SÃO PAULO (dos mais belos) – E vamos seguindo com as entranhas de alguns carros de F-1, na coleção enviada pelo Endrigo Cenzi. Agora, a Lotus-Renault. Preciso dizer ano e quem guiava? Está fácil. Um carro lindo.
Na verdade, em 83 a Ferrari tinha as “orelhas” na asa traseira e em 84 todos os carros passaram a ter.
Fausto Carlos Marques
14 anos atrás
Prezados !! este carro não é o do Senna , esta Lotus é do ano de 1983, os pilotos eram Elio de Angelis e Nigel Mansel, o carro de 84 é uma evolução deste, Senna entrou na Lotusa no lugar do leão que foi para a Willians!! certo??? mas msm assim é lindo!!
Fausto, esse é o carro de 1984 sim. Os de 1983, porque foram dois, eram o 93T – que foi um fracasso e o 94T, construído em tempo recorde para estrear no GP da Inglaterra com Nigel Mansell terminando em 4º lugar.
leandro 440 Magnum
14 anos atrás
Isto sim é um Formula 1
O segundo mais belo formula de todos os tempos …
Infelizmente somos obrigados a ver aquelas naves espaciais de filmes “B” com rodas aos domingos.
Salvo engano, esse foi o modelo de 1984 com Elio de Angelis e Nigel Mansell. Até andou rápido em algumas pistas, mas o motor Renault era muito pouco confiável.
Lúcifer
14 anos atrás
O cigarro era uma merda.Já o carro…
Tom Semfreio
14 anos atrás
de Angelis, 1984. Que beleza! Magnífico!
JT
14 anos atrás
Reparem na alavanca de câmbio, na cabine do piloto. Era mecânica, conectada diretamente na caixa de marchas, e devia exigir muito do braço direito.
Guzella
14 anos atrás
Lindo mesmo , mas tenho preferencia pelo que o Emerson
pilotava quando foi campeão em 73.
Mário Ferreira
14 anos atrás
O Elio de Angelis tem sempre associado um canguruzinho. Pode-se ver em cima do nome do piloto e já vi o cangurú em fotografias de De Angelis, no macacão de corrida. É algum patrocínio personalizado, uma mascote, um amuleto?
O canguru é da Australian, uma empresa de transporte aéreo, que patrocinava o pianista italiano….
E este carro serviu de base para os projetos da Lotus até 87….
Fernando
14 anos atrás
Flavio, não tem aqueles legendas descritivas que dizem qual é cada uma das peças do raio-x do carro?
José Brabham
14 anos atrás
Olhem o tamanho do difusor!!! E ninguém reclamava de falta de aderência nas saídas de curva ou da dificuldade de ultrapassar… ou reclamavam?
Orlando Salomone
14 anos atrás
Lindo carro. Eram do Mansell e Elio de Angelis. E, Ivo, a asa era porque saiam de traseira mesmo. Os pneus daquele tempo não tinham tanto grip.
RafaAPH2010
14 anos atrás
Imagina só o ronco no final das retas de monza ou Hockeinhein, quanto será que chegava ao final? é um carrão!
Eric
14 anos atrás
Elio de Angelis,1984.
Mário Mesquita
14 anos atrás
Lindo carro mesmo. O JPS dava um charme, a pintura preta. Fico pensando se valeu a pena excluir a industria do tabaco da F1. Será que o consumo caiu tanto com a proibição a propaganda? Detalhe, eu nunca fumei, mas acredito no livre-arbitrio…
Roberto Martinez
14 anos atrás
Esse aí já mataram, era de 1984 do Elio de Angelis e Mansel…
Álvaro Azevedo
14 anos atrás
O legal também era o maço de cigarros Jps, tirava a maior onda na época. Clássico demais…
Galvão
14 anos atrás
Esse é um dos carros mais bonitos da F1
Leo
14 anos atrás
Grande FG. Seria legal encontrar esses desenhos em alta resolução.
Daria um belíssimo pôster.
Valtinho
14 anos atrás
Esse carro é muito lindo!!! Mas o que acho mais belo é o Lotus 72 que foi pilotada pelo Emerson Fittipaldi.
Victor Serrão
14 anos atrás
Esse eu tinha pra pendurar na parede, numa moldura de madeira. Foi presente de um pai de um amigo quando eu era criança, que trabalhava na Souza Cruz.
alex
14 anos atrás
ah, e talvez o mais belo de todos, o lotus 91, de 1982
alex
14 anos atrás
o carro é lindo, sem dúvida, especialmente se comparado às aberrações estéticas de hoje. Mas ainda assim prefiro os modelos com efeito-solo: lotus 80, 81 e 87
Raio x desenhado pelo mestre Tony Matthews. Por favor, não vamos esquecer de valorizar o artista dando o crédito correto a quem merece. Sem ele este desenho não estaria aqui.
Acompanho o post sobre “cutaway drawings” no forum da Autosport inglêsa, onde além do Tony Matthews, você, Ibsen, é também um dos maiores colaboradores. Obrigado a ambos.
abay
14 anos atrás
Fodástico. Agora me veio a ideia de procurar uma foto maior do carro de perfil pra desenhar, só que vou botar o Mansell dentro, ele era o #12 eu acho.
renato
14 anos atrás
Maravilha, o carro de corrida mais tesão de todos os tempos.
Valmir Passos
14 anos atrás
Simplesmente o mais belo carro de corridas de todos os tempos
A impressão q dá é q nesse tempo deixar o carro sair de traseira seria um crime!!!
Bruno
14 anos atrás
Essa asa traseira com esse detalhe nas laterais já entrega que o carro é de 1984…Um belo carro sem dúvida nenhuma…
Thiago Azevedo
14 anos atrás
Dos mais lindos, mesmo!
Danilo Portela
14 anos atrás
Para mim é o carro mais bonito de todos os tempos(a pintura). Aliás, Flavio vc deveria promover uma enquete: Qual o carro de fórmula 1 mais bonito de todos os tempos? Ja votei!
Essa era do Mansell e do Elio de Angelis em 1984.
Esse modelo é quase igual ao do Ayrton em 1985. Algumas fotos na internet do Ayrton pilotando a Lotus preta também creditam o modelo como 95T. Mas em 1985 o modelo era 97T.
Mais bonito que o de 2010!
Mauricio
14 anos atrás
De Angelis
Rodrigo
14 anos atrás
Se eu não me engano,este carro é de 1984 que era pilotado por Mansell e De Angelis..
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
O carro é muito bonito, sem dúvida! Mas o melhor de todos os Lotus foram dos anos 76/78 (?) de Andretti/Peterson.
Fausto, complementando o que o Rodrigo disse, os carros de 83 não tinham a “orelha” na asa traseira. Esse aí é de 84 mesmo
Na verdade, em 83 a Ferrari tinha as “orelhas” na asa traseira e em 84 todos os carros passaram a ter.
Prezados !! este carro não é o do Senna , esta Lotus é do ano de 1983, os pilotos eram Elio de Angelis e Nigel Mansel, o carro de 84 é uma evolução deste, Senna entrou na Lotusa no lugar do leão que foi para a Willians!! certo??? mas msm assim é lindo!!
Fausto, esse é o carro de 1984 sim. Os de 1983, porque foram dois, eram o 93T – que foi um fracasso e o 94T, construído em tempo recorde para estrear no GP da Inglaterra com Nigel Mansell terminando em 4º lugar.
Isto sim é um Formula 1
O segundo mais belo formula de todos os tempos …
Infelizmente somos obrigados a ver aquelas naves espaciais de filmes “B” com rodas aos domingos.
Salvo engano, esse foi o modelo de 1984 com Elio de Angelis e Nigel Mansell. Até andou rápido em algumas pistas, mas o motor Renault era muito pouco confiável.
O cigarro era uma merda.Já o carro…
de Angelis, 1984. Que beleza! Magnífico!
Reparem na alavanca de câmbio, na cabine do piloto. Era mecânica, conectada diretamente na caixa de marchas, e devia exigir muito do braço direito.
Lindo mesmo , mas tenho preferencia pelo que o Emerson
pilotava quando foi campeão em 73.
O Elio de Angelis tem sempre associado um canguruzinho. Pode-se ver em cima do nome do piloto e já vi o cangurú em fotografias de De Angelis, no macacão de corrida. É algum patrocínio personalizado, uma mascote, um amuleto?
O canguru é da Australian, uma empresa de transporte aéreo, que patrocinava o pianista italiano….
E este carro serviu de base para os projetos da Lotus até 87….
Flavio, não tem aqueles legendas descritivas que dizem qual é cada uma das peças do raio-x do carro?
Olhem o tamanho do difusor!!! E ninguém reclamava de falta de aderência nas saídas de curva ou da dificuldade de ultrapassar… ou reclamavam?
Lindo carro. Eram do Mansell e Elio de Angelis. E, Ivo, a asa era porque saiam de traseira mesmo. Os pneus daquele tempo não tinham tanto grip.
Imagina só o ronco no final das retas de monza ou Hockeinhein, quanto será que chegava ao final? é um carrão!
Elio de Angelis,1984.
Lindo carro mesmo. O JPS dava um charme, a pintura preta. Fico pensando se valeu a pena excluir a industria do tabaco da F1. Será que o consumo caiu tanto com a proibição a propaganda? Detalhe, eu nunca fumei, mas acredito no livre-arbitrio…
Esse aí já mataram, era de 1984 do Elio de Angelis e Mansel…
O legal também era o maço de cigarros Jps, tirava a maior onda na época. Clássico demais…
Esse é um dos carros mais bonitos da F1
Grande FG. Seria legal encontrar esses desenhos em alta resolução.
Daria um belíssimo pôster.
Esse carro é muito lindo!!! Mas o que acho mais belo é o Lotus 72 que foi pilotada pelo Emerson Fittipaldi.
Esse eu tinha pra pendurar na parede, numa moldura de madeira. Foi presente de um pai de um amigo quando eu era criança, que trabalhava na Souza Cruz.
ah, e talvez o mais belo de todos, o lotus 91, de 1982
o carro é lindo, sem dúvida, especialmente se comparado às aberrações estéticas de hoje. Mas ainda assim prefiro os modelos com efeito-solo: lotus 80, 81 e 87
Raio x desenhado pelo mestre Tony Matthews. Por favor, não vamos esquecer de valorizar o artista dando o crédito correto a quem merece. Sem ele este desenho não estaria aqui.
Acompanho o post sobre “cutaway drawings” no forum da Autosport inglêsa, onde além do Tony Matthews, você, Ibsen, é também um dos maiores colaboradores. Obrigado a ambos.
Fodástico. Agora me veio a ideia de procurar uma foto maior do carro de perfil pra desenhar, só que vou botar o Mansell dentro, ele era o #12 eu acho.
Maravilha, o carro de corrida mais tesão de todos os tempos.
Simplesmente o mais belo carro de corridas de todos os tempos
Só não é mais lindo que a atual Lotus.
Haja asa traseira!!
A impressão q dá é q nesse tempo deixar o carro sair de traseira seria um crime!!!
Essa asa traseira com esse detalhe nas laterais já entrega que o carro é de 1984…Um belo carro sem dúvida nenhuma…
Dos mais lindos, mesmo!
Para mim é o carro mais bonito de todos os tempos(a pintura). Aliás, Flavio vc deveria promover uma enquete: Qual o carro de fórmula 1 mais bonito de todos os tempos? Ja votei!
jà teve isso no Blog se eu não em engano
Essa era do Mansell e do Elio de Angelis em 1984.
Esse modelo é quase igual ao do Ayrton em 1985. Algumas fotos na internet do Ayrton pilotando a Lotus preta também creditam o modelo como 95T. Mas em 1985 o modelo era 97T.
Mais bonito que o de 2010!
De Angelis
Se eu não me engano,este carro é de 1984 que era pilotado por Mansell e De Angelis..