SENNA, 50 (14) | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quarta-feira, 17 de março de 2010 - 16:05Rali

SENNA, 50 (14)

SÃO PAULO (no futuro, talvez?) – A contribuição é de Luis Antonio Mendes, para a série que marca a passagem do aniversário de 50 anos de Ayrton Senna, no próximo dia 21 de março. A foto é de 1986, quando Ayrton fez um teste com um Escort de rali. Creio, posso estar enganado, que foi fruto de uma reportagem de revista. É isso mesmo. Postei algo aqui nos primórdios do blog. E foi com vários carros diferentes. Os caras que escreveram falaram muito bem de suas habilidades pelos pisos acidentados onde a brincadeira foi realizada, no País de Gales. Esta foto, em particular, eu ainda não havia visto.

Falando em Senna, tem uma enquete interessante no Grande Prêmio sobre o piloto. Ele ainda é o maior ídolo esportivo brasileiro? Vote aqui.

74 comentários

  1. Marcog disse:

    A história desse teste (a foto vem do livro) é interessante. Ele deu uma “biaba” com a lateral do carro logo depois que começou a andar. Se sentil mal e pediu pra andar no lugar do navegador. Pegou o jeito, e sentou o pau depois.

    Legal porque o piloto que “emprestou o carro” comenta que aproveitou pra observar uma das características de pilotagem dele, que era o lance de guiar “batucando” o acelerador.

  2. mario disse:

    como descrever um homem como senna,magnifico,fantastico,fui menino no seu tempo e sonhei como muitos brasileiros impulcionado por suas vitorias suas glorias que nos levaram ao delirio,tenho certeza de que ele esta agora em um lugar magico e nunca sera esquecido,abraço ao grande homem,menino senna.

  3. Geovani disse:

    digo,simpler the best , como disse Tina turner.

  4. Geovani disse:

    simpler de best . como diria tina tuner.

  5. Léo Engelmann disse:

    É vero, FG. Senna-Tio foi garoto-propaganda da Ford aqui no Brasil. Tenho nas minhas coisas uma Óia com a propaganda do Escort. Com o Tio na foto.

  6. Ricardo Sacco disse:

    Flavio, sei que é preciosismo, mas o carro é um Sierra, possivelmente RS500, e não um Escort. Confira o interior do Sierra:
    http://www.classiccarfair.com/site/classiccar/images/originals/550×9999/1987_Ford_Sierra_RS500_02.jpg

  7. Matheus disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk essa do Ruinzinho..merda é Nelsinho Piquet. Essa foi boa kkkkk

  8. polga disse:

    Tem um video no youtube acho que é desse teste ai…

    http://www.youtube.com/watch?v=BHYt270aYE8

  9. Tadeu disse:

    Ele era competitivo, um dos melhores, assim como foi Schumacher, Prost e Piquet.

  10. Suelen disse:

    Fala sério, alguém achar que SENNA foi bom por que a Globo estava ganhando em cima dele é f…, isso mostra que muitos não sabem e jamais irão saber o que é ser piloto, o que amor a pátria, o que é ser brasileiro, o que é ser bom naquilo que faz, o como é bom fazer as coisas com amor e dedicação, o que é ser honesto, humilde e ter carater, enfim pobre de vc achar que o cara não foi bom…

  11. Harerton Dourado disse:

    Flávio, esse carro aí não é um Ford Sierra RS Cosworth?

  12. Samir Curi disse:

    Senna foi e será o melhor e maior piloto de todos os tempos. Era arrojado, determinado e guiava na epóca em que os carros dependiam dos pitotos. Teria sido mais vezes campeão se não fosse por sua vontade de ultrapassar seu próprio limite.

  13. Marco Aurélio do Amaral disse:

    Tem muita gente dizendo que gostou mais da F Indy do que da F 1. Mesmo a F 1 sendo monótona, sem ultrapassagens, a F Indy não chega nem aos pés da F 1.
    Quer coisa mais nonótona do que aquela quantidade enorme de bandeira amarela, aqueles carros dando voltas e mais voltas lentamente? A organização do GP 300 SP foi péssima. Como pode a organização da Indy deixar aquela reta do sambodromo com aquela lombada? Depois que arrumaram, deixaram a poeira e causou aquele horrivel acidente na largada que poderia ocassional até a morte de um piloto. E a transmissão do Luciano do Valle. Foi horrivel. Quando aquele carro subiu em cima do outro, o Luciano ficou preocupado em dar apenas a notícia da posição dos brasileiros e esqueceu de comentar que algum piloto poderia estar machucado e até morto. A tecnologia da F 1é muito superior, os carros são mais bonitos, o ronco dos carros é mais forte e contagiante. Agora com as novas regras, a F 1 ficará bem mais competitiva.
    E outra. Porque São Paulo tem que sediar a F Indy. O Brasil é cheio de ótimos autodromos.

  14. Luiz G disse:

    Acho que Emerson foi muito maior que Senna.

    Não se pode medir a qualidade de um piloto só pela quantidade de vitórias, mas pela história de seu trabalho.

    Fittipaldi foi precursor do automobilismo. Tanto na F1 quanto na F-Indy.
    Foi campeão nas duas categorias, com respeitável número de vitórias, além de vencer 2 vezes as 500 milhas de indianápolis.

    Pilotou até os 48 anos, sendo competitivo e com uma forma física invejável. Não é para qualquer um.

    Só não teve mais sucesso de público que Senna por ter feito sucesso numa época em que o marketing não era tão forte.

    Mas o trabalho de Emerson como piloto, desde as categorias de base, foi muito maior do que o de Ayrton. Nem se compara.

    Fui um grande fã de Senna, mas temos que ser honestos quanto a isso.

  15. Gabriel, o Pensador disse:

    Eu me lembro deste post. Fui eu quem enviou a reportagem. Nem lembro mais onde achei isto.

    Pode parecer bobagem para alguns, mas lembro que fiquei contente por ver algo que enviei publicado em seu blog. Admiro seu trabalho e o de toda a equipe do Grande Prêmio. Já era frequentador do site e deste espaço desde aquela época.

    O detelhe é que não deixei comentário naquele post… vai entender…

  16. Flavio Bragatto disse:

    A bordo de um Ford Sierra XR-4… poota maquina!

  17. FERNANDO disse:

    Parabéns Flávio e a todos os colaboradores dessa série por mostrar outras facetas do Senna ao volante.
    Isso mostra que a paixão de todos deve ser pelo automobilismo em geral, desde a Classic Cup até a Fórmula 1.Todos que estão por trás do volante ou na equipe de apóio merecem ser respeitados.

  18. Kleber disse:

    REALMENTE, ACREDITO QUE O “NOSSO” SENNA, FOI UM DOS MELHORES PILOTOS DA SUA ÉPOCA, APESAR DE TODAS AS CRÍTICAS , COM RELAÇÃO A MÍDIA, GLOBO E ETC, NUNCA VI A MORTE DE ALGUÉM COMOVER O MUNDO, FATO ESSE QUE ACONTECEU COM A FATALIDADE SOBRE A MORTE DE SENNA, OU SERÁ QUE A GLOBO INFLUENCIOU O MUNDO TB?

  19. victor freire disse:

    foi muito bom piloto. mas ficar endeusando ele é uma injustiça com piquet (que teve o mesmo número de mundiais) e com fittipaldi (que abriu o caminho e só teve um título a menos).

  20. cesar bassan disse:

    Carlos eu ja tinha ouvido muita besteira mas essa que esses pilotos citados foram igual ao Deus senna é a maior de todas!!
    Mostra que vc só gosta de automobilismo mas não sabe nada!!

  21. Quem acha que senna foi feito pela tv globo,pergunta para o waltinho travalini por onde o senna vinha e passava todos no kartodromo de interlagos,e la não tinha globo não,ou quem se lembra das ultimas 3 voltas de monaco, quando o mansel tinha um carro 2 segundos mais rapido do que o do senna,quem não viu aquela disputa,jamais vai ver alguma coisa parecida jamais,e sabe quem ganhou a corrida? tãtãtã,alembra desta musica?abço a todos.

  22. Rodrigo Gonçalves disse:

    Pra quem viu Senna na pista ninguém nunca mais verá como ele foi. Sinceramente acho Senna como uns dos mais espetaculares piltos que a F1 já viu. Temos tbm claro Schumacher, Prost, Mansell. Mas ninguém será como ele foi.

    Agora que Bruno e o sobrenome Senna de volta a F1, podemos matar as saudades deste nome tão real na F1 que nos deu muitas alegrias no passado.

  23. Marcelo disse:

    Senna sem dúvida alguma foi e sempre será o melhor piloto de todos os tempos. Vamos esperar que Bruno possa ter oportunidades na F-1 para mostrar seu potencial também.

    • ricardo - BH disse:

      Marcelo. Há dúvidas até se ele foi o maior piloto brasileiro de todos os tempos, porque, além dele, também tivemos o Chico Landi, o Pace, o Émerson, o Luisinho e até o Piquet.
      Dos pilotos internacionais, temos o Fangio, Jackie Stwart, Prost e o Schumacher, entre outros.
      Se compararmos o número de vitórias, de pole positions, de liderança nas corridas, de pontuação, etc., o Senna não ganha em nenhum desses critérios. Nem em combatividade, pois melhor do que ele tivemos, por exemplo, o Villeneuve e o Lauda.
      Não sei em que você se baseia para afirmar isso. Só pode ser conseqüência do ufanismo da Globo.

  24. Jacu do Mato disse:

    Hmmmm… Veja bem… Teve um tal de Pelé, né não? Aí sim, depois dele, o Senna aparece como o maior ídolo de todos os tempos do esporte brasileiro, graças à mídia televisiva, e também pelo fato trágico de ter morrido em ação. Enfim, outros gênios existiram nos mais variados esportes, no Brasil, mas acho que só Pelé, por ser “unanimidade mundial” (tirando os argentinos), teve mais impacto que Senna, em termos de idolatria no Brasil.

  25. Felipe Santos disse:

    Nos dias de hoje não, ele não é mais considerado como ídolo mas sim como um mito no esporte(Um exemplo a ser seguido), porque você não vai admira uma pessoa morta e sim aquela que esta em movimento em continuidade no esporte, que esta fazendo ainda a diferença. Exemplo:Ronaldo, Cielo e entre outros atualmente.

  26. Tanus Sanzionovisk disse:

    Eu guiei ontem um Escortinho desses… Virtualmente, lógico. No jogo Dirt2, chega-se numa determinada parte que tem uma competição de carros que o Colin McRae guiou, e o Escort é um deles. Carro nervoso de motor, responde na lata a qualquer pisadinha (pra sair de traseira nas curvas não custa nada) e, ao contrário dos “voadores” daqui do Brasil, é bem estável em curvas de alta.
    Visualmente o carro é muito parecido com o nosso, as únicas diferenças que percebí são tração trazeira e os paralamas mais abertos (talvez pelas rodas mais grossas).

  27. mauricio disse:

    E SO DAR TEMPO PARA VER COM NOSSOS OLHOS O QUE OS DEUSES DE CARROS DE CORRIDAS VAO MOSTRAR PARA NOS …A QUE DE SE SUPERAR..COM ESSE CARRO DIFICIL DE GUIAR E MOSTRAR QUE VALVULAS CABEÇOTES COMANDOS SUSPENÇOES VAO RENDER NA MAO DE B SENNA ABRAÇOS…FLAVIO GOMES

  28. Carlos disse:

    Senna foi um excelente piloto. Mas como ele Piquet e Emerson, Lauda, Schumacher, Prost… tambem fora tão grandes quanto. A diferença é que a Rede Globo resolver ganhar dinheiro com o Senna.

    • Suelen disse:

      Fala sério, alguém achar que SENNA foi bom por que a Globo estava ganhando em cima dele é f…, isso mostra que muitos não sabem e jamais irão saber o que é ser piloto, o que amor a pátria, o que é ser brasileiro, o que é ser bom naquilo que faz, o como é bom fazer as coisas com amor e dedicação, o que é ser honesto, humilde e ter carater, enfim pobre de vc achar que o cara não foi bom…

  29. Galvão disse:

    Eu acho que sim. Ele foi beatificado pelo senso comum aqui no Brasil.

  30. Eric disse:

    E mais…o famoso Bell XFM-1….classico.

  31. Eric disse:

    E guiou rapido como ninguem…..de mao trocada no cambio….poucos tem esse dom.

    Enquanto isso, Raikkonen vai deixando os ambientalistas de cabelo em pe…..hauahauahauahau

    • JackSpeed disse:

      sendo o senna canhoto o cambio nao seria dificuldade,o senna parece que nao perdia chance de pilotor nem rolimã,o Raikkonen nao esta testando e sim competindo,é bem diferente,piloto de F1 nenhum vai ganhar daquelas feras.

  32. Orlando Salomone disse:

    Não tem jeito. Quem nasce com feeling de piloto, e tem as oportunidades, dá no que deu. Engraçado como certas pessoas icônicas têm a tendência de passar para a história de forma trágica. Talvez seja uma forma do Grande Arquiteto do Universo perpetuá-las.

  33. Mauricio disse:

    Bom, pela matéria, está respondida a pergunta feita pelo FG no início das suas postagens sobre o Senna: o que ele estaria fazendo hoje?

  34. Marcelo strada disse:

    Flávio sou novo nos comentarios mas diz ai,o que você acha do senna como piloto?Concordo com você que é piegas o endeusamento dele,você acha que o sobrinho dele tambem vai se render a globo?e ao “Chatão Bueno?

  35. Fernando disse:

    pior de tudo eh o câmbio na esquerda….

  36. ricardo - BH disse:

    Falando sobre a enquete, eu nem sabia que ele era o maior ídolo esportivo brasileiro. Desde quando? Pra mim, maiores que ele são Ademar Ferreira da Silva e Pelé. Mesmo no automobilismo, Émerson Fittipaldi, por tudo o que fez, é mais ídolo do que ele. Pelo menos essa é a minha opinião.

    • Roberto Andrade disse:

      Concordo.

      Além de Emerson, Ademar e Pelé, dá pra citar: Garrincha, Hortência, Magic Paula, João do Pulo, Nelson Piquet, Ronaldo, Romário, Leônidas da Silva, Guga, Cesar Cielo, Gustavo Borges, Dayane dos Santos, Daniele Hypólito, Oscar, Wlamir Marques, Maurren Maggi, entre outros.

    • Hurricane81 disse:

      Os esportistas Brazucas mais famosos fora do Brasil sao:

      - Pele
      - Ronaldo
      - Senna

      os outros so meia duzia conhece.

    • Roberto Andrade disse:

      Não estamos falando de gente mais conhecida ou menos, fato é que Senna está abaixod e todos os que citei, pelo que representa pro povo, ele ganhou roubado, e era marketeiro, os outros não.

  37. Renato disse:

    Flávio, boa noite!!!
    Gostaria apenas de uma informação. Existe no mercado ou em estudo para ir pro mercado, DVDs com todas as vitórias brasileiras na F-1?

    Obrigado,

    Renato Vasconcelos

  38. JackSpeed disse:

    olhando essa foto lembrei de como deve ser interessante pilotar desse lado!sou apenas eu ou mais alguem tem a maluquice de passar as marchas com a mão esquerda?

  39. JackSpeed disse:

    uma coisa, como é bonito o capacete do Senna!outra :independente de se gostar ou não do piloto-pessoa o cara aí era um apaixonado por carros como todos nos,e parece que toda vez que ele dirigia,melhor,pilotava,acontecia algo diferente.no livro o heroi revelado tem muitas histirias curiosas como as aventuras nos Escor xr3,uma vez em que ele levou os mecanicos de Kombi ao litoral levando a combosa no limite,imaginem cena e outras como dar pau em um porsche e checar depois a temperatura dos pneus!senna um maluco mesmo.

  40. Daniel Bronzatti disse:

    É Flávio, olha aí o “Escortinho” presente, um MK3 RS 1600i Turbo com mecânica CVH. Um capetinha na rua com seus 132hp, passava fácil dos 270hp na versão Rallye. Na mão do mestre só elogios… O que poucos sabem é que havia o desenvolvimento de uma versão 1700T com tração traseira, visando substituir o MK2 com o mesmo sucesso. Este ficou no estágio de protótipo, não foi pra frente.

    Outro que está aí nesta foto que tenho enorme respeito é o Sierra “Cossie” 4×4. Com o motor YB, passava dos 500bhp, autentica cadeira eletrica.

    Abraços

  41. Roberto Andrade disse:

    Aposto que não deve ter feito nada, deve ter passado vergonha. Se Schumacher corresse de rali, seria campeão mundial semrpe…

  42. Danilo Candido disse:

    Escort ? Não seria um Sierra, Flávio ?

  43. Fazia tempo que eu não levantava essa polêmica, mas lá vai: para mim Senna não morreu devido a uma quebra da barra de direção da sua Willians em Ímola. Ele teve um mal súbito, apagou, e não fez a curva.

  44. Peixe disse:

    Bom, a enquete está sendo feia num site de automobilismo, então imagono que quem entre no site gosta um pouco da coisa.
    Acho que vai dar “Sim” com uma vantagem gigantesca.

    Talvez, mais interessante e subjetivo seria fazer uma perguntando se, ele estivesse vivo, será que o pessoal ia idolatrar ele como idolatra hoje?

    Essa eu não sei…

    • Bronca disse:

      É provável que se estivesse vivo, mesmo tendo se tornado o maior campeão de todos os tempos (ocupando o posto que atualmente pertence a Schumacher), o Senna não fosse tão idolatrado como é.

      É estranho, mas é assim.

      Sempre fui fã do piloto Senna. Fodão que só ele e acompanhado de mto perto por Schumacher e Clark (na minha opinião).

      Fora das pistas, não me interessa o que ele fazia. Por isso, não idolatro o Senna morto, apesar de ter mta saudade do piloto que era.

      Tomara que um dia surja alguém tão rápido e com vitórias tão épicas como as dele. Dos atuais, para tal missão, aposto em Vettel.

      Abraços.

  45. Farelo disse:

    Imagino não haver video desse teste, tal como os do NSX… ou estou errado?

  46. Edson - Cambuquira/MG disse:

    Flávio, o Senna sempre aliou perfeição a uma certa “irresponsabilidade” ao volante.
    Inversamente proporcional a “responsabilidade” do motorista Rubinho.
    Deu no que deu.

  47. Edilson Vieira disse:

    Por sinal, foi através desse post, nos primórdios do site, que eu conheci esse blog, e não larguei mais. Também nunca tinha visto essa foto. Muito legal, para quem ainda não leu opost antigo, saiba que Senna se divertiu muito e decantou as maravilhas de pilotar um carro de rallye.

  48. Luis disse:

    Olha, essa enquete não é lá muito esclarecedora sobre se o Senna ainda é o maior ídolo esportivo brasileiro. Talvez se for feita uma enquete perguntando entre vários esportistas qual deles é o mais lembrado, geraria uma resposta mais passível de comparação, embora não seja anti-trolls.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>