RAIO-X (2)

SÃO PAULO (e funcionava) – Mais uma da série enviada pelo Endrigo Cenzi: a inesquecível Tyrrell de seis rodas. Vocês sabiam que até ganhou corrida? Vejam suas entranhas.

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Henrique de Paula
Henrique de Paula
12 anos atrás

Olá Flávio, poderia colocar a imagem novamente porque quando clico aparece “página não encontrada”. Fiquei super curioso pra ver este raio-x. Abraço.

Flavio Gomes
Admin
Reply to  Henrique de Paula
12 anos atrás

Estamos resgatando o back up de todas as fotos.

zélelé
zélelé
14 anos atrás
Rodrigo West
Rodrigo West
14 anos atrás

Sensacional esse carro mesmo! Por acaso encontrei uma imagem bem interessante dele.. Não sei se é conhecida por aqui, mas aí vai..

http://photos-g.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc1/hs034.snc1/4318_83995461229_692316229_2261550_7594068_n.jpg

aldo
aldo
14 anos atrás

Ibsen
O fórum foi um verdadeiro achado para enriquecer meu garimpo de cutaways pela web. Tony Matthews além de excelente artista é gente finíssima e não acreditei quando vi a participação constante de alguém que eu considerava intangível. O Bruno Betti já me encantava nos anos 70 através das páginas duplas da Quattroruote. Aliás, você conhece um raio-x do fusca Fittipaldi de dois motores que saiu nela ? Saindo do mundo dos cutaways, outro artista que eu acho sensacional é o Michael Turner, e sempre estou em busca de algo a mais, de maneira que agradeço alguma dica. E também aprecio tuas ilustrações de perfil e a boa arte nas decais do Fiote

Ibsen
14 anos atrás

Desenho do Bruno Betti (itália).
Seria bom sempre incluir o nome do autor da ilustração.

ibsen
14 anos atrás

Aldo,
O índice mais atualizado está na página 100. Contribuo com o fórum postando os desenhos que escaneio e na elaboração e atualização do índice. O fórum é muito legal, com contribuições de pessoas de várias partes do mundo. A idéia é valorizar esta arte (que anda meio esquecida) e os seus artistas. Lá contamos com a participação do grande Tony Matthews, um dos melhores artistas dos “cutaways” do mundo. Gente boa, simples, sempre disposto a dar informações para pessoas interessadas. Sem esquecer do Tom West (dos raio x de dragster e hot rods.

Lucas Martin
Lucas Martin
14 anos atrás

Imagino como ficava rigidez torsional deste chassi… mas ainda posso construir um pra mim… só pra brincar…

Gabriel de Amorim
Gabriel de Amorim
14 anos atrás

Queridão, eu já tinha visto em uma revista, há tempos atrás, um raio-X deste tipo do Williams FW08b. Você o tem aí???

Desse carro eu sou fã!!!!

Abraços!!!

Pagodeiro Bello
Pagodeiro Bello
14 anos atrás

Não foi o Harvey Postlethwaite quem projetou não. Foi o Derek Gardner. Saudações Piquetistas.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
14 anos atrás

Muito legal, parece com aquelas locomotivas, com rodas pequenas na frente. E ainda funcionava bem. Não me recordo porque o projeto foi abandonado.

BigWings
BigWings
Reply to  Orlando Salomone
14 anos atrás

Li em algum lugar que a Goodyear não queria mais fazer pneus específicos pra Tyrrel.

Estevam
Estevam
14 anos atrás

Fantástico! O carro é lindo!

jugger
jugger
14 anos atrás

Pitstop com troca de pneus deveria ser algo bastante demorado nesta máquina, mas é um dos mais famosos e emblemáticos carros de F-1 já construído.

Mauricio
Reply to  jugger
14 anos atrás

Nessa época não havia pit-stop. Era uma carreira só, do inicio ao fim da prova. Sem reabastecimento, troca de pneus etc. Era pau dentro por 1 hora e 40 minutos.

Theo Campos
Theo Campos
14 anos atrás

Flavio tu jah viu foto do protótipo da Williams de 6 rodas? Ou de outros de 6 rodas…

Mavex
Mavex
14 anos atrás

O carro mais espetacular da F1 de todos os tempos.
Seria demais um documentário com a história dos carros revolucionários na F1, como este, o carro turbina, as Lotus efeito solo, um com uma enorme helice na traseira para extrair o ar sob o assoalho, willians com suspenção ativa entre outros.

Rodinei Campos da Silveira
14 anos atrás

Esta lendária máquina de 6 rodas (a chamada Project 34) projetada pelo saudoso Harvey Postlethwaite, já venceu uma prova do Mundial de Fórmula-1.
Foi em 76, no GP da Suécia, realizado na pista de Anderstorp, na região dos lagos suecos, nos arredores de Norrköpping e Jönköpping, onde o sul-africano Jody Scheckter venceu esta corrida, a bordo desta lendária máquina.

Jayme
Jayme
14 anos atrás

Existe algum desses preservados?

Carlinhos
Carlinhos
14 anos atrás

Este carro é sensacional e vi no poster da Hot Wheels 2010.Esse não vai poder faltar na minha coleção!!!!

Celio Ferreira
Celio Ferreira
14 anos atrás

Com os interesses atuais da F1 de hoje um projeto desse
seria vetado já na base.

Harerton Dourado
Harerton Dourado
14 anos atrás

Flávio, vc teria essas imagens em tamanho maior?

[ ]’s

Ronaldo
Ronaldo
14 anos atrás

Gozei !!

aldo
aldo
14 anos atrás

Não sei se pode, mas vai um link com centenas de cutaways. Na página que abrirá, tem uma relação atualizada até a data
http://forums.autosport.com/index.php?showtopic=84751&st=3000

Paulo César
Paulo César
14 anos atrás

Queria ter uma destas na minha garagem !

A criatividade na F1 acabou faz 20 anos. Hoje é tudo yogourte desnatado e sem açúcar !

Mário Mesquita
Mário Mesquita
14 anos atrás

Esse é sensacional!!

Dúvida: Não teve um March tambem com 6 rodas? Esse nem correu, acho.

Zé Alonso
Zé Alonso
Reply to  Mário Mesquita
14 anos atrás

Mário tenho umas imagens de alguns carros de 6 rodas, (não sei em qual site consegui) uma March77, Ferrari Pino e duas Willians uma é desenho a outra na pista com patrocínio da Fly Saudia.

Alexandre Zamariolli
Alexandre Zamariolli
Reply to  Mário Mesquita
14 anos atrás

E não é só. No final dos anos 1970, um inglês maluco (pleonasmo?) chamado Robert Jankel viu o Tyrrell, achou a ideia interessante e botou sua fabriquinha para fazer um carro de seis rodas de rua. O resultado foi batizado de Panther Six. Era um conversível de dois lugares, com quatro rodas dianteiras de aro 13″ e duas traseiras de aro 16″, estas movidas por um motor de Cadillac Eldorado (8,2 litros) com dois turbos. Dava pau nas Lamborghini Countach e Ferrari Berlinetta Boxer fácil, fácil. E, de pé em baixo, esgotava os 136 litros do tanque em coisa de uma hora.

Jonny'O
14 anos atrás

Acho que nada foi mais espetacular na F1 que o Tyrrell P34 ,pelo visual ,a idéia maluca e seus ótimos resultados logo de cara para um projeto tão revolucionário!

O gênio Derek Gardner imaginava ganhar velocidade em reta para fazer frente aos motores de 12 cilindros da Ferrari ,que estava dominando a F1 ,a idéia era ter um ganho considerável em velocidade por causa do pequeno tamanho dos pneus dianteiros e da menor bitola do eixo ,mas na pratica isso não aconteceu.

Depois de um inicio cheio de problemas principalmente por causa do superaquecimento dos freios dianteiros o P34 não demonstrou um ganho em velocidade em reta ,isso por causa dos enormes pneus traseiros que anulavam completamente o menor volume do trem dianteiro .

Mas para a surpresa de Gardner ,o P34 demonstrou um poder de frenagem e entrada de curva como nenhum outro F1 e depois de resolver os problemas de inicio se demonstrou muito competitivo principalmente em circuitos mais travados ou que tinham mais curvas de 180 graus ,como foi o caso do circuito da Suécia onde o P34 conquistou sua única vitória .

Mas o destino seria cruel com o projeto ,com o anuncio da entrada da Michelin na F1 a Goodyear teve que correr com o desenvolvimento dos pneus e parou de desenvolver os pequenos pneus dianteiros exclusivos da Tyrrell ,assim em 77 o que era uma vantagem do P34 passou a ser uma desvantagem e ainda havia o problema do peso de toda estrutura adicional na frente ,o P34 estava definitivamente obsoleto em menos de um ano.

Além disso a federação internacional já anunciava que 6 rodas seria proibido , o projetista Derek Gardner cansado e desgostoso com o anuncio e desapontado por Ken Tyrrell não aceitar fazer uma parceria com os motores turbo da Renault ,decidiu abandonar a F1 .

Talvez esta decisão de Ken tenha sido o divisor de águas da historia do time.

FLÁVIO B. PENNA
FLÁVIO B. PENNA
14 anos atrás

Tenho uma miniatura deste carro!!!!!!!!!!

Insatisfeito com Tudo e com Todos
Insatisfeito com Tudo e com Todos
14 anos atrás

Alguém sabe onde se pode comprar uma miniatura desse carro no Brasil ou exterior?

deschamps
deschamps
Reply to  Insatisfeito com Tudo e com Todos
14 anos atrás

Tem, na escala 1/43 (cerca de 11cm) em metal, onde eu costumo comprar as minhas.

Mais simples, sem a figura do piloto – preço equivalente a 55 Reais, incluindo a remessa:
http://www.racingmodels.co.uk/centertyrrell-ford-p34-jody-scheckter-1976-143-4121-p.asp

Melhor, incluindo o piloto – preço equivalente a 84 Reais, incluindo a remessa:
http://www.racingmodels.co.uk/centertyrrell-ford-p34-scheckter-british-gp-1976-143-1167-p.asp

Hélio Rosas
Hélio Rosas
14 anos atrás

Seria Bruno Betti o autor destes raio-x?

Johnny Mallenge
Johnny Mallenge
14 anos atrás

Meu sonho é ainda ter um modelo Tamyia desse carro. Ou mesmo um modelo de metal. Mas é difícil de encontrar e caro… mas ainda vou conseguir uma! Se alguém tiver, me avise!!!

Valmir Passos
Valmir Passos
14 anos atrás

Ganhou e era bom. Não tivesse sido proibido teria colhido melhores resultados ainda. Achava muito legal, muito diferente.

Leandro Neves
Leandro Neves
14 anos atrás

Parece inacreditável que um carro de F1 com estas características tenha sido capaz de ser competitivo, mas foi, e muito.

A vitória foi no GP da Suécia de 1976, com dobradinha: Jody Scheckter em 1° e Patrick Depailler em 2°. Este é o carro de 1976, já que em 1977, houve alteração no visual, devido à entrada do banco First National City.

Em 1977, mesmo com a chegada de Ronnie Peterson à equipe, no lugar de Jody Scheckter, que se transferiu para a Wolf, o P34 não conseguiu reproduzir os mesmos resultados, apesar de ainda ter consegujido quatro pódios, sem nenhuma vitória. Para 1978, o carro foi substituído por um projeto muito mais convencional, o Tyrrell 008.

Endrigo Cenzi
Endrigo Cenzi
14 anos atrás

Se tem um carro que eu gostaria muito de ver “pessoalmente”, é esse Tyrrell. Imagine então como seria pilotá-lo!

Zé Alonso
Zé Alonso
14 anos atrás

O P34 fez dobradinha em Anderstop – Suécia – 1976
#3 Jody Scheckter – 1h46m53.729s
#4 Patrick Depailler – 1h47m13.495s fonte: grandprix.com

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
14 anos atrás

Hoje não dá mais para fazer um carro de seis rodas na F-1, não porque o regulamento obrigue a ter quatro, mas porque é extremamente rígido com medidas e concepção aerodinâmica.

Isto é, não dá para inventar quase nada. As sutilezas é que ganham destaque, como os difusores.

Edu Pereira
Edu Pereira
14 anos atrás

Carro mais bonito e revolucionário que já foi produzido.

emenelsen marucci
emenelsen marucci
14 anos atrás

GAnhou duas em 1976, com o Jody Schecketer. O outro era o Patrick Depailler, que veio a morrer com um Alfa-Romeo num treino em Hockenheim.
Em 77 o Peterson guiou muito mas não ganhou nenhuma com essa belezura.
Ken Tyrrel foi o responsável por este inesquecivel Project 34.

Zé Alonso
Zé Alonso
14 anos atrás

Valeu Flávio essa vai direto para a minha pasta reservada às “Raridades da F1” .
Valeu mesmo, sou fã do P34!
Grande Abraçoo
Só para colaborar envio o site do Project 34 – (agora vai Ruben): http://www.project34.co.uk/

Alexandre
Alexandre
14 anos atrás

Tyrrel P34, correu entre 1976 e 1977, ganhou 2 corridas, fez alguns pódios e só não foi pra frente porque proibiram.

Apesar de ter 6 rodas sempre achei muito bonita esta Tyrrel, bem ao contrário daquela Williams de 6 rodas, com 4 no eixo traseiro.