SENNA, 50 (12)
SÃO PAULO (às vezes falha) – Uma das coisas curiosas sobre a carreira de Ayrton Senna é que ele, um dos melhores kartistas do mundo, nunca conseguiu ser campeão mundial de kart. Era uma obsessão. Tanto que ele tentou mesmo quando já tinha iniciado sua trajetória com carros de verdade.
Não tenho ideia de quando é essa foto. Mas é dos tempos de kart, porque Senna sempre corria com esse macacão preto de faixas amarelas, de couro, parece. Sua expressão é marcante. Há certa decepção no olhar.
O Felipão era coach do Senna?
Ahh Rubens Carpinelli, Uruguai, 78, sulamericano de Kart.
Só agora que vi depois de clicar em “todos”.
Puxa. Estou um pouquinho mais contente. Valeu.
(nem precisa colocar as minhas mensagens. Eu não disse nada de nada que valesse algo)
Alexandre, seu comentário valeu sim por tratar do que se vê na foto. E eu pude saber quem e onde só lendo o seu, gracias.
Eu acho que é antes de uma largada, já que o dirigente está portando a bandeira nacional, provavelmnete no grid; portanto, meu palpite vai que estão conversando sobre alguma condição do kart ou do evento – como você informou que é num sulamericano de kart, sabemos o quanto de politicagem acontece num campeonato desse. Por isso, também, a presença do professor Carpinelli.
Aliás, Senna não venceu mundial mas venceu ao menos um sulamericano, terá sido esse?
A cara dele é de decepção… hmm pode ser calor ou nervosismo ou preocupação.
Como disse, ele corria com esse macacão nos tempos de kart mas não tenho a mínima ideia de onde ou quando é. O cara que segura a bandeira está com uma credencial. Sinal de que – possivelmente – é uma prova fora do país.
Aqui, normalmente, já saberia do que se trata, mas o pessoal está falando de outras cousas….
haeeahuae, que é isso FG, “antipatia por senna”?????
Pérolas aos porcos.
E a fotinho do Schumacher, hahahaha, não engana ninguém!
queria que ele botasse foto do Senna????? O Schumacher tava detonando naquela época, venceu o GP de Imola 2003 apesar de estar sofrendo e não querer correr com a morte da mãe! O cara é um exemplo de humildade e profissinalismo!
Flavio,
por favor para celebrar o aniversário do Senna, coloque apenas as fotos sem direito a comentários abicharados de ambas as partes.
É impossível. Precisa ver o que eu apago…
Tava pensando no alemão, segundo Gomes, melhor de todos os tempos.
Schumacher foi melhor que o Senna na F-1, nos carros de turismo, nas fórmulas menores e no kart, sempre ganhou mais títulos, por isso, ele é conhecido como, o mais completo piloto. abtaços.
Por esse criterio generalista e amador ,temos o Mario Andretti como o mais completo tambem.Ou Seria Clark o mais completo.Ou Senna,Ou ingo Hoffman.Ou Peterson ,ou Rindt e por ai vai.Shumaher e’ um dos maiores braços da historia,mas Não da’ pra comparar epocas diversas e condições diversas .
Prof Carpinelli, bom dia !!!
Flavio, porquê você não gosta do Senna?
Você é bobo ou o quê? Onde está escrito que não gosto do Senna? Na série de imagens/vídeos que estou publicando há alguns dias tem algum juízo de valor sobre ele que indique o que você pensa? Vai caçar, rapaz.
Cara, sem ficar babando no Flávio, mas não é preciso ser um gênio pra saber que há uma grande diferença entre não gostar e ser doente por um piloto, o FG acha ele fera, como tantos outros pilotos, um fora de série, mas Deus só tem o lá de cima (foi mal ficar saindo em sua defesa FG, já que tu já não é moleque há tempos, hehe, mas essa mania de brasileiro de achar que o Senna é Deus em forma de piloto é foda…)
Ah! pra mim ele foi o melhor até hoje, mas isso é só minha opinião, não uma doença, idolatria ou algo assim…
Silvio, você está certo, e quer saber por quê?
O Flavio já esclareceu isso na coluna “Mogli, Imola, Senna”, de 18 de abril de 2003. Veja aqui:
http://esporte.ig.com.br/grandepremio/colunas/diariosdeviagem/2003/04/18/mogli_imola_senna_4715269.html
Clicando no link você verá, inclusive, que a foto do “Perfil do colunista” é uma imagem do Schumacher (!).
Mas, enfim, ele diz que não gosta do Senna pelo seguinte:
“…é inevitável lembrar de maio de 1994, nada muito emocional, nada a ver com o herói que se foi, só que aquele acidente redundou numa ruptura grande na minha miúda existência, mudou o rumo da minha carreira e da minha vida, e talvez por isso até hoje alimento uma certa antipatia por Senna.
Não gosto que se metam na minha vida, é isso.”
Ele culpa o Senna por sua demissão da Folha de S. Paulo, é isso.
E você tem uma evidente dificuldade para distinguir literatura de jornalismo. Outra besta que me lê. Como é triste.
esse comentário foi pro maurício, to certo?
Flavio, você é tonto ou o quê?
Hahha, o Silvio tava certo, o Flavinho disse que tem “certa antipatia por Senna”.
Jornalismo ou literatura, “antipatia” é um termo bem delimitado…
Eh duro diz ai flavio….pessoal eh radical demais….
Bom dia, Flavio. Esta coisa de comparação é um saco! Nenhum esporte é feito de uma única pessoa, e ninguém é eternamente campeão. A disputa é o que nos impulsiona e o que nos torna melhores esportistas e melhores pessoas. Mesmo o mais humilde em resultados, tem o mérito de participar. O esporte é um exemplo a ser seguido por todos, em suas vidas pessoais e profissionais, mesmo p’ra quem nunca pôs a bunda em um carro de corrida. Parem de comparar, e enxerguem a contribuição de cada um. Abraços.
flávio, começou a 2ª parte da guerra suja da imprensa espanhola. o el país começou a falar porcaria. na opinião deles o alonso já é campeão
Como diz o Calazans sobre o fato de Zico nao ter sido campeao mundial: azar das Copas!
Azar do Kart !
F.Gomes,esta foto é de 1978 e o no Uruguay, na disputa do Campto. sul americano de kart,em companhia do ilustre Presidente da FASP, Prof.Rubens Carpinelli.
Mundial veio a disputar em 1979 pela equipe DAP,cuja intermediação tive a oportunidade de fazer, atravéz da amizade que tenho com os sobrinhos do Sr.Parilla(irmãos Mela).Aliás na ocasião eramos sócios na equipe “jeans team” ,quando eu era patrocinado pela “Staroup Jeans”,e o Beco pela Gledson.
Abs,
J.E.Ávila
desede quando o schumacher foi campeao mundial d kart????
Existem comentários que não tem lógica, claro que o Schumacher é um ótimo piloto, sendo o melhor da história em números. Agora dizer que não da para comparar o Ayrton com Schumacher, ou com flano de tal é SODA ein…
Os dois foram ótimos pilotos acima da média, porem cada um teve sua época, a diferença é que o Senna enfrentou Lauda, Prost, Mansell, Piquet entre outros, já o Schumacher enfrentou quem, Mika Hakkinen?(O Rival mais duro que o Schumacher teve, o Rubens Barrichello? Montoya? Um Kimi Raikkonen que quebrava em todas corridas em sua época de McLaren. Existem comparações e comparações e sem sombra de dúvidas os dois foram grandes nomes da F1 em suas respectivas proporções.
Amigos,
Como segue na lista abaixo, de campeões mundias de kart, vocês poderão constatar que muito poucos conseguiram chegar à F1, e nenhum dos que chegaram conseguiu ser Campeão Mundial na F1.
Ou seja, o kart é um caminho obrigatório para uma carreira de sucesso, mas deve forçosamente ser abandonado em um determinado momento da carreira do piloto, para que se dedique às formulas de base e acesso do automobilismo, e direcionadas à F1.
Casos como o do Mike Wilson, que era talvez o maior de todos e mesmo tendo alguma oportunidade em monopostos, nunca conseguiu decolar por talvez falta de dinheiro, uma vez que competência não faltava.
Curiosidade: o campeão de 1969 a 1972 e 1975, não era François e sim Françoise, ou seja, uma mulher.
1964 – Guido Sala (ITA) – Tecno/Parilla
1965 – Guido Sala (ITA) – Tecno/BM
1966 – Mille Raganelli (ITA) – Tecno/Parilla
1967 – Edgardo Rossi (SUI) – Birel/Parilla
1968 – Tomas Nilsson (SUE) – Robardie/BM
1969 – François Goldstein (BEL) – Robardie/Parilla
1970 – François Goldstein (BEL) – Robardie/Parilla
1971 – François Goldstein (BEL) – Taifun/Parilla
1972 – François Goldstein (BEL) – Taifun/Parilla
1973 – Terry Fullerton (ING) – Birel/Komet
1974 – Riccardo Patrese (ITA) – Birel/Komet
1975 – François Goldstein (BEL) – BM/BM
1976 – Felice Rovelli (ITA) – BM/BM
1977 – Felice Rovelli (ITA) – BM/BM
1978 – Lake Speed (EUA) – Birel/Parilla
1979 – Peter Koene (HOL) – DAP/DAP
1980 – Peter de Bruijn (HOL) – Swiss Hutless/Parilla
1981 – Mike Wilson (ITA) – Birel/Komet
1982 – Mike Wilson (ITA) – Birel/Komet
1983 – Mike Wilson (ITA) – Birel/Komet
1984 – John Haase (DIN) – Kali/Komet
1985 – Mike Wilson (ITA) – Kali/Komet
1986 – Augusto Ribas (BRA) – Birel/Komet
1987 – Gianpiero Simoni (ITA) – PCR/PCR
1988 – Mike Wilson (ITA) – CRG/Komet
1989 – Mike Wilson (ITA) – CRG/Komet
1990 – Jan Magnussen (DIN) – CRG/Rotax
1991 – Jarno Trulli (ITA) – All/Parilla
1992 – Danilo Rossi (ITA) – CRG/Rotax
1993 – Nicola Gianniberti (ITA) – Haase/Rotax
1994 – Alessandro Manetti (ITA) – CRG/Rotax
1995 – Massimiliano Orsini (ITA) – Swiss Hutless/Italsistem
1996 – Johnny Mislijevic (SUE) – Tony Kart/Vortex
1997 – Danilo Rossi (ITA) – CRG/CRG
1998 – Davide Fore (ITA) – Tony Kart/Vortex
1999 – Danilo Rossi (ITA) – CRG/CRG
2000 – Davide Forè (ITA) – Tony Kart/Vortex
2001 – Vitantonio Liuzzi (ITA) – CRG/Maxter
2002 – Giedo Van der Garde(HOL) – CRG/Maxter
2003 – Wade Grant Cunningham (NZ) – CRG/Maxter
2004 – Davide Foré (ITA) – TonyKart/Vortex
Categoria Fórmula A (ex-Super 100), disputada entre 1988 e 2000.
1988 – Emmanuel Collard (FRA)
1989 – Gert Munkholm (DIN) – Atomikart/PCR
1990 – Danilo Rossi (ITA) – CRG/Rotax
1991 – Alessandro Manetti (ITA) – Tony Kart/Rotax
1992 – Nicola Gianniberti (ITA) – Tony Kart/Rotax
1993 – David Terrien (FRA) – Sodi Kart/Rotax
1994 – Marco Barindelli (ITA) – Haase/Rotax
1995 – Gastão Fráguas (BRA) – Tony Kart/Italsistem
1996 – Jean-Christophe Javier (FRA) – Tony Kart/Vortex
1997 – James Courtney (AUS) – Tony Kart/Vortex
1998 – Ruben Carrapatoso (BRA) – Tony Kart/Vortex
1999 – Franck Perera (FRA) – Tony Kart/Vortex
2000 – Colin Brown (ING) – Top Kart/Parilla
O cara nunca foi campeão de kart????? nem eu sabia dessa, achava que ao menos isso ele tinha conseguido… e depois querem comparar com o GRANDIOSÍSSIMO Schumi???? ele ganhou muito mais, não só na F1 mas no kart também!!!!!
o GRANDIOSISSIMO Schumi levou pau do ROSBERG na
classificação e na corrida. Se ao invés do Schummi fosse SENNA, garanto que pelo menos no treino de
classificação ele iria andar na frente do companheiro e
de muitos outros, mesmo com carros mais fortes.
os titulos do schumacher antes formula 1 so foram 3:
no kart: Começou a carreira aos quatro anos de idade como piloto de kart, tendo sido três vezes campeão alemão e vencedor do título europeu em 1987.
outras categorias:
Fórmula König – 1988
Fórmula 3 Alemã – 1990
Grande Prêmio de Macau – 1990
Ja Senna: Depois de terminar como segundo colocado em várias ocasiões, em 1977 ganhou o Campeonato Sul-Americano de Kart e também em 1980, o Brasileiro em 1977, 1978 e 1980. Faltou para Senna, as conquistas no Paulista e principalmente no Mundial.
em outras categorias do automobilismo:
Em 1981 começou a competir na Europa, ganhando o campeonato inglês de Fórmula Ford 1600, pela equipe de Ralf Firman (QUERIA SABER SE ESSA EQUIPE ERA DO PAI DO EX PILOTO RALF FIRMAN Q CORREU NA JORDAN). Em 1982, foi campeão europeu e britânico de Fórmula Ford 2000, pela equipe de Dennis Rushen. Nessa época adotou o nome de solteira da mãe, Senna, pois Silva é um nome bastante comum no Brasil.
Em 1983, Senna ganhou o campeonato inglês de Fórmula 3, pela equipe de Dick Bennetts, depois de muita luta e batalha com Martin Brundle. Também triunfou no Grande Prêmio de Macau.
não estou defendendo o senna mas falar que o Schumacher é muito maior que o Senna ai eh absurdo.
Nossa! O que o Felipão tá fazendo do lado do Senna?
Nunca conseguiu ser campeão de kart, só paulista, hehehe… diferente do schumacher, maior piloto e maior campeão de todas as categorias do automobilismo!!!!!!!!
desde quando o schumacher ganhou o mundial de kart???
Confira todos os Campeões Mundiais, numa cortesia do site Allkart.
Categoria única de 1964 a 1987 e a partir de 2001:
1964 – Guido Sala (ITA) – Tecno/Parilla
1965 – Guido Sala (ITA) – Tecno/BM
1966 – Mille Raganelli (ITA) – Tecno/Parilla
1967 – Edgardo Rossi (SUI) – Birel/Parilla
1968 – Tomas Nilsson (SUE) – Robardie/BM
1969 – François Goldstein (BEL) – Robardie/Parilla
1970 – François Goldstein (BEL) – Robardie/Parilla
1971 – François Goldstein (BEL) – Taifun/Parilla
1972 – François Goldstein (BEL) – Taifun/Parilla
1973 – Terry Fullerton (ING) – Birel/Komet
1974 – Riccardo Patrese (ITA) – Birel/Komet
1975 – François Goldstein (BEL) – BM/BM
1976 – Felice Rovelli (ITA) – BM/BM
1977 – Felice Rovelli (ITA) – BM/BM
1978 – Lake Speed (EUA) – Birel/Parilla
1979 – Peter Koene (HOL) – DAP/DAP
1980 – Peter de Bruijn (HOL) – Swiss Hutless/Parilla
1981 – Mike Wilson (ITA) – Birel/Komet
1982 – Mike Wilson (ITA) – Birel/Komet
1983 – Mike Wilson (ITA) – Birel/Komet
1984 – John Haase (DIN) – Kali/Komet
1985 – Mike Wilson (ITA) – Kali/Komet
1986 – Augusto Ribas (BRA) – Birel/Komet
1987 – Gianpiero Simoni (ITA) – PCR/PCR
1988 – Mike Wilson (ITA) – CRG/Komet
1989 – Mike Wilson (ITA) – CRG/Komet
1990 – Jan Magnussen (DIN) – CRG/Rotax
1991 – Jarno Trulli (ITA) – All/Parilla
1992 – Danilo Rossi (ITA) – CRG/Rotax
1993 – Nicola Gianniberti (ITA) – Haase/Rotax
1994 – Alessandro Manetti (ITA) – CRG/Rotax
1995 – Massimiliano Orsini (ITA) – Swiss Hutless/Italsistem
1996 – Johnny Mislijevic (SUE) – Tony Kart/Vortex
1997 – Danilo Rossi (ITA) – CRG/CRG
1998 – Davide Fore (ITA) – Tony Kart/Vortex
1999 – Danilo Rossi (ITA) – CRG/CRG
2000 – Davide Forè (ITA) – Tony Kart/Vortex
2001 – Vitantonio Liuzzi (ITA) – CRG/Maxter
2002 – Giedo Van der Garde(HOL) – CRG/Maxter
2003 – Wade Grant Cunningham (NZ) – CRG/Maxter
2004 – Davide Foré (ITA) – TonyKart/Vortex
Acho que não! Antes da F1 Schumacher era mediano chegou a perder um campeonato de Turismo com a Mercedes pro Karl Wendringler.
abs!
O Currículo do Schumacher no “pré-F1” é indefensável até mesmo pelo Flávio Gomes…
Olá, LEONARDO DE LARA… esta listagem de campeões mundiais de kart é oficial? Não aparecem os brasileiros GASTÃO FRÁGUAS, campeão mundial de 1995, RUBEN CARRAPATOSO, em 1998 e GIORGIO PANTANO, italiano, bicampeão 1997-1999.
JC MATIOLLI
Esssa lista eh oficial….esses pilotos foram campeoes da formula A…segue a lista….
Categoria Fórmula A (ex-Super 100), disputada entre 1988 e 2000.
1988 – Emmanuel Collard (FRA)
1989 – Gert Munkholm (DIN) – Atomikart/PCR
1990 – Danilo Rossi (ITA) – CRG/Rotax
1991 – Alessandro Manetti (ITA) – Tony Kart/Rotax
1992 – Nicola Gianniberti (ITA) – Tony Kart/Rotax
1993 – David Terrien (FRA) – Sodi Kart/Rotax
1994 – Marco Barindelli (ITA) – Haase/Rotax
1995 – Gastão Fráguas (BRA) – Tony Kart/Italsistem
1996 – Jean-Christophe Javier (FRA) – Tony Kart/Vortex
1997 – James Courtney (AUS) – Tony Kart/Vortex
1998 – Ruben Carrapatoso (BRA) – Tony Kart/Vortex
1999 – Franck Perera (FRA) – Tony Kart/Vortex
2000 – Colin Brown (ING) – Top Kart/Parilla
incrivel como esse cara deixou saudades
Alguém sabe o que é o patricínio dele?
Comentário do Weber sobre o GP de domingo: “Eu era mais rápido do que ele, mas não havia como encontrar um jeito [de passá-lo]. Ele não cometia erros, e se eu forçasse, corria o risco de bater.”
Engraçado… Tenho essa mesma sensação quando corro de Kart. Eu podia ser piloto de F1, então. Com um carro em que não fosse preciso arriscar passava todo mundo e ainda abanava. Está lá fazendo o quê, o Sr. Weber?
Esse aí de cima não queria nem saber: arriscava. E foi o que foi.
Como diz o outro, quem não arrisca não petisca.
Petiscou na F1 e em outras tantas categorias.
Não petiscou no Kart (será mesmo?).
Descontado o fato de que achamos (e ele achava também) que o segundo colocado é o primeiro dos perdedores, como diz a matéria foi um dos maiores kartistas do mundo, em que pese não ter sido campeão mundial.
Será que alguém duvida do potencial do rapaz?
ninguem arriscou na corrida
Eu também penso muito nisso. Acho que os pilotos estão muito covardes, com medo de bater. Vi uma corrida do Alboreto em Mônaco, se não me engano 1985, e ele ia passando todo mundo que nem louco. Descobri assim, que Mônaco tem muitos pontos de ultrpassagem.
É que os carros hoje são muito frágeis em relação aos anos 80 e início dos 90. Hoje qualquer asinha quebrada acaba com a carrida.
Quem foi que fez duas ultrapassagens em Monaco, uns três anos atrás, acho que na piscina? Foi o Fisichella? Passou um e, duas ou três voltas depois, passou outro. Mas foi na ousadia mesmo. Tem que avisar as frangas que hoje correm na F1 que qualquer ultrapassagem envolve risco. Ficaram mal acostumados com o reabastecimento. Literalmente, só subiam posições na corrida passando carros parados…
O Senna gostava de kart, jetski, motos, aviões e tudo que envolvesse velocidade, talvez se estivesse entre nós ele gostaria de experimentar o 69. Se o dono permitisse é claro.
Não sabia disto, embora sempre ouvi que ele foi um excepcional kartista.
Quando Senna foi vice-campeão de kart, quem ficou com o título foi o Stefano Modena.
Anos depois, na F1, Senna e Modena tiveram uma disputa de posição bastante dura. Após a prova (se não me engano, Mônaco 89), um repórter questionou Senna sobre a conduta de Modena na disputa. Senna aliviou para o lado do italiano, dizendo que era excelente piloto, que o respeitava pois tinha sido campeão mundial de kart.
Curioso é que Modena era frequentemente comparado a Senna, por seu talento e por seu temperamento introspectivo e compenetrado.
Não tem nada a ver com o assunto, mas às vezes acho os números de Senna, Schumacher e Prost um tanto artificiais.
Quantos pilotos ótimos não foram ofuscados pelos três!
Modena era muito bom piloto, só que nunca teve carro à altura. Vez ou outra operava um milagre com as Tyrrell e Brabham que guiou.
Nossa, nessa foto ele parece gêmeo da Viviane.
Alguém sabe mais detalhes sobre a foto? Data, local, evento, etc.?
Em contrapartida Terry Fullerton considerado por muitos, o maior kartista da historia,não fez carreira nas formulas maiores.
Para quem não reconheceu, o Professor Carpinelli (Presidente da FASP) junto com Senna, num mundial de Kart de 1978 ou 1979.
Se vc dissesse que o cara com ele é o Felipão eu acreditaria! hahahahahahahahhaa
Royal Tenenbaum?
Colin Chapman ali do lado??
Felipão?