SENNA, 50 (1)

SÃO PAULO (cenas raras) – Acho que todo mundo sabe que, um dia, Ayrton Senna andou com um carro de F-Indy. Foi no final de 1992. Ele estava às turras com Ron Dennis, por questões salariais, e não renovou o contrato para o ano seguinte. Seu sonho era correr na Williams, e quando revelou isso publicamente, o chefe não gostou nadica de nada.

Assim, o ano foi chegando ao fim e nada de contrato. Talvez para dar uma pressionada, talvez apenas para sentir o gostinho, o fato é que Senna aceitou o convite de Emerson Fittipaldi e foi aos EUA para dar umas voltas num Penske-Chevy, patrocinado pela mesma Marlboro que bancava as contas da McLaren. Pena que a pista era muito fraquinha, Firebird, em Phoenix.

O vídeo com a reportagem da TV Bandeirantes, feita por Silvia Vinhas, está neste link aqui, no VocêTubo. Muito bacana. Lá pelas tantas, Ayrton diz que, mais dia, menos dia, acabaria correndo nos EUA. Lembro como repercutiu a declaração. Foi um estrondo.

Quem mandou a dica de vídeo foi o blogueiro Pétrico Pórticus.

Senna faria 50 anos neste mês, no dia 21. Na medida do possível, vou tentar postar todos os dias, até o aniversário, algo diferente sobre este que é um dos maiores ídolos que o esporte brasileiro já teve. Fotos, vídeos, histórias que não se encontram tão facilmente por aí, sem preocupação cronológica, sem tom laudatório e choroso, que a história de Ayrton não precisa disso. O que ele fez nas pistas basta.

Subscribe
Notify of
guest

82 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
adriano (titi) ctba
adriano (titi) ctba
13 anos atrás

Sua
Energia
Nunca e
Não
Acabara

adriano (titi) ctba
adriano (titi) ctba
13 anos atrás

S E N N A
u n u ã c
a e n e o b
r c a
g a r
i a
a

Helia
Helia
13 anos atrás

Senna…sem palavras meu maior Idolo ,até hoje eu choro quando escuto o Hino da vitoria…

bidi
bidi
13 anos atrás

camarada eu tive a honrra de acompanhar as corridas do senna e sem mais palavras ele e simplesmente o melhor…. o melhor do mundo, o melhor de todos os tempos, e não sou eu quem acha isso e o mundo…….

MARTA
MARTA
13 anos atrás

[I][RED]SENNA ,ACELERA AI QUE AGENTE CONTINUA TORCENDO POR VC AQUI.

Anonimo.
Anonimo.
14 anos atrás

Muitos mitos jogados nos cometários de alguns. Mas a matéria é boa.

Só para constar. Senna foi um dos melhores ”acertadores” da F1. Joe Ramirez, Bernad Duddot e outros que trabalharam com ele ficavam abismados com a capacidade do Senna de detectar os mínimos detalhes e buscar os milésimos necessários.

Procurem ler mais.

Angelo Simoes
Angelo Simoes
14 anos atrás

Vou fazer um comentario da primeira nota: Apesar de ter dito que correria um dia na Indy esta não era a vontade do Senna. Ele mesmo declarou depois e antes, que correr nos ovais era loucura. O teste foi para dar uma pressionada no Ron Dennis. E ele fez em 1993 a sua melhor temporada na F1, mesmo com um motor ford segunda geração já que a Benneton tinha a preferencia. Quanto aos que dizem que na vida pessoal ele era um bosta, procurem conhecer a sua historia antes. Quanto a ele não poder ser comparada aos pilotos que gostavam de desenvolver carro, ele sempre disse que ele gostava de correr e nao de treinar, entao reclamem com ele via mediuns. Quanto a opinião de Sennistas, vivemos numa democracia? Pode falar mal, mas é proibido falar bem? Cada um torce ou é fã de quem quer e o Ayrton Senna era ídolo antes de morrer. Lógico que muitos aproveitaram a morte dele para ganhar com isso, mas ele não foi o responsável. Quanto a ser o melhor de todos os tempos, os que não aceitam deviam reclamar com os que o elegeram e não com seus fãs. Ah. Eu tenho o Senna como meu grande ídolo, mas como conheço um pouco da historia da F1 acho que o Jim Clark foi o maior piloto de corridas que existiu. Disse piloto de corridas e nao acertador de carros.

vicente
vicente
14 anos atrás

Senna foi um piloto fantástico, talvez o mais eficiente dos tempos que pude acompanhar (e começei com 5 anos vendo o Emerson). Em termos de habilidade, só comparável ao Mansell, e bem superior a este em técnica (quesito no qual se equivalia a Prost, Emerson), além de um arrojo incrível (não selvagem como Villeneuve, mas elegante como Peterson -capaz de tirar leite de pedra). Mas concordo com outro leitor abaixo, a “Flamenguização” que sua torcida faz dele afasta qulaquer pessoa que não o tivesse como ídolo número 1.

Willame Figueredo
Willame Figueredo
Reply to  vicente
14 anos atrás

‘em termos de habilidade, só comparável ao Mansell’

Habilidade, Mansell, who?

vicente
vicente
Reply to  vicente
14 anos atrás

William,
procure no VocEntubado, Mansell foi o único piloto que eu vi rodar 360o em meio a outros carros, controlar e sair de frente. DUAS VEZES!
Agora… o que fazia ele rodar tanto não era excesso de técnica!

Vicente
Vicente
14 anos atrás

Saudações Uirapurianas Flávio,

… mas vocêtubo tá feio e mal traduzido!
Que tal vocênotubo ou vocêentubado (vocêntubado?)

Mauro José Santana Júnior
Mauro José Santana Júnior
14 anos atrás

Realmente este teste do Senna na Indy foi uma bomba, pena que a pista era muito fraca, pois se o teste tivesse ocorrido em Elkhart Lake ou em Watkins Glen, acho que a historia seria outra!

helder
helder
14 anos atrás

Bacana ver o teste do Ayrton pela Penske, talvez tenha faltado apenas uma passagem pela Indy-CART pra coroar sua brilhante carreira e torna-la completa ao passo como foi feita por outros brasileiros ex-f-1 como Christian, Boesel, Gugelmin e Moreno… Ayrton teria maior facilidade em encontrar portas abertas em equipes de ponta

bneks
14 anos atrás

Flavio Gomes, boa noite.

É uma honra ter mais um vídeo do meu canal do Vocêtubo descrito numa coluna sua, de um jornalista de tal magnítude, respeito, bagagem profissional e conhecimento como você. Agradeço também o blogueiro Pétrico Pórticus, um respeitável conhecedor do assunto, inscrito no canal, que indicou mais uma vez à sua coluna um vídeo que enviei.

Aproveito a oportunidade para enviar o link de mais um vídeo que postei: http://www.youtube.com/watch?v=3_aUXm9CMaM . Não é um vídeo raro, raro… Entretanto, acredito, que visto por poucos brasileiros como eu. O contexto da produção do vídeo pela devida emissora encontra-se na sua própria descrição. Espero que todos gostem.

Parabéns pelo sucesso e pelo trabalho que me deixa sem palavras para descrever.

Abraços

bneks

http://www.youtube.com/bneks

Eduardo
14 anos atrás

Assisti na época essa reportagem. Estranho hoje uma reportagem longa como essa. Não lembro se as reportagens daquela época eram “demoradas” assim.
Depois que revi essa achei essa outra http://www.youtube.com/watch?v=yU5P6HCPfi0

, Senna, Prost e Piquet. Alguém consegue entender / captar o que o Piquet e o Senna falavam enquanto o Prost era entrevistado? Curioso! Acho que conversaram em português inclusive.
Eduardo de São Caetano do Sul

Zé Graça
Zé Graça
14 anos atrás

Flavio, e sobre aqueles 1000Km de Nurburgring que ele correu ao lado do Pescarolo usando um Porsche da Jöest? Tem nada , não? Seria muito legal!

Júlio Amorim
Júlio Amorim
14 anos atrás

pa pe peraiii… Que carrinho é esse com essa protuberância nas laterais da parte da frente. Alguém identifica?
nada se cria tudo se copia……..

http://www.youtube.com/watch?v=8C9CgJ92QlM&feature=related

goya
goya
14 anos atrás

Saudades…Época boa, com pilotos de verdade. O cara acelerava muito… Muitos discutem quem foi melhor: senna ou schumarcher, senna ou fangio, senna ou piquet, shumarcher ou prost, e por ai vai… Ninguém questiona quem foi melhor com o asfalto molhado, sem dúvida foi Senna, indiscutível..

Clark Griswold
14 anos atrás

Como a McLaren estava perdendo espaço para a Williams, era bem típico dele fazer essas ceninhas.

Até nisso tem viúva que consegue ver mérito!

Culhões para fazer a McLaren readiquirir o espaço perdido, ele não tinha. Por isso Prost, Piquet e Schumacher (só para ciar quem correu contra ele) são melhores que ele. Esses três últimos tinham capacidade para desenvolver um carro, não apenas sentavam e aceleravam, coisa que por sinal o Ayrton fazia muito bem. Infelizmente para ele, piloto não é só isso e felizmente para ele, ele conseguiu sentar no cockpit certo, na hora certa.

E sim, Flávio Gomes, já estou preparado para os xingamentos.

Cersão
Cersão
14 anos atrás

O duro é ficar lendo comentários dos Sennistas… O cara foi bom – certo – mas, menos ! Pelo amor de Deus !!!!!!!!!!!!!

Renato Togawa
14 anos atrás

Bem legal essa reportagem, nunca tinha visto antes… Old, porém gold! =)

Paulo Mello
Paulo Mello
14 anos atrás

Pra mim, o Ayrton Senna era um bom piloto e nada mais. Virou ídolo só porque morreu. Se tivesse vivo até hoje, estaria esquecido pela massa como o grande rato. Isso sem mencionar que na vida pessoal, o Senna era um bosta, vide episódios com o Prost e a Galinha-steu.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
14 anos atrás

Muito boa a reportagem (a repórter conduz muito bem a conversa).
Só gostaria de saber como foram os tempos dele e do Emerson.
Bons tempos.
Acho que, dentre todos que participou, 1993 foi o melhor campeonato de Senna na F1.

Willame Figueredo
Willame Figueredo
Reply to  Thiago Azevedo
14 anos atrás

Em 1993 o Senna tomou um ‘couro’ homérico do Prost. Apesar de estilos de pilotagem diferente os dois se equivaliam no frigir dos ovos, porém o francês tinha um equipamento infinitamente melhor. Senna só conseguiu ganhar corridas em 1993 quando as Williams tinham algum problema no decorrer da corrida. Sim, ele foi segundo colocado superando o Hill, porém não esqueça que inglês era estreante naquele ano.

O melhor ano do Senna foi em 1991. Ainda em 88 e 90 cometia erros primários.

José Ricardo dos Santos Medeiros
José Ricardo dos Santos Medeiros
14 anos atrás

Concordo plenamente com a afirmação de que Ayrton é um dos maiores ídolos do esporte brasileiro em todos os tempos, como também, do esporte mundial já que trata-se de uma lenda do automobilismo. Acompanho praticamente diariamente o seu blog, pois o considero um dos maiores jornalistas de automobilismo do nosso país, com comentários sempre sólidos e consistentes e fico feliz em saber que fará esta homenagem ao nosso grande campeão, terei um motivo a mais além dos seus sempre bem elaborados comentários, para seguir acompanhando o seu blog, parabéns.

Marcelo
Marcelo
Reply to  José Ricardo dos Santos Medeiros
14 anos atrás

“nosso campeão?”

Ah essas viúvas…

edgar bianchi filho
14 anos atrás

Um cara sem comentários… simplismente o melhor no que fazia…

Zé Clemente
Zé Clemente
14 anos atrás

Aquele momento era muito favorável para o Ayrton se mudar para a Indy. Claro que a pessoa que mais sabia da carreira dele era o próprio e ninguem mais. Porém, olhando para os acontecimentos posteriores eu acho que ele poderia ter mudado de categoria e tirado um grande proveito disso. Teria com certeza ganho um campeonato e uma 500. O público,é claro acompanharia, iria junto.

ags
ags
14 anos atrás

é……e tem mané ainda com coragem em falar em massa…..como piloto…o cara nunca fez valer pq ta na scudeira ferrari…e não vai mostrar tão cedo… esse ano é o ano final dele na F1.não é o que o barrica fez na longa vida na F1..ao menos ele foi vice..e o zacarias que só fica amassando barro por lá…….Senna…é o maoir piloto da historia do automobilismo mundial..com respeito a Fnagio Clark..Stewart…… e por ai a fora..VIVA SENNA………

Marcelo
Marcelo
Reply to  ags
14 anos atrás

Sabe tudo de F1…..

“O Barrica pelo menos foi vice”…

Quem foi vice do mundial de 2008, perdendo o título nos últimos metros da corrida???

Não sabe né?

Viúva só manja mesmo das “alegres manhãs de domingo”…

Putz, essas viúvas…

jugger
jugger
14 anos atrás

Eta carro bonito….
Quanto ao Senna… o melhor que já existiu!

bneks
Reply to  jugger
14 anos atrás

Flavio Gomes, boa noite.

É uma honra ter mais um vídeo do meu canal do Vocêtubo descrito numa coluna sua, de um jornalista de tal magnítude, respeito, bagagem profissional e conhecimento como você. Agradeço também o blogueiro Pétrico Pórticus, um respeitável conhecedor do assunto, inscrito no canal, que indicou mais uma vez à sua coluna um vídeo que enviei.

Aproveito a oportunidade para enviar o link de mais um vídeo que postei: http://www.youtube.com/watch?v=3_aUXm9CMaM . Não é um vídeo raro, raro… Entretanto, acredito, que visto por poucos brasileiros como eu. O contexto da produção do vídeo pela devida emissora encontra-se na sua própria descrição. Espero que todos gostem.

Parabéns pelo sucesso e pelo trabalho que me deixa sem palavras para descrever.

Abraços

bneks

http://www.youtube.com/bneks

Ronaldo Brahmeiro
Ronaldo Brahmeiro
14 anos atrás

Ha ha ha, tem um video aqui em casa, da família, dessa mesma época, em que a minha irmã tá com um cabelo igualzinho ao da Silvia Vinhas nessa matéria… Cortezinho datado, hein?
E esse Penske era muito lindo… Apesar da pintura igual a da McLaren, o F-Indy era mais bonito. Era de um tempo em que o “nariz” (bico) ainda não era curvado na Indy (na F-1 já era). Depois os bicos ficaram elevados, os números dos carros passaram a não ser mais vistos… Enfim, perdeu-se boa parte do charme e da elegância, tanto na F-1 como na Indy…

Ronaldo Brahmeiro
Ronaldo Brahmeiro
14 anos atrás

Romário diria: “eu sou o cara”. Eu digo: Senna era “um dos” caras, e Flávio Gomes é “um dos” caras, cada qual em sua área. E isso basta. Ou não?

Cristiano Munari
Cristiano Munari
14 anos atrás

Imagino o desespero da “plim-plim” neste dia. Garanto que nem noticiaram o tal teste..

Marcel
Marcel
14 anos atrás

Esse Formula é um dos mais bonitos de tds os tempos mesmo…

A indy ja foi mais legal e com carros mto mais bonitos… hoje os carros sao feios… E se aquele projeto de foguete vencer para ser o proximo monoposto da indy….ai é o fim de vez!

alex
alex
14 anos atrás

caramba, nessa época eu acho que estava meio enjoado de automobilismo porque não me lembro disso. É legal ver esses dois juntos. Fico meio chateado porque, ultimamente, o Emerson tem sido…eu não diria desdenhado, mas, colocado em segundo plano, num patamar inferior aos outros dois campeões brasileiros. Não se vê, por exemplo, ninguém que o considere melhor que Piquet, e muito menos do que Senna. No entanto, em 5 anos ele conquistou 2 títulos mundiais e 14 vitórias. Em uma época de extremo equilíbrio entre os carros. Muito diferente da absurda superioridade das McLaren e Williams que Senna e Piquet dispunham. E quanto aos adversários? Stewart, Lauda, Ickx, Hulme, Cevert, Scheckter…no mínimo tão fortes quanto os enfrentados por Piquet e Senna.
Realmente uma pena essa desvalorização do talento de Emerson que parece ter tomado conta de nós. Passamos a vê-lo mais como o “desbravador” ou aquele que só ganhava na quebra ou no erro dos outros, desmerecendo o espetacular piloto que era.

villa
villa
14 anos atrás

Flavio Gomes, gostaria de saber desde quando a f1 passa na televisao,antes era na Band,depois foi pra globo mas fico um tempo sem passar, sei la…

Mário Mesquita
Mário Mesquita
Reply to  villa
14 anos atrás

A Globo sempre transmitiu a F1, exceto em 1980, quando foi pela Band e com Galvão Bueno…

Orlando Salomone
Orlando Salomone
14 anos atrás

De onde está, o Ayrton deve estar gostando da conversa. Se o paraíso é uma representação infinita do que nos dá prazer, com certeza o dele é um eterno autódromo. Abraço.

Flavio Almeida
Flavio Almeida
14 anos atrás

FG, relembrar é viver, parabens, tive a sorte de ver esse genial piloto acelerando, na verdade os dois…rs. Do jeito que o Airton era maluco por acelerar talvez estivesse correndo de Stockão hoje em dia…

Valeu

Mauricio
Mauricio
14 anos atrás

Quem também não deve ter gostado nadica de nada dessa história foi a Rede Globo.
O cara ameaçar sair da F1 pra correr numa categoria transmitida pela Bandeirantes???

João Vitor
João Vitor
14 anos atrás

O melhor de todos sem dúvida… teria ganhado pelo menos mais dois campeonatos na F1, mais uns 2 na indy e hoje ou seria campeão de stock ou dono de equipe…

saudades do nosso campeão.

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
14 anos atrás

Viu FG, sem querer me meter, posta histórias da sua época, do tempo que você fazia F1 in loco. Coisas que não tem em livros nem nos batidos documentários sobre AS.

Abraço, melhoras ao Meianov. Parece que não arrebentou muito, pela foto. Mande boletins médicos sobre ele, como quando você fez teve de trocar o volante do motor do seu simpático carro.

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
14 anos atrás

Bah tchê, sem querer dar uma de engenheiro de obra pronta, mandei esse vídeo ontem pro meu coroa, que era muito mais fã de AS que eu, mas me ensinou a sentar na frente da TV nos domingos pela manhã.

Achei no Youtube também. Eu tinha dúvidas da existência de reportagem sobre o teste.

Muito legal ouvir o turbo enchendo. E o Senna bem decontraído, coisa rara de se ver.

Saulo Goulart
Saulo Goulart
14 anos atrás

FG, show de bola a matéria !

Uma sugestão. Pq não postar “posts” sobre o Airton ? Seria interessante.

Abraços,

Saulo Goulart
Saulo Goulart
Reply to  Saulo Goulart
14 anos atrás

FG, show de bola a matéria !

Uma sugestão. Pq não postar, 50 “posts” sobre o Airton ? Seria interessante.

Abraços,

arnaldo
arnaldo
14 anos atrás

depois da era SENNA perdi o entusiasmo pela formula 1.tanto que o pouco que recordo que parecia ele correr contra o tempo e dando tudo de si contra o prejuizo.

Bruno Kussler
14 anos atrás

Com certeza a história da Formula Indy teria sido bem diferente se o Senna tivesse ido pra lá realmente, pelo menos no Brasil seria algo bem diferente do que temos hoje.

Leandro Soares Schmidt
Leandro Soares Schmidt
14 anos atrás

Fiquei com vontade de chorar soh de ver a foto. Que saudade. =/

Dartha
Dartha
14 anos atrás

Flavio. Parabéns pela iniciativa. Continue sempre nos proporcionando boas estórias e reportagens, mantendo a sua própria opinião juntamente com sua imparcialidade.

Abrç.

Flavio
Flavio
14 anos atrás

Tenho certeza que se o Senna disputasse e vencesse uma Indy500 anos depois tentaria vencer as 24 de LeMans (qual equipe de ponta diria não pra ele?) pra ficar marcado na história de maneira total.

Breno Peixoto
Breno Peixoto
14 anos atrás

O rancarabo com o Balestre não foi também uma das causas desse treino?

Breno Peixoto
Breno Peixoto
Reply to  Breno Peixoto
14 anos atrás

*rancarrabo

vitão
vitão
14 anos atrás

hoje ele esteve em Interlagos, e inspirou um certo piloto……

Rafael
Rafael
14 anos atrás

Seria louco D+ ver ele na Indy, bom se fosse em 1994.

elias
elias
14 anos atrás

PQP! Guiava muuuuuuuuuuuito!

Carlão
Carlão
14 anos atrás

“…algo diferente sobre este que é um dos maiores ídolos que o esporte brasileiro já teve.”
Gomes, acho que também é um dos maiores ídolos das pistas no mundo, que já existiu. É só ver o tamanho do carinho do povo japonês em Suzuka. ( E olha que não sou SENNISTA… ).
Ele realmente era muito bom nas pistas. Teve momentos memoráveis na carreira, com grandes duelos dentro das pistas.
O céu dos pilotos deve ser muito legal : Ascari, Nuvolari, Fangio, Clark, Hill, Villeneuve, Senna…

Eric
Eric
Reply to  Carlão
14 anos atrás

Noa e so no Japao nao….em Donnington ele esta do lado de Fangio em duas estatuas…

Eduardo Melo
Eduardo Melo
Reply to  Carlão
14 anos atrás

Já imaginou que corrida espetacular?!? GP do Paraíso, he he

Lucas Rafael Chianello
14 anos atrás

Isso é cobertura jornalística. Falar sobre aquele que recentemente foi considerado por 271 pilotos o melhor de todos os tempos na F-1. Parabéns, Grande Flávio Gomes, pela total ausência de ufanismo besta.