de alto nível é 100% inocente…

Abraços

Marcos Leandro
Marcos Leandro
Reply to  Álvaro
14 anos atrás

Emerson deu sim, no Al Unser Jr, Indy 89

AS Adriano Souza
AS Adriano Souza
Reply to  Álvaro
14 anos atrás

Emerson sacaneou o Helio Castroneves denunciando atroco de nada que haviam irregularidades. Gentleman todossão até algume pisar no seu calo.

RUBENS BARRICHELO
RUBENS BARRICHELO
Reply to  Álvaro
14 anos atrás

Porra meu! e eu???

Álvaro
Álvaro
Reply to  Álvaro
14 anos atrás

Você, Rubens, é tão gentleman que até permite o companheiro de equipe ultrapassá-lo a 20 metros da linha de chegada….

Alexandre Fernando Sovinil
Alexandre Fernando Sovinil
14 anos atrás

Esse é que é “O CARA”! Eu acompanho este marmanjo nas baratas desde o “amarelinho GLEDSON”. Sei do que estou falando. SENNA, que me desculpem, era outro Grande Piloto, nada mais que isso. Como o foi EMERSON. Como o foi PIQUET. E até esse outro aí, o tal de SCHUMACHER …

roberto
roberto
14 anos atrás

Quem fez o Senna, ser idolatrado, foi o Galvão Bueno e a tirania da Tv que ele trabalha.
O Piquet fez tudo sozinho, e com o jeito moleque de ser, não servia para o padrão Global de ser.
Esta é a diferença entre os dois….

Ubaldir Jr.
Ubaldir Jr.
14 anos atrás

PQP! Mil e seiscentos comentários! Brasileiro é muito passional mesmo…