RAIO-X (1)
SÃO PAULO (vai gostar de minissérie assim…) – Seguinte, macacada. Um blogueiro me mandou outro dia uma linda coleção de imagens de carros de F-1 em “raio-X”. Guardei todas, e acredito até que não são imagens muito difíceis de encontrar na net. Quem já viu, então, desconsidere. Mas quem não viu poderá ver aqui. Vou pingar uma por dia, porque são muito legais mesmo. O problema é que não anotei o nome de quem enviou. Guardei as imagens, mas não o e-mail original. Blogueiro caridoso, apresente-se!
(Já se apresentou, por e-mail. O blogueiro é o Endrigo Cenzi, de Jaraguá do Sul/SC. Valeu!)
E para não ficar uma coisa contemplativa, deixo para vocês a tarefa não muito complicada de descobrir qual o modelo exato, o ano, quem correu com ele, os resultados… Divirtam-se.
Desenho do mestre Tony Matthews.
Flávio, se possível divulgue o nome do autor do raio x. Devemos valorizar a turma de artistas, que está em processo de extinção.
Vocês sabiam que existe uma mclaren M23 (igual a essa) em curitba no museul do Automovel?? mas infelismente está em péssimas condições, quem quiser eu mando as fotos dela por e-mail mesmo mal cuidada é muito linda um puro-sangue F1!!!
manda pro meu e-mail..
Flávio, vou tentar inserir um raio x do fd-04. Se der certo
coloque no ar (essa é velha!)
[url=http://d.imagehost.org/view/0760/FD-04_Raio_X][img]http://d.imagehost.org/t/0760/FD-04_Raio_X.jpg[/img][/url]
Obs.: Se não der, me envie um email explicando como fazer.
Abraço,
Ricardo
MCLAREM 1973 PILOTADA POR EMERSON FITIPALD
… e pensar que eu estava lendo o livro do Emerson Fittipaldi AGORA e estava falando justamente sobre a passagem dele na McLaren…
Saudade de desenhos técnicos feitos à mão, pura arte.
** dariam
Meu amigo Marcelo Maris, o Mad, de Pirassununga, assíduo leitor deste espaço, fazia isso na lapiseira, na oitava série. Atualmente faz nos Illustrators da vida.
Ah! Ele ainda desenhou o Senninha depois de grande (o Marcelo, não o Senninha – aliás, “depois de grande” é só o modo de falar, pois o Marcelo tem porte de piloto de kart sub-15).
Flávio, os trabalhos do Marcelo daria um belo post.
Montei o kit da Tamiya deste (mesmo) carro.
Meu tio tinha um autorama da Estrela com a Mc Laren do Emerson de 1974. Muito parecida com essa aí. Boas lembranças.
Já mataram muito fácil , incluindo todo histórico.
Foi o primeiro carro de F1 que cheguei muito perto e toquei a mão, não essa evolução de 1976, mas o M23 de 1973/1974.
Foi num treino particular da Mclaren em dezembro/1973 em Interlagos, com o Emerson já na nova equipe, treinando para a corrida de janeiro/74, a qual venceria.
No, Autorama – Manual do Automóvel da Disney publicado em pela 1º vez em 1976, tem alguns raio-X de carros brasileiros da época.
http://manuaisdisney.tripod.com/sitebuildercontent/sitebuilderpictures/.pond/autorama.jpg.w300h456.jpg
O FG iria gostar do Manual do Peninha, fala sobre jornalismo.
Até pouco tempo eu tinha todos os manuais, mas com a mudança não sei que fim levou…..se vendeu, doou, perdeu…sei lá.
Essa tá fácil mesmo ,é o M23 de 1976 que venceu o mundial de pilotos com James Hunt ,seu companheiro era Jochen Mass.
E o M23 é de uma F1 muito diferente , no inicio dos anos 70 a F1 e a F Indy não eram tão distantes assim quanto a tecnologia ,havia até uma equiparação entre elas desde os anos 60 .
A forma de como nasceu o M23 é a prova disso , no fim de 1972 Gordon Coppuck o projetista da Mclaren tinha que pensar num substituto do M19 de Ralf Bellamy e foi em uma conversa com os pilotos e Teddy Mayer no galpão da equipe que o projetista expôs suas idéias .
Coppuck havia projetado o bem sucedido M16 de F Indy e este carro estava dominando a categoria ,assim o engenheiro colocou no chão um chassi do M16 sem o motor e atrás posicionou o motor e caixa de cambio do antigo M19 de F1 ,ele explicou as vantagens da aerodinâmica de seu indycar e que este seria o caminho de seu projeto , Mayer e os pilotos Hulme e Revson em uma verdadeira roda de conversa chegaram a uma conclusão e ficaram de acordo sobre os novos caminhos.É fácil ver a semelhança entre os modelos.
O M23 teve vida longa e vencedora na F1 , e como o mundo dá voltas enquanto a equipe Mclaren vencia o mundial novamente com James Hunt em 76 ,na Indycar os carros da marca eram derrotados pelo Wildcat do time Patrick , e um caminho inverso foi feito .
Desta vez o novo Mclaren de F Indy nada mais era do que um M23 reforçado nas suspensões e com motor cosworth turbo que assim virou o M24 .E nas mãos de Ton Sneva e pelo time Penske venceu o campeonato de F Indy de 1977.
Digo
McLaren
Modelo: Mclaren M23
Piloto: James Hunt
Ano: 1977
Maclaren do Emerson Fittipaldi lá pelos anos de 1974 ou 75 (não me lembro agora) Pelo número do carro não seria dele, acho que o dele era o número 5. Lembro porque meu irmão teve uma maclaren dessas de brinquedo. Esse brinquedo era da estrela, movido a duas pilhas médias e a entrada de ar era diferente, no brinquedo você ligava ou desligava o carrinho e podia esterçar as rodas dando direção a ele.
muito legal para a época. os cromados do carrinho eram nas rodas e nos escapamentos e o meu irmão gostava que no carrinho dele, os escapamentos por baixo era um cromado meio que fumê (falha na fabricação), parecia que o escape era de verdade e que após esquentar ficou fumê o cromado.
Essa é a McLaren M 23 de 1976, já em sua 4ª temporada, pós GP da Espanha, quando as airboxes foram limitadas em altura.
Campeão com James Hunt, que venceu Lauda, de Ferrari, “aos 45 do segundo tempo”, naquela célebre prova em Suzuka, debaixo de um temporal estilo Sampa Verão 2010.
Curiosidade, aproveitando o momento, Gilles Villeneuve em 1977 na sua estréia na categoria, GP da Inglaterra e Nélson Piquet em 1978, sua 2ª prova, em Monza, Itália, prova em que Peterson sofreu o acidente que lhe tirou a vida, também andaram com esta beleza!!
A decisão foi em no circuito de Monte Fuji, não Suzuka, que só estreou na F-1 em 1987.
Me parece a McLaren M-23 do Emerson.
Mclaren m26
O carro é um McLaren M-26.Creio que seja do ano de 1976,pelo número 11,com o qual correu James Hunt,sendo campeão naquele ano.
Véio maravilhoso!!!!!
1974, ano em que o Emerson foi campeão com uma McLarem similar a da ilustração.
Bela chapa! O raio-x é do famoso M23 utilizado pelo James Hunt em 1976, ano em que o britânico venceu 6 GPs com seu #11.
Abraço
esqueci..campeão do mundo
McLaren M26 Ford de James Hunt – 1976
Modelo M23, este é de 1976, piloto James Hunt, o “pai” do Kimi Raikonen (pelo menos em matéria de fanfarras, hehehehe).
Ah, tio James foi campeão com esse carro, claro que, graças ao afastamento por boa parte da temporada do Niki Lauda devido ao seu acidente no Nordschleife…
Que eu lembro de cabeça é isso
Que legal você ter publicado, Flavio. Fui eu quem enviou.
Abraço, Endrigo Cenzi.
Ops, “fui eu que enviei”… to ficando analfa…
Mc Laren M23, estreou em 1973, foi campeão com Emerson em 74, com Hunt em 76, e correu em boas mãos até 78. Pilotos como Brett Lunger, Nelson Piquet, Gilles Villeneuve tiveram o gostinho de sentar na barata. E Jody Schecketer em início de carreira de destruir alguns. Além de proporcionar as duas únicas vitórias da carreira de Peter Revson em 73 e a última do Urso Denny Hulme na Argentina em 74. Carrinho polivalente!
McLaren M23?
Completando:
-1976
# 11 – James Hunt (6 vitórias)
# 12 – Jochen Mass
Nesse ano a McLaren foi vice-campeã de construtores.
Mclaren M23, 1976, campeão do mundo com James Hunt.
seria M23 B?
cor aqui chamada de fosforescente, em inglês de day-glo (pois feita para reluzir à luz do dia).
Belíssima coleção.
McLaren-Cosworth M23, a da temporada 76, number eleven, carro campeão com James Hunt.
Com a entrada de ar de motor rebaixada, como exigido pelo regulamento a partir do GP da Espanha daquele ano – aqui em Interlagos Hunt assinalou a pole, e o carro com a ‘torre’ acima do santantonio pintada de vermelho fosforescente